Anda di halaman 1dari 2

Economia preditiva = moderna = positiva = engenharia Economia normativa = bem estar Economia prtica = poltica econmica

- A economia se distanciou da tica, pois a economia se tornou uma cincia mais exata. A economia do bem-estar pode ser enriquecida atentando-se mais para a tica, e que o estudo da tica tambm pode se beneficiar de um contato mais estreito com a economia. Sen critica a falta de tica na economia preditiva, mais voltada para a eficincia. A economia preditiva influencia a do bem estar, mas o oposto no acontece.

Economia duas origens: Engenharia = ocupa-se de questes logsticas em vez de fins supremos e de questes como o que pode promover o bem para o homem ou o como devemos viver tica = remonta Aristteles, que associa o tema da economia aos fins humanos, referindo-se sua preocupao com a riqueza. Deliberaes ticas no podem ser totalmente irrelevantes para o comportamento humano real.

Racionalidade Consistncia interna = no suficiente para o comportamento racional Maximizao do auto-interesse = correspondncia externa entra as escolhas que uma pessoa fez e seu auto-interesse. Sen critica que tudo o que no for maximizao do auto-interesse tem de ser irracional, para ele a afirmao no slida.

Agir conforme seu auto-interesse em sociedade pode no trazer o mximo de satisfao se comparado a uma ao coletiva de cooperao

que pode trazer insatisfao no comeo, mas no fim a satisfao ser mxima.

timo de Pareto = ponto de eficincia mxima. Quando impossvel um melhorar sem prejudicar outro indivduo. Mercado competitivo. O timo de Pareto no significa que a situao de uma pas est boa.

Teorema Fundamental da Economia do Bem Estar = relaciona os resultados do equilbrio de mercado em concorrncia perfeita com a otimalidade de Pareto. Cada equilbrio perfeitamente competitivo um timo de Pareto e vice-versa.

Utilidade = um reflexo do bem-estar de uma pessoa exclusivamente em termos de seu bem-estar. Utilitarismo 3 requisitos: Welfarismo concepo de que as nicas coisas de valor intrnseco para o clculo tico e a avaliao dos estados so as utilidades individuais. Ranking pela soma informaes sobre utilidade relativas a qualquer estado so avaliadas considerando apenas o somatrio de todas as utilidades desse estado. Consequencialismo toda escolha em ltima anlise determinada pela bondade dos estados em coisas decorrentes.

Sen critica o welfarismo porque julgar o bem-estar de uma pessoa pela mtrica da felicidade ou satisfao varia de pessoa para pessoa. Critica a utilidade como nica fonte de valor porque o bem-estar no a nica coisa valiosa e a utilidade no representa adequadamente o bem-estar, impossibilita comparaes interpessoais de utilidade.

Anda mungkin juga menyukai