Anda di halaman 1dari 3

Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns Faculdade de Cincias Exatas de Garanhuns Disciplina: Geologia Professora: Krystal Notaro

ESTUDO DIRIGIDO

1) O vulcanismo um dos processos da dinmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros histricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcnicas trazem novos materiais para locais prximos superfcie terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo. a) um dos poucos processos de liberao de energia interna que continuar ocorrendo indefinidamente na histria evolutiva da Terra. b) um fenmeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente. c) traz para a atmosfera materiais nos estados lquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra. d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a presso interna, permitindo a ascenso de novos materiais e mudanas em seus estados fsicos. e) o processo responsvel pelo movimento das placas tectnicas, causando seu rompimento e o lanamento de materiais fluidos. 2) A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectnica de Placas so os dois modelos tericos das geocincias que, no sculo XX, causaram uma revoluo dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geolgicos internos. Sobre esses assuntos, o que correto afirmar? ( ) A hiptese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo gegrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do "Caos Continental", estruturada por Ratzel. ( ) A hiptese da Deriva dos Continentes prope que o posicionamento relativo das massas continentais mudou de forma consideravelmente ao longo do tempo geolgico. ( ) A teoria da Tectnica de Placas fornece uma explicao geomtrica e cinemtica de como a expanso do fundo ocenico e a deriva das placas litosfricas ocorrem numa superfcie aproximadamente esfrica. 3) Diferencie mineral, minrio, cristal e mineralode. 6) Aborde sobre as diferenas dos termos abaixo, com citaes de exemplos. a) Dureza e Trao b) Fratura e Clivagem 7) Conforme a composio qumica dos minerais abaixo, classifique-os quanto suas classes qumicas: a) Pirita (Fe2S)

b) Halita (NaCl) c) Dolomita (CaMgCO3) d) Piroxnio [(Mg,Fe)2 Si2O6] 8) Comente sobre a importncia de se entender as propriedades fsicas dos minerais, destacando as propriedades relativas cor e a dureza e demonstrando o conhecimento sobre seus conceitos. 9) Diferencie estrutura cristalina e hbito cristalino. 10) O que so minerais petrogrficos? 11) Qual o elemento qumico responsvel pela diferena da cor entre as miscas, muscovita e biotita? Muscovita (mica branca) --- KAl2 (ALS3O10) (OH)2 Biotita (mica preta) -------- K(Mg,Fe)3(ALS3O10) (OH)2 12) Relacione a primeira coluna com a segunda. (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) ( ( ( ( ( ( ( Elementos nativos Sulfetos Hidrxidos xidos Carbonatos Fosfatos Silicatos

) Possuem Si e O em sua conformao qumica. ) Elementos metlicos combinados com o oxignio. ) Minerais onde os elementos qumicos ocorrem de forma no combinada. ) Possuem CO3. ) Combinao de elementos metlicos com o enxofre. ) So aqueles que contm H2O ou OH em sua estrutura qumica. ) PO4.

13) O que geologia e qual seu objetivo? 14) Os terremotos so provocados pelo movimento das placas tectnicas, esse movimento provoca atrito entre as placas continentais gerando energia que se propaga no meio na forma de ondas. Essas ondas so captadas pelo sismgrafo e podem ser sentidas a quilmetros do centro de origem. Quais so os tipos de ondas ssmicas e como elas se propagam? 15) Os processos geolgicos so aes que promovem modificaes na crosta terrestre, seja na forma, estrutra ou composio. No que se refere aos processos geolgicos endgenos, onde eles acontecem? De onde vem a energia necessria? E quais so os principais?

16) Os processos geolgicos exgenos acontecem na crosta terrestre. Quais so os principais agentes desses processos? 17) O que cristalografia? 18) A que fatores est condicionado a origem dos minerais? 19) O que gradiente geotrmico e como acontece o transporte desse calor para o interior da terra? 20) Existem trs tipos de limites entre as placas tectnicas, quais so eles?

Anda mungkin juga menyukai