Anda di halaman 1dari 4

UMA REFLEXO HISTRICA SOBRE A QUESTO DO TRABALHO ENGUITA NA VISO DE ENGUITA

Revista de Educao

Vol. 1 n 1 jan./jun. 2006

p. 73-76

Emanoela Regina Tomas1 Lenir Bavaresco2 Zenira Maria Malacarne Signori3 Orientador: Gilmar H. da Conceio4

Este artigo uma reflexo introdutria de um captulo do livro escrito por Enguita A Face Oculta da Escola. Como sabemos, o autor aborda o processo de construo histrica na organizao social do trabalho, discorrendo sobre o longo caminho percorrido, desde o incio, em forma de assistncia, artesanal e sem normas, altamente conflitivo, pelo qual homens e mulheres, foram privados do controle sobre suas condies de vida e conduzidos ao trabalho assalariado, ficando, portanto, os trabalhadores submetidos aos ritmos, normas e rendimentos estabelecidos pelo modelo capitalista, produzindo assim uma distribuio desigual de riqueza. Contraditoriamente, em termos ideolgicos, produz uma imagem de existncia, na qual, h oportunidades iguais para todos. O autor explica ainda como se deu a organizao em termos de produo, jornada, ritmo, frias e salrios, com os quais convivemos at hoje. Como j destacamos, o recorte terico deste artigo est delimitado pelo captulo 1 da obra citada anteriormente.

I - O TRABALHO ATUAL COMO FORMA HISTRICA


Atualmente, o trabalho visto como uma obrigao, pois vivemos em uma cultura que parece ter dado por perdido o campo de produo, para buscar somente o consumo. Aceitamos tarefas montonas, que exigem nossa dedicao permanente, pensando somente no na funo, mas aquilo que nos daro em troca, os horrios livres, as frias e as possibilidades de produo. Esta organizao recente e comeou a ser implantada precisamente ao final do sculo XVII e incio do sculo XIX. O capitalismo e a industrializao trouxeram um enorme aumento da riqueza e com ela, as necessidades pessoais, estimuladas pela sociedade estabeleceram uma produo desigual de classes. Nesta sociedade existe uma viso errnea de que h oportunidades para todos. Assim as pessoas passam a se sentir responsveis pelo lugar que ocupam na produo, se sentem responsveis pelos seus xitos e fracassos no mercado de trabalho.

Vol. 1
ISSN 1809-5208

n 1

jan./jun. 2006
CAMPUS
DE

p. 73-76
C A S C AV E L AV

UNIOESTE

Na economia de subsistncia, o trabalhador decidia o que produzir, como produzir, quando e a que ritmo, era dono do seu tempo. No existia separao entre o espao familiar e o de trabalho, optavam pela durao e a intensidade do trabalho, de acordo com as necessidades de produo. Os artesos e os camponeses decidiam como produzir. J na sociedade industrializada as pessoas no decidiam qual seria o produto nem o tempo dedicado ao trabalho. Nenhuma interferncia externa deveria coibir o bom andamento. E o espao de trabalho passou a ser separado do lugar de residncia, no controlavam nem determinavam o processo a que eram submetidos. Neste sentido de trabalho, os mtodos, o tempo e os critrios eram determinados pelos patres. Como sabemos o trabalho necessrio para a produo da vida humana. Hegel compreende que o trabalho uma forma de liberdade, em primeiro lugar, porque o homem pode ir alm de suas necessidades naturais. Em segundo lugar Hegel indica que o processo de trabalho d ao homem a capacidade de dar forma ao mundo exterior de acordo com sua vontade. Desse modo atravs, desta compreenso, Hegel sugeriu que no pode haver liberdade sem trabalho, e que o ele uma forma de liberdade. Concebermos o trabalho sob a forma que pertence exclusivamente ao homem, pois somente ele tem a capacidade de projetar em sua cabea algo, antes de constru-la. A economia de subsistncia existiu apenas nos primeiros estdios da humanidade, que seriam nas comunidades primitivas, pois a partir da todas as formaes sociais, conheceram alguma forma de redistribuio do excedente. O primeiro passo ao processo de trabalho foi, a produo para a troca. Os arteses e os camponeses nessa poca j no produziam para uso e consumo, mas para a troca, passam a produzir mais para ganhar mais. Se a produo fosse maior que a demanda e no tinha sada, o pequeno produtor passa a ser explorado pelo comerciante atravs do intercmbio desigual e da estrutura dos preos. O monoplio da oferta exercido pelos artesos, nunca pelos camponeses. Os camponeses passam a ser um setor dominado pelos comerciantes, e em determinado momento, tambm pela indstria domstica rural, com o sistema de trabalho a domiclio para o comerciante que trs as matrias primas e leva o produto a mercados inacessveis ao produtor. Depois passou a ocorrer explorao capitalista: a mais valia absoluta, onde o trabalhador passou a trabalhar fora do ambiente domstico, e o capitalista dono dos meios de produo e passou a pagar um salrio em troca da sua fora de trabalho, e apropriou-se do produto final. O trabalhador encontra-se em uma posio de alienao, mas ainda conserva o controle sobre o processo de trabalho. A degradao do trabalho se d atravs da diviso manufatureira do trabalho. A mais valia absoluta cede caminho para a mais valia relativa. O trabalhador, que j havia
EDUCAO DO CAMPO E EDUCAO URBANA: APROXIMAES E RUPTURAS

Vol. 1
ISSN 1809-5208

n 1

jan./jun. 2006
CAMPUS
DE

p. 73-76
C A S C AV E L AV

UNIOESTE

perdido a capacidade de determinar o produto, perde agora o controle de seu processo de trabalho, e entrou em uma relao alienada com seu prprio trabalho como atividade. Com esta diviso, a mo de obra barateou, pois sempre havia contingente mais que suficiente para aprender o trabalho, tornando o trabalhador facilmente substituvel. De acordo com o que Marx denominou Exrcito de Reserva.

II - A DIVERSIDADE ATUAL NAS CONDIES DE TRABALHO


Nem todos os trabalhadores da sociedade capitalista so iguais, compreende-se melhor isto analisando-se alguns esteretipos. Em um destes esteretipos os profissionais liberais so profissionais autnomos, tem um certo grau de controle sobre o produto de seu trabalho. Fazem parte desse grupo, por exemplo, os professores, os mdicos da sade pblica, os grupos profissionais da administrao, os executivos das organizaes pblicas. Tais trabalhadores apesar de serem assalariados possuem um maior grau de liberdade, pois suas tarefas no esto integradas numa seqncia coletiva. Os trabalhadores desse processo s se consolidam no capitalismo. Na sociedade pr-capitalista no estavam ausentes formas de trabalho em que no havia controle por parte dos trabalhadores. Vejamos a seguir como cada uma dessas mudanas na evoluo do trabalho representam um passo adicional em vrios processos. Em primeiro lugar a dissociao entre o processo de trabalho e seu objetivo, a satisfao das necessidades prprias e alheias. Em segundo lugar a perda por parte do trabalhador do controle sobre o seu processo de trabalho (o homem de todos os ofcios, mais que no domina nenhum). Em terceiro lugar, o processo orientado pelo carter qualitativo das tarefas encaminhadas economia de tempo. Em quarto lugar, na passagem de um tempo da atividade vinculada ao estado de nimo ou a disposio do trabalhador ao tempo regular das mquinas. Em quinto lugar, no processo de trabalho variado, composto de mltiplas tarefas distintas e cuja alternncia fonte variada. Na sociedade capitalista que consiste a alienao do trabalho primeiramente no fato de que ele externo ao trabalhador, isto no pertence ao seu ser. A expanso do capitalismo e a industrializao empurraram e arrastaram milhes de pessoas, foi necessrio levar runa ofcios tradicionais, para que se quebrassem seus monoplios privilegiados, esse processo s pode completar-se medida que cerravam as fronteiras econmicas. Para que essa expanso se firmasse foram necessrias algumas imposies sobre o trabalhador, tais como; primeiro privar-lhes de quaisquer outras possibilidades de subsistncia. Segundo lugar a organizao que hoje conhecemos o resultado de uma longa cadeia de conflitos

Emanoela Regina Tomas - Lenir Bavaresco - Zenira Maria Malacarne Signori aresco Bavar Tomas

Vol. 1
ISSN 1809-5208

n 1

jan./jun. 2006
CAMPUS
DE

p. 73-76
C A S C AV E L AV

UNIOESTE

globais. Em terceiro lugar, foi necessria uma profunda revoluo cultural, o profundo respeito sobre o trabalho bem feito cedeu lugar ao fetichismo da maquinaria. Quarto lugar foi necessrio uma sistematizao poltica repressiva dirigida contra os que se negavam a aceitar as novas relaes sociais. Em quinto lugar foi preciso assegurar os mecanismos institucionais para que cada novo indivduo pudesse inserir-se nos novos processos produtivos. Como dissemos inicialmente, esse artigo buscou compreender o trabalho atual como forma histrica e observamos, assim, que a organizao atual do trabalho e a cedncia e sequnciao atuais do tempo de trabalho no existiu no sculo XVI e que apenas foram implantadas no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX. Nesse sentido observamos que o capitalismo e a industrializao trouxeram consigo um grande aumento da riqueza, de modo que o que se coloca para ns no a questo da produo e sim a da distribuio. No estudo do livro de Enguita chamou a nossa ateno, o processo de degradao do trabalho e a passagem da independncia para a dependncia dos trabalhadores. No capitalismo, porm a questo no moral, mas histrica e econmica, de maneira que a expanso do capitalismo resultado de um processo longo, inacabado e irregular das lutas de classes.

REFERNCIAS: ENGUITA, Mariano Fernndes. A face oculta da escola, o trabalho atual como forma histrica. Porto Alegre: Artes Mdicas sul, 1989. CONCEIO, Gilmar Henrique da. Partidos Polticos e Educao. Cascavel: Edunioeste, 2000.

NOTAS
1 2 3 4

Aluna do 2 ano de pedagogia Noturno. Aluna do 2 ano de pedagogia. Aluna do 2 ano de pedagogia. Doutor em Filosofia, Histria da Educao e Lder do grupo de pesquisa em histria e historiografia na Educao da UNIOESTE.

EDUCAO DO CAMPO E EDUCAO URBANA: APROXIMAES E RUPTURAS

Anda mungkin juga menyukai