Anda di halaman 1dari 2

1.

1 Introduo (Ivna) inegvel o fato de que o corpo humano possui uma anatomia e uma fisiologia universais, mas, por outro lado, a maneira como as diferentes sociedades concebem o corpo, os cuidados que dispensam a ele, os limites que estabelecem entre o interno e o externo, entre o normal e o anormal, bem como as maneiras e as regras que cada sociedade estabelece para a utilizao do corpo so extremamente variadas. buscando compreender essa diversidade que as Cincias Sociais, em especial, a Antropologia, toma como objetivo de estudo o corpo, a sade e a doena.

No nvel epistemolgico, busca-se a compreenso e o sentido dos fenmenos sociais, sendo que o papel do pesquisador o de interpretar esses fenmenos e no simplesmente constatar sua existncia. Essa realidade entendida como uma construo social na qual o fato concreto a doena, por exemplo s existe a partir da ordem simblica, isto , s existe se naquela sociedade ela for passvel de ser pensada como tal, como anormalidade.

1.2 A antropologia e o estudo do outro (Ivna) Segundo Da Matta a Antropologia pode ser vista como o modo pelo qual os homens percebem suas diferenas ao longo de um perodo de tempo (1984, p.87).

A Histria da Antropologia est intimamente relacionada colonizao europia, pois no conhecimento do Novo Mundo e das ndias que se constata a existncia de sociedades completamente diferentes da sociedade europia. (Sc. XIX Sociedade Europia civilizada, crist, desenvolvida X Sociedades Primitivas arcaicas, atrasadas, selvagens). Essa discusso, ou crise de objeto, trouxe um saldo bastante positivo pois explicou que o que caracteriza de fato a Antropologia no o estudo das sociedades exticas, mas sim o estudo da alteridade, isto , da diferena. A Antropologia no se reproduz como uma cincia normal de paradigmas estabelecidos, mas por uma determinada maneira de vincular teoria-e-pesquisa, de modo a favorecer novas descobertas.
PEIRANO (1995, P.22)

No h lugar para crise enquanto houver pesquisa nova e reflexo terica correspondente.
PEIRANO (1995, P.23)

1.5 Reproduo Biolgica e reproduo Social (End) A reproduo um domnio privilegiado para a visualizao desta conjuno de concepes biolgicas e sociais acionadas pela cultura, visto que ela implica no apenas a continuidade da espcie, mas tambm da prpria sociedade. Assim, todas sociedades elaboram um conhecimento para explicar como e quando se forma um novo ser, o que esse herda do pais biolgicos, dos ancestrais e, por vezes, do prprio mundo natural e sobrenatural.

A reproduo aciona ainda todo um conjunto de saberes referentes prpria formao da criana e as influencias que esta sofre do meio externo. E aqui as concepes sobre os fludos corporais, em especial sobre sangue, esperma e leite materno, so fundamentais.

Tambm bastante comuns so as crenas relativas influncia do meio ambiente sobre o feto. Cada sociedade estabelece, assim, um conjunto de regras para o tratamento da gestante, tanto em termos do que esta deve ou no comer e fazer, como em termos de cuidados que as pessoas que a cercam devem observar.

Anda mungkin juga menyukai