Anda di halaman 1dari 4

METODOLOGIA DA PESQUISA

Prof Dr. Jaqueline Muniz

Trabalho apresentado como um dos para pr-requisitos aprovao na cumulativos disciplina

Metodologia da Pesquisa.

Resumo do Captulo 4 do Livro Segredos e Truques da Pesquisa: Conceitos

Aluno: Gustavo Madureira Fonseca

O presente captulo se mostra intimamente ligado ao anterior (amostragem). Conceitos so maneiras de sumarizar dados. Da decorre que eles sejam adaptados ao dados que visar sumarizar e que a amostra tenha sido corretamente eleita. Se excluirmos alguns fenmenos por causa de ideia preconcebidas convencionais ou por qualquer outra razo, nossos conceitos sero falhos, contero muito rudo, uma variao aleatria que nada tem de aleatoriedade. A primeira armadilha que devemos evitar o operacionismo, ou seja, a enunciao de postulados sem carga semntica, que se limitam a medir, atravs de operaes matemticas (da o nome), o objeto de estudo. Para evitar as dificuldades sobre definies, diz-se que X aquilo que os testes de mensurao de X medem. Entretanto, sem contedo, X no tem relevncia alguma para qualquer questo de teoria ou poltica. Muitos pesquisadores contemporneos agem como se aceitassem parcialmente o operacionismo. Escolhem um indicador de um fenmeno e depois passam a trat-lo com se fosse o prprio fenmeno, desconsiderando que esta relao pode ser imperfeita. Durante a coleta de dados, nota-se grande dificuldade qualitativa (o que procurar). Apesar disso, h alguma (ainda que precria) ordem na busca. De onde deriva essa embrionria metodologia? A representao que tm de pessoas, lugares e situaes (...) que os levou a fazer o que quer que tenham feito, a perguntar o que perguntaram, a dar ateno ao que deram, a ignorar o que ignoraram. Deve-se notar que os dados obtidos sempre auxiliaram na resposta de alguma questo (no necessariamente a pesquisada). O ponto nodal descobrir para que pergunta os dados colhidos seriam uma resposta razovel. Essas perguntas reformuladas constituem o inicio de uma construo conceitual. Tambm no podemos nos deixar seduzir pela confortvel definio do caso pelo conceito. O inverso (o caso definindo o conceito) prefervel. A primeira estratgia mais cmoda, pois, uma vez feita a subsuno do (nosso) caso a um conceito, estaremos diante de um universo seguro, amplamente debatido e com farta base documental. Mas isso tem um preo: no vemos e investigamos aqueles aspectos de nosso caso que no estavam na descrio da categoria que comeamos. As coisas que deixamos de fora, contudo, retornam para nos incomodar. Devemos, portanto, reconhecer que h uma similitude (no uma identidade) e inclu-las na anlise, mesmo que o conceito no de espao para elas.

De fato, conceitos so generalizaes empricas testveis. Ocorre que nem sempre eles se amoldam com perfeio ao mundo ntico. por isso que os conceitos que possuem poucos atributos so permeados de ambiguidade. Sendo assim, os conceitos que nos interessam devem conter mltiplos critrios. Na prtica, os fenmenos raramente tem todos os atributos exigidos para que sejam, sem ambiguidade, membros de uma classe. Temos que nos dar conta que a generalizao dos conceitos no verdadeira: todos aqueles critrios no andam juntos o tempo todo. Essa percepo nos ajuda a evitar erros analticos. No devemos nos desesperar ao deparar com essa realidade. O truque da ampliao de conceitos, demonstra que o anormal pode ser de grande valia. Partindo da premissa que os homens encarcerados desenvolvem um governo hierarquizado, de forma a compensar a privao da autonomia e poder exercidos fora dos muros da priso, criou-se a teoria (com seus respectivos conceitos) comportamental dos presos. Ela se mostrou absolutamente inaplicvel nas cadeias femininas. Nestas, a hierarquia era substituda pelo afeto mtuo. A teoria anterior no estava errada, mas era precisa inserir os valores corretos das variveis, para por assim dizer, verificar sua correo. As presas so privadas de coisas que os presos e, portanto, suas necessidades so administradas de maneiras diferentes. Conclui-se, portanto, que a privao conduz ao desenvolvimento de prticas culturais destinadas a alivi-las, mas o que constitui privao pode variar consideravelmente. J o truque de Bernie Beck chama ateno para o alcance desejado na conceituao (teorias de mdio alcance): descrio de algo mais geral que os fatos particulares, mas menos geral que as noes extremamente amplas. Para tanto, h um estratagema facilitador. Diga o que voc encontrou, mas sem usar nenhuma caracterstica do caso real. Uma resposta possvel seria: Os professores de Chicago fazem suas carreiras mudando-se de uma escola para outra, em vez de tentar cargos mais elevados na mesma escola. Esse movimento pode ser compreendido como uma tentativa de encontrar a escola que proporcionasse a interao ideal. Agora, diga-me sobre o que a sua pesquisa, mas agora voc est proibido de usar as palavras professor, escola (...) ou Chicago. Diria que o estudo mostrava como as pessoas em sistemas burocrticos escolhem os cargos potenciais avaliando como os demais participantes vo trat-lo. Note-se, ainda, que todos os termos, especialmente os adjetivos, usados nos conceitos so relacionais, ou seja, s podem ser bem compreendidos se contrastados com seus pares em dado contexto. O truque muito bem resumido na pgina 179:

insira os termos no conjunto completo de relaes que eles implicam (como alto implica baixo e talentoso implica no talentoso. Depois examine como esse conjunto de relaes est organizado agora e foi organizado em outros tempos e outros lugares (...). Finalmente, veja como as coisas vieram a ser organizadas da maneira como esto agora, e que conexes com os outros arranjos sociais sustentam esse conjunto de relaes

Por fim, cito o truque de Wittgenstein se presta a determinar o que essencial ou acessrio em um conceito. Imagine uma bola de futebol. Se eu tirar a cor, ela continua sendo bola? Sim, logo a cor no o que determina o conceito de bola. Se eu tirar o material, ela continuar sendo bola? Sim, logo no o material que determina o conceito de bola. Se eu tirar o formato esfrico, ela continuar sendo bola? No. Conclui-se, assim, que ser esfrico faz parte do ncleo essencial do conceito de bola.

Anda mungkin juga menyukai