Anda di halaman 1dari 2

Nome:

1 ANO TURMA: DATA: 16 / 08 / 2011

Professor: Frederico
1 - (Fuvest 2008) Se, para o historiador, a Idade Mdia no pode ser reduzida a uma "Idade das Trevas", para o senso comum, ela continua a ser lembrada dessa maneira, como um perodo de prticas e instituies "brbaras". Com base na afirmao acima, indique e descreva a. duas contribuies relevantes da Idade Mdia. b. duas prticas ou instituies medievais lembradas negativamente. 2 - (Unesp 1990) A Igreja encontrou nas instituies feudais um terreno propcio para acrescentar poder poltico hegemonia espiritual que j exercia. Esclarea o que foi a Querela das Investiduras e estabelea a relao desta com a Concordata de Worms de 1122. 3 - (Ufc) Leia a cano "A sagrao do Cavaleiro no sculo XII" Empunhando Durendal, a cortante, O Rei tirou-a da bainha, enxugou-lhe a lmina, Depois cingiu-a em seu sobrinho Rolando E ento o papa a benzeu. O Rei disse-lhe docemente, rindo: "Cinjo-te com ela, desejando Que Deus te d coragem e ousadia, Fora, vigor e grande bravura E grande vitria sobre os Infiis." E Rolando diz, o corao em jbilo: "Deus me conceda, pelo seu digno comando". Agora que o Rei cingiu a lmina de ao, O duque Naimes vai se ajoelhar E calar em Rolando sua espora direita. A esquerda cabe ao bom dinamarqus Ogier.
(DUBY, Georges, "A Europa na Idade Mdia", So Paulo: Martins Fontes, 1988, p 13.)

Disciplina: Histria
6 - (Ufc) Observe o comentrio abaixo apresentado: "... Os Mosteiros eram em primeiro lugar casas, cada uma abrigando sua "famlia"... os mais abundantes recursos convergiam para a instituio monstica, levando-a aos postos avanados do progresso cultural."
(Fonte: DUBY, Georges: "Histria da Vida Privada" 2: da Europa Feudal Renascena. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 52)

Cite as razes de os mosteiros serem considerados "postos avanados do progresso cultural". 7 - (Ufg) A histria do Mediterrneo a histria das migraes populacionais e da circulao de valores de culturas distintas. Discorra sobre a Expanso rabe, a partir da unificao islmica na Idade Mdia. 8 - (Unesp) Leia atentamente o texto. "Servido: uma obrigao imposta ao produtor pela fora e independentemente de sua vontade para satisfazer certas exigncias econmicas de um senhor, quer tais exigncias tomem a forma de servios a prestar ou de taxas a pagar em dinheiro ou em espcie."
(Maurice Dobb - A EVOLUO DO CAPITALISMO)

A "corveia" e a "talha" estavam entre as "exigncias econmicas" dos senhores em relao ao servos. Esclarea no que consistiam. b. O que diferencia a servido da vassalagem? a. 9 - (Fuvest) sabido que as Cruzadas foram um fenmeno histrico muito importante na Idade Mdia. Comente suas motivaes: a. religiosas. b. econmicas e polticas. 10 - (Ufpr) Durante a Idade Mdia, quais foram as civilizaes em confronto no espao mediterrneo e quais as suas caractersticas bsicas, do ponto de vista religioso e lingustico? 11 - (Unesp) A Idade Mdia pode ser caracterizada por um longo processo de desenvolvimento e de lenta dissoluo das relaes servis de produo. Relacione os fatores histricos estruturais e conjunturais que contriburam e influram na formao do sistema feudal. 12 - (Unesp) A Arbia, durante anos, viveu margem do mundo antigo. A rapidez vertiginosa das conquistas no impediu a fraqueza relativa dos espaos ocupados. Demasiadamente extenso, o imprio rabe cedo se esfacelou, mas deixou as marcas da f. Esclarea o principal objetivo de Maom ao pregar o islamismo.

a. Qual o papel da cavalaria na sociedade medieval? b. O que a figura do papa representa no ritual da cavalaria? 4 - (Ufg) A casa de Deus, que cremos ser uma, est, pois, dividida em trs: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham.
Bispo Adalbron de Laon, sculo XVI, apud Jacques Le Goff. "A Civilizao do Ocidente Medieval". Lisboa: Editorial Estampa, 1984, v.II. p 45-6.

Caracterize a sociedade feudal, destacando a relao entre os que "combatem" (nobreza) e os que "trabalham" (servos). 5 - (Fuvest) Ao longo da Idade Mdia, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizaes, s quais muito deve nos mais variados campos. Essas duas civilizaes, bastante diferentes da Ocidental, contriburam significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, partir do sculo XI, e para o advento da Modernidade no sculo XV. a. Quais foram essas civilizaes? b. Indique suas principais caractersticas.

www.colegiowr.com.br

Texto Complementar
Batalha de Poitiers barrou uma invaso rabe. FALSO!
Nesse famoso embate, travado em 732, Carlos Martel deteve o avano dos muulmanos sobre a Europa e acabou de vez com as incurses do Isl nos domnios francos, certo? Errado!
por Olivier Tosseri A Batalha de Poitiers, travada em 732 entre o exrcito de Carlos Martel e os muulmanos vindos do emirado de Crdoba, no teve grande importncia no perodo. Na verdade, o rei dos francos simplesmente barrou uma incurso de pilhagem, e no uma invaso rabe. Na poca, o embate s serviu de inspirao para cronistas carolngios que buscavam exaltar a figura do av de Carlos Magno. Exatamente um sculo depois da morte de Maom, o Isl havia se difundido como um rastilho de plvora pela bacia do Mediterrneo. Em 711, os muulmanos entraram em terras europeias pela Espanha, onde fundaram o emirado de Crdoba, e, em seguida, atravessaram os Pireneus. Nessa poca, a colnia rabe da Septimnia, no sul do atual territrio francs, foi palco de uma revolta contra o poder central do emirado. Liderada pelo berbere Munuza, em aliana com o duque Eudes, da Aquitnia, a rebelio provocou a ira de Abd al-Rahman, emir de Crdoba, que em 732 lanou um assalto contra os insurgentes. As foras muulmanas esmagaram o levante e, por cobia, voltaram seus interesses para o santurio de So Martinho de Tours, que supostamente guardava grandes tesouros. Diante dessa ameaa, Eudes foi obrigado a pedir auxlio a seu principal rival, o rei dos francos. Carlos Martel seguiu pelo caminho de Poitiers, juntou seu exrcito s tropas do duque e, em 19 de outubro de 732, organizou suas fileiras contra os rabes. Na tarde de 25 de outubro, o primeiro dia do Ramad, segundo as fontes islmicas, o exrcito franco iniciou o combate. A batalha foi brutal e confusa, mas terminou com a morte de Abd al-Rahman e a fuga, no dia seguinte, das tropas enviadas por Crdoba. Carlos no as perseguiu, aproveitando a vantagem para se apoderar do bispado de Loire e para saquear a regio do Midi, no sul da Frana. Essa pilhagem lhe rendeu o cognome "Martel", que significa aquele que golpeia como um martelo de guerra. A Batalha de Poitiers, portanto, no foi nada mais que uma etapa da tomada de poder por Carlos Martel, que buscava unicamente enfraquecer seu rival, o duque da Aquitnia. Uma evidncia disso o fato de que as incurses muulmanas no se encerraram em 732: trs anos depois, os rabes se apoderaram de Avignon e de Arles e saquearam a Borgonha. Esses ataques s acabaram definitivamente com a tomada de Barcelona por Carlos Magno, em 801. Foi no sculo XIX que o embate ganhou maior importncia. Os homens da poca lanaram sobre Poitiers um olhar patritico e colonialista, que exaltava a suposta superioridade do Ocidente sobre as populaes muulmanas e definiam os grandes eventos da histria nacional francesa. Um dos responsveis por essa releitura foi o rei Lus Filipe, que governou a Frana entre 1830 e 1848: o monarca transformou a batalha em ferramenta de propaganda de seu regime para justificar o incio da conquista da Arglia.
(Revista Histria Viva Edio de Julho de 2011)

Anda mungkin juga menyukai