Anda di halaman 1dari 6

Centro de Formao da Associao de Escolas Beira Mar

Recursos e aplicaes digitais:


Criar, Colaborar, Partilhar

Formadores: Susana Branco e Pedro Pires

Formanda: M Isabel Gaspar F. de Sousa

Figueira da Foz De 17 de fevereiro a 10 de maro

Recursos e aplicaes digitais: Criar, Colaborar, Partilhar

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa

Relatrio Final
1- Contributos profissional da ao para a formao pessoal e

De h alguns anos a esta parte as TIC passaram a estar presentes em todas as reas da escola, tendo-se imposto como uma ferramenta de trabalho e um catalisador de uma nova dinmica e de um novo paradigma de ensino e aprendizagem. Consciente da emergncia deste meio pedaggico incontornvel, comecei, enquanto docente, a procurar formao com vista aquisio de competncias em determinadas reas, como o simples processador de texto, folha de clculo, o powerpoint, plataforma moodle, e mais recentemente, no mbito das novas ferramentas da web 2.0. Dada a minha forma de encarar o meu percurso, enquanto profissional empenhada, tentei sempre ir ao encontro de mais e melhor formao, dentro de domnios que estavam de acordo com a minha expetativa. Ao inscrever-me nesta ao e uma vez que j utilizava algumas das ferramentas, tinha como principal objetivo aperfeioar a minha prtica e esclarecer algumas dvidas que ainda subsistiam no meu trabalho algo isolado, no domnio das novas tecnologias, na minha escola. Ao longo de toda a ao tive consciente de que esta estava a constituir uma mais-valia em temos de formao profissional, e consciencializei-me da possibilidade de intensificar na minha escola aes informais de replicao destes conhecimentos, junto de colegas adeptos das novas tecnologias, atravs de uma rede de partilha e trabalho colaborativo, que habitualmente j desenvolvo, devido funo que desempenho como professora bibliotecria. Se j trabalhava regularmente com ferramentas como o Picturetrail, o Slideshare, o Issuu, o Scribd, o Calamo (que introduzi no meu Glog final, como partilha) e outras, esta ao abriu-me a possibilidade de conhecer novos potenciais do Google Docs e aperfeioar a sua utilizao. Tambm utilizava, mais raramente o Prezi, por considerar que era uma ferramenta muito morosa, mas neste momento, aps esta experincia, utilizarei muito mais frequentemente, pois tem um enorme potencial. Por fim, nunca tinha trabalhado com o Glogster, mas fiquei rendida sua forma intuitiva de se manusear e o efeito fantstico que proporciona na edio de uma srie de recursos digitais todos no mesmo pster.

Recursos e aplicaes digitais: Criar, Colaborar, Partilhar

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa

2- Contextualizao dos materiais produzidos


Nas sesses presenciais, fui-me apercebendo de pormenores tcnicos de cada uma das ferramentas, tendo acompanhado as explicaes paulatinamente, o que me permitiu explorar melhor as ferramentas e realizar, sem qualquer dificuldade as tarefas que nos foram sendo propostas. Muito embora j tivesse numerosos materiais produzidos em algumas ferramentas, procurei sempre elaborar recursos novos, com base nas instrues dos formadores, por forma a limar algumas arestas que eventualmente pudessem existir nos meus trabalhos anteriores. Como tal, recorri a diversos documentos em ficheiros e suportes diversos que tinha produzido mais recentemente, em especial neste Ms de Maro Ms da Leitura (2012) e utilizei-os em vrias ferramentas, de acordo com as minhas necessidades e interesses. Como tal foram produzidos e alojados no meu Glogster os seguintes documentos: Um Formulrio no Google Docs Um questionrio sobre a obra do Principezinho, que j tinha feito na aula, mas ao qual dei ainda umas pequenas correes; Um segundo documento alojado no Google Docs Um documento do tipo de Word, que o certificado de participao dos alunos no Concurso Nacional de Leitura ao nvel de Escola; Uma apresentao animada no Prezi, sobre o movimento artstico da Pop Art, feito completamente de raiz e que vai ser utilizado nas Nossas Jornadas IV, que decorrero na nossa Escola de 21 a 23 de maro, e cujo tema aglutinador cones Contemporneos; No Slideshare (*),foi alojado uma apresentao em powerpoint, sobre as Madrinhas de Guerra, que ser apresentado na sala de Histria durante as Nossas Jornadas IV: No Issuu foi alojado uma apresentao em powerpoint sobre o livro A Biblioteca uma casa onde cabe toda a gente que se destinou projeo na Festa (a ler) com pais que se realizou neste Ms da Leitura. No Picturetrail fiz um slide utilizando fotografias de alunos que vieram, muito recentemente Biblioteca para receberem um dos prmios atribudos aos

Recursos e aplicaes digitais: Criar, Colaborar, Partilhar

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa

vencedores do Concurso Nacional de Leitura ao nvel da escola. Trata-se de uma ferramenta que utilizo muitssimo. No Proshow Web (*) fiz uma apresentao dinmica de imagens com som, utilizando fotografias tiradas no dia 12 de maro na nossa escola na sesso com a escritora Maria Joo Lopo de Carvalho. uma ferramenta que no conhecia, considero-a muito fcil de utilizar e com um efeito visual e sonoro excelente. Fiquei completamente encantada e vou utilizar muitas mais vezes, a a partir daqui. Como partilha neste trabalho, deixo um ebook feito no Calamo (*), ferramenta que utilizo muitssimo. Gosto imenso desta ferramenta porque faz estes livros muito bonitos e podemos sentir o desfolhar das folhas do livro. Utilizo regularmente quando quero publicar qualquer documento (word ou powerpoint) no meu Blogue da Biblioteca. Devemos, sempre que possvel, converter o documento em PDF, para no haver qualquer risco de desformatao. Tem a vantagem de ficar extremamente pequeno no Blogue, mas com uma capacidade de se expandir imenso no caso de pretendermos ler. No Dopbox, alojei dois documentos numa pasta, qual chamei Principezinho, que contem o resumo das respostas ao formulrio google docs sobre o Principezinho, alm de uma apresentao em powerpoint sobre a esma obra. Obtive o cdigo de cada documento e editei o link em duas mscaras diferentes: a Dropbox I que contem o documento com o resumo das respostas e a Dropbox II que contem a apresentao em powerpoint sobre a obra. O Dropbox era uma ferramenta com a qual j tinha contactado pontualmente, mas agora considero que tem muitas vantagens para o nosso trabalho, enquanto gestores de informao, permitindo-nos armazenar e partilhar documentos muito facilmente. Por fim, este documento em Word do meu relatrio sobre a Ao, irei publiclo no Scribd e passar a contar do meu glog sobre a formao. No fundo, esta ao permitiu-me potenciar os conhecimentos adquiridos, aliando-os necessidade de difundir informao e realizar atividades especficas neste Ms da Leitura, o que veio enriquecer, ainda mais a minha prtica quotidiana. Deste modo tudo ser publicado no meu blogue da Biblioteca: http://becristorres.blogspot.com, no jornal digital da escola, que tambm dinamizo: http://jornaldoispointosdigital.blogspot.com; no moodle da escola (na disciplina Biblioteca): http://esctorres-m.ccems.pt/ e no site da Escola Secundria de Cristina Torres: http://www.escristinatorres.pt/.

Recursos e aplicaes digitais: Criar, Colaborar, Partilhar

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa

O impacto que estes recursos digitais causam junto dos alunos e alguns professores na escola na qual leciono muito elevado. Por isso, existe uma motivao contnua para fazer cada vez mais e melhor.
(*) Ferramenta utilizada de forma facultativa.

3- Outras consideraes pertinentes


No final desta ao de formao considero que tive uma atitude de grande envolvimento e participao nas atividades propostas. Sempre que considerei oportuno tive uma atitude proactiva, relatando experincias pessoais e preferncias relativamente a este mundo dos recursos educativos digitais. Sempre que me foi solicitado tentei apoiar os colegas que se encontravam nas minhas proximidades. Houve sempre, da minha parte uma clareza nas intervenes, manifestei interesse, motivao e iniciativa perante os novos desafios e tarefas que nos eram propostas pelos formadores. Nas sesses fui realizando todas as tarefas que me foram propostas, utilizei os vrios meios de partilha possveis (Google Groups e email dos formadores). Os produtos finais que partilhei foram indicadores de autonomia no trabalho, domnio dos conhecimentos tcnicos e uma boa integrao no grupo de trabalho. Tive o cuidado de responder aos formulrios partilhados e comentar os produtos finais dos meus colegas. Considero que fui assdua e pontual totalidade das sesses. Deste modo, considerando o meu desempenho nas sesses desta ao e os produtos finais apresentados, penso ter atingido o nvel mximo dentro do Excelente 10 valores. Acrescento por fim, que a qualidade, o empenho, o conhecimento, bem como toda a ateno e ajuda dos formadores aos formandos foi determinante para a excelente qualidade da ao que agora conclumos.

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa


18 de Maro de 2012

Recursos e aplicaes digitais: Criar, Colaborar, Partilhar

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa

Recursos e aplicaes digitais: Criar, Colaborar, Partilhar

Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa

Anda mungkin juga menyukai