Anda di halaman 1dari 39

Manual do Utilizador

Sistema GPC Gesto de Pombos e Classificaes

Manual do utilizador
(01/2010)

EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM

Um produto POMOR Software de Gesto, Lda

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador

ndice
Capitulo 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Introduo Instalao do Programa Entrada no Programa Menu Principal Generalizaes Procedimentos de Inicio de poca Parametrizao Inicial (Tempos Mortos, Prmios Monetrios, etc) Concorrentes / Scios Campeonato de Borrachos 4 Campeonato Campeonato de Equipas (Variveis e Fixas) Pombos de F Campeonato de Sorteio Prmios Monetrios Manuteno de Dados Confrontao de Pombos Actualizao de Recenseamentos Abertura de Concursos Lanamento da Prova Clculo da Prova Listagens Envio de Dados de Provas de Colectividades para as Associaes Concursos No Oficiais Especificaes dos constatadores Electrnicos Formato da introduo de pombos nos constatadores Bricon Unikon Benzing Tipes Tauris Mega 24 25 26 27 28 29 30 31 Processo de Doublagem Campeonatos Secundrios Cpia de dados de uma Prova para Outra Divulgao de Resultados Exportao para sistema GPB Gesto de Pombais Cpia e Reposio de Segurana Assistncia e Actualizaes Garantia

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador

0 Introduo
Este manual acompanha a Aplicao Sistema GPC e no pode ser adquirido individualmente. A sua reproduo est tambm proibida. Os dados que servem para ilustrar os exemplos so fictcios, servindo apenas para demonstrar a funcionalidade da Aplicao.

1 - Instalao do Programa
Insira o CD de instalao no CD-ROM. Aguarde alguns segundos para que a unidade seja inicializada. Se o menu Autorun (Execuo Automtica) estiver activado no computador, a instalao do CD Sistema GPC ser iniciada automaticamente. Se o menu Autorun (Execuo Automtica) estiver desactivado, v para o menu Start (Iniciar) e seleccione <RUN> (Executar). Escreva D:\setup (substitua 'D' pela letra da unidade do seu CD) e prima ENTER. Siga as instrues no ecr para avanar na Instalao :

Alm de criar 3 entradas no Sistema GPC no item Sistema GPC sero criados dois icons no desktop, um para acesso ao programa normal (GPC2010) e outro com acesso ao programa de campeonato secundrio (GPC2010B).

2 - Entrada no Programa
Depois de instalado, o utilizador acede ao item "Sistema GPC" que se encontra no grupo "Programs" ou "Programas" para entrar no Sistema. Ao entrar no programa vai surgir um cran meramente informativo:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
Passados alguns segundos a entrada no programa efectuada atravs do seguinte cran:

Nesta fase existem duas formas distintas do utilizador aceder aplicao: 1 Entrar em Verso Demonstrao (no preenchendo o campo autorizao). Desta forma tem acesso a todas as funcionalidades do programa podendo somente introduzir 5 pombos 2 Entrar em Verso Normal. Desta forma pode aceder a todas as funcionalidades do programa sem limitaes. Para tal ter de solicitar a Autorizao. De salientar que o valor deste campo depois de preenchido uma vez nunca mais ser solicitado ao utilizador, a no ser que exista mudana de mquina ou tentativa de cpia ilegal. A aplicao solicita depois a identificao do utilizador (obrigatria). Quando se acede pela primeira vez aplicao o utilizador ser GPC e a senha GPC. Importante: A autorizao constituda pelo NLF da colectividade. Exemplo: se NLF de colectividade 123 ento autorizao 123 ao aceder, pela primeira vez, aplicao sero criados todos os dados da sua colectividade. Se o NLF tem menos de 10 dgitos o campo dever ser preenchido encostado esquerda. Por exemplo, se for 85 dever introduzir 85 e no 085.

3 Menu Principal
Depois de entrar na aplicao o utilizador tem acesso ao seguinte menu:

Este o menu principal do Sistema. aqui que se navega para os vrios sub-sistemas existentes. O utilizador acede s opes do menu com o rato ou pressionando simultaneamente as teclas Alt e a letra (maiscula ou minscula) sublinhada no menu a que pretende aceder. Por exemplo, para aceder ao menu Utilitrios pressiona-se Alt+U.

Aconselha-se que o utilizador comece por preencher os dados da opo Parametrizao, e depois os dados de Associaes, Colectividades,

Concorrente, Pombos, Concursos pela ordem descrita e s depois comece a lanar movimentos.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 4 Generalizaes


Os pombos so conhecidos por anilha + ano; Ex. 1234567/00. Se o pombo tiver menos de sete dgitos na anilha, antes de a digitar deve preencher espaos at perfazer os tais sete dgitos; Ex. _123456/00 As colectividades so identificadas pelo numero de associao + cdigo de colectividade; Ex. 12/123 (embora nas listagens aparea apenas 123) Os concorrentes so identificados pelo numero de associao + cdigo de colectividade + numero de associado nessa colectividade; Ex. 12/123/12345 (embora nas listagens aparea apenas 123/12345) Os concursos so identificados pelo ano + numero de concurso; Ex. 2006/456 Sempre que se encontra a introduzir dados, estes s ficaro guardados quando clicar no boto Se modificou dados e ainda no os gravou e quer ficar com dados anteriores ento clique em No preenchimento de dados nos diferentes crans podero existir campos obrigatrios, neste caso, e para defender a integridade dos dados, a aplicao solicita-os ao utilizador quando este desejar gravar dados Tambm quando desejar apagar qualquer dado a aplicao verifica a integridade de dados e, caso exista uma violao de integridade, informa o utilizador da razo pela qual impedido de o fazer; Ex. : Apagar Concorrentes que tenham Pombos, neste exemplo a aplicao no deixa eliminar este concorrente enquanto existirem pombos registados no seu nome Todas as Exportaes e Importaes de dados so efectuadas para Disquete e de Disquete; por defeito. No entanto o utilizador pode indicar uma outra localizao, aqui o utilizador introduz a localizao no formato C:\EXEMPLO sendo EXEMPLO uma pasta existente (note-se que no leva \ no fim). Sempre que o boto surgir permitido ao utilizador consultar uma tabela de ajuda. Por ex. no cran de introduo de concorrentes quando clica nesse boto aparecem as colectividades existentes na aplicao:

neste tipo de ajudas existe sempre a possibilidade de ordenar a lista por outro campo, por exemplo se clicar em cima de Designao os dados ficam ordenados por esse campo :

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
- Todas as listagens so previamente visualizadas. Ex. quando se manda imprimir colectividades, o que aparece no cran o seguinte:

Aqui se o utilizador desejar mesmo imprimir clica em

; se por outro lado

desejar apenas visualizar e no imprimir ento clique em No entanto, em algumas listagens, permitido ao utilizador parametrizar a listagem preenchendo o seguinte quadro:

Por defeito o destino a impressora, mas o utilizador pode efectuar outras operaes: Imprimir vrias cpias Imprimir da pgina pgina; neste caso existe um procedimento: o utilizador visualiza primeiro a listagem completa para saber o intervalo que pretende imprimir, depois cancela a impresso voltando a este quadro e ento sim, imprime a listagem com o intervalo mencionado (quando se imprime um intervalo a listagem no visualizada, directamente enviada para a impressora) Enviar a listagem para um ficheiro em formato EXCEL para uma localizao que ser sempre a pasta EXP abaixo da pasta de trabalho, como indicada no quadro; se optar por esta opo s solicitado um nome de ficheiro (num mximo de 8 carateres)

5 Procedimentos de Inicio de poca


Estes procedimentos pretendem facilitar e sistematizar o arranque de poca: 1 - As colectividades fazem o recenseamento no RECPOM e enviam para Federao 2- A Federao disponibiliza dados de Concorrentes e Pombos e a Associao disponibiliza o calendrio desportivo, bem como qualquer informao til para parametrizar Kits 3- So criados Kits de instalao constitudos por Cd com nova verso, manual actualizado, adenda com alteraes e disquete com dados de colectividade. Estes Kits so distribudos antes de se iniciar cada poca. 4 - A autorizao de programa constituda por NLF de. Exemplo: se NLF de Colectividade 123 ento a autorizao 123 ao aceder aplicao ficaro disponveis apenas os dados desta colectividade.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 6 Parametrizao Inicial


O utilizador deve comear por parametrizar a aplicao para isso acede ao menu Parametrizao:

Na opo Dados Prprios o utilizador preenche os dados relativos entidade a que pertence: Pode associar um logotipo para que saia no cabealho de alguns mapas. Para isso grave a imagem com o formato BMP em C:\GPC2007\LOGO e seleccione-a aqui.

O nome que for introduzido no campo respectivo passa a ser o titulo dos mapas. Na opo Configurao da Aplicao o utilizador parametriza a aplicao:

Campos: -

N de pombos que pontuam para as equipas Variveis: Aqui o utilizador indica o nmero de pombos que pontuam para as equipas Variveis (indicao durante o lanamento de movimentos) Equipas Variveis Virtuais: Esta opo tem a ver com a possibilidade de poder lanar um pombo num concorrente que no seja o concorrente onde o pombo est recenseado Pede Sexo?:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
Esta opo determina se no lanamento do pombo em classificaes o cursor passa pelo campo sexo. Tipo de Coordenadas: Permite indicar se aplicao vai trabalhar com coordenadas Cartogrficas ou Geogrficas, isto , se o clculo de distncias calculado utilizando a Meridiana/Perpendicular ou a Longitude/Latitude respectivamente Pombos Designados Separados ? Este parmetro permite atribuir pontos diferentes pela mesma posio ao Pombo e ao Concorrente, isto , por exemplo, um 1 lugar do Pombo pode atribui 100 pontos ao mesmo e apenas 50 ao Concorrente. Outra caracterstica importante que se estiver parametrizado como Designados Separados = No um Pombo no designado que participe no concurso ganha pontos para ele e rouba os pontos da classificao de Concorrentes, isto , os pontos que o Concorrente deveria ganhar se o pombo fosse designado no so atribudos a nenhum concorrente (a classificao de concorrentes furada); caso contrrio (Designados Separados = Sim) a classificao no furada sendo os pontos atribudos normalmente aos concorrentes mediante a sua classificao. Tipo de Entidade: Indica que tipo de entidade se trata. Esta indicao define, entre outras coisas, o formato das listagens e o seu contedo (por ex.: se for colectividade no aparece o nome da colectividade no detalhe das listagens por ser redundante j aparece no ttulo conseguindo-se que o layout seja com tamanho de tipo de letra maior). Utiliza Zonas? solicitado ao utilizador que parametrize a aplicao para trabalhar com zonas ou no. Normalmente quando se trata de Colectividades este campo dever ser No independentemente de a Associao ter ou no zonas pois a Colectividade em si no tem zonas quem poder ter zonas a Associao. Totais com classificaes de especialidades ou de Totais? Este item permite indicar ao Sistema se quando se emite classificaes gerais soma pontos de especialidades ou se utiliza uma classificao prpria. Se indicar Totais, ento ter de indicar, na opo Parametrizao de clculos em Parametrizao, os pontos a atribuir classificao total. Tipes 08 Permite utilizar nova verso de software Tipes 2008. No entanto o utilizador pode desactivar esta opo se a verso for anterior. Ordem de movim. Este item permite indicar qual a ordem com que deseja que os pombos lanados apaream no ecran de movimentos: pela hora de chegada, pela ordem de lanamento ou por anilha. 4 Campeonato A aplicao permite ter um 4 campeonato de pombos. Este campeonato utiliza os pontos obtidos pelos pombos. Contam para este concurso os que forem marcados como SIM no campo 4 Camp. Durante o lanamento de Classificaes. O utilizador pode indicar o nome deste concurso este nome que sai nos cabealhos dos mapas respeitantes ao mesmo. Prmios Monetrios: O utilizador pode parametrizar a forma como so atribudos os prmios monetrios, caso existam. Primeiro especifica se os prmios so para todos os pombos ou s para os Designados. Depois pode indicar uma percentagem dos pombos que so premiados, isto , se foram enviados 1000 pombos e se este campo tiver o valor 35, os prmios monetrios s sero atribudos at classificao 350. Pode ainda indicar at que classificao existem prmios monetrios indicando esse valor no

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
campo Prmios at ao lugar. De salientar que a percentagem indicada e o lugar indicado podem ser utilizados em simultneo. tambm solicitado ao utilizador se os pombos com zero pontos tambm tm prmios monetrios, no caso de se enquadrarem nos intervalos acima expostos. Clculo de Intercolectividades Este quadro solicita ao utilizador o mtodo para clculo do concurso de Intercolectividades e as ocorrncias necessrias, por exemplo se escolher Por melhores Pombos Geral e indicar 2 no numero de ocorrncias isto indica aplicao que para o clculo das intercolectividades contam os 2 melhores pombos designados de cada colectividade. Campeonato de Borrachos A aplicao permite ter um campeonato de Borrachos a utilizar classificaes Gerais ou ter um campeonato de Borrachos a utilizar uma classificao prpria independente do campeonato normal. Se optar por utilizar as classificaes gerais o processo utiliza os pontos que os borrachos adquirem na classificao geral para a classificao de borrachos, por outro lado se optar por utilizar classificao prpria ento ter de definir os pontos e percentagens a distribuir pelos borrachos na opo PARAMETRIZAO DE CLCULOS em UTILITRIOS por especialidade, ter ainda de indicar o nmero de borrachos enviados na opo POMBOS ENVIADOS em CONCURSOS por concurso; de notar que listagens do campeonato de Borrachos passam a sair com a indicao do nmero de borrachos enviados em vez do nmero total de pombos enviados. Neste quadro o utilizador pode especificar o nmero de pombos que pontuam para o campeonato de Borrachos se for todos introduza 999; se este campeonato no existir introduza 0. Dados para relgio da Bricon Pode tambm parametrizar os dados para o constatador electrnico BRICON, dado que neste no possvel indicar os pombos designados e os que contam para equipa; no exemplo da figura os 30 primeiros pombos lidos da mquina contam como pombos designados sendo que os 2 primeiros contam para o campeonato de equipas; estes dados so indicados por especialidade. Campeonato de Colnias Neste quadro o utilizador especifica o nmero de pombos que pontuam para o campeonato de Colnias se for todos introduza 999; se este campeonato no existir introduza 0. Pode especificar se pombos pontuam: se todos ou apenas os designados. Driver para UNIKON Permite seleccionar o driver de origem da unikon ou o driver desenvolvido pela POMOR. Unikon 08 Permite utilizar nova verso de software Unikon 2008. No entanto o utilizador pode desactivar esta opo se a verso for anterior.

Na opo Configurao da Aplicao 2 o utilizador indica se a especialidade de Grande Fundo tida em conta para o campeonato geral, ou no. A opo Tabela de Locais de Solta permite ao utilizador preencher uma tabela com locais de solta e respectivas coordenadas. Estes dados podem ser utilizados quando se introduzirem os concursos. A opo Tabela de Tempos Mortos permite indicar o tempo morto efectivo da noite seguinte data indicada. Estes tempos mortos sero sugeridos na introduo de Concursos

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
A opo Prmios Monetrios permite ao utilizador indicar prmios monetrios por Especialidade ou por Prova, isto , indicar quais os prmios monetrios prova a prova para prever situaes em que os mesmos no so atribudos por especialidade mas sim por prova (este processo tem um capitulo onde est mais detalhado). Na opo Parametrizao de Clculos o utilizador define os pontos que os pombos e concorrentes ganham, define ainda que percentagem sobre os pombos enviados que pontuam. Esta informao tem de ser introduzida por especialidade:

Depois de parametrizada (estas cinco opes) o utilizador no precisa de efectuar estas opes de cada vez que efectua um concurso normalmente depois de parametrizada, o utilizador j no a altera durante a poca a no ser por razes devidamente fundamentadas.

7 Concorrentes / Scios
Como natural a aplicao permite gerir dados de concorrentes (nome, morada, etc) mas permite ainda gerir Scios que se caracterizam por no concorrerem nos concursos. Assim a gesto de Concorrentes/Scios feita na opo Concorrentes, em Concorrente :

Como mencionado no capitulo Generalizaes o Concorrente caracterizado pelo n. de associao + cdigo de colectividade + n. de concorrente. Neste quadro alm de preencher os dados do mesmo, o utilizador define se um concorrente de doublagem, se pertence ao grupo de fundo, se paga listagem (esta indicao pode ser utilizada para a restrio de emisso de certos mapas; por ex. emitir a listagem X s para os concorrentes que pagam); indica-se ainda se este concorrente participa no sorteio e as coordenadas. o campo Tipo que define se esta ficha de um concorrente ou de um scio. Se for um concorrente, os seus dados existem tambm na associao e participa nos concursos; se for scio, os seus dados no existem na associao logo a colectividade tem de ter especial cuidado com os mesmos; principalmente quando se inicia uma nova campanha, dado que os dados de scio no vm no kit distribudo no incio de poca, logo a colectividade, para passar estes dados para nova poca, deve proceder aos seguintes passos: - Executar a opo Exportao de Scios, em Concorrente - Entrar na aplicao da poca seguinte e executar a opo Importao de Concorrentes e Scios, em Concorrente

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 8 Campeonato de Borrachos


A aplicao permite que o Campeonato de Borrachos utilize os pontos da classificao geral ou de uma classificao prpria. A aplicao permite pois a existncia de um Campeonato de Borrachos independente do geral para utilizar essa funcionalidade ter de parametrizar a aplicao na opo CONFIGURAO DA APLICAO, em PARAMETRIZAO (ver ponto 6 deste manual).

9 4 Campeonato
A aplicao permite ainda a existncia de um 4 campeonato. Este campeonato utiliza as classificaes obtidas pelos pombos para utilizar essa funcionalidade ter de parametrizar a aplicao na opo CONFIGURAO DA APLICAO, em PARAMETRIZAO (ver ponto 6 deste manual). O utilizador pode dar um nome a este campeonato, os pombos que entram para este campeonato so marcados durante o lanamento das classificaes.

10 Campeonato de Equipas
Na aplicao existem dois tipo de campeonatos de equipas o campeonato de equipas variveis e o campeonato de equipas fixas. O campeonato de equipas variveis consiste no facto de ser possvel no serem sempre os mesmo pombos a pontuar para o mesmo concorrente, isto , o utilizador, durante o lanamento da prova vai indicando que pombos entram neste campeonato a aplicao vai utilizar os pontos dos pombos mais bem classificados de cada concorrente e elaborar uma classificao. O nmero de pombos que pontuam para cada concorrente parametrizado no respectivo item em CONFIGURAO DA APLICAO, em PARAMETRIZAO (ver ponto 6 deste manual). O campeonato de equipas fixas utiliza os pontos de pombos previamente parametrizados para tal. Esta indicao dada na ficha de pombo, na opo Pombos, em Pombos no item Equipa Fixa: Normalmente esta indicao dada antes das provas comearem, no fundo trata-se de um toto-pombo. Os concorrentes apostam num determinado nmero de pombos para a campanha toda; estes pombos vo acumulado pontos por prova e ao longo da campanha.

11 Pombo de F
Este campeonato em tudo semelhante ao campeonato de equipas fixas; s que para este campeonato contam os pontos de apenas um pombo e no de um conjunto. A indicao de que se trata de um pombo de f , normalmente, efectuada no incio de poca e feita na ficha do pombo na opo Pombo em Pombo:

12 Campeonato de Sorteio
Este campeonato caracteriza-se pela utilizao dos pontos adquiridos pelos concorrentes no campeonato normal para se eliminarem mutuamente; esta eliminao feita aos pares (existindo um par de 3 se o nmero de concorrentes a sortear for impar).

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
Para activar este concurso o utilizador deve comear por indicar, na ficha de cada concorrente, quem que participa nos sorteio. Depois deve utilizar as opes seguintes (no menu Concorrente):

A opo Listagem de concorrentes de Sorteio permite emitir os concorrente que participam no concurso, os concorrentes j eliminados e os no eliminados (por especialidade). A opo Tabela de Sorteios permite parametrizar um sorteio: o Indicar que concursos que participam (para permitir alongar o campeonato de sorteio permitido que um sorteio se efectue com 5 provas) o Indicar o nmero de pombos que pontuam para a eliminao do concorrente o Indicar que especialidade que deseja sortear (neste caso, os concursos indicados, tm de ser da mesma especialidade), ou indicar Geral para trabalhar com pontuaes gerais o O facto de se permitir indicar especialidades no sorteio permite a existncia de vrios tipos de sorteio em que o mesmo concorrente participa, isto , um concorrente pode ser eliminado num sorteio de velocidade mas continua activo para um sorteio de outra especialidade ou geral A opo Sorteio de Concorrentes acede a um sub-menu que permite ao utilizador executar o Sorteio Automtico ou Manual; o Sorteio Automtico forma pares aleatoriamente de concorrentes para um determinado concurso de entre os concorrentes que ainda no foram eliminados na respectiva especialidade; o Sorteio Manual permite formar esses pares mas sem ser aleatoriamente o utilizador que os forma (estas opes podem ser executadas quantas vezes o utilizador quiser at se proceder opo Clculo de Sorteio) A opo Eliminao de Sorteio permite eliminar um sorteio de um concurso (tambm esta opo s permitida se ainda no foi executado a opo Clculo de Sorteio) A opo Listagem de Sorteio emite uma listagem com os pares formados, automaticamente ou no. A opo Clculo de Sorteio procede eliminao de concorrentes com base nas classificaes que os mesmos tiveram no respectivo concurso; como bvio esta opo deve ser executada depois da prova devidamente lanada e calculada. A opo Listagem de Resultados emite uma listagem com os pares formados e com a respectiva pontuao, indicando j os concorrentes apurados e eliminados. A opo Eliminao de Clculo permite anular o procedimento efectuado pela opo Clculo de Sorteio (esta opo permite anular o clculo efectuado mas no altera os pares previamente formados, ao contrrio da opo Eliminao de Sorteio)

Depois de executar a opo Clculo de Sorteio o utilizador j no consegue anular ou efectuar novo sorteio (formao de pares) para o concurso em questo. Se o quiser fazer dever efectuar as opes Eliminao de Clculo e Eliminao de Sorteio por esta ordem. Chama-se a ateno para que este procedimento elimina os pares previamente formados.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 13 Prmios Monetrios


Se optar por atribuir prmios monetrios aos concorrentes deve comear por verificar a opo CONFIGURAO DA APLICAO, em PARAMETRIZAO (ver ponto 6 deste manual); depois deve indicar os valores dos mesmos na opo Prmios Monetrios, em Parametrizao; permitido ao utilizador indicar os valores por especialidade ou por prova, o utilizador pode decidir se introduz os valores lugar a lugar ou por lote (por intervalo):

Se optar pela introduo directa :

Os valores monetrios so indicados lugar a lugar (tanto para as especialidades como por prova). Se optar pela introduo por Lote:

Os valores monetrios so indicados por intervalos, assim como introduz um intervalo com um determinado valor tambm pode indicar esse intervalo e Anular, isto , tambm pode anular por intervalos. Optando por um ou outro mtodo de introduo de dados pode sempre verificar o que j foi introduzido no boto Imprimir, visualizando os valores j introduzidos. Estes prmios monetrios so distribudos quando se executa a opo Clculo da Prova, em Movimentos, se depois de executada esta opo existirem alteraes nos prmios monetrios dever proceder-se novamente a essa opo para os redistribuir. A aplicao, quando calcula prmios numa prova, verifica se estes esto definidos por prova se for esse o caso utiliza esses valores seno utiliza os valores parametrizados por especialidade:

14 Manuteno de Dados
O utilizador deve depois preencher os dados relativos Associao, Colectividades, Concorrentes, Pombos e Concursos; de preferncia por esta ordem. Se bem que quanto Associao, Colectividades, Concorrentes e Pombos os dados j existam pois no incio de poca j foram distribudos existindo agora apenas manuteno.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 15 Confrontao de Pombos


Em qualquer altura o utilizador pode querer conferir os pombos que existem na Colectividade com os que existem na Associao (por dvidas existentes, nomeadamente pelo facto de poderem existir pombos na colectividade que no existam na Associao). Para isso a Associao produz um ficheiro para disquete na opo Confrontao de Pombos em Pombos e a Colectividade executa a mesma opo para verificar integridade no final emitido um relatrio com as anomalias (se existirem).

16 Actualizao de Recenseamentos
Uma colectividade pode actualizar a qualquer altura o recenseamento. Pode faz-lo de trs formas: 1 introduzindo os Pombos no Sistema GPC o Aceda opo Pombos em Pombos o Introduza o cdigo do pombo e introduz o columbfilo associado se desejar introduzir vrios pombos do mesmo columbfilo, ento trabalhe s com a tecla ENTER e no utilize o rato. A lgica introduzir columbfilo para o primeiro pombo e o cdigo desse columbfilo manter-se enquanto introduzir pombos para o mesmo 2 importando da Associao o O Sistema GPC permite importar recenseamentos disponibilizados pela Associao. Previamente a Associao executa a opo Exportao de Pombos no menu Pombos:

A Associao pode exportar recenseamentos para disquete, outra localizao ou, preferencialmente, para Internet. o A colectividade deve executar a opo Importao de Pombos no menu Pombos:

A colectividade deve usar o mesmo suporte utilizado pela Associao para enviar recenseamento. No final produzido relatrio com pombos importados. Importante: se o recenseamento enviado pela Associao contemplar novos concorrentes, os mesmos devem ser, previamente introduzidos na opo Concorrentes no menu Concorrente antes de executar esta opo.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
3 importando recenseamento do RECPOM o Deve comear por aceder ao RECPOM e executar as seguintes instrues: Aceder ao menu Diversos Executar a opo Exportar dados do Recenseamento Deve depois voltar a aceder ao Sistema GPC e executar a opo Importao de Pombos do RECPOM seleccionando o item Outra Localizao:

Importante: se o recenseamento importado do RECPOM contemplar novos concorrentes, os mesmos devem ser, previamente introduzidos na opo Concorrentes no menu Concorrente antes de executar esta opo.

17 Abertura de Concursos
Depois de parametrizada a aplicao, de existirem dados referentes Associao, Colectividades, Concorrentes e Pombos o utilizador pode agora definir os concursos de poca (ter em ateno porque , normalmente estes esto definidos ao nvel da Associao). Sendo assim para abrir um concurso deve seguir os seguintes passos: 1 - Abrir o Concurso na opo:

Neste cran comea por indicar o cdigo de concurso, constitudo por ANO/NMERO:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
depois solicitado ao utilizador o Nome da prova (neste ponto existe um binculo que permite visualizar a tabela de locais de solta previamente parametrizada em LOCAIS DE SOLTA, em PARAMETRIZAO) e a data da mesma (ateno que esta data tem de ser do ano indicado no cdigo de concurso, isto , se indicou 2008/1 no cdigo ento deve ser uma data de 2008); o nmero de concorrentes meramente informativo. O utilizador pode marcar este concurso como no tendo prmios monetrios, mesmo que estes estejam parametrizados. Indica depois a especialidade da prova e de que se trata de uma prova oficial conta para a Colectividade e Associao (o ponto 23 deste manual explica as provas no oficiais); o utilizador pode agora guardar os dados. Repare que os campos Tempos Mortos, Hora de Solta e Coordenadas podem ficar vazios; o Sistema no obriga a preencher estes campos dado que estes dados, normalmente, s se sabem aps a prova se ter realizado. A lgica ser: a) Abrir a prova b) Efectuar a prova c) Antes de a introduzir tem de acabar de preencher estes dados d) Introduzir os movimentos e) Efectuar o clculo Se a tabela de tempos mortos (existente no menu Parametrizao) estiver preenchida ento os tempos mortos sero sugeridos. 2 - Introduzir o nmero de Pombos Enviados na opo:

Nesta opo o utilizador tem de indicar os Pombos Encestados e os pombos Enviados doublagem por Concurso e por Colectividade:

No caso de se tratar de uma colectividade esta indicao efectuada s para a prpria, caso seja uma Associao esta tem de indicar os valores para cada uma das colectividades que participam. De notar que este valor que define os coeficientes apurados.

18 Lanamento da Prova
Antes de se proceder ao lanamento de classificaes o utilizador tem de garantir que j efectuou os seguintes procedimentos: 1 - Executou as opes existentes em Parametrizao - normalmente, s no incio da poca (ponto 6 do manual)

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
2 Abriu concurso e indicou os pombos enviados (ponto 15 do manual)

O lanamento de pombos na prova pode ser feito de duas formas: Manual, o utilizador lana manualmente os pombos na opo Lanamento da Prova, em Movimentos , neste cran os dados de relgio so guardados enquanto se lanar os pombos do mesmo concorrente; de notar ainda que pode lanar apenas os primeiros 7 dgitos do pombo que a aplicao calcula o ano do mesmo (podendo ser alterado) e no campo sexo pode escolher as opes com o cursor ou clicando em M, F ou ? respectivamente:

Por importao directa dos Relgios na opo Importao prova de Relgio, em Movimentos; aqui o utilizador tem hiptese de importar os dados directamente dos constatadores electrnicos esta opo ter a vantagem de ser mais rpida alm de evitar erros de lanamento:

Na caixa do canto inferior direito vo aparecer (se for esse o caso) os pombos que no entraram ou porque no existem ou porque esto mal recenseados (estes pombos podem ser impressos clicando no boto Imprimir). A especificao da ligao dos constatadores electrnicos ao Sistema GPC vem detalhada no ponto 22 deste manual.

19 Clculo da Prova
Sempre que existam lanamentos de pombos nas provas tem de se efectuar o clculo para apurar classificaes e outros ndices; para isso o utilizador utiliza a opo:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
Neste ecr basta indicar o concurso a calcular. Depois de executar este procedimento ficam disponveis todas as anlises emitidas pela aplicao.

Sempre que existirem alteraes nos dados de pombos, concursos, concorrentes ou parametrizao da aplicao tem de se recalcular a prova para que as classificaes sejam actualizadas. Se desejar calcular todas as provas do campeonato execute a opo Clculo total de Provas em Utilitrios

20 Listagens
Em todas as opes de insero de dados existe sempre a possibilidade de imprimir o seu contedo; como o caso das Colectividades, Concorrentes, Pombos e Concursos; no entanto existem duas opes no menu que permitem emitir listagens com base nas classificaes apuradas: Na primeira opo o utilizador pode emitir listagens referentes prova em questo:

Na segunda opo o utilizador pode emitir listagens referentes aos Totais de todas as provas at a realizadas alm das listagens para campeonatos nacionais :

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 21 Envio de dados de provas de Colectividades para as Associaes


Este processo pretende facilitar o envio de dados para as associaes para se apurarem classificaes associativas. Na colectividade, depois de introduzidos todos os dados de prova, o utilizador introduz executa a opo:

Nesta opo indica que colectividade e concurso que deseja exportar; o destino do ficheiro a disquete por defeito, no entanto o utilizador pode enviar o ficheiro para outra localizao ou para a internet (se seleccionar internet pode solicitar um recibo de envio que autentica o envio), pode finalmente indicar se deseja exportar todos as classificaes (o mais normal) ou apenas os designados:

Pode enviar vrios concursos para o mesmo suporte Na associao o utilizador executa a opo Importao de movimentos:

Nesta opo basta seleccionar o intervalo de colectividades e o concurso. Sero apresentadas as colectividades dentro desse intervalo, marca as colectividades que deseja e confirma a importao. O utilizador pode importar n vezes os dados das mesmas colectividades j que, antes do Sistema passar os dados verifica se j existem; se existirem elimina os que j existam para esta prova e volta a introduzi-los.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 22 Concursos No Oficiais


O Sistema GPC permite a existncia de concursos No Oficiais, isto , concursos em tudo semelhantes aos Oficiais mas que no entram nas anlises para a classificao Nacional nem para os totais dos diferentes campeonatos. Estes concursos No Oficiais podem existir ao nvel da Colectividade; por exemplo, podem ser utilizadas para treinos ou torneios da mesma. Os concursos No Oficiais podem tambm existir ao nvel de Associao, por exemplo para um torneio Associativo. Os concursos No Oficiais tm a particularidade de se poderem agrupar desprezando a especialidade dos mesmos, isto , para um concurso No Oficial podem entrar concursos de apenas uma especialidade ou de todas as especialidades; num caso ou no outro a anlise feita prova a prova em tudo semelhante aos concursos Oficiais, j na anlise de Totais o sistema despreza as especialidades e agrupa pelo Grupo No Oficial sendo o titulo das anlises a designao do Grupo de No Oficiais e no a indicao da especialidade. Para se perceber melhor vamos simular um torneio No Oficial com o nome Dia da Colectividade e que agrupa os resultados de uma prova de Velocidade e outra de Meio Fundo: 1 - Abrir Grupo de Concursos No Oficiais na opo:

Nesta opo o utilizador define o Grupo e a sua designao. De salientar que o cdigo pode ser um nmero ou uma letra:

2 - Abrir os concursos que vo entrar para o torneio na opo:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
Nesta opo define-se os parmetros como se de um concurso normal se tratasse, a nica diferena que quando questionado se se trata de uma Prova Oficial indica que No e o Grupo que vai afectar (neste caso o Grupo previamente aberto); pode-se ainda indicar se os pontos contam para os pombos ou concorrentes da classificao oficial, isto , contam para a classificao oficial da colectividade mas no da Associao:

Seguindo o exemplo abre-se outra prova, agora de Meio Fundo:

3 - Definir os Pombos Enviados como se de concursos normais se tratassem na opo:

4 - Introduzir os movimentos dos Concursos, efectuar o seu Clculo e a partir daqui pode emitir as anlises normais: nas listagens por provas a anlise efectuada como se de uma prova normal se tratasse, j nas listagens por totais tem de indicar que vai emitir uma prova no oficial e o seu cdigo; o resultado desta anlise o conjunto das duas que constituem o torneio sendo o titulo das mesmas Dia da Colectividade e no a indicao da especialidade.

De salientar que os nmeros atribudos a estas provas tm de ter em conta os nmeros existentes j para as oficiais, por exemplo, deve-se atribuir uma numerao a partir de um nmero elevado. No caso de se tratar de um torneio Associativo, a Associao tem de definir qual o Grupo No Oficial e quais os cdigos de concursos No Oficiais e indic-los s colectividades participantes dado que estes tm de ser iguais em todas elas.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 23 Especificaes dos Constatadores Electrnicos


De salientar que por parte das marcas foi-nos apenas fornecido um programa (da responsabilidade das marcas) para importar os dados dos constatadores. Os problemas que, eventualmente, existam na falha de ligao aos constatadores tero exclusivamente a ver com falha na ligao desse programa ao constatador e no do Sistema GPC, dado que este ltimo no faz propriamente ligao aos constatadores, utiliza sim esses programas fornecidos pelas marcas e trata os dados disponibilizados pelos mesmos. Para todos os efeitos a ligao dos constatadores electrnicos ao computador continua a ser da responsabilidade das marcas; o tratamento dos dados fornecidos pelos constatadores da responsabilidade do Sistema GPC. FORMATO DA INTRODUO DE POMBOS NOS CONSTATADORES, NO NICIO DE CADA POCA, DE FORMA A SEREM RECONHECIDOS NO SISTEMA GPC: Constatador Bricon: o Pas 2 dgitos o (espao) o Ano 2 dgitos o (espao) o Anilha 7 dgitos (ex. 1234567 ou 0123456, para um pombo de 2000) Importante: o os nomes de provas devero ter o tamanho mximo de 10 caracteres, um tamanho superior compromete a passagem automtica das classificaes para o Sistema GPC porque sobrepe outros dados. Constatador Unikon: o Pas 2 digtos o Ano 2 digtos o Anilha 7 dgitos (ex. 1234567 ou 0123456, para um pombo de 2000) Importante: o Todos os campos do software Unikon existentes na opo

Afinar Systema devero ser preenchidos (esta opo existe no software prprio da unikon presente no computador que passa recenseamentos para os constatadores e no no Sistema GPC)
Constatador Benzing: o Pais 2 dgitos o Ano 2 dgitos o Colectividade o Anilha sem espaos (ex. 123456 e no 0123456, para um pombo de 2000) o Sexo o Cor Constatador Tipes (no ler com leitor ptico) o Ano 2 digtos o / para separar ano de anilha o Anilha sem espaos (ex. 99/123456 e no 99/0123456, para um pombo de 2000) Constatador Tauris o Anilha sem espaos (ex. 123456 e no 0123456, para um pombo de 2000) o Enter o Ano 2 dgitos o Enter

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
- CONSTATADOR BRICON Esquema de ligaes para modelo 500: Cabo srie com fichas de 9 pinos (standard) ligado COM1 ou COM2 do PC

220 V
PADRO

Esquema de ligaes para modelo 700:

Cabo srie com fichas de 9 pinos (standard) ligado COM1 ou COM2 do PC

220 V

PADRO

Procedimentos: 1 - Ligar o padro para fechar a prova 2 - Imprimir Prova 3 - Desligar o padro e ligar o computador na mesma ficha (s para modelo 500) 4 - Prima a tecla C no relgio 5 - Executar as operaes a seguir indicadas:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador

6 - Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO em MOVIMENTOS, indicar a prova e o concorrente, seleccionar a marca deste relgio, indicar o nmero de prova do relgio e confirmar. Nas verses mais recentes no necessrio passar a chave para estabelecer a comunicao. - CONSTATADOR UNIKON Esquema de ligaes:

Procedimentos: Cabo srie com ligado 1 - Acertar Horas COM1 ou COM2 do PC 2 - Dar fecho 3 - Na mquina Unikon seleccionar (com as setas) a opo Acertar Horas e confirmar com OK

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
4 - Seleccionar a opo Integrar Horas e confirmar com OK 5 - Passar chave na base de encestamento 6 - Dar fecho 7 - Seleccionar prova 8 - Listar Prova 9 - Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO em MOVIMENTOS, indicar a prova e o concorrente, seleccionar a marca deste relgio, indicar o nmero de prova do relgio e confirmar 7 - Aparece a mensagem Caixa de Gravao Troca de Dados com PC - CONSTATADOR BENZING Esquema de ligaes:

Procedimentos: 1 - Para o modelo EXPRESS a) Passar chave vermelha na placa de encestamento b) Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO, em MOVIMENTOS, indicar a prova e o concorrente, seleccionar a marca deste relgio, indicar o nmero de prova do relgio, o atraso/avano do relgio e confirmar. c) No constatador aparece Express ------ PC 2 - Para o modelo ATIS-TOP a) No constatador Executar Autorizao b) Passar chave verde na placa de encestamento c) No constatador escolher menu Comunicao com PC d) Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO em MOVIMENTOS, indicar a prova e o concorrente, seleccionar a marca deste relgio, indicar o nmero de prova do relgio, o atraso/avano do relgio e confirmar. CONSTATADOR TIPES - Esquema de ligaes:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
Procedimentos: 1 - Para o modelo mais recente a. Fechar prova no relgio b. Escolher a opo IMPRIMIR no constatador c. Escolher a opo LISTAGEM DE RESULTADOS d. No constatador, escolher a opo PC-COM, premindo a tecla ou at que essa opo aparea no visor e. Prima a tecla ENTER f. Deve ficar no visor a mensagem COMUNICAO PC g. Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO, em MOVIMENTOS, indicar a prova, o concorrente e seleccionar a marca deste relgio h. Durante a comunicao, deve surgir no display do relgio o seguinte smbolo: 2 - Para o modelo mais antigo a. Fechar prova no relgio b. Efectuar a listagem da prova c. No constatador, escolher a opo 1 IMPR/PC, premindo a tecla ou at que essa opo aparea no visor d. Escolher a opo 2 COMUNICAO PC e. Deve ficar no visor a mensagem COMUNICAO PC f. Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO, em MOVIMENTOS, indicar a prova, o concorrente e seleccionar a marca deste relgio - CONSTATADOR TAURIS Esquema de ligaes : Cabo srie com ligado COM1 ou COM2 do PC

Esquema de ligaes para modelo COMPAKT: Cabo srie com ligado COM1 ou COM2 do PC

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
Procedimentos: 1 - Ligar o relgio ao padro e acertar a hora 2 - Ligar o relgio a um computador com o programa fornecido pela TAURIS e imprimir a prova na opo 8 3 - Ligar o relgio como indica a figura e carregar na tecla START 4 - ATENO : Desligar o padro do relgio 5 - Carregar na tecla 3 PC. Deve aparecer no cran a seguinte informao: Com. PC P8.81 OA25 6 - Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO, em MOVIMENTOS, indicar a prova e o concorrente, seleccionar a marca deste relgio, indicar o nmero de prova do relgio e confirmar 7 - Quando confirmar a leitura, o relgio emite um sinal sonoro NOTA: Para marcar no relgio os pombos para equipa tem de, ao encestar, ter a marca 2 na coluna S2 - CONSTATADOR MEGA ATENO: a mesa constatadora a ligar ser a que tem ficha srie macho. Esquema de ligaes modelo STAR: Cabo srie com ligado COM1 ou COM2 do PC

Esquema de ligaes para modelo 3000 (Encaixado directamente na base): Cabo srie com ligado COM1 ou COM2 do PC

Procedimentos: 1 - Imprimir a prova 2 - Carregar na tecla 3 PC. Deve aparecer no cran informao que indica que est em comunicao com o PC 3 - Entrar no programa GPC, executar a opo IMPORTAR PROVA DE RELGIO, em MOVIMENTOS, indicar a prova e o concorrente, seleccionar a marca deste relgio, indicar o nmero de prova do relgio e confirmar 4 - Quando confirmar a leitura, o relgio emite um sinal sonoro

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 24 Processo de Doublagem


Este processo pretende facilitar o processo de Doublagem sem ter de estar a abrir todos os dados novamente na(s) colectividade(s) onde se pretende efectuar doublagem. Para explicar o processo vamos seguir um exemplo, imagine que o concorrente 2/1/1 da Colectividade 2/1 deseja participar doublagem na colectividade 2/701; para isso tem de seguir os seguintes passos:

Nota Importante: a partir da verso de 2008 pode importar recenseamento directamente do recenseamento geral, se for esse o caso ignore passos 1 e 2 e execute o passo 3.

Fase de Recenseamento
1 - Na colectividade de origem 2/1/1 o concorrente tem o campo Doublagem indicado como No porque as classificaes obtidas nesta so consideradas para a classificao da Colectividade e da Associao:

2 - O concorrente deseja concorrer Doublagem na Colectividade 2/701, para evitar a introduo manual de pombos na Colectividade onde vai concorrer, o Concorrente pode lev-los em disquete noutro suporte ou enviar por internet executando a opo:

Nesta opo basta indicar o seu cdigo da colectividade, por defeito o ficheiro enviado para disquete mas pode optar por o enviar para outra localizao ou para a internet, na prtica exporta todo o recenseamento do intervalo de colectividades que indicar menos os de doublagem:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
3 - Executar a opo Importao de Pombos de Doublagem:

Esta opo, alm de permitir importar recenseamentos de Disquete, Outra Localizao e Internet, permite importar na opo Recenseamento; esta ltima opo permite importar recenseamentos directamente do recenseamento inicial existente na Associao, no necessitando de solicitar dados colectividade origem.

Nota: os binculos permitem visualizar todas as colectividades da Associao. Utilizando qualquer das opes disponveis, surge o seguinte cran:

Neste cran vo surgir todos os columbfilos da colectividade origem. Basta seleccionar os concorrentes que deseja importar e confirmar. Sero abertas, automaticamente, fichas desses concorrentes na colectividade destino (ficando assinalados como concorrentes de doublagem) e sero importados os recenseamentos associados aos mesmos. No exemplo, para o concorrente 1 da colectividade origem 1, ser aberta uma ficha na colectividade destino 701 com o mesmo nmero 1.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador Classificaes de Doublagem


Agora o Concorrente participa normalmente na Colectividade 2/1 e deseja que os resultados dos seus Pombos concorram tambm Colectividade 2/701. Para isso na Colectividade 2/1 executa a opo:

Nesta opo indica qual a Colectividade e qual o Concurso que vai passar :

Na colectividade 2/701 executa a opo:

Nesta opo basta indicar a colectividade origem, o concurso e a origem do ficheiro, a partir deste momento os resultados obtidos na colectividade 2/1 passam a constar na Colectividade 2/701, para os concorrentes de doublagem que existam em 2/701.

Nota:

os

binculos

permitem

visualizar

todas

as

colectividades

da

Associao.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 25 Campeonatos Secundrios


A aplicao permite a existncia de campeonatos paralelos ao oficial, dependente ou independente deste ltimo o nico ponto comum e obrigatrio utilizarem os mesmos lanamentos na prova. permitido parametrizar, para um campeonato secundrio, pontos e prmios diferentes bem como estabelecer critrios de participao. Primeiro ter de se parametrizar o campeonato secundrio, para isso existe um conjunto de opes em Concursos agrupadas no item Campeonatos Secundrios:

1 Passo: Criar Campeonato Secundrio na opo Campeonatos Secundrios: Esta opo permite definir os seguintes parmetros: Nome : para identificar claramente o campeonato; este nome que vai aparecer nos cabealhos dos mapas Quantos Pombos? : indica a quantidade de pombos que pontuam, por prova, para o respectivo campeonato de columbfilo (nas provas oficiais so 2) Classificao Prpria? : se indicar que No, ento este campeonato secundrio vai utilizar os pontos e classificaes obtidas no campeonato oficial; se indicar que Sim ento o utilizador tem de indicar que pontos que contam, para este campeonato secundrio, para o campeonato de pombos e columbfilos. Esta indicao efectuada na opo Pontos de Campeonato Secundrio. Que concursos ? : o utilizador define aqui que concursos participam para este campeonato: Todos participam dados de todos os concursos existentes Oficiais participam os dados de todos os concursos oficiais No Oficiais participam os dados de todos os concursos no oficiais Alguns participam os dados de concursos seleccionados na opo Concursos de Campeonatos Secundrios

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
- Que pombos ? : permite parametrizar o universo de pombos que participam neste campeonato: Todos todos os pombos participam Borrachos todos os pombos borrachos participam (assume-se como sendo borracho todos os pombos em que o ano seja igual ao de ano de concurso 1) Adultos todos os pombos que no sejam borrachos (todos menos os do item anterior) Alguns - permite indicar um conjunto de pombos que participam, ao seleccionar esta opo o item Pombos fixos? fica activo: se seleccionar No, ento participam neste campeonato todos os pombos que foram assinalados quando se lanam dados de prova no item C. Sec. na opo Lanamento da Prova em Movimentos se seleccionar que Sim, ento os pombos que participam neste campeonato so indicados na opo Pombos Fixos de Campeonatos Secundrios, estes pombos estaro sempre a participar neste campeonato sem necessitar de qualquer outra indicao Prmios Monetrios ? : o utilizador pode definir se este campeonato tem prmios monetrios: se seleccionar No este no ter prmios monetrios (mesmo que existam nas provas oficiais) se seleccionar que Sim o item Prmios Prprios? ficar activo: se seleccionar que No ento os prmios monetrios obtidos na prova oficial reflectem-se neste campeonato se seleccionar que Sim ento os prmios monetrios sero definidos na opo Prmios de Campeonatos Secundrios

2 Passo: Parametrizar Campeonato Secundrio: se escolheu Sim no item Classificao Prpria? na opo Campeonatos Secundrios ento ter de definir pontos e percentagens, por especialidade, na opo Pontos de Campeonatos Secundrios:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
- se escolheu Alguns no item Que concursos? na opo Campeonatos Secundrios ento ter de definir que concursos participam na opo Concursos de Campeonatos Secundrios:

se escolheu Alguns no item Que Pombos? e Sim no item Pombos Fixos? na opo Campeonatos Secundrios ento ter de definir que pombos participam no campeonato na opo Pombos Fixos de Campeonatos Secundrio:

se escolheu Sim no item Prmios Monetrios? e Sim no item Prmios Prprios? na opo Campeonatos Secundrios ento ter de definir os prmios monetrios por campeonato secundrio:

3 Passo: Efectuar lanamento de movimentos na opo Lanamento da Prova em Movimentos. Agora existem duas hipteses de seleccionar pombos que participam num campeonato secundrio: - se seleccionou Alguns no item Que Pombos? e No no item Pombos Fixos? na

opo Campeonatos Secundrios ento ter de clicar no item durante o lanamento de movimentos para o pombo participar neste campeonato secundrio se seleccionou qualquer outra hiptese (que no a anterior) no item Que Pombos? ento no necessita de indicar aqui que pombos participam no campeonato porque o universo dos mesmos j foi definido quando se criou campeonato secundrio.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
4 Passo: Efectuar a opo Clculo de Prova em Movimentos, este procedimento ir calcular as classificaes de campeonato normal e todas as classificaes de campeonatos secundrios dos quais faa parte o concurso indicado. 5 Passo: Pode agora proceder emisso de mapas. No menu Listar Provas poder emitir dados classificativos por prova:

As mesmas opes repetem-se para o menu Listar Totais e so totalizadoras por campeonato secundrio. Estas opes so em tudo idnticas s respectivas opes para o campeonato oficial a nica diferena que solicitado o cdigo de campeonato secundrio que deseja analisar.

26 Cpia de dados de uma Prova para Outra


Este processo pretende facilitar a passagem de dados entre provas de modo a que a mesma prova possa contar para campeonatos diferentes. Por exemplo se uma prova entra para um concurso oficial e simultaneamente para um no oficial. Para este exemplo os passos a seguir sero os seguintes: 1 - Lanar as classificaes, normalmente, no concurso Oficial 2 - Executar a opo :

O utilizador tem de indicar o concurso origem (neste exemplo o concurso oficial) e o concurso destino (neste exemplo o concurso no oficial):

Quando o utilizador introduz os concursos solicitada nova confirmao dado que os dados do concurso destino vo ser sobrepostos:

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
No fim do procedimento o utilizador avisado de que tem efectuar o Clculo da prova destino depois disto pode emitir todas as anlises da prova destino.

27 Divulgao de Resultados
A divulgao de resultados que vai ser descrita a que resulta da Associao e que tem de ser exposta s Colectividades e respectivos Concorrentes dado que a divulgao dos resultados da Colectividade feita directamente aos Concorrentes. Sendo assim existem vrias formas: 1 - A tradicional; envio de listagens para todas as colectividades por parte da Associao. De notar que este processo alm de se tornar moroso (tendo em conta as novas tecnologias) tambm o mais caro dado que existem mais gastos em termos de consumveis (papel, tinteiro, etc.) no sendo ainda o mais prtico. 2 - Existe a possibilidade de divulgao de dados com o formato HTML (em ficheiros com o formato conhecido da Internet); com este processo a Associao em vez de enviar listagens em papel para as Colectividades envia ficheiros com o mesmo contedo, para isso tem de seguir os seguintes passos: a) Envia para cada colectividade uma disquete criada na opo:

Nesta opo, indica-se se deseja exportar apenas uma prova ou todas as provas, selecciona-se o concurso em causa e a localizao:

A Associao pode depois enviar a disquete ou o contedo da mesma por internet para as Colectividades.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
b) A Colectividade recebe esses ficheiros, ateno que mesmo que os receba por internet, tem sempre de os passar para um suporte local para poder executar a seguinte opo:

Nesta opo, a Aplicao encarrega-se de passar os resultados da prova em questo e actualizar totais at data:

b) Para visualizar as Classificaes o utilizador acede opo:

Nesta opo basta confirmar:

A visualizao das Classificaes ser idntica a uma visualizao na internet dado que utiliza o EXPLORER para visualizar as mesmas.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador
3 - Existe a possibilidade de enviar os resultados atravs de ficheiros para os Concorrentes, Colectividades ou outras entidades que no possuam o Sistema GPC, desde que exista um protocolo de divulgao entre a POMOR e a entidade interessada. No tendo a aplicao no podem utilizar os processos j descritos. Sendo assim desenvolveu-se um processo em que isso seja possvel sem ter de existir o Sistema GPC no destino: a) A Associao ou Colectividade executa a seguinte opo para criar uma disquete:

Nesta opo, depois de introduzida a disquete, selecciona-se o concurso em causa:

A Associao ou Colectividade pode depois enviar a disquete ou o contedo da mesma por internet. b) No destino, se receber os ficheiros por Internet copi-los para disquete. c) Introduzir a disquete, e ir ao menu Start (Iniciar) e seleccione <RUN> (Executar). Escreva A:\PROVAS e prima ENTER. d) Para visualizar ficheiros ir ao menu Start (Iniciar) e seleccione <RUN> (Executar). Escreva C:\GPCOUT\PROVAS.HTM e prima ENTER. O processo de visualizao de provas utiliza o programa Microsoft Internet Explorer, se quiser imprimir as listagens Pombos Designados ou Pombos na Prova tem de parametrizar a pgina em: >Ficheiro >Configurar pgina > Orientao >Horizontal; depois de as imprimir tem de voltar a parametrizar a pgina e voltar a pr Vertical para as restantes impresses sarem ao alto. 4 - Existe, a partir da poca de 2007, a possibilidade de alojar classificaes na Internet desde que a Associao tenha adquirido o servio de publicao de classificaes. Para isso selecciona a opo:

Nesta opo basta indicar o concurso que o sistema encarrega-se de enviar e publicar as classificaes no site www.sistemagp.com

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 28 Exportao para Sistema GPB Gesto de Pombais


A Aplicao permite exportar dados para o Sistema GPB, isto , se um concorrente desejar e tiver este programa em casa, solicita Colectividade ou Associao os seus dados de classificao, esta passa os dados para disquete e ao concorrente basta apenas import-los no seu programa para ficar actualizado. De salientar que o Sistema GPB uma ferramenta de trabalho que permite entre outras funcionalidades: - Gerir a ficha cadastro de cada pombo - Gerir a ascendncia e descendncia dos pombos - Gerir o registo fotogrfico do pombo, do olho do pombo e do pombal - Introduzir no sistema os dados de concursos onde participa - Emitir os boletins de encestamento por provas (inscrio de pombos) - Introduzir directamente ou por importao do Sistema GPC, dados relativos s classificaes obtidas pelos pombos - Gesto de Tratamentos e Custos/Proveitos - Mdulo de Facturao - Basear os dados introduzidos em tabelas pr-defenidas, as chamadas tabelas auxiliares, que permitem ao utilizador uniformizar dados que caracterizam pombos, concursos e classificaes - Possibilidade de basear a escolha de pombos a participar em concursos atravs da anlise da performance dos mesmos em provas anteriores - Produo de pgina de Internet para publicao com dados de Columbfilo, Pombal e Pombos O Sistema GPB pode adquirido atravs dos contactos referidos no ponto 27.

29 Cpia e Reposio de Segurana


O utilizador deve, sempre que existam modificaes/introdues de dados na aplicao, efectuar cpias de segurana para disquete. Este procedimento da responsabilidade do utilizador e deve ser feito para conjuntos diferentes, isto , tem, por exemplo 2 conjuntos de disquetes, hoje faz na 1, amanh na 2 e depois de amanh volta 1. O utilizador previne-se assim contra cpias eventualmente estragadas. J a reposio de cpias de segurana deve ser apenas efectuada depois de consultar a assistncia ou por indicao expressa desta; por exemplo quando existem actualizaes.

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Manual do Utilizador 30 - Assistncia e Actualizaes


Assistncia Sugere-se que antes de solicitar assistncia tenha bem presente as anomalias verificadas; se possvel escreva os erros para mais depressa o podermos ajudar. A assistncia personalizada e pode ser solicitada das seguintes formas: Correio: Antnio Joaquim da Silva Realinho Rua da Filarmnica, n20 Meia Via 2350 632 Torres Novas ou Paulo Jorge dos Reis Mota Av. Das Foras Armadas, n 24 2330 065 Entroncamento Telefone: 914 604 382 (Antnio Realinho) / 919 041 145 (Paulo Mota)

Internet: geral@sistemagp.com Actualizaes As actualizaes sero enviadas por disquete, CD ou Internet. Siga atentamente as instrues fornecidas. Se tiver qulquer tipo de dvidas contacte-nos.

A opo reposio de Cpias s deve ser executada por nossa indicao ou depois de nos consultar.

31 Garantia
O produto vendido Tal e Qual O software, disquetes, documentao e outros objectos so vendidos Tal e Qual. No h garantia de comercializao, nem garantia de validade para um uso especfico nem nenhuma garantia de qualquer outro tipo, explicita ou implcita, em relao ao software, disquetes ou documentao. Inexistncia de Responsabilidade por Danos Indirectos. Em nenhum caso os fornecedores sero responsveis por quaisquer danos incluindo, sem limite, os que derivam da perda de benefcios, interrupo de negcio, perda de informao comercial ou quaisquer outras perdas pecunirias que se originem como consequncia da utilizao ou da impossibilidade de utilizao deste produto, incluindo no pressuposto que o fornecedor tenha sido informado da possibilidade de que tais danos possam ocorrer. Em qualquer caso, a responsabilidade dos fornecedores em relao a qualquer clausula descrita limita-se quantidade efectivamente paga por si em relao ao software Sistema GPC. Garantia Limitada garantido ao comprador original deste produto de software para computador que durante um perodo de 90 dias, a contar da data de compra, o software funcionar substancialmente de acordo com o especificado no(s) manual(is) que acompanham o produto. Esta garantia limitada ser nula se os defeitos do software forem consequncia de acidente, abuso ou utilizao errada. (Verso 10.01)

SISTEMA GPC GESTO DE POMBOS E CLASSIFICAES

Anda mungkin juga menyukai