Anda di halaman 1dari 8

AULA BENEFICIRIOS DO RGPS Ol pessoal!

! Hoje interrompo a resoluo da prova Procurador 2004 para disponibilizar uma parte do nosso novo livro. O livro ser lanado pela Editora IMPETUS e o ttulo : OS BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL E VOC. Abordamos diversos temas estreitamente relacionados aos benefcios previdencirios oferecidos pelo RGPS; tais como: prazos de carncia, perda da qualidade de segurado, forma de clculo do salrio-de-benefcio, renda mensal dos benefcios, documentos necessrios ao requerimento de um determinado benefcio, quem so os segurados e os dependentes, entre outros, tudo isso na forma perguntas e respostas com uma linguagem extremamente simples. A parte do livro que vou disponibilizar trata dos beneficirios do RGPS.

BENEFICIRIOS DO RGPS
1. Quem so os beneficirios do RGPS?
Os beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social so divididos em segurados e dependentes. Os segurados so pessoas fsicas com idade mnima de 16 anos, que podem ser obrigatria ou facultativamente filiados ao RGPS, no primeiro caso a determinao de ser segurado decorre da lei, no segundo, provm de livre opo do indivduo. J os dependentes so todas as pessoas que dependem do segurado economicamente.

BENEFICIRIOS

SEGURADOS

DEPENDENTES

2. Existe uma idade mnima para ser segurado do regime?


Sim. Os segurados so pessoas fsicas vinculadas Previdncia Social, sendo imprescindvel terem no mnimo dezesseis anos de idade.

3. Existe alguma exceo quanto a idade mnima?


Sim. O menor aprendiz tem como idade mnima 14 anos e no 16 anos. O menor aprendiz segurado do RGPS na condio de empregado.

4. Quem so os segurados obrigatrios?

Os segurados obrigatrios so as pessoas maiores de dezesseis anos que exercem atividade remunerada, no importando se a atividade de natureza urbana ou rural, exercida de forma contnua ou intermitente, com ou sem vnculo empregatcio. Os segurados obrigatrios esto divididos nas seguintes categorias: empregado; empregado domstico; contribuinte individual; trabalhador avulso; e segurado especial.

5. Resumo dos beneficirios do RGPS


Podemos resumir estas informaes atravs do esquema a seguir:

BENEFICIRIOS

SEGURADOS

DEPENDENTES

OBRIGATRIOS

FACULTATIVOS

EMPREGADO

EMPREGADO DOMSTICO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

TRABALHADOR AVULSO SEGURADO ESPECIAL

6.

Quem so os segurados facultativos?

Os segurados facultativos so pessoas que se filiam Previdncia Social por livre opo, a fim de garantir em caso de contingncias futuras (velhice, morte, recluso, acidente, doena) os benefcios previdencirios.

Para ser segurado facultativo, a pessoa no pode exercer atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatrio, alm disso deve contar com a idade mnima de 16 anos e no pode ser participante de regime prprio de previdncia social. A filiao na qualidade de segurado facultativo representa um ato voluntrio gerando efeitos somente a partir da inscrio e do primeiro recolhimento, no podendo retroagir e no sendo permitido o pagamento de contribuies relativas ao perodo anterior data da inscrio. proibida a filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia social, exceto na hiptese de afastamento sem vencimento e desde que no permitida, nesta condio, contribuio ao respectivo regime prprio. Dessa forma um servidor pblico ocupante de cargo efetivo que contribui para um regime prprio de previdncia, no pode contribuir facultativamente para o RGPS. Em resumo, o ato de filiar-se facultativamente pressupe trs requisitos: ter idade mnima de dezesseis anos; no exercer atividade que exija filiao obrigatria; no ser participante de regime prprio de previdncia social.

7. Quem pode ser segurado facultativo?


Podem filiar-se facultativamente, entre outros: a) a dona-de-casa; b) o sndico de condomnio, quando no remunerado; c) o estudante; d) o brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior; e) o desempregado; f) o bolsista e estagirio que prestam servios a empresa de acordo com a Lei no 6.494, de 1977; g) o bolsista que se dedique em tempo integral a pesquisa, curso de especializao, ps-graduao, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; h) presidirio que no exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; e i) o brasileiro residente ou domiciliado no exterior, salvo se filiado a regime previdencirio de pas com o qual o Brasil mantenha acordo internacional.

8. Pode algum ser segurado do RGPS e de outro regime de previdncia social?


Pode. Lembre-se de que os servidores pblicos com regime prprio de previdncia social no esto abrangidos no RGPS, exceto na situao de exerccio de uma atividade paralela no ligada a regime prprio, como, por exemplo, o caso de um Auditor Federal que leciona noite numa faculdade particular. Observe que, com relao a esta ltima atividade, ele vinculado ao RGPS e dever contribuir obrigatoriamente para a Previdncia Social fazendo jus aos benefcios, mesmo j contribuindo para um regime prprio, pois este segurado um servidor pblico federal que concomitantemente exerce uma outra atividade na iniciativa privada.

9. Pode um servidor, participante de regime prprio contribuir facultativamente para o RGPS?


No. O servidor que possui regime prprio s contribuir para o RGPS como segurado obrigatrio no caso de exercer uma atividade paralela, conforme respondemos na questo anterior, entretanto existe apenas uma exceo que o caso deste servidor se afastar do trabalho atravs de licena sem vencimento, nessa situao ele poder contribuir facultativamente para o RGPS, desde que no seja permitida a sua contribuio para o regime prprio ao qual filiado.

10. Quem exerce atividades concomitantes sujeitas ao RGPS pode escolher para a qual vai contribuir?
No. Se a pessoa exerce, por exemplo, a atividade de engenheiro civil em uma construtora e exerce atividade de ensino numa escola particular, vai ter contribuir em relao s duas atividades, sendo que vai ser respeitado o valor do teto mximo do RGPS que atualmente de R$ 2.508,72 (Valor atualizado pela Portaria MPS n. 479/2004). No importa, por exemplo, se o segurado empregado em uma empresa e presta servios em outra na condio de contribuinte individual, vai contribuir com relao a ambas atividades com observncia do limite mximo para contribuio. O exerccio de atividade remunerada sujeita a filiao obrigatria ao Regime Geral de Previdncia Social, assim, aquele que exerce, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdncia Social RGPS obrigatoriamente filiado em relao a cada uma dessas atividades.

11. O aposentado pelo RGPS que permanece ou retorna atividade deve contribuir?
Sim. Uma pessoa aposentada pelo Regime Geral de Previdncia Social, ao voltar a exercer atividade abrangida por este regime, se torna novamente segurado obrigatrio da Previdncia Social.

12. O aposentado que permanece ou retorna atividade tem direito a todos os benefcios previdencirio?
No. O aposentado que permanece ou retorna atividade somente tem direito ao salrio-famlia, salrio-maternidade e aos servios social e de reabilitao profissional.

13. Quem segurado do RGPS na condio de empregado?


a pessoa fsica que presta servios de natureza urbana ou rural, subordinada s ordens de um empregador e que em contrapartida recebe uma remunerao. Pressupostos bsicos: a) Pessoalidade: Trabalho realizado pelo prprio empregado contratado e no por outro. b) No-Eventualidade: Prestao de servio de natureza no eventual. c) Subordinao: Prestar servio com obedincia s ordens do empregador. d) Onerosidade: Receber remunerao pelo servio prestado. Veremos a seguir alguns casos de pessoas fsicas consideradas empregados pelo Regulamento da Previdncia Social: 1. Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural a empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado. O diretor empregado aquele que, participando ou no do risco econmico do empreendimento, contratado ou promovido para cargo de direo das sociedades annimas, mantendo as caractersticas inerentes relao de emprego.

Exemplo: Servio de natureza urbana: secretria, engenheiro, administrador. Servio de natureza rural: vaqueiro, tratador de leite numa fazenda que comercializa leite e derivados. 2. O trabalhador temporrio, por prazo no superior a trs meses, prorrogvel, que presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio de outras empresas, na forma da legislao prpria. Exemplo: Balconistas contratados por lojas no perodo natalino, funcionrios de hotis contratados no perodo de alta temporada.

3. O bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa, em desacordo com a Lei no 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Exemplo: Estudante contratado como estagirio por uma empresa sem a observncia de convnio com a instituio de ensino.

4. O servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, includas suas autarquias e fundaes, ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Exemplo: Assessores de deputados e senadores, ocupantes exclusivamente de cargos comissionados.

5. O servidor do Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, ocupante de cargo efetivo, desde que, nessa qualidade, no esteja amparado por regime prprio de previdncia social. Exemplo: Os servidores de uma prefeitura que no possui regime prprio de previdncia social so filiados obrigatoriamente Previdncia Social.

6. O servidor contratado pela Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como pelas respectivas autarquias e fundaes, por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Exemplo: Pessoas contratadas pela Unio, Estado ou Prefeitura por um dado perodo para fazer recenseamento ou para o controle de epidemias.

7. O servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, includas suas autarquias e fundaes, ocupante de emprego pblico. Exemplo: Os servidores das agncias nacionais (petrleo, energia, etc.) contratados sob o regime celetista.

14. Quem empregado domstico para a previdncia social? aquele que presta servio de natureza contnua, sem finalidade lucrativa pessoa ou famlia no mbito residencial destas. Dessa forma, a cozinheira, o mordomo, o caseiro, o motorista, so considerados pelo

RGPS como empregados domsticos. Observe que a legislao no considera empregado domstico a pessoa que executa atividades relacionadas manuteno do prprio lar, tais como cozinhar, para o prprio cnjuge ou companheiro, pais ou filhos, bem como o trabalhador que presta servio pessoa ou famlia, no mbito residencial destas, eventualmente e sem fins lucrativos, em atividades de limpeza e conservao, como diaristas, jardineiros, pintores, eletricistas, bombeiros hidrulicos. Estes so considerados contribuintes individuais, pois nesse caso no h continuidade dos servios prestados essencial caracterizao do empregado domstico. 15. A diarista considerada empregada domstica?
No. A diarista presta servio de natureza descontnua enquanto o empregado domstico de natureza contnua. Entretanto, a diarista tambm segurada do RGPS s que em outra categoria, a de contribuinte individual.

16. Quem contribuinte individual para a previdncia social?


a pessoa fsica que recolhe individualmente, por conta prpria, suas contribuies, sendo que se o contribuinte individual prestar servios a empresas em geral, o desconto e recolhimento da sua contribuio caber ao prprio empregador. Na categoria de contribuinte individual destacam-se as figuras do empresrio e do trabalhador autnomo. Empresrio: o segurado contribuinte individual que, na empresa urbana ou rural, exerce a atividade de gesto ou administrao. Trabalhador autnomo: aquele que presta servio de natureza urbana ou rural em carter eventual a uma ou mais empresas, sem relao de emprego, ou ainda, a pessoa que exerce, por conta prpria, atividade econmica remunerada, de natureza urbana, com fins lucrativos.

Veremos a seguir alguns exemplos de pessoas fsicas consideradas contribuintes individuais pelo Regulamento da Previdncia Social: a) o titular de firma individual urbana ou rural; b) o diretor no empregado e o membro de conselho de administrao na sociedade annima; c) todos os scios, nas sociedades em nome coletivo e de capital e indstria; d) o scio gerente e o scio cotista que recebam remunerao decorrente de seu trabalho e o administrador no empregado na sociedade por cotas de responsabilidade limitada, urbana ou rural; e) o associado eleito para cargo de direo em cooperativa, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que recebam remunerao; f) quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego; g) a pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica de natureza urbana, com fins lucrativos ou no (como, por exemplo, um contador que presta servios a vrias empresas);

h) o condutor autnomo de veculo rodovirio, assim considerado aquele que exerce atividade profissional sem vnculo empregatcio, quando proprietrio, co-proprietrio ou promitente comprador de um s veculo ( o caso, por exemplo, do taxista); i) o cooperado de cooperativa de produo que, nesta condio, presta servio sociedade cooperativa mediante remunerao ajustada ao trabalho executado (tanto o cooperado associado cooperativa de produo ou cooperativa de trabalho, como o dirigente da cooperativa so enquadrados na categoria de contribuintes individuais); j) aquele que, pessoalmente, por conta prpria e a seu risco, exerce pequena atividade comercial em via pblica ou de porta em porta, como comerciante ambulante; l) aquele que presta servio de natureza no contnua, por conta prpria, a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, sem fins lucrativos. Nesta ltima situao se enquadra a diarista que presta servios de limpeza, bem como de uma pessoa que prepara comida congelada para uma famlia, sem fins lucrativos e de forma no contnua.

17. Quem trabalhador avulso para a previdncia social?


Entende-se por avulso todo trabalhador sem vnculo empregatcio que, sindicalizado ou no, presta servio de natureza urbana ou rural a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, com a intermediao obrigatria do rgo gestor de mo-de-obra ou do sindicato da categoria. Portanto, so caractersticas do trabalho avulso: a curta durao dos servios prestados ao tomador dos mesmos, remunerao paga atravs de rateio procedido pelo sindicato e a necessidade da participao do sindicato ou do rgo Gestor de Mo-de-Obra OGMO na intermediao da mo-de-obra. So considerados trabalhadores avulsos: trabalhador de estiva de mercadorias de qualquer natureza, inclusive carvo e minrio; trabalhador que exerce atividade porturia de capatazia, estiva, conferncia e conserto de carga, vigilncia de embarcao e bloco; trabalhador em alvarenga (embarcao para carga e descarga de navios); amarrador de embarcao; ensacador de caf, cacau, sal e similares; trabalhador na indstria de extrao de sal; carregador de bagagem em porto; prtico de barra em porto; guindasteiro; classificador, movimentador e empacotador de mercadorias em portos.

18. Quem segurado especial para a previdncia social?


A Previdncia Social considera segurado especial: "o produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais, o pescador artesanal e seus assemelhados, que exeram suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, com ou sem auxlio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cnjuges ou companheiros e filhos maiores de 7

dezesseis anos de idade ou a eles equiparados, desde que trabalhem comprovadamente com o grupo familiar respectivo." Por regime de economia familiar se entende a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e exercida em condies de mtua dependncia e colaborao, sem a utilizao de empregados. Entende-se como auxlio eventual de terceiros o que exercido ocasionalmente, em condies de mtua colaborao, no existindo subordinao nem remunerao, o conhecido mutiro. No se considera segurado especial o membro do grupo familiar que possui outra fonte de rendimento decorrente do exerccio de atividade remunerada, excetuando-se as situaes seguintes: remunerao decorrente do exerccio de mandato de dirigente sindical; penso por morte deixada por segurado especial; auxlio-acidente; auxlio-recluso; penso por morte, cujo valor seja inferior ou igual ao salrio-mnimo.

isso a pessoal, no nosso prximo encontro, continuo a comentar a prova do Procurador 2004. Grande abrao a todos, talo

Anda mungkin juga menyukai