Anda di halaman 1dari 31

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANA - EIV

Mrio Barreiros
Arquiteto Mestre em Engenharia Civil e Urbana

FLEKTOR ENGENHARIA E CONSULTORIA


DEZEMBRO DE 2002

Estudo de Impacto de Vizinhana

O que ?

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

O Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana EVI um dos instrumentos de poltica urbana previstos no Estatuto da Cidade (Lei 10.257,de 10 de julho de 2001). Foi previsto no Captulo II Dos Instrumentos da Poltica Urbana Seo I Dos instrumentos em geral, inciso VIestudo prvio de impacto ambiental (EIA) e estudo prvio de impacto de vizinhana (EIV). Foi melhor esclarecido na Seo XII Do estudo de impacto de vizinhana, nos artigos 36, 37 e 38, como veremos a seguir.

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

Quais so os empreendimentos ou atividades que necessitam da elaborao do EIV?

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

A Seo XII nos esclarece: Art. 36. Lei Municipal definir os empreendimentos e atividades privados ou pblicos em rea urbana que dependero de elaborao de estudo prvio de impacto de vizinhana (EIV) para obter as licenas ou autorizaes de construo, ampliao ou funcionamento a cargo do Poder Pblico municipal.

Portanto, preciso que os municpios se capacitem o quanto antes ao Estatuto da Cidade. importante que a sociedade civil observe de perto os critrios municipais.

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

Como deve ser executado o EIV?

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV


Art. 37. O EIV ser executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto qualidade de vida da populao residente na rea e suas proximidades, incluindo a anlise, no mnimo, das seguintes questes: I- adensamento populacional; II- equipamentos urbanos e comunitrios; III- uso e ocupao do solo; IV- valorizao imobiliria; V- gerao de trfego e demanda por transporte pblico; VI- ventilao e iluminao; VII- paisagem urbana e patrimnio natural e cultural.
Pargrafo nico. Dar-se- publicidade aos documentos integrantes do EVI, que ficaro disponveis para consulta, no rgo competente do Poder Pblico municipal, por qualquer interessado.

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

O EIV tambm deve ser realizado de forma objetiva, sem subjetividades que possam levar a interpretaes que beneficiem o interesse privado a despeito do interesse da coletividade.

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

A elaborao do EIV substitui o Estudo de Impacto Ambiental?

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

Art. 38. A elaborao do EVI no substitui a elaborao e a aprovao de estudo prvio de impacto ambiental (EIA), requerida nos termos da legislao ambiental.

Os estudos so complementares e tratam de assuntos distintos. Um se refere s questes afetas flora, fauna, qualidade da gua, e do ar. O outro (EIV) voltado s questes do meio urbano, densidades demogrficas, transporte e infra-estrutura, equipamentos urbanos e comunitrios necessrios ao bom atendimento das necessidades da populao direta e indiretamente afetada pelos empreendimentos e atividades que se implantam nas cidades.

Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana - EIV

Um estudo complementa o outro. Portanto, na maioria das situaes preciso que ambos sejam realizados.

ONDE E QUANDO DEVE SER FEITO

Em que casos devem ser feitos Estudos de Impacto de Vizinhana?

APLICAES Aplicao:
Loteamentos / parcelamento do solo em geral Conjuntos Residenciais, incluso os condomnios Shopping Centers / Supermercados Indstrias Universidades / Escolas Centros Culturais Parques Pblicos Sistemas de Transporte (carga e passageiros) Depsitos (atacadistas, de industrias, comercio, abastecimento em
geral)

Equipamentos urbanos (infra-estrutura: gua, esgotos, energia,


etc)

Equipamentos Comunitrios (segurana, sade, abastecimento,


cultura, educao, administrao, cemitrios, institucional em geral)

APLICAES

O EIV deve ter uma abrangncia total, sendo que nos empreendimentos e/ou atividades de uso residencial de pequena envergadura (at 4.000 m2 de rea construda = 100 UH de 40,00 m2) o EIV deve ser feito de forma simplificada para no onerar o custo das habitaes).

APLICAES Outras Aplicaes


Anlises de propostas contidas em: Planos Diretores Leis de Zoneamento Leis de Uso e Ocupao do Solo Expanses Urbanas Alteraes de impostos sobre a propriedade

O IDU entende que TODAS as aes promovidas pelo Poder Pblico e que, de alguma forma impliquem em alteraes ou reflexos no meio urbano, devam ser objeto de EIV, para garantir a defesa do interesse coletivo.

O que deve ser abordado

Alm do que determina o Estatuto da Cidade, quais so os temas que devem ser abordados em um Estudo de Impacto de Vizinhana?

IMPACTOS NO MEIO URBANO

Os estudos devem verificar os seguintes impactos a serem aferidos: Impacto Econmico Impacto Social Impacto Urbanstico Impacto na Infra-estrutura Impacto no Meio Ambiente Urbano

O que se busca evitar com o EIV

Enchentes Congestionamentos Falta de Espao Pblico / espaos pblicos inadequados Ocupaes desordenadas / falta de critrios Infra-estrutura inadequada/subdimensionada Falta de equipamentos urbanos (sade, educao, etc.) Falta de segurana Transportes ineficientes / inadequados Investimentos Pblicos Equivocados Degradao urbana Deseconomias Etc. Etc.

Exemplo

Exemplo de uma situao onde a verticalizao no adequada

Exemplo

Sistema de transporte inadequado

Exemplo

preciso proteger adequadamente o patrimnio histrico, arquitetnico, paisagstico, ambiental, cultural.

METODOLOGIA

Que metodologia a Flektor utiliza para avaliar os Impactos de Vizinhana?

METODOLOGIA

Metodologia Flektor
A Flektor, atravs de seus tcnicos, desenvolveu uma metodologia de anlise de impactos de vizinhana baseada em uma matriz de ndices matemticos que permitem avaliar com alto grau de confiabilidade os graus de impactos positivos e negativos de um novo empreendimento.

Ferramentas para o EIV

Tecnologia + capacitao + interesse pblico + vontade poltica = cidades melhores

Uso do Solo

EIV Identificao de situaes especficas

EIV Identificao de potencialidades

Reflexos de zoneamentos e planos diretores

Transporte e Circulao

Estudos sobre o transporte e circulao

Uso do solo e conflitos no transito

Estudos sobre o uso e ocupao do solo x transito

FLEKTOR ENGENHARIA

Anda mungkin juga menyukai