Anda di halaman 1dari 11

INETESE Instituto de Educao Tcnica de Seguros

2011/2012

O Desenvolvimento Sustentvel
Disciplina de Integrao

Trabalho Elaborado Por: Ana Esteves Cristele Frade Renato Simo Rute Amorim

Introduo
Este trabalho foi feito no mbito da disciplina de Integrao e tem como objectivo identificar e perceber o desenvolvimento sustentvel, identificar problemas ambientais que afectam o mundo, identificar problemas do desenvolvimento que se colocam a nvel global, identificar e conhecer o papel das organizaes internacionais que se preocupam com este tema. Dentro dos problemas ambientais globais, vamos ter em conta as consequncias do aquecimento global, a rotura da camada de ozono e as suas consequncias, a poluio do solo, gua e atmosfera e os recursos naturais que muitas vezes so utilizados de forma desorganizada. Nos problemas humanos, vamos tratar a desigualdade de desenvolvimento, os principais problemas de

desenvolvimento, a desigualdade na distribuio da riqueza, a economia e a populao.

ndice
Contedo
Introduo .......................................................................................................................................... 2 ndice ............................................................................................................................................... 3 Desenvolvimento Sustentvel ...................................................................................................................... 4 O que o desenvolvimento sustentvel? ................................................................................. 4 Desafios para que haja um bom desenvolvimento sustentvel: .............................................. 4 Problemas Ambientais: ............................................................................................................. 5 Aquecimento Global.............................................................................................................. 5 Rotura da Camada do Ozono ................................................................................................ 6 Poluio do solo, gua e atmosfera ...................................................................................... 8 Problemas Humanos ................................................................................................................. 9 Desigualdade econmica ...................................................................................................... 9 Desigualdade de desenvolvimento ..................................................................................... 10 Concluso ......................................................................................................................................... 11

Desenvolvimento Sustentvel
O que o desenvolvimento sustentvel?
O desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de responder s necessidades actuais da populao sem comprometer a capacidade de atender s necessidades das futuras geraes. Ou seja, a ideia de evoluir sem fazer a rotura dos meios naturais e ambientais.

Desafios para que haja um bom desenvolvimento sustentvel:


Distribuio da riqueza; Promoo do desenvolvimento social e da sade; Utilizao e gesto racional dos recursos naturais; Melhoria de modelos e consumo sustentvel; A conservao e gesto sustentvel dos recursos; Boa governao; Inovao tecnolgica; Incentivos participao das populaes.

Problemas Ambientais:

Aquecimento Global
O aquecimento global o aumento da temperatura do ar e dos oceanos. Muitos afirmam que este aquecimento se deve ao aumento do efeito de estufa devido aos gases lanados para a atmosfera que influenciam o dispersar do calor dos raios solares. Com o passar dos anos, existem previses, que a temperatura aumente cerca de 6C e o nvel do mar consequentemente tambm devido ao derretimento dos glaciares. J esto em prtica alguns planos para o combate ao aquecimento global, o mais conhecido o Protocolo de Quioto, assinado por inmeras naes desde 1997. O protocolo tem como objectivo o compromisso dos pases para a reduo de emisses de gases com efeito de estufa e a colaborao entre as naes para essa diminuio.

Consequncias para o ambiente:


Aumento do nvel do mar, com o derretimento dos glaciares e a provvel submerso de cidades ou mesmo pases;

A desertificao ou o aparecimento de novos desertos, com a instabilidade de ecossistemas devido ao aumento da temperatura, levando morte de vrias espcies animais e vegetais;

Devido a uma maior evaporao da gua dos oceanos pelo aumento da temperatura, originar catstrofes como tufes e ciclones;

Ondas de calor sentidas em lugares que at agora eram simplesmente amenas.

Rotura da Camada do Ozono


A proteco da camada do ozono fundamental para assegurar a vida na Terra, uma vez que a camada do ozono tem a capacidade de absorver grande parte da radiao ultravioleta (UV-B), radiao solar que pode provocar efeitos nocivos nos seres vivos, ameaando assim a sade humana e o ambiente. Em vrias regies do planeta o escudo do ozono est a ficar mais fino, permitindo a intensificao dos raios UV.

Consequncias para o ambiente:

Aumento dos raios ultravioletas (UV), altamente energticos;

Promovem a destruio das protenas e do ADN, provocando cancro da pele, cataratas, alteraes no sistema imunitrio e danos nos ecossistemas.

Pode provocar atraso nas estaes do ano;

Quebras nas cadeias alimentares;

Contribui tambm para o aumento da temperatura e consequentemente ao degelo dos calotes polares;

Poluio do solo, gua e atmosfera


O solo um ecossistema no qual se desenvolvem uma grande quantidade de diferentes formas de vida. A poluio do solo a presena de substncias estranhas ao solo que tm uma aco nociva na sade do Homem, recursos biolgicos e nos ecossistemas. Poluio da gua a contaminao de gua, por elementos que podem ser prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. A poluio atmosfrica considerada as mudanas possveis a nvel da atmosfera que causam impacto a nvel ambiental e sade humana atravs da contaminao por gases, partculas slidas e lquidas, material biolgico, etc.

Consequncias para o ambiente:

Alteraes climticas; Perda da Biodiversidade; Desflorestao e desertificao; Aumento do Efeito de Estufa; Aumento das catstrofes naturais; Diminuio da qualidade do ar e gua.

Com o passar dos tempos, se todos estes problemas ambientais continuarem, tudo o que se entende como desenvolvimento sustentvel no se ir concretizar. necessrio tomar medidas de preveno para que assim se possa evoluir sem fazer a rotura dos meios naturais, de modo a que as populaes futuras no sofram com todos os erros que as populaes actuais possam fazer. J existem inmeras estratgias para que o termo de desenvolvimento sustentvel seja capaz de responder s necessidades de todos ns, sem fazer a rotura dos materiais mas, mesmo assim, preciso tomar mais medidas visto que o assunto do ambiente tem se vindo a agravar.

Problemas Humanos
Desigualdade econmica
A desigualdade econmica um problema que afecta geralmente os pases mais pobres e menos desenvolvidos. A m distribuio do capital por pessoa num determinado pas, a m formao educacional e o investimento intil em alguns pases promovem este factor. Nos pases onde isto acontece aumenta a marginalidade, a pobreza e a economia fica mais lenta, ou seja o pas no desenvolve.

Desigualdade de desenvolvimento
O mundo em que vivemos feito de mudanas e est sempre em movimento. Temos pases muito ricos (exemplo da China), com vrios recursos humanos e naturais. Nestes, a populao tem grande qualidade de vida. Por outro lado, temos pases muito pobres (exemplo de frica) onde os recursos so bastante escassos e onde muitas vezes nem acesso a gua potvel ou cuidados de sade tm. Concluso: a riqueza mal repartida!

Todos estes problemas humanos, como lgico, afectam o desenvolvimento sustentvel. Para que isso no acontea todo o mundo deveria evitar estes problemas, mas para tal suceder deveria ser feita uma cooperao internacional e uma ajuda pblica ao desenvolvimento (exemplos de medidas a tomar). Isto, no est apenas nas mos de um cidado mas sim, nas mos de todos os cidados. Se continuar a existir este tipo de problemas, as geraes futuras no conseguiro viver to bem quanto as actuais pois, este problemas econmicos e sociais tm se vindo a agravar com a actual crise econmica que se vive nestes tempos. Existem inmeros planos para que seja possvel abater todos estes problemas Humanos, importante continuar a lutar por isso para que se realize um importante desenvolvimento sustentvel.

10

Concluso
Com este trabalho, o nosso grupo ficou a perceber melhor como funciona o mundo nos tempos que decorrem e os seus problemas no seu funcionamento. Conclumos que os problemas ambientais afectam imenso o nosso planeta e que se no forem minimizados as geraes futuras iro sofrer muito com isso, tal como as actuais j esto, de certa forma (mais moderada). Ficamos a saber que a riqueza muito mal distribuda ou seja, existem ainda pases com nveis de desenvolvimento muito alto e pases com nveis de desenvolvimento bastante baixos (como o caso da China e de frica) tanto a nvel social como a nvel econmico. Choca-nos um pouco todas a desigualdades que se vivem no mundo pois, visto que existe o conceito de desenvolvimento sustentvel, todos deveriam estar minimamente equilibrados. Por fim, entendemos que o desenvolvimento sustentvel importante, tanto para as geraes de hoje em dia, como para as geraes futuras. Ns vamos tentar fazer os possveis pare que isso acontea pois ficmos sensibilizados com o trabalho.

11

Anda mungkin juga menyukai