Anda di halaman 1dari 4

ATIVIDADES REGIONALIZAO DO BRASIL E DOMNIOS MORFOCLIMTICOS

01 - (Fuern) Em relao a diviso administrativa e regional do Brasil, pode-se afirmar: (A) A diviso administrativa j sofreu muitas alteraes, mas a atual, formada por 26 Estados e 1 Distrito Federal, permanente. (B) Na diviso administrativa, uma das ltimas mudanas foi a fragmentao do Estado de Gois e a consequente criao do Estado de Tocantins, que passou a pertencer regio Norte. (C) Uma nova proposta de diviso regional do Brasil em apenas trs regies geoeconmicas Amaznia, Nordeste e Leste surgiu recentemente. (D) O rgo responsvel pela diviso regional a Fundao Getlio Vargas. (E) A Regio Centro-Oeste a que possui o maior nmero de unidades federativas.

02 - Os modelos de regionalizaes propostos para o Brasil ficaram conhecidos como: regio natural, regio homognea, regio de planejamento, regio geoeconmica etc., no entanto, a que mais se destacou nos ltimos anos foi proposta pelo gegrafo Pedro Pinchas, devido, seus critrios adotados para regionalizar o espao territorial brasileiro. Assinale a opo INCORRETA a respeito da regionalizao brasileira. (A) o primeiro modelo de regionalizao proposto pelo IBGE destacou os aspectos da natureza, e por este motivo chamou-se de regio natural. (B) o modelo de regionalizao proposto pelo IBGE em 1969, foi o de regio homognea, que teve, como uma de suas principais caractersticas, o respeito aos limites territoriais dos estados. (C) o modelo conhecido como regio de planejamento aplicado no Brasil ps 50, originou varias superintendncias, como por exemplo: SUDENE, Sudam, Suframa etc... (D) a proposta de regionalizao desenvolvida por Pedro Pinchas, no levou em considerao os aspectos relacionados ao processo histrico de formao territorial brasileiro, e tambm no obedeceu aos limites territoriais dos estados. (E) a regionalizao conhecida como regio geoeconmica ou complexo regional, teve como um dos seus principais critrios, o processo de formao histrico do territrio brasileiro, e tambm a no obedincia aos limites territoriais dos estados. 03 - Avalie as seguintes afirmaes: I. Muitas vezes, uma regio natural serve para a definio de uma regio de planejamento. II. A regio natural apresenta limites sazonais, pois ocorrem faixas de transio entre ecossistemas contguos. III. A regio de planejamento apresenta limites lineares, pois surge de um ato poltico de delimitao de competncias administrativas. IV. A Amaznia Legal no coincide com a Regio Norte, pois abrange reas localizadas nas regies Nordeste e Centro-Oeste.

(A) So verdadeiras apenas as afirmaes II e III. (B) So verdadeiras apenas as afirmaes I, II e III. (C) So verdadeiras apenas as afirmaes II, III, IV. (D) So verdadeiras apenas as afirmaes I e IV. (E) Todas as afirmaes so verdadeiras. 04 - A partir dos mapas responda:

a) Apresente dois critrios da regionalizao em Regies Geoeconmicas. b) Apresente dois critrios da regionalizao oficial.

05 - As disparidades regionais de desenvolvimento foram, no final da dcada de 50 e incio dos anos 60, objeto de medidas governamentais atravs da criao de vrios rgos com o objetivo de equacionar o desenvolvimento regional atravs de planejamento regional. Entre esses rgos destaca-se atuando na Amaznia Legal. (A) INCRA (B) CODEVASF (C) SUFRAMA (D) SUDAM (E) SUDENE

06 - A altitude um fator que influencia condies ambientais e, por isso, levada em considerao na prtica esportiva. CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa: (A) aumento da longitude.

(B) diminuio da latitude. (C) aumento da densidade do ar. (D) diminuio da presso atmosfrica. (E) diminuio dos valores de insolao 07 - Sobre o relevo brasileiro CORRETO afirmar que: (A) transformou-se profundamente sob a ao dos movimentos orogenticos modernos. (B) apresenta uma estrutura geolgica antiga e extremamente desgastada. (C) apresenta uma estrutura geolgica em que predominam os escudos. (D) foi afetado por inmeras transgresses e regresses marinhas. (E) apresenta predominantemente altitudes baixas, pois sua estrutura geolgica recente. 08 -Considerando-se os mapas a seguir, temos sequencialmente destacadas as seguintes formaes
vegetais

(A) Caatinga, floresta litornea e araucria.. (B) Mata de cocais, Mata Atlntica e Pantanal. (C) Caatinga, vegetao litornea e campos. (D) Campos, floresta litornea e araucria. (E) Mata de cocais, Mata Atlntica e araucria PARA OS ALUNOS DE 3 ANO DO ENSINO MDIO QUE QUEREM TESTAR SEUS CONHECIMENTOS. FAAM BOM PROVEITO. JC GABARITO DESSAS QUESTES. QUESTO: 01 - B 02 - D 03 - E 04 - a) - O processo histrico e econmico de formao do Brasil - Critrios naturais. - No considera as fronteiras interestaduais.

b) - Critrios polticos-administrativos e os limites (fronteiras) entre os estados. 05 - D 06 - D 07 - B 08 - A

Anda mungkin juga menyukai