Anda di halaman 1dari 2

O processo de investigao cientfica em cincias sociais exigente, e no se espera que os alunos ou professores do ensino secundrio contribuam significativamente para

a o seu desenvolvimento. A proposta de realizao de trabalhos de investigao no 12 ano surge visando: - aprender a gostar de Sociologia, ou seja, iniciar-se na aprendizagem do pensar sociolgico; - treinar a problematizao e a crtica da sociedade que nos rodeia; - conscencializar-se da necessidade de rigor cientfico que encaminha para a (re)construo das sociedades; - experimentar a aplicao da pedagogia de projecto a um ou dois casos especficos. Portanto os alunos so convidados a construir o pensamento sociolgico, no sendo obrigados a conhecer a enorme diversidade de autores na rea, mas devero treinar a problematizao e a crtica da sociedade e conscencializar-se da necessidade de rigor cientfico. Ora para problematizar e criticar a sociedade no adianta promover debates na aula, onde quando muito se assistiria a um mero confronto das representaes de cada um. Estudar Sociologia significa ter a humildade de ler os que j escreveram sobre os temas que nos interessam, destacando os autores mais credenciados. Podemos dispensar a consulta do citation ndex, utilizando simplesmente com maior frequncia os sites institucionais das faculdades que leccionam Sociologia, as suas revistas e/ou publicaes, bem como a restante informao disponibilizada por diversas organizaes ou eventos onde trabalham socilogos. Ler o que os outros escreveram ter humildade para no querer inventar a roda. Atribuir aos outros o que os outros escreveram participar no processo de problematizao e crtica da sociedade, oferecendo aos nossos leitores pistas para seguirem e refazerem a sua leitura dos nossos textos. Para que as referncias possam ser facilmente seguidas j se indicou num post anterior, que alm de toda a bibliografia utilizada ser indicada no final do trabalho, ao longo do texto tambm dever ser utilizado o sistema autor-data ao longo dos textos. Citar no diminui os trabalhos, pelo contrrio acrescenta-lhes valor na medida em que revela trabalho de pesquisa e reconstruo. So de todo indesejveis situaes como a ilustrada abaixo, porque o trabalho apresentado revela blocos de texto provenientes de sites no referenciados. Ou seja, foi apresentado como legtimo, trabalho que no o porque resultou de mero copy/paste. Trabalho apresentado A educao formal pode ser resumida como aquela que est presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, tem objectivos claros e especficos e representada principalmente pelas escolas e universidades. A educao informal o que qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, atravs de experincia diria em casa, no trabalho e no lazer.

A educao formal pode ser resumida como aquela que est presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, () A educao formal tem objectivos claros e especficos e representada principalmente pelas escolas e universidades. a informal como aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, atravs de experincia diria em casa, no trabalho e no lazer amostrar.

INTRODUO
A socializao consiste na interiorizao que cada indivduo faz, desde que nasce e ao longo de toda a sua vida, das normas e valores da sociedade em que est inserido e dos seus modelos de comportamento. Assim sendo, socializar inculcar no indivduo os modos de pensar, de agir e de agir do grupo em que ele integrado. um processo de aprendizagem em que, atravs da interiorizao dessas normas e valores comuns, se faz aumentar a solidariedade entre os membros de um grupo e, portanto, a socializao determinante para a integrao social. A socializao, mesmo acontecendo durante toda a vida, d-se com intensidades e em contextos diferentes. Existem, ento, dois tipos de socializao: primria e secundria. Assim sendo, durante a infncia, ocorre a socializao primria, onde a criana aprende e interioriza a linguagem, as regras bsicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socializao primria tem um valor primordial para o indivduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, j que a que se constri o primeiro mundo do indivduo. Por sua vez, a socializao secundria todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivduo j socializado em novos sectores do mundo objectivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas actividades dos pases que visitamos ou para onde emigramos, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam em ns relativamente ao nosso desempenho, assim como dos novos papis que vamos assumindo nos vrios gruois a que vamos pertencendo e nas vrias situaes em que somos colocados.

Anda mungkin juga menyukai