Anda di halaman 1dari 3

Nome:............................................................................................................................. .............1 ano N......... Avaliao de Geografia Prof. Cesar 1.

. O Brasil tem passado, nos ltimos anos, por um processo de desconcentrao industrial que tem refletido no crescimento de investimentos em reas fora do tradicional eixo Rio de Janeiro - So Paulo. Sobre o processo de desconcentrao industrial, correto afirmar que: I. A migrao de investimentos produtivos ocorre em funo das condies que os lugares oferecem para a reproduo do capital, como: condies de transporte e comunicao, disponibilidade de energia e custo reduzido da fora de trabalho. II. A tendncia de crescimento, em funo de novos investimentos, observada em cidades mdias que se localizam prximas de regies metropolitanas que so importantes centros industriais e de servios. III. Entre os casos de desconcentrao, podemos citar os novos Investimentos do plo automotivo nacional no Estado do Paran, na regio metropolitana de Curitiba. IV. Alguns Estados tm procurado seduzir indstrias valendo-se da estratgia de reduo de impostos, na disputa entre os diversos estados para atrair investimentos cria-se uma verdadeira Guerra Fiscal ou Guerra entre os lugares. V. A melhoria da infra-estrutura referente a rodovias, ferrovias, portos e telecomunicaes fator essencial para a realizao de novos investimentos. a) I e II b) I, II e III c) I, II, III, IV d) I, II, III, IV, V e) II, III, IV, V

2. So as empresas globais e no as naes que definem as estratgias globais nas quais as atividades so localizadas em muitos pases. (PORTER, M. E. A). A afirmativa transcrita acima expressa uma opinio corrente acerca do atual processo de globalizao da economia. Sobre essa questo, assinale a afirmativa INCORRETA. a) A economia mundial conseguiu tornar-se verdadeiramente global com base na nova infraestrutura, propiciada pelas tecnologias da informao e da comunicao. b) As naes subdesenvolvidas esto criando restries entrada de capitais por meio de barreiras comerciais e do aumento da regulamentao dos seus mercados financeiros e de trabalho. c) O processo atual de mundializao da economia capitalista acionado pelas corporaes transnacionais, apoiadas pelos governos dos pases capitalistas centrais. d) Um fator determinante para a incorporao ao processo de globalizao econmica a adoo de polticas de desregulamentao e de liberalizao postas em prtica pelos governos e pelas instituies internacionais. 3. A desconcentrao industrial verificada no Brasil, na ltima dcada, decorre, entre outros fatores, da: a) ao do Estado, por meio de polticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus. b) elevao da escolaridade dos trabalhadores, o que torna todo o territrio nacional atraente para novos investimentos industriais. c) presena de sindicatos fortes nos Estados das regies Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regies. d) iseno fiscal oferecida por vrios Estados, associada baixa remunerao da mo-deobra local. e) globalizao da economia, que, por meio das privatizaes, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o territrio.

4. Ao processo contemporneo de produo de bens industriais, simultaneamente em vrios pases, atravs da padronizao de modelos tecnolgicos e de consumo, suplantando as fronteiras nacionais pela escala mundial, d-se o nome de: a) internacionalizao do capital. b) globalizao. c) terceirizao. d) monoplio transnacional. e) neoliberalismo. 5. Tudo rede: departamentos nas organizaes, os grupos de projeto, uma turma, um coral. Redes humanas que usam as ferramentas disponveis para fazer, conhecer e se relacionar! Redes temos e teremos sempre, pois atravs delas que circulam ideias, informaes, produtos. (Silvio Meira Forum iMasters). Quanto a essa caracterstica responda a alternativa correta: a) no quesito redes no est inserido de forma alguma a incluso digital e popularizao da internet; b) nas redes humanas no necessrio a interao e comunicao entre redes externas e digitais; c) redes humanas so muito antigas e adaptativas, sendo que as redes sociais atuais so uma evoluo da comunicao em rede; d) as redes humanas buscam a interao com os interesses econmicos das grandes corporaes em detrimento da pouca mobilizao social que esta apresenta. 6. Nos ltimos anos uma nova maneira de ver a cultura, criar e compartilhar tomou conta das redes sociais na internet. Pessoas annimas tornam-se conhecidas da noite para o dia com vdeos ou depoimentos em sites como o youtube, facebook ou twitter. Empresas investem mais em propaganda na net do que em televiso. O comrcio virtual se desenvolve a nveis impressionantes... Diante do quadro apresentado aponte a alternativa que melhor se encaixe: a) cultura digital e comrcio em computadores; b) cultura eletrnica e cibervendas comerciais; c) cibercultura e ciberespao; d) ciberentretenimento e ciberescambo. 7. Relacione: ( a) obsolescncia planejada ) aquilo que foi substitudo ainda em bom estado porque estava fora de moda; b) lucro ( ) algo que est velho, fora de uso; c) aldeia global ( d) obsolescncia perceptiva ) aquilo que o capitalista busca a todo custo aumentar; ( ) interconexo mundial onde economia e cultura se tornariam e) meio tcnico comuns; f) obsoleto ( ) produzido atravs da evoluo das atividades humanas; 8. Palavras Cruzadas: Tecnologia Vertical: 1. rea virtual de relaes social, comerciais, etc. 2. criada a partir da tcnica. 4. conhecido tambm como PC. 5. concentrao de renda, economia de mercado, etc. 6. rede social digital que cresce muito na atualidade. Horizontal: 7. Integrao econmica, social, cultural e poltica em sentido global 3. podem ser digitais ou de contatos com pessoas reais. 9. utilizado na telefonia mvel. 8. porttil com tela sensvel ao toque.

Anda mungkin juga menyukai