Anda di halaman 1dari 12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

BADMINTON

Trabalho realizado por: Antnio Pires 10 A Para o mbito da Educao Fsica Trabalho realizado por Antnio Pires Pg. 1/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

INDCE
1- Introduo 2- Tcnicas 2.1- Servio curto 2.2- Servio longo e lob 2.3- Clear, amorti alto e smash 2.4- Drive direita e Drive esquerda 3- Concluso (pequena observao)

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 2/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

1-Introduco
Modalidade desportiva praticada com raquetas muito semelhante ao tnis distinguindo-se deste pela dimenso do campo e pelo equipamento utilizado. Teve origem na ndia (h alguns sculos) e chamava-se Poona, tendo sido adaptado pelos oficiais do exrcito Britnico que a trouxeram para Inglaterra para Badminton onde se passou a praticar. Esta localidade deu o nome a este desporto que em Espanha conhecida como jogo do volante. Esta modalidade desportiva nos finais do sculo XIX passou a ser praticada nos EUA e no Canada para Portugal ter vindo em 1954 por iniciativa de Henrique Pinto e o grupo desportivo da livraria Portugal, os fundadores da federao Portuguesa de Badminton. O campo tem um comprimento 13,20 m e uma largura de 5.20 metros no caso dos jogos singulares, e em jogos de pares h um aumento de 0,90m largura logo ser 13,20m de comprimento e 6.10m de largura. Em vez da bola esta modalidade utiliza um volante com uma base de cortia hemisfrica com certa 3 cm de dimetro em cujo no lado plano esto implantadas 14 a 16 penas. A raqueta mais pequena do que a de tnis pesando mais ou menos 150 gm. O jogo consiste em permanecer no ar o volante; os pontos s podem ser marcados por quem detiver o servio. As partidas so sempre constitudas por 15 pontos nas provas masculinas e 11 nas provas femininas.

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 3/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

2 -Tcnicas
2.1- Servio curto
Preparao/execuo: . Segurar o volante pela parte superior ou pela base; . Recuar a raquete, ao lado da anca, com o antebrao flectido e o pulso dobrado para trs. . Manter o olhar no volante, larg-lo na vertical e fazer o batimento por baixo e para a frente. . O p contrrio da mo na qual se vai executar deve-se posicionar frente.

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 4/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

2.2

Servio longo e Lob

Lob - um bom batimento defensivo, pois se o servio for bem


executado o mais lgico ter bastante tempo para me preparar para o batimento seguinte. Preparao/execuo: . Segurar o volante pela base ou pela parte superior. . Colocar a cabea da raquete para trs, rodando o tronco. . Manter o olhar no volante, larg-lo na vertical e executar o batimento para cima e para a frente, num movimento contnuo, avanando o ombro. (No lob, embora a execuo seja semelhante ao servio curto, o volante batido para o fundo do campo do adversrio com um movimento acentuado do pulso.)

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 5/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

2.3-Clear, amorti alto e smash


So tcnicas semelhantes na preparao: . Colocao debaixo do volante com a raqueta atrs do plano da cabea e o antebrao em flexo (cotovelo para cima); . Rotao do tronco para o batimento.

No entanto, podemos distinguir as trs tcnicas atravs do ponto de impacto da raquete com o volante e pela trajectria que da resulta. Vejamos:

No clear defensivo, utilizado para recuperar a posio de equilbrio, o impacto mais recuado, o que leva a uma menor velocidade do volante. A trajectria dos volantes depois do batimento mais alta e curvada.

No clear ofensivo, tendo como objectivo desequilibrar o adversrio, o batimento feito o mais alto possvel, com o brao em extenso e forte movimento do pulso. Deste modo, o volante faz um trajecto mais baixo e mais tenso. Trabalho realizado por Antnio Pires Pg. 6/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton No amorti alto, tcnica com o objectivo de colocar o volante numa zona bastante prxima da rede, impossibilitando que o adversrio o alcance, o batimento efectuado de forma suave, com o brao estendido e mantendo a mo em extenso.

No smash o objectivo finalizar a jogada, colocando o volante no cho ou obrigando a uma devoluo defeituosa. O batimento feito de cima para baixo, com a raqueta inclinada para a frente, com o brao em extenso e forte movimento do pulso.

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 7/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

2.4-Drive esquerda

direita

Drive

Drive direita
Preparao/execuo: . Recuar a raqueta, inclinando-a bem atrs, colocando a pega ao nvel do ombro. . Bater o volante frente do corpo, com a cabea da raquete paralela rede, o brao em extenso e forte golpe de pulso, para lhe imprimir uma trajectria tensa e paralela ao solo.

Drive esquerda
Preparao/execuo: . Avanar o p direito recuar a raquete, colocando-a atrs do ombro contrrio. . Iniciar o movimento para a frente, estendendo progressivamente o brao e mantendo a mo flectida. . Olhar o volante e bat-lo com a cabea da raquete paralela rede, com forte golpe de pulso, imprimindo-lhe uma trajectria tensa e paralela ao solo.

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 8/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

3- Concluso (um caso prtico que merece ser visto)


Apresentao do atleta: Rodrigo Campos Oliveira Tem um comprometimento funcional na rea fsica adquirida na infncia. Rodrigo atleta de Parabadminton (Badminton Adaptado) desde 2006, sendo um dos pioneiros na prtica desta modalidade para as pessoas com deficincia fsica no Brasil. Rodrigo treina na associao de Centro de Treinamento em Educao Fsica Especial CETEFE (entidade conveniada com a Secretria de Estado de Educao do Distrito Federal) e representa o DF em diversas competies no territrio nacional. Em 2009 veio o convite para participar do mundial de parabadminton realizado em Seul Coria do Sul, mas por motivos financeiros, Rodrigo no pde participar. Em Outubro de 2010 na cidade de Curitiba-PR, Rodrigo foi campeo Panamericano de Parabadminton nas categorias de simples e duplas nas classes W1 e ABSOLUTO, com estes resultados ele passou a liderar o ranking internacional na classe W1, pela primeira vez na histria temos um brasileiro como o melhor do mundo no parabadminton wheelchair (modalidade para cadeirantes). Para manter a posio de destaque no cenrio internacional, de fundamental importncia participar de torneios fora do Brasil e o torneio internacional da Alemanha Dortmund o mais importante evento depois do mundial que acontecer em Novembro na Guatemala

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 9/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

RANKING Primeiro do ranking Mundial na classe W1de simples. * Primeiro do ranking Mundial na classe W1de duplas. * Primeiro do ranking Brasileiro na classe W1de simples. ** Primeiro do ranking Brasileiro na classe W1de duplas. ** Segundo do ranking Brasileiro na classe ABSOLUTO. ** Primeiro do ranking Brasileiro na classe W1de simples. *** Primeiro do ranking Brasileiro e na classe W1de duplas. *** Segundo do ranking Brasileiro e na classe ABSOLUTO. *** *Fonte Federao Internacional de Parabadminton (PBWF).** Fonte Confederao Brasileira de Badminton (CBBd) *** Fonte Federao de Badminton de Braslia (FBB)

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 10/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton MELHORES RESULTADOS Campeo Panamericano de simples e duplas classe W1, Curitiba-PR, 2010 Campeo Panamericano de simples classe ABSOLUTO, Curitiba-PR, 2010 Campeo da primeira etapa brasileiro simples e duplas classe W1, Campinas-SP, 2011 Campeo da primeira etapa brasileiro simples e duplas classe W1, Braslia-DF, 2010 Campeo da segunda etapa brasileiro simples e duplas classe W1, Curitiba-Pr, 2010 Campeo da primeira etapa duplas Brasiliense de 2009. Campeo de dupla masculina da copa Universidade Catlica 2009 Campeo do Escolar/Universitrio na categoria Deficincia Fsica 2009. Vice Campeo de simples Absoluto da primeira etapa Brasiliense de 2009 Vice Campeo de duplas absoluto da primeira etapa Brasiliense 2009. Terceiro colocado de simples da copa Universidade Catlica 2009. Terceiro Colocado absoluto do Escolar/Universitrio 2009. Vice Campeo Brasileiro individual de 2008 Vice Campeo Brasileiro dupla masculina 2008.

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 11/12

Trabalho de Educao Fsica - Badminton

SE AT ESTE SENHOR COM DEFICINCIAS MOTORAS CONSEGUE.PORQUE QUE NS SEM QUALQUER TIPO DE LIMITAO FISICA NO HAVEMOS DE O PRATICAR.

FIM

Trabalho realizado por Antnio Pires

Pg. 12/12

Anda mungkin juga menyukai