Anda di halaman 1dari 11

Virtualizao

Introduo

Definio Em uma definio livre, virtualizar quer dizer executar vrios sistemas operacionais em um nico equipamento, ou seja, permite rodar paralelamente, em um mesmo servidor, diversos ambientes operacionais independentes.

Virtualizao de Servidores Na prtica, isso significa reduo de custos, j que todas as informaes estariam rodando em um s servidor com grande capacidade de processamento, memria e outro servidor de backup, com as mesmas caractersticas tcnicas. Em caso de problemas, basta copiar o arquivo no qual reside todo o sistema virtualizado para outro sistema (backup). Assim, eliminando hardware economiza-se energia eltrica, principal foco das grandes companhias de TI do mundo, que esperam reduzir esses custos principalmente no consumo de energia. Outra vantagem da virtualizao o ganho de espao fsico, alm de menos custo com ar condicionado, facilidade de gerenciamento, segurana e maior durabilidade, devida facilidade de se aplicar polticas de disastrer recovery (do ingls, recuperao de catstrofe). A virtualizaao hoje o exemplo da consolidao, no qual um servidor host pode rodar diferentes sistemas operacionais como Linux, Windows, HP-UX etc, todos executando diferentes aplicaes.

Virtualizao de Desktop

Fonte: Microsoft.com GuiadoHardware Info Wikipdia

Introduo
Nos ltimos anos, com a evoluo da informtica, o poder de processamento dos computadores aumentou drasticamente. Entretanto, existem casos em que todo esse processamento no est sendo utilizado pelas mquinas, fazendo com que exista uma subutilizao dos recursos computacionais. Preocupados em procurar solues que visam diminuio dessa ociosidade de processamento, os administradores de redes tem utilizado a tcnica da virtualizao. O uso da virtualizao representa a iluso de vrias mquinas virtuais (VMs) independentes, cada uma rodando uma instncia de um sistema operacional virtualizado (SMITH; NAIR, 2005). Esta tcnica no nova, iniciou-se pela IBM nos mainframes na dcada de 60, mas seu uso foi difundido nos anos 80, tendo em vista a resoluo de problemas a um custo relativamente baixo. O sucesso da virtualizao baseou-se em alguns princpios. Primeiramente, a camada de virtualizao, deve isolar uma mquina virtual da outra de modo que no haja interferncia entre elas. No aceitvel que o funcionamento de uma mquina virtual afete o desempenho de outra mquina virtual (GARFINKEL et al., 2003). Segundo, necessrio suportar uma variedade diferente de sistemas operacionais para acomodar os diferentes aplicativos populares existentes. Terceiro, o overhead introduzido pela camada de virtualizao deve ser pequeno (GARFINKEL et al., 2003). Atualmente, os sistemas virtualizados esto com seu espao em ascenso devido ao fato de resolverem alguns pontos que hoje so crticos em diversas empresas como pode ser exemplificado: incompatibilidade entre hardware e software no que diz respeito a suas modificaes com o decorrer do tempo; subutilizao dos recursos computacionais pelos programas, ou seja, os programas legados no conseguem explorar a totalidade da capacidade dos hardwares atuais; dentro outros. Virtualizao a palavra que faz brilhar os olhos dos executivos de TI de grandes empresas. Ela lidera o ranking das tecnologias, divulgado pelo Garther Consunlting.

Justificativa de uso

A administrao dos desktops em qualquer organizao sempre foi um desafio. Sempre preocupados em procurar meios para melhorar os processos, reduzir custos, aumentar desempenho e simplificar o gerenciamento os administradores de redes vem procurando novas solues para atender esses problemas. Essa complexidade de gerenciamento deve-se ao aumento dos nmeros de usurios - inclusive remotos e moveis - e as atividades de gerenciamento associadas, envolvendo manuteno, reparos e upgrades de computadores, bem como cada vez mais ameaas segurana. O gerenciamento de reas de trabalho est passando por uma transformao necessria em direo a virtualizao. A virtualizao de desktops (VDI) est sendo uma soluo que proporciona uma capacidade de gerenciamento e controle de nvel corporativo com uma experincia familiar ao usurio. A virtualizao de desktops segue os mesmos princpios bsicos das virtualizao de servidores - que permitem executar mltiplos sistemas operacionais em uma nica mquina (PC). Mas h diferenas bastante significativas, j que cada usurio conta com seu prprio sistema operacional, como se fizesse uso de uma estao de trabalho convencional. (FILADORO, ADRIANO, 2007). O VDI permite que as aplicaes dos rodem em mquinas virtuais isoladas e ao mesmo tempo compartilhem recursos de hardware como CPU, memria, disco e rede. Cada usurio roda sua aplicao em seu prprio sistema operacional reduzindo as chances de que outro usurio possa interferir na sua execuo. A tecnologia de virtualizao de desktops separa o hardware do software e o hypervisor encapsula a aplicao e o sistema operacional em uma mquina virtual que roda em um servidor. A figura 1 abaixo representa o que a virtualizao de desktops.

Figura 1: Representao da Virtualizao de Desktop O VDI de fato um avano em relao a solues de Terminal Server principalmente no aspecto referente isolao do usurio final e independncia de desempenho. Porm usurios que utilizam aplicaes grficas intensivas ou aplicaes com requisitos de streaming de vide e udio tm boas chances de no utilizar o VDI.

A idia de utilizao de VDI para terminais em que existe uma grande ociosidade de processamento, fazendo com que no tenha o total aproveitamento dos recursos computacionais. Hoje o principal fator para o encarecimento dos desktops o operacional (manuteno, atualizaes, suporte). Com isso o retorno do investimento (ROI) calculo que quantifica os custos e os benefcios esperados de um projeto especfico em um prazo determinado - pode ter seu prazo estendido. Abaixo veremos algumas ferramentas de uso da virtualizao.

Ferramentas
Atualmente as ferramentas para esse tipo de trabalho so inmeras,dentre elas as mais comuns so para a virtualizao de desktops, podemos citar as mais conhecidas como o Microsoft Virtual PC, programa gratuito e de fcil uso, outro programa de uso extremamente fcil e gratuito o Virtual Box, com sua licena GNU. Existe tambm o VMware, que usa o conceito da virtualizao completa, uma caracterstica do VMware que ele tenta sempre que possvel converter os comandos usados pelo sistema dentro da VM em comandos que o Host entenda e execute diretamente, ou seja, se dentro de uma VM o Windows tenta executar algum arquivo de som, o VMware captura esses dados e o executa na placa de som do micro hospedeiro, como se fosse um programa qualquer. As empresas vm utilizando no somente uma ferramenta de virtualizao, mas vrias para solucionar at problemas idnticos. Isso se deve ao fato das caractersticas de cada ferramenta, como modo de trabalho com o hardware, arquivos. Segundo pesquisas da levantamento feito pela revista EMA, o uso do VMware est em 80% dos casos de virtualizao.

VMware
O VMware hoje o software de virtualizao para a plataforma x86 mais conhecido, com uma implementao completa de interface ao sistema convidado, o VMware til em diversas aplicaes como: y y y y y Ambientes de desenvolvimento Ambientes de suporte Migrao e Consolidao Simulao de Instalaes de Rede Balanceamento de Carga

A forma de trabalho do VMware no complexa, ele utiliza uma tcnica batizada de "reescrita binria", que examina as instrues antes de serem executadas.

utilizado uma abordagem hibrida para implementar a interface do monitor com mquinas virtuais, tudo isso por razes de desempenho. O controle de exceo e gerenciamento de memria realizado pela manipulao direta do hardware, simplificando atravs do sistema anfitrio. A gerncia de memria feita diretamente pelo sistema convidado. Para assegurar que no ocorra nenhuma coliso de memria entre o sistema hospedeiro e hospedado, o VMware aloca uma parte da memria para uso exclusivo, assim o sistema convidado utiliza esse memria previamente alocada. Usando os servios de interrupo,IRQ, o VMware controla o sistema convidado. Sempre que uma exceo causada no convidado, examinada antes pelo monitor. As interrupes so enviadas para o sistema anfitrio, as geradas pelo sistema convidado so remetidas para o sistema convidado.

Figura: VMware Server | Fonte : Vmware Papers O VMware Server comercializado em 3 verses distintas : y VMware Workstation e VMware Player: Verses mais simples da mquina virtual. Indicado para ambientes de desenvolvimento, compatvel com as arquiteturas INTEL e AMD 32 e 64 Bits. Apesar de serem as verses mais simples ambos tem suas particularidades. O VMware Workstation adquirido atravs de licena j o VMware Player de uso gratuito, sendo possvel somente emular os sistemas e no criar.

Figura: Vmware Workstation | Fonte: Hammersley, Eric, Professional Vmware Server, 2007. y WMware Server GSX ou WMware Server: Verso mais robusta, indicada para aplicaes profissionais em pequena escala. Conta com boa parte dos recursos da verso Workstation, e adiciona recursos teis ao seu uso em servidores, como o gerenciamento remoto (usando uma verso modificada do VNC). Isto resulta em perda de desempenho na interface grfica.

Figura: Sistema de Trabalho VMware GSX | Fonte: Hammersley, Eric, Professional Vmware Server, 2007. y VMware Server ESX: Verso robusta, usado em servidores de grande porte. um Sistema Operacional dedicado, Kernel proprietrio baseado no SimOS. Ou seja ele roda diretamente sobre o hardware. Como caractersticas principais temos : Uma forte camada entre o hardware e o Sistema Operacional,

particionamento do servidor fsico em varias mquinas virtuais e controle total dos recursos do servidor.

Figura: Sistema de Trabalho VMware ESX | Fonte : VMware

Xen
Patrocinado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, vem se tornado uma das principais solues de virtualizao para Linux, atualmente na verso Xen 3. O ambiente Xen, faz implementao entre o Hardware e Software para plataforma X86,verso antiga do Xen. Com suporte a mltiplos sistemas convidados simultaneamente com excelentes desempenho e isolamento. Graas a seu baixo custo o Xen o que especialistas esperavam para melhorar a virtualizao no Linux. Usando a virtualizao completa, que envolve o mapeamento de chips de computador como o processador e o controlador do teclado, torna a mquina virtual independente de sua infra-estrutura fsica e por isso tem grande flexibilidade.

Figura: Arquitetura do Xen | Fonte: Garcia, Juan & Willians, E. David - Virtualization with Xen,2007 O Xen um sistema popular de virtualizao que usa o modelo de paravirtualizao, apesar de das verses 1.x utilizarem seus prprios drivers de dispositivos, a verso 2, concentrou-se em manter o hypervisor com o menor tamanha possvel.(GARLOFF, KURT ,2006). Com a nova verso do Xen alguns recursos foram includos: y Suporte a mquina SMP virtuais: Apesar de oferecer suporte a mltiplos processadores, era preso a um nico CPU. Na verso atual j possvel mudar isso, existe a possibilidade de mudar o numero de CPU virtuais em tempo de execuo. Suporte a ACPI: Nas verses anteriores o suporte era rudimentar. Melhor suporte a hardware: Correo com relao ao suporte a AGP e DRM (grficos 3D). Suporte a Arquitetura X86-64: A variante de 64 bits da arquitetura x86 elimina todas as restries associadas ao espao de endereamento de 32 bits.

y y

O Xen encontra-se em um acentuado grau de maturidade, pode ser utilizado em sistemas de produo. O seu cdigo fonte est liberado sob a licena GNU. Atualmente o Xen suporta os sistemas Windows XP, Linux e Unix.

QEMU
O QEMU um emulador de sistema muito poderoso, gratuito e livre. Com uma interface de extrema facilidade o emulador de sistema tem crescido muito dentro dos ambiente Windows. Utilizando comandos simples para tarefas que podem ser complicadas em outros emuladores.

Com a utilizao da traduo dinmica, o emulador converte partes do cdigo para quer o processador execute o conjunto de instrues, como tcnica o QEMU utiliza um grande poder de processamento. O QEMU pode trabalhar com a emulao total do sistema ou emulao no modo usurio. y Emulao total do Sistema: Possibilidade da emulao de um sistema completo,processador e perifricos. Utilizando-se a emulao total, o emulador pode ser utilizado para rodar os diversos sistemas operacionais.

Figura : Exemplificao do Qemu | Fonte : Laureano, Mauro, Mquinas Virtuais e Emuladores, 2008 y Emulao no modo de usurio: Opo disponvel somente para o sitema Linux, nesse modo o emulador pode executar processos do Linux compilados para uma plataforma em outra, um programa compilador em uma arquitetura x86 pode ser executado em um PowerPC:

Figura : Emulao no modo de usurio | Fonte : Laureano, Mauro, Mquinas Virtuais e Emuladores, 2008 O Qemu tem grandes caracterstica que o tornam peculiar dentro das podemos citar: ele no requer alteraes ou otimizaes no sistema hospedeiro(anfitrio), facilmente utilizado e suporte a auto-emulao - possvel chamar o QEMU de dentro de outro QEMU.

Outras ferramentas

Alm das ferramentas citadas em itens anteriores, existem outras que esto crescendo no s no mundo acadmico mas em industrias. Dentre elas temos : Bochs, Microsoft Virtual PC .

Bochs
Simula totalmente a arquitetura x86, configurado para funcionar com CPU simples como 386 at a arquitetura AMD64. O Bosh tem como caracterstica a interpretao de todas as instrues, desde o processo de boot. A desvantagem do Bosh que no existe uma tcnica para a acelerao da emulao, isso resulta em um sistema convidado lento, pois as instrues x86 so executadas em software. Escrito em C++, torna-o um dos mais versteis emuladores disponveis, mas com a falta de performance seu utilizao para fins profissionais acabou limitada.

Microsoft Virtual Server e Virtual PC


So as ferramentas da Microsoft para mquinas virtuais, sendo o Virtual PC uma ferramenta que suporta o Windows sobre computadores Macintosh. Ambos precisam de um sistema anfitrio.

Comparativos de custo
Conforme tabela abaixo, divulgada pela Revista PCWORLD Novembro 2006, veremos o custo de implementao de algumas das principais ferramentas utilizadas pelas empresas (tomando como base um ambiente de 50 desktops virtuais):

Fornecedor Citrix

Produto XenDesktop Stantard

Preo US$ 5,05 MIL

Acess Essentials Xen Server Xen Desktop Microsoft VMware Virtual PC Microsoft Application Virtual VMware Server(servidores) VMware Player(desktop)

US$ 15,5 MIL Gratuito Gratuito Gratuito US$ 10(por desktop) Gratuito Gratuito

Tabela : Custos de Implementao da Virtualizao | Fonte: Revista PC WORLD, Novembro de 2006, pag 47

Referncias
SMITH, J. E.; NAIR, R. The Architecture of Virtual Machines. p. 32-38, maio 2005. FILADORO, A. Vantangens da virtualizao de desktops, 2008. Disponvel em: http://imasters.uol.com.br/artigo/10888/tecnologia/10_vantagens_da_virtualizacao _de_desktops Acesso em : 19 de maro de 2009. GARFINKEL, T.; PFAFF, B.; CHOW, J.; ROSENBLUM, M.; BONEH, D. T.: A Virtual Machine-Based Platform for Trusted Computing. 2003. Por Bruno Macagnani <brunomacagnani [at] gmail.com> Veja tambm: Uma introduo ao Xen O Xen um monitor de mquinas virtuais paravirtualizador (VMM) livre ou "hypervisor", para a arquitetura de processadores x86. O Xen pode executar mltiplas mquinas virtuais com segurana em uma nica mquina fsica, com performance prxima nativa. Sua funo virtualizar uma mquina fsica para um sistema real. Ou seja, os sistemas clientes so reais, mas rodando sobre uma mquina simulada, virtual. http://www.guiadohardware.net/artigos/xen/

Anda mungkin juga menyukai