Anda di halaman 1dari 2

BIOLOGIA 2 ANO RICARDO EXERCCIO SOBRE ENGENHARIA GENTICA 01.

1. Uma maneira de se obter um clone de ovelha transferir o ncleo de uma clula somtica de uma ovelha adulta A para um vulo de uma outra ovelha B do qual foi previamente eliminado o ncleo. O embrio resultante implantado no tero de uma terceira ovelha C, onde origina um novo indivduo. Acerca do material gentico desse novo indivduo, pode-se afirmar que: a) b) c) d) e) o DNA nuclear e o mitocondrial so iguais aos da ovelha A. o DNA nuclear e o mitocondrial so iguais aos da ovelha B. o DNA nuclear e o mitocondrial so iguais aos da ovelha C. o DNA nuclear igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial igual ao da ovelha B. o DNA nuclear igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial igual ao da ovelha C.

a)

a morte da clula-ovo, uma vez que o ncleo injetado proveniente da clula diferenciada contm DNA cuja composio de bases nitrogenadas diferente da clula-ovo. b) a morte da clula-ovo, uma vez que o ncleo injetado no contm determinados genes, removidos durante a diferenciao. c) a formao de um clone de clulas no diferenciadas, uma vez que o ncleo injetado no possui alguns genes, removidos durante a diferenciao. d) a formao de um girino normal a partir do ovo, uma vez que o ncleo injetado contm toda a informao (DNA) necessria formao do girino. e) a expulso do ncleo injetado por meio de exocitose realizada pela clula-ovo. RESPOSTA: D 06. A tcnica conhecida como do DNA recombinante, ou engenharia gentica, fundamenta-se no conhecimento sobre os genes. Essa tcnica permite, entre vrias aplicaes, que o gene responsvel pela sntese de insulina seja isolado das clulas do organismo que a produz e inserido num plasmdeo (pequeno segmento circular de DNA de bactria). Esse plasmdeo com gene estranho pode ser reinserido na bactria, que passa, ento, a produzir insulina. (Adaptado de Cincia Hoje, 42) Assinale a opo CORRETA: a) b) c) d) e) A base nitrogenada mais freqente nos genes a uracila. O plasmdeo da bactria localiza-se no ncleo. Os genes so a base para a sntese do RNA-mensageiro. Os genes dividem-se por ao dos ribossomos. Os genes no podem ser transferidos de uma espcie para outra.

RESPOSTA: D 02. Escolha a alternativa que apresenta um exemplo de transgenia. a) b) c) d) e) Incorporao e expresso de gene humano que codifica insulina por bactrias. Desenvolvimento de um organismo completo a partir de uma clula somtica. Organismo que apresenta tanto estruturas reprodutoras masculinas quanto femininas. Gene que sofreu mutaes, originando mltiplos alelos para um mesmo locus. Organismo mais vigoroso, com muitos genes em heterozigose, resultante do cruzamento de duas variedades puras distintas.

RESPOSTA: C Utilize o texto abaixo para responder as questes 07 e 08 Aproximadamente 5% do oramento norteamericano para o Projeto Genoma Humano foi dedicado ao estudo das questes ticas, legais e sociais decorrentes do conhecimento do nosso genoma. Por que tanto investimento nessa rea no-tecnolgica? Todo novo conhecimento confere humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso. (PEREIRA, Lygia. Seqenciaram o genoma humano... E agora? So Paulo: Moderna, 2001. p. 98.) 07. Os resultados recentes das pesquisas sobre o genoma humano provocam uma polmica discusso sobre os desafios moral, social e legal postos humanidade pela cincia. Sobre o tema, correto afirmar: a) O conhecimento cientfico sobre o genoma humano orienta-se por regras cientfico-tecnolgicas livres de quaisquer valoraes. b) Os avanos cientficos sobre o genoma humano exigem princpios normativos que permitam tanto a continuidade das pesquisas como a proteo aos direitos dos indivduos. c) Os estudos sobre o genoma humano orientam-se pelas leis da neutralidade da cincia e desconsideram a reflexo tica, tida como privada e subjetiva pelos cientistas. d) Os princpios ticos e as legislaes atuais dos pases esto adaptados s possveis conseqncias geradas pelas recentes descobertas sobre o genoma humano. e) H consenso quanto ao fato de que o conhecimento sobre o genoma humano, por sua natureza racional, esteja livre dos efeitos nocivos aos seres humanos. RESPOSTA: B O estudo do genoma humano deve ser pautado por uma intensa discusso dos princpios ticos que deve reger tal conhecimento. Evitando assim, a privatizao do conhecimento desse patrimnio, que na verdade de domnio pblico

RESPOSTA: A 03. Enquanto a clonagem de animais um evento relativamente recente no mundo cientfico, a clonagem de plantas vem ocorrendo j h algumas dcadas com relativo sucesso. Clulas so retiradas de uma planta-me e, posteriormente, so cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, com genoma idntico ao da planta-me. Para que o processo tenha maior chance de xito, deve-se retirar as clulas a) b) c) d) e) do pice do caule. da zona de plos absorventes da raiz. do parnquima dos cotildones. do tecido condutor em estrutura primria. da parede interna do ovrio.

RESPOSTA: A 04. Os conhecimentos envolvendo a "clonagem" tm proporcionado humanidade grandes avanos e sua utilizao em vegetais tem sido mais fcil e menos controversa que em animais, porque: a) os mecanismos de regulao gnica nos vegetais so mais simples, devido ao seu menor grau de complexidade. b) os embries resultantes da clonagem em vegetais so mais resistentes s modificaes ambientais. c) os vegetais apresentam, em sua maioria, a capacidade de propagao vegetativa, o que facilita a continuidade do processo. d) a regulao hormonal da reproduo nos vegetais mais facilmente controlada pelos cientistas. e) os vegetais produzem maior nmero de embries por indivduo, o que diminui a perda, em caso de rejeio. RESPOSTA: C 05. Ao se injetar o ncleo de uma clula diferenciada de uma r em um ovo de outra r, no fertilizado e cujo ncleo tenha sido removido, ocorrer:

08. O texto alerta para o fato de que os conhecimentos sobre o genoma humano conferem humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso.

Avalie os diferentes usos que podem ser feitos do saber sobre o genoma humano: I. Mecanismo de dominao e de controle social. II. Instrumento para identificar a paternidade. III. Critrio seletivo de acesso ao emprego e ao seguro de sade. IV. Recurso para a preveno de possveis patologias. V. Mtodo para identificao de cadveres. Quais dentre os usos acima configuram abuso na utilizao do cdigo gentico dos indivduos? a) Apenas I e III. b) Apenas II e III. c) Apenas I e IV. d) Apenas II e V. e) Apenas IV e V. RESPOSTA; A A biotica deve se fazer presente na discusso dos avanos do Projeto Genoma, evitando assim, que o conhecimento adquirido seja utilizado como um mecanismo de discriminao de qualquer indivduo. 09. Experimentos recentes indicam que clulas-tronco retiradas da medula ssea de um indivduo adulto, portador de leso no miocrdio, puderam formar tecido normal quando implantadas na regio lesada do corao. As clulas-tronco podem ser retiradas, tambm, de embries em sua fase inicial de desenvolvimento. A tabela a seguir informa as caractersticas de algumas variveis analisadas em clulas-tronco embrionrias e adultas.

III. O ncleo da clula da glndula mamria foi introduzido no vulo anucleado. A clula reconstituda foi estimulada para entrar em diviso. IV. Aps algumas divises, o embrio foi implantado no tero de uma terceira vaca Y, me de aluguel. O embrio se desenvolveu e deu origem ao clone. Considerando-se que os animais Z, W e Y no tm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as caractersticas genticas da vaca. a) Z, apenas. b) W, apenas. c) Y, apenas. d) Z e da W, apenas. e) Z, W e Y. RESPOSTA; B As caractersticas genticas so originadas do animal doador do ncleo celular, pois l esto os genes com as informaes genticas.

Considerando o uso teraputico das clulas-tronco, a alternativa que indica o tipo de clula que possui a caracterstica mais vantajosa para as variveis I, II e III, respectivamente, : a) Embrionria - adulta - adulta b) Adulta - embrionria - adulta c) Embrionria - adulta - embrionria d) Embrionria - embrionria embrionria RESPOSTA: C As clulas embrionrias so capazes de originar qualquer tipo de tecido, podendo ser utilizada na regenerao de tecidos em outro indivduo da mesma espcie e com fcil cultivo em laboratrio. J as clulas adultas originam alguns tipos de tecidos, podendo ser implantada no prprio organismo ou em outro da mesma espcie. As clulas adultas apresentam maior dificuldade de cultivo em laboratrio. 10. A sequncia abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca: I. Retirou-se um vulo da vaca Z. O ncleo foi desprezado, obtendo-se um vulo anucleado. II. Retirou-se uma clula da glndula mamria da vaca W. O ncleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da clula.

Anda mungkin juga menyukai