Anda di halaman 1dari 10

Tutorial - Como Montar Uma Tabela Salarial

Introduo Para montar uma Tabela Salarial, pela metodologia mostrada no CD do curso, so necessrias duas informaes bsicas: Voc precisa ter os seus cargos avaliados e classificados. No exemplo deste tutorial, a avaliao dos cargos foi feita utilizando-se um mtodo de pontos especfico contido no CD do curso. A classificao dos cargos foi feita seguindo critrios vinculados lgica interna do mtodo de avaliao utilizado. Voc precisa de uma referncia de padro de remunerao. Essa referncia pode ser dada por uma pesquisa salarial, ou pelos prprios padres de remunerao da empresa, quando esta no tiver condies de realizar sua prpria pesquisa salarial.

Os dados da pesquisa salarial, ou os dados de remunerao da prpria empresa, serviro para elaborao de uma Linha de Tendncia, tambm conhecida como Curva do Mercado, no caso da pesquisa salarial, ou como Curva da Empresa, no caso de utilizao dos dados da empresa. Por que necessrio utilizar uma Linha de Tendncia ou Curva Salarial para fazer a Tabela Salarial? Porque uma curva salarial uma forma prtica e fcil de se identificar a evoluo gradual e consistente dos salrios conforme aumenta a complexidade e responsabilidade dos cargos. Essa evoluo consistente mostrada pela curva que permitir elaborar uma Tabela Salarial coerente, no s com a importncia de cada cargo dentro da empresa, mas tambm coerente em relao aos padres de mercado. Isso significa que a empresa poder sempre adotar polticas de remunerao sadias, evitando criar situaes desconfortveis para o funcionrio, como por exemplo, quando o salrio do funcionrio definido num nvel muito alto ou muito baixo para o cargo ocupado. Em ambas as situaes o funcionrio ficar preocupado, sujeito a perder grande parte de sua motivao para se concentrar no trabalho. Nas pginas seguintes voc ver como fcil montar uma tabela salarial com base numa curva salarial do mercado, utilizando o Excel. Os procedimentos para montar uma tabela salarial a partir de uma curva salarial da prpria empresa so os mesmos.

Construindo a Tabela Salarial O exemplo de Tabela Salarial mostrado neste tutorial contempla faixas salariais para 20 Classes de cargos. Essa uma estrutura de cargos tpica de uma empresa industrial com faturamento anual entre 20 e 100 milhes de dlares anuais. Nessas empresas, o nmero de classes de cargos geralmente varia entre 18 e 20. O nmero de classes de cargos e o nmero de pontos de avaliao dos cargos podem variar em funo do tamanho da empresa. Por exemplo, o nmero de classes numa empresa com faturamento anual de 3 milhes de dlares pode ser inferior a 15. Numa empresa desse porte, o cargo de gerente mais alto pode estar avaliado em menos 500 pontos, se os proprietrios forem os dirigentes do negcio. mais fcil e intuitivo organizar e classificar os cargos em ordem decrescente de pontos de avaliao dos cargos. Dessa forma, as Classes de cargos com pontos de avaliao mais altos ficam no topo da Tabela. Veja a seguir os passos necessrios para montar uma Tabela Salarial.

Passo Um: Monte a estrutura bsica da Tabela Salarial, como a que est no arquivo Tabela Salarial Montar.xls, que se encontra na pasta Tabela Salarial do CD. A figura abaixo mostra a estrutura de uma Tabela Salarial contendo 20 classes de cargos, a amplitude de pontos de avaliao dos cargos agrupados em cada classe e uma faixa salarial com sete nveis salariais (A, B, C, D, E, F, G) para cada classe de cargos.

Passo Dois: Para iniciar a montagem da Tabela Salarial, voc deve identificar as equaes da curva salarial que voc utilizar como base para a elaborao da Tabela. Digamos que voc tenha resolvido utilizar a curva salarial da mediana do mercado, como a mostrada no grfico abaixo. Abra o arquivo do Excel que contm o grfico com a curva cujas equaes que voc deseja utilizar. No caso do nosso exemplo, o arquivo Como Fazer a Curva do Mercado.xls, que est na pasta Curvas de Tendncia do CD. V at a planilha Curva da Mediana Final desse arquivo, como mostra a figura a seguir.

As Curvas ou Linhas de Tendncia so produzidas num grfico tipo X-Y do Excel, onde o eixo dos x representa os pontos de avaliao dos cargos e o eixo dos y representa os salrios. As Linhas de Tendncias so representadas por equaes simples, do tipo linear, no formato y = Ax +b, onde y representa o salrio; x representa o nmero de pontos de avaliao; A representa a inclinao da Linha de Tendncia; o b uma constante que mostra onde a Linha de Tendncia intercepta o eixo dos y.

As equaes das Linhas de Tendncia so geradas automaticamente pelo Excel e so extremamente fceis de utilizar. Voc no precisa efetuar clculos estatsticos ou coisa parecida. Tudo feito pelo Excel. Voc s precisa entrar com os dados dos cargos (pontos e salrios) para elaborar a curva. Na maioria dos casos, tanto a curva do mercado, quanto a curva da empresa, tem duas equaes. Voc vai utilizar essas equaes para montar a sua Tabela Salarial. Passo Trs: Vamos inicialmente criar a faixa salarial para a Classe 20. Copie o texto com a equao correspondente Linha de Tendncia relativa aos cargos acima de 300 pontos. Veja na figura abaixo essa equao mostrada em destaque na planilha Curva da Mediana Final.

Passo Quatro: Cole o texto da equao na clula correspondente ao nvel D da faixa salarial da Classe 20, como demonstrado na figura a seguir.

Passo Cinco: Agora precisamos transformar esse texto numa frmula. Volte para a clula correspondente ao nvel D da faixa salarial da Classe 20 e clique na barra de frmulas da planilha, como mostra a figura abaixo.

Passo Seis: Altere o texto na barra de frmulas, de forma a transform-lo numa frmula, como mostrado na figura abaixo. Para tanto, insira o sinal de = no incio do texto, apague a letra x, digite o sinal de multiplicao (*) seguido do nmero da clula em que est o ponto mdio da Classe 20 (que neste exemplo a clula D5) e elimine os espaos em branco do texto. A barra de frmulas deve ficar com a expresso mostrada na figura abaixo.

Passo Sete: Pressione a tecla Enter e voc notar que o valor 9,159,11 aparecer na clula com a letra D da faixa salarial da Classe 20, como mostra a figura a seguir.

Passo Oito: Agora precisamos preencher os nveis A, B, C, E, F e G da faixa salarial. Defina um percentual que voc queira adotar como intervalo entre os nveis da faixa salarial. Por exemplo, um intervalo de 7% muito comum e resulta numa amplitude de aproximadamente 50% da faixa salarial. (A planilha Clculo Nveis Tabela, contida no CD do curso, mostra como calcular o percentual dos nveis da faixa salarial, em funo da amplitude da faixa e do nmero de nveis desejados). Coloque o cursor do mouse na clula correspondente ao nvel C da faixa salarial, e digite a seguinte expresso na barra de frmulas: =J5/1,07, ou seja, a clula correspondente ao nvel C da faixa salarial dever ser o valor do nvel D dividido por 1,07. Dessa forma, o nvel D ser 7% maior do que o nvel C. Pressione a tecla Enter e veja o resultado na figura a seguir.

Passo Nove: Para preencher as clulas correspondentes aos nveis A e B da faixa salarial, basta clicar na clula correspondente ao nvel C da Tabela, posicionar o ponteiro do mouse no canto direito inferior da clula e, quando o ponteiro se transformar num sinal de +, clique (mantenha pressionado) e arraste o mouse at a clula correspondente ao nvel A, como mostra a figura a seguir. Ou seja, essa operao corresponde a simplesmente copiar e colar o contedo da clula do nvel C nas clulas dos nveis A e B. Veja o resultado na figura a seguir.

Passo Dez: Para preencher as clulas correspondentes aos nveis E, F e G, o procedimento semelhante. Na clula correspondente ao nvel E, insira a frmula: =J5*1,07. Ou seja, agora queremos que o valor do nvel E da faixa salarial seja 7% acima do nvel D. Veja o resultado na figura abaixo.

Passo Onze: Para preencher as clulas correspondentes aos nveis F e G, basta posicionar o ponteiro do mouse no canto direito inferior da clula do nvel E e, quando aparecer o sinal de +, clicar e arrastar o mouse at a clula do nvel G. Veja o resultado na figura abaixo.

Passo Doze: A equao da faixa salarial da Classe 20 a mesma para todas as Classes de 11 a 20. Portanto, para preencher as clulas com as faixas salariais das Classes de 11 a 19, basta copiar o contedo das clulas da faixa salarial da Classe 20 e copiar para as clulas correspondentes das faixas salariais das demais Classes. Veja como selecionar o contedo das clulas da faixa salarial da Classe 20:

Depois de selecionadas as clulas acima, copie e cole seu contedo nas clulas correspondentes da Classe 19, como mostra a figura a seguir.

Passo Treze: Repita essa operao de copiar e colar at preencher todas as faixas salariais das Classes de 11 a 18. Passo Quatorze: Preencha as clulas correspondentes s faixas salariais das Classes de 1 a 10 utilizando a frmula da equao para os cargos abaixo de 300 pontos:

Siga as mesmas instrues utilizadas para montar as faixas salariais das Classes de 11 a 20, contidas nos Passos de Dois a Treze deste tutorial. Exemplos Reais de Tabelas Salariais Veja na pasta Tabela Salarial do CD dois exemplos reais de Tabelas Salariais, sendo um para Belo Horizonte e outro para So Paulo.

Anda mungkin juga menyukai