Anda di halaman 1dari 3

Os primeiros passos para uma arquitetura desconstrutivista que tenta se distanciar do funcionalismo foi dado por Peter Eisenman.

O arquiteto sustenta a ideia de que a perspectiva linear limitou nossa percepo de espao, portanto existe nas suas obras uma constante procura da reconstruo do olhar, reflexo das novas relaes de tempo e espao. Na arquitetura de Eisenman fundamental o percurso, o olhar no pode ser mais uniocular, se faz fundamental o movimento e deste surge a mutao. Apartir das formas simples se procura as complexas, atravs de um processo de volta.

A maior parte do Japo est localizada em cima de um ponto da coliso de duas placas tectnicas do Pacfico: o continental e o oceano. A frao do movimento destas placas criou ao longo de milhes de anos, as ilhas do Japo, atravs de atividade vulcnica e do movimento de placas tectnicas, produziu a ao ssmica. Ondas de superfcie que se movem atravs da paisagem em Tquio, comprime e expande a estrutura contnua da chapa do distrito de Edogawa periodicamente. Dentro desta zona, o edifcio Nunotani visto como uma gravao da onda contnua do movimento de sobreposio de chapas. O projeto representa uma tentativa de repensar o simbolismo dos edifcios verticais para escritrios, tentando produzir um resultado plstico partindo de uma falha geolgica. Placas inteirias que do a sensao de estarem comprimidas nas suas extremidades se elevam dando a sensao de acidente geolgico. A falha natural aparece no edifcio como uma abertura contnua por onde se tem a iluminao natural. A busca de Eisenman por novas formas no se da atravs de uma imagem inicial, porm nesta obra a busca sempre foi de que na forma do edifcio estivesse contido o seu contexto.

- Arquiteto: Peter Eisenman. - Local: Regio de Edagawa, Tquio. - rea: 12 mil m. - Concluso: Agosto de 1992. - Ideia solicitada: Imagem agressiva, contempornea.

Eisenman trabalhado seus projetos baseados em transformaes de elementos arquitetnicos, dividindo os volumes de nveis, nveis de grades, grades foram giradas para formar um produto transformado.

Em 1992, Eisenman concludo este projeto para a corporao Nunotani no Japo. As superfcies do edifcio um pouco 'desconstrudas' deslocar e sag como uma expresso literal de instabilidade tectnica. Ao contrrio da Torre de Pisa, o efeito uma composio totalmente artificial e a estrutura bastante estvel, como seria de esperar. Parece haver um desejo de capturar o drama de instabilidade, que habitam o edifcio est a ser um lembrete as condies precrias de ssmicas um enfrenta ao viver no Japo como um todo. Como comum no trabalho de Eisenman, rigor e muito gasto foi canalizado para um expressionismo bastante superficial.

Col de Eisenman Nunotani arquitetura tambm confessa sua impermanncia, sua frgil em comparao com as foras da natureza e as correntes do tempo.

Anda mungkin juga menyukai