Anda di halaman 1dari 43

Afonso Eduardo Reidy (1909 - 1964)

Formado na Escola Nacional de Belas-Artes em 1930, fez parte da gerao que teve papel decisivo na renovao da arquitetura brasileira, ao lado de Lcio Costa e Oscar Niemeyer. Trabalhou com Alfredo Agache no Plano Urbanstico do Rio de Janeiro e posteriormente como arquiteto municipal na Prefeitura do Distrito Federal, Alguns Projetos Importantes: Albergue da Boa Vontade, projeto de vanguarda de 1931, a primeira obra modernista do Rio; Aterro do Flamengo Flamengo, Museu de Arte Moderna Conjunto Residencial de Pedregulho Participou da equipe dos Cinco que projetaram o Ministrio de Educao, ao lado de Niemeyer, Lucio Costa, Carlos Leo, entre outros.

Afonso Eduardo Reidy Museu de Arte Moderna (Rio:1954 - 1967)

Em 1953, Affonso Reidy elaborou o projeto de sede definitiva do Museu de Arte Moderna, em terreno beira-mar, no incio do que viria a ser o Aterro do Flamengo. Em 1958, o "bloco-escola" estava construdo, abrigando a administrao do museu. O pavilho de exposio, no entanto, s ficou pronto em 1968. O teatro, previsto no projeto original, permanece no papel at os dias atuais.

Afonso Eduardo Reidy Museu de Arte Moderna (Rio:1954 - 1967)


De beleza irretorquvel, o partido - usual nos museus modernistas e, no caso da instituio carioca, plenamente pela beleza de seu stio no propicia, por vezes, o recolhimento desejvel para a fruio das exposies. O salo monumental, com altura de oito metros, uma das poucas reas fechadas, embora fechadas contenha, em uma de suas extremidades, uma enorme faixa vertical de vidro que "enquadra" o perfil do Po de Acar.

Afonso Eduardo Reidy Museu de Arte Moderna (Rio:1954 - 1967)


A concepo do espao monumental, criando um espetculo de celebrao da prpria arquitetura, da natureza e da arte. As obras no so confinadas em ambientes fechados: quase toda a extenso das salas de exposio exibe panos d vidro, trazendo a natureza partcipe para o de id d i espetculo visual oferecido ao visitante.

Afonso Eduardo Reidy Museu de Arte Moderna (Rio:1954 - 1967)

Afonso Eduardo Reidy Museu de Arte Moderna (Rio:1954 - 1967)

O partido estrutural liberou o trreo de construo e apoios, e permitiu a continuidade dos jardins at o mar. Al luz natural era considerada daninha apenas t l id d d i h para trabalhos em papel e tecido. Um belo ptio interno separa o bloco de exposies do de administrao. Ponto alto o paisagismo de Roberto Burle Marx: gua gua, papiros egpcios e seixos rolados criam uma atmosfera de contemplao e descanso. Os servios e instalaes auxiliares foram colocados em parte do trreo e no subsolo do corpo mais baixo da construo.

Afonso Eduardo Reidy Museu de Arte Moderna (Rio:1954 - 1967)

O projeto de Reidy foi totalmente orientado para o dilogo com a paisagem das montanhas, da baa de Guanabara e do Parque do Flamengo: a composio horizontal predominantemente em linhas estveis estabelece um dilogo frtil com o movimentado perfil das montanhas. Uma rampa conduz o visitante ao terrao-jardim que d acesso ao restaurante com fachada em vidro. Um dos mais atraentes espaos do Rio, essa plataforma propicia um dilogo de valorizao recproca entre a arquitetura e a extasiante paisagem.

Afonso Eduardo Reidy Museu de Arte Moderna (Rio:1954 - 1967)

Em 1978, o Museu de Arte Moderna foi vtima de lamentvel incndio que destruiu a quase totalidade de seu acervo e comprometeu boa parcela de sua arquitetura. arquitetura Reaberto em 1982, sofreu algumas mudanas no sistema de ar condicionado que interferiram, desfavoravelmente, na bela e sbria arquitetura interna. Em 1999, b E 1999 obras de conservao d restauraram, convenientemente, a maior parte de seus espaos. Muitos prdios modernistas sofreram com a ao do tempo: embora belos e interessantes, o estilo torna-os excessivamente datados e quase obsoletos. obsoletos Esse no , contudo, o caso do MAM de Reidy. A sua arquitetura permanece com o frescor e interesse do momento no qual foi projetado.

Afonso Eduardo Reidy Parque do Flamengo (Rio:1953 - 1962)


O Aterro do Flamengo foi o espelho carioca do plano para a nova capital. Representou a vitria total do pensamento urbanista moderno ortodoxo, com a abolio da ruacorredor e a feitura de um parque com monumentos no meio de enormes espaos t i d verdes, destacando-se um grande museu dedicado arte moderna. Para sua realizao, formou-se um grupo de trabalho chefiado por Affonso Reidy e composto pelos arquitetos Jorge Machado Moreira e Hlio Mamede; e pelo paisagista Roberto Burle Marx. Duas preocupaes nortearam o projeto do aterro: dotar o Rio de Janeiro de um grande parque recreativo e criar faixas expressas para melhorar a circulao entre os bairros da zona sul e o centro da cidade. O paisagismo de Burle Marx fornece ao pedestre isolamento da cidade e as condies de "desligamento" do cotidiano necessrias recreao. Uma praia com extenso de areia de quase mil metros e um ancoradouro para pequenas embarcaes foram criados. Quadras para "peladas", basquetebol, voleibol, aeromodelismo e tanque para modelismo naval completam os atrativos esportivos.

Afonso Eduardo Reidy Conjunto Residencial Pedregulho (Rio:1947 - 1952)

Afonso Eduardo Reidy Conjunto Residencial Pedregulho (Rio:1947 - 1952)


1 reservatrio d'gua d gua 2 bloco de apartamentos A 3 bloco de apartamentos B1 4 bloco de apartamentos B2 b o o d apa a o 5 bloco de apartamentos C 6 escola primria 7 ginsio 8 vestirios 9 piscina 10 campo de basquete 11 pequeno lago 12 playground 13 centro de sade 14 lavanderia 15 mercado 16 creche 17 escola maternal 18 jardim de infncia 19 passagem subterrnea de pedestres 20 galpes preexistentes

Afonso Eduardo Reidy Conjunto Residencial Pedregulho (Rio:1947 - 1952)

Localizado em So Cristvo, bairro no muito afastado do centro da cidade, o conjunto do Pedregulho foi concebido para abrigar funcionrios da prefeitura carioca de baixo poder aquisitivo. Pretendia-se fornecerlhes no apenas moradia mas servios e elementos que pudessem contribuir a uma reeducao de seus hbitos e costumes costumes. A prefeitura deduzia de seus salrios uma taxa mensal, bem mais baixa do que aquela de mercado, correspondente ao aluguel, direito semanal aos servios da lavanderia, utilizao das escolas por seus filhos e uso das instalaes esportivas.

Afonso Eduardo Reidy Conjunto Residencial Pedregulho (Rio:1947 - 1952)


O conjunto do Pedregulho deu obra de Afonso Reidy uma grande visibilidade nacional e internacional. Max Bill, em sua visita ao Brasil em 1951, para a Bienal de Arquitetura, a considerou a obra brasileira de maior interesse, pois conjugava sofisticada plstica e objetivos i j fi ti d l ti bj ti sociais. Afonso Reidy atuou nesse projeto em estreita ligao com a engenheira Carmen Portinho. Projetaram trs blocos de residncia uma residncia, escola, lavanderia e mercado, centro de sade, ginsio e piscina. Vislumbraram a ocasio de realizar o ideal tico inicial do modernismo de revolucionar a arquitetura, concomitantemente mudana d hb d de hbito dos mais pobres. d b

Afonso Eduardo Reidy Conjunto Residencial Pedregulho (Rio:1947 - 1952)


Afonso Reidy escolheu utilizar prismas retangulares Af R id lh tili i t l para os prdios residenciais, trapezoidais para os de servios e abbadas para o ginsio e piscina. Destinava-se o conjunto a abrigar quatrocentos e setenta e oito famlias em apartamentos de tamanho varivel entre o conjugado e aqueles duplex com quatro quartos.

Afonso Eduardo Reidy Teatro em Marechal Hermes

MMM Roberto Edifcio da ABI (Rio:1947 - 1952)


Apesar de o escritrio mudar de nome diversas vezes - foi Marcelo Roberto (de 1930 a 1934), depois MM Roberto (1934/1943), MMM Roberto (1943/1968) e, por fim, M Roberto - ele existe h mais de 70 anos sob a direo da mesma famlia. Op primeiro arquiteto foi Marcelo (1908-1964), graduado em 1930 o a qu o o o ( 08 6 ), g aduado 30 pela Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Antes de se formar, ele trabalhou como chargista com o pseudnimo Marcelo Roberto - uma homenagem ao pai, Roberto Otto Baptista, que morreu de gripe espanhola. Ao se tornar arquiteto, um amigo sugeriu que abrisse um escritrio com o nome pelo qual j era conhecido. Como era arrimo de famlia, Marcelo no teve dvida: foi ao cartrio e alterou o sobrenome da famlia - a partir da, os Baptista se tornaram Roberto. Em 1934, recm-formado, o irmo Milton (1914-1953) se juntou recm formado, (1914 1953) ao escritrio. O talento deles no demorou a aflorar: em 1935, conseguiram um grande feito ao vencer o concurso para a sede da Associao Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro. Os jovens (Marcelo tinha 28 anos e Milton, 22) foram responsveis, responsveis do ponto de vista cronolgico, pela primeira cronolgico grande obra da arquitetura moderna no Brasil. O desenho do prdio alguns meses anterior criao do Ministrio da Educao e Sade, cujo projeto foi liderado por Lucio Costa. E a concluso da ABI, em 1938, muito anterior do ministrio. No prdio da ABI, caracterizado pelo volume austero, esto presentes - ainda que de forma parcial - aspectos corbusierianos como a planta livre, brises fixos e pilotis. Ou seja, os Roberto so pioneiros na realizao da arquitetura racionalista no Brasil.

MMM Roberto Edifcio da ABI (Rio:1947 - 1952)

Este prdio foi a primeira realizao de grandes propores da arquitetura moderna no Brasil. Os arquitetos, escolhidos por concurso em 1936, desenvolveram o projeto original praticamente sem alteraes. A nica mudana importante foi a substituio dos brise-soleil, , originalmente previstos para serem construdos em duralumnio, por placas de concreto armado com aplicao de cimento branco. O excelente acabamento do prdio, projetado para ter uma grande durabilidade, contrasta com o padro inferior de muitos outros, em funo da natureza especulativa desses empreendimentos. O sistema de proteo contra o excesso de insolao consiste em faixas de brisesoleil verticais, cobrindo as duas fachadas, e separadas das paredes exteriores das salas (feitas com portas de vidro com ventilao na parte superior) por um corredor que assegura uma ventilao auxiliar e atua como zona de disperso de calor.

MMM Roberto Edifcio da ABI (Rio:1947 - 1952)

Com exceo do espao destinado s lojas, no trreo, e dos quatro andares a serem alugados (do p p j , , q g ( primeiro ao quarto), o prdio ocupado pela Associao Brasileira de Imprensa (ABI). esquerda h uma entrada de carros coberta, que leva a um ptio interno, destinado ao estacionamento de carros, comum a todos os prdios desta quadra, de acordo com projeto municipal de zoneamento da rea do Castelo.

MMM Roberto Edifcio da ABI (Rio:1947 - 1952)

O prdio dispe de: um andar para escritrios, com uma pequena sala de conferncias, um andar para a biblioteca, outro para as salas de estar e de recreao e outro para um grande auditrio e uma galeria de arte.

MMM Roberto Edifcio da ABI (Rio:1947 - 1952)

As duas fachadas so revestidas com mrmore travertino argentino; os pilotis e as paredes do prtico, com granito brasileiro. As paredes externas do poo do elevador so revestidas, no trreo, com lminas de alumnio, e nos demais andares com aplicao de madeira compensada, tambm empregadas nos corredores e peas adjacentes. Na cobertura, um restaurante e um jardim p j , j projetado por Burle Marx.

MMM Roberto Instituto de Resseguros do Brasil (Rio:1941)

MMM Roberto Aeroporto Santos Dumont (Rio:1944)

MMM Roberto Aeroporto Santos Dumont (Rio:1944)

Em E 1937 foi organizado um concurso para escolha do projeto do novo Aeroporto. Os irmos Marcelo e f i i d lh d j t d A t O i M l Milton foram os ganhadores, havendo a obra comeado em 1938, sofrido uma interrupo, e s terminado em 1944. Os arquitetos souberam tirar partido da excelente localizao beira da baa de Guanabara. Usando os princpios fundamentais da arquitetura moderna para melhor ,aproveitar a paisagem. aproveitar paisagem O trreo funciona como uma espcie de praa coberta que integra os jardins de Burle Marx, articulando a cidade, o mar e os avies. Os longos pilares fornecem-lhe ritmo e permitem que o usurio tenha alguns limites visuais, ao mesmo tempo que os seus olhos passeiam por todos os espaos do prdio prdio. Os Roberto conseguiram aqui concomitante sensao de amplido e aconchego. Hitchcock jr., em seu livro Latin-American Architecture since 1945 refere-se a ele como sendo, provavelmente, o mais belo aeroporto do mundo.

MMM Roberto Aeroporto Santos Dumont (Rio:1944)

O aeroporto foi p j p projetado de um modo ldico, com os avies e a p , paisagem como espetculo. g p Localizado em pleno centro carioca, o aeroporto tornou-se pequeno para as atuais exigncias de segurana e escala das aeronaves contemporneas. Uma reforma nos anos 70 descaracterizou a sua arquitetura, sobretudo no que toca ao tratamento de suas fachadas. Em 1998 foi severamente danificado por um incndio, havendo sido recuperado, infelizmente sem retomar a sua feio original. A sua concepo e estrutura so, entretanto, to fones que subsistem, ainda, fazendo com que merea uma visita.

MMM Roberto Aeroporto Santos Dumont (Rio:1944)

O bloco abriga: no trreo, uma grande sala de espera. com amplas instalaes para o movimento de chegada e sada de passageiros,balces para as companhias areas, bares, cafs, barbearia, lojas de souvenirs e outras: no mezanino, esto os escritrios das companhias de aviao e um grande restaurante; nos dois andares superiores. os escritrios da administrao do aeroporto e de diversos departamentos do Ministrio da Aeronutica relacionados ao transporte areo. No subsolo h uma grande garagem.

MMM Roberto Aeroporto Santos Dumont (Rio:1944)

O bloco de trs pavimentos possui 200 metros de comprimento por 25 metros de profundidade. A estrutura em concreto armado e a utilizao do conceito de planta e fachadas livres enseja a abertura para permitir a aerao e a utilizao de grandes panos de vidro na fachada leste que d para a pista, para fornecer segurana sem perder a deslumbrante vista e a iluminao. Este um dos prdios pblicos nos quais est melhor resolvida, de modo natural, a questo de luz e temperatura A fachada oeste tem a proteo de brise-soleils fixos em concreto, que temperatura. concreto atravs do jogo de luz e sombra, fornecem o ritmo de sua composio. Elegante escada helicoidal conduz ao segundo pavimento, no qual se encontram o restaurante e o terraojardim, ambos com vista para a pista e para a baa de Guanabara.

Vilanova Artigas FAU - USP (So Paulo:1961)

Nascido em junho de 1915, o curitibano Joo asc do e ju o 9 5, cu ba o oo Batista Vilanova Artigas, responsvel pelas primeiras manifestaes modernistas na arquitetura de Curitiba. Graduou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politcnica da USP, Artigas, muito embora tenha USP Artigas atuado principalmente em So Paulo, deixou significativas obras na capital, e mesmo no interior paranaense. dele a antiga estao rodoviria de Londrina, hoje transformada em Museu de Arte. Suas primeiras obras em Curitiba datam dos anos de 1940 quando sua arquitetura era fortemente influenciada pelos projetos de Frank Lloyd Wright. Mais tarde, Artigas assumiu a influncia de Le Corbusier, marcadamente Corbusier reconhecida na residncia de Joo Luiz Bettega, na Rua da Paz, hoje denominada Casa Vilanova Artigas. "Admiro os poetas. O que eles dizem com duas palavras a gente l di d l t tem que exprimir com milhares de tijolos."

Vilanova Artigas FAU - USP (So Paulo:1961)

Vilanova Artigas FAU - USP (So Paulo:1961)

Vilanova Artigas Casa em Campo Grande (Campo Grande - MS)

Rino Levi Instituto Superior Sedes Sapientiae (1940)

Rino Levi Instituto Superior Sedes Sapientiae (1940)

Rino Levi Banco Sulamericano do Brasil (1960-63)

Rino Levi Banco Sulamericano do Brasil (1960-63)

Lina Bo Bardi Sesc Pompia (1982)


Lina estuda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a dcada de 1930 mas muda-se para Milo, onde trabalha para Gi Ponti, editor da revista Domus. Ganha certa notoriedade e estabelece escritrio prprio, mas durante a II Guerra Mundial enfrenta um perodo de poucos servios, chegando a ter o escritrio bombardeado. h d t it i b b d d Conhece o escritor e arquiteto Bruno Zevi, com quem funda a revista semanal A cultura della vita. Neste perodo Lina ingressa no Partido Comunista Italiano e participa da resistncia ocupao alem. Casa-se com o jornalista Pietro Maria Bardi em 1946 e neste ano, em parte devido aos traumas da guerra e sensao de destruio, parte para o Brasil, pas que acolher como lar e onde passar o resto da vida (em 1951 naturaliza-se brasileira). naturaliza se

Lina Bo Bardi Sesc Pompia (1982)


- Restaurao de uma antiga fbrica (1982) - Complexo cultural e desportivo de uso da populao para shows, eventos, exposies, e desfiles. - Arquitetura moderna com amplos espaos, materiais aparentes e mobilirios desenhados por Lina Bo Bardi.

Lina Bo Bardi Restaurao do Pelourinho (Salvador anos 80)

- Ladeira da Misericrdia, projeto piloto expandido por todo Pelourinho. - Os casares deteriorados foram restaurados como habitao para populao de baixa renda com comrcio no trreo.

Lina Bo Bardi Museu de Arte de So Paulo (S. Paulo 1958)

Joo Filgueiras Lima Hospital Sarah Kubistcheck (Braslia 1980)

Foi o hospital que deu origem criao da Rede Sarah. Nele foram introduzidas pela primeira vez as tcnicas de p grande mobilidade do p paciente. terapia baseadas na g O projeto foi iniciado em 1975 e a obra concluda em 1980. Os jardins de ambientao integrados s reas de internao e tratamento foram quase sempre implantados em terraos nas coberturas dos respectivos pavimentos inferiores. No bloco de internao esses terraos se desenvolvem ao longo das fachadas com p direito duplo. A obra foi projetada em premoldados de concreto. A maior parte da estrutura foi fundida no local, mantendo-se b f i j t d ld d d t i t d t t f i f did l l t d entretanto a disciplina e o rigor do desenho decorrentes da concepo prefabricada. No bloco de internao o vigamento principal do tipo vierendel se apoia na torres de concreto da circulao vertical e vence vos de 20m com balanos de 10m.

Joo Filgueiras Lima Hospital Sarah Kubistcheck (Braslia 1980)

Hospital Sarah em Braslia, sala de reabilitao

Joo Filgueiras Lima Hospital Sarah Kubistcheck (Rio de Janeiro)

Com o uso de componentes industrializados, as obras dos quatro edifcios do Sarah-Rio foram concludas em apenas seis meses meses. Todos os componentes foram fabricados em Salvador e transportados para o Rio: os estruturais em ao, os de argamassa armada, armada marcenaria ou de plsticos. plsticos Uma pintura eletrosttica, base de epxi e poliuretano, foi aplicada em peas metlicas, de aglomerado ou plstico. Os ambientes integram-se a terraos ajardinados, onde os pacientes tomam banho de sol. Para garantir a incidncia controlada do sol importante fator de combate s infeces -, os espaos so protegidos por coberturas onduladas, com sheds. O projeto procurou dotar o edifcio de ventilao natural, comprovadamente eficiente no combate a infeces hospitalares, hospitalares evitando ambientes hermticos.

Joo Filgueiras Lima Argamassa Armada

A argamassa armada pode ser definida como um micro concreto armado, resultante da associao de argamassa (cimento/areia/gua), com uma armadura de ao constituda por fios de pequeno dimetro e pouco espaados entre si (telas soldada). Pode-se dizer que um material intermedirio entre o ferrocimento do d f d engenheiro italiano Pier Luigi Nervi e o concreto armado, levando vantagem sobre este no que se refere elasticidade, deformao de alongamento e fissurao. Por sua grande versatilidade e pequena espessura d tilid d das suas peas, pode adaptar-se a infinitas formas.

Banco com encosto, em argamassa armada, 1985

Anda mungkin juga menyukai