Anda di halaman 1dari 3

INTRODUO EDUCAO CLSSICA

FRITZ HINRICHS
A educao crist tornou-se algo parecido com uma cincia perdida. Os cristos no s tm feito muito pouco para preparar seus filhos para que tenham intelectos piedosos (centrados em Deus), mas a incompetncia intelectal tem sido vista como a fiel companheira da vida espiritual. Tem-se encarado um crebro preguioso como uma ferramenta vital para se ter um corao manso. Em nossos dias a busca do rigor mental e do intelecto vigoroso tem sido associadas rigidez doutrinria e frieza espiritual. Mas, pela graa de Deus, com o crescente interesse pela educao clssica, estamos vivendo um avivamento da tradio intelectal crist.

QUE A EDUCAO CLSSICA?


A educao clssica difere da maioria das filosofias educativas no fato de que, retirando-se de entre a fileira de teorias educativas que parecem nos manter em um estado de contnuo desconcerto, pergunta: Com que se parecia a educao no passado? Que livros se usavam? Que metas eram consideradas importantes? Dorothy Sayers, em seu bem conhecido ensaio As Ferramentas Perdidas da Aprendizagem, tentou responder a estas perguntas, e ao faz-lo nos deu alguns sbios conselhos para a educao em nossa prpria poca. Ela comea investigando o modelo medieval de educao e nos conta que ele se compunha de duas partes: a primeira era chamada de Trivium, e a segunda de Quadrivium. O Trivium continha trs reas: Gramtica, Dialtica e Retrica. Cada uma dessas reas se achava especificamente ajustada a uma das etapas do desenvolvimento mental da criana. O Perodo Gramatical. Durante seus primeiros anos, a criana estuda a poro gramatical do Trivium. O perodo gramatical (de 9 a 11 anos) inclui a aprendizagem de um idioma preferivelmente um idioma antigo, como o Latim ou o Grego isto ir requerer que a criana passe uma boa quantidade de tempo aprendendo e memorizando sua estrutura gramatical.
Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

Durante seus primeiros anos, as crianas possuem uma enorme habilidade natural para memorizao de grandes quantidades de contedo, ainda que no possam entender seu significado. Este o momento para encher-lhes de tarefas, tais como as tbuas de multiplicao, geografia, acontecimentos, datas, classificao de plantas e animais: qualquer coisa que sirva para a fcil repetio e assimilao mental. O Perodo Dialtico. Durante o segundo perodo, o perodo Dialtico (de 12 a 14 anos), a criana comea a entender o que aprendeu e comea a usar sua prpria razo para fazer perguntas baseadas nas informaes que reuniu durante o perodo gramatical. O Perdo Retrico. A Sr. Sayers menciona que o terceiro perodo o da Retrica (de 14 a 16 anos). Durante esse perodo a criana passa da mera ao de seguir a sequncia lgica dos argumentos para aprender a como apresentlos de maneira persuasiva, esteticamente agradvel.

APRENDENDO A APRENDER
Na educao morderna temos posto o proverbial carro na frente dos bois ao esperar que os estudantes dominem uma grande quantidade de matrias antes que tenham dominado as ferramentas da aprendizagem. Mesmo quando o estudo do idioma e da lgica possam parecer algo tedioso em si mesmo, essas so as ferramentas de que se necessita para desenvolver-se, para ser capaz de assumir a tarefa de dominar qualquer contedo especfico, seja a histria poltica escocesa ou o funcionamento de um carburador. Sayers finaliza seu ensaio com esta linha: O nico fim legtimo da educao simplesmente este: ensinar os homens a como aprenderem por si mesmos; e qualquer ensino que falhe em fazer isto esforo vo. Aprendendo a aprender por si mesmo certamente resume bem a meta pedaggica da educao clssica. Mas, to logo voc possa aprender por si mesmo, para onde ir?

GRANDES LIVROS DO MUNDO OCIDENTAL


Outro refro educacional til aqui : A educao meramente convencer algum da grandeza dos livros. Nesse sentido devemos perguntar: Que livros so mestres dignos? A resposta a essa pergunta geralmente depende do que estamos tentando aprender. Se no entrarmos nesse especfico e perguntarmos apenas: Quais so os livros realmente grandes?

veremos que, de fato, h um acordo bastante amplo sobre a resposta a esta pergunta. Atravs da histria certos livros geralmente tm sido vistos como cruciais para o desenvolvimento da cultura ocidental, e tm tido um impacto exepcionalmente grande devido profundidade e eloquncia com as quais expressam suas idias. Estes livros formam o corao da tradio intelectual ocidental. As idias contidas neles formaram a saga que conhecemos como Histria Ocidental. Quem cresceu no ocidente e com ocidente quero me referir Grcia, Roma e Israel, e s culturas que delas descendem, o que inclui a Amrica, a Comunidade das Naes Britnicas e a Europa Ocidental e deseja entender o contexto no qual se formou, deve ler tais livros. Com o propsito de chegar a um entendimento auto-consciente das idias que deram forma cultura ao nosso redor, necessitamos tratar com as idias em sua fonte original. Francis Schaeffer tinha um excelente sentido do fluir das idias. Ele explicava como as idias comeavam com os filsofos, se disseminavam para as pessoas em geral por meio das universidades, chegavam aos meios populares de informao, e finalmente cultura em geral. Uma vez que as idias progridem dessa forma, cabe a ns nos familiarizarmos com as idias em sua fonte, para que possamos entender suas manifestaes em nossa cultura atual. Desta maneira, ler os grandes livros serve como uma importante funo apologtica para os cristos; os livros nos permitem lidar com as idias que deram forma ao pensamento daqueles que se encontram nossa volta. Antes que possamos ministrar como evangelistas, devemos saber no que nosso prximo j cr. Vivemos no contnuo da histria ociedental. Para avaliar esta corrente da qual somos parte, devemos dar um passo atrs, afastando-nos assim um pouco dela para discernir as idias que lhe deram forma. Ignorar as idias que deram forma nossa histria cultural assegurar para ns mesmos no somente a irrelevncia cultural mas tambm nosso estancamento no gueto cristo. Esta posio no s nos guiar nossa prpria pobreza intelectual mas, essa nossa covardia, ser tambm um vexame para o Deus soberano. Os filhos do Rei no se encondem, mas, pelo contrrio, caminham confiantemente, sabendo que o sol que brilha pertence ao seu Pai.
Traduo: Mrcio Santana Sobrinho Copyright Home Life. 1993-2002.

Anda mungkin juga menyukai