Anda di halaman 1dari 3

A partir da revoluo Industrial na Inglaterra muitas mudanas aconteceram no sistema de produo mundial, qual contribuiu para as mudanas no mundo

do trabalho. Segundo Cando a revoluo Industrial transformou a vida dos homens em destaque a dos pobres, pois tudo que o homem produzia, criava sentia satisfao em realizar seus produtos. Mas isso passou a ser reproduo das etapas de produo. Este processo teve seu incio com o mercantilismo que contribuiu para o aumento da produo. A burguesia se sustentava do desconforto do proletariado. Os indivduos passam a vender a sua fora de trabalho por um salrio que no coincide com seus esforos e horas trabalhadas. Nesse contexto as crianas tambm so exploradas, tudo isso relacionado ao capital, sendo que a burguesia lucra com tudo isso. OS DONOS DE EMPRESA GANHARAM MAIS COM O SISTEMA TAYORISTA FORDISTA.

Cada funcionrio tinha uma funo especializada entre o processo de concepo, planejamento e o de execuo do trabalho. Havia controle de tempo, controle dos trabalhadores, medo de perder o emprego, fragmentao da produo, perda do conhecimento do saber fazer e cada funcionrio executa apenas uma parte do todo. A caracterstica marcante do taylorismo que o indivduo foi transformado em um apndice de produo. Ex: a especificidade da mo de obra. Aps a segunda guerra mundial o fordismo passou a ser modelo de produo em todos os setores. Quanto mais se produz mais ganha. Linha de montagem, aumento de produtividade sem a mo de obra especializada, excluso social, o trabalho tornase mais intenso, norma salarial, aumento de produo e cada trabalhador responsvel por uma produo, produo em estoque. Tanto no tay como no Ford o trabalhador torna-se cada vez maquina de produo; tornando mero vendedor de sua fora de trabalho. De um lado os capitalistas donos dos meios de produo planejam e estabelecem os critrios, do outro lado o trabalhador seleciona para tornar parte da produo recebendo um salrio pela hora trabalhada. Todo o lucro fica para a organizao. TAYORISMO JAPONS Produz aquilo que o mercado consume.
O tayotismo surge no perodo da grande crise do fordismo no mundo. Esse movimento teve incio no Japo aps o pas ter sido destrudo com a guerra. Sem dinheiro, com a economia, em fangalhos os japoneses impulsionaram a reconstruo da nao a partir das idias de produo voltada para a real necessidade da populao, fabicava-se o que iria ser consumido, evitando desperdcios e custos no processo de produo. O tayotismo passou a forjar necessidades e dessa forma aumentava o consumo de produtos feitchizados que aguavam o consumismo popular. Esse modelo espalhou- se pelo mundo, sendo adotado por vrias naes, inclusive o Brasil, que passou a prodizir bens de consumo e importar tecnologia para o auxilio dessa produo. Com isso grande parte da produo humana foi substitudo por maquinas, com a inteno de reduzir custos empregatcios. Ex: os caixas eletrnicos dos bancos de segurana de portarias.

De que forma a economia contribuiu para a precarizao do trabalho A globalizao surge no inicio dos anos 80 com a abertura dos mercados internacionais, favorecendo, a formao de grupos empresariais fortes, a reduo de distancias, a iseno de tarifas, com a proposta de transnacionalizao da economia. Com certeza, para alguns pases desenvolvidos esse movimento contribuiu para o enriquecimento de grandes potncias que passaram a deter o poder econmico do capital. Infelizmente, para as naes subdesenvolvidas consideradas emergentes como o caso do Brasil, o processo de gloobalizao permitiu a interconexo das relaes mundiais, o acesso a grandes redes de comunicao, bem como aos avanos tecnolgicos, mas foi responsvel pela precarizao do trabalho atravs dos processos de terceirizao nas linhas de produo em virtude das demisses geradas pela falncia de empresas que n se equilibraram no mercdo, por n conseguirem concorrer em grands grups internacionais, q injetam novos produtos com preos q vencem a competividade.

Como o trabalho se transforma em mercadoria Trabalho se torna mercadoria que pode ser comprada e vendida; Desviculao dos meios de produo, ficando apenas com sua fora de trabalho; Cercamentos das terras comunais e a expropriao dos camponeses; Trfico de escravos, conquista e pilhagem, explorao das colonias, guerra comercial mediante a tributao e os protecionismos alfandegrios; MUDANA NA CONCEPO DE TRABALHO Trabalho passa a ser visto como criador de toda a riqueza; Trabalho aparece como fundamento de toda a vida, constituindo uma virtude e um dos caminhos para a salvao; Profisso passa a ser vista como vocao, e a preguia como uma coisa perniciosa e m, que se contrape ordem natural do mundo; OS CONFLITOS Maquinofatura: produo de mercadorias por meio de mquinas reunidas num mesmo local: a fbrica; Subordinao dos trabalhadores s mquinas;Explorao do trabalhador gerando conflitos e contradies; mais-valia Apropriao do valor produzido em hora extra do trabalho de um determinado empregado; Podemos observar que o Capitalismo transformou o trabalho em mercadoria. Alterando sua concepo aos olhos da sociedade moderna, consequentemente tornando a relao trabalho - capital um tanto conflituosa. notria as inmeras transformaes polticas e socioeconmicas trazidas pela nova ordem mundial imposta pelo mesmo. NEOLIBERIALISMO Os crticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal s beneficia as grandes potncias econmicas e as empresas multinacionais. Os pases pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma poltica neoliberal. Nestes pases, so apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salrios, aumento das diferenas sociais e dependncia do capital internacional. O que ocorre com esse movimento uma crise no mercado, aumento de demisses e a perda do salrio e das condies oferecidas pelos empregados.

Anda mungkin juga menyukai