Anda di halaman 1dari 3

A cada ms 3,5 mil brasileiros tiram licena do emprega para tratar dependncia qumica.

(Fonte: Ministrio da Previdncia Social)

Nomes: Fabiana, Lais Nerves, Luciane R. Betencourt, Michele Ionara,. Turma: 351 Disciplina de Sade Mental Prof Graziela

Tcnico em Enfermagem

Como uma pessoa comea a usar drogas?


O incio quase sempre igual: um amigo, um colega de aula, um namorado (a) oferecem a droga. Tentam convencer dizendo que usar drogas ficar numa boa, fazer uma viagem com altas aventuras, curtindo todas sem problemas. S que se esquecem de dizer o quanto se sentem infelizes e que so escravos das drogas.

+ Justifica seus comportamentos insanos, negando a realidade e a causa do comportamento, que a droga. + O indivduo minimiza o problema, levando a se iludir sobre sua prpria condio. + Projeta suas dificuldades nas outras pessoas, e v caractersticas dos seus comportamentos nos outros, de forma que as pessoas que o rodeiam so o problema.

+ Tem receitas de medicamentos ou caixas de comprimidos de psicotrpicos; + As roupas, os lenos ou as mantas tm cheiro forte de solvente.

Caractersticas da Personalidade dos Usurios de Drogas:


+ O usurio de drogas geralmente apresenta comportamento impulsivo, no tem pacincia em esperar que as coisas aconteam normalmente. A ao e o efeito rpido provocado pelo uso de drogas substitui a ao normal dos fatos; + O dependente apresenta incapacidade de enfrentar problemas, frustraes, e muitas vezes recorre as drogas para enfrentar a angstia, de forma a buscar sempre a gratificao imediata, pois no aprendeu a controlar o impulso com o pensamento; + Geralmente se usa de alguns mecanismos para com as pessoas de forma a manipul-los; + Se ilude a respeito de sua condio e nega a realidade, no admite a dependncia qumica, acha que pra quando quiser e consegue controlar o uso de drogas.

Saiba identificar um usurio de drogas:


Falta de motivao para estudar ou trabalhar; + Mudanas bruscas de comportamento. + Troca do dia pela noite; + Inquietao, Irritabilidade, ansiedade, cacoetes. + Perda de interesse pelas atividades rotineiras. + Insnia; + Olhos avermelhados, olheiras. + Necessidade cada vez maior de dinheiro. Desaparecimento de objetos de valor ou dinheiro, etc. Pertences de valor de dentro de casa ou de amigos e parentes; + H alteraes sbitas de humor, uma intensa euforia, alternada com choro ou depresso; + H perda de sono ou apetite, insnia, intercalada com perodos de sono demorado, troca do dia pela noite; + Comea a se relacionar com amigos diferentes; + Fica mais descuidado com a higiene pessoal; + Muda o vocabulrio, usando termos mais pesados; + Tem atitudes de culpa e reparao: agride os pais, chora, se tranca no quarto; + Passa noites fora de casa; + Apresenta apetrechos como espelhinhos, fsforos, canudos, usados para cheirar cocana; + Aparecem entre os pertences restos de fumo, maconha ou crack;

Diferenas por tipos de drogas:


1. MACONHA, MARIJUANA, HAXIXE: a) Principais sintomais e sinais de conduta: Tagarelice, excitabilidade, risadas ou depresso e sonolncia. Aumento de apetite (doces principalmente), olhos vermelhos, congestos, alucinaes, distrbios na percepo do tempo e do espao. 2. ESTIMULANTES, ANFETAMINAS ou BOLINHAS, e MODERADORES DE APETITES: a) Principais sintomas e sinais de conduta: Inquietao, excitabilidade, tagarelice constante, confuso mental, falta de apetite com emagrecimento, insnia, conduta agressiva, boca seca com irritao das narinas (secas), alucinaes e dilatao das pupilas. 3.DEPRESSORES CENTRAIS, BARBITRICOS (HIPNTICOS) e TRANQILIZANTES. a) Principais sintomas e sinais de conduta: Sonolncia, apatia, indiferena motora, aparncia de brio, lngua enrolada, depresso. 4. SOLVENTES VOLTIL, COLA DE SAPATEIRO, DE AEROMODELISMO, LIMPA TIPOS, LANA PERFUMES, FLUDOS DE LIMPEZA, TER, CLOROFRMIO, BENZINA: a) Principais sintomas e sinais de conduta: Aparncia de brio, excitao, hilaridade, linguagem enrolada, perda de equilbrio, olhos vermelhos, nariz escorrendo (constipado), sonolncia, inconscincia. 5. LSD, DMT, STP, MESCALINA, PSILOCIBINA, CH DE COGUMELO. a) Principais sintomas e sinais de conduta: Alucinaes, delrios, confuso mental e dificuldades de raciocnio, risos e choros, atitudes impulsivas e irracionais, calafrios, tremores, sudorese, linguagem incoerente, pupila dilatada, reaes de pnico com sensao de deformao no corpo e em objetos.

6. COCANA: a) Principais sintomas e sinais de conduta: Exitao, aumento da atividade, agressividade, idias delirantes com suspeita de tudo e de todos, palidez acentuada e dilatao da pupila, septo nasal perfurado e com pequenas hemorragias 7.PIO, MORFINA, HERONA e NARCTICOS DE SINTESE (ALGAFAN, PAMBENIL). a) Principais sintomas e sinais de conduta: Estupor, analgesia, lacrimejamento, coriza, sonolncia, pupila como cabea de alfinete, manchas de sangue nas roupas, feridas, cicatrizes e abcessos no corpo, dedos queimados.

Anda mungkin juga menyukai