Anda di halaman 1dari 20

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

GRUPO I

1. No dia 5 de Maio de 2009, Antnio props aco de indemnizao contra a Electro Santo Antnio Lda, arrendatria comercial de um prdio que lhe pertence, pelos danos causados pelas infiltraes de gua consequncia das obras que, sem autorizao, a segunda realizou no espao arrendado. Por sentena proferida nessa aco, j transitada em julgado, foi a R condenada a pagar Autora a importncia de 51.000,00 euros, acrescida de juros desde a citao at ao pagamento integral. No requerimento executivo, o exequente requereu a aplicao ao executado de umasano pecuniria compulsria, apesar de nada constar da sentena. Em face do exposto, o agente de execuo deve: a) Recusar receber o requerimento executivo na parte em que dele consta a aplicao da sano pecuniria compulsria por ser manifesta a insuficincia do ttulo apresentado; b) Liquidar a final o valor devido por aplicao da sano pecuniria compulsria se, aps requerimento dirigido ao juiz de execuo pelo exequente, este tiver condenado a executada no pagamento de sano pecuniria at integral pagamento da quantia em dvida; c) No liquidar qualquer quantia a ttulo de sano pecuniria compulsria, porque esta nunca devida em caso de incumprimento de uma obrigao pecuniria; d) Liquidar a final o valor devido por aplicao da sano pecuniria compulsria desde a data em que a sentena transitou em julgado; e) Remeter o processo para despacho liminar por ser manifesta a insuficincia do ttulo apresentado para aplicao de uma sano pecuniria compulsria. 2. O exequente instaurou aco executiva para pagamento de quantia certa a 15 de Maro de 2009. Aps vrias diligncias, no foram encontrados bens penhorveis. Em 15 de Abril de 2009, o executado foi citado para pagar ou nomear bens penhora, no o tendo feito. Quid iuris? a) A execuo considera-se definitivamente extinta; b) A execuo considera-se extinta, podendo vir a ser renovada com a indicao pelo exequente de bens penhorveis; c) A execuo prossegue at que se encontrem bens penhorveis; d) A execuo suspende-se at que se encontrem bens penhorveis;

Docente: Helena C. Tomaz

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

e) A execuo suspende-se at que o exequente requeira alguma nova diligncia de que dependa o andamento do processo. 3. O exequente pretende instaurar uma aco executiva com base numa sentena em que o ru, pintor famoso, foi condenado a pintar um quadro encomendado pelo autor, sendo que este continua a recusar-se a faz-lo. Na aco declarativa, intentada no dia 5 deMaio de 2009, o autor demonstrou desde logo inteno de executar judicialmente a sentena em que o ru viesse a ser condenado. Qual o tipo de aco executiva que o exequente dever instaurar? a) Aco executiva para pagamento de quantia certa; b) Aco executiva para prestao de facto; c) Aco executiva para entrega de coisa certa; d) No pode instaurar qualquer aco executiva; e) No tem de instaurar qualquer aco executiva, pois a execuo inicia-se de forma automtica aps o trnsito em julgado da sentena.

4. Exequente e executado so brasileiros e domiciliados no Rio de Janeiro. O contrato garantido pela letra que se pretende executar, no valor de 3.000,00 euros, foi celebrado e devia ter sido cumprido no Rio de Janeiro. Os prdios urbanos que o exequente pretende que sejam penhorados encontram-se em Portugal. A aco executiva intentada em Portugal no dia 5 de Maio de 2009. Que dever fazer o agente de execuo? a) Recusa receber o requerimento executivo; b) Remete o requerimento executivo para despacho liminar, devendo o juiz indeferir liminarmente o requerimento executivo; c) Remete o requerimento executivo para despacho liminar, devendo o juiz convidar o exequente a sanar a excepo dilatria eventualmente existente; d) Procede de imediato penhora dos bens indicados sem citao prvia do executado; e) Procede citao prvia do executado.

Docente: Helena C. Tomaz

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

5. Em 10 de Setembro de 2009, Antnia intenta aco executiva contra Bernardo, nos Juzos de Execuo do Tribunal Judicial da Comarca do Baixo Vouga, para execuo de sentena proferida pelo Juzo de Famlia e Menores daquela comarca e que condenava ocnjuge ru a prestar alimentos ao cnjuge autor. O que deve o agente de execuo fazer? a) Recusa receber o requerimento executivo; b) Remete o requerimento executivo para despacho liminar, devendo o juiz indeferir liminarmente o requerimento executivo; c) Remete o requerimento executivo para despacho liminar, devendo o juiz convidar o exequente a sanar a excepo dilatria eventualmente existente; d) Procede de imediato penhora de bens indicados sem citao prvia do executado; e) Procede citao prvia do executado.

6. Antnio, no dia 5 de Maio de 2009, intenta aco executiva para entrega de coisa certa contra Bernardo com base numa sentena de simples apreciao em que o tribunal se limitou a declarar a titularidade de Antnio sobre o imvel que agora este reivindica. O agente de execuo fica na dvida sobre se a sentena de simples apreciao naqueles termos poder ser exequvel. O que deve fazer? a) Estudar a doutrina e jurisprudncia para decidir de acordo com a posio maioritria; b) Mandar citar o executado; c) Penhorar os bens que o exequente indique no requerimento executivo; d) Recusar o requerimento executivo; e) Remeter o requerimento ao juiz para que seja proferido despacho liminar.

7. Antnio, no dia 5 de Maio de 2009, intenta aco executiva para pagamento de quantia certa contra Bento com base numa sentena que condena o segundo, comprador,no pagamento de determinada quantia. Bento, antes mesmo de Antnio intentar a aco executiva, tinha interposto tempestivamente recurso de apelao ainda pendente com efeito meramente devolutivo. Qual a atitude adequada do agente de execuo? Deve: a) Aguardar pela deciso do recurso para tomar qualquer atitude;

Docente: Helena C. Tomaz

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

b) Mandar citar o executado; c) Penhorar os bens que o exequente indique no requerimento executivo; d) Recusar o requerimento executivo; e) Remeter o requerimento ao juiz para que seja proferido despacho liminar.

8. Antnio intenta contra Bento, em 5 de Maio de 2009, aco para pagamento de quantia certa com fundamento no no pagamento pelo executado de vrias rendas devidas por efeito de um contrato de arrendamento entre ambos celebrado em Dezembro de 2008. Para o efeito, junta, com o requerimento executivo, o contrato de arrendamento e o comprovativo de comunicao a Bento do montante em dvida. Deve o agente de execuo: a) Solicitar ao exequente a juno de algum documento complementar que considere faltar; b) Mandar citar o executado; c) Penhorar os bens que o exequente indique no requerimento executivo; d) Recusar o requerimento executivo; e) Remeter o requerimento ao juiz para que seja proferido despacho liminar.

9. O exequente, no dia 5 de Maio de 2009, intenta aco executiva para pagamento de quantia certa contra o executado. Apresenta como ttulo executivo um documento assinado pelo executado no qual ele reconhece dever ao exequente 30.000,00 euros. Do documento no constava qualquer data de vencimento e nem o exequente juntou qualquer documento complementar. Havendo juros que se venam na pendncia da execuo, o agente de execuo dever liquid-los: a) Desde a citao do executado at data do efectivo e integral pagamento; b) Desde a citao do executado at data em que elaborada a conta final em sede de aco executiva; c) Desde a interpelao do executado anterior instaurao da aco executiva at data do efectivo e integral pagamento; d) Desde a data da entrega do requerimento executivo at data do efectivo e integral pagamento; e) No ao agente de execuo mas Secretaria que cabe proceder liquidao de juros a final.

Docente: Helena C. Tomaz

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

10. Antnio intenta uma aco executiva contra Bento, no dia 5 de Maio de 2009. Como ttulo executivo apresenta um documento assinado por ambos no qual se prev que Bento, no prazo de seis meses, optar por entregar a Antnio 1.500,00 Euros ou uma serigrafia da pintora Maluda. Qual o procedimento a seguir? a) O exequente deve indicar no requerimento executivo por qual das prestaes opta; b) O agente de execuo deve proceder escolha e continuar com a penhora dos bens indicados; c) O executado deve ser citado para efectuar a escolha; d) O executado deve ser citado para efectuar a escolha e deduzir oposio execuo; e) O requerimento executivo deve ser rejeitado por insuficincia do ttulo executivo.

11. No processo executivo em que possam ser feitas reclamaes de crditos, a fase da.venda pode iniciar-se a partir do momento em que: a) Tenha terminado o prazo para a reclamao de crditos previsto no art. 865, n. 2 CPC; b) Tenha terminado o prazo para a reclamao de crditos previsto no art. 865,n. 3 CPC; c) Tenham sido citados todos os credores com garantia real; d) Tenham sido citados o executado, o cnjuge e os credores com garantia real; e) Tenha transitado em julgado a sentena de verificao e graduao de crditos.

12. Numa aco executiva proposta no dia 5 de Maio de 2009, foi penhorado um imvel que tinha sido adquirido pelo executado, em Setembro de 2008, de acordo com a escritura pblica que titulou a aquisio, por 250.000,00 euros. Todavia, de acordo com a informao constante da caderneta predial urbana do referido prdio, este foi avaliado, em Abril de 2009, por 200.000,00 euros. No momento da venda, o agente de execuo deve: a) Respeitar como preo base de venda o indicado pela avaliao referida; b) Solicitar nova avaliao para determinar o valor de mercado e decidir com base nessa avaliao; c) Pr a questo considerao do exequente, executado e credores reclamantes; d) Pr a questo considerao do exequente e credores reclamantes;
Docente: Helena C. Tomaz
5

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

e) Investigar como entenda conveniente qual o valor de mercado do imvel e definir um preo com base no resultado dessas diligncias.

13. Numa aco executiva proposta no dia 5 de Maio de 2009, suponha que, no momento da venda executiva, o prprio exequente adquire o bem penhorado. A quantia exequenda de 12.000,00 euros, o exequente adquiriu o bem por 18.000,00 euros e as custas provveis da execuo so 1.500,00 euros. No havendo crditos reclamados, qual o valor que o exequente deve depositar? a) 18.000,00 euros ; b) 19.500,00 euros; c) 7.500,00 euros; d) 6.000,00 euros; e) 1.500,00 euros.

14. Suponha, agora, que na aco executiva referida no nmero anterior, o exequente no adquiriu o bem penhorado, mas este foi vendido a um terceiro na aco executiva e que, em momento posterior venda, a sentena ainda no transitada em julgado que tinha servido de base execuo parcialmente revogada por deciso transitada em julgado no sentido de que o ru seja condenado a pagar ao autor 10.000,00 euros, ao invs dos 12.000,00 euros decididos em primeira instncia. Quais os efeitos desta deciso na venda j efectuada? a) A venda nula; b) A venda anulada; c) A venda fica sem efeito; d) A venda apenas fica sem efeito na parte que excede os 10.000,00 euros; e) A venda mantm-se.

15. Em 5 de Maio de 2009, Gaspar props aco executiva contra Vasco em que pedia a cobrana de 14.500,00 euros. Como ttulo executivo apresentou um requerimento de injuno com frmula executria aposta do qual constava detalhadamente que a quantia em dvida resultava de uma determinada transaco celebrada entre requerente e requerido. No tendo sido preenchido, no requerimento executivo, o campo destinado exposio dos factos que fundamentam o pedido e tendo sido indicado
Docente: Helena C. Tomaz
6

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

como bem penhorvel a casa de morada de famlia de Vasco, por no serem conhecidos outros bens ao executado, o que deve fazer o agente de execuo? a) Recusar receber o requerimento executivo por omitir um dos requisitos impostos pelo n.1 do art. 810.; b) Remeter o processo para despacho liminar por duvidar da suficincia da interpelao do devedor; c) Remeter o processo para despacho liminar por duvidar da suficincia da interpelao do devedor e citar imediatamente executado se pretender penhorar a casa de morada de famlia; d) Citar imediatamente executado se pretender penhorar a casa de morada de famlia; e) Iniciar as consultas prvias e proceder penhora imediata dos bens do executado.

GRUPO II

Em 30 de Junho de 2009, a Electro Santo Antnio Lda, com sede em Vila Nova de Gaia, props aco executiva contra Alfa Construes, Lda, com sede em Gondomar, em que pedia a cobrana de 27.558,77 euros, nos Juzos Cveis do Tribunal de Comarca de Gondomar. O requerimento executivo e os documentos que o acompanhavam foram enviados para o referido Tribunal por via electrnica. Como ttulo executivo apresentou uma cpia digital de um cheque com o valor de 25.000,00 euros com data de 30 de Junho de 2008. O local de emisso foi o Porto. Do verso do cheque consta a seguinte declarao: Devolvido na compensao do Banco de Portugal em 1 de Julho de 2008. No requerimento executivo foi nomeado como agente de execuo, Joo Jos Almeida, inscrito na Comarca de Braga, que conhecia Antnio Camelo, gerente da Alfa Construes, Lda e j tinha sido nomeado noutros processos como agente de execuoda exequente. Como bens susceptveis de serem penhorados, o exequente indicou um automvel que habitualmente utilizado por Antnio Camelo. 16. Aquando do recebimento do requerimento executivo Joo Jos Almeida: a) Teria de declarar que no aceita a sua designao como agente de execuo, uma vez que no se encontra inscrito na Comarca do Porto; b) Teria de declarar que no aceita a sua nomeao como agente de execuo, uma vez que conhecia o gerente da executada;

Docente: Helena C. Tomaz

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

c) Teria de declarar que no aceita a sua nomeao como agente de execuo, uma vez que j tinha sido agente de execuo da exequente noutros processos; d) Poderia declarar que no aceita a sua designao como agente de execuo, uma vez que conhecia Antnio Camelo gerente da Alfa Construes, Lda; e) No poderia recusar a nomeao como agente de execuo.

17. Em face do ttulo executivo apresentado, o agente de execuo: a) Deveria recusar receber o requerimento, porque s o original do cheque constitui ttulo executivo; b) Deveria recusar receber o requerimento porque, encontrando-se prescritas as obrigaes cartulares constantes do cheque (cheque prescrito), nos termos do art. 52. da LUCh, manifesta a insuficincia do ttulo executivo; c) Deveria recusar receber o requerimento, uma vez que, encontrando-se prescritas as obrigaes cartulares constantes do cheque (cheque prescrito) e no tendo sido feita uma exposio sucinta dos factos que fundamentam o pedido, manifesta a insuficincia do ttulo executivo; d) Deveria aceitar receber o requerimento; e) Poderia recusar receber o requerimento porque do ttulo executivo no consta o nome do executado como credor.

18. Partindo do princpio que o agente de execuo aceitou receber o requerimento executivo, deveria seguidamente: a) Iniciar as consultas e as diligncias prvias penhora nos termos dos artigos 832. e 833.-A e proceder imediatamente penhora; b) Proceder imediata citao do executado; c) Remeter o processo para despacho liminar, uma vez que, encontrando-se prescritas as obrigaes cartulares constantes do cheque (cheque prescrito) e no tendo sido feita uma exposio sucinta dos factos que fundamentam o pedido, manifesta a insuficincia do ttulo executivo; d) Remeter o processo para despacho liminar, uma vez que, encontrando-se prescritas as obrigaes cartulares constantes do cheque (cheque prescrito) manifesta a existncia de um facto extintivo da obrigao exequenda que aojuiz lcito conhecer;

Docente: Helena C. Tomaz

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

e) Remeter o processo para despacho liminar, uma vez que, encontrando-se prescritas as obrigaes cartulares constantes do cheque (cheque prescrito) e no tendo sido feita uma exposio sucinta dos factos que fundamentam o pedido, manifesta a insuficincia do ttulo executivo e, simultaneamente, proceder imediata citao do executado.

19. Se, em vez do cheque, tivesse sido entregue uma factura no valor de 30.250,00 euros que se vencia no dia 30 de Junho de 2009,: a) O agente deveria recusar receber o requerimento uma vez que manifesta a insuficincia do ttulo executivo; b) O agente deveria recusar receber o requerimento uma vez que a obrigao do executado s era exigvel a partir do momento em que o exequente tivesse sido interpelado para cumprir; c) O agente deveria enviar o processo para despacho liminar por duvidar da interpelao do devedor para cumprir e no proceder citao do executado; d) O agente deveria proceder imediata penhora dos bens do executado; e) O agente deveria proceder imediata citao do executado.

20. Tendo em ateno que a aco executiva foi proposta nos Juzos Cveis do Tribunal de Comarca de Gondomar, o agente de execuo: a) Deveria remeter directamente o processo para os Juzos de Execuo do Porto. b) Deveria remeter directamente o processo para os Juzos Cveis do Tribunal de Comarca da Vila Nova de Gaia; c) Deveria proceder imediata penhora dos bens do executado; d) Deveria proceder imediata citao do executado para este se poder opor execuo; e) Deveria remeter o processo para despacho liminar, uma vez que existe uma excepo dilatria, no suprvel, de conhecimento oficioso.

21. Se o agente de execuo pretendesse penhorar dois computadores portteis que a Alfa Construes, Lda tinha acabado de adquirir para na semana seguinte instalar no Stand de comercializao de um edifcio:
Docente: Helena C. Tomaz
9

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

a) Deveria enviar o processo para despacho liminar, uma vez que pretende penhorar bens mveis que integram o estabelecimento comercial da executada; b) Deveria apreender os bens e entreg-los ao exequente que assumiria a qualidade de fiel depositrio; c) Deveria proceder imposio de selos no local onde os computadores se encontravam data da penhora; d) No poderia proceder penhora uma vez que se trata de objecto indispensvel actividade profissional do executado; e) Deveria apreender os computadores e assumir a qualidade de fiel depositrio destes.

22. Suponha que, no momento da penhora de um dos dois referidos computadores, Lus, funcionrio da Alfa Construes, Lda, alegava que este lhe pertencia. Em face do exposto o agente de execuo: a) Deveria proceder penhora do computador e pedir que, posteriormente, Lus lhe dirigisse um requerimento e entregasse prova documental de que o bem lhe pertencia; b) Deveria penhorar o computador e informar Lus de que, posteriormente, deveria dirigir um requerimento ao Tribunal e entregar prova documental de que o bem lhe pertencia; c) No poderia proceder imediata penhora do computador; d) No poderia proceder imediata penhora do computador e teria de informar Lus de que, posteriormente, deveria dirigir um requerimento ao Tribunal e entregar prova documental de que o bem lhe pertencia; e) No poderia proceder penhora do computador e deveria pedir que.posteriormente, Lus lhe dirigisse um requerimento e entregasse prova documental de que o bem lhe pertencia.

23. Supondo que o agente de execuo penhora apenas um dos computadores. Neste caso: a) At ao momento da venda, enquanto fiel depositrio, pode usar o computador no exerccio da sua actividade profissional; b) Tem de enviar o computador para um depsito pblico e este s pode ser vendido em leilo electrnico; c) Pode vender o computador a Susana Santos, sua afilhada, se o executado e o exequente o tiverem encarregado de proceder venda;

Docente: Helena C. Tomaz

10

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

d) Pode vender o computador a Susana Santos, sua afilhada, se o executado e o exequente o tiverem encarregado de proceder venda e tiverem fixado o preo; e) Tem de enviar o computador para um depsito pblico e este s pode ser vendido mediante propostas em carta fechada.

24. Suponha que, antes da venda dos bens penhorados, o agente de execuo surpreendido com um pedido de substituio feito pelo exequente, no qual este alega que aquele actuou dolosamente porque, conhecendo o executado, no procedeu penhora dos bens de forma diligente. Em face do exposto o agente de execuo deve considerar que: a) O exequente no o poderia substituir e s poderia ser destitudo pelo Juiz de Execuo, caso este considerasse que ele agiu dolosamente e em violao dos deveres que lhe so impostos; b) O exequente no o poderia substituir e s poderia ser destitudo pelo executado se este considerar que ele agiu dolosamente e em violao dos deveres que lhe so impostos; c) O exequente no o poderia substituir e s poderia ser destitudo pelo rgo com competncia disciplinar sobre os agentes de execuo quando houver uma actuao dolosa ou negligente ou de violao grave de dever imposto; d) O exequente no o poderia substituir e s poderia ser destitudo pelo exequente caso este considerasse que ele agiu dolosamente e em violao dos deveres que lhe so impostos; e) Pode sempre ser substitudo pelo exequente.

GRUPO III

O Banco para o Desenvolvimento de Portugal, com sede em Lisboa, em 5 de Maio de 2009, intentou uma aco declarativa contra Gama e Filhos Construes, Lda, na qual pediu a condenao desta no pagamento de 150.000,00 euros em virtude dos graves danos causados Autora pelo atraso na reparao de uma sucursal do Banco. O processo terminou com uma transaco homologada pela 2. Vara Cvel de Lisboa na qual se encontra estabelecido o seguinte: a) a Gama e Filhos, Lda pagar autora 70.000,00 euros; b) Fernando Gama, scio gerente da Gama e Filhos Lda, constitui-se fiador e principal pagador pelo cumprimento da referida obrigao. Passados 6 meses e meio da data do trnsito em julgado da sentena que homologou o acordo referido e em face da no realizao do pagamento acordado, o Banco para o Desenvolvimento de Portugal veio intentar aco executiva contra Fernando Gama e indicou penhora
Docente: Helena C. Tomaz
11

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

um automvel marca Ferrari, novo, recentemente adquirido por Fernando, e um imvel propriedade de Fernando Gama e onde ele habita normalmente com Deolinda, sua mulher, com quem casou no regime de separao de bens.

25. O agente de execuo deve: a) Remeter o processo ao juiz para despacho liminar pois Fernando um devedor subsidirio; b) Remeter o processo ao juiz para despacho liminar e citar imediatamente Fernando Gama pois este um devedor subsidirio; c) Remeter o processo para despacho liminar porque no tendo sido a aco intentada contra a Gama e Filhos, Lda, Fernando Gama deve ser considerado parte ilegtima; d) Deve proceder penhora imediata do imvel referido no requerimento executivo; e) Deve comear por proceder penhora do automvel de Fernando Gama.

26. Tendo tomado conhecimento de que Fernando Gama j vendeu o automvel e no tendo a aco sido instaurada contra Deolinda, deve o agente de execuo, pretendendo penhorar o referido imvel: a) Remeter o processo para despacho liminar porque, no tendo sido a aco intentada contra Deolinda, Fernando Gama deve ser considerado parte ilegtima; b) Proceder imediata penhora do bem imvel e citar Deolinda nos termos do 864-A, n.1; c) Proceder imediata penhora do bem imvel e no citar Deolinda, uma vez que o imvel no lhe pertence; d) Remeter o processo para despacho liminar por ter fundadas dvidas da suficincia do ttulo executivo para servir de base penhora do referido imvel; e) No tendo sido a aco intentada contra Deolinda, no pode o referido bem imvel ser penhorado.

27. Suponha agora que o agente de execuo pretende penhorar um computador que se encontra na casa onde Fernando Gama normalmente habita com Deolinda. Tendo-se dirigido s 20h00 a casa de Fernando, o agente de execuo, em face da recusa de Deolinda em abrir a porta: a) Deve arrombar a porta e proceder penhora do computador; b) Pode arrombar a porta, caso tenha previamente, requerido ao juiz autorizao para o fazer;
Docente: Helena C. Tomaz
12

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

c) Deve chamar as autoridades policiais para abrir a porta; d) Deve requerer ao juiz o auxlio das autoridades policiais para proceder ao arrombamento da porta; e) A casa de morada de famlia inviolvel e por isso nunca pode haver uma entrada forada no local.

28. Tendo conhecimento o agente de execuo de que Adalberto igualmente credor de Fernando Gama e que a dvida deste se encontra titulada por letra de que Adalberto o legtimo portador e que se mostra aceite por Fernando Gama, o que deve fazer: a) Citar Adalberto para reclamar o seu crdito; b) Inform-lo de que no pode reclamar o seu crdito na presente aco executiva intentada contra Fernando Gama; c) Inform-lo de que no o pode citar, mas que ele deve reclamar espontaneamente o seu crdito antes de terminar o prazo previsto para a reclamao de crditos; d) Inform-lo de que no o pode citar, mas que ele deve dirigir um requerimento ao juiz para ser citado para reclamar o seu crdito;

GRUPO IV

Caso n 1 Em Agosto de 2002, Jorge e Maria Alice responderam solicitao de seus sobrinhos Manuel e Ana Paula, nessa data ainda casados um com o outro no regime da comunho de adquiridos, e emprestaramlhes os 30.000,00 de que estes necessitavam para fazerem face urgente regularizao de vrias dvidas que haviam contrado perante terceiros. O emprstimo foi formalizado atravs de depsito bancrio efectuado directamente por Jorge na conta da titularidade de Ana Paula no Banco x. Ficou estabelecido que os sobrinhos restituiriam a quantia mutuada acrescidas de juros legais no prazo mximo de 2 anos. Chegados a Agosto de 2004 sem que qualquer pagamento tivesse sido efectuado, Jorge e Maria Alice exigiram dos sobrinhos a assinatura de uma declarao de reconhecimento de dvida. Assim foi feito no dia 12 de Setembro de 2004, data na qual Manuel entregou, igualmente, um cheque no valor de 7.500,00 para amortizao parcial do referido mtuo.
Docente: Helena C. Tomaz
13

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

Como nenhum outro valor foi pago at Janeiro de 2010, Jorge e Maria Alice querem saber: 1. Se podem instaurar uma execuo para pagamento de quantia certa e, na afirmativa, com base em que ttulo. 2. Admitindo que Manuel e Ana Paula se divorciaram por mtuo consentimento em Setembro de 2006, contra quem dever ser instaurada a execuo. 3. Admitindo que, por fora do divrcio referido na alnea anterior, Ana Paula estava numa situao econmica muito dbil e desempregada, Jorge e Maria Alice entenderam perdoar-lhe a sua quotaparte da dvida. Nesse pressuposto, mantm-se a resposta dada na alnea anterior ? 4. Considerando que foi efectivamente instaurada uma execuo apenas contra Manuel, na qual to s peticionado o pagamento de metade do valor em dvida, podero ser penhorados bens da titularidade exclusiva de Manuel ? 5. Em face do preceituado nos artigos 813 e segs, por que via poder Manuel reagir execuo contra si movida e quais os efeitos dessa eventual reaco na marcha da execuo.

Caso N 2

1. Alberto, no exerccio do seu comrcio, vendeu a Bento, casado em comunho de adquiridos, com Deolinda, entre Outubro e Dezembro de 2006, diversos materiais de construo, pelo preo total de 40.000,00 (quarenta mil euros). 2. Aps diversas negociaes, Bento entregou a Alberto um documento parti-cular escrito, datado de 4 de Fevereiro de 2007, por si assinado, em que declarou que pagaria ao referido Alberto, at 4 de Maro de 2007, a mencionada importncia de 40.000,00 correspondente ao preo total daquelas mercadorias, o que no chegou a acontecer. 3. Depois de mais insistncias sem sucesso, Alberto, em 14 de Abril de 2009, instaurou contra Bento e mulher Deolinda uma aco executiva para pagamento da sobredita quantia de 40.000,00 acrescida de juros moratrios, taxa anual de 12%, vencidos desde 4 de Maro de 2007 e vincendos at real embolso. Como ttulo executivo, o exequente juntou o documento subscrito por Bento, cuja assinatura no se encontra reconhecida, acompanhado das facturas com a discrimi-nao dos fornecimentos efectuados. Pede que se proceda penhora de bens, sem citao prvia dos executados, sem dar qualquer justificao para este efeito, e declara no lhe ser, por ora, possvel, identificar bens penhorveis.

Docente: Helena C. Tomaz

14

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

O exequente designou um solicitador de execuo e constituiu advogado, apresentando a respectiva procurao forense. Indica tambm o valor da causa e remete o requerimento executivo e os documentos por via electrnica. A) 1 Questo Face apresentao do requerimento executivo, que trmites devero ser adoptados pelo solicitador de execuo?

2 Questo Independentemente da resposta anterior e supondo que o agente de execuo remete, electronicamente, o processo para o juiz, que despacho deve ser proferido?

3 Questo Supondo que, antes da penhora, os executados foram citados para, no prazo de 20 dias, pagar ou opor-se execuo, diga se assiste a qualquer deles funda-mento para deduzir oposio e, em caso afirmativo, especifique tais fundamentos com a indicao das normas legais aplicveis. B) 4 Questo Diga em que condies uma sentena constitutiva pode constituir ttulo executivo.

5 Questo Diga quais as condies e meios processuais adequados para liquidar uma sentena de condenao em montante ilquido e quais os vcios que se verificam quando se d execuo uma sentena desse teor sem desencadear tais mecanismos.

6 Questo Diga que providncia processual liminar deve ser adoptada, quer pelo agente de execuo, quer pelo juiz, face a uma execuo para pagamento de quantia ilquida, no susceptvel de mera liquidao aritmtica, constante de documento particular no autenticado assinado pelo devedor.
Docente: Helena C. Tomaz
15

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

I Caso n 3 3. A sociedade A&B, Ld, de que scio-gerente Ablio Silva, casado em comunho geral de bens com Belmira Silva, em incios de Julho de 2008, pediu um emprstimo ao Banco X, no valor de 25.000,00, a reembolsar em Outubro de 2008. Com vista a facilitar o reembolso do capital, foi emitida uma livrana a favor do referido Banco, naquele valor de 25.000,00, com a data de emisso de 2 de Julho de 2008, sem preenchimento de data de vencimento. A livrana foi subscrita com a firma da sociedade A&B, Ld, seguida da assinatura de Ablio Silva, com a meno da qualidade de scio-gerente e o reconhecimento presencial dessa assinatura e daquela qualidade. 2. A livrana foi entregue ao Banco, contendo ainda, na parte posterior (verso), a assinatura de Belmira Silva, que fora manuscrita pelo punho do prprio Ablio sob a meno: Dou aval a Ablio Silva. Ablio Silva, na dita qualidade de scio-gerente, autorizou o Banco a preencher o vencimento da livrana com data a partir de 15 de Outubro de 2008. 3. O Banco X, depois de preencher a livrana com data de 5 de Novembro de 2008, apresentou-a a pagamento subscritora, em 10 do mesmo ms, mas Ablio Silva logo respondeu que a subscritora no a pagaria, por no dispor de recursos financeiros. Face a tal recusa, depois de vrias diligncias infrutferas, em 15 de Abril de 2009, o Banco X instaurou uma execuo, com base na referida livrana, contra a sociedade A&B, Ld, como subscritora, e contra Belmira Silva, como alegada avalista daquela, para pagamento da quantia de 25.000,00, acrescida de juros de mora taxa anual de 12%, desde 5/11/2008 at real embolso. No requerimento executivo no foi mencionado o emprstimo respeitante livrana exequenda e o exequente pediu a penhora imediata da casa de morada de famlia do casal sem citao prvia dos executados e sem dar qualquer justificao para este efeito, declarando no lhe ser, por ora, possvel identificar outros bens penhorveis. O exequente designou um agente de execuo e constituiu advogado, apresentando a respectiva procurao forense. Indica tambm o valor da causa e remete o requerimento executivo e os documentos por via electrnica. Do registo informtico das execues nada consta sobre os executados. A)

1 Questo Face apresentao do requerimento executivo, analisando o enunciado supra, exponha, de forma fundamentada, quais os trmites que devero ser adoptados pelo agente de execuo?
Docente: Helena C. Tomaz
16

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

2 Questo

Independentemente da resposta anterior e supondo que o agente de execuo remeteu, electronicamente, o processo para o juiz, que despacho deve ser proferido e com que fundamento? 3 Questo Supondo que, antes da penhora, os executados foram citados para, no prazo de 20 dias, pagar ou opor-se execuo, diga se assiste a qualquer deles fundamento para deduzir oposio e, em caso afirmativo, especifique tais fundamentos com a indicao das normas legais aplicveis. B)

4 Questo Diga em que condies pode ser dado execuo um cheque que no tenha sido apresentado a pagamento no prazo de oito dias a contar da data de emisso nele aposta.

5 Questo Sendo dado execuo uma letra, no valor de 40.000,00, em aco intentada pelo sacador contra a aceitante, cuja obrigao se encontre prescrita, que procedimento dever o agente de execuo adoptar? E se o processo for remetido ao juiz, que despacho deve este proferir?

Caso N 4 1. lvaro emprestou a Carlos, casado em comunho de adquiridos com Dlia, em 1 Agosto de 2008, mediante acordo verbal, a quantia de 60.000,00 (sessenta mil euros), taxa de juro anual de 10%, comprometendo-se Carlos a restituir aquele capital e a pagar os juros remuneratrios respectivos, no prazo de dois meses. Para assegurar tal reembolso, Carlos sacou um cheque sobre a sua conta bancria aberta no Banco X, no referido valor de 60.000,00, com a data de emisso de 1 de Outubro de 2008, que entregou a lvaro, como beneficirio declarado no prprio cheque. Como Carlos no procedesse ao reembolso do capital nem ao pagamento de juros na data aprazada, lvaro apresentou o cheque a pagamento no dia 9 de Outubro de 2008 (Quinta-feira), mas o mesmo foi devolvido por falta de proviso conforme declarao nele aposta pelo Banco X com data de 15 de Outubro de 2008. Entretanto, lvaro continuou a aguardar que Carlos solvesse a dvida, dada relao de confiana existente entre ambos, at que, em princpios de Abril de 2009, tomou conhecimento de que Carlos no o pretendia fazer.

Docente: Helena C. Tomaz

17

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

Em face disso, em 15 de Abril de 2009, lvaro instaurou uma execuo contra Carlos com base no referido cheque, pedindo o pagamento da quantia de 60.000,00, acrescida de juros de mora vencidos desde 1 de Agosto de 2008 e vincendos, taxa anual de 10%, liquidando os juros vencidos at data da propositura da aco, alegando apenas que o cheque respeitava a dvida reportada a essa data. O exequente indicou como bens a penhorar os seguintes: a) - o vencimento de Dlia no montante mensal 1.500,00 lquidos, por ser bem comum; b) um automvel do casal, no valor de 30.000,00; c) - um prdio rstico, com a devida identificao, deixado por herana dos pais de Carlos.

A)

1 Questo Supondo que o agente de execuo remete, electronicamente, o processo para o juiz, que providncias deve este tomar, na fase introdutria, e com que fundamento? 2 Questo Supondo que o executado foi, sem mais, citado nos precisos termos que foram requeridos para pagar ou opor-se execuo, diga se assiste ao executado Carlos fundamento para deduzir oposio e, em caso afirmativo, especifique tais fundamentos com a indicao das normas legais aplicveis e diga por em que condies e por que meio o poder fazer. 3 Questo Independentemente das questes anteriores, suponha que foram penhorados os bens indicados pelo exequente e que foi citado o cnjuge do executado, nos termos e para os efeitos do artigo 825, n 1 e 2, e 864, n 3, al. a), do CPC, considerando ainda que a herana dos pais de Carlos, em que se integra o prdio rstico referido na aliena c), no fora ainda partilhada entre ele e o seu irmo Jos, nicos e universais herdeiros daquela herana, responda s seguintes questes: a) - se assiste a Carlos algum fundamento para impugnar as penhoras efectuadas e, em caso afirmativo, em que condies e por que meio? b) - que atitudes processuais pode Dlia assumir face citao que lhe foi feita das referidas penhoras . c) - assiste a Jos, algum fundamento para impugnar a penhora do prdio rstico referido em c)? Em caso afirmativo, em que condies e por que meio?

Docente: Helena C. Tomaz

18

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

B) 5 Questo Suponha que o automvel referido em b) foi penhorado em 24 de Junho de 2009 e que o referido automvel tinha sido objecto de um contrato escrito, celebrado em Fevereiro de 2009, segundo o qual Carlos e Dlia tinha prometido vend-lo a Joaquim, pelo preo de 30.000,00, com tradio da coisa para o promitente-comprador, tendo este entregue aos promitentes-vendedores a quantia de 15.000,00, a ttulo de sinal e de princpio de pagamento. Diga que direito (ou direitos) poder o promitente-vendedor exercer, em face daquela penhora.

6 Questo Suponha que o automvel referido em b) foi penhorado em 24 de Junho de 2009, mas que sobre ele impendia uma hipoteca registada em 15 de Janeiro de 2008, favor do Banco X, para garantia de um emprstimo de 15.000,00 e juros taxa de 8%, concedido pelo referido Banco a Carlos e Dlia. Em que condies e por que meio poderia o Banco X accionar a garantia hipotecria e, fazendo, como seria graduado o seu crdito com o crdito do exequente.

Docente: Helena C. Tomaz

19

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA PROCESSO EXECUTIVO CASOS PRTICOS

Docente: Helena C. Tomaz

20

Anda mungkin juga menyukai