Anda di halaman 1dari 7

APRESENTAO Keynes se destaca por repudiar a teoria clssica do Laissez-Faire ou de que os negcios econmicos da sociedade acabam sempre por

cuidar de si prprios, desde que nem o estado nem qualquer outra corporao armada de autoridade procure interferir como determinante das aes individuais, como pensava Adam Smith: "Os indivduos agindo sozinhos tendem a ser melhores". Outros advogam que a contribuio do estado justamente para manter a liberdade na atividade econmica. No sculo XX a ateno foi direcionada para os problemas ligados a garantia de uma eqitativa distribuio da renda, mediante sistemas de taxas e de benefcios, o que aumentaria a interveno estatal na indstria e comrcio. Outros da tradio do Laissez-Faire enalteciam as vantagens de uma economia de mercado dentro de uma estrutura legal e institucional destinada a manter a propriedade privada; a iniciativa econmica; a livre escolha de bens e servios e de emprego e investimento. A principal diferena entre a teoria Keynesiana e a do Laissez-Faire era no que diz respeito a interferncia e importncia do Estado na economia. No perodo da grande depresso, Keynes desenvolveu, a partir de suas prprias opinies, a Teoria Geral da Economia; da sua boa reputao, pelo fato de divergir da teoria do economistas da escola clssica . Neste perodo a teoria econmica de esquerda no possua nenhum tipo de poltica prpria, criticavam o capitalismo e apoiavam a nacionalizao dos meios de produo. Tinham crtica mas no tinham planos. A partir da, Keynes ganha muita importncia por ter, com sua obra, uma poltica econmica definida e por dar aos democratas, justificativa para seu papel no governo. Com isso tinha-se uma mudana na posio do Estado: de vtima passiva dos ciclos econmicos ele passa a ser um meio pelo qual a sociedade podia regular as crises a fim de manter o pleno emprego. Outro ponto importante na teoria Keynesiana era quanto a medidas a serem tomadas nos momentos de depresso da economia. Ao contrrio dos clssicos, ele defendia polticas anticclicas, permitindo dfcitis para financiar obras pblicas produtivas (maior nmero de pessoal possvel) durante as depresses e salvando as dvidas nos perodos de expanso. A ESCOLA KEYNESIANA John Maynard Keynes considerado o maior economista do sculo XX e precursor da Macroeconomia, sem esquecermos de Adam Smith no sculo XVIII e de Marx no XIX. Durante a grande depresso de 1930, que assolou o mundo, o principal problema era o desemprego. E este passou a ser a principal preocupao de Keynes na sua teoria: buscar a soluo.

A Lei de Say resumiu com notvel preciso toda a argumentao clssica (simultaneidade e interdependncia entre produo e renda), mas embora tudo indicasse que a oferta cria a sua prpria procura, um importante elemento poderia interromper esse mecanismo: a poupana. Tentaremos ento, nesta obra, mostrar como Keynes desbancou os antigos conceitos e apontou solues prticas para os problemas, sobretudo o do desemprego - ponto principal da sua teoria geral - e sua relao com o investimento x poupana. Seria muita pretenso tentar abord-lo em suas minuciosidades, portanto, nosso objetivo expor uma viso panormica sobre suas principais idias e "reajuste" do capitalismo, mostrando que necessrio agir e abandonar a poltica do laissez faire (deixar fazer) da escola clssica, que contrariava uma possvel interveno do estado na economia e no mercado. Abordaremos tambm, por vrias vezes, os conceitos dos clssicos para estabelecer um paralelo entre suas idias e facilitar a compreenso do assunto. Keynes mostrou ser um homem de ao, sua competncia, defendendo a interveno do estado em benefcio da economia, pois inovou com uma viso agregada, ou seja, ensinou a analisar o global, a macroeconomia. A EVOLUO DA TEORIA TRADICIONAL DO EQUILBRIO DO PLENO EMPREGO
y

A Concepo de Equilbrio da Teoria Clssica

1o. Os conceitos de Estatstica, de Equilbrio de cada Estado Estacionrio As correntes clssicas utilizam trs noes:
y

Equilbrio: Exprime que, num sistema econmico, onde elementos quantitativos se encontram em relao, se produz entre eles um ajustamento estvel ou instvel. Exemplo: a quantidade de bens produzidos a determinado preo se ajusta, permanentemente ou temporariamente, quantidade de bens oferecidos ao mesmo preo. Define-se tal relao como "Ajustamento de quantidade". Esttica: o estudo das condies que presidem realizao do equilbrio. Ou simples construo do esprito, esquema abstrato, imagem usada na tentativa de alcanar a realidade; ou ento exprime profunda e real tendncia da atividade econmica. Traduz desta forma um ideal para o qual tende esta atividade, sem jamais atingi-lo; ou um estado real, efetivamente atingido, no termo de uma evoluo dirigida por um fator preponderante. Estado Estacionrio: o estado concreto, real, de um sistema econmico que, em seguida de uma evoluo, atingiu um ponto de repouso onde todos os elementos so estveis e nenhuma mudana se produz na quantidade de elementos que compe o sistema, nem na natureza e fora dos movimentos que o animam.

A histria revela duas correntes de estudo:


y

A primeira considera o estado esttico como um estado da vida econmica, estudando a formao do equilbrio como se estivesse estudando um fenmeno concreto e mostra como a atividade econmica se dirige para o estado estacionrio. A segunda considera que o estado esttico um estado hipoltico, utilizando o conceito de equilbrio como um meio de anlise e parte da hiptese esttica para estudar uma atividade econmica cuja realidade se aproxima desse esquema, sem lhe ser exatamente conforme; o equilbrio uma tomada de posio metodolgica.

J a Teoria Geral de Keynes considera o equilbrio uma situao concreta e encara a possibilidade de um estado estacionrio. 2o. A determinao do Equilbrio Esttico e o Estado Estacionrio. Sendo o equilbrio um estado real da atividade econmica, a teoria tradicional demonstra existirem duas espcies de equilbrio: o correspondente a um estado em movimento e o realizado pelo estado estacionrio, sendo que, esto sujeitos a ao de um elemento diretor: o salrio; onde na teoria clssica existem trs concepes de salrio: a do mnimo de existncia, a do fundo dos salrios e da produtividade. Recorremos as duas primeiras para explicar a realizao do equilbrio, tanto no estado estacionrio quanto no estado progressivo. Adam Smith leva todo o jogo do equilbrio a basear-se num eixo constitudo pelo salrio mnimo: O salrio no pode descer abaixo do necessrio ao trabalhador para assegurar uma subsistncia e a dos seus; por outro lado, a massa dos salrios paga pelos fundos destinados manuteno do trabalho e que depende da acumulao de capital pelos empresrios. A oferta do trabalho dependendo do tamanho da populao - e a procura - dependendo do tamanho dos fundos determinam a taxa dos salrios. Quanto ao lucro - confundido com juro - sua taxa depende da abundncia dos capitais. Portanto, o aumento desses faz subir os salrios e baixar os lucros. No estado progressivo quando o montante das somas destinadas a acudir s necessidades dos trabalhadores aumenta mais depressa que a quantidade de trabalho, o salrio se fixa acima do nvel das subsistncia; no estado regressivo produz-se o inverso. Mas, com o tempo, o lucro baixa demais para poder incitar ao investimento; o capital j no se acumula mais e, portanto, o salrio tende fixar-se no nvel das subsistncia. Desde ento, produz-se um ajustamento em que o preo, taxa de lucro, taxa de salrios, tendem a permanecer estveis; o estado estacionrio, estado real da sociedade, ento atingido. Mas qualquer que seja o estado da sociedade (regressivo, estacionrio ou progressivo) pela influncia do lucro, o qual determina o salrio a fixar-se no nvel das subsistncias, que se realiza e se exprime o estado de equilbrio.

A baixa do lucro prejudica a acumulao de capital e, portanto, o desejo de empreender, chegando ao estado estacionrio. Outros achavam que o mnimo de subsistncia no fixado por meios externos, mas sim por um carter psicolgico suscetvel de variao. Marshall abranda o conceito de equilbrio, levando-o ao auge tal concepo. Diz que o equilbrio realizado no apenas o equilbrio do preo, mas todo o sistema, pois pela oferta e procura, atinge o custo dos produtores e as necessidades dos consumidores, apresentando um conjunto complexo, no qual a modificao de qualquer um dos elementos, mesmo se colocado aparentemente no ltimo plano, modifica as condies do equilbrio e o repe em causa.
y

O equilbrio do pleno emprego na teoria clssica:

Na teoria clssica, o equilbrio resulta, portanto de um ajustamento do montante do capital e do nvel da populao; e esse equilbrio se caracteriza pelo fato de acarretar a plena utilizao de todos os fatores de produo: capital e trabalho. Qual o papel do capital e, por conseguinte, da poupana e do investimento, na realizao do equilbrio do pleno emprego? Por que h sempre e no pode deixar de haver pleno emprego? 1. A procura de trabalho "O nmero de trabalhadores teis e produtivos , em todo lugar, proporcional quantidade de capital-estoque que empregado para lhes permitir trabalhar e o modo particular pelo qual empregado," - Adam Smith. O volume de emprego determinado pela frao do capital empregado para lhes pagar os salrios, e as suas variaes esto ligadas ao montante do capital empregado. Possuir e ser titular de um estoque que consiste no "montante de bens pessoais, ou de bens outros que no a terra, considerados em dado momento" (Smith). Capital aparte do estoque que fornece uma renda, a diferena entre o estoque e o capital destinada ao consumo. Determina-se com relao ao indivduo duas partes: O capital fixo e o circulante. E com relao a comunidade uma terceira parte: a reserva tendo em vista o consumo. O capital fixo o empregado para a melhoria da terra, para compra de mquinas, de instrumentos e, em geral, para produzir uma renda que fique nas mos do seu proprietrio. O capital circulante , ao contrrio, destinado a mudar de titular; empregado para cultivar, fabricar ou comprar produtos e vend-los com lucro. o capital circulante que fornece os materiais e os salrios do trabalho e pe a indstria em movimento.

Com relao poupana: "tudo quanto uma pessoa poupa de sua renda, acrescenta-se ao seu capital; ou emprega para manter um nmero adicional de pessoas produtivas, ou pe outras pessoas em condies de o fazer, emprestando esse capital mediante um juro, isto , parte dos lucros" Portanto, como o aumento da quantidade de trabalho til depende do aumento de capital, depende tambm em definitivo da poupana, pois quando investida, leva subsistncia dos trabalhadores. Em resumo, o capital faz parte dos fundos acumulados, servindo para produzir uma renda. Uma frao desse capital determina a quantidade de trabalho produtivo, que s pode aumentar se a renda tambm crescer graas a uma poupana tirada da renda anual. 2. O equilbrio do emprego do capital e do trabalho. A alta ou baixa dos salrios comum a todos os estados de uma sociedade, quer seja no estado estacionrio, no de progresso ou no de regresso. No estado estacionrio, regido inteiramente pelo crescimento ou pela diminuio da populao. No estado de progresso, pelo aumento daquele que mais aumentar em relao ao outro - Capital ou Populao. No de regresso o inverso. O que acontecer se a populao crescer, enquanto a quantidade de capital permanece o mesmo? Diminuio de empregos caso no baixem os salrios. O salrio iguala a populao e o capital. Portanto, quando se produz o salrio abaixo do mnimo de existncia, produz uma reduo da populao, uma diminuio do emprego. Quando se aumenta o salrio, ocorre o inverso. Os sucessores dos clssicos se condenaram a um impasse e no chegam a explicar por que o sistema pode estar em equilbrio quando existe sub-emprego do capital e do trabalho; ou, mais exatamente, no se aperceberam de seu erro que o de postular o pleno emprego do capital e do trabalho. Ora, a precisamente que Keynes introduz sua correo essencial graas uma nova teoria de poupana e do investimento e dissociao entre volume da populao operria e volume do emprego efetivo. Em outras palavras, percebe que as quantidades de capital e trabalho podem ajustar-se, ou melhor, que o sistema fica em equilbrio mesmo quando h sub-emprego de um de outro, o que no surpreenderia porque o sub-emprego da mo-de-obra est ligado ao subemprego do capital. Antes de abordar esta explicao, resta esclarecer por que os clssicos se perderam. Na teoria clssica, todas as quantidades de capital e de trabalho so empregadas. O erro est em considerar que sempre a quantidade de capital est empregada.

Keynes diz que existe, tambm, o chamado desemprego voluntrio, estabelecendo como meio determinante, quando o salrio nominal no tem elasticidade e o operrio no pode intervir na taxa, a baixa do salrio real. O volume de emprego no pode ser estabelecido pela utilidade do salrio e a desutilidade marginal. INCENTIVO AO INVESTIMENTO Quando Keynes fala de economia monetria, ele mostra que o dinheiro tem 3 funes:
o o o

meio de troca unidade de conta reserva de valor

Porm a mais importante para a economia monetria segundo Keynes a reserva de valor, - ou seja, poupana, aplicaes monetrias, etc. - pois a mesma possibilita o entesouramento de dinheiro, mas sem, contudo, esquecer-se do incentivo ao investimento. Esse entesouramento de dinheiro, o que vai possibilitar a capacitao de recursos para que se tenha capital que vai ser emprestado para o investidor. Investidor esse que ao tomar o emprstimo, investe no aumento da sua produo que acaba gerando uma maior demanda de empregos. Ao estimular a produo, gerando mais empregos, ele ao mesmo tempo que aumenta a sua oferta de manufaturados, ela, ao empregar m nmero maior de funcionrios, acaba aumentando o nmero de consumidores em potencial - pois o cidado agora que tem um emprego e renda fixa, ele vai comear a consumir mais, gerando um aumento significativo na demanda - por isso que o governo deve aumentar o incentivo ao investimento. PRINCPIO DA DEMANDA EFETIVA Primeiramente, devemos ressaltar que foi de grande interferncia a Depresso dos anos 30 para que as teorias a respeito desse tema fossem formuladas por Keynes e Kalecki. Esse princpio determinava que se deveria produzir a quantidade dada e no o que o sistema tivesse a capacidade de produzir, portanto, se no houvesse demanda no haveria produo e consequentemente a capacidade de produo se tornaria ociosa. Esse percurso pode ser definido atravs de trs elementos que seriam: o poder de compra, da demanda e a produo, onde esses trs fatores cresceriam e diminuiriam seguindo a uma mesma direo. Devemos colocar ainda que esses princpio se tornou ponto de partida para os estudos sobre a teoria do emprego.

Voltando a questo do poder de compra, seria bom se falar em dois fatores desse poder de compra colocado por alguns economistas, onde voc tem: o auto financiamento (onde ocorre o envolvimento dos seus prprios patrimnios) e o financiamento externo (a unidade atravs de crditos). Keynes coloca que o equilbrio mximo, alcanado por uma dada economia no est na diminuio do desemprego, mas sim no fato de que no existe capacidade ociosa onde os capitais de investimentos fixos esto em funcionamento normal, portanto, o problema no est relacionado com as pessoas e sim com as mquinas, onde alguns definem que a capacidade produtiva a quantidade de produo que se obtm quando o equipamento est sendo utilizado normalmente. O conceito utilizado de demanda efetiva, agregada ou global, est no fato de que Keynes foi precursor da macroeconomia, portanto, analisava os fatos de modo globalizado e no isoladamente como antes se fizera. Essa demanda efetiva no chegando a nveis prximos da oferta global, ou seja se a consumao se torna baixa, os investimentos insuficientes resultaro em um declnio de emprego, de produo e de renda. Se permanecerem em nveis proporcionais permanecer estvel. Alguns economistas colocam que "a oferta cria a sua prpria procura". Esse conceito, Keynes torna invlido uma vez que se isso fosse real, a procura e a oferta global seriam iguais para todas as quantidades de emprego, ou seja, mais emprego significar mais renda, porm bom indicar que toda a produo consumida em bens de consumo, portanto a renda aumenta em nveis proporcionais menores que a quantidade de produo. Ento, mais emprego significa mais renda que resulta em uma maior produo. Enfim, o emprego em funo do preo da procura nos coloca que quanto maior for esse preo. Maior ser tambm a quantidades de emprego. Colocando j em questo o volume de produo em funo do rendimentos, percebemos que o rendimento se eleva, mas em nveis proporcionais menores que o consumo, onde o fato determinante a propeno a consumir que coloca que o volume da procura est em funo do aumento da renda, porm nem todo rendimento adquirido utilizado para o consumo, pois existem ainda os que preferem os investimentos. Enfim, Keynes acentua o termo teoria geral para contrastar com a teoria econmica clssica que se limita ao pleno emprego. Keynes procura mesmo explicar o volume de emprego em um dado momento, coloca que o desemprego ntido em qualquer economia, sendo inevitvel, assim como ele v a inflao, onde ambas dependem do volume da procura efetiva, onde observa-se que quando a procura deficiente gera desemprego, quando excessiva resulta na chamada inflao.

Anda mungkin juga menyukai