Anda di halaman 1dari 8

Constituintes da frase(gn,gv) o meu tio comprou um carro

gn

gv

gn- Grupo nominal porque o seu elemento principal um nome. Nota: O nome pode ser substitudo por um pronome(ex:ele). Gv- Grupo verbal porque o seu elemento Principal um verbo. O gn e o gv podem ser constitudos por outros grupos. Ex: O meu tio comprou um carro para a tia.

Gn Gv

gp

O gp(grupo preposicional) assim chamado porque iniciado por uma preposio(para). Funes sintticas Ex: O meu tio comprou um carro.

Gn

gv

Gn-sujeito- O meu tio(quem comprou?)

A que pratica a ao Tipos de sujeito Sujeito simples constitudo apenas por um grupo nominal. Ex: O meu tio comprou um carro. Gn Sujeito simples

Sujeito composto constitudo por mais do que o grupo nominal. Ex: O av e o neto foram ao cinema.

Gn

gv

Sujeito composto Sujeito nulo no est presentena frase e pode ou ser identificado. Ex: comprei um carro. (quem comprou o carro? eu) Ex: batem porta. (quem bate porta?()) Localizar a narrativa No espao Localizar narrativa No tempo

Localizar a narrativa no espao dizer onde em que lugar se passam os acontecimentos. Ex:passou-se numa pequena cidade, numa rua chamadarua do pltano. Localizar a narrativa no tempo dizer quando, em que momento ocorrem os acontecimentos. Ex:h muito tempo, segunda-feira tarde. Classe do verbo O verbo uma palavra varivel e por isso varia em: Nmero Pessoa Tempo Modo

-todos os verbos pertencem a uma conjugao de acordo com a sua vogal temtica. Assim: 1 conjugao: verbos de tema em a(infinitivos em ar)-amar, picar, zangar 2 conjugao: verbo de tema em e (infinitivos em er)-beber, ter, dizer 3 conjugao: verbos de tema em i (infinitivos em ir)-sorrir, sentir, dormir Nota: O verbo pr(e os seus derivados repor, depor, impor) uma exceo. No latim, aquele verbo pertencia 2 conjugao:poner. Verbos regulares e verbos regulares Os verbos regulares mantm o seu radical em todas as suas formas (modo, tempo, pessoa e nmero).

comi Ex comer: comeram comem comers os verbos irregulares no mantm o seu radical nas diferentes formas(modo, tempo, pessoa, nmero).

s Ex ser: fui serei somos

fiz ex fazer: fazia

tempos verbais presente- indicanos uma ao que se est a realizar ou que abitual (indicativo)ou exprime incertezas presentes ou futuros(conjuntivo)

perfeito pretrito imperfeito mais que - perfeito futuro pretrito perfeito: refere-se a aes passadas e concretizadas. Ex: o Joo comeu o bolo todo. Pretrito mais que perfeito: exprime realidades passadas e anteriores e outras tambm passadas.

Ex: A campainha tocara quando a professora chegou. Pretrito imperfeito- exprime situaes passadas, no acabadas na sua totalidade e que se prolongam no tempo(indicativo)ou exprime factos irreais, desejos, incertezas, dvidas presentes ou futuros(conjuntivo). Ex: Antigamente comia gelados todos os dias.(indicativo) Se estivesses atento nas aulas serias bom aluno.(conjuntivo) Futuro- exprime aes que se iro realizarno futuro(indicativo)ou factos eventuais futuros(conjuntivo). Ex: Amanh decidirei o que fazer(indicativo).quando tiveres o exerccio pronto chama-me(conjuntivo).

Anda mungkin juga menyukai