Anda di halaman 1dari 7

SERVIO SOCIAL DA INDSTRIA SESI-SP CONCURSO INTERNO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIES

CONCURSO INTERNO*
*Apenas para professores e assistentes de coordenao j integrantes do Quadro SESI/SP.
O Departamento Regional de So Paulo do SERVIO SOCIAL DA INDSTRIA SESI faz saber que realizar, sob a responsabilidade do Centro de Seleo e de Promoo de Eventos (CESPE) da Universidade de Braslia (UnB), concurso interno para formao de cadastro de reserva destinado ao provimento de cargos que vagarem ou forem criados de Coordenador de Centro Educacional e/ou de Centro de Educao Infantil e de Assistente de Coordenao de Centro Educacional, de acordo com as normas que ficam fazendo parte integrante deste edital. NORMAS I DOS SALRIOS O salrio inicial de Coordenador de Centro Educacional e/ou de Centro Educacional Infantil de R$ 2.633,30 e o de Assistente de Coordenao de Centro Educacional de R$ 2.068,10. A carga horria para esses cargos de 40 horas semanais. II DAS CONDIES PARA INSCRIO 1 Assistente de Coordenao de Centro Educacional: pertencer ao quadro de Professores da Diretoria de Educao Bsica do Departamento Regional SESI/SP, h, no mnimo, 25 meses, considerando-se como fim desse perodo o dia 31/10/2004; ser portador de: 1.1. registro expedido pelo MEC, nos termos da legislao anterior vigncia da Lei Federal n. 9.394/96 (LDB), ou 1.2. diploma em Pedagogia, licenciatura plena, com habilitao em Administrao, Gesto ou Superviso Escolar, devidamente registrado, ou certificado de concluso, acompanhados do histrico escolar, ou 1.3. ttulo de mestre ou de doutor em Educao, formado por programas reconhecidos ou recomendados, com rea de concentrao em Administrao Escolar, ou 1.4. certificado de curso de especializao em Administrao ou Gesto Escolar, oferecido nos termos da Deliberao CEE n. 26/02. Coordenador de Centro Educacional e/ou de Centro de Educao Infantil: se Professor, pertencer ao quadro de Professores da Diretoria de Educao Bsica do Departamento Regional SESI/SP, h, no mnimo, 36 meses, considerando-se como fim desse perodo o dia 31/10/2004; se Assistente de Coordenao, pertencer ao quadro da Diretoria de Educao Bsica do Departamento Regional SESI/SP, e possuir experincia como docente de, no mnimo, 24 meses. Caso essa experincia no seja no SESI/SP, comprov-lo mediante cpia da Carteira Profissional ou Registro de Empregado autenticados ou d eclarao de tempo de servio oriunda de rgos federais/estaduais/municipais. ser portador de: 2.1 registro expedido pe MEC, nos termos da legislao lo anterior vigncia da Lei Federal n. 9.394/96 (LDB), ou 2.2 diploma em Pedagogia, licenciatura plena, com habilitao em Administrao, Gesto ou Superviso Escolar, 3 devidamente registrado, ou certificado de concluso, acompanhados do histrico escolar, ou ttulo de mestre ou de doutor em Educao, formado por programas reconhecidos ou recomendados, com rea de concentrao em Administrao Escolar, ou 2.3 certificado de curso de especializao em Administrao ou Gesto Escolar, oferecido nos termos da Deliberao CEE n. 26/02. No possuir falta injustificada nos ltimos 12 meses considerandose como fim desse perodo o dia 31/10/2004.

A NO-COMPROVAO DA ESCOLARIDADE (DOCUMENTAO) CITADA NO S ITENS 1 E 2, IMPLICAR O INDEFERIMENTO DA INSCRIO DO CANDIDATO. III DAS INSCRIES 1 As inscries sero recebidas no perodo entre 10 horas do dia 11 de novembro de 2004 e 20 horas do dia 19 de novembro de 2004, observado o horrio oficial de Braslia, pela Internet, no endereo eletrnico www.cespe.unb.br acessando CONCURSO INTERNO , SESI. 1.1. A comprovao da escolaridade far-se- mediante verificao do cadastro existente na DORH. Quando necessrio, ser solicitado ao candidato a comprovao da escolaridade exigida. 1.2. O deferimento das insc ries depender do devido atendimento das condies para inscrio e do correto preenchimento da ficha de inscrio pelo candidato. Ser permitida a inscrio, por um mesmo candidato simultaneamente aos cargos de Assistente de Coordenao de Centro Educacional e de Coordenador de Centro Educacional e/ou de Centro Educacional Infantil, desde que cumpridas as respectivas condies. Havendo mais de um formulrio de inscrio do mesmo candidato para um mesmo cargo, prevalecer o mais recente, independente de haver divergncias de informaes entre as inscries. No ato da efetivao da inscrio, o candidato receber um PROTOCOLO DE INSCRIO, devidamente preenchido, o qual dever ser apresentado para a realizao das provas. O candidato assumir a responsabilidade pelos eventuais erros no preenchimento do formulrio de inscrio e pelas suas conseqncias. Aps a conferncia, o candidato dever enviar o formulrio de inscrio, seguindo os passos orientados pelo

1/ 7

6 7

10

prprio sistema. Os dados cadastrais NO podero ser alterados, aps a efetivao da inscrio. No sero aceitas inscries por meios no previstos ou fora do perodo estabelecido no edital. Caso seja necessrio obter alguma orientao a respeito do preenchimento dos dados, o candidato poder entrar em contato com o Ncleo de Atendimento ao Candidato do CESPE, pelo telefone (61) 448-0100. No ato da inscrio, o candidato dever indicar, em campos especficos existentes no formulrio de Inscrio, os cdigos correspondentes opo de: a) CARGO; b) CIDADE DE PROVAS: Bauru /SP, Campinas/SP, So Jos do Rio Preto/SP, So Jos dos Campos /SP e So Paulo/SP. 8.1 O candidato dever, ainda, indicar o plo de classificao, de acordo com a tabela apresentada no Anexo I deste edital. Ao indicar o cdigo do plo de classificao, o candidato estar concorrendo automaticamente s vagas que surgirem naquela regio. 8.2 Aps a efetivao da inscrio, no sero aceitos pedidos para alterao de cdigo de opo de cargo, cidade de provas e plo de classificao. A inscrio do candidato implicar o conhecimento e a tcita aceitao das normas e das condies estabelecidas neste edital, em relao s quais no se poder alegar desconhecimento. A inexatido das informaes apresentadas, ainda que verificada posteriormente ou no momento de assumir o novo cargo, acarretar a nulidade da inscrio e de todas as suas decorrncias, sem prejuzo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

obrigao do candidato cuja inscrio tenha sido deferida, conferir todos os dados pessoais constantes nas publicaes divulgadas pelo CESPE. Eventuais erros de digitao no nome, no nmero do documento de identidade, na data de nascimento etc. devero ser corrigidos no dia de realizao das provas. Caso haja inexatido quanto s opes de cargo, plo de classificao e cidade de realizao das provas, caber ao candidato entrar em contato com o CESPE at o dia 13 de dezembro de 2004. Assim no procedendo, arcar com as conseqncias advindas de sua omisso. As informaes de carter oficial, especialmente as referentes s datas, aos locais e ao horrio de realizao das provas, devero ser obtidas apenas pelos meios indicados no presente edital.

VI DAS PROVAS 1 O concurso constar das seguintes provas: 1.1 prova de conhecimentos especficos (parte comum para os dois cargos) com 40 questes objetivas, de mltipla escolha, contendo cinco alternativas; 1.2 prova de conhecimentos especficos (parte diversificada somente para o cargo de Coordenador) com 20 questes objetivas, de mltipla escolha, contendo cinco alternativas; 1.3 prova de adequabilidade do perfil do candidato ao(s) cargo(s). Essa prova constar de quatro questes discursivas, apresentadas sob a forma de situaes problema ou estudo de casos. 1.4 As prova s versaro a respeito de assuntos relacionados no Anexo II deste edital, sendo que a prova de adequabilidade do perfil ao(s) cargo(s) ter tambm, como referencial, as atribuies apresentadas no Anexo III. 1.5 Todas as provas sero elaboradas, aplicadas e avaliadas pelo CESPE.

IV DOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS O candidato portador de necessidades especiais que necessitar de condio especial para a realizao das provas dever especific-la , no formulrio de inscrio. V DO CRONOGRAMA Todas as atividades previstas tero sua divulgao pelos endereos eletrnicos do CESPE e do SESI, cabendo ao candidato acompanhar o desenvolvimento das respectivas etapas. 1 10/11/2004 Publicao do edital. 11/11/2004 a 19/11/2004 Perodo de inscrio. 29/11/2004 Divulgao das inscries indeferidas, apenas pelo n. do PROSESI. 30/11/2004 a 2/12/2004 Perodo reservado para interposio de recurso das inscries indeferidas. 10/12/2004 Divulgao das inscries deferidas, por local de provas. 19/12/2004 Realizao das provas: manh Prova de Conhecimentos Especficos (parte comum) manh Prova de Conhecimentos Especficos (parte diversificada) tarde Verificao de adequabilidade do perfil do candidato ao cargo. 20/12/2004 Divulgao dos gabaritos da prova objetiva. 21/12/2004 a 23/12/2004 Perodo reservado para interposio de recurso (gabaritos). 19/1/2005 Publicao final dos resultados.

VII DA REALIZAO DAS PROVAS 1 As provas sero realizadas nas cidades de Bauru/SP, Campinas/SP, So Jos do Rio Preto/SP, So Jos dos Campos/SP e So Paulo/SP, conforme a opo feita pelo candidato na ficha de inscrio (cidade de provas). 1.1 Caso o nmero de candidatos inscritos em uma determinada cidade exceda oferta de lugares existentes nos locais indicados, o CESPE reserva-se o direito de aloc-los em cidades prximas s determinadas para aplicao das provas, no assumindo, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao transporte e ao alojamento desses candidatos. A confirmao da data e as informaes a respeito dos horrios e dos locais das provas sero divulgados oportunamente pela Internet, no endereo eletrnico www.cespe.unb.br, ou no Ncleo de Atendimento ao Candidato do CESPE, pelo telefone (61) 4480100. Ao candidato s ser permitida a realizao das provas na respectiva data e no local constante do endereo eletrnico do CESPE. Somente ser admitido sala de provas o candidato que apresentar protocolo de inscrio e documento original que o

2/ 7

5 6

10

11

12

identifique, tais como: carteira e/ou cdula de identidade expedidas pelas Gerncias e/ou Secretarias de Segurana, pelas Foras Armadas, pela Polcia Militar, pelo Ministrio das Relaes Exteriores, Cdulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as do CREA, OAB, CRC etc., Carteira de Trabalho e Previdncia Social, certificado de reservista bem como carteira nacional de habilitao (com fotografia) na forma da Lei n. 9.503/97. Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitirem, com clareza, a identificao do candidato. O candidato dever comparecer ao local designado com antecedncia de 15 minutos do horrio previsto para o incio das provas munido de caneta esferogrfica de tinta preta. , 6.1 Na prova objetiva: o candidato dever preencher os alvolos, na folha de respostas, com caneta esferogrfica de tinta preta. 6.1.1 No sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legvel. 6.2 Em todas as provas o candidato dever escrever suas respostas com caneta esferogrfica de tinta preta. 6.2.1 No sero consideradas as respostas com caligrafia ilegvel. 6.3 No ser permitida qualquer espcie de consulta. O preenchimento das folhas de respostas ser de inteira responsabilidade do candidato, que dever proceder de conformidade com as instrues especficas contidas na capa dos cadernos de provas, devendo o candidato arcar com as conseqncias de marcaes indevidas. Em nenhuma hiptese haver vista de prova em qualquer das formas de avaliao, nas diferentes fases do Concurso, seja qual for o motivo alegado. No dia da realizao das provas, na hiptese de o nome do candidato no constar nas listagens oficiais relativas aos locais de prova s estabelecidos, o CESPE proceder incluso, mediante a apresentao do comprovante de inscrio pelo candidato, com o preenchimento de formulrio especfico. 9.1 A incluso de que trata o item 9 ser realizada de forma condicional, com o intuito de se verificar a pertinncia da referida inscrio. 9.2 Cons tatada a improcedncia da inscrio de que trata o item 9, esta ser automaticamente cancelada sem direito a reclamao, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes. Quando, aps a provas, for constatado, por meio eletrnico, s estatstico, visual ou grafolgico, ter o candidato se utilizado de processos ilcitos, suas prova s sero anuladas e ele ser automaticamente eliminado do concurso interno. No haver, por qualquer motivo, prorrogao do tempo previsto para a aplicao das provas em virtude do afastamento de candidato da sala de provas . Motivar a eliminao do candidato do concurso, sem prejuzo das sanes penais cabveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros relativos ao concurso, nos comunicados, nas instrues ao candidato e/ou nas instrues constantes de cada prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descorts a qualquer pessoa envolvida na aplicao das provas.

13 a) b) c) d) e)

f) g) h)

i) j) k) 14

15

16

Ter suas provas anuladas e s automaticamente eliminado do er concurso o candidato que: apresentar-se aps o horrio estabelecido; no comparecer a qualquer uma das provas seja qual for o motivo alegado; no apresentar o documento de identidade que bem o identifique; ausentar se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal; estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrnico de comunicao (agendas eletrnicas, relgios digitais, telefones celulares, pagers, walkman, receptor, gravador, notebook e outros equipamentos similares); estiver portando armas; utilizar-se de meios ilcitos para a execuo das provas; fizer anotao de informaes relativas s suas respostas no protocolo de inscrio e/ou em qualquer outro meio, que no os permitidos; recusar-se a entregar o material de provas ao trmino do tempo de realizao destas; ausentar se da sala, a qualquer tempo, portando a(s) folha(s) de respostas; descumprir as instrues contidas nos cadernos de p rovas; e perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos. No haver segunda chamada ou repetio de prova s. O candidato no poder alegar qualquer desconhecimento sobre a realizao das prova s como justificativa de sua ausncia. O nocomparecimento s provas, qualquer que seja o motivo, caracterizar a desistncia do candidato e resultar na eliminao do concurso. No haver possibilidade de o candidato participar de qualquer das provas caso comparea em horrio posterior ao previsto. A Coordenao do CESPE, para garantir a idoneidade do concurso, poder solicitar aos candidatos, quando da aplicao das provas, a coleta da digital. O candidato que se retirar do ambiente de provas no poder retornar em hiptese alguma.

VIII DAS NOTAS DAS PROVAS 1 Prova de conhecimentos especficos (parte comum): cada questo ter o valor de 2,5 pontos. 2 Prova de conhecimentos especficos (parte diversificada): cada questo ter o valor de 2,5 pontos . 3 Prova de adequabilidade: cada questo ter o valor de 25 pontos com peso 2. As provas sero corrigidas observando -se a seguinte seqncia: prova de conhecimentos especficos (parte comum), prova de conhecimentos especficos (parte diversificada) e prova de adequabilidade. O noatingimento de 50% de acertos em qualquer uma dessas provas eliminar o candidato do concurso interno. IX DA CLASSIFICAO DOS CANDIDATOS 1 A pontuao final dos candidatos, para todos os cargos, ser igual soma dos pontos obtidos em todas as provas pertencentes ao cargo a que concorre. 2 Na hiptese de igualdade de nota final ter preferncia, sucessivamente, o candidato que: a) obtiver maior nota na prova: - de adequabilidade - objetiva

3/ 7

b) 3 4

tiver maior tempo de servio no Departamento Regional do SESI/SP. Os candidatos sero classificados por cargo, por plo e por ordem decrescente da nota final. No haver, em qualquer hiptese, a divulgao das notas obtidas em cada uma das provas, portanto ser divulgado apenas a nota final padronizada obtida pelos candidatos.

XII DAS DISPOSIES GERAIS 1 O candidato c onvocado para assumir a nova funo que no comprovar, na data de sua inscrio ao concurso interno, atender a todas as condies fixadas nos Captulos II e III, ser eliminado do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrio, sem prejuzo das sanes penais aplicveis falsidade da declarao. A alterao da funo dos candidatos obedecer rigorosamente a ordem de classificao nos cargos de sua opo, observadas as necessidades da Diretoria de Educao Bsica do SESI/SP. 2.1 O candidato que no aceitar uma vaga efetiva oferecida, de acordo com o prazo estabelecido, ocupar automaticamente o ltimo lugar do plo de classificao escolhido. 2.2 O candidato que aceitar ou no uma vaga em substituio, permanecer na mesma classificao. 2.3 O candidato que estiver em cargo de substituio e surgir uma vaga efetiva ser consultado. 2.4 O candidato habilitado para os cargos de Assistente de Coordenao e de Coordenador que aceitar vaga efetiva para o cargo de Coordenador estar automaticamente excludo das duas listas. 2.5 O candidato habilitado para os cargos de Assistente de Coordenao e Coordenador que aceitar vaga efetiva para o cargo de Assistente permanecer na lista de Coordenador. 2.6 Decorridos 6 meses da homologao do presente concurso, poder o classificado solicitar transferncia de plo de classificao, assumindo a ltima colocao na listagem para a qual solicitar a transferncia, sendo certo que perder seu direito a concorrer/pleitear vaga no plo para o qual foi inicialmente classificado. 2.7 A critrio do Servio Social da Indstria SESI/SP, aps a manifestao de todos os candidatos classificados no plo de sua opo e restando vagas ness plo, poder e aproveitar candidatos de outros plos, obedecida a ordem de classificao. Aquele que aceitar tal vaga perder seu direito a concorrer/pleitear vaga no plo para o qual foi inicialmente classificado. Caso no haja, entre os classificados, interessados em assumir essas vagas, o provimento se dar em carter temporrio (substituio at a realizao de novo concurso interno), observando-se os critrios preestabelecidos e divulgados internamente. O Servio Social da Indstria SESI/SP e o CESPE eximem-se das despesas com viagens e estadas dos candidatos em quaisquer das fases do concurso interno. O ato de inscrio implicar, por parte do candidato, o conhecimento e o compromisso de aceitao das instrues e normas disciplinadoras deste concurso. As Diretorias do Departamento Regional SESI/SP e as Unidades Escolares daro publicidade deste edital, bem como de todos os comunicados referentes a este Concurso Interno, recebidos via Internet, afixando-os em lugares visveis a todos os funcionrios. de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicaes de todos os editais e comunicados, referentes a este concurso. Os itens deste edital podero sofrer eventuais alteraes, atualizaes ou acrscimos, enquanto no consumada a

2 X DOS RECURSOS 1 Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva sero afixados nos quadros de avisos do CESPE e divulgados na Internet, no endereo eletrnico www.cespe.unb.br, em data a ser determinada no caderno de prova. O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva dispor de dois dias teis, a contar do dia subseqente ao da divulgao desses gabaritos, no horrio das 9 horas do primeiro dia s 18 horas do ltimo dia, ininterruptamente, conforme datas determinadas nos gabaritos oficiais preliminares. Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva, o candidato dever utilizar os modelos de formulrios disponveis no Sistema Eletrnico de Interposio de Recurso, www.cespe.unb.br, e seguir as instrues ali contidas. O candidato dever ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo ser preliminarmente indeferido. Se do exame de recursos resultar anulao de questo integrante de prova, a pontuao correspondente a essa questo ser atribuda a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alterao, por fora de impugnaes, de gabarito oficial preliminar de questo integrante de prova, essa alterao valer para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Todos os recursos sero analisados e as justificativas das alteraes de gabarito sero divulgadas no endereo eletrnico http://www.cespe.unb.br quando da divulgao do gabarito , definitivo. No sero encaminhadas respostas individuais aos candidatos. No ser aceito recurso via postal, via fax ou via correio eletrnico. Em nenhuma hiptese sero aceitos pedidos de reviso de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito oficial definitivo. Recursos cujo teor desrespeite a banca sero preliminarmente indeferidos. A forma de interposio de recursos contra o resultado das inscries indeferidas ser disciplinada no respectivo edital de divulgao desse resultado.

8 9

10 11

XI DA HOMOLOGAO 1 2 A homologao do concurso ser comunicada no prazo de at 15 dias, contados a partir da divulgao da classificao final. O prazo de validade do concurso interno ser de 2 anos, a contar da data da homologao, prorrogvel, a critrio da Diretoria de Educao Bsica do SESI/SP, uma vez, por igual perodo. 7

4/ 7

providncia ou evento que lhes disserem respeito ou at a data da convocao dos candidatos para as provas, circunstncia que ser mencionada em edital ou comunicado a ser enviado, via Internet.

Os casos omissos sero resolvidos conjuntamente pelo CESPE e pelo SERVIO SOCIAL DA INDSTRIA SESI/SP, no que tange realizao deste concurso interno.

ANEXO I PLOS DE CLASSIFICAO

PLO DE CLASSIFICAO ARAATUBA ARARAQUARA BAURU CAMPINAS

ABRANGNCIA Araatuba, Birigui, Guararapes e Penpolis . Araraquara, Jaboticabal, Mato e Monte Alto. Agudos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Botucatu, Brotas, Igarau do Tiet, Ja e Pederneiras. Americana, Amparo, Araras, Campinas, Indaiatuba, Itapira, Leme, Limeira, Mogi-Guau, Piracicaba, Rio Claro, Santa Brbara DOeste, So Joo da Boa Vista, Sumar e Valinhos. Bragana Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Jundia e Vinhedo. Assis, Marlia, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo. Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Po e Suzano. lvares Machado, Presidente Epitcio e Presidente Prudente. Batatais, Franca, Mococa, Ribeiro Preto e Sertozinho. Diadema, Mau, Ribeiro Pires, Santo Andr, So Bernardo do Campo e So Caetano do Sul. Cubato e Santos. Descalvado, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, So Carlos e Tamba. Barretos, Fernandpolis e So Jos do Rio Preto. Carapicuba, Guarulhos, Osasco e So Paulo. Alumnio, Boituva, Cerquilho, Itapetininga, Itapeva, Itu, Salto, So Roque, Sorocaba, Tatu e Votorantim. Caapava, Cruzeiro, Jacare, Lorena, Pindamonhangaba, So Jos dos Campos, Taubat e Trememb.

JUNDIA MARLIA MOGI DAS CRUZES PRESIDENTE PRUDENTE RIBEIRO PRETO SANTO ANDR SANTOS SO CARLOS SO JOS DO RIO PRETO SO PAULO SOROCABA TAUBAT

5/ 7

ANEXO II

BIBLIOGRAFIA GERAL para os cargos: Coordenador e Assistente de Coordenao. ALMEIDA, Laurinda R. de. O relacionamento interpessoal na coordenao pedaggica. In: ALMEIDA, L.R; PLACCO, Vera M. N. S (Orgs.). O coordenador pedaggico e o espao de mudana. So Paulo: Edies Loyola, 2001. AQUINO, Julio Groppa (org.) Erro e fracasso na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. ________. Indisciplina na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1996. ARROYO, Miguel. Fracasso -Sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da Educao Bsica. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline.(Orgs). Para alm do fracasso Escolar. Campinas: Papirus, 1997.Petrpolis: Vozes, 1998. AZANHA, Jos Maria Pires. Proposta pedaggica e autonomia da escola. So Paulo, 1997. [Trabalho apresentado no Seminrio O que muda na educao brasileira com a Nova Lei de Diretrizes e Bases. FIESP/CIESP/SESI/SENAI/IRS, 1997. p.32-48] BENEVIDES, Maria Victria Mesquita. O Desafio da educao para a cidadania. In: AQUINO, Julio Groppa (org) Diferenas e preconceitos na escola: alternativas terias e prticas. So Paulo: Summus, 1998. p. 153-169. BOAS, Benigna M.F.V.B. Avaliao formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In: As dimenses do Projetopedaggico: novos desafios para a escola. Campinas: Editora Papirus, 2001. p.175-212. (Texto semana da educao/2004) BRASIL - Secretaria de Educao Fundamental - Parmetros Curriculares Nacionais: Lngua Portuguesa Braslia, MEC/SEF - 1998 CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o conhecimento. So Paulo: Cortez, 1998. CUNHA M. V. A Desqualificao da famlia para educar? Cadernos de Pesquisa. So Paulo: FCC; Cortez, n.. 102, p.46-48, nov. 1997. DE LA TAILLE, Yves J.J.M.R. O erro na perspectiva piagetiana. In: AQUINO, J.G. (Org). Erro e fracasso na escola. So Paulo: Summus, 1997. p.25-44. (Texto semana da educao/2004) FREIRE , Paulo R. Pedagogia da autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 1998. FUCK. Irene Terezinha - Alfabetizao de Adultos: Relato de uma Experincia construtivista Petrpolis: Vozes, 1997 GATTI, Bernadete. O sucesso do aluno o sucesso da escola: busca da superao de barreiras seletivas na trajetria escolar do aluno. Texto elaborado pela equipe da CENP com base na palestra proferida pela prof.a Bernadete Gatti na DE de Cruzeiro em 1997. (Texto estudado em reunio de supervisores de ensino/2003) LCK, Helosa; FR EITAS, Ktia S.; GIRLING, Robert; KEITH, Sherry. A Escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. MOTTA, Paulo Roberto. Gesto contempornea: a cincia e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1996. OLIVEIRA, Zilma M.R. Avaliao de aprendizagem e progresso continuada: bases para a construo de uma nova escola. Estudos em avaliao educacional. p.7 a 12. So Paulo: Fundao Carlos Chagas, n 18, jul/dez. 1998 (Texto estudado em reunio de supervisores de ensino/2003). REGO, T.C. Vygotsky - Uma perspectiva histrico-cultural da Educao Petrpolis : Vozes, 1997 RONCA, Paulo A.C.; TERZI, Cleide do Amaral. A aula operatria e a construo do conhecimento. So Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1995. __________________. A prova operatria: contribuies da psicologia de desenvolvimento. So Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1991. Referenciais Curriculares da rede escolar SESI-SP. Publicao DEB/GESE, 2003. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto poltico-pedaggico elementos metodolgicos para elaborao e realizalao. 5 ed.So Paulo: Libertad, 1999. (Cadernos Pedaggicos do Libertad; v. 1) Legislao e Normas Bsicas Lei 93994, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as D iretrizes e Bases da Educao Nacional Deliberao CEE n05, de 03 de maio de 2000. Fixa normas para a educao de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na educao bsica do sistema estadual de ensino. Estatuto Padro da Associao de Pais e Mestres da rede escolar SESI -SP, 2004. Regimento Comum Sistema Escolar SESI-SP. Parecer CEE 637/98 Resoluo CNE/CEB n. 02 de 7 de abril de 1998. Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental. Resoluo CNE/CEB n. 1/2000 de 10/05/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos. Bibliografia complementar para o cargo de coordenador CANDAU, Vera. Reinventar a Escola. Petrpolis: Vozes, 2000. CONVERSA em torno da diversidade: entrevista. Ptio, v.5, n.20, p.26-35, fev./abr. 2002. MARTINS, Jos do Prado. Administrao escolar: uma abordagem crtica do processo administrativo em educao. So Paulo: Editora Atlas, 1999. MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educao. So Paulo: ANPEd, n. 5, maio/ago. 1997; n.6, set./dez. 1997. (Juventude e Contemporaneidade) OLIVEIRA, Zilma M.R. Educao infantil: fundamentos e mtodos. So Paulo : Cortez, 2002. p. 225-242. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialgico: como construir o projeto poltico-pedaggico da escola. So Paulo: Cortez, 2002. Resoluo CNE/CEB n. 01 de 07 de abril de 1999: Diretrizes Curriculares da Educao Infantil..

6/ 7

ANEXO III CARACTERSTICAS DOS CARGOS CARGO 1. Coordenador de Centro Educacional e/ou de Centro de Educao Infantil REA DE ATUAO Unidades Escolares REQUISITOS DE ESCOLARIDADE Ser portador de registro expedido pelo MEC, nos termos da legislao anterior vigncia da Lei Federal n. 9.394/96 (LDB), ou ter licenciatura plena em Pedagogia com habilitao em Administrao, Gesto ou Superviso Escolar, com diploma devidamente registrado ou certificado de concluso, acompanhados do histrico escolar, ou ttulo de mestre ou de doutor em Educao, formados por programas reconhecidos ou recomendados, com rea de concentrao em Administrao Escolar, ou certificado de curso de especializao em Administrao ou Gesto Escolar, oferecidos nos termos da Deliberao CEE n. 26/02. SNTESE DAS ATRIBUIES O Coordenador de Unidade E scolar, no seu papel d liderana, fundamental ao processo e de gesto, o profissional articulador, coordenador, integrador e responsvel por todas as atividades desencadeadoras do processo educacional e exercer suas funes objetivando garantir: I a elaborao e execuo da proposta pedaggica; II a administrao do pessoal, dos recursos materiais e financeiros; III o cumprimento dos dias letivos e horas aula estabelecidas; IV a legalidade, a regularidade e a autenticidade da vida escolar dos alunos; V os meios para o reforo e recuperao de alunos com defasagem de aprendizagem; VI a articulao e a integrao da escola com as famlias e a comunidade; VII as informaes aos pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos; VIII a comunicao ao Conselho Tutelar, aps esgotados todos os recursos, por meio do rgo de gesto local, dos casos de maus tratos envolvendo alunos, assim como de casos de evaso escolar e de reiteradas faltas. Cabe ainda ao coordenador de unidade escolar subsidiar os profissionais da escola quanto s normas vigentes e representar aos rgos superiores da administrao, sempre que houver deciso em desacordo com a legislao. O Assistente de Coordenao de Unidade Escolar assessora o Coordenador de Unidade Escolar no desempenho de suas atribuies especficas e responde pela direo da escola em horrio que lhe for determinado. Ao Assistente de Coordenao escolar cabe, tambm, substituir o Coordenador de Unidade Escolar em seus impedimentos legais, nos casos previstos em legislao especfica, e execer as atribuies que lhe forem delegadas por este.

2. Assistente de Coordenao de Centro Educacional

Unidades Escolares

Ser portador de registro expedido pelo MEC, nos termos da legislao anterior vigncia da Lei Federal n. 9.394/96 (LDB), ou licenciatura plena em Pedagogia com habilitao em Administrao, Gesto ou Superviso Escolar devidamente registrado ou certificado de concluso, acompanhados do histrico escolar, ou ttulo de mestre ou doutor em Educao, formados por programas reconhecidos ou recomendados, com rea de concentrao em Administrao Escolar, ou certificado de curso de especializao em Administrao ou Gesto Escolar, oferecidos nos termos da Deliberao CEE n. 26/02.

7/ 7

Anda mungkin juga menyukai