Anda di halaman 1dari 7

www.scielo.

br/eq Volume 35, nmero 2, 2010

Educao/Education

ConStruo de um Calormetro de baixo CuSto para a determinao de entalpia de neutralizao


M. H. M. T. Assumpo2, L. D. Wolf1, V. G. Bonifcio3 e O. Fatibello-Filho1*
Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, SP - Brasil 2 Universidade Federal do ABC, Santo Andre, SP - Brasil 3 Institudo de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC, Curitiba, PR - Brasil * bello@ufscar.br
1

resumo: Neste artigo descreve-se a construo de um calormetro simples, utilizando materiais de fcil aquisio, para a determinao de entalpia de neutralizao (presso constante) de reaes cido-base. Foram utilizadas para o desenvolvimento do experimento solues de cidos e bases fortes e fracos, alm de termmetro e recipiente de poliestireno expandido (isopor) para a medida e manuteno da temperatura, respectivamente. Com este experimento, foi ento possvel determinar a entalpia de neutralizao (H) de algumas reaes de neutralizao e compar-las com o valor mais aceito de 55,84 kJ mol -1 , a 25 C [1]. palavras-chave: entalpia de neutralizao, calorimetria, clculo da entalpia de neutralizao. introduo HCl (aq) + NaOH (aq) (l) NaCl (aq) + H2O

cidos e bases, reaes de neutralizao Existem vrias teorias sobre acidez e basicidade. Nos primrdios da qumica os cidos eram identificados pelo seu gosto azedo cido e pelo seu efeito sobre certos pigmentos de plantas (por exemplo, o tornassol). Em 1884, Arrhenius sugeriu a teoria da dissociao eletroltica e props a auto-ionizao da gua: H2O(l) =0) H+(aq) + OH-(aq) rH (298,

Substncias que produzem H+ foram denominadas cidos e substncias que produzem OH-, bases, sendo uma tpica reao de neutralizao a reao a seguir [2]:

At o final do sculo 19, acreditava-se que a gua era o nico solvente no qual reaes inicas poderiam ocorrer. No entanto, estudos realizados em 1897 por Cady e em 1898 por Franklin e Kraus sobre reaes em amnia lquida e por Walden em 1899 em dixido de enxofre lquido, revelaram muitas analogias com as reaes ocorridas em gua [2]. Em 1923, Brnsted e Lowry definiram cidos como sendo uma espcie que possui tendncia a perder ou doar um prton e bases como sendo uma espcie que possui tendncia a aceitar ou adicionar um prton [3]. Assim, uma tpica reao de neutralizao pode ser representada pelas reaes a seguir: NH4Cl(aq) + NaNH2(aq) NaCl(aq) + 2 NH3(aq) ou CO2 (aq) + 2 NaOH (aq) H2O (l) + 2 Na+ (aq) + CO3 2-(aq)
63

Ecl. Qum., So Paulo, 35 - 2: 63 - 69, 2010

educao education

J Lewis, definiu cidos como sendo substncias capazes de receber pares de eltrons e bases como sendo substncias capazes de doar pares de eltrons. Assim, um prton pode ser caracterizado por um cido de Lewis e a amnia como uma base de Lewis, pois o par de eltrons livre do nitrognio pode ser doado para o prton: H+ (aq) + NH3 (aq) NH4+ (aq) Alm das definies j descritas, existem inmeras outras como as definies de Cady e Elsey, Lux-Flood e Usanovich, no entanto as mais conhecidas so as supramencionadas. Para definio da entalpia de neutralizao ser utilizada a teoria de Arrhenius.

processo endotrmico Um processo dito endotrmico quando este absorve calor do ambiente. Quando um processo endotrmico ocorre num sistema (local onde se realiza o processo em estudo como clula ou vaso calorimtrico) com fronteiras (regio entre o sistema e o ambiente) diatrmicas, h entrada de energia no sistema, na forma de calor. Quando um processo endotrmico ocorre num sistema com fronteiras adiabticas, a temperatura do sistema diminui. A variao de entalpia (H) de um processo endotrmico positiva, uma vez que a entalpia dos produtos, H(p), maior que a entalpia dos reagentes, H(r). Um exemplo de processo endotrmico o da vaporizao da gua.

entalpia de neutralizao De 1882 a 1886, Julius Thomsen publicou dados de entalpias de neutralizao de cidos e bases. Esse pesquisador verificou que a entalpia de neutralizao de um cido forte por uma base forte em soluo diluda era praticamente constante e igual a 57,7 kJ mol 1, a 25 C [4]. Esse resultado e alguns dados de condutividade conduziram Svante Arrhenius a propor, em 1887, uma nova teoria para o comportamento das solues eletrolticas. Esse sugeriu que na soluo existe um equilbrio entre as molculas no dissociadas do soluto e os ons que delas provm pela dissociao eletroltica. Os cidos e as bases fortes sendo quase que totalmente dissociados, sua interao era, em todos os casos, equivalente a H+ (aq) + OH- (aq) H2O(l), explicando assim a constncia do valor da entalpia de neutralizao dos mesmos. Assim sendo, a entalpia de neutralizao pode ser definida como o calor liberado durante a neutralizao de uma soluo diluda de cido por uma soluo diluda de base. Essa entalpia de neutralizao sempre igual a 55,84 kJ mol 1, a 25 C [1]. processo exotrmico Um processo dito exotrmico quando este cede energia na forma de calor para o ambiente. Quando um processo exotrmico ocorre num sistema com fronteiras diatrmicas, h liberao de calor para as vizinhanas (parte do universo vizinha ao sistema de onde se faz as observaes ou medidas). Quando um processo exotrmico ocorre num sistema com fronteiras adiabticas, a temperatura do sistema se eleva. A variao de entalpia (H) de um processo exotrmico negativa, uma vez que, a entalpia dos produtos, H(p), menor que o a entalpia dos reagentes H(r). Um exemplo de processo exotrmico a reao de combusto. A entalpia de uma determinada reao calculada mediante as entalpias de formao das substncias em questo, e de acordo com as expresses (Equaes 1 e 2): H = Hp Hr H = Hf (p) Hf (r) (1) (2)

Sendo Hf a entalpia de formao das substncias.

fronteiras diatrmicas

64

Ecl. Qum., So Paulo, 35 - 2: 63 - 69, 2010

educao education

Fronteiras que so permeveis passagem de energia na forma de calor (como um bquer) so ditas diatrmicas.

Clculos (tericos) das entalpias de neutralizao (em kj mol -1) [3]

fronteiras adiabticas Fronteiras que no permitem a transferncia de energia na forma de calor so ditas adiabticas.

entalpia de neutralizao de um cido forte com uma base forte: HCl(aq) + naoH(aq) H+ (aq) + Cl- (aq) + Na+ (aq) + OH-(aq) Na+ (aq) + Cl- (aq) + H2O (l) H = Hf (p) Hf (r) H = {Hf (Na+) + Hf (Cl-) + Hf (H2O)} {Hf (H+) + Hf (Cl-) + Hf (Na+) + Hf (OH-)} H = {(-240,12) + (-167,16) + {(-285,83)} {(0) + (-167,16) + (-240,12) + (-229,99)} H = - 55,84 kJ mol -1 (a 25 C) (reao exotrmica) onde Hf a entalpia de formao de cada espcie/ substncia

Calormetros Calormetros so definidos como aparelhos para medir variaes de energia em situaes onde a temperatura desempenha um papel primordial [5]. Os calormetros so classificados de acordo com as trocas trmicas. So considerados adiabticos quando no h troca de calor entre a clula e o ambiente (fronteira adiabtica); isotrmicos quando as trocas de calor entre a clula e o ambiente so intensas (fronteira diatrmica) e isoperiblico quando o ambiente est a uma temperatura constante e as trocas de calor entre as duas partes so pequenas. O calormetro construdo no presente artigo pode ser considerado isoperiblico (tambm chamado de jaqueta isotrmica) uma vez que h uma pequena troca de calor entre o vaso calorimtrico e o meio ambiente. Um calormetro similar foi empregado recentemente por Braathen at al. [6] para a determinao da entalpia de decomposio do perxido de hidrognio com grande sucesso. Esse experimento tem como principal objetivo mostrar que a entalpia de neutralizao (H de neutralizao) de um cido forte com uma base forte, de um cido forte com uma base fraca, de um cido fraco com uma base forte, ou de um cido fraco com uma base fraca, constante e igual a 55,84 kJ mol -1 [1]. Sendo assim, so apresentados nesse trabalho alguns clculos da entalpia de neutralizao (H de neutralizao), bem como um experimento simples e de fcil execuo para a determinao de entalpia de neutralizao.

entalpia de neutralizao de um cido forte com uma base fraca: HCl(aq) + nH3(aq) H+(aq) + Cl-(aq) + NH4+(aq) + OH-(aq) NH4+(aq) + Cl- (aq) + H2O (l) H = Hf (p) Hf (r) H ={Hf (NH4+) + Hf (Cl-) + Hf (H2O)} {Hf (H+) + Hf (Cl-) + Hf (NH4+) + Hf (OH-)} H = {(-132,51) + (-167,16) + (-285,83)} {(0) + (-167,16) + (-132,51) + (229,99)} H = -55,84 kJ mol -1 (a 25 C) (reao exotrmica)

Ecl. Qum., So Paulo, 35 - 2: 63 - 69, 2010

65

educao education

entalpia de neutralizao de um cido fraco com uma base forte: CH3CooH(aq) + naoH(aq) H+ (aq) + CH3COO- (aq) + Na+ (aq) + OH- (aq) Na+ (aq) + CH3COO- (aq) + H2O (l) H = Hf (p) Hf (r) H = {Hf (H2O) + Hf (Na+) + Hf (CH3COO-)}{ Hf (H+) + Hf (CH3COO-) + Hf (Na+) + Hf (OH-)} H = {(-285,83) + (-240,12) + (-488,90)} {(0) + (-488,90) + (-240,12) + (-229,99)} H = - 55,84 kJ mol -1 (a 25 C) (reao exotrmica) Para a determinao experimental da entalpia de neutralizao neste trabalho utilizaram-se as seguintes expresses (Eqs. 6 - 10): H = qreao / n qreao = qcalormetro + qsoluo e qsoluo = qsol.cida + qsol.bsica (6) onde:

Tf = Temperatura final do calormetro e da soluo do sal

nm m

= quantidade de matria da base na soluo OH utilizada e mOH = so as massas das solues de cido HX e de base, respectivamente CHX e CmOH so as capacidades calorficas especficas destas solues, consideradas como sendo igual ao calor especfico da gua (4,182 J/g C)

procedimento experimental

material e reagentes 1 recipiente de poliestireno expandido (isopor) para garrafas de 600 mL (para substituir o calormetro) 1 recipiente plstico para substituir o bquer (frasco de maionese)

H = qcalorimetro + qsol.cida + qsol.bsica (7) onde: n q = C C=mc (8) (9)

1 termmetro pequeno (de aqurio) ou termmetro contendo lcool [6] 2 bales volumtricos (ou copos de 100 mL) para preparao das solues 1 pipeta volumtrica (ou seringa de injeo calibrada) para pipetar a soluo cida 1 pedao de vidro (visor do calormetro) cido clordrico (ou cido muritico) Hidrxido de sdio (ou soda custica)

Substituindo-se as equaes 7 - 9 em 6, obtm-se a equao 10: H = - [ Ccal (Tf - T2) + mHX CHX (Tf THX) + mOH COH (Tf - TmOH)] nmOH (10)

sendo: THX = temperatura inicial da soluo do cido TmOH = temperatura inicial da soluo da base

cido actico (ou vinagre) gua destilada Foram utilizadas solues de hidrxido de sdio 1,5 mol L-1 e 0,67 mol L-1; soluo de cido
Ecl. Qum., So Paulo, 35 - 2: 63 - 69, 2010

66

educao education

clordrico 1,5 mol L-1 e soluo de cido actico na concentrao de 0,67 mol L-1. Estas solues foram previamente padronizadas [7,8].

procedimento a) Construo do calormetro Para a construo do calormetro, recortouse um retngulo no recipiente (de poliestireno expandido) para garrafas de 600 mL de modo que fosse possvel adaptar o pedao de vidro (visor), como mostrado na Figura 1. No interior do calormetro foi colocado o recipiente plstico, substituindo o bquer, e dentro deste, foi afixado o termmetro com fita adesiva, como ilustram as Figuras 1 e 2.

figura 2. Recipiente de plstico (frasco de maionese) utilizado com o termmetro afixado com fita adesiva. b) Capacidade Calorfica do Calormetro A determinao da capacidade calorfica do calormetro foi realizada como descrito na literatura [9], com ligeira modificao. Mediu-se a temperatura inicial do calormetro, adicionou-se um volume de 200 mL de gua destilada a 50 C. Em seguida, mediu-se a temperatura do conjunto (calormetro + gua) aps estabilizao da mesma e, ento, efetuou-se os seguintes clculos (Eq. 11): Ccal = (m gua ) x cgua x (Tcal+gua Tgua) / (Tcal+gua Tcal) (11) Considerando-se que: figura 1. Recipiente de poliestireno expandido (isopor) para garrafas de 600 mL utilizado para a construo do calormetro. Densidade da gua * = 0,986 g mL-1 Temperatura do calormetro (Tcal) = 22,0 C Temperatura da gua (Tgua) = 50,0 C Temperatura (calormetro + gua) (Tcal+gua) = 48,0 C
Ecl. Qum., So Paulo, 35 - 2: 63 - 69, 2010 67

educao education

Volume gua = 200 mL Capacidade calorfica da gua (cgua) = 4,18 J/g C Massa gua = 200 mL x 0,986 g/mL = 197,20 g Substituindo-se estes valores na equao (11), tem-se: Ccal = 197,20 x 4,18 x (48,0 50,0)/(48,0 22,0) Ccal = 63,4 J C -1 *Obs.: Conhecendo a densidade da gua em diversas temperaturas possvel obter a massa da gua empregando a relao d = m v-1.

Substituindo-se estes valores na Equao (10): H = [63,4 x (34,5 22,0) + 101,71 x 4,18 x (34,5 25,0) + 106,78 x 4,18 x (34,525,5)] 0,15 H = 59,0 kJ mol -1 b) Determinao da entalpia de neutralizao de um cido fraco com uma base forte Para a determinao experimental da entalpia de neutralizao de um cido fraco com uma base forte, utilizou-se 100 mL de cido actico 0,67 mol L-1 e 100 mL de hidrxido de sdio 0,67 mol L-1. Utilizou-se o mesmo procedimento, em triplicata, para a determinao da entalpia de neutralizao de um cido forte com uma base forte e os seguintes valores mdios foram encontrados: hidrxido de sdio: m = 102,37 g Tinicial = 23,5 C cido actico: m = 100,36 g Tinicial = 23,0 C calormetro: Tinicial = 23,5 C Tfinal = 27,5 C nOH = 0,067 mol Calculou-se ento a entalpia de neutralizao, H: H = [63,4 x (27,5 23,5) + 100,36 x 4,18 x (27,5 23,0) + 102,37 x 4,18 x (27,523,5)] 0,067 H = 57,5 kJ mol1

resultados e discusso a) Determinao da entalpia de neutralizao de um cido forte com uma base forte Para a determinao experimental da entalpia de neutralizao de um cido forte com uma base forte, reagiram-se 100 mL de cido clordrico 1,5 mol L-1 e 100 mL de hidrxido de sdio 1,5 mol L-1. Para tal procedimento anotou-se as temperaturas iniciais das solues e tambm as respectivas massas. Colocou-se ento a primeira soluo e em seguida, a segunda. Agitou-se manualmente a soluo resultante, obtendo assim um aumento da temperatura, sendo registrada a temperatura mxima. Os experimentos foram feitos em triplicata, sendo os valores mdios os seguintes. hidrxido de sdio: m = 106,78 g Tinicial = 25,5 C cido clordrico: m = 101,71 g Tinicial = 25,0 C calormetro: Tinicial = 22,0 C Tfinal = 34,5 C nOH = 0,15 mol
68

Ecl. Qum., So Paulo, 35 - 2: 63 - 69, 2010

educao education

Concluses O experimento proposto envolve o conceito de preparo, padronizao e diluio de solues cidas e bsicas [7,8]. Ademais, o objetivo do presente estudo foi ilustrar a entalpia de neutralizao (reagindo um cido e uma base com concentraes, massas e temperaturas conhecidas) por meio de um experimento simples, rpido e de baixo custo. O valor do H de neutralizao constante uma vez que a reao sempre a mesma (H+(aq) + OH-(aq) H2O (l) ou H3O+ (aq) + OH (aq) 2 H2O (l) ), mudando-se apenas os contra-ons (Cl - por CH3COO- e NH4 + por Na + ), que no participam da reao. O erro percentual relativo mdio de 4,5 % entre o valor calculado e aqueles determinados experimentalmente devido baixa preciso do termmetro empregado e, tambm, a pequena perda de calor entre o sistema e as vizinhanas. Usando um termmetro de mesma preciso que o empregado neste trabalho [6] encontrou-se um erro mdio de 3 % na determi-

nao da entalpia de decomposio do perxido de hidrognio. O emprego de termmetro digital, que mede a temperatura em dcimo de graus, o valor encontrado de entalpia de neutralizao ficou muito mais prximo do valor terico (erro relativo de 1,6 %). Assim sendo, diversos docentes podem realizar o presente experimento em sala de aula, aps discusso dos conceitos envolvidos e clculos da entalpia de neutralizao, importante ressaltar que, mesmo trabalhando-se com reagentes e materiais de uso cotidiano, possvel implementar um experimento simples e de baixo custo, mas de grande importncia pedaggica.

agradecimentos Os autores agradecem FAPESP, CNPq e CAPES pelos recursos concedidos ao LABBES, ao CNPq pela bolsa de produtividade em pesquisa de OFF e FAPESP pela bolsa de iniciao cientfica de MHMTA (processo n 05/03980-0).

abstract: In this article the construction of a simple calorimeter (with easily acquired materials) for the determination of the enthalpy of neutralization at constant pressure of acid-base reactions is described. Solutions of weak and strong acids and bases, one thermometer, and one expanded-polystyrene (Styrofoam) container were used in the development of the experiment. With this calorimeter, it was possible to determine the enthalpy of neutralization of reactions and compare the obtained values with the most accepted one of - 55.84 kJ mol -1 , at 25 C [1]. Keywords: enthalpy of neutralization, calorimetry, calculation of enthalpy of neutralization. Referncias Bibliogrficas
[1] D.W. Mahoney, J.A. Sweeney, D.A. Davenport, R.W. Ramette, J. Chem. Ed. 58 (1981) 730-731. [2] J.D. LEE, Qumica Inorgnica no To Concisa, 5a ed, Trad H. E.Toma et al., So Paulo, Edgard Blucher Editora Ltda, 1996, p. 131-134. [3] B.H. MAHAN, Qumica - Um Curso Universitrio, Trad. Ebe Barbieri Melardi et al, 2a ed., So Paulo: Edgard Blucher, 1970, p. 110-11, 205-221. [4] W.J. MOORE, Fsico-Qumica. Vol. 2, Trad. Tibor Rabockai, So Paulo, Edgard Blucher, 1976, p. 391-392. [5] J.A. SIMONI, R.A. JORGE, Qumica Nova, 13 (1990) 108-111. [6] P.C. BRAATHEN, A.A. LUSTOSA, A.C. FONTES, K.G. SEVERINO, Qumica Nova na Escola, 29 (2008) 42-45. [7] A.I. VOGEL, Anlise Qumica Quantitativa. Trad. J.C. Afonso et al. 6a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000, p. 174-176.
Ecl. Qum., So Paulo, 35 - 2: 63 - 69, 2010

[8] W.T. SUAREZ, L.H. FERREIRA, O. FATIBELLOFILHO, Qumica Nova na Escola, 25 (2007) 36-38. [9] C.J. MARZZACCO, J. Chem. Ed. 76 (1999) 1517-1518.

69

Anda mungkin juga menyukai