Anda di halaman 1dari 9

A PESQUISA E O PROFESSOR: DESAFIO ATUAL DA EDUCAO Fernanda Furlan Francielle Rupp do Nascimento1 Resumo No presente estudo aborda-se uma

reflexo sobre o ser professor no contexto atual, enfatizando a compreenso da pesquisa como atitude inerente formao e prtica docente. Com uma proposta da Prtica de Ensino, para o 7 semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitrio Franciscano, iniciou-se um estudo reflexivo e investigativo sobre a compreenso docente quanto importncia da pesquisa no contexto escolar. Dentre o referencial utilizado, destaca-se DEMO e FREIRE, que possibilitaram uma ampla apreenso sobre o assunto. A pesquisa essencial prtica docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador, compromete-se com a elaborao prpria, com o questionamento, com a emancipao poltica, com a formao da cidadania, com a criatividade, com a descoberta e com a redescoberta. S o professor pesquisador tem as condies necessrias para transmitir algo via ensino, pois eles ao questionar, ao se desacomodar, est em constante estado de preparao. imprescindvel que a postura e a prtica do professor sejam repensadas e recriadas, de forma que, ao compreender seu papel poltico diante da educao se assuma como pessoa competente, socialmente e politicamente responsvel, capaz de construir e reconstruir, construir e transmitir. Palavras-Chave: professor, pesquisa, comprometimento. INTRODUO Este estudo se caracteriza como uma proposta de reflexo e auto-reflexo sobre o ser professor no contexto atual. Surgiu como proposta da Prtica de Ensino para o 7 semestre, caracterizando-se como componente curricular do curso de Pedagogia Magistrio dos Anos Iniciais, sendo realizada com 16 professores de Anos Iniciais de uma escola particular de ensino fundamental, localizada na zona norte da cidade de Santa Maria. Nesse sentido, ao considerar a nfase da proposta lanada pelo curso de Pedagogia para a temtica ser professor no contexto atual, um grupo de acadmicas optou por realizar um estudo reflexivo sobre o papel educativo da pesquisa na educao, compreendendo, assim, a pesquisa como tema pertinente formao docente.

Acadmicas do 8 semestre do Curso de Pedagogia Magistrio dos Anos Iniciais, do Centro Universitrio Franciscano.

Atualmente, o fenmeno cientfico assumiu o lugar de inovao como processo, assentando-se no desafio do aprender a aprender. No aprender a aprender, existe o encontro propcio da qualidade formal e poltica, tornando a vida acadmica, ao mesmo tempo educativa e cientfica. A universidade deve ter em especfico, nesse contexto, educar pela cincia. O ambiente educativo universitrio pode ser alimentado de muitas maneiras extrnsecas, como atividades culturais, aes sociais, organizao poltica estudantil, mas deve, principalmente, nutrir-se de sua especificidade intrnseca, que a pesquisa. Nesse sentido, a pesquisa precisa ser compreendida como uma necessidade e como um dos maiores e mais importantes desafios para uma educao de qualidade. Essa relevante questo deve ainda ser considerada como promotora da cidadania e do processo emancipatrio de cada indivduo. Cada indivduo deve ser compreendido como construtor e reconstrutor da sociedade em que vive. Sociedade que, tambm, est sempre em constante transformao, necessitando assim de novas idias, prticas e inovaes que podem ser construdas e reconstrudas por meio da pesquisa. Refletir sobre a teoria que o educador carrega e a prtica que realiza, na construo da prpria concepo e aplicao da pesquisa, ao mesmo tempo, repensar o professor e recri-lo, para que, ao assumir a atitude de pesquisador e compreender a importncia da pesquisa para a educao, deixe de ser um repassador de contedos, para tornar-se um mestre, uma pessoa capacitada e qualificada profissionalmente, em consonncia com a responsabilidade que carrega e com a importncia de sua profisso. RELATOS DA PRTICA A Prtica de Ensino do 7 semestre do Curso de Pedagogia Anos Iniciais, que compreendeu o tema ser professor no contexto atual, comeou a ser viabilizada pelas

acadmicas, primeiramente, em uma reflexo das teorias estudadas na academia. Assim, realizouse tambm uma pesquisa qualitativa que como define Lima (2004, p.33):
Tem o propsito de explicar alguns aspectos da realidade, para assim, ser possvel agir, intervir sobre ela, identificando os problemas, formulando, experimentando, avaliando e aperfeioando alternativas de soluo, em situao real, com a inteno de contribuir para o aperfeioamento continuo dessa realidade.

Como instrumento da pesquisa qualitativa, foi elaborado um questionrio para ser aplicado aos professores dos anos iniciais de uma escola de ensino fundamental. As perguntas elaboradas pelas acadmicas foram baseadas nos estudos, nas discusses em sala de aula e na reflexo realizada, visando a causar nos sujeitos de pesquisa, no caso, os professores de Anos Iniciais, um momento de reflexo e discusso sobre a teoria que carregam e a prtica que realizam no exerccio da docncia. Segundo Libneo (2005, p. 35):
O pedagogo no pode ser nem um puro e simples prtico nem um puro e simples terico. Ele est entre os dois. A ligao deve ser ao mesmo tempo permanente e irredutvel, porque no pode existir um fosso entre a teoria e a prtica.

Partindo da compreenso e anlise da realidade dos professores, parcialmente obtida, em um questionrio aplicado e pela observao, foi ento possvel realizar, de forma metacognitiva, um grupo de estudos na escola, em que se buscou um momento de reflexo junto aos professores da instituio, sobre os desafios que permeiam o ser professor no contexto atual, enfatizando a pesquisa na educao. Demo define que:
A primeira preocupao repensar o professor e na verdade recri-lo. De mero ensinador instrutor no sentido mais barato deve passar a mestre. Para tanto, essencial recuperar a atitude de pesquisa, assumindo-a como conduta estrutural, a comear pelo reconhecimento de que sem ela no h como ser professor em sentido pleno (2002, p. 84).

Para Demo (1998, p. 127), a alma da vida acadmica constituda pela pesquisa, como princpio cientfico e educativo, ou seja, como estratgia de gerao de conhecimento. Assim, deve-se considerar a pesquisa, no meio acadmico, como formadora de futuros professores pesquisadores, pois professor quem, tendo conquistado espao acadmico prprio

atravs da produo, tem condies e bagagem para transmitir via ensino. No se atribui a funo de professor a algum que no basicamente pesquisador (DEMO, 2002, p. 15). O pensamento do autor revela a importncia de que o aluno no meio acadmico ou fora dele, no se constitua apenas como um ouvinte das aulas do professor, pois se assim for, esse aluno, no mximo, ser capaz de instruir-se, mas no chegar aprendizagem, elaborao prpria, emancipao poltica, nem formao de sua prpria cidadania,
dentro desse contexto, o conceito de pesquisa fundamental, porque est na raiz da conscincia critica questionadora, desde a recusa de ser massa de manobra, objeto dos outros, matria de espoliao, at a produo de alternativas com vistas consecuo de sociedade pelo menos mais tolervel. Entra aqui o despertar da curiosidade, da inquietude, do desejo de descoberta e criao, sobretudo atitude poltica emancipatria de construo do sujeito social competente e organizado (DEMO, 2002, p. 82).

As aulas podem permitir uma viso ampla sobre os mais diversos conhecimentos, alm da emancipao poltica e da construo da cidadania pelo educando, porm esse processo precisa se originar de um professor que domine, alm dos contedos, a elaborao prpria e a pesquisa. Assim ressalta Freire (1996, p. 29):
Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, contatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda no conheo e comunicar ou anunciar a novidade.

Para a execuo da referida atividade, comeou-se com uma dinmica de grupo, para que o assunto, a ser tratado com os professores, fosse introduzido. Na dinmica realizada, o grupo de dezesseis professores de Anos Iniciais da escola foi dividido em quatro grupos, para cada grupo, foi oferecida uma folha branca, de ofcio, tamanho A4, com apenas um pequeno e indefinido risco. Em cada uma das quatro folhas, entregue aos quatro grupos, havia um risco diferente. Foi proposto que cada grupo deveria partir daquele risco para a criao de uma figura qualquer, ou seja, com o risco que havia no papel, criar uma paisagem, por exemplo, ou inserir o risco como parte de uma outra figura por eles criada.

O grupo de professores demonstrou disposio e dinamismo ao realizar a atividade sugerida, trabalhando em grupo, no qual todos praticamente participaram no desenvolvimento no desenho, com opinies e elaboraes. Aps a realizao da dinmica, o grupo de acadmicas, divulgou ento, o objetivo da atividade, que era o de fazer uma ilustrao prtica, relacionada atividade docente, em que o professor se deparara com uma dada realidade, no caso, a escola, os alunos, a cultura, a sociedade, entre outros fatores e dela tem que partir, com dinamismo, vontade, idias, criatividade, para intervir e modific-la, fatores esses que esto diretamente relacionados pesquisa. Nesse contexto, Freire (1996) defende que nosso papel poltico no mundo no deve ser o de quem apenas constata o que ocorre, mas tambm o de quem intervm como sujeito de ocorrncias, constatando no apenas para se adaptar, mas para mudar, pois, constatando que nos tornamos capazes de intervir na realidade. Assim, nas prprias palavras de Freire (2000, p.102):
O exerccio de pensar o tempo, de pensar a tcnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o qu das coisas, o para qu, o como, o em favor de qu, de quem, o contra qu, o contra quem so exigncias fundamentais de uma educao democrtica altura dos desafios do nosso tempo.

No momento seguinte, o assunto foi sendo introduzido e discutido pelo grupo de acadmicas e de professores, considerando as questes que eles haviam respondido no questionrio e partindo delas para outras discusses, como outros referenciais tericos e sobre como esses se apresentam na prtica, no cotidiano escolar, bem como, suas experincias profissionais em sala de aula. Freire (2003, p.88), descreve que:
Uma das condies necessrias para que nos tornemos um intelectual que no teme a mudana, a percepo e a aceitao de que no h vida na imobilidade. De que no h progresso na estagnao. De que, se sou, na verdade, social e politicamente responsvel, no posso me acomodar s estruturas injustas da sociedade. No posso, traindo a vida, bendiz-las. Ningum nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos na prtica social de que tomamos parte.

A participao e as exposies orais realizadas pelos professores foram consideradas enriquecedoras, pois houve uma produtiva discusso, em que o grupo de educadores confrontou a

relao teoria e prtica, exemplificou, questionou e repensou a prtica pedaggica em suas possibilidades e compromissos. Nesse sentido, contribui brilhantemente Hoffmann:
No se pode ensinar ao professor o que ele precisa aprender. As aprendizagens significativas so construes prprias do sujeito [...]. Ele pode at sentir a necessidade de mudana, mas se no entender o significado essencial de uma proposta pedaggica numa direo, no saber como constru-la. No basta algum dizer-lhe que deve fazer diferente se ele no pensar diferente sobre o que faz (2002, p. 101)

Para a finalizao do encontro, alm de agradecer-lhes pela participao e envolvimento, o grupo entregou-lhes uma mensagem de Carlos Drumonnd de Andrade, que relaciona, de uma bela maneira, as potencialidades docentes e escolares. Para Marques (1996, p. 71), necessrio:
Reconstruir o entendimento coletivo dos educadores sobre o que para eles educao; sobre a educao que fazem e a educao que querem; sobre o que , hoje, a cincia; qual o paradigma cientfico que d conta de nosso mundo; sobre a natureza epistmica da pedagogia como cincia do coletivo dos educadores; sobre o que seja o mtodo na qualidade de instncia operante, articuladora das prticas com as teorias que as fundamentam e impulsionam.

Na proposta de desenvolver um momento reflexivo, formativo e informativo, buscou-se uma reflexo conjunta sobre as teorias relacionadas pesquisa e como os professores a compreendem e as utilizam na prtica, para construir e reconstruir assim, coletivamente, o ser professor. Formao significa um projeto de ao e de transformao, no mesmo sentido, pensar e redimensionar a prtica pedaggica, de forma consciente, defini-la politicamente (NVOA, 1992). Segundo Demo (1996, p.2), educar pela pesquisa tem como condio essencial primeira que o profissional da educao seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como principio cientfico e educativo e a tenha como atitude cotidiana. Assim, a pesquisa precisa ser contemplada como definio inerente prtica pedaggica, consistindo-se num compromisso intrnseco ao ofcio de mestre2, j que se entende que o
2

Referncia terminologia utilizada por Arroyo, Miguel. Ofcio de Mestre: Imagens e Auto-imagens. Petrpolis: Vozes, 2000.

professor que no constri conhecimento, como atitude cotidiana, nunca foi. Quem pesquisa, teria o que transmitir. Quem no pesquisa, sequer para transmitir serve, pois no vai alm da cpia da cpia (DEMO, 1994, p.34). CONSIDERAES FINAIS Os resultados atingidos, por meio da realizao das atividades da Prtica de Ensino, superaram as expectativas do grupo de acadmicas, considerando o envolvimento, a participao e o posicionamento crtico-reflexivo dos professores diante da proposta lanada pelo grupo de acadmicas, de refletir e compreender os atuais desafios da Educao, pensando juntas em propostas e idias para um melhor aproveitamento da teoria para a prtica do docente. Considerando as teorias direcionadas rea de Educao, foi tambm possvel e construtiva a troca de experincias, a discusso sobre as teorias, sobre as prticas docentes e sobre o como relacionar de maneira satisfatria a teoria e a prtica, na busca de uma melhor construo, enquanto educadores, visando ao aprimoramento do ato de educar, aprender, pesquisar e construir.

Dessa maneira, a pesquisa deve ser assumida como uma atitude processual cotidiana, inerente a toda prtica que deseja de fato modernizar-se e aperfeioar-se, pois quem assume atitude de pesquisa est em constante estado de preparao. O propsito de investigao e pesquisa, para o profissional educador, como outros profissionais, ainda uma prtica pouco desenvolvida, porm percebe-se, nesta reflexo sobre a pesquisa, a grande relevncia para a produo de mudanas na prtica educativa, redimensionando-a complexamente, na busca de tornar o profissional pessoa competente, socialmente e politicamente responsvel, que busca e constri, constri e transmite. fundamental, tambm, que o professor tenha conscincia de seu importante papel poltico de atuao social, buscando, assim, construir propostas educativas e emancipatrias,

sendo um bom exemplo de pesquisador para seus alunos, questionar e dialogar com a realidade, para despertar atores polticos , capazes de criar solues. A educao, no seu sentido mais amplo, deve ser compreendida como uma leitura crtica da realidade, pois o professor de verdade, motiva o aluno a dominar a escrita, a leitura e outros conhecimentos, como instrumentao formal e poltica do processo de formao do sujeito social emancipado. No apenas para ler, escrever, calcular e decorar, mas dominar as tcnicas fundamentais para poder ocupar espao prprio na sociedade, onde a pesquisa torna-se fundamental. O professor atual, deve tambm comprometer-se com a criatividade, construir alternativas para um dilogo produtivo com a realidade, ter elaborao prpria e, ao mesmo tempo, motivar a elaborao por parte dos alunos, ou seja, a pesquisa, discutir assuntos que permitam o desafio de encontrar e produzir solues, para estabelecer contatos com a realidade, com uma didtica que motive o esprito questionador das crianas. igualmente importante que o professor pesquisador oportunize situaes prticas aos seus alunos, em que eles possam experimentar a teoria, construir e reconstruir hipteses, praticar experincias com a teoria e analisar, quando e como ela funciona no cotidiano, ou seja, que o aluno, ao experimentar, discutir e analisar a teoria, possa de fato, ressignific-la para sua vida. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DEMO, Pedro. Pesquisa e Construo do conhecimento. Rio de Janeiro: Templo Brasileiro, 1994. ______. Educar pela Pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996. ______. Desafios Modernos da Educao. Petrpolis: Vozes, 1998. ______. Pesquisa: Princpio cientfico e educativo. 9 ed. So Paulo: Cortez, 2002. ______. TAILLE, Yves de La; HOFFMANN, Jussara. Grandes pensadores em Educao: O desafio da aprendizagem, da formao moral e da avaliao. 2 ed. Porto Alegre: Mediao, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 26 ed. So Paulo: Paz e Terra,1996. ______. Pedagogia da Indignao: Cartas pedaggicas e outros escritos. So Paulo: UNESP, 2000. ______. Poltica e Educao. 7 ed. So Paulo: Cortez, 2003. LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para qu? 8 ed. So Paulo: Cortez, 2005. LIMA, Manolita Correia. Monografia: Engenharia da Produo acadmica. So Paulo: Saraiva, 2004. MARQUES, Mrio Osrio. Educao, interlocuo, aprendizagem e Reconstruo de saberes. Iju: Uniju, 1996. NVOA, Antnio (org.). Os professores e a sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

Anda mungkin juga menyukai