Anda di halaman 1dari 29

Nacionalidade e Condio Jurdica do estrangeiro

Prof Carolina Hissa

PRINCPIOS BSICOS sua comunidade Todo Estado soberano deve conceber

nacional; Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade O vnculo entre o Estado e o indivduo deve ser efetivo A nacionalidade individual
OBS: Pacto de So Jos da Costa Rica (1969) Artigo 20 - Direito nacionalidade 1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. 2. Toda pessoa tem direito nacionalidade do Estado em cujo territrio houver nascido, se no tiver direito a outra. (COMBATE APATRIA) 3. A ningum se deve privar arbitrariamente de sua nacionalidade, nem do direito de mud-la.
Prof Carolina Hissa

NACIONALIDADE

CONCEITO

POLIPTRIDAS

APTRIDAS

DIVISO NO BRASIL

Prof Carolina Hissa

NORMAS ADVINDAS DO COSTUME


Nenhum nacional Aplicao do pode ser banido do critrio jus seu Estado sanguinis aos filhos de agentes OBS: Brasil prev de Estados expressamente no estrangeiros art. 5, XLVII, CF/88
Prof Carolina Hissa

AQUISIO DA NACIONALIDADE Nacionalidade Originria

Art. 12. So brasileiros: I - natos: Jus solis a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; Jus sanguinis b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 54, de 2007)
Prof Carolina Hissa

AQUISIO DA NACIONALIDADE Nacionalidade Derivada

Nacionalidade advinda da naturalizao Um Estado reconhece o estrangeiro (de outra nacionalidade ou aptrida) como seu nacional Concesso ato discricionrio do Poder Executivo Competncia do Ministro da Justia em razo de delegao do Presidente da Repblica Entrega do certificado de naturalizao realizada pelo juzo federal consuma a naturalizao (STF. Ext 1.074, rel. Min. Celso de Mello, Tribunal Pleno, j. 27.03.2008) Ato voluntrio e expresso do estrangeiro, no se presume a vontade.
Prof Carolina Hissa

AQUISIO DA NACIONALIDADE Nacionalidade Derivada

Art. 12. So brasileiros: II - naturalizados: (naturalizao ordinria) a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral; (naturalizao extraordinria) b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.(Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994)
Prof Carolina Hissa

OBS: Como a Constituio no limitar a quantidade de requisitos, o EE impe outros requisitos:

Art. 112. So condies para a concesso da naturalizao: (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) I - capacidade civil, segundo a lei brasileira; II - ser registrado como permanente no Brasil; III - residncia contnua no territrio nacional, pelo prazo mnimo de quatro anos, imediatamente anteriores ao pedido de naturalizao; IV - ler e escrever a lngua portuguesa, consideradas as condies do naturalizando; V - exerccio de profisso ou posse de bens suficientes manuteno prpria e da famlia; VI - bom procedimento; VII - inexistncia de denncia, pronncia ou condenao no Brasil ou no exterior por crime doloso a que seja cominada pena mnima de priso, abstratamente considerada, superior a 1 (um) ano; e VIII - boa sade. 1 no se exigir a prova de boa sade a nenhum estrangeiro que residir no Pas h mais de dois anos. (Includo pela Lei n 6.964, de 09/12/81)
Prof Carolina Hissa

QUASE NACIONALIDADE

Tratado de Reciprocidade Requisitos: - Residncia permanente no Brasil - Reciprocidade 1 Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituio.(Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994)
Prof Carolina Hissa

Apenas a CF que pode impor discriminaes (art.12, 2

DISTINO ENTRE NATOS E NATURALIZADOS

CF/88) Caso a norma infraconstitucional crie, ser considerada inconstitucional Cargos Privativos (art. 12, 3 CF/88) Extradio (art. 5, LI, CF/88) Perda da Nacionalidade (art. 12, 4, CF/88) Membros do Conselho da Repblica (art. 89, VII, CF/88) Participao em empresa de comunicao social (art. 222 CF/88)
Prof Carolina Hissa

PERDA DA NACIONALIDADE PERDA-MUDANA art. 12,


4, II, CF/88) Manifesta vontade em adquirir outra nacionalidade Se d por via administrativa Procedimento no Ministrio da Justia (inclusive para reaquisio de naturalizao) Garantia do contraditrio e ampla defesa. Perda concretizada com decreto do Presidente da Repblica

PERDA-PUNIO (art. 12, 4, I, CF/88) - Brasileiros Naturalizados - Por sentena judicial transitada em julgado - Atividade nociva ao interesse nacional - Ao proposta pelo Ministrio Pblico Federal (art. 109, X, CF/88 - Reaquisio mediante resciso da sentena, por meio de Ao rescisria (art. 485 CPC)

Prof Carolina Hissa

DUPLA NACIONALIDADE

POSSIBILIDADE a) Reconhecimento de nacionalidade originria pela lei brasileira (Jus solis /Jus sanguinis)
b) Imposio de naturalizao por norma estrangeira como condio para permanecer no territrio ou exercer direitos civis
Prof Carolina Hissa

ESTATUTO DA IGUALDADE SETEMBRO DE 2001 DECRETO N 3.927, DE 19 DE


Promulga o Tratado de Amizade, Cooperao e Consulta, entre a Repblica Federativa do Brasil e a Repblica Portuguesa, celebrado em Porto Seguro em 22 de abril de 2000. Pontos a serem observados: a) Inviolabilidade da nacionalidade de origem (art. 13, 1) b) Inviolabilidade dos direitos do Estado de origem (art. 13, 2) c) Procedimento para reconhecimento da igualdade (art.15)
Prof Carolina Hissa

d) Cessao da igualdade (art.16) e) Exerccio de direitos polticos (art. 17, 1) f) Efeitos da perda dos d. polticos no pas de origem (art. 17, 2) g) Suspenso dos d. polticos no Estado de nacionalidade (art. 17, 3) h) Jurisdio penal e extradio (art.18) i) Servio militar (art. 19) j) Proteo diplomtica (art. 20) k) Cooperao de informaes e manuteno dos registros de igualdade (art. 21) l) Documentos pessoais (art. 22)
Prof Carolina Hissa

ESTATUTO DA IGUALDADE

ESTRANGEIRO
Direito de entrar e permanecer e Dever de sair Estatuto do Estrangeiro (lei n 6.815/80)

Prof Carolina Hissa

DEFINIO E CONTEXTO CONSTITUCIONAL

O estrangeiro aquele que no nacional de um Estado questo de direito interno (deve-se respeitar as regras internacionais de Direitos Humanos) Art 5 caput CF/88 no apenas aos estrangeiros residentes no pas. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes
Prof Carolina Hissa

autoridade consular configura Art. 26. O visto concedido pela

ADMISSO DE ESTRANGEIROS NO BRASIL - VISTOS

mera expectativa de direito, podendo a entrada, a estada ou o registro do estrangeiro ser obstado ocorrendo qualquer dos casos do artigo 7, ou a inconvenincia de sua presena no territrio nacional, a critrio do Ministrio da Justia. 1 O estrangeiro que se tiver retirado do Pas sem recolher a multa devida em virtude desta Lei, no poder reentrar sem efetuar o seu pagamento, acrescido de correo monetria. 2 O impedimento de qualquer dos integrantes da famlia poder estender-se a todo o grupo familiar. mera expectativa de ingresso no territrio
Prof Carolina Hissa

ADMISSO DE ESTRANGEIROS NO BRASIL - VISTOS

Art. 4 EE a) Trnsito (art. 8) b) Turista (arts. 9, 10, 12) c) Temporrio (arts. 13, 14) d)Permanente (arts. 16, 17, 18) e) Cortesia, oficial ou diplomtico (art. 19)
Prof Carolina Hissa

CARACTERSTICAS DO VISTO

(art. 4, nico) Individual e intransfervel


Possibilidade de estender-se aos dependentes legais (art. 4, nico) Existncia de bens no Brasil no garantia de entrada (art.6) Responsabilidade da empresa transportadora pelo retorno do estrangeiro em caso de irregularidades (art. 11)
Prof Carolina Hissa

CARACTERSTICAS DO VISTO
Concesso de visto ficar sujeita ao recolhimento de emolumentos consulares (art. 20) Entrada de estrangeiros de pas limtrofe (art. 21) Possibilidade de estudo/trabalho dos estrangeiros de pas limtrofe (art. 21, pargrafo nico)
Prof Carolina Hissa

NO SE CONCEDER VISTO AO ESTRANGEIRO ART. 7, EE


I - menor de 18 (dezoito) anos, desacompanhado do responsvel legal ou sem a sua autorizao expressa; II - considerado nocivo ordem pblica ou aos interesses nacionais; III - anteriormente expulso do Pas, salvo se a expulso tiver sido revogada; IV - condenado ou processado em outro pas por crime doloso, passvel de extradio segundo a lei brasileira; ou V - que no satisfaa s condies de sade estabelecidas pelo Ministrio da Sade.
Prof Carolina Hissa

DIREITO DE ASILO Asilo diplomtico: Concesso de asilo pelo


Brasil art. 4, V, CF/88 Asilo poltico pode ser diplomtico ou territorial Asilo independe de reciprocidade (bem como o refgio) Asilo territorial: - Ato discricionrio de governo dos Estados soberanos

- Tradio dos pases da Amrica Latina - Acolhimento em razo de atos poltico - Conveno Interamericana sobre Asilo Territorial Caracas, 1954

Prof Carolina Hissa

Prof Carolina Hissa

Prof Carolina Hissa

Prof Carolina Hissa

REFGIO
Estatuto do Refugiado originrio de 1951 Lei 9.474/1997 regulamenta os mecanismos para a efetivao dos direitos previstos no Estatuto Grupo de indivduos
Prof Carolina Hissa

Para governo, acolhida a haitianos compromisso de humanismo Publicado em O Refgio no Brasil | 9 janeiro 2012 A Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica manifestou em comunicado considerar que a acolhida aos imigrantes haitianos que esto nos estados do Acre e do Amazonas um compromisso de humanismo. A poltica do governo brasileiro para com todos os pases em situao de vulnerabilidade de apoio e de solidariedade. No caso haitiano, o governo tem absoluta convico sobre o potencial de reconstruo do pas, mas acolhe com humanismo aqueles que tenham optado por viver no Brasil, diz a nota emitida na sextafeira (6).

Prof Carolina Hissa

MPF quer condio de refugiados a haitianos que chegam ao Brasil Agncia Brasil Publicao: 26/01/2012 18:38 Atualizao: O Ministrio Pblico Federal (MPF) no Acre entrou com ao civil pblica na Justia Federal para que a Unio garanta os direitos humanos dos haitianos que chegam ao Brasil em busca de trabalho e condies dignas de sobrevivncia. Para o autor da ao, procurador Anselmo Lopes, o pas deve reconhecer a condio de refugiado a todos os haitianos que esto e venham a entrar em territrio brasileiro.

O governo decidiu, no entanto, que os que pretendem vir no podero entrar no pas na condio de refugiados polticos. O Conselho Nacional para os Refugiados (Conare) negou os pedidos de entrada no pas nessa condio por considerar que o caso dos haitianos no refgio poltico, mas de vulnerabilidade econmica.
O procurador acredita que necessrio conceder refgio em casos de tragdias ambientais ou naturais, principalmente se tais eventos so potencializados pelo caos social e poltico da regio, como o caso do Haiti. [...]

ASILO REFGIO

Prof Carolina Hissa

Anda mungkin juga menyukai