Anda di halaman 1dari 5

RELAO JURDICO OBRIGACIONAL (RJO)

composta por 4 elementos (sujeitos, Objeto, Facto Jurdico e Garantia): 1. Sujeitos em qualquer RJO existem 2 tipos: a. Sujeito Ativo aquele que detm um ou mais direitos; b. Sujeito Passivo aquele que est vinculado ao cumprimento de uma ou mais obrigaes.

2. Objeto em qualquer RJO existem 2 tipos de objeto: a. Objeto Imediato so os direitos e deveres que os sujeitos tm sobre o objeto mediato; b. Objeto Mediato o prprio bem, pessoa ou prestao, mas neste caso a prestao. Prestao/Obrigao Existem vrios tipos de prestao/obrigao: a. i. Obrigao De facto Positivo quando o obrigado tem de realizar uma ao/comportamento (entregar um bem); ii. Obrigao De facto Negativo quando o obrigado deve abster-se de qualquer ao para desta forma o sujeito ativo poder realizar o seu direito (o proprietrio de um prdio rustico serviente, deve abster-se de qualquer ao e permitir que o proprietrio do prdio encravado possa aceder ao seu prdio). b. i. Obrigao Fungvel aquela que para o seu cumprimento no est dependente das caractersticas pessoais daquele que tem de a cumprir (sujeito passivo) (ex. pagamento de um preo por um bem); ii. Obrigao Infungvel aquela que para o seu cumprimento so essncias as caractersticas pessoais daquele que est vinculado mesma (concerto de msica ou realizao de uma pintura) c. i. Obrigaes Instantneas so aquelas que o seu vencimento e cumprimento se esgotam num s estante (pagamento de um preo); ii. Obrigaes Duradouras so aquelas em que o seu surgimento e cumprimento se protelam no tempo (pagamento de rendas, obrigao do senhorio em dar o gozo pleno do locado).

3. Facto Jurdico o que d origem e contedo relao jurdica

4. Garantia a possibilidade de obter o cumprimento coativo da prestao

NOO DE OBRIGAO (ART 397 DO CC)


um comportamento que devido por algum no interesse de outra pessoa.

SITUAO JURDICA OBRIGACIONAL


uma relao jurdica obrigacional realizada em concreto na vida real. Para alm das obrigaes principais surgem tambm as obrigaes secundrias: a. Deveres acessrio so aqueles que surgem do princpio da Boa F (dever de informao) b. Deveres substitutos ou complementares so aqueles que surgem: i. Do incumprimento surgindo o dever de indeminizao; ii. Do cumprimento defeituoso surgindo o dever de reparar. c. Deveres derivado das operaes de liquidao so aqueles que surgem para colocar uma situao concreta de acordo com a situao o prevista na norma jurdica aplicvel a esse caso concreto.

NATUREZA JURDICA DA OBRIGAO


de caracter pessoal, isto , apenas os sujeitos que criam a situao jurdica obrigacional esto vinculados ao cumprimento das obrigaes que surjam dessa mesma situao. Relao Juridica Obrigacional uma relao dinmica, isto ambos os sujeitos, tanto os ativos como os passivos e uma relao complexa porque no s surgem direito e deveres principais como tambm deveres secundrios.

PRINCPIOS DO DIREITO DAS OBRIGAES:


1. Principio da autonomia e da vontade ou liberdade contratual (art. 405) significa que as pessoas podem contratar se assim o intenderem. a. Liberdade de Celebrao as pessoas s celebram contrato quando assim o entenderem, no entanto existem circunstancia que esta liberdade esta limitada: i. Limitaes negociais ou contratuais as partes so obrigadas a celebrar obrigatoriamente um contrato devido a terem celebrado outro contrato antes (contrato promessa); ii. Limitaes legais podem ser de dois tipos: 1. Quando a lei expressamente obrigar a contratao contrato de seguro de responsabilidade contratual; 2. Quando exista uma situao de monoplio existncia de uma nica farmcia numa localidade, obriga a que essa mesma tenha de vender os medicamentos, outro exemplo as farmcias de servio (art. 334). b. Liberdade de estipulao as partes podem colocar nos contratos as clausulas que intenderem desde que no contrrias lei.

A existncia de Contrato de Adeso ou Clausulas contratuais gerais, fazem com que apenas um dos contraentes coloque as clausulas que entender e o outro se limite a meramente aderir (DL 446/85 de 12 de Outubro) c. Liberdade de escolha do tipo negocial as partes podem escolher o tipo de contrato que mais se adeque aos seus interesses, estes contratos podem ser: i. Contratos Tpicos ou nominados (art. 874 e ss) tm um nome especfico e o seu regime jurdico est expressamente previsto na lei (contrato de compra e venda, arrendamento, mutuo, etc.); ii. Contratos Atpicos ou inominados no tem um nome especfico e o seu regime jurdico no est diretamente previsto. Encontra-se ao abrigo do principio da liberdade contratual (art. 405 n1) iii. Contratos Mistos so contratos que no seu contedo agrupam o regime jurdico de dois ou mais contratos misto (contrato de arrendamento e compra e venda). Estes podem ainda ser: 1. Juno ou unio de contratos quando o vinculo que liga esses contratos externo, isto , no foi deliberadamente considerado pelos contraentes juntarem os contratos, pelo que ambos os contratos mantm, cada um, a sua autonomia (algum ir a uma ourivesaria, comprar uma pea em ouro (contrato compra e venda) e ao mesmo tempo mandar arranjar o relgio (prestao de servio); 2. Coligao de contratos os contratos esto ligados por vontade expressa das partes, s cumprem a sua funo econmica porque esto ligados e o cumprimento de um contrato depende do cumprimento do outro (contrato de arrendamento com opo final de compra). 2. Principio do consensualssimo ou consentimento (art. 408 n1) - que significa, os efeitos do contrato se produzirem, pela mera aceitao por ambos os contraentes desse mesmo ato jurdico. Assim a propriedade do bem imediatamente transmitida. Quando numa alienao de um bem, necessrio, aps o contrato, proceder ao registo de propriedade, isto no que concerne a bens mveis sujeitos a registo (art. 409 n 2) (automveis, motociclos, embarcaes e aeronaves), esse registo tem apenas efeitos publicitrios e por isso no um desvio a este princpio. Mas quando os efeitos de um contrato/ato jurdico, s se realizam com o registo desse mesmo ato (Hipoteca) significa que o registo tem efeitos substantivos e por isso um desvio a este princpio. Outro desvio o que acontece em atos jurdico, que s se completam com a entrega efetiva (tradio) da coisa, pelo que tambm nesses casos existe um desvio ao princpio (art. 669, 947n2, etc). Ainda outro desvio, quando no contrato o alienante reserva para si a propriedade do bem at ao cumprimento parcial ou total por parte do outro contraente, assim, no se transmitindo a propriedade aquando da celebrao do contrato, e por isso tambm ou desvio ao princpio. 3. Princpio da fora vinculativa (art. 406) as partes devem cumprir integralmente o contrato que celebraram:

a. Princpio da estabilidade dos contratos (art. 406 2parte) os contratos s podem ser modificados ou extintos, por acordo de ambos os contraentes, no entanto, existem excees, isto , nos negcios usurrios (art. 283), por exemplo, apenas uma das partes pode modificar unilateralmente (art. 437) o contrato(poder protestativo de modificar ou extinguir), mas tambm nalguns casos uma s parte pode extinguir o contrato (denuncia de contrato). b. Princpio da relatividade dos contratos (art. 406, n 2) os contratos apenas vinculam nas suas obrigaes principais, os contraentes que celebram os contratos. Poder-se-ia pensar, que o contrato a favor de terceiro (art. 443 e ss) seriam um desvio a esta regra, mas no o , dado que o benificirio, tem de aceitar expressamente o benefcio para que possa adquiri esse mesmo benefcio. 4. Princpio da Boa-f que pode ser: a. Boa-f Subjetiva que consiste numa atitude psicolgica daquele que contrata, de que tem conhecimento de estar ou no a prejudicar a outra parte. O critrio legal de aferio desta boa-f, o critrio do bnus pater famlias, isto , homem mdio ou normal, em que o Juiz se coloca na posio do contraente e verifica se um homem de mediano conhecimento teria conhecimento de que estava a prejudicar. b. Boa-f Objetiva uma fonte de regras de conduta social, a serem observadas na celebrao de um contrato, quando no existe norma jurdica especfica. A Boa-f est presente em vrios institutos jurdicos, por exemplo (227, 334, 762 ou 1287 e ss)

CONTRATO DE COMPRA E VENDA (874 E SS)


O contrato de compra e venda tem trs tipos de efeitos essenciais (art. 879): a. Efeito Real a transferncia da propriedade de um bem; b. Efeito obrigacional de pagamento do preo obrigao para o comprador; c. Efeito obrigacional de entrega do bem recai sobre o vendedor de entregar a coisa vendida. O contrato de compra e venda, s tem de ser celebrado por escritura pblica quando incide sobre Bens Imveis (art. 875 e 204 n1, a, b e c). Dever de custdia Aquele que tem o dever de entregar a coisa, se no a entregar no momento da celebrao do contrato, deve conservar a coisa no exato estado em que estava a quando da celebrao. Determinao do Preo (art. 883) Se no existir um preo determinado no contrato ou critrios que o possam determinar, o preo ser determinado com base nos critrios do artigo 883.

Lugar do Pagamento (art. 885) o lugar de celebrao do contrato, ou ento, o domiclio do credor. Bens com defeito Quando um bem vendido tem defeito ou no est completo, o Juiz s obriga o comprador a adquirir na mesma se o comprador o faria desde o incio nessas condies, mas reduzindo-se o preo (art. 884)

LOCAO (ART. 1022 E SS)

Anda mungkin juga menyukai