Anda di halaman 1dari 21

ndice

Introduco..........................................................................................................................2 Fordismo............................................................................................................................3 Ford Motor Company........................................................................................................5 O legado de Ford...............................................................................................................6 Caractersticas do Fordismo..............................................................................................7 Objectivos........................................................................................................................8 O Declnio de Ford e o Fordismo....................................................................................8 Ford e o Modelo T...........................................................................................................9 Modelo A e a Carreira Posterior de Ford.........................................................................11 Filosofia de Trabalho.......................................................................................................12 Companhia de Avies Ford (Ford Airplane Company).........................................12 Negcios Internacionais.................................................................................................13 Concluso.......................................................................................................................25 Bibliografia....................................................................................................................16 ANEXOS ANEXO 1......................................................................................................................18 ANEXO 2......................................................................................................................19 ANEXO 3......................................................................................................................20
1

INTRODUO

O Henry Ford (Springwells, 30 de julho de 1863 Dearborn, 7 de abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresrio a aplicar a montagem em srie de forma a produzir em massa automveis em menos tempo e a um menor custo. Ford nasceu em 30 de junho de 1863, em uma fazenda prxima a um municpio rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan (este espao hoje faz parte de Dearborn). A introduo de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indstria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolfico e registrou 161 patentes nos EUA. Como nico dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho de 1903, dia da fundao da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150 000 (em valores da poca), de doze scios, sendo que US$28 000 foram investidos pelo prprio Ford, com ento 40 anos na poca. "o dinheiro a coisa mais intil do mundo; no estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele" disse Ford. Vamos de seguida ver como colocou ford a sua teoria em prtica.

Fordismo O Fordismo um modelo de produo em massa idealizado pelo empresrio estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, esse modelo revolucionou a indstria automobilstica a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ford utilizou risca os princpios de padronizao e simplificao de Frederick Taylor e desenvolveu outras tcnicas avanadas para a poca. Suas fbricas eram totalmente verticalizadas. Ele possua desde a fbrica de vidros, a plantao de seringueiras, at a siderrgica. Ford criou o mercado de massa para os automveis. Sua obsesso era tornar o automvel to barato que todos poderiam compr-lo, porm mesmo com o barateamento dos custos de produo, o sonho de Henry Ford permaneceu distante da maioria da populao. O Fordismo teve seu pice no perodo posterior Segunda Guerra Mundial, nas dcadas de 1950 e 1960, que ficaram conhecidas na histria do capitalismo como Os Anos Dourados. Entretanto, a rigidez deste modelo de gesto industrial foi a causa do seu declnio. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automveis de qualquer cor, desde que fossem pretos. O motivo disto era que a tinta na cor preta secava mais rpido e os carros poderiam ser montados mais rapidamente. A ele atribudo o "fordismo", isto , a produo em grande quantidade de automveis a baixo custo por meio da utilizao do artifcio conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condies de fabricar um carro a cada 98 minutos, alm dos altos salrios oferecidos a seus operrios notavelmente o valor de 5 dlares por dia, adotado em 1914. Ford via no consumismo uma chave para a paz, o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro a coisa mais intil do mundo; no estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele". Ele no confiava em contabilistas, tendo reunido uma das maiores fortunas do mundo sem ao menos possuir auditoria em sua companhia. A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford II se tornou seu directo.
3

O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovaes tcnicas e de negcios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionria em cada cidade da Amrica do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundao Ford, mas providenciou para que sua famlia pudesse controlar a companhia permanentemente. Ford iniciou sua trajetria com motores, digamos assim, na fazenda de seu pai. Ele era responsvel pelos reparos nas mquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e sua principal inteno era observar o funcionamento mecnico das mquinas e equipamentos. A vida na fazenda era difcil, exigia servios pesados feitos mo. Por causa disso, desde menino Ford j demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de mquinas. No ano de 1875, com doze anos, o contacto com um locomvel a vapor o levou a estudar os carros automotores. Aos quinze, ele tinha a reputao de reparador de relgios, tendo desmantelado e remontado as peas de relgios de amigos e vizinhos dezenas de vezes. Em 1879, com 16 anos , ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz de operador de mquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Em 1882, ele retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da famlia e se tornar experiente na operao dos motores a vapor portteis da Westinghouse. Aos 19, Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecnico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra nos motores a exploso. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina. Por volta do ano de 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit na Edison Illuminating Company. Em 1893, aps sua promoo ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter bastante tempo e dinheiro para dedicar-se s suas experincias pessoais com motores a gasolina. Estes experimentos culminaram em 1896 com a concluso de seu prprio veculo automotor denominado Quadriciclo, que ele dirigiu em teste em 4 de junho. Depois de vrios testes, Henry Ford planejou formas de melhorar o Quadriciclo.

Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, sob a responsabilidade de ser engenheiro chefe, entretanto, a fbrica fechou devido discordncia com os outros diretores em relao adoo da produo em massa como modelo padro. Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo, a produo desses carros no obteve xito. Mesmo assim, Ford persistiu com a idia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeo, divulgando o carro em todo pas. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas idias e assim a Ford Motor Company foi fundada.

Ford Motor Company Com 40 anos de idade, Ford, com outros 11 investidores e 28.000,00 dlares de capital, formaram a Ford Motor Company em 1903. Em um carro recm-planejado, Ford fez uma exposio sobre o gelo do Lago Saint Clair, dirigindo uma milha (1609 metros) em 39,4 segundos, estabelecendo um novo recorde de velocidade terrestre em 91,3 milhas por hora (147,0 km/h). Persuadido por esse xito, o piloto de corrida Barney Oldfield, que nomeou o novo modelo Ford de "999" em honra de uma locomotiva de corrida da poca, levou o carro por todo o pas, tornando a marca Ford conhecida em todos os Estados Unidos. Ford tambm foi um dos primeiros patrocinadores do Indianapolis 500. Ford maravilhou o mundo em 1914, oferecendo o pagamento de 5,00 dlares por dia, o que mais do que duplicou o salrio da maioria dos seus trabalhadores. O movimento foi extremamente rentvel; no lugar da constante rotatividade de empregados, os melhores mecnicos de Detroit afluram para a Ford, trazendo seu capital humano e sua habilidade, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de treinamento. Ford chamou isso de "salrio de motivao" ("wage motive").

O uso da integrao vertical pela empresa tambm provou ser bem sucedido quando Ford construiu uma fbrica gigantesca, onde entravam matrias primas e de onde saiam automveis acabados. Ford iniciou sua carreira como um motorista de carros de corrida manteve seu interesse por este esporte de 1901 at 1913. Ford colocou o desprovido Modelo Ts em corridas, terminando em primeiro lugar (embora posteriormente desqualificado), em uma corrida "mar-a-mar" (atravessando os Estados Unidos) ocorrida em 1909, e estabelecendo o recorde de velocidade em pista oval de uma milha (1,6 km) em Detroit Fairgrounds em 1911 com o motorista Frank Kulick. Em 1913, Ford tentou colocar um Modelo T reformulado no Indianapolis 500, mas foi informado que as regras exigiam a adio de mais 1.000 libras (450 kg) no carro antes que ele pudesse ser aprovado. Ford saiu da corrida e logo depois saiu de corridas permanentemente, citando a insatisfao com as regras do esporte e as exigncias de seu tempo pelo grande aumento na produo do Modelo T.

O legado de Ford As idias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da poca, foi atravs delas que se desenvolveu a mecanizao do trabalho, produo em massa que so poderia ser levada acabo com produtos extremamente simples e com a reducao dos tipos de produto, padronizao do maquinrio e do equipamento, e por consequncia dos produtos, forte segregao do trabalho manual em relao ao trabalho braal, o operrio no precisava pensar apenas fazer seu trabalho com o mnimo de movimentao possvel.

Ele tambm implementou a poltica de metas, mesmo no tendo esse nome, ele dizia que X carros deveriam ser produzidos em Y dias. Alm disso, ele revolucionou o tratamento aos trabalhadores, pois melhorou o salrio deles, segundo Ford ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salrio substancial para aqueles que trabalhavam com a produo e a

distribuio, o poder de compra aumentaria. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas reas de administrao.

A doutrina de ford resumi-se em 3 pontos: 1. A producao em massa, atraves da especializacao operaria, 2. Salarios elevados, factor de prosperidade da empresa e a 3. Ausencia de hierarquia de organizacao.

Caractersticas do Fordismo y Uma das principais caractersticas do Fordismo foi o aperfeioamento da linha de montagem. Os veculos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operrio ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produo. Desta forma no era necessria quase nenhuma qualificao dos trabalhadores. Outra caracterstica a de que o trabalho entregue ao operrio, em vez desse ir busclo, fazendo assim a analogia eliminao do movimento intil. y Outra caracterstica marcante era a escolha de uma nica cor de veculo, em especial os do modelo T, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veculos sem ter que diferenciar o processo de pintura.

O mtodo de produo fordista exigia vultosos investimentos e grandes instalaes, mas permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhes de carros por ano, durante a dcada de 1920. O veculo pioneiro de Ford no processo de produo fordista foi o mtico Ford Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode".
7

Despreso Pelas Doutirnas Reinantes de Organizacao O despreso foi manifestado por ford, tanto do ponto de vista da gestao financeira, como da organizacao de servico. Ford despresava as regras da contabilidade, isto e, a contabilidade geral, com a contabiliadde analitica. Ford se pretendia um calculo preciso dos seus encargos, nao desejava sobrecaregar o contra-mestre com a contabilizacao das despesas da ofocina e nao acreditava na exactidao dos precos de custos nem no seu papel na gestao. Ford nao necessitava de controlar contabilisticamente os seus resultados por prodito.

A Ausencia de uma Organizacao Hierarquica Ford critica esta organizacao, criada a maneira de uma arvore, por tornae as comunicacoes incomodas, longas e inuteis, e permitir uma fuga as responsabilidades, atraves de retardar das decisoes. Ele era contra os titulos que tornam os homens vaidosos e importantes e contra as conferencias, que so fazem perder tempo e nao trazem nada de util. E uma centralizacao exagerada em redor da sua autoridade. Esta possibiliadde e facilmente concebivel, pois a centralizacao e a falta de competencia de quandros. Ford considerava a tarefa dos que dirigem uma empresa e velar para que cada seccao adapte os seus esforcos a realizacao do fim comum. A historia a ford Motor Company, Peter Drucker demonstrou que esta ausencia de hierarquia vinha do desejo sistematico de pretender governar um negocio de bilioes de dolares sem auxilio de quadros superiores responsaveis.

Objectivos Ford tinha por objectivo produzir um veculo a partir do zero, sem dependncia de comrcio externo. Ele acreditava na expanso global de sua companhia. Acreditava que o comrcio internacional e a cooperao internacional levariam paz, e usou o processo de linha de montagem e produo do Modelo T para demonstrar isso. Ele abriu as fbricas de montagem Ford no Reino Unido e no Canad em 1911, e logo se tornou o maior produtor de automveis nesses pases. Em 1912, Ford cooperou com Agnelli da Fiat para lanar as primeiras montadoras de automveis italianas. As primeiras instalaes na Alemanha foram construdas na dcada de 1920, com o encorajamento de Herbert Hoover e do Departamento de Comrcio, que concordava com a teoria de Ford, que afirmava que o comrcio era essencial para a paz mundial.

O Declnio de Ford e o Fordismo A partir da dcada de 1970, o Fordismo entra em declnio. A General Motors flexibiliza sua produo e seu modelo de gesto. Lana diversos modelos de veculos, vrias cores e adota um sistema de gesto profissionalizado, baseado em colegiados. Com isto a GM ultrapassa a Ford, como a maior montadora do mundo. Na dcada de 1970, aps os choques do petrleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilstico, o Fordismo e a Produo em massa entram em crise e comeam gradativamente a serem substitudos pela Produo enxuta, modelo de produo baseado no Sistema Toyota de Produo.

Em 2007 a Toyota torna-se a maior montadora de veculos do mundo e pe um ponto final no Fordismo. Resumindo: O Fordismo foi iniciado nos EUA onde o ritmo da produo imposto pelas mquinas, o trabalhador faz um consumo de tarefas especializadas e de participar mais do consumo. Ford e o Modelo T Ford criou um slido sistema de publicidade Detroit para garantir que cada jornal transmitisse notcias e anncios sobre o novo produto. A rede de concessionrios locais de Ford tornou o carro onipresente em praticamente todas as cidades da Amrica do Norte. Como revendedores independentes, as franquias enriqueceram e fizeram a propaganda no apenas de Ford, mas tambm do prprio conceito de automobilismo; clubes locais de automveis surgiram para ajudar novos motoristas e para explorar o campo. Ford foi sempre vido para vender aos fazendeiros, que viram no veculo um dispositivo comercial para ajudar em seus negcios. As vendas subiram rapidamente - vrios anos tiveram 100% de lucros em relao ao ano anterior. Sempre na busca de maior eficincia e menores custos, em 1913 Ford introduziu a montagem em esteiras em movimento nas suas instalaes, o que permitiu um enorme aumento da produo. Embora seja atribudo a Henry Ford o invento, fontes contemporneas indicam que o conceito e sua evoluo vieram dos funcionrios Clarence Avery, Peter E. Martin, Charles E. Sorensen, e C. H. Wills. As vendas ultrapassaram 250.000 unidades em 1914. Por volta de 1916, tendo o preo baixado para US$360,00 para os carros de passeio bsicos, as vendas atingiram 472.000 unidades. O Ford Model T foi apresentado no dia 1 de outubro de 1908. Ele tinha muitas inovaes importantes, como o volante no lado esquerdo, o que foi logo copiado por todas as outras companhias. O motor e o cmbio eram totalmente fechados. Os 4 cilindros eram fundidos em um bloco slido, e a suspenso usava duas molas semi-elpticas. O carro era muito simples de se dirigir e, o mais importante, sua manuteno era barata. O veculo era to barato em 1908, custando 825,00 dlares (o preo caa todo ano) que na dcada
10

de 1920 a maioria dos motoristas norte-americanos aprenderam a dirigir o Modelo T, o que deixou boas memrias para milhes de pessoas. Juntamente com o sucesso do Fordismo, com as vendas do lendrio modelo "T", surgiu um ciclo o qual mudou a vida de muitos americanos da poca, o chamado ciclo da prosperidade, graas ao aumento de vendas do Ford "T" muitos outros sectores tiveram um desenvolvimento substancial, sectores como o txtil, siderrgicas, energia (combustvel), entre tantos outros que foram afetados directa ou indirectamente com a fabricao desses carros, pois com eles mais rodovias foram construdas propiciando uma maior locomoo da populao e criando polos comerciais ao longo de sua extenso. Por volta de 1918, metade dos carros na Amrica do Norte eram Modelos T. A alta produo conseguida por Ford tem como caracterstica marcante a escolha de uma nica cor de veculo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veculos sem ter que diferenciar o processo de pintura. Existe uma frase famosa que Ford escreveu em sua autobiografia sobre a escolha da cor do veculo: "O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto". Antes do desenvolvimento da linha de montagem, que exigia a cor preta por sua secagem mais rpida, o Modelo T era disponvel em outras cores, incluindo o vermelho. Esse esquema era veementemente defendido por Henry Ford, e a produo continuou at 1927; a produo final total foi de 15.007.034 unidades. Esse foi um recorde que permaneceu por 45 anos. Em 1918, o presidente Woodrow Wilson pediu pessoalmente a Ford para que se candidatasse ao Senado dos Estados Unidos da Amrica, de Michigan, como um democrata. Embora a nao estivesse na guerra, Ford concorreu como um candidato pacfico e um forte apoiador da proposta Liga das Naes. Em Dezembro de 1918, Henry Ford transferiu a presidncia da Ford Motor Company para seu filho Edsel Ford. Henry, entretanto, retinha a autoridade de deciso final e algumas vezes revogou as decises de seu filho. Henry e Edsel compraram todas as aes restantes de outros investidores, dando deste modo famlia exclusivo domnio sobre a companhia. Por volta da metade da dcada de 1920, as vendas do Modelo T comearam a declinar devido concorrncia crescente. Outros fabricantes de automveis ofereciam planos de pagamentos pelos
11

quais os clientes podiam comprar seus carros, que comumente incluam caractersticas mecnicas mais modernas e estilos no disponveis no Model T. A pesar dos estmulos de Edsel, Henry recusava-se firmemente a incorporar novas caractersticas no Modelo T ou a criar um plano de crdito para os compradores.

Modelo A e a Carreira Posterior de Ford Por volta de 1926, o enfraquecimento das vendas do Modelo T finalmente convenceu Henry a fazer um novo modelo de automvel. Ele desempenhou o projeto com um grande nmero de tcnicos especializados no projeto de motor, chassi, mecnica e outras necessidades, deixando o desenho da carroceria para seu filho. Edsel tambm conseguiu prevalecer sobre seu pai na oposio inicial deste incluso de um sistema de mudana transmisso deslizante. O resultado foi o sucesso do Ford Model A, introduzido em Dezembro de 1927 e produzido at 1931, com uma produo total de mais de quatro milhes de automveis. Posteriormente, a empresa adoptou um sistema de mudana anual de modelo, semelhante ao que utilizado pelos fabricantes de automveis de hoje. No antes de 1930 Henry superou sua oposio contra companhias de financiamento. No entanto, aps isso, a Universal Credit Corporation, de Ford, tornou-se a principal financiadora de veculos.

Filosofia de Trabalho Henry Ford foi um pioneiro do "capitalismo do bem-estar social" concebido para melhorar a situao dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotao de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para preencher 100 vagas. Eficincia significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa de cinco dlares por dia. O programa revolucionrio inclua uma reduo da durao do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salrio mnimo dirio de US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados.

12

Ford pensou que pagando bem os seus operarios criava mercado para os seus proprios produtos.

Disse ford: "o nosso exito depende em parte daquilo que pagamos de expalharmos muito dinheiro, esse dinheiro gasta-se, enriqusse os negociantes, os retalhistas, os fabricantes e os trabalhadores de todos os tipos e essa prosperidade vai traduzir-se no acrescimo da procura dos nossos automoveis".

Outra inovao para o perodo foi a repartio com seus empregados de uma parte do controle acionrio. A filosofia de Ford defendia a independncia econmica para os Estados Unidos. Sua fbrica em River Rouge tornou-se o maior complexo industrial do mundo, sendo at mesmo capaz de produzir o seu prprio ao. Ford descreveu que o trabalho realizado com as maquinas racionalizadas pode ser decomposto numa serie de operacoes muito simples, como dividir o processo de fabrico, dando a cada seccao a realizacao de uma unica peca. O que implicaria a elevada especializacao operaria, e por outro lado, um minimo de apendizagem da sua profissao. A especializacao operaria faz com que as fabricas pouca necessidade tenham de operarios qualificados. Ford considera que os seus operarios qualificados sao demasiadamente preciosos para perder o seu tempo com um trabalho que as maquinas conseguem desenpenhar ainda melhor.

Companhia de Avies Ford (Ford Airplane Company) Henry Ford teve participaes na mecanizao do campo, na fabricao de motores aeronuticos, chegando a construir um motor Liberty durante o perodo da primeira guerra mundial, e anos mais tarde um trimotor para avies. A Ford, assim como outras empresas automotivas, entrou no negcio da aviao durante a Primeira Guerra Mundial. Aps a guerra, ele retornou indstria automobilstica at 1925, quando Henry Ford adquiriu a companhia de aviao Stout Metal Airplane Company.
13

A mais bem sucedida aeronave de Ford foi o Ford 4AT Trimotor - chamado de "Ganso de Lata" ("Tin Goose"), em virtude da sua construo metlica ondulada. O avio utilizava uma nova liga chamada Alclad, que combinava resistncia corroso do alumnio com a fora do duralumnio. O avio era semelhante ao F.VII-3m da Fokker, e alguns dizem que os engenheiros da Ford secretamente mediram o avio Fokker e, em seguida, o copiaram. O Trimotor voou pela primeira vez em 11 de junho de 1926, e foi o primeiro bem sucedido avio de passageiros dos EUA, acomodando cerca de 12 passageiros de modo um tanto desconfortvel. Diversas variantes foram tambm usadas pelo Exrcito dos EUA. Aproximadamente 200 Trimotores foram construdos antes de ter sido interrompido em 1933, quando a Ford Airplane Division encerrou devido s poucas vendas durante a Grande Depresso Como explicou um alemo, "os automveis alteraram to profundamente o modo de vida americano, que hoje dificilmente se pode imaginar algum sem um carro. difcil lembrar como era a vida antes de o sr. Ford comear a pregar sua doutrina da salvao". Para muitos alemes, Henry Ford encarnava a essncia do americanismo de sucesso.

Negcios Internacionais Na dcada de 1920 Ford tambm construiu instalaes na Austrlia, na ndia e na Frana, e, por volta de 1929, ele teve concessionrios de sucesso em seis continentes. Ford tentou uma plantao comercial de seringueiras para a produo de borracha na Amaznia brasileira chamada de Fordlndia; o que foi uma de suas poucas falhas. Em 1929, Ford aceitou o convite de Stalin para construir um modelo de fbrica (NNAZ, hoje GAZ), em Gorky, uma cidade mais tarde renomeada para Nizhny Novgorod, e enviou engenheiros americanos e tcnicos para ajudar a instal-la, incluindo o futuro dirigente de sindicato Walter Reuther. O acordo de assistncia tcnica entre a Ford Motor Company, a VSNH e a American Trading Organization (AMTORG), controlada pelos soviticos (como agente de compra) foi firmado por nove anos e assinado em 31 de maio de 1929 por Ford, pelo vice-presidente da FMC Peter E. Martin, por V. I. Mezhlauk, e pelo presidente da Amtorg, Saul G. Bron.
14

A Ford Motor Company trabalhou para conduzir os negcios em todas as naes com as quais os EUA mantinham relaes diplomticas pacficas:
y y y y y y y y y y y y y

Ford da Austrlia Ford do Reino Unido Ford da Argentina Ford do Brasil Ford do Canad Ford da Europa Ford da ndia Ford da frica do Sul Ford do Mxico Autolatina Mazda Volvo Cars desde 1999 Jaguar desde 1990

Por volta de 1932, a Ford fabricava um tero de todos os automveis do mundo. A imagem da Ford pasmou os europeus, em especial os alemes, despertando o "medo de alguns, a obsesso de outros, e o fascnio entre todos". Os alemes que discutiam o "Fordismo" frequentemente acreditavam que ele representava algo fundamentalmente norte americano. Eles viram o tamanho, o ritmo, a padronizao, e a filosofia da produo demonstrada nos trabalhos de Ford como um servio nacional uma "coisa americana" que representava a cultura dos Estados Unidos. Tanto os apoiadores quanto os crticos insistiam que o Fordismo compendiava o desenvolvimento captalista norte americano, e que a indstria automobilstica era a chave para a compreenso das relaes econmicas e sociais nos Estados Unidos.

15

CONCLUSO Depois de uma longa viagem a terra do fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, pudemos perceber que uma das suas principais caractersticas era o aperfeioamento da linha de montagem, e dentre os seus objectivos estavam produzir um veculo a partir do zero, sem dependncia de comrcio externo e tornar o automvel to barato que todos poderiam compr-lo. de referir que alm de carros ford tambm criou uma companhia de avies um Trimotor que voou pela primeira vez em 11 de junho de 1926, e foi o primeiro bem sucedido avio de passageiros dos EUA, acomodando cerca de 12 passageiros. Ford, em suas filosofias de trabalho, para estimular os seus trabalhadores criou um programa revolucionrio que inclua uma reduo da durao do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salrio mnimo dirio de US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados. Alm dos momentos bons o fordismo teve tambm momentos no muito agradveis, ele entra em declnio. A General Motors flexibiliza sua produo e seu modelo de gesto, o Fordismo e a Produo em massa entram em crise e comeam gradativamente a serem substitudos pela Produo enxuta. de louvar a iniciativa do professor ao recomendar o estudo ou seja a investigao do ford e o fordismo, um homem que partiu de uma fazenda para o mundo fora, e esperamos mais iniciativas de gnero pois o conhecimento no ocupa espao.

16

BIBLIOGRAFIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fordismo
y

Gounet, Thomas. "Fordismo e toyotismo na civilizao do automvel". So Paulo: Boitempo editorial, 1992. Maia, Adinoel Motta. A era Ford: Filosofia, cincia, Tcnica. Salvador: Casa da Qualidade, 2002. PINTO, Geraldo Augusto. A organizao do trabalho no sculo 20: taylorismo, fordismo e toyotismo. 2. ed. So Paulo: Expresso Popular, 2010.

Algumas brochuras auxiliares.

17

ANEXOS

18

Produo em Massa do Modelo A.

Ford T.

19

Henry Ford, 1888.

Henri Ford

20

Linha de montagem de Ford

Ford 4-AT-F (EC-RRA

Ford (em p) lana o career de Barney Oldfield em 1902. Corrida

21

Anda mungkin juga menyukai