Anda di halaman 1dari 12

INQURITO POLICIAL

melhor tratar como INVESTIGAO PRELIMINAR, porque no se trata mais de somente inqurito.

Persecuo penal: a atividade que consiste em investigar, processar, comprovar e julgar uma infrao penal.

Fases: (a) investigao preliminar (artigo 144, CF/88 = atribui autoridade policial a presidncia da investigao preliminar); (b) ao penal (processo).

Fase pr-processual (INQURITO) PERSECUO CRIMINAL Fase processual (EM JUZO)

QUEM PROMOVE O IP? POLCIA JUDICIRIA

Em regra a polcia judiciria (CPP, art. 4). A investigao, portanto, no Brasil, em princpio, policial. Mas outras autoridades podem tambm investigar delitos (CPP, art. 4, pargrafo nico). Por exemplo: CPIs, Inqurito Policial Militar (nos crimes militares), autoridades administrativas (procedimentos administrativos), Coaf (lavagem de capitais), Banco Central (nos crimes financeiros) etc.

Artigo 4o. A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir as de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo. OBS.: STF - A instaurao de persecuo penal, desse modo, nos crimes contra a ordem tributria definidos no art. 1 da Lei n 8.137/90 somente se legitimar, mesmo em sede de investigao policial, aps a definitiva constituio do crdito tributrio, pois, antes que tal ocorra, o comportamento do agente ser penalmente irrelevante, porque manifestamente atpico.

OBS.:STF - HC-AgR 88657/ES - ESPRITO SANTO AG.REG.NO HABEAS CORPUS Relator(a): Min. SEPLVEDA PERTENCE Julgamento: 13/06/2006 EMENTA: I. Habeas corpus: inviabilidade: incidncia da Smula 691-STF ("No compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas corpus impetrado contra deciso do Relator que, em habeas corpus, requerido a tribunal superior, indefere a liminar"). II. Crime material contra a ordem tributria (L. 8.137/90, art. 1): lanamento do tributo pendente de deciso definitiva do processo administrativo: falta de justa causa para a ao penal, suspenso, porm, o curso da prescrio enquanto obstado o oferecimento da denncia pela ausncia do lanamento definitivo: precedente (HC 81.611, Pleno, 10.12.2003, Pertence, Inf.STF 333). III. Habeas corpus: cabimento: manifesto constrangimento ilegal decorrente da instaurao de inqurito policial, que tenha por objeto a apurao de fato que pressupe, para a punibilidade ou a tipicidade da infrao penal, o lanamento definitivo na esfera administrativa. Precedentes. IV. Habeas corpus: deferimento, de ofcio, para determinar o trancamento do inqurito policial 082/2005, instaurado contra o paciente pela Delegacia de Crimes Fazendrios do Esprito Santo, sem que tenha curso, no entanto, a prescrio penal. OBS.: STJ - RHC 18178/TO, Ministro GILSON DIPP, 5 Turma, DJ 03.04.2006 p. 370 CRIMINAL. RHC. CRIME CONTRA ORDEM TRIBUTRIA. INCLUSO NO REGIME DE PARCELAMENTO. LEI 10.684/03. SUSPENSO DA PUNIBILIDADE. REQUISITOS COMPROVADOS. ESTELIONATO. TRANCAMENTO DE INQURITO POLICIAL. AUSNCIA DE JUSTA CAUSA NO-EVIDENCIADA. CONDUTA QUE NO SE ENCONTRA LIVRE DE CONTROVRSIAS. NECESSIDADE DO PROCEDIMENTO INQUISITORIAL PARA A APURAO DOS FATOS. MERO INDICIAMENTO. CONSTRANGIMENTO ILEGAL NO CONFIGURADO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. OUTRAS AUTORIDADES

H outros inquritos presididos por outras autoridades? Sim:

a) inqurito contra membros do ministrio pblico (quem preside o PGJ - LONMP: Lei 8.625/93, art. 41, pargrafo nico); b) contra juiz de direito (quem preside o Desembargador sorteado LOMN: Lei Complementar 35/79, art. 33, pargrafo nico); c) contra autoridade que goza de prerrogativa de funo (parlamentares, Ministros etc.) um Magistrado da Corte competente etc.. Exemplo: Investigao contra Deputado Federal: quem preside Ministro do STF; investigao contra Desembargador: quem preside Ministro do STJ e assim por diante; d) autoridades administrativas. OBS.: No que concerne alnea c (contra autoridade que goza de prerrogativa de funo: parlamentares, Ministros etc), deve-se ter que observar o seguinte. Na verdade, o

Ministro/Relator no preside o IP. Pelo contrrio, o IP presidido pelo prprio delegado. O que ocorre que o STF, ou STJ, ou TJ, a depender do caso, passa a ser o rgo Jurisdicional perante o qual tem tramitao o procedimento investigativo. INVESTIGAO PRELIMINAR FEITA PELO MP

Investigao preliminar feita pelo Ministrio Pblico vale?

(a) as leis vigentes no prevem expressamente essa possibilidade (de presidir investigao criminal). Pode o MP presidir investigao ou inqurito civil, isto no apresenta dvida. A questo no mbito criminal.

(b) Posio do STJ: Sim, pode (vide HCs 55.500 5 Turma e 43.030/DF 6 Turma). Nessas ementas, o STJ expresso no sentido de que o MP pode investigar criminalmente, inclusive colhendo depoimentos. O que lhe vedado a atribuio para presidir inquritos policiais, posto serem privativos das autoridades policiais. (c) Posio do TRF5: Encontrei apenas um julgado da 5 Turma (HC 2004.05.00.039262-1), de relatoria do Des. Fed. Marcelo Navarro, do ano 2005, acompanhando o STJ, no sentido da possibilidade da investigao criminal. No achei outros julgados.

(d) Posio do STF: Ainda est aberto o tema. Entretanto, as decises de Turma mais recentes rejeitaram a possibilidade de o MP presidir investigao O MP pode investigar os crimes cometidos no caso do ECA.

Art. 201. Compete ao Ministrio Pblico: VII - instaurar sindicncias, requisitar diligncias investigatrias e determinar a instaurao de inqurito policial, para apurao de ilcitos ou infraes s normas de proteo infncia e juventude; 4 O representante do Ministrio Pblico ser responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar, nas hipteses legais de sigilo.

O MP pode investigar os crimes cometidos no caso do Estatuto do Idoso.

Art. 74. Compete ao Ministrio Pblico:

VI instaurar sindicncias, requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, para a apurao de ilcitos ou infraes s normas de proteo ao idoso STF.: HC 82865/GO GOIS HABEAS CORPUS Relator(a): Min. NELSON JOBIM Julgamento: 14/10/2003. EMENTA: HABEAS CORPUS. ABUSO SEXUAL CONTRA MENOR. LEGITIMIDADE DO MINISTRIO PBLICO PARA INSTAURAR SINDICNCIA. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (ECA). O Ministrio Pblico tem legitimidade para instaurar sindicncia para a apurao de crimes previstos no Estatuto da Criana e do Adolescente (art. 201, inciso VII, da Lei 8.069/90). Alm da competncia que lhe atribui o ECA, pacfico o entendimento desta Corte de que o Ministrio Pblico no necessita de inqurito policial para instaurar ao penal. Caso que no se confunde com o RHC 81.326 que tratava de falta de legitimidade do Parquet para presidir ou desenvolver diligncias pertinentes ao inqurito policial. A questo relativa infncia e juventude regulada por lei especial que tem previso especfica (Lei 8.069/90). Habeas corpus indeferido. MP que investiga ou que acompanha a fase preliminar est impedido de oferecer denncia? No (Smula 234 STJ). Pode oferecer denncia e aparecer no plo ativo da ao penal? Sim.

STJ Smula n 234. A participao de membro do Ministrio Pblico na fase investigatria criminal no acarreta o seu impedimento ou suspeio para o oferecimento da denncia.

INVESTIGAO PARTICULAR:

Investigao particular vlida? Sim. Uma vez concluda, tudo deve ser enviado polcia ou ao MP. Pela nova lei falimentar (Lei n. 11101/05), agora o inqurito para apurao de crimes falimentares policial (art. 187).

JUIZ E A INVESTIGAO

Juiz pode presidir investigao preliminar? O juiz de direito, em regra, no investiga, mas, em 02 hipteses o juiz brasileiro continua investigando: investigao de crime praticado por juiz; investigao de crime praticado por quem tenha prerrogativa de funo (este o posicionamento expressado originalmente no resumo, entretanto, como j explicado acima, nesses casos de prerrogativa de funo afora membros do MP e magistrados, o IP apenas tramita no Tribunal competente ao invs de tramitar perante uma vara criminal de primeira instncia, tramita no Tribunal, para fins de

medidas cautelares, controle de prazos etc -, mas a investigao em si permanece com o delegado. No que concerne ao crime organizado temos o seguinte: o art. 3, da Lei 9.034/95, permitia ao juiz de direito ampla investigao, nos casos do art. 2, III, da mesma lei. Esse dispositivo dizia que permitido o acesso a dados, documentos e informaes fiscais, bancrias, financeiras e eleitorais. Duas delas foram objeto da Lei Complementar 105/01 (Dispe sobre o sigilo das operaes de instituies financeiras e d outras providncias): dados bancrios e financeiros. Logo, nessa parte, hoje rege a citada Lei Complementar, que redisciplinou a matria totalmente (revogando o art. 2, III, por incompatibilidade). Do art. 2, inc. III, restavam apenas duas outras hipteses: dados fiscais e eleitorais. Esse especfico ponto que foi objeto da deciso do STF, de 12.02.04, na ADI 1570. Posio do STF: julgou inconstitucional o art. 3 da Lei 9.034/90, no que se refere aos sigilos fiscais e eleitorais. Concluso: o art. 3 da Lei 9.034/90 perdeu sentido e eficcia jurdica. No tem validade. Nenhum juiz pode mais investigar o crime organizado no Brasil. No tem amparo legal e constitucional essa atividade. Numa parte o art. 3 foi afetado pela Lei Complementar 105/01 (dados bancrios e financeiros). Noutra (dados fiscais e eleitorais) perdeu eficcia em razo da deciso do STF (inconstitucionalidade). JUIZADO DE INSTRUO Existe juizado de instruo no Brasil? No. Juizado de instruo significa que um juiz de direito pode presidir a investigao, de modo sistmico. Isso no existe no Brasil. CONCURSO: no Brasil, no existe processo judicialiforme, mas j existiu at 1988, que consistia no processo INICIADO por juiz (leso culposa e homicdio culposo). Agora, no mais possvel porque o titular da ao o MP e por fora do princpio acusatrio. DISTINO ENTRE POLCIA JUDICIRIA E POLCIA DE SEGURANA Diferena entre polcia judiciria e polcia de segurana (ou ostensiva ou preventiva): a primeira atua (em regra) depois de cometido o delito; a segunda atua preventivamente (em regra). Qual a natureza jurdica da polcia judiciria? auxiliar da Justia (CPP, art. 13).

Qual a natureza da polcia rodoviria federal (CF, art. 144, 2), da polcia ferroviria federal (CF, art. 144, 3) e da guarda civil metropolitana (CF, art. 144, 8)? So polcias de segurana. Quem exerce a funo de polcia judiciria no Brasil? Polcia civil, polcia federal e polcia militar (apurao s de crimes militares). Lei 10.446/02

Art. 1o Na forma do inciso I do 1. do art. 144 da CF, quando houver repercusso interestadual ou internacional que exija represso uniforme, poder o Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, sem prejuzo da responsabilidade dos rgos de segurana pblica arrolados no art. 144 da CF, em especial das Polcias Militares e Civis dos Estados, proceder investigao, dentre outras, das seguintes infraes penais: I seqestro, crcere privado e extorso mediante seqestro (arts. 148 e 159 do CP), se o agente foi impelido por motivao poltica ou quando praticado em razo da funo pblica exercida pela vtima; II formao de cartel (incisos I, a, II, III e VII do art. 4. da Lei n. 8.137, de 27/12/1990); III relativas violao a direitos humanos, que a Repblica Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrncia de tratados internacionais de que seja parte; e IV furto, roubo ou receptao de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operao interestadual ou internacional, quando houver indcios da atuao de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federao. Pargrafo nico. Atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polcia Federal proceder apurao de outros casos, desde que tal providncia seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justia. ATRIBUIES DA POLCIA JUDICIRIA

Diviso das atribuies da polcia judiciria (critrios): territorial: cada Distrito Policial tem seu mbito de atuao (tem sua circunscrio) (CPP, art. 4); em razo da matria: h delegacia de crimes contra o patrimnio, de seqestro, de homicdio etc.; em razo da pessoa: delegacia da mulher etc..

E se inobservados esses critrios? Nenhuma nulidade existe. mera irregularidade (cf. art. 22 do CPP; RTJ 82, p. 118; RT 531, p. 364).

CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLCIAL

Controle externo da atividade policial: possvel? Sim. Quem faz esse controle externo? Ministrio Pblico (CF, art. 129, VII). Depende de regulamentao complementar? Sim. Em alguns Estados essa regulamentao j existe: So Paulo, por exemplo (e o STF j decidiu que isso constitucional). Mas de qualquer modo o controle externo tem sido pouco atuante. INVESTIGAO PRELIMINAR

Como feita a investigao preliminar pela polcia judiciria? Por meio de inqurito policial ou por meio de termo circunstanciado (nos casos de infrao de menor potencial ofensivo).

O IP dispensvel, j que o MP e o querelante podem, por meio de peas de informao, ajuizar a ao penal competente. INQURITO POLICIAL CONCEITO E FINALIDADE

o conjunto de diligncias que visa apurao do fato punvel e de sua autoria, ou seja, o procedimento administrativo, de contedo informativo, destinado a apurar a autoria e a materialidade de uma infrao penal.

Finalidade do inqurito policial: apurao do fato punvel e sua autoria, ou seja, preparar a ao penal para o oferecimento da inicial, fornecendo ao titular do direito de ao de elementos para a instruo da inicial e para formar o convencimento do titular da ao penal (opinio delicti). Nos termos do art. 12, do CPP (O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa ,sempre que servir de base a uma ou outra) destina-se o IP a servir de base para a futura ao penal (pblica ou privada).

EXCEO: INQURITO POLICIAL PARA EXPULSO DO ESTRANGEIRO no tem por finalidade apurar uma infrao penal (artigo 70, Lei 6815/80 Estatuto do Estrangeiro), sua finalidade permitir a expulso do estrangeiro, para tanto tem que ser garantido o CONTRADITRIO. QUEM PRESIDE

Quem preside o inqurito policial? a autoridade policial. Que se entende por autoridade policial? a de carreira, mas tambm h autoridades nomeadas (sem concurso pblico - em alguns Estados a polcia judiciria ainda no est totalmente estruturada por concurso pblico).

Artigo 4o. A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir as de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo.

No artigo 4, CPP, antigamente falava-se em (competncia) jurisdio, mas o correto (atribuio) circunscrio. As regras de competncia no so relevantes no IP. A circunscrio da autoridade policial a do local do crime, mas se for desrespeitada, uma mera irregularidade que no traz conseqncias ao penal, por tratar-se de mero procedimento administrativo informativo. CARACTERSTICAS DO IP

Pr-processual, preparatrio, informativo e meio de realizao do conjunto de diligncias investigatrias, tem como destinatrios imediatos o MP e o ofendido, e como destinatrio mediato o juiz. pea administrativa: seus vcios, portanto, no afetam a ao penal futura. Inqurito presidido por autoridade policial, com vcios: no anula a ao penal superveniente. Isso no se confunde com a situao anmala de a investigao ser totalmente invlida, como reconheceu o STF (Segunda Turma), em caso em que o MP presidiu a investigao. dispensvel: sim (arts. 12, 27, 39, 5 e 1 do art. 46 do CPP). (cf. RTJ 76, p. 741). O MP, se conta com documentos suficientes, pode ingressar com ao penal diretamente. pea escrita (Art. 9 do CPP): No existe IP oral nem mesmo o termo circunstanciado. Art. 9 CPP- Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade. Caractersticas do IP (continuao) sigiloso (Art. 20 do CPP): sim. o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade (o sigilo no interesse da sociedade e da investigao). Mas o sigilo no vale:

para o juiz do caso (a quem foi distribudo o IP); para o ministrio pblico do caso; essa regra intuitiva, decorre diretamente da natureza do prprio inqurito, entretanto, mesmo assim, no artigo 26, IV, da Lei 8625/93, diz expressamente que o sigilo da investigao criminal no pode ser oposto ao MP.

para o advogado (Estatuto da Advocacia, Lei 8.906/94, art. 7, XIII a XV e 1)? Surge a polmica de saber se a decretao de sigilo se estende ou no ao advogado, ou seja, se este teria acesso ou no aos autos do inqurito. E se houver quebra de sigilo, leia-se, prova sigilosa nos autos? Nesse caso, o advogado s pode ver essa parte com procurao especfica dada pelo interessado. Pode haver sigilo total? O STJ chegou a admitir o sigilo total, mesmo contra o advogado do indiciado, quando o interesse pblico o exigir. Atualmente o STF, no que vem sendo acompanhado pelo STJ, vem reiteradamente decidindo que no cabe sigilo para o advogado do indiciado. EXCEO: o sigilo da lei de txicos (artigo 26) concebido no interesse do investigado (a lei 6368 continua em vigor nesse aspecto, porque da resulta a prtica de crime; h corrente que entende que a lei foi revogada). OBS.: No se encontra dispositivo semelhante na Nova Lei 11.343/06; tambm no se encontra na Lei 10.409/02. Incomunicabilidade do preso

Outra questo tormentosa a incomunicabilidade do preso prevista no artigo 21, CPP, que permite a decretao pelo juiz. Ela uma medida de natureza cautelar e permite que o Juiz a decrete pelo prazo de 03 dias. Entretanto, a polmica gira em torno de se saber se a CF recepcionou ou no o citado artigo (h corrente nos dois sentidos: recepo ou no recepo). Obs.: art. 136, IV da CF no admite (estado de defesa e de stio) Regime Disciplina Diferenciado RDD

O RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) torna o ru incomunicvel? O RDD permite a visita de 02 pessoas por 02 horas durante o perodo de 01 vez por semana, assim, o ru no est incomunicvel, somente existe uma restrio de horrio. Note-se que no h imposio dessa restrio ao advogado, bastando que ele marque um horrio.

Caractersticas do IP (outras)

inquisitivo: no h contraditrio no IP. No h contraditrio, porque no h litigantes e nem acusados, trata-se de mero procedimento administrativo de investigao No inqurito no h acusao formal, no decorre dele nenhuma espcie de sano, esse um ponto distintivo entre o IP e outros procedimentos administrativos. No admite Suspeio: Art. 107. No se poder opor suspeio s autoridades policiais nos atos do inqurito, mas devero elas declarar-se suspeitas, quando ocorrer motivo legal.

Normalmente, a doutrina e o STF alegam que no h contraditrio no IP por se tratar de um procedimento inquisitivo (opinio simplista e reducionista), entretanto, h impropriedades tcnicas (erros de concepo) nessa afirmativa: contraditrio e inquisitivo no so expresses antagnicas, possvel um procedimento inquisitivo que determine a contraditoriedade, inquisitivo contrrio de acusatrio. RAZES PARA INEXISTNCIA DE CONTRADITRIO NO IP: I O investigado no sujeito de direito, mas objeto de investigao; II Do IP no pode resultar sano; III A lei e a CF no impem contraditrio ao IP.

OBS.: Poderia haver o contraditrio no IP, seria uma regra possvel, entretanto, resta saber se ela realmente seria vivel ou factvel. Para DEMERCIAN, essa regra no traria benefcios para a sociedade e nem para o investigado. Seria assegurado ao investigado o direito de se defender de uma acusao que ainda no foi feita; ou seja, ele seria colocado na posio de ru, sem dominar qual a acusao que lhe imputada. Por outro lado, a sociedade sofreria danos maiores do que os sofridos pelo investigado, pois este faria de tudo para prejudicar a investigao. Na prtica, no existe investigado que coopere com a investigao; cada diligncia que a autoridade policial fosse realizar teria que notificar o investigado e seu advogado, o que significa que os IP no terminariam. possvel argio de suspeio das autoridades policiais? No (CPP, art. 107).

Vtima ou indiciado podem requerer provas? Sim. (CPP, art. 14). Sero deferidas ou indeferidas, conforme o caso.

Art. 14 - O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade.

Excees: h inquritos que admitem (ou exigem) defesa do investigado: inqurito para decretar expulso de estrangeiro (defesa obrigatria), inqurito para apurar falta administrativa (defesa obrigatria) etc. Outras caractersticas do IP LEGALIDADE

Legalidade: todo ato praticado no curso do IP deve encontrar amparo legal. IP ilegal perde a credibilidade. E pode ser tido como invlido.

OFICIALIDADE

Oficialidade: No IP atua um rgo oficial (que a polcia judiciria).

OFICIOSIDADE

Oficiosidade ou obrigatoriedade na atuao: no caso de ao penal pblica incondicionada a autoridade policial, desde que existam indcios de uma infrao penal, obrigada a agir (a investigar). No conta a autoridade policial com poder discricionrio de agir ou no agir. A autoridade policial, tendo o conhecimento da prtica de infrao penal, tem o dever de instaurar o inqurito, no h espao para discricionariedade do delegado, nos crimes de ao penal pblica incondicionada. Mais caractersticas do IP INDISPONIBILIDADE

Indisponibilidade: a autoridade policial no pode arquivar o IP (CPP, art. 17). O artigo 17, CPP, estabelece claramente que a autoridade policial no poder arquivar o IP (somente pode ser arquivado pelo juiz, mediante requerimento do MP). Delegado no arquiva inqurito, somente o MP pode arquivar

Art. 17 - A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito

UNIDIRECIONAL

Unidirecional: o delegado no pode fazer juzo valorativo sobre a conduta do investigado. Dar parecer est errado. Deve se limitar a investigar, mas no valorar, tanto que a ausncia de classificao mera irregularidade. Somente na Lei de Txicos que se exige que o delegado tem que fundamentar por que est enquadrando o sujeito em determinado crime. (Lei 6368 e 10409). OBS.: essa ltima observao vale para a nova Lei 11.343/06, que, no seu art. 52, I, tambm determina que a autoridade policial justifique as razes da sua classificao.

Anda mungkin juga menyukai