Anda di halaman 1dari 6

Marketing Poltico

Conceito: Conjunto de tcnicas e procedimentos que objetivam adequar o candidato (partido, coligao, governo) ao seu eleitorado potencial, persuadindoos sobre suas idias e/ou valores Busca de sintonia entre os anseios dos cidados e a Administrao Pblica
Marketing Poltico Pol

Marketing Eleitoral

Marketing Poltico
Marketing mais do que tticas e jogadinhas. Marketing fundamentalmente estratgia, definida com antecedncia por especialistas que analisam as pesquisas, estudam o quadro poltico, pesam virtudes e defeitos dos adversrios, informam-se sobre as caractersticas do eleitorado e assim por diante. Rubens Figueiredo.

Marketing Poltico
Marketing Comercial = Persuaso para fazer necessrio aquilo que no to necessrio ao comprador. Marketing Poltico = Persuaso para fazer o cliente incorporar idias e programas que, a rigor, no so seus.

Marketing Poltico
ORIGENS DO MARKETING POLTICO Associada ao desenvolvimento da Propaganda. Os Polticos na Grcia Antiga. Propaganda poltica nos regimes totalitrios. Campanha do General Eisenhower EUA ( 1952)
(Acusado de tentar se vender como se vende um sabonete).

Debate Kennedy X Nixon. 1960. Getlio Vargas e o rdio. Juscelino e a campanha de 1955. Eleio Majoritria Brasileira 1982. Eleies Presidenciais do Brasil 1989.

Marketing Poltico
ESTRATGIA INICIAL Consolidar segmento que apia o candidato (direcionar todo o trabalho). Comunicao errada a todos os segmentos (cargo proporcional X majoritrio). Evitar voto pulverizado. Identificar comportamento do eleitor-alvo. Identificar lderes dos segmentos. Levar propostas condizentes com a expectativa do segmento. Consolidar a base (pesquisas para identificar anseios dos segmentos). Buscar segmentos perifricos (efeito espiral). Avaliar e planejar a campanha (o que se tem e o que falta).

Marketing Poltico
OBJETIVO DE UMA CAMPANHA A campanha poltica, do ponto de vista estratgico, pode ter dois objetivos: Conquistar um cargo eletivo ou ocupar um espao poltico. Para a conquista de cargos necessrio pautar a estratgia baseando-se em informaes como nmero de votos necessrios, quais nichos eleitorais o candidato tem, quais nichos podem ser conquistados, de que forma o partido pode participar, quais coligaes sero mais favorveis, etc. No caso da conquista de um espao poltico, basta observar as caractersticas primrias de tal espao e de que maneira se pode atender aos anseios daquela comunidade especfica.

Marketing Poltico
AVALIAO DE CAMPANHA Auto-avaliao do candidato (vida familiar, social e profissional). Questionamentos: Qual o mandato pretendido? Qual a quantidade de votos requerida? Qual potencial de votos em cada segmento? Onde esto esses votos? Quantos votos j esto garantidos? Quantos votos faltam? Qual a margem de segurana para assegurar a eleio? Qual o posicionamentos dos adversrios perante ao eleitorado? Qual a situao do prprio partido e dos demais? Quem seriam os aliados? etc.

Marketing Poltico
ESTRATGIAS BSICAS

No existe uma estratgia formada que possa ser aplicada em todas as campanhas. A estratgia deve nascer das informaes coligidas sobre as necessidades do momento. Naturalmente que algumas aes so indispensveis, como carreatas, caminhadas, comcios, etc, mas elas no podem ser o cerne da campanha. O importante criar fatos polticos quase dirios que salientem o perfil da campanha e do candidato.

Marketing Poltico
COMO ESCOLHER UM TEMA Plataforma o conjunto de idias, crticas, propostas e posies assumidas id cr posi por um candidato. (...) Sua importncia pode ser verificada por meio de trs motivos bsicos: b 1) o principal fator de formao da imagem do candidato (...); forma 2) caracteriza e d personalidade a uma campanha, distinguindo-a das d distinguindodemais; 3) representa o compromisso que o candidato assume com os eleitores. eleitores.
Ronald A. Kuntz Marketing Poltico Manual de Campanha Eleitoral. Pol Eleitoral.

O tema deve traduzir a plataforma e atender as necessidades mais fundamentais para a comunidade: Violncia, emprego, saneamento, etc.

Marketing Poltico
ASPECTOS PRTICOS

Escolher uma estratgia de Marketing adequada estrat Definir segmentos alvo e perifricos de eleitores perif Percepo dos riscos e oportunidades Percep Desenvolver um conceito e uma identidade Evitar situaes, atos e discursos inadequados situa Analisar os concorrentes e perfil poltico pol Ganhar projeo em entidades representativas proje Ganhar confiana do partido confian Definir estratgias de comunicao estrat comunica Preparar um bom plano de ao e um eficiente cronograma a Formar uma ampla base de alianas alian Escolher equipes profissionais de assessores Ter disposio e mtodo de trabalho disposi m

Marketing Poltico
O QU DIZER COMO DIZER

O candidato deve dizer apenas aquilo que se props a dizer. Deve evitar ao Deve mximo ser pautado pela campanha adversria. advers Entrar em polmica apenas quando tem a certeza de que vai ganhar, ou seja, ganhar, quando isso for benfico campanha. ben O discurso deve ser claro, objetivo, acessvel e interessante. acess preciso cuidado com as frases de efeito. Elas podem render excelentes excelentes manchetes de jornais ou trazer danos irreparveis campanha. irrepar

Marketing Poltico
LEGISLAO E PARTIDO Base legal de uma eleio Tm como base a Legislao Eleitoral Brasileira, embora a cada nova eleio sejam publicadas normas especficas pelo TSE. O o responsvel pelo marketing poltico deve ter conhecimento de tais regras. Isso no quer dizer que a campanha prescinda de uma boa assessoria jurdica. Em linha geral, o responsvel deve estar atento aos prazos eleitorais e a regras bsicas, como o quociente eleitoral (Cifra resultante da diviso do nmero de votantes pelo nmero de postos a preencher) e quociente partidrio (Diviso do total de votos alcanados por um partido pelo quociente eleitoral).

Anda mungkin juga menyukai