Anda di halaman 1dari 4

UNIO METROPOLITANA DE EDUCAO E CULTURA UNIME CURSO DE GRADUAO EM FARMCIA

ELISANGELA SANTOS SOUZA

RESENHA DO CAPTULO 7 (PRODUO E MANIPULAO MEDICAMENTOS) DO LIVRO GESTO DE FARMCIA HOSPITA LAR POR GUSTAVO ALVES ANDRADE DOS SANTOS.

DE

Salvador 2011

Vera Luiza e Claudia Castro fazem parte do Ncleo de Assistncia Farmacutica, Centro Colaborador da Organizao Mundial da Sade em Polticas Farmacuticas, Escola Nacional de Sade Pblica no Rio de Janeiro. Joaquim Nunes faz parte do Ncleo de Tecnologia e Logstica em Sade, Centro de Sade Escola Germano Sinval Farias, Escola Nacional de Sade Pblica no Rio de Janeiro.

O Artigo de Vera Luiza e colaboradores sobre Aquisio de medicamentos no setor pblico: o binmio qualidade custo, aborda, vrias questes no mbito da administrao de materiais, a aquisio e aprovisionamento de medicamentos no setor pblico de sade, discutindo seguintes itens:

principalmente sobre a questo: qualidade e custo. O artigo apresenta os

introduo, qualidade, questes ligadas ao medicamento, questes ligadas ao binmio produtomercado, custos, convivendo com o binmio qualidade-custo no servio pblico, discusso, sugestes e comentrios finais. A autora comenta na introduo que o mercado nacional congrega uma grande quantidade de medicamentos e que o nmero total de apresentaes registradas no est precisado e que a variedade de produtos, apresenta-se tambm bastante lucrativo: segundo o Sindicato da Indstria de Produtos Farmacuticos No item ao tema qualidade diz que graas crescente atuao dos epidemiologistas e farmacologistas clnicos, com sua eficcia, efetividade e adequabilidade ao perfil do servio de sade ou da populao a que se pretende atender a questo hoje reconhecida e valorizada. Em relao s questes ligadas ao medicamento comenta que o que se espera de um medicamento que ele tenha, no momento do uso, preservada sua ao farmacolgica e que a toxicidade da formulao mantenha-se em nveis aceitveis, conforme o determinado pelos testes que precedem sua comercializao. Tanto os princpios ativos como os veculos ou excipientes podem contribuir para situaes desejveis ou indesejveis na teraputica e que a estabilidade da formulao depende de condies que podem se dividir em intrnsecas e extrnsecas. As condies intrnsecas so de responsabilidade do fabricante e esto relacionadas qualidade da matria prima, do processo produtivo e do material de embalagem e as condies extrnsecas correspondem principalmente a fatores ambientais como luminosidade, temperatura e umidade. Diferencia estabilidade qumica da estabilidade fsica. A estabilidade qumica perdida com a

degradao dos componentes, o que significa sempre a formao de produtos de decomposio diferentes dos originais j a estabilidade fsica se expressa pela integridade da formulao farmacutica como por exemplos: perda de estabilidade fsica o amolecimento de cpsulas gelatinosas, o esfarelamento de comprimidos, a formao de caking (formao de depsito endurecido) nas suspenses, a quebra de emulses, etc. Comenta que com o avano da tecnologia, produz-se cada vez mais frmacos com estreitas margens teraputicas, o que exige procedimentos tcnicos sofisticados, e, ainda assim, insuficientes para avaliar a qualidade e estimar sua ao farmacolgica. No que tange as questes ligadas ao binmio produto-mercado diz que um dos problemas do mercado brasileiro a extrema heterogeneidade da qualidade do parque industrial de medicamentos e que outro problema que precisa ser discutido em relao aos produtos que contm iguais componentes qumicos, mesma formulao, processo de preparo e dose, administrados em iguais condies, e, portanto, terica e biofarmaceuticamente equivalentes, sejam tambm efetivamente bioequivalentes, ou seja, que tenham equivalente ao teraputica. Enfatiza que nas aquisies pblicas de medicamentos do Brasil, o critrio de menor preo, cada licitao pode produzir vencedores distintos, entre produtos e fabricantes. A tentativa de equacionar o binmio qualidade-custo tem como contexto a Lei 8666/93(Brasil, 1993b). Tambm chamada de lei do menor preo, por indicar critrio bsico de julgamento, no entanto permite a insero de critrios de exigncias de qualidade, a partir da submisso de especificaes no texto do edital, em fases distintas. A primeira delas diz respeito habilitao do licitante e sua comprovada aptido para desempenho de suas atividades, seja produtor ou to somente distribuidor. A segunda diz respeito ao produto em si e pode ser exemplificada pelo registro do produto em Dirio Oficial da Unio e pelos laudos de qualidade. A autora ressalva que a experincia mostrou-se eficaz em efetivar o suprimento de muitos itens nos servios de farmcia das unidades assistenciais da instituio; comprar medicamentos de qualidade a preos compatveis aos habitualmente praticados pelo mercado atacadista moralizadora, j que todos os concorrentes submeteram-se s mesmas regras de participao e exigncias, tendo como referncia a legislao sanitria vigente. Na discusso diz que no nosso pas a compra de medicamentos no setor pblico vem agora encontrar uma presso popular a favor de uma gesto mais comprometida e responsvel (Antunes, 1998), o que alia necessariamente o quesito qualidade ao custo e tambm afirma que o quadro desfavorvel ao servio Pblico pois de um lado fornecedores bem equipados; de outro, uma organizao constituda de servidores mal treinados e freqentemente desmotivados,

atendendo no aos interesses de seus clientes/usurios, mas sim exclusivamente a interpretaes da legislao e um dos motivos que tm levado ao surgimento de alternativas administrativas, como fundaes de apoio, organizaes sociais, cooperativas de gesto, entre outras, a baixa resolutividade das atividades do meio. A autora termina com sugestes como: conhecer o fornecedor, conhecer o produto, estabelecer regras claras com os fornecedores e cumpri-las e constituir um sistema de compras em que os compradores sejam facilmente identificados e afirma que o grande desafio que colocado ao setor pblico de sade o suprimento adequado das necessidades de medicamentos, principalmente em relao aos critrios de qualidade e preo.

Anda mungkin juga menyukai