Anda di halaman 1dari 30

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

Instruo: As questes de 1 a 4 referem-se ao texto a seguir. Leia-o antes de responder a elas. Existe um diagnstico sobre a interface entre energia, meio ambiente e sociedade? Claudio J. D. Sales 1 A construo de uma usina para gerao de energia eltrica, seja ela hidreltrica, seja termeltrica, interfere, sim, na vida das pessoas que vivem nas regies de influncia dos rios e de outros ecossistemas. A realidade precisa ser encarada: apesar da necessidade de gerar energia para abastecer o Pas, a chegada desses empreendimentos provoca o deslocamento compulsrio de famlias. E isso no tem preo. 2 O desafio de formuladores de polticas pblicas e de empreendedores acabar com a frase uma minoria precisa se sacrificar para beneficiar a maioria. Muito fcil dizer isso quando se est do lado da maioria. 3 urgente um debate objetivo e despolitizado sobre como tem evoludo o respeito s populaes no entorno dos empreendimentos de gerao de eletricidade. Afinal, quais so os mecanismos legais e os programas que tm sido implantados para amenizar o inevitvel sentimento de perda das comunidades, que precisam rever seus costumes e valores em prazos muito curtos? 4 A histria da eletricidade no Brasil tem 125 anos. Comea em 1883, com a pequena usina hidreltrica de Ribeiro do Inferno, com 0,5 MW de potncia, no municpio mineiro de Diamantina. Na ocasio, foram indenizados apenas os proprietrios de terras inundadas pela barragem. Foi assim por 100 anos. 5 Em 1983, com uma enchente extraordinria do rio Paran, a CESP (Centrais Eltricas de So Paulo) reassentou as primeiras famlias no proprietrias de terra: posseiros, meeiros e arrendatrios. A agenda do setor passa, ento, a incorporar um olhar mais amplo sobre modos de vida, de produo e de gerao de renda. 6 Nosso Pas requer, todos os anos, cerca de 3.000 MW mdios adicionais para atender ao crescimento de sua economia. A construo de novas usinas traz consigo coisas boas. As mais visveis so novos postos de trabalho e o aumento de arrecadao de impostos para municpios, estados e a Unio, que podem usar esses recursos para sade, educao e segurana. 7 fcil visualizar os benefcios para a maioria. Mas e a minoria? O que acontece com as comunidades locais, em termos concretos, no curto e no longo prazo? A vida dessas pessoas melhora ou piora? 8 Estima-se que foram remanejadas 200 mil famlias devido construo de usinas. E desde 1983, quando foram remanejadas as primeiras famlias, a

preocupao com os impactos sociais dos empreendimentos cresceu. Essa evoluo foi provocada ora pelo poder pblico, ora pelos empreendedores, estatais ou privados. 9 A voz da populao tem sido formalmente ouvida. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabeleceu, na dcada de 80, a necessidade de submeter os estudos de impacto ambiental a audincias pblicas. Tambm com o objetivo de dar transparncia ao processo foi criado o Foro de Negociao onde, sob coordenao do Ibama, lideranas locais, Ministrio Pblico, governo federal e empreendedores buscam solues de consenso para o remanejamento da populao. 10 Mas s um novo pedao de cho no resolve o problema das famlias. Alm de terra e orientao tcnica, era preciso acesso a crdito rural para o desenvolvimento adequado da atividade agrcola. Com baixas taxas de juros e seguro contra perda da safra, a partir de 1998 as famlias que moram em reassentamentos passam a ter acesso aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que permitiu o aumento da produo e da renda familiar. 11 A evoluo continua. Em 2006, uma iniciativa pioneira no Sul do Pas coloca disposio da regio da usina um Fundo de Desenvolvimento Rural. Com o apoio de tcnicos do Sebrae, recursos dos empreendedores financiam projetos para agregar valor aos produtos agrcolas, aumentando a renda das famlias da regio dos empreendimentos. um belo projeto, que prev que as amortizaes dos financiamentos retornem ao prprio fundo para financiar novos projetos, criando um ciclo autossustentado que viabiliza a permanncia desses produtores no campo, em atividades que fazem parte da realidade local. 12 Embora haja relevantes avanos, fundamental aprimorar e fortalecer os mecanismos legais e de comunicao com as comunidades. Ouvir as pessoas e seus anseios, tratando-as como indivduos e no como estatsticas, diminui a ansiedade e os temores que as mudanas trazem. 13 O mais importante no processo de realocao das famlias o respeito aos valores individuais e coletivos para que seja possvel a construo de um dilogo aberto e direto, sem intermedirios, entre comunidades e empreendedores. Esse o caminho para demolir as fronteiras entre maiorias e minorias e para que todos passem a enxergar esses empreendimentos como oportunidades de transformao e incluso social.
(Adaptado de: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/.PDF>. Acesso em 20 out. 2010.)

QUESTO 01 Em todas as alternativas, as reformulaes propostas para o trecho transcrito entre parnteses implicam erro ou mudana de sentido, EXCETO: a) preciso que a realidade seja encarada: no obstante a necessidade de gerar energia para abastecer o Pas, a chegada desses empreendimentos ocasiona o deslocamento compulsrio de famlias; e isso no tem preo.
(A realidade precisa ser encarada: apesar da necessidade de gerar energia para abastecer o Pas, a chegada desses empreendimentos provoca o deslocamento compulsrio de famlias. E isso no tem preo. 1 )

b)

eminente uma discusso objetiva e despolitizada a cerca de como se tem evoludo o respeito s populaes nas imediaes dos empreendimentos de gerao de eletricidade.
( urgente um debate objetivo e despolitizado sobre como tem evoludo o respeito s populaes no entorno dos empreendimentos de gerao de eletricidade. 3 )

c)

Finalmente, que so os mecanismos legais e os programas os quais vm sendo implantados a fim de mitigar o incontornvel sentimento de perda das comunidades, as quais precisam rever seus costumes e valores em prazos muito exguos?
(Afinal, quais so os mecanismos legais e os programas que tm sido implantados para amenizar o inevitvel sentimento de perda das comunidades, que precisam rever seus costumes e valores em prazos muito curtos? 3 )

d)

Apesar de existir significativos avanos, primordial aprimorar e fortalecer os mecanismos legais e de comunicao entre as comunidades.
(Embora haja relevantes avanos, fundamental aprimorar e fortalecer os mecanismos legais e de comunicao com as comunidades. 12 )

QUESTO 022 Assinale a alternativa em que o referente da expresso em destaque tenha sido CORRETAMENTE identificado entre parnteses. a) O desafio de formuladores de polticas pblicas e de empreendedores acabar com a frase uma minoria precisa se sacrificar para beneficiar a maioria. Muito fcil dizer isso quando se est do lado da maioria. (uma minoria precisa se sacrificar 2 ) As mais visveis so novos postos de trabalho e o aumento de arrecadao de impostos para municpios, estados e a Unio, que podem usar esses recursos para sade, educao e segurana. (novos postos e aumento 6 ) A realidade precisa ser encarada: apesar da necessidade de gerar energia para abastecer o Pas, a chegada desses empreendimentos provoca o deslocamento compulsrio de famlias. E isso no tem preo. (a necessidade de gerar energia para abastecer o Pas 1 ) Esse o caminho para demolir as fronteiras entre maiorias e minorias e para que todos passem a enxergar esses empreendimentos como oportunidades de transformao e incluso social. (o respeito aos valores individuais e coletivos 13 )

b)

c)

d)

QUESTO 032 I II A afirmao contida no primeiro perodo do texto traz em si indicao de que no se trata de opinio consensual. Durante a maior parte do sculo XX, quando se construa uma nova usina hidreltrica, somente se indenizavam os proprietrios de terras inundadas pela barragem. Segundo o texto, o poder pblico deve no s cuidar do reassentamento de proprietrios de terras inundadas, mas, sobretudo, buscar a preservao dos valores e da cultura das populaes afetadas pela construo de hidreltricas.

III

Dentre as afirmativas acima, so CORRETAS: a) b) c) d) apenas I e II. todas. apenas I e III. apenas II e III.

QUESTO 042 I O autor se mostra otimista com relao s medidas tomadas nos ltimos anos para garantir melhores condies de vida s populaes que habitam o entorno de hidreltricas. O texto defende o ponto de vista de que o interesse da coletividade no pode se sobrepor ao dos indivduos. O sentimento de perda a que se refere o autor (3 ), diz respeito aos prejuzos materiais decorrentes do abandono de terras a que se vem forados os moradores de reas vizinhas a hidreltricas.

II III

Dentre as afirmativas acima, so INCORRETAS: a) b) c) d) apenas I e III. apenas I e II. apenas II e III. todas.

QUESTO 052 Assinale a alternativa que apresenta INCORREO. a) b) c) d) Em que pesem as opinies divergentes, as condies de trabalho naquele local so no apenas penosas e insalubres, mas sub-humanas. Os contracheques se encontram disposio de V. Sas. em sua agncia bancria, localizada no subsolo deste edifcio. Quando reverem as filmagens do evento, os peritos dar-se-o conta, seguramente, de que houve uma falha no equipamento. O encontro realizar-se- no prximo dia 20, data em que se discutir a nova agenda do partido.

QUESTO 062 Assinale a alternativa que NO apresenta incorreo. a) As sesses de psteres organizar-se-o em um formato interativo e analizarse-o pesquisas e/ou a implementao e aplicao das metodologias ativas de aprendizagem na educao bsica ou superior. Considerando-se a inter-relao entre conhecimento e informao, poder-se considerar, despretensiosamente, que adentramos a Era da Revoluo Pedaggica. Procedeu-se, poca, o reassentamento das famlias de agricultores afetados pela construo da represa. Quanto suas fotografias, no se lembrava de haver mencionado-as em nenhuma dos encontros a que estivera presente.

b)

c) d)

Instruo: As questes 07 e 08 tomam como referncia o texto a seguir. Leia-o antes de respond-las. O futuro do pretrito tambm usado pelos meios de comunicao para introduzir um argumento sem responsabilizar-se por ele. [...] como se os fatos se narrassem a si mesmos, sem interferncia do locutor. O jornalista no se compromete, no assume a responsabilidade do fato noticiado: quem o afirma algum, alguma fonte autorizada, enfim, outra voz introduzida no discurso (no sou eu que o digo, ouvi dizer, algum falou).
(Disponvel em: <http://webcache.googleusercontent.com>. Acesso em: 18 out. 2010.)

QUESTO 07 Assinale a alternativa em que o futuro do pretrito tenha sido utilizado com a funo descrita no texto. a) b) c) d) Aqueles que tm interesse na discusso desse tpico poderiam se dirigir para o auditrio principal da faculdade? No se sabe, at o momento, qual poderia ter sido o destino dado aos arquivos desaparecidos. Se eu afirmasse que no chorei nas derrotas de meu time, que isso me indiferente, estaria mentindo. O cantor, que estaria sendo vtima de extorso por parte de seu empresrio, fez acusaes a alguns de seus colaboradores, mas voltou atrs dias depois.

QUESTO 082 Em todas as alternativas, emprega-se recurso com a mesma funo assumida pelo futuro do pretrito, tal como descrito no texto, EXCETO: a) b) c) d) Nunca tinha suposto que tais coisas pudessem acontecer to inesperadamente. Polcia investiga suposto envolvimento de poltico no desaparecimento da menor. No Senado, a alardeada CPI da Petrobras, instalada para apurar alegadas irregularidades na gesto da estatal, terminou melancolicamente. Ao que parece, o conjecturado extraterrestre foi visto pela primeira vez na cidade mineira de Varginha.

QUESTO 092 A mudana na regncia verbal NO implica mudana de sentido em: a) O nome do funcionrio no constou do relatrio de atividades. O nome do funcionrio no constou no relatrio de atividades. b) Segundo o chefe do cerimonial, poucos convidados beberam o vinho. Segundo o chefe do cerimonial, poucos convidados beberam do vinho. c) Conforme se comprovou posteriormente, os dois rapazes visavam os cheques. Conforme se comprovou posteriormente, os dois rapazes visavam aos cheques. d) Durante a mesa-redonda, falou com colegas do curso de Engenharia. Durante a mesa-redonda, falou a colegas do curso de Engenharia.

QUESTO 102 A concordncia verbal est CORRETA em: a) b) c) d) Durante a entressafra, dadas essas circunstncias, podero haver oscilaes nos preos dos alimentos. O consumo indiscriminado desse tipo de medicamentos podem levar a alteraes de comportamento. A publicao de rumores sobre o mau desempenho das empresas preocuparam os acionistas. Alguns dos engenheiros do setor solicitaram secretria que os inscrevesse no evento.

QUESTO 112 A empresa investiu na expanso de sua rede de transporte local, visando ampliao da capacidade de anis pticos. (objetivando) II. O trabalho dos funcionrios tem permitido empresa crescer de maneira mais sustentvel. (nossa empresa) III. Para acesso s Atas de Registro de Preos, clicar no cone a seguir. (acessar) IV. Os acionistas referiram-se mudana empreendida pela direo da empresa. (essa mudana) Nas frases acima, substituindo-se a expresso em destaque pela indicada entre parnteses, o acento grave dever ser eliminado em: a) b) c) d) II, III e IV I, III e IV I, II e III I, II e IV I.

QUESTO 122 Assinale a alternativa em que a pontuao esteja CORRETA: a) Antes do Acordo de 1990, no integravam o abecedrio vernculo oficialmente o k (c; capa), o w (dblio; v duplo; v dobrado) e o y (psilon; ipsilone)... Letras estranhas grafia portuguesa eram usadas s em casos especiais e situavam-se, respectivamente, entre j e l, v e x, x e z. b) Antes do Acordo de 1990, no integravam o abecedrio vernculo oficialmente o k (c, capa), o w (dblio, v duplo, v dobrado) e o y (psilon, ipsilone). Letras estranhas grafia portuguesa, eram usadas, s em casos especiais e situavam-se, respectivamente entre j e l; v e x; x e z. c) Antes do Acordo de 1990, no integravam o abecedrio vernculo, oficialmente, o k (c, capa), o w (dblio, v duplo, v dobrado) e o y (psilon, ipsilone). Letras estranhas grafia portuguesa, eram usadas s em casos especiais e situavam-se, respectivamente, entre j e l, v e x, x e z. d) Antes do Acordo de 1990 no integravam o abecedrio vernculo, oficialmente, o k (c, capa), o w (dblio, v duplo; v dobrado) e o y (psilon, ipsilone); letras estranhas grafia portuguesa eram usadas s em casos especiais e situavam-se, respectivamente, entre j e l, v e x, x e z.

PROVA DE INGLS DIRECTIONS: Choose the CORRECT alternative to answer questions 13 to 22. Questions 13 to 18: Choose the CORRECT alternative to answer questions 01 to 06, according to TEXT 01.

TEXT 1

For many parents, helping children develop healthy eating habits is a struggle. With the busy pace of many families' lives and with more women working full time, even health-conscious parents are finding it easy to tolerate less than desirable eating habits. "A lot of parents don't want to struggle with the issues so they give up, letting kids make their own choices," says Jane Rees, director of nutrition service/education in adolescent medicine and lecturer in pediatrics at the University of Washington schools of Medicine and Public Health. "But children's judgment is less mature and they still depend on parents to guide them." So, it is best to start training children about foods as soon as they can talk since they are most influenced by their families during the preschool years. Additionally, research has shown that heart and blood vessel disease can begin very early and that hardening of the arteries (arteriosclerosis or atherosclerosis) can be associated with a high-fat diet. Although it's a myth that children become hyperactive by eating too much sugar, sugary food is still bad for oral health, can be stored as fat, and aggravates diabetes, says Rees. However, completely denying children sugar will only make it more tempting. As a strategy to motivate children to eat well and develop new habits, Rees suggests activities __________ involving young children in the food preparation process, teaching them how to set the table, letting them choose some fruits and vegetables of their preference. She also adds that developing children's attitude toward food should be similar to teaching them how to handle money. If children are properly prepared, they are more likely to make healthy food choices once they enter school. They will probably experiment some, but they will have a preference for fresh foods like fruits and vegetables instead of foods like French fries, for example, says Rees.
http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=9522 . Acesso em 02/10/2010

QUESTO 13 The main function of this text is to a) b) c) d) ask people s opinion. express sympathy. inform people. make complaints.

QUESTO 14 For most parents nowadays, teaching children to eat well is __________. a) b) c) d) a very simple task to solve. less complicated than in the past. something they try hard to do. the least stressing daily routine.

QUESTO 15 Write True (T) or False (F). ( ( ( a) b) c) d) ) Mothers tasks at home are easy because most of them work just part time. ) A lot of parents stop trying to teach children good healthy eating habits. ) It is better to teach children how to eat well when they are grown ups. T, T, F F, T, T T, F, F F, T, F

QUESTO 16 The word additionally in Additionally, research has shown that means a) b) c) d) an extra element will be added. an opposite idea will be expressed. some elements will be enumerated. something additional will be omitted.

QUESTO 17 It is _____ that children who have a lot of sugar turn ________. a) b) c) d) true / more relaxed. unbelievable/less calm. untrue / unable to relax. well-known/ calmer.

QUESTO 18 The correct expression to complete the sentence Rees suggests activities __________ involving young children in the food preparation process, teaching them how to set the table, letting them choose some fruits and vegetables of their preference. Is

a) b) c) d)

all in all. as far as. more than. such as.

Questions 19 to 22: Choose the CORRECT alternative to answer questions 19 to 22, according to TEXT 02. TEXT 2

Several factors go into making energy sustainable. The first is whether or not the current use of the energy is something which could potentially persist into the future, which leads many forms of renewable energy to qualify as sustainable. People can generate energy from windmills, waves, and the Sun without running out of energy and resources, making these methods sustainable for use by future generations. By contrast, fossil fuels are not treated as sustainable because the Earth's supplies of crude oil will eventually peter out. Another consideration is energy efficiency. Some forms of renewable energy, for example, are sustainable in one sense, but researchers have yet to achieve a high level of energy efficiency, meaning that almost as much energy goes into the production of energy from these sources as the sources themselves generate. Energy efficiency can also be used to describe the technologies which use energy, such as homes, cars, and businesses. Increased efficiency in the way energy is used makes sustainable energy stretch further. Many people also feel that environmental impact is another facet of sustainable energy, which is why sources like nuclear power are often not treated as sustainable. Although it meets the demands of renewability and energy efficiency, nuclear power can have a negative impact on the environment. Likewise, some of the methods used to produce solar panels, wind turbines, and other technology to convert renewable sources into energy are polluting, leading to concerns that such technology merely passes the pollution, making it unsustainable.
http://www.wisegeek.com/what-is-sustainable-energy.htm . Acesso em 02/10/2010

QUESTO 19 The word sustainable in Sustainable energy is an adjective formed by sustain+ the suffix able. Choose another word from the list below that can form adjectives with the suffix able. a) b) c) d) Beard. Comfort. Legal. Wood.

QUESTO 20 Write True (T) or False (F). ( ( ( ) The first paragraph states that there are both renewable forms of energy and forms that will gradually come to an end. ) The second paragraph analyses energy efficiency. ) The third paragraph considers nuclear power as the only form of environmental impact. T, T, F F, T, T T, F, F F, T, F

a) b) c) d)

QUESTO 21 The word which in the technologies which use energy, such as homes, cars, and businesses. refers to a) b) c) d) businesses. cars. homes. technologies.

QUESTO 22 The word likewise in Likewise, some of the methods used to produce solar panels, wind turbines, means a) b) c) d) consequently. differently. generally. similarly.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 23 Em 2000, a ONU (Organizao das Naes Unidas), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milnio (ODM), que no Brasil so chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Abaixo, a primeira coluna mostra os 8 objetivos, e a segunda coluna lista aes para alcanar os objetivos. Numere a segunda coluna relacionando cada ao ao objetivo que ela pode alcanar prioritariamente:
1. Acabar com a fome e a misria. 2. Educao de qualidade para todos. 3. Igualdade entre sexos e valorizao da mulher. 4. Reduzir a mortalidade infantil. 5. Melhorar a sade das gestantes. 6. Combater a Aids, a malria e outras doenas. 7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. 8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. ( ) Incentivar aes que estimulem as mulheres a buscar alternativas de gerao de renda e capacitao para o trabalho. ( ) Fazer campanhas de informao, mobilizao e preveno Aids e a diversas outras doenas epidmicas. ( ) Promover aes voluntrias na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento urbano e para o alcance dos Objetivos do Milnio. ( ) Formar um grupo de mes que ensinem a outras pessoas como aproveitar os alimentos, para evitar desperdcios. ( ) Armazenar gua da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e caladas, economizando gua nas aes cotidianas. ( ) Acompanhar uma gestante no pr-natal, oferecendo transporte para as consultas e a aquisio de medicamentos, quando necessrio. ( ) Fazer um levantamento dos analfabetos em seu bairro e incentiv-los a freqentar um bom curso de alfabetizao. ( ) Doar leite materno para recm-nascidos rfos ou que no possam receb-lo de suas mes biolgicas.

a) b) c) d)

3-6-1-8-5-7-2-4 6-3-1-8-5-2-4-7 5-2-1-3-4-6-8-7 3-6-8-1-7-5-2-4

QUESTO 24 Sobre os resultados do primeiro turno da ltima eleio brasileira, acontecida em 03/10/10, analise as afirmativas abaixo e assinale a opo correta: a) Dilma Roussef (PT) liderou com 46% dos votos, seguida por Jos Serra (PSDB) com 34% dos votos e Marina Silva (PV) com 19% dos votos. b) Dilma Roussef (PV) liderou com 46% dos votos, seguida por Jos Serra (PSDB) com 34% dos votos e Marina Silva (PT) com 19% dos votos. c) Dilma Roussef (PSDB) liderou com 46% dos votos, seguida por Jos Serra (PT) com 34% dos votos e Marina Silva (PV) com 19% dos votos. d) Dilma Roussef (PT) liderou com 46% dos votos, seguida por Jos Serra (PV) com 34% dos votos e Marina Silva (PSDB) com 19% dos votos.

QUESTO 25 Assinale a afirmativa correta a respeito dos artistas que, acostumados a falar em pblico e contando com sua popularidade, foram candidatos a um cargo pblico nas ltimas eleies brasileiras, chegando aos seguintes resultados: a) A funkeira Tati Quebra-Barraco (PTC-RJ) e o atacante Romrio (PR-SP) foram os mais votados para o cargo de deputado federal no pas. b) Os cantores Reginaldo Rossi (PDT-PE), Frank Aguiar (PTB) e Netinho de Paulo (PCdoB) foram os mais votados para deputado federal no pas. c) Com o slogan Vote Tiririca, pior que t no fica, o humorista Tiririca foi o mais votado para o cargo de deputado federal no pas. d) A Mulher Melo, a Mulher Melancia e a Mulher Pera, que tentaram se candidatar a deputada federal pelo PV, tiveram o registro indeferido pelo TSE.

QUESTO 26 A Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente, e estabelece que: a) Considera-se criana, para os efeitos desta lei, a pessoa at quatorze anos de idade incompletos; e adolescente aquela entre quatorze e dezoito anos de idade; e, nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. b) Considera-se criana, para os efeitos desta lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos; e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade; e, nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas de qualquer idade acima dos dezoito anos. c) Considera-se criana, para os efeitos desta lei, a pessoa at dez anos de idade incompletos; e adolescente aquela entre dez e vinte e um anos de idade; e, nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas pouco acima dos vinte e um anos de idade. d) Considera-se criana, para os efeitos desta lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos; e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade; e, nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

QUESTO 27 O Estatuto da Criana e do Adolescente estabelece que o dever de assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria responsabilidade: a) b) c) d) Da prpria criana/adolescente a partir de quando completa 16 anos. Da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico. Da famlia em parceria com os centros comunitrios de sua regio. Da famlia em parceria com a instituio religiosa de sua livre escolha.

QUESTO 28 A Lei 10.741, de 01/10/2003, que dispe sobre o Estatuto do Idoso, afirma, em suas disposies preliminares, que o Estatuto destinado a regular os direitos assegurados s pessoas com idade igual ou superior a: a) b) c) d) 55 (cinqenta e cinco) anos. 60 (sessenta) anos. 65 (sessenta e cinco) anos. 70 (setenta) anos.

QUESTO 29 Leia a afirmativa abaixo, e assinale uma das opes abaixo: O Ministrio do Meio Ambiente (MMA), criado em novembro de 1992, tem como misso promover a adoo de princpios e estratgias para o conhecimento, a proteo e a recuperao do meio ambiente, o uso sustentvel dos recursos naturais, a valorizao dos servios ambientais e a insero do desenvolvimento sustentvel na formulao e na implementao de polticas pblicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrtica, em todos os nveis e instncias de governo e sociedade. a) b) c) d) A afirmativa verdadeira, mas, a sigla est incorreta. A afirmativa falsa, pois, o MMA foi criado na dcada de 1970. A afirmativa falsa, pois, o MMA no lida com recursos naturais. A afirmativa verdadeira e contempla as atribuies do MMA.

QUESTO 30 Segundo resoluo do Conselho Nacional de Educao (CNE) publicada em 21/10/2010 no Dirio Oficial: a) Crianas com 5 anos de idade que frequentaram dois infantil, podem, em carter excepcional, ser matriculadas ensino fundamental em 2011. b) Crianas com 4 anos de idade que frequentaram dois infantil, podem, em carter excepcional, ser matriculadas ensino fundamental em 2011. c) Crianas com 5 anos de idade que frequentaram dois infantil, podem, em carter excepcional, ser matriculadas ensino fundamental em 2012. d) Crianas com 4 anos de idade que frequentaram dois infantil, podem, em carter excepcional, ser matriculadas ensino fundamental em 2012. anos de educao no primeiro ano do anos de educao no primeiro ano do anos de educao no primeiro ano do anos de educao no primeiro ano do

QUESTO 31 O FIT Festival Internacional de Teatro Palco e Rua, que em 2010 alcanou sua dcima edio, uma realizao de sucesso da cidade: a) b) c) d) Rio de Janeiro. So Paulo. Belo Horizonte. Florianpolis.

QUESTO 32 So grupos artsticos que alcanaram projeo internacional representando as artes de Minas Gerais: a) b) c) d) Grupo Corpo e Grupo Galpo. Grupo Viramundos e Grupo Clowns de Shakespeare. Teatro dos Novos e Grupo Lagoa do Nado. Teatro de Seraphim e Grupo Duprado.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAO E COMUNICAO JR

QUESTO 33 Sobre gerenciamento de redes, INCORRETO afirmar que: a) O protocolo SNMPv3 (Simple Network Management Protocol) prov caractersticas de segurana como confidencialidade, integridade e autenticao. b) Na configurao de uma VPN, os tneis criados a partir do protocolo GRE (Generic Routing Protocol) so configurados entre os roteadores fonte e os roteadores destino, respectivamente chegada e sada dos pacotes de dados. c) Na arquitetura RMON, agentes podem estar sujeitos ao gerenciamento de muitas estaes gerentes. d) O protocolo de WEP, habilitado por padro nos roteadores do padro 802.11g/n, prov segurana em redes em fio e so considerados uma opo mais segura que os protocolos de segurana baseados em WPA e WPA2.

QUESTO 34 No IPv4, qual dos endereos abaixo corresponde a um endereo IP classe C? a) b) c) d) 135.23.112.57. 204.67.118.51. 10.10.14.108. 191.200.195.191.

QUESTO 35 Voc est planejando uma rede com o Microsoft Active Directory, em um contexto onde h dois domnios que possuem contas de usurios. Voc nota que cada domnio possui um nome de usurio chamado Eduardo Sales. Voc no deseja violar o modelo de identificao de usurios que foi definido pela organizao, em que os nomes de ambos os usurios devero ser esales. Baseado nesse cenrio, qual das afirmaes abaixo CORRETA? a) possvel se resolver o problema sem interveno manual. b) possvel se resolver o problema, mas voc dever alterar manualmente o nome diferenciado (distinguished name -DN) de cada objeto usurio. c) possvel se resolver o problema, mas voc dever alterar manualmente o nome diferenciado (distinguished name -DN) e o nome cannico (canonical name) de cada objeto usurio. d) O Active Directory no permite a criao de dois usurios com o mesmo na mesma floresta.

QUESTO 36 No PMBOK, qual a ordem correta dos processos de Monitoramento e Controle no Gerenciamento de Escopo? a) Primeiro se realiza a Verificao do escopo e depois se realiza o Controle do escopo. b) Primeiro se realiza o Controle do escopo e depois se realiza a Verificao do escopo. c) Controle e Verificao do escopo devem ocorrer simultaneamente. d) No h informao suficiente para se decidir a ordem de ocorrncia.

QUESTO 37 Considere o um diretrio criado em um sistema Linux com as permisses abaixo: dr-xr-xr-x pedro users 2010-11-15 12:16 Documentos Qual o comando shell do sistema Linux que capaz de configurar o arquivo para ter permisso de leitura, escrita e execuo para o proprietrio e seu grupo, e sem nenhuma permisso para os demais usurios do sistema? a) b) c) d) "dr-xr-xr-x > drwxrwx--- Documentos" "chmod 770 Documentos" " chown pedro:users rwx Documentos" "chmod o-rx Documentos; chmod g+w Documentos"

QUESTO 38 Segundo Korth, um banco de dados uma coleo de dados inter-relacionados, representando informaes sobre um domnio especfico. Um sistema de banco de dados deve garantir uma viso abstrata do banco de dados para o usurio, no importando qual unidade de armazenamento est sendo utilizada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponveis no momento necessrio. Esta abstrao se d em trs nveis: (1) fsico (2) conceitual e (3) viso do usurio. Assinale a alternativa que contm os nomes dados aos nveis da arquitetura de um banco de dados apresentados, respectivamente. a) b) c) d) Interno, lgico e externo. Plano, relacional e hierrquico. Distribudo, centralizado e local. Enlace, estruturado e grfico.

QUESTO 39 Um analista de redes deseja conectar um drive PATA no controlador SATA do novo servidor. Para isso, o que o analista precisar fazer? a) No precisar de nada, pois possvel se conectar drives PATA diretamente em controladores SATA. b) Precisar de uma ponte SATA (SATA bridge) para plugar no conector do drive PATA. c) Precisar de um conversor PATA para plugar diretamente na ponte SATA no controlador. d) No possvel se conectar drives PATA em controladores SATA.

QUESTO 40 Na UML, o padro Singleton (GoF) pode ser visto como na classe abaixo:

Sobre o padro de projeto Singleton, assinale a alternativa INCORRETA: a) o nmero 1 no canto superior da classe pode ser utilizado opcionalmente para indicar que esta classe ter apenas uma nica instncia. b) para se implementar o padro Singleton na classe acima, esta dever possuir um mtodo construtor ServicesFactory() privado. c) caso uma subclasse estenda a classe ServicesFactory atravs de herana, o mtodo getInstance() dever ser sobrescrito (override) para construir a subclasse. d) o mtodo getInstance() dever ser obrigatoriamente declarado como um mtodo esttico (static).

QUESTO 41 Qual o servio de nomes que mais comumente utilizado pelo NFS para prover compartilhamento de arquivos no ambiente Linux? a) b) c) d) DNS. DHCP. NIS. WINS.

QUESTO 42 De acordo com o ITILv3, qual a sequencia correta de eventos na escolha de uma ferramenta tecnolgica? a) b) c) d) Requisitos, Critrio de Seleo, Avaliao do produto, Seleo do produto. Critrio de Seleo, Requisitos, Avaliao do produto, Seleo do produto. Requisitos Critrio de Seleo, Seleo do produto, Avaliao do produto. Seleo do produto, Requisitos, Critrio de Seleo, Avaliao do produto.

QUESTO 43 Selecione os trs principais tipos de mtricas que so definidos no processo de Melhoria de Servio Continuada (Continual Service Improvement -CSI) I. II. III. IV. V. Mtricas de processos (Process Metrics) Mtricas de fornecimento (Supplier Metrics) Mtricas de servio (Service Metrics) Mtricas de negcio (Business Metrics) Mtricas de tecnologia (Technology Metrics)

a) I, II e III b) II, V e IV c) I, III e V d) I, II e V

QUESTO 44 A segurana em um Gateway possui importncia crtica e extremamente complexa. Organizaes precisam de solues completas que integrem filtragem de contedo, preveno e deteco de intrusos, redes privadas virtuais (VPNs), antivrus, antispam e proteo contra ataques de negao de servios (DoS). Sobre mecanismos e tcnicas de defesa empregadas em gateways, assinale a alternativa INCORRETA: a) Segurana IP (IPSec) permite encriptao dos dados dos pacotes de rede e assinatura digital do pacote (incluindo o cabealho). Ele pode ser configurado entre roteadores ou entre servidores com sistemas operacionais que suportam o IP Sec. Por trabalhar na camada de rede ou de transporte, ele um protocolo de alta performance e permite a criptografia de todo o trfego de uma empresa sem prejuzo de desempenho. Ele pode ser integrado ao Firewall para permitir a anlise dos dados criptografados. b) Firewalls so sempre instalados na fronteira entre duas redes ou zonas de uma sub-rede com diferentes nveis de confiana (trust levels), e tm como funo bsica liberar o fluxo de dados ou bloquear o trfego da rede, baseado em regras pre-determinadas. Network-layer firewalls examinam pacotes TCP/IP e possuem regras baseadas em informaes como endereo/porta de origem e destino, endereo MAC ou nome de domnio. c) Sistemas de preveno ou deteco de intruso (IPS/IDS) so mais complexos que os firewalls e incluem, em sua maioria, caractersticas tais como inspeo de contedo, anlise e reconhecimento de padres. IPS/IDS so capazes de proteger a rede de ataques do dia-zero (zero-day attacks), quando uma ameaa que explora uma vulnerabilidade ainda desconhecida identificada pelo seu padro de comportamento. d) Network access control (NAC) difere dos firewalls e IPS/IDS pois, realiza controle de acesso focado no usurio. Ele ir garantir ou negar acesso baseado na identificao do usurio da rede atravs de trs componentes: autenticao do usurio, avaliao da segurana do terminal (endpoint-security assessment) e informao do ambiente de rede. Se um terminal no est equipado com as ferramentas de proteo como antivrus/AntiSpam, ou no possuem as devidas atualizaes de segurana determinadas pela organizao, ento este terminal ficar em quarentena, at que sejam tomadas as devidas providncias.

QUESTO 45 Voc est avaliando uma infraestrutura para consolidar vrios servidores de armazenamento ultrapassados em um nico servidor. Seu primeiro passo determinar se o acesso ao armazenamento de recursos ser baseado em blocos (block-level) ou em arquivos (file-level). Tendo como base o cenrio acima, quais as afirmativas abaixo so corretas? I. Se alta vazo de acesso (access throughput) um requisito necessrio, ento uma soluo de armazenamento conectado rede NAS (network attached storage) adequada. II. Se acesso baseado em blocos um requisito necessrio para a soluo, ento a tecnologia de armazenamento conectado rede NAS tradicional seria inaceitvel. III. Se acesso baseado em arquivos aceitvel, ento uma soluo de armazenamento conectado rede NAS pode ser utilizada, uma vez que mais econmica que uma soluo de redes de rea de armazenamento SAN (storage area network). IV. Se backups baseados em Ethernet so inaceitveis, porm backups so um requisito necessrio, ento a utilizao de armazenamento conectado rede NAS ser inaceitvel.

Esto CORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) I e III II e III II e IV I e IV

QUESTO 46 Sobre a UML, assinale a alternativa INCORRETA: a) Diagramas de Classe e Diagramas de Componentes fazem parte da viso estrutural do sistema. b) Diagramas de Caso de Uso e Diagramas de Atividade fazem parte da viso comportamental do sistema. c) Diagramas de Colaborao e Diagramas de Sequencia fazem parte do conjunto de diagramas de interao. d) Diagramas de Implantao e Diagramas de Utilizao so parte da viso de estrutura composta do sistema.

QUESTO 47 Sobre modelos de processo de desenvolvimento de software, assinale a alternativa INCORRETA: a) O Scrum um processo de desenvolvimento gil de software baseado em grupos de prticas e papeis pr-definidos. Ele um processo iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas, onde cada sprint uma iterao que segue um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) e entrega um incremento de software pronto. b) O design centrado no usurio (UCD) uma abordagem do processo de desenvolvimento de software baseada no entendimento explcito dos usurios, tarefas, e tem como objetivo principal o casamento entre o modelo conceitual embutido no sistema pelo projetista e o modelo mental do usurio. c) Programao extrema (XP extreme programming) um processo de desenvolvimento gil baseado em feedback rpido, e simplicidade; com enfoque explcito em tempo, custo e qualidade no desenvolvimento, que so alcanados atravs de uma definio rgida do escopo das funcionalidades da aplicao. d) O modelo em espiral um processo de desenvolvimento de software que intercala etapas de projeto e prototipao, combinando conceitos de desenvolvimento top-down e bottom-up, e permitindo, desta forma, anlise de riscos e estimativas do progresso do trabalho mais realistas.

QUESTO 48 De acordo com a norma ISSO 17799, assinale a alternativa que descreve corretamente um fator crtico de sucesso para a implantao da segurana da informao dentro de uma organizao: a) Anlise/avaliao e gesto de risco, por parte dos diretores da organizao, para avaliar os pontos de falha no cumprimento das polticas de segurana da informao e propor melhorias nos processos organizacionais de gesto de incidentes de segurana da informao. b) Comprometimento e apoio visvel dos funcionrios da organizao, engajados na determinao e no cumprimento das polticas de segurana da informao, objetivos e atividades, que reflitam os objetivos do negcio. c) Prover mecanismos para alocao emergencial de recursos financeiros para as atividades de combate a incidentes de segurana da informao atravs da contratao de auditoria especializada. d) Divulgao eficiente da segurana da informao, incluindo a distribuio de diretrizes e normas sobre a poltica de segurana da informao, para todos os gerentes, funcionrios e outras partes envolvidas para se alcanar a conscientizao.

QUESTO 49 Assinale a alternativa INCORRETA sobre desempenho em bancos de dados. a) possvel se aumentar o desempenho da confeco de um relatrio sumarizado dirio adicionando colunas na tabela fonte com os dados previamente agregados, apenas para serem utilizados no relatrio. b) possvel se melhorar o desempenho no acesso aos dados do banco de dados, bastando apenas alterar a localizao fsica desses dados, de um disco para outro. c) Aumentar o nmero de gatilhos (triggers) em uma tabela pode acelerar a execuo de operaes de atualizao nessa tabela. d) A ausncia de um ndice pode fazer com que certas consultas demorem demais para serem executadas, mas certos ndices podem causar sobrecarga excessiva por serem baseados em um atributo que sofre alteraes constantemente.

QUESTO 50 Observe as afirmativas abaixo sobre segurana de dados na Internet: I. A Internet tem permitido atos de violncia fsica ou psicolgica, intencionais e repetidos, praticados com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivduo (ou grupo de indivduos) incapaz de se defender. II. A Internet inundada por e-mails alarmantes ou falsos, tambm conhecidos como lendas urbanas, que simulam notificaes de rgos governamentais ou empresas idneas, e tm por objetivo causar falsos alardes ou propagar vrus, causando embaraos ao usurio. III. Destinatrios de e-mail tentam se passar por uma pessoa ou entidade confivel, como com o objetivo de obter dados pessoais ou informaes privilegiadas do usurio. As afirmativas I, II e III descrevem, respectivamente, conceitos de: a) b) c) d) bullying, hoax e phishing scams hoax, spoofing e spam trojan horse, spoofing e phishing scam spam, bullying e trojan horse

Anda mungkin juga menyukai