Anda di halaman 1dari 60

PREPARAO PARA O EXAME DE BIOLOGIA E GEOLOGIA GEOLOGIA - 10 ANO A TERRA E OS SEUS SUBSISTEMAS EM INTERACO Sistema isolado - No h possibilidade de troca

de matria nem de energia atravs das suas fronteiras. Sistema fechado Ocorrem intercmbios energticos atravs dos seus limites, mas no h permuta de matria. Sistema aberto Ocorre intercmbio de energia e de matria atravs das respectivas fronteiras. A Terra considerada um sistema fechado, no entanto, no o verdadeiramente. TERRA

Possui duas fontes de energia: Externa Energia proveniente de sol: - Activa o movimento atmosfrico; - Impulsiona o ciclo da gua; - Mantm a temperatura necessria vida na Terra; - utilizada pelos seres vivos. Interna - Desintegrao de elementos radioactivos; - Calor remanescente da origem da Terra; - Energia trmica da Terra.

Os subsistemas hidrosfera, atmosfera, geosfera e biosfera podem ser considerados enormes reservatrios de matria e energia. ATMOSFERA

BIOSFERA GEOSFERA HIDROSFERA A

GEOSFERA representada pela parte slida da Terra, quer superficial, quer profunda da Terra. A geosfera fornece muitos dos materiais necessrios manuteno da vida terrestre. Ex: Rochas e solos. HIDROSFERA constituda pelos reservatrios de gua que existem na terra. Ex: Oceanos, lagos, rios ATMOSFERA formada pela camada gasosa que envolve os outros subsistemas, podendo penetrar nestes. BIOSFERA Conjuntos de seres vivos que povoam a Terra.

1. AS ROCHAS, ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTRIA DA TERRA

ROCHAS SEDIMENTARES Formadas pela deposio de materiais provenientes de outras rochas preexistentes ou de materiais originados pela actividade dos seres vivos. ROCHAS MAGMTICAS Resultam da consolidao de mamas em profundidade ou superfcie. ROCHAS METAMRFICAS Originam-se a partir de rochas preexistentes, quando experimentam alteraes mineralgicas e estruturais, devido essencialmente, a presses e temperaturas elevadas.

Solidificao

Rochas magmticas

Metamorfismo

A TERRA UM PLANETA EM MUDANA PRINCIPIOS BSICOS DO RACIOCINIO GEOLGICO CATASTROFISMO Foi o principio mais aceite ate meados dos sculo XVIII e o seu principal defensor foi Cuvier. Segundo a teoria do catastrofismo, as grandes alteraes ocorridas superfcie da terra foram provocadas por catstrofes, como por exemplo, grandes inundaes. UNIFORMITARISMO No sculo XVIII, Hutton, afirmou que os aspectos geolgicos podem ser explicados luz de processos ocorrentes na actualidade. Ele reconheceu que as montanhas no so permanentes, mas que foram esculpidas nas suas formas actuais e desgastadas por agentes erosivos lentos que ainda actuam na actualidade. O tempo requerido para este processo seria muito longo. O uniformitarismo, embora no seja uma oposio total ao catastrofismo, pressupe trs princpios orientadores originais: As leis naturais so constantes no espao e no tempo; Deve explicar-se o passado a partir do que se observa hoje, isso , as causas que provocaram determinados fenmenos no passado so idnticas s que provocam o mesmo tipo de fenmeno actualmente princpio do actualismo ou princpio das causas actuais; A maior parte das mudanas so lentas e graduais.

NEOCATASTROFISMO (Explicao mais aceite para explicar a extino dos dinossauros) Esta nova teoria reconhece o uniformitarismo como guia principal que permite entender os processos gerais terrestres, mas no exclui que fenmenos catastrficos ocasionais tenham contribudo para eventuais alteraes da superfcie terrestre. MOBILISMO GEOLGICO O dinamismo terrestre no se manifesta apenas atravs de mudanas nos seres vivos, mas tambm na prpria actividade do planeta. Os vulces e os sismos so provas dessa actividade. TEORIA DA MOBILIDADE CONTINENTAL SEGUNDO WEGENER Wegener admitiu a hiptese de que os continentes estiveram unidos, h cerca de 225 M.a., num supercontinente, a Pangeia, rodeado por um s oceano chamado Pantalassa. Esse supercontinente ter-se-ia fragmentado em dois continentes: um a norte, chamado Laurssia, e outro a sul, a Gonduana. Diferentes dados apoiam a hiptese de existncia de Gonduana, formada por continentes que hoje se encontram separados: O traado complementar das zonas costeiras de continentes hoje separados, como, por exemplo, a frica e a Amrica do Sul; A identidade de camadas rochosas com a mesma idade em certas regies de vrios continentes actualmente distantes; Os testemunhos fsseis de Glossopteris, que aparece fossilizado exclusivamente em frica, na Amrica do Sul, na ndia, na Austrlia e na Antrctida.

Inicialmente a ndia estava colada frica mas desprendeu-se h cerca de 70 milhes de anos. Mais tarde chocou com a sia, e enrugou os contornos que chocaram formando assim a cordilheira dos Himalaias. As montanhas e as cordilheiras mais recentes so formaes orognicas, pois formaram-se devido a embates com outros continentes. Estas montanhas acabaro por ser mais tarde completamente erodidas. H 60 milhes de anos a Amrica do Norte e a Amrica do Sul estavam separadas e s se ligaram h cerca de 2 milhes de anos.

AS PLACAS TECTNICAS E OS SEUS MOVIMENTOS No manto existe, a partir da profundidade mdia de 100 km, uma camada slida, mas plstica chamada astenosfera. A zona slida e rgida, externa relativamente astenosfera, designa-se por litosfera. A litosfera constituda por crosta ocenica, por crosta continental e pela parte mais externa do manto. Considera-se a litosfera dividida em pores chamadas placas litosfricas, cuja espessura de cerca de 100 km. LIMITES DIVERGENTES situam-se nas dorsais ocenicas e so zonas onde gerada crosta ocenica. As dorsais ocenicas so extensas cadeias de montanhas geralmente com um vale central RIFTE com paredes em degrau e cortadas por falhas transversais. LIMITES CONVERGENTES localizam-se nas zonas de fossa onde se verifica destruio da placa litosfrica que mergulha. Por esta razo tambm chamada zona de subduco. LIMITES CONSERVATIVOS localizam-se em determinadas falhas, chamadas falhas transformantes. Estas falhas cortam transversalmente as dorsais ocenicas e ao longo delas no se verifica destruio nem alastramento, mas apenas o deslizamento de uma placa em relao outra.

FORMAO DO SISTEMA SOLAR VIA LCTEA

SISTEMA SOLAR

9 PLANETAS

SATLITES

ASTERIDES E COMETAS

TEORIA NEBULAR REFORMULADA Segundo esta teoria no enorme espao que separa as diferentes estrelas da nossa galxia havia nbula formada por gases e uma poeira muito difusa que teria sido o ponto de partida para a gnese do sistema solar. 1. A nbula ter-se-ia contrado graas existncia de foras de atraco gravtica entre as diferentes partculas que a constituam; 2. A contraco da nbula proto-solar provocaria o aumento da sua velocidade de rotao; 3. Lentamente a nbula teria comeado a arrefecer e a adquirir a forma de um disco muito achatado, em torno de uma massa de gs densa e luminosa em posio central, que seria o proto-sol; 4. Durante o arrefecimento do disco nebular, verificar-se-ia a condensao dos materiais da nbula em gros slidos, mas no de modo uniforme. As regies situadas na periferia, em contacto com o espao intersideral eram mais rapidamente arrefecidas do que as prximas da estrela em formao, o proto-sol. Ora, a cada temperatura corresponde a condensao de um tipo de material com determinada composio qumica, o que leva a uma zona mineralgica de acordo com a distncia ao sol; 5. No referido disco, a fora da gravidade provocaria a aglutinao de poeiras constitudas por diferentes minerais, que formariam pequenos corpos chamados planetesimais. Os maiores desses corpos atrairiam os mais pequenos, verificando-se a coliso e o aumento progressivo das dimenses, o que levou formao de planetesimais com alguns quilmetros. 6. Todo este processo, denominado acreo, desencadeou um bombardeamento cada vez maior, formando-se corpos chamados protoplanetas. 7. Finalmente os protoplanetas, por acreo, de novos materiais, teriam dado lugar aos planetas.

A teoria nebular reformulada corroborada por: Uma idade idntica para todos os corpos do sistema solar;
5

Regularidade das rbitas planetrias que so rbitas elipsides, quase circulares: Todas as rbitas so quase complanares, formando um disco, com algumas excepes, como a rbita de Pluto; Os movimentos dos planetas nas suas rbitas so todos no mesmo sentido; Todos os planetas tm movimento de rotao no mesmo sentido excepto Vnus e rano); A densidade dos planetas mais prximos do sol superior dos planetas mais afastados, o que esta de acordo com a posio em que se formaram na nbula em rotao.

PLANETAS, ASTEROIDES E COMETAS PLANETAS PLANETAS PRINCIPAIS descrevem as suas rbitas em torno do sol; PLANETAS SECUNDRIOS ou SATLITES descrevem translaes em torno do planeta principal. PKANETAS TELRICOS Mercrio, Vnus, Terra, Marte. Caractersticas: So essencialmente constitudos por materiais slidos; Apresentam-se estruturados em camadas; Parece terem um ncleo metlico;
6

A densidade elevada; Tm um dimetro inferior ou sensivelmente prximo do da Terra; Foram modificados por impactos que geraram crateras; As atmosferas, quando existentes, so geralmente pouco extensas relativamente s dimenses dos respectivos planetas; Os movimentos de rotao que descrevem so lentos; Possuem poucos satlites, e, em alguns casos no possuem mesmo nenhuns; PLANETAS GIGANTES (OU GASOSOS) Jpiter, Saturno, rano, Neptuno Caractersticas: Possuem dimetros bastantes superiores aos dos planetas telricos; Tm baixa densidade; So essencialmente formados por gases; Possuem um pequeno ncleo; Movem-se com maior velocidade; Tm, na generalidade, inmeros satlites.

ASTERIDES corpos rochosos de forma irregular que se deslocam geralmente entre as rbitas de Marte e Jpiter. COMETAS corpos muito primitivos do sistema solar, rochosos, com rbitas muito excntricas relativamente ao sol. So constitudas por NCLEO, CABELEIRA e CAUDA. O ncleo dos cometas formado por rochas e envolvido por gua e gases congelados. Quando os cometas se aproximam do sol, geralmente, ao intersectarem a rbita de Jpiter, aquecem e dilatam, libertando gases contidos nas cavidades do material rochoso constituinte do ncleo. Esses gases exercem presso e provocam a fragmentao desse material. As partculas slidas so desprendidas e os gases libertados ficam retidos em torno do cometa, constituindo a cabeleira do cometa. METEOROIDES corpos de dimenses variveis, provenientes do espao, que se tornam incandescentes ao atravessar a atmosfera. O rasto luminoso deixado por eles ao atravessar a atmosfera chama-se meteoro. Quando uma parte do meteorides consegue atingir a superfcie, tem o nome de meteorito. TIPOS DE METEORITOS: SIDERITOS (metlicos) so constitudos essencialmente por ferro e nquel. AERLITOS (rochosos) so constitudos por materiais rochosos; SIDERLITOS (mistura de metlicos e rochosos) so constitudos por silicatos, ferro e nquel.

A TERRA ACREO E DIFERENCIAO No inicio da sua formao a Terra teria, provavelmente, uma estrutura homognea, com uma distribuio regular do ferro, dos silicatos e da gua. Durante a acreo a Terra poderia ter comeado a aquecer ao efeito de trs fontes calorficas diferentes: Impacto dos planetesimais a energia cintica era convertida em calor aquando do impacto dos planetesimais. Grande parte desse calor irradiava para o espao mas uma parcela importante fica retida no planeta. Se a acreo se processasse a um ritmo elevado, a zona aquecida pelo impacto seria coberta por um novo material, antes de toda a energia anteriormente desenvolvida ter voltado ao espao, ficado retida e podendo aquecer o interior. Compresso conduziria tambm a um aumento de temperatura. As zonas internas do planeta eram comprimidas sob o peso crescente da acumulao de novos materiais. O calor resultante da compresso no podia irradiar para o espao devido baixa condutividade trmica das rochas. Como resultado o calor acumulava-se e a temperatura aumentava no interior da Terra. Desintegrao radioactiva os tomos de certos elementos radioactivos, como o urnio e o trio, desintegraram-se espontaneamente, emitindo energia e transformando-se noutros mais estveis. Esse calor flui com dificuldade devido fraca condutividade trmica das rochas ficando armazenado no interior do globo terrestre.

Diferenciao: Como o ponto de fuso de uma substncia aumenta com a profundidade, visto que a presso tambm aumenta, a determinada profundidade o ferro comeou a fundir. Sendo o ferro mais denso que os outros elementos comuns, teve tendncia para migrar para o centro do planeta, deslocando-se os materiais menos densos para a superfcie. A fuso e o aprofundamento do ferro conduziram a formao de um ncleo lquido no centro. Durante a formao do ncleo, aquando da deslocao do ferro para o centro da terra, ocorreu um aquecimento suficiente para elevar a temperatura da Terra a cerca de 2000C, o que ter causado a fuso de uma grande parte dos seus materiais. Os materiais menos densos migraram para a superfcie, arrefeceram e criaram a crosta primitiva. Na crosta recm-formada, e ainda muito quente, os fenmenos de vulcanismo seriam generalizados. O vapor de gua libertado durante os fenmenos de vulcanismo, ter-se-ia condensado por arrefecimento originando abundantes chuvas, que caindo sobre o planeta, j arrefecido, se acumularam, constituindo assim os oceanos primitivos. Em simultneo, durante os fenmenos de magmatismo generalizado, ter-se-ia formado a atmosfera primitiva.

A TERRA E OS OUTROS PLANETAS TELRICOS MANIFESTAES DE ACTIVIDADE GEOLGICA De origem interna, pode considerar-se o calor remanescente, resultante da: Acreo do planeta; Contraco gravitacional; Radioactividade resultante de istopos constituintes do planeta.

Agentes externos: O calor irradiado pelo sol; A energia cintica resultante do impacto meteortico.

Na Terra, a energia solar o motor que acciona os agentes atmosfricos responsveis pela meteorizao e eroso. A TERRA UM PLANETA A PROTEGER AS FACES DA TERRA CONTINENTES E FUNDOS OCENICOS reas continentais

ESCUDOS so vastas extenses em que afloram rochas de idade pr-cmbrica que formam os ncleos de cada continente. PLATAFORMAS ESTVEIS correspondem a zonas dos escudos que no afloram porque esto cobertas por sedimentos. Estes sedimentos so de origem marinha, tendo sido depositados no decurso de fases de subida do nvel das guas do mar. CINTURAS OROGNICAS RECENTES enormes cadeias alongadas de montanhas resultantes da coliso continente - continente ou placa ocenica continente. Estas cadeias (andes, Himalaias, ) esto ainda em formao.

FUNDOS OCENICO

Do domnio continental fazem parte: PLATAFORMA CONTINENTAL faz parte da crosta continental e prolonga o continente sobre o mar, podendo atingir a profundidade de 200m. TALUDE CONTINENTAL representa o limite da parte imersa do domnio continental. uma zona de forte declive, cuja profundidade passa de 200m para 2500m.

Do domnio ocenico fazem parte: PLANCIES ABISSAIS de profundidade compreendida entre 2500m e 6000m. Nas plancies abissais podem existir fossas. DORSAIS OCENICAS situam-se na parte intermdia ou nos bordos dos fundos ocenicos, geralmente, na parte central de algumas dorsais existe um rifte. As dorsais so cortadas por falhas transversais. As encostas destas montanhas so constitudas por lavas consolidadas, dispostas em faixas paralelas para um e outro lado rifte.

10

MTODOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA GEOSFERA MTODOS DIRECTOS Observao e estudo directo visvel da superfcie terrestre visvel; Explorao de jazigos minerais efectuados em minas e escavaes; Sondagens; Estudo de magmas e xenlitos os vulces lanam para o exterior, materiais oriundos de profundidades que podem atingir de 100 a 150 km de profundidade, ou mais. So como janelas para o interior da terra.

MTODOS INDIRECTOS Planetologia e astrogeologia as tcnicas aplicadas no estudo de outros planetas do sistema solar podem ser usadas no estudo da Terra. Mtodos geofsicos:

GRAVITMERIA estudo de variaes no campo gravtico da terra anomalias gravimtricas. A presena de rochas menos densas, como um doma-salino, d origem a anomalias gravimtricas negativas; a presena de rochas mais densas, como uma intruso magmtica, leva a anomalias gravimtricas positivas. DENSIDADE A densidade global da Terra cerca de 5,5. As rochas da superfcie so muito menos densas. Uma ilao a retirar dessa constatao que devem existir materiais de densidade muito superior no interior do planeta. GEOMAGNETISMO A Terra tem um campo magntico invisvel. Sob a aco desse campo, um corpo magnetizado, uma agulha magntica, por exemplo, orienta-se, ficando a ponta azul voltada para o plo norte magntico. Durante o arrefecimento do magma, formam-se cristais, que podem ficar magnetizados instantaneamente quando a temperatura desce abaixo de um certo valor ponto de Curie. Os cristais funcionam ento como imanes fsseis, com uma polaridade magntica idntica do campo magntico na altura da sua formao. Certas rochas retm, pois, uma memria do campo magntico terrestre no tempo da sua formao, chamado paleomagnetismo. As inverses magnticas apresentam-se simtricas de e de outro lado do rifte, isto deve-se ao facto de a lava oriunda do manto solidificar ao chegar superfcie, originando basalto que alastra para um lado e para o outro, constituindo, assim, o fundo ocenico. Ao dar-se a solidificao os cristais magnetizam-se de acordo como a polaridade do campo magntico terrestre nesse momento.

11

SISMOLOGIA - estudo dos sismos e da propagao das ondas ssmicas. GEOTERMISMO - estudo da energia trmica da Terra. Gradiente geotrmico - a taxa de variao da temperatura com a profundidade, ou seja, o aumento da temperatura por quilmetro de profundidade, admite-se que este diminui com a profundidade. VULCANOLOGIA

A actividade vulcnica pode ter contrapartidas econmicas que se vo diversificando: Utilizao agrcola nos solos, que so muito frteis devido deposio das cinzas vulcnicas; Explorao de vrios produtos minerais, como enxofre, cobre, ferro, platina e diamantes em alguns casos. Interesse turstico. Aproveitamento da energia geotrmica.

12

VULCANISMO ERUPTIVO

Uma erupo vulcnica caracteriza-se pela emisso de lava, gases e materiais slidos de dimenses variadas, os piroclastos. A lava resulta do magma. O magma constitudo por uma mistura de silicatos fundidos, cristais em suspenso, e por diversos gases dissolvidos na mistura fundida substncias volteis. Cmaras magmticas grandes reservatrios de magma. Bolsadas magmticas pequenos depsitos de magma. Estes reservatrios so rodeados por rochas da crosta, as rochas encaixantes. Caldeiras as caldeiras de colapso formam-se devido ao afundamento da parte central do vulco, quando a lava expelida, forma-se um vazio na cmara magmtica, consequentemente o tecto rui dando origem a uma caldeira.

13

Erupes fissurais neste tipo de erupes a lava expulsa no atravs de uma chamin cilndrica mas sim atravs de fendas alongadas, que por vezes atingem vrios quilmetros de comprimento. Estas erupes esto associadas a magmas baslticos e verificam-se nos fundos ocenicos.

TIPOS DE ERUPES VULCNICAS

EXPLOSIVAS

EFUSIVAS

ERUPES EXPLOSIVAS As lavas so muito viscosas, fluem com dificuldade e impedem a libertao dos gases. Ocorrem, por isso, violentas exploses. H formao de domas ou cpulas, dentro da prpria cratera, noutras situaes a lava solidifica mesmo dentro da chamin vulcnica, formando, agulhas vulcnicas. Nas erupes explosivas os cones so altos e estreitos, formados pela acumulao de piroclastos e lava solidificada. ERUPES EFUSIVAS o magma fluido, a libertao de gases fcil e a erupo calma, com derramamento de lava abundante a altssima temperatura. H formao de mantos de lava, se os terrenos forem planos; se houver declive acentuado formam-se correntes de lava. Nas erupes efusivas os cones so baixos e largos, pois a lava espalha-se por grandes superfcies. O vulcanismo do fundo dos oceanos do tipo efusivo. ERUPES MISTAS assumem aspectos intermdios, entre os descritos, observando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas, com predomnio de uma ou de outra conforme os casos. Nas erupes intermdias formam-se cones mistos, em que alternam as camadas de lava com camadas de piroclastos. PRODUTOS EXPELIDOS PELOS VULCES NATUREZA DAS LAVAS Os magmas podem ser: Bsicos 45% a 50% de slica (tipo fissural e efusivo); Intermdios 50% a 70% de slica; cidos superior a 70% de slica;
14

Quanto maior for a riqueza em slica de uma lava, mais baixa a temperatura necessria para a manter no estado liquido e maior a sua viscosidade.

LAVAS BSICAS tm composio semelhante do basalto, possuem baixa viscosidade, e temperaturas que oscilam entre os 1100C e os 1200C. Erupes efusivas. LAVAS CIDAS apresentam temperaturas entre os 800C e os 1000C, so muito viscosas. Erupes explosivas. MAGMA COM MAIS TEMPERATURA MAGMA MAIS FLUIDO

Lavas encordoadas quando a superfcie externa da lava relativamente lisa, mas contorcida em pregas ou dobras lembrando cordas. ARREFECIMENTO MAIS LENTO Lavas escoriceas a superfcie externa da lava rompe-se durante o arrefecimento, tornandose extremamente rugosa, irregular e formada por fragmentos porosos. ARREFECIMENTO MAIS RPIDO. Pedra-pomes de cor clara resultante de lavas cidas e associadas a erupes explosivas, so extremamente porosas e tem imensos vacolos. Escrias de cor escura, associadas a magmas fluidos, bsicos ou intermdios. Tm porosidade varivel. PIROCLASTOS podem ser piroclastos de queda ou piroclastos de fluxo. Piroclastos de queda so fragmentos que so projectados e devido ao peso acabam por cair, constituindo assim os piroclastos de queda. Os piroclastos de queda podem classificar-se como: Bombas ou blocos dimetro maior que 64 mm; Lapili ou bagacina dimetro entre 2 e 64 mm; Cinza menor que 2 mm;

Piroclastos de fluxo h piroclastos que podem movimentar-se, ao longo das vertentes, envolvidos em gua ou em gases, constituindo assim os piroclastos de fluxo. Ex: nuvens ardentes. VULCANISMO RESIDUAL As emisses de gases designam-se por fumarolas. Quando abundam os compostos de enxofre, designam-se por sulfataras; Se predomina o CO2, designam-se mofetas;

15

A emisso de repuxos intermitentes designa-se por giseres. frequente que as guas subterrneas sejam sobreaquecidas, essas guas quentes podem botar a superfcie, constituindo as guas termais, se essas guas tm origem magmtica designam-se guas juvenis. VULCES E TECTNICA DE PLACAS A actividade vulcnica coincide essencialmente com as zonas de fronteiras de placas; O tipo de actividade vulcnica depende do contexto tectnico. Zonas de subduco vulcanismo explosivo; Zonas de rifte vulcanismo efusivo.

Fronteiras divergentes das placas litosfricas grande actividade vulcnica nas zonas de rifte. Fronteiras convergentes das placas litosfricas a cintura mais espectacular ocorre ao longo das margens do pacfico. Vulces intraplacas existe, por vezes, actividade vulcnica no interior das placas litosfricas. Frequentemente, esse vulcanismo origina ilhas que emergem das guas. Esses centros de actividade vulcnica designados pontos quentes, podem estar representados por vulces isolados ou por grupos de vulces nos fundos ocenicos. Admite-se que os pontos quentes se relacionam com as plumas trmicas, que so longas colunas de material quente e pouco denso que sobem atravs do manto at base da litosfera. As plumas trmicas terminam em forma de cogumelo. Devido subida o material experimente uma descompresso, o que pode levar sua fuso, originando uma fonte de magma que alimenta o vulco superfcie da terra. Os pontos quentes mantm uma posio fixa no manto e originam vulces. Noutros casos a placa desloca-se sobre o ponto quente, afastando-se da fonte de magma de vido ao seu movimento. O vulco formado extingue-se, originando outro sobre o ponto quente. O ponto quente mantm-se estacionrio, e os penachos de magma furam a placa, originado um vulco, cria-se assim uma ilha, ou uma cadeia de ilhas que se afastam do ponto quente devido ao movimento da placa. Com o tempo forma-se uma cadeia de vulces e ilhas.

16

MINIMIZAO DE RISCOS VULCNICOS PREVISO E PREVENO Vulco activo quando entrou em actividade recentemente ou, pelo menos, num perodo em que tenha havido registo histrico dessa erupo. Vulco extinto se, se apresenta muito erodido, sem sinais de futura actividade, no havendo registo histrico de erupo. Vulco adormecido se no h memria de erupes e o vulco no evidencia sinais de actividade, mas ainda no est completamente erodido.

Diferentes tecnologias permitem detectar fenmenos precursores de uma erupo: Detectar a deformao do cone vulcnico clinmetro; Determinar variaes do campo magntico atravs de magnetmetros; Registar sismos; Registar a variao de temperatura das fumarolas, de fontes termais, da gua dos lagos e de poos prximos; Detectar variaes sbitas de temperatura do solo das proximidades do vulco; Analisar a composio qumica de gases libertados; Detectar variaes da fora gravtica gravmetros.

17

SISMOLOGIA Um sismo um movimento vibratrio brusco da superfcie terrestre, a maior parte das vezes, devido a uma sbita libertao de energia em zonas instveis do interior da Terra. Macrossismos so os sismos que so sentidos pela populao; Microssismos estes sismos no causam danos significativos ou so mesmo imperceptveis. CAUSAS DOS SISMOS Sismos de colapso so devidos ao abatimento de grutas ou cavernas; Sismos vulcnicos so provocados por fortes presses que vulco experimenta antes de uma erupo e por movimentos de massas magmticas relacionados com fenmenos de vulcanismo. Sismos tectnicos so devidos a movimentos tectnicos. A crosta terrestre est constantemente a ser distorcida por foras, que podem ser: Compressivas os materiais so comprimidos, tendendo a diminuir a distncia entre as massas rochosas; Distensivas levam ao estiramento e alongamento do material, aumentando a distncia entre as duas massas rochosas; Cisalhamento os materiais so submetidos a presses que provocam movimentos horizontais, experimentando alongamento na direco do movimento e estreitamento na direco perpendicular do alongamento.

TEORIA DO RESSALTO ELSTICO Segundo a teoria do ressalto elstico, as rochas, quando sujeitas a foras contnuas, armazenam energia durante longos perodos de tempo, deformando-se. Se as tenses num dado momento ultrapassarem o limite de plasticidade das rochas, d-se a ruptura e deslocao, como enorme libertao da energia acumulada, o que provoca um sismo. Um acidente tectnico em que a ruptura das rochas acompanhada da deslocao dos blocos designa-se, falha. EFEITOS DOS SISMOS ONDAS SISMICAS Um sismo no um fenmeno isolado. Frequentemente so precedidos de pequenos abalos abalos premonitrios. Aps o abalo inicial, seguem-se tambm muitas vezes, abalos de menor intensidade designados rplicas. A zona do interior do globo onde tem origem a ruptura designa-se foco ssmico ou hipocentro.

18

O epicentro a zona da superfcie do globo onde o sismo sentido em primeiro lugar. ONDAS SSMICAS ONDAS SISMICAS

Podem ser

Ondas de volume (de profundidade)


Podem ser

Ondas longas (superficiais)


Podem ser

P (primrias)

S (secundrias)

Ondas de Rayleigh

Ondas de Love

19

Ondas P estas ondas so caracterizadas pela vibrao das partculas paralelamente direco de propagao, provocam variaes no volume do material. Estas ondas propagam-se em meios slidos, lquidos e gasosos. Ondas S as partculas vibram num plano perpendicular direco de propagao. Esto ondas provocam variaes da forma do material mas no do volume, apenas se propagam em meios slidos. ONDAS SUPERFICIAIS Propagam-se ao longo de toda a superfcie do globo. So as responsveis pela maior parte das destruies quando ocorre um terramoto. Ondas de Love as partculas vibram horizontalmente, fazendo a direco de vibrao um ngulo recto com a direco de propagao. Ondas de Rayleigh as partculas descrevem um movimento elptico, num plano perpendicular direco de propagao. Sismgrafo aparelho especializado usado para medir e registar as ondas ssmicas, o registo do sismgrafo o sismograma.

Determinar a distncia epicentral (para distncias >100km) [(Diferena tempo chegada S e P)-1] x 1000 = DE km

20

INTENSIDADE SISMICA E MAGNITUDE Intensidade este parmetro baseada nos efeitos produzidos pelos sismos nas pessoas, objectos e estruturas, aps a ocorrncia de um sismo so feitos inquritos e entrevistas s populaes, que se destinam a recolher os seus depoimentos sobre observaes que fizeram durante o sismo, bem como dos prejuzos causados. Para a intensidade consideramos a escala de Mercalli modificada, com doze graus escritos em numerao romana. A determinao da intensidade de um sismo em vrios locais da regio onde foi sentido e localizado o epicentro pode ser feito atravs de uma carta de isossistas. Para osso traa-se em torno do epicentro linhas curvas, denominadas isossistas, que delimitam os domnios de igual intensidade ssmica. SISMOS E TECTNICA DE PLACAS Existem reas de grande actividade ssmica, contrastando com outras mais estveis: Cintura circumpacfica designada por anel de fogo do Pacfico, onde se registam 80% dos sismos terrestres; Cintura mediterrnico-asitica estende-se desde Gibraltar at ao sudoeste Asitico; Zonas correspondentes s grandes cristas ocenicas; Fronteiras convergentes

A observao da repartio dos sismos ao longo destas margens activas mostra o mesmo padro de distribuio: inicialmente sismos de foco pouco profundo e depois focos de sismos progressivamente mais profundos, medida que se avana no sentido do continente ou arco de ilhas. A repartio dos focos ssmicos ao nvel das fossas faz-se segundo um plano inclinado chamado plano de Benioff. Por exemplo na fossa do Japo, o plano de Benioff revela o aprofundamento ou subduco da placa pacfica sob a placa euro-asitica, at que a placa que mergulha se torne menos rgida devido ao aumento da temperatura. Nos casos de convergncia entre uma placa ocenica e uma placa com poro continental a placa ocenica, mais densa, que mergulha sob a placa continental, menos densa. FRONTEIRAS DIVERGENTES sismos que ocorrem ao longo das cristas ocenicas, onde h alastramento do fundo ocenico so sismos de foco pouco profundo e geralmente de menor magnitude que os sismos das fronteiras convergentes. Estes sismos tm foco ao longo das falhas paralelas ao rifte. FRONTEIRAS CONSERVATIVAS ao longo das falhas transformantes, a duas placas movem-se horizontalmente em sentidos contrrios.

21

MINIMIZAO DE RISCOS SSMICOS PREVISO E PREVENO Entre as medidas preventivas podem salientar-se: Estudo geolgico dos terrenos; Construes parasssmicas; Formao de pessoal; Planos de evacuao; Educao da populao.

DESCONTINUIDADES INTERNAS DA GEOSFERA REVELADAS POR SISMOLOGIA A velocidade das ondas ssmicas aumenta com a rigidez dos materiais e diminui proporcionalmente sua densidade. Descontinuidade de Mohorovicic Mohorovicic verificou que nos sismogramas de estaes situadas a algumas centenas de quilmetros do epicentro, havia registo de ondas P seguidas de ondas S e depois novamente ondas P seguidas e ondas S, ou seja havia repetio dos dois tipos de ondas, o que no se verificava nos sismogramas obtidos em estaes mais prximas do epicentro ou mais longnquas. Mohorovicic imaginou que os dois conjuntos de ondas P e os dois conjuntos de ondas S teriam partido do foco ao mesmo tempo, s que teriam seguido trajectrias diferentes e, por isso, gastaram tambm tempos diferentes. No interior da terra, a uma profundidade mdia de 35 a 40 km, existe uma superfcie de descontinuidade que separa a crosta do manto, formados por materiais de composio e caractersticas diferentes descontinuidade de Mohorovicic. As ondas ssmicas que atingem essa superfcie reflectem-se ou refractam-se. As que se refractam no manto aumentam significativamente de velocidade, o que denuncia uma composio diferente. Descontinuidade de Gutenberg um sismo com foco no Qunia, por exemplo, origina ondas que se propagam para o hemisfrio norte e para o hemisfrio sul. Alguns minutos depois ser sentido na Etipia, na Turquia e na Rssia. H, porm, uma zona da superfcie terrestre em no so registadas ondas P e S directas, ou seja, ondas que atingem a superfcie sem experimentarem desvios significativos da trajectria. De um modo geral, quando ocorre um sismo verifica-se a existncia de uma zona em que as ondas ssmicas P e S directas no so registadas por qualquer sismgrafo. Esta zona situa-se entre os 103 e os 143 a partir do epicentro e denomina-se zona de sombra ssmica. Nas regies que se localizam para alm dos 143 j so registadas ondas P, mas no ondas S, ou seja, as ondas S no se propagam a partir de 103 de ngulo epicentral. Aos 2900 km de profundidade, a velocidade das ondas P tem um abaixamento abrupto, interrompendo-se a propagao de ondas S.
22

profundidade de cerca 2900 km de profundidade localiza-se uma superfcie de descontinuidade descontinuidade de Gutenberg, que separa o manto do ncleo terrestre. Atravs do manto, o aumento progressivo mais rpido da rigidez do que da densidade explica o aumento da velocidade das ondas. A constituio do ncleo deve ser muito diferente da do manto, dado o diferente comportamento das ondas ssmicas, diversos dados geofsicos sugerem que o ncleo seja constitudo por material extremamente denso, predominantemente algum ferro e algum nquel. Como as ondas S deixam de se propagar a partir dessa profundidade, pode admitir-se que esse material esteja fundido, ou que se comporta como um liquido. Esta hiptese explica tambm a queda de velocidade das ondas P, que passariam a propagar-se num meio muito denso e pouco rgido. Descontinuidade de Wiechert/Lehmann a cerca de 5140 km de profundidade a velocidade das ondas P volta a aumentar, o que sugere a existncia de uma nova superfcie de descontinuidade que separa o ncleo externo do ncleo interno descontinuidade de Wiechert/Lehmann. O ncleo interno deve ser slido e com composio idntica do ncleo externo, pois a velocidade das ondas P maior que a prevista para um ncleo totalmente liquido. A razo da passagem de lquido a slido deve residir no efeito da presso sob o ponto de fuso do ferro. Nas zonas prximas do centro da Terra a presso deve ser milhes de vezes superior presso atmosfrica e o seu efeito deve sobrepor-se ao da temperatura, ficando o ferro no estado slido. A presso aumenta o ponto de fuso dos materiais. ZONA DE BAIXA VELOCIDADE No manto aproximadamente a partir da profundidade 100 km a velocidade das ondas P baixa de 8,5 km/s para 7,5 km/s. A partir dos 200 km de profundidade a velocidade comea a aumentar ligeiramente. A zona compreendida entre as profundidades de 100 km e 200 km, em que a velocidade das ondas mais baixa, chamada zona de baixa velocidade Astenosfera. Como h um abaixamento da velocidade das ondas, pode admitir-se que embora a composio seja idntica, o material deve ser menos rgido, menos elstico e mais plstico que nas regies abaixo e acima dela. Uma hiptese a formular que a essas profundidades as temperaturas sejam suficientemente altas para provocar a fuso parcial de alguns constituintes dos peridotitos. ESTRUTURA INTERNA DA GEOSFERA Que dados contribuem para a compreenso da estrutura do globo terrestre?

23

Presso sabe-se que a presso aumenta com a profundidade. A taxa de variao da presso com a profundidade denomina-se gradiente geobrico. A presso altera a estrutura dos minerais tornando-os mais densos, e faz subir o ponto de fuso dos mesmos. Temperatura aumenta tambm com a profundidade. Densidade dos materiais aumenta tambm com a profundidade. possvel de terminar a densidade mdia do planeta, que , segundo clculos, cerca de 5,5. Como muitos materiais na crosta so muito menos densos, ento tem de se admitir que no interior do globo devem existir materiais muito densos. MODELO SEGUNDO A COMPOSIO QUIMICA CROSTA a zona mais superficial do globo terrestre. Apresenta caractersticas diferentes nas zonas continentais e nas zonas ocenicas. Crosta continental tem uma espessura mdia de 35 a 40 km, podendo atingir os 70 km sob as grandes cadeias montanhosas.

essencialmente constituda por rochas siliciosas. A densidade mdia de 2,7. Crosta ocenica menos espessa e de natureza basltica, tem densidade 3,0 ou mesmo um pouco mais.

(A PLACA MAIS DENSA A QUE MERGULHA)

MANTO estende-se desde a base da crosta at profundidade de 2883 km. formado por rocha slida, admitindo-se que seja do tipo peridotitos. A densidade deve variar entre 0s 3,3 e os 5,5. Manto superior estende-se at a profundidade de 700 km, aproximadamente. Manto inferior estende-se entre os 700 km e os 2883 km de profundidade.

NCLEO ocupa a parte central da Terra, constitudo por materiais muito densos, variando de densidade entre 10 e 13 ou 14. constitudo essencialmente por ferro e nquel. A existncia de campo magntico terrestre tambm sugere a existncia de um ncleo metlico. Ncleo externo est compreendido entre os 2883km e os 5140 km. Ncleo interno tem um raio de 1231 km. Inicia-se profundidade de 5140 km e estende-se at ao centro.

MODELO SEGUNDO AS PROPRIEDADES FSICAS LISTOSFERA Compreende a crosta e a parte mais externa do manto superior. Os materiais esto no estado slido e so rgidos. A litosfera est dividida em placas que se movimentam.

24

O limite inferior da litosfera marcado por um abaixamento da velocidade das ondas ssmicas que ultrapassam esse limite e no por uma mudana de composio. ASTENOSFERA um abaixamento da velocidade das ondas ssmicas a partir da base da litosfera verifica-se at uma profundidade de cerca de 200 km. Depois essa velocidade volta a aumentar novamente. A zona compreendida entre a base da litosfera e cerca de 350 km de profundidade designada por astenosfera. Nesta zona a temperatura e a presso conjugam-se de modo que as rochas se aproximam do ponto de fuso. Alguns materiais podem mesmo fundir parcialmente, formando-se uma pequena percentagem de material lquido, assim a rocha perde rigidez, tornando-se mais plstica. MESOSFERA estende-se desde a base da astenosfera at a fronteira do manto com o ncleo. Abaixo da astenosfera a rocha torna-se novamente mais rgida, porque os efeitos da presso sobrepe-se aos efeitos das altas temperaturas. NCLEO (endosfera) na passagem para o ncleo moda a composio e as propriedades fsicas, distingue-se ento: Ncleo externo como as ondas S no atravessam o ncleo externo e as ondas P experimentam uma diminuio de velocidade, presume-se que o ncleo externo esteja fundido. Ncleo interno o aumento da velocidade das ondas P que o atravessam sugere que este se encontra no estado slido.

25

GEOLOGIA - 11 ANO FORMAO DE ROCHAS SEDIMENTARES A gnese das rochas sedimentares implica duas etapas: - Elaborao dos materiais que as vo constituir - Evoluo posterior dos sedimentos SEDIMENTOGNESE: Meteorizao Qumica - Meteorizao Meteorizao Fsica - Eroso; - Transporte; - Sedimentao. SEDIMENTOGNESE

DIAGNESE

METEORIZAO Quando as rochas afloram ficam expostas aco de agentes variados, tais como, ar, gua, vento, mudanas de temperatura, os prprios seres vivos. Estes agentes provocam a alterao qumica e fsica das rochas. METEORIZAO FISICA - Provoca nas rochas uma desagregao em fragmentos de dimenses cada vez menores, mas que retm as caractersticas do material original. Ex: Efeito do gelo, actividade biolgica, descompresso superfcie, aco mecnica da gua e do vento, dilatao e contraco trmica. METEORIZAO QUIMICA A maioria dos minerais gerados em profundidade torna-se instvel em condies superficiais. Esses minerais experimentam decomposio qumica traduzida pela alterao da estrutura interna, podendo verificar-se remoo ou introduo de elementos. Os principais agentes desta alterao mineralgica so a gua com substncias dissolvidas, o oxignio e dixido de carbono atmosfricos a ainda as diferentes substncias produzidas pelos seres vivos.

METEORIZAO QUIMICA

Carbonatao

Hidrlise

Oxidao

CARBONATAO:
26

Por exemplo, o CO2 pode reagir com gua, formando cido carbnico que se dissocia.

H2O + CO2

H2CO3

H+ + HCO3-

cido carbnico Io hidrogenocarbonato

Por sua vez, as guas acidificadas podem reagir, por exemplo com calcite (carbonato de clcio), mineral que faz parte dos calcrios formando produtos solveis.

CaCO3 + H2CO3
Carbonato de clcio cido carbnico

Ca2+ + 2(HCO3-)
Io clcio

Io hidrogenocarbonato

O clcio e hidrogenocarbonato so removidos em soluo deixando somente as impurezas insolveis. O calcrio geralmente contm, slica e argila misturadas, e como essas substncias no solveis ficam no local, preenchendo bolsas e depresses. Esses depsitos geralmente avermelhados devido presena de xido de ferro, denominam-se terra rossa. HIDRLISE: Os feldspatos, minerais muito frequentes em muitos tipos de rochas, nomeadamente nos granitos, so tambm facilmente alterados pelas guas acidificadas, experimentando reaces de hidrlise. 2 KAlSi3O8 + 2 H2CO3 + H2O
Feldspato cido Carbnico

Al2Si2O5(OH)4 + 4 SiO2 + 2 K+ + 2 HCO3Caulinite Slica Io potssio Io hidrogenocarbonato

Nesta reaco o io potssio e a slica so removidos em soluo. Forma-se um mineral novo, a caulinite. Esta transformao designa-se por caulinizao.

OXIDAO: O oxignio tambm muito importante na meteorizao qumica, provocando oxidaes. Muitos minerais contem ferro. Esse ferro pode ser facilmente oxidado, passando de ferroso (Fe2+) a frrico (Fe3+). Esta oxidao muito rpida em presena de gua e origina um mineral novo a hematite. 4 FeO + O2 2 Fe2O3
27

xido ferroso

xido frrico (hematite)

TRANSPORTE E SEDIMENTAAO Os materiais resultantes da meteorizao das rochas podem ficar acumulados no local de origem, formando depsitos residuais, mas na maior parte dos casos so transportados, principalmente pela gua e pelo vento para outros locais. Alguns so transportados em soluo, outros sob forma de detritos. Durante o transporte sofrem vrias alteraes, podendo destacar-se as seguintes: ARREDONDAMENTO Os fragmentos devido aos choques entre eles e ao atrito com as rochas da superfcie, vo perdendo as arestas e vrtices, ficando progressivamente mais lisos e curvos, consequentemente os fragmentos inicialmente angulosos tornamse mais redondos. Pelo grau de arredondamento pode-se determinar a durao de transporte. GRANOTRIAGEM As partculas so seleccionadas e separadas de acordo com o tamanho, a forma e a densidade. Um sedimento considera-se bem calibrado quando os detritos tm aproximadamente o mesmo tamanho. O vento e os rios so bons agentes de granotriagem.

SEDIMENTAO Deposio dos detritos no local final, quando o agente transportador perde energia, os materiais no podendo seguir viagem depositam-se (depositam-se primeiro os detritos de maiores dimenses). A deposio d-se, em regra, segundo camadas sobrepostas horizontais e paralelas. As diferentes camadas denominam-se estratos e diferem umas das outras pela cor, pela composio ou pela granulidade.

Tecto

Estrato A

Muro Junta de estratificao

28

Nem sempre a estratificao originalmente horizontal, quando o agente de transporte, vento ou gua, desliza sobre uma superfcie inclinada, so depositadas camadas de sedimentos tambm inclinadas. Em sedimentos fluviais e elicos so tambm frequentes casos de estratificao entrecruzada. Este tipo de estratificao revela uma variao na intensidade e/ou direco do agente de transporte. Se a direco ou a velocidade da corrente se altera, tambm a orientao dos estratos subsequentes muda relativamente aos estratos inferiores. DIAGNESE: DIAGNESE

COMPACO

DESIDRATAO

CIMENTAO

Atravs dos processos diagnicos, os sedimentos transformam-se em rochas sedimentares com diferentes graus de evoluo. COMPACO E DESIDRATAO medida que a sedimentao prossegue, novas camadas se vo sobrepondo, o que vai aumentar a presso a que as camadas inferiores ficam sujeitas.

Sedimento
(60% de gua)

gua

DESIDRATAO

COMPACO

Aumentam os pontos de contacto entre as partculas

Sada de H2O

Rocha Compacta
(10% de gua)

- Mais densa; - Menos volumosa; - Menos H2O; - Mais compacta. 29

A compaco acentua estratificao e os minerais achatados podem ficar alinhados perpendicularmente direco da presso. CIMENTAO - Os espaos vazios entre os detritos so preenchidas por materiais de neoformao, resultantes da precipitao de substncias dissolvidas na gua de circulao. Estes materiais constituem um cimento que liga os detritos, formando uma rocha consolidada. muito frequente que o cimento resulte da precipitao de carbonato de clcio ou slica, formando um cimento muito duro. Quando os sedimentos so muito finos, os poros so demasiados pequenos para a circulao de gua. A consolidao , ento, devida compaco, ficando as partculas cada vez mais prximas. Noutras situaes, nos interstcios entre os sedimentos de maiores dimenses, depositam-se partculas muito finas transportadas pela gua, formando uma matriz que liga os materiais. Rocha formada a mais profundidade Rocha mais densa Menos porosa

IDENTIFICAAO DE MINERAIS Embora e composio qumica e arranjo estrutural das partculas constituintes dos minerais sejam prprios de cada mineral, a determinao destas caractersticas requer uso de material avanado de laboratrio, nem sempre acessvel maioria das pessoas. As propriedades de estudo dos minerais podem ser: Propriedades fsicas; Propriedades qumicas.

PROPRIEDADES FSICAS

Propriedades pticas
Propriedades pticas

Propriedades mecnicas
Propriedades pticas

Densidade
Propriedades pticas

s Cor Risca Brilho Dureza Clivagem Fractura

30

COR DOS MINERAIS Minerais idiocromticos so minerais que mostram uma cor caracterstica e prpria, como o verde para a malaquite, o cinzento para a galenite e o amarelo para o lato. Minerais alocromticos so minerais que no apresentam cor constante. O quartzo, por exemplo, pode ser incolor, branco, rseo, violeta, amarelo, ou mesmo negro. Como a cor raramente nica para cada mineral e porque a verdadeira cor pode ser alterada, esta caracterstica no constitui uma caracterstica muito fivel na identificao dos minerais. RISCA OU TRAO Risca ou trao corresponde cor do mineral, quando reduzido a p. Esta propriedade importante na identificao de minerais, porque mesmo que a cor varie entre limites amplo, a risca mantm-se normalmente constante, podendo, em certos casos, ser diferente da prpria cor do mineral. A risca pode ser facilmente determinada friccionando o mineral sobre uma placa de porcelana fosca, que muito dura. Se o mineral for menos duro que a porcelana deixa nesta um trao constitudo pelo p do mesmo e cuja cor facilmente identificvel. Geralmente, os minerais alocromticos, tm risca incolor, ou, pelo menos, cinzento-clara. Brilho ou lustre o brilho consiste no efeito produzido pela qualidade e intensidade da luz reflectida numa superfcie de fractura recente do material Brilho dos minerais

Brilho metlico

Brilho no metlico ou vulgar

Sedoso ou acetinado Vtreo Adamantino Nacarado Resinoso Ceroso


Sedoso ou acetinado Sedoso ou acetinado Sedoso ou acetinado

Sedoso ou acetinado Gorduroso Sedoso ou acetinado


31

CLIVAGEM E FRACTURA Clivagem consiste na tendncia que um mineral tem de se dividir segundo superfcies planas e brilhantes, em determinadas direces. A clivagem est relacionada com a textura do cristal, resultando a arranjo dos tomos ou ies e do facto de as ligaes qumicas serem mais fracas numas direces do que noutras. Separamse mais facilmente os planos ligados entre si com foras dbeis. Fractura o quartzo, por exemplo, no apresenta clivagem visvel e, quando se bate, desagrega-se em fragmentos com superfcies mais ou menos irregulares, sem direco privilegiada. Esta propriedade clivagem revela que todas as ligaes so igualmente fortes, qualquer que seja a ligao considerada. As superfcies de fractura no se repetem paralelamente entre si e podem apresentar diferentes aspectos. DUREZA Dureza consiste na resiste na resistncia que o mineral oferece abraso, ou seja, a ser riscado (sulcado) por outro mineral ou por determinados objectos. Para determinar a dureza relativa entre dois minerais, A e B, basta fazer deslizar sob presso uma aresta viva de A sobre uma superfcie do mineral B e proceder ao ensaio inverso, ou seja, tentar riscar A com uma aresta viva de B. O material mais duro deve deixar um sulco no mineral menos duro. Usualmente, a determinao da dureza dos minerais feita em relao aos termos de uma escala de dureza. Uma das escalas mais conhecidas a escala Mohs. Esta escala constituda por 10 termos, colocados por ordem crescente de dureza, desde o menos duro, o talco, at ao mais duro, o diamante. Qualquer mineral da escala risca todos os que esto abaixo dele, no sendo riscado por eles.

32

Se o mineral risca e riscado por determinado termo, ou ento, no se riscam mutuamente, a dureza do mineral ser a correspondente desse termo. Se o mineral risca determinado termo, por exemplo, a calcite, no sendo riscado por ela e riscado pelo termo imediatamente superior, neste caso a fluorite, no a riscando, a dureza do mineral fica compreendida entre esses dois termos. usual expressar-se pela dureza do termo inferior acrescida de 0,5. Seria ento, no nosso exemplo, 3,5.

ENSAIOS PRELIMINARES

Os ensaios preliminares permitem delimitar zonas da escala em qual a dureza do mineral em estudo deve situar-se. Dentro do intervalo considerado os termos devem iniciar-se pelo termo de maior dureza. DENSIDADE A densidade de um mineral, utilizando a balana de Jolly, consiste na relao, entre o peso de um determinado volume de material e o peso de igual volume de gua a 4C. O quartzo tem densidade 2,6, o que significa que determinada amostra de quartzo 2,6 vezes mais pesada que igual volume de gua. PROPRIEDADES QUMICAS Alguns testes qumicos podem ser utilizados para fazer o diagnstico de minerais. o caso do sabor salgado da halite ou ento da efervescncia produzida por aco de um cido, por exemplo, o cido clordrico sobre a calcite.

33

CLASSIFICAO DAS ROCHAS SEDIMENTARES

ROCHAS SEDIMENTARES

ROCHAS DETRTICAS

ROCHAS QUIMIOGNICAS

ROCHAS BIOGNICAS

ROCHAS DETRTICAS So predominantemente constitudas por sedimentos de origem detrtica.

ROCHAS DETRITICAS ROCHAS ARGILOSAS ROCHAS SLTICAS

ROCHAS ARENITICAS

ROCHAS CONGLOMERTICAS

ROCHAS CONGLOMERTICAS: BRECHAS - So rochas formadas por materiais angulosos que podem ser cimentados. Entre os elementos maiores, existe uma matriz constituda por elementos mais finos e pelo cimento silicioso que os aglutina. CONGLOMERADOS So originados pela cimentao de calhaus rolados. Na matriz existem elementos de menores dimenses aglutinados pelo cimento.

ROCHAS ARENTICAS: As areias so rochas desagregadas que podem ser observadas em diferentes ambientes: rios e margens, praias, nas dunas litorais e nos desertos. As areias podem ser: Areias fluviais Angulosas ou sub-roladas, grosseiras ou finas, grau de granotriagem varivel. Areias marinhas Arredondas, polidas, brilhantes, geralmente bem calibradas. Areias elicas Bem arredondadas, baas, muito bem seleccionadas. Areias glacirias Muito angulosas e mal calibradas.

As areias so, geralmente muito permeveis.

34

ROCHAS SLTICAS Resultam da consolidao de siltes depositados, tem uma composio mineralgica varivel. ROCHAS ARGILOSAS So constitudas por materiais muito pequenos, predominando os minerais de argila resultantes da meteorizao qumica de vrios minerais. As argilas raramente so puras, apresentando diversos minerais associados, que incluem partculas finssimas de feldspatos, de micas e at de quartzo. Quando so puras, so brancas, designando-se por caulino. As argilas so rochas pouco duras, friveis, isto , reduzem-se facilmente a p, e geralmente, tem um cheiro caracterstico a barro quando humedecidas. So muito plsticas, deformandose facilmente sem ruptura sob aco de presses. Estas rochas so vidas de gua, absorvendo-a rapidamente quando esto secas. Contudo quando esto secas tornam-se praticamente impermeveis. Porque que o argilito uma rocha frivel? Porque como no h cimento as partculas desintegram-se mais facilmente.

ROCHAS QUIMIOGNICAS So formadas, essencialmente, por materiais resultantes da precipitao de substncias em soluo. Entre esses processos pode destacar-se a evaporao da gua onde as substncias esto dissolvidas o que leva formao de cristais que se acumulam constituindo os evaporitos.

ROCHAS QUIMIOGNICAS

CALCRIOS DE PRECIPITAO

ROCHAS SALINAS - EVAPORITOS

CALCRIOS DE PRECIPITAO Os calcrios so rochas constitudas essencialmente por calcite. Estes calcrios resultam da precipitao de carbonato de clcio. O CO2 reage com a gua formando cido carbnico. Essas guas acidificadas provocam a meteorizao qumica dos calcrios. As guas acidificadas que circulam nos macios calcrios vo meteorizando quimicamente essas rochas, resultando da reaco hidrogenocarbonato de clcio, que solvel.

35

Em consequncia dessa reaco, a rocha fica esculpida por sulcos e cavidades que parecem autnticos rendilhados, sendo designados lapis. Formam-se tambm aberturas que estabelecem a ligao entre a superfcie e uma rede de cavidades e de galerias que foram geradas pelo mesmo processo do interior macio. Esses grandes espaos so designados por grutas. Ao gotejar do tecto de uma gruta, por exemplo, cada gota abandona no local de desprendimento uma pelcula de carbonato de clcio (CaCO3) que, por acumulao sucessiva ao longo de muitos milhares anos forma estruturas ascendentes designadas estalactites. O gotejar constante sobre o solo da gruta tambm leva acumulao sucessiva de pelculas de CaCO3, que formam estruturas ascendentes designadas estalagmites. Quando uma estalactite e uma estalagmite se juntam formam uma coluna. Na gua que flui sobre o cho da gruta pode ainda haver precipitao, formando camadas sobrepostas de calcite, que originam uma rocha calcria designada por travertino. ROCHAS SALINAS EVAPORITOS As rochas designadas por evaporitos resultam da precipitao de sais dissolvidos, devido evaporao da gua que os contm em soluo. medida que ocorre a evaporao da gua, os sais menos solveis precipitam em primeiro lugar, seguindo-se sucessivamente, a precipitao dos sais progressivamente mais solveis que se vo sobrepondo aos j formados. GESSO Quimicamente sulfato de clcio hidratado (CaSO42 H2O), formando cristais transparentes ou massas brancas, de aspecto sedoso, fibroso ou granular. SAL -GEMA: constitudo, essencialmente, por halite, quimicamente cloreto de sdio. O sal-gema pouco denso e muito plstico. Na natureza, os depsitos profundos de sal-gema, quando sob presso, podem ascender atravs de zonas dbeis da crosta, formando grandes massas de sal, chamadas domas salinos, ou diapiros. ROCHAS BIOGNICAS Os sedimentos que constituem as rochas biognicas podem ser constitudos por detritos orgnicos ou por materiais resultantes de uma aco bioqumica. CALCRIOS BIOGNICOS Aps a morte, de certos organismos aquticos, estes depositam-se nos fundos do mar, formando um sedimento biognico. A parte orgnica normalmente decomposta e as conchas acabem por ser cimentadas, evoluindo para calcrios consolidados. So calcrios biognicos , os calcrios numulticos, os calcrios conquferos e os calcrios recifais.

36

CARVES E PETRLEOS Embora o petrleo no seja uma rocha no sentido comum do termo, uma vez que lquido, ele encontra-se exclusivamente no interior de rochas sedimentares e forma-se a partir de sedimentos biognicos, a sua matria inicial foi, pois, matria proveniente de seres vivos, principalmente seres fotossintticos. Estes seres convertem a energia luminosa do solo em energia qumica armazenada nos compostos orgnicos que constituem as suas estruturas. Em meios sedimentares alimentados por grandes quantidades de detritos orgnicos provenientes dos seres considerados, quando, esses detritos devido a um aprofundamento acelerado ficam rapidamente afastados do meio oxidante, transformam-se, de acordo com as condies e com a natureza dos detritos, em carves ou petrleos. Os carves e o petrleo so designados por combustveis fsseis, devido ao facto de estes representarem a energia solar, captada, transformada, armazenada e preservada durante milhes de anos. A evoluo da matria orgnica para formar carves ou petrleos s possvel em meios muito especiais. Estes meios caracterizam-se por condies anaerbias e so ambientes lagunares costeiros ou meios lacustres. Nessas bacias, medida que ocorre a sedimentao, devido a fenmenos tectnicos, o fundo experimenta movimentos de subsidncia, ou seja, vai aprofundado progressivamente. Em consequncia desse rebaixamento, as camadas sedimentares tambm afundam rapidamente (cerca de 1cm por sculo), ficando num ambiente privado de oxignio. Neste ambiente, os detritos orgnicos so transformados mas escapam a uma mineralizao completa. As transformaes so devidas aco de microrganismos anaerbios e s novas condies de temperatura e de presso que, como sabe, aumentam com a profundidade. CARVES Em alguns ambientes continentais propcios, geralmente pantanosos, ou zonas de difcil drenagem de gua, a parte inferior dos musgos ou de outras plantas herbceas transforma-se devido aco de microrganismos anaerbios num produto carbonoso, rico em matrias volteis, chamado turfa. subsidncia rpida Maior espessura A quantidade de materiais menor Aprofundamento mais lento

Como nestes locais no existe aprofundamento, ou muito reduzido, as turfas so pobres em carbono e no evoluem, geralmente para verdadeiros carves. A turfa no considerado carvo verdadeiro porque formou-se superfcie e no sofreu subsidncia (aprofundamento).

37

Em bacias costeiras lagunares, os detritos so abundantes e aprofundam rapidamente sendo recobertos por sedimentos terrgenos. A matria orgnica acumulada, proveniente de flora continental rica em celulose e lenhina e evolui por diagnese, para carves hmicos. Durante o aprofundamento, sob aco de bactrias anaerbias, os detritos vegetais so transformados, formando uma pasta, na qual ainda se reconhecem melhor ou pior, restos vegetais. medida que o afundamento prossegue, o aumento da presso e temperatura, associado presena de substncias txicas, resultantes do metabolismo das bactrias, provoca a morte das mesmas. Nestas novas condies h perda de gua e de substncias volteis e um enriquecimento relativo em carbono incarbonizaao. Consoante o grau de evoluo formam-se assim diferentes carves, tais como, lignitos, em que a estrutura fibrosa dos vegetais ainda visvel, depois carvo betuminoso, e por fim, antracito. A turfa o produto menos evoludo, com enorme quantidade de gua e de substncias volteis e baixa percentagem de carbono. Os lignitos tm percentagens de substncias volteis elevadas, enquanto a percentagem de carbono em relao aos antracitos mais baixa. O antracito pelo contrrio, tem uma elevada percentagem de carbono (ultrapassando por vezes os 90%), enquanto a percentagem de volteis muito reduzida (no ultrapassa os 10%). Da que, por combusto, no forme fumos e liberte maior quantidade de calor do que os outros carves. O aumento do teor em carbono depende da idade, quanto mais antigos so os carves, mais ricos so em carbono, e das condies de presso e temperatura a que estiveram sujeitos. PETROLEOS Os produtos petrolferos naturais incluem materiais gasosos, lquidos e slidos nas condies PTN. Os produtos slidos designam-se por, asfaltos ou betumes, os lquidos por petrleo bruto ou nafta e os gasosos por gs natural.

PETROLEO

constitudo por 3 fases

Petrleo bruto (fraco liquida); Gs natural (fraco gasosa); Asfalto (fraco slida).

Quimicamente o petrleo constitudo, essencialmente, por misturas de hidrocarbonetos que derivam, principalmente da parte lipdica da matria orgnica. Admite-se que o material que
38

se transforma em petrleo constitudo principalmente por plncton. Os petrleos formam-se pois em ambientes que permitem o desenvolvimento de plncton abundante A matria orgnica acumulada profundidade de 2000 a 2000m, em ambiente anaerbio e em determinadas condies de temperatura, transformada em hidrocarbonetos lquidos que constituem o petrleo e em alguns hidrocarbonetos gasosos e slidos que ficam em soluo. Este processo extremamente lento. A rocha onde decorre todo este processo designa-se por rocha me.

Rocha me

Rocha cobertura (impermevel) Rocha reservatrio

Sob a influncia de presses os hidrocarbonetos fluidos, como so pouco densos, migram da rocha me, acumulando-se em rochas porosas e permeveis (arenitos, conglomerados, rochas carbonatadas) que constituem a rocha armazm ou rocha reservatrio. Sobre esta rocha existe uma cama impermevel (rochas argilosas) que impede a migrao e disperso do petrleo superfcie. Esta barreira impermevel designa-se por rocha-cobertura. A rocha armazm e a rocha-cobertura impedem o movimento do petrleo superfcie, constituem, por isso, a armadilha petrolfera.

39

ROCHAS SEDIMENTARES, ARQUIVOS HISTORICOS DA TERRA O estudo dos sedimentos e das rochas sedimentares permite no s fazer a datao de muitas formaes mas tambm reconstituir ambientes antigos ou peloambientes em que a gnese dessas rochas ocorreu. As rochas sedimentares so habitualmente estratificadas e frequentemente fossilferas. Alem disso, preservam determinadas estruturas que ajudam a desvendar as condies da sua formao, como por exemplo: Marcas de ondulao as marcas de ondulao que se observam em praias actuais aparecem tambm preservadas em alguns arenitos antigos, dando-nos informao sobre o ambiente sedimentar em que a rocha se formou. Fendas de dessecao ou fendas de retraco estas fendas que frequentemente se observam em terrenos argilosos actuais, observam-se tambm conservadas em rochas antigas. Marcas de gotas de chuva Pegadas de animais, pistas de reptao, fezes fossilizadas.

O PRESENTE A CHAVE DO PASSADO PRINCIPIO DAS CAUSAS ACTUAIS OU PRINCIPIO DO ACTUALISMO Segundo este principio pode-se explicar o passado a partir do que se observa hoje, isto , causas que provocaram determinados fenmenos no passado so idnticas s que provocam o mesmo tipo de fenmenos no presente. FOSSEIS Nas rochas sedimentares aparecem frequentemente restos ou simples vestgios de seres vivos que viveram em tempos geolgicos anteriores poca actual. Esses vestgios designam-se por FOSSEIS E SO CONTEMPORNEOS DA GNESE DA ROCHA QUE OS CONTM. Processos de fossilizao: MUMIFICAO os organismos, ou partes deles, so preservados sem alterao ou com pequenas modificaes. Este processo acontece quando o organismo totalmente envolvido num meio assptico, como seja, resina fssil ou mbar, gelo, alcatro, etc. MOLDAGEM o organismo imprimem um molde sem sedimentos finos que o envolvem ou preenchem. O organismo pode depois ser destrudo mas o molde persiste. Molde interno os sedimentos preenchem a concha que posteriormente dissolvida ficando apenas o molde da superfcie interna; Molde externo a concha imprime o molde da superfcie externa nos sedimentos, sendo depois removida.

40

MINERALIZAAO Os constituintes de partes duras, como ossos, conchas, etc., so substitudos por minerais transportados em soluo nas guas subterrneas e que precipitam; MARCAS FOSSEIS So pegadas, marcas de reptao, fezes fossilizadas que constituem evidncias da existncia do ser vivo que deixou essa marca.

DATAAO RELATIVA DAS ROCHAS PRINCPIO DA SOBREPOSIO De acordo com o princpio da sobreposio, numa srie de estratos na sua posio original, qualquer estrato mais recente do que os estratos que esto abaixo e dele e mais antigo do que os que a ele se sobrepem. Assim, um conjunto vertical de estratos forma uma sequncia estratigrfica e representa um registo cronolgico da histria geolgica da regio. Nesta cronologia, pode dizer-se que uma camada de rocha mais antiga do que outra mas no pode dizer quanto anos mais velha, nem seque quantos anos tem.
O estrato A o mais recente

Estrato A Estrato B
O estrato B mais recente que o C, e mais antigo que o A O estrato C o mais antigo

Estrato C

As grandes descontinuidades no registo geolgico, marcadas pela ausncia de camadas mais ou menos espessas, designam-se por discordncias estratigrficas ou lacunas que podem ser explicadas por ausncias de sedimentaes no local ou por eroso de camadas que existiram.

PRINCPIO DA CONTINUIDADE Em diferentes pontos da Terra pode haver a mesma


sequncia estratigrfica, mesmo faltando um elemento tm a mesma idade, ou seja, a correlao entre estratos distanciados lateralmente.

PRINCPIO DA INDENTIDADE PALEONTOLGICA Este princpio admite que os grupos de fosseis aparecem numa ordem definida e que se pode reconhecer determinado perodo
41

geolgico pelas caractersticas dos fosseis. Mas no so quaisquer fosseis que nos permitem datar terrenos, apenas os fosseis de idade nos do esta possibilidade. FOSSEIS DE IDADE So fsseis correspondentes a grupos de seres vivos que viveram durante um perodo de tempo curto e tiveram uma grande rea de disperso. Os fosseis de idade permitem compara diferentes camadas eventualmente muito distantes, as camadas que apresentam os mesmos fsseis tm a mesma idades. PRINCPIO DA INTERSECO E PRINCPIO DA INCLUSO Segundo o princpio da interseco, toda a estrutura que intersecta outra mais recente do que ela.

F G E D C B A O filo H mais recente do que as rochas A, B, C, D, E, G e I. I

De acordo com o principio da incluso, fragmentos de rochas incorporados ou includos numa rocha so mais antigos que a rocha que os engloba. RECONSTITUIO DE PALEOAMBIENTES Caracteres texturais, mineralgicos, qumicos, paleontolgicos e estruturais, permitem definir o ambiente de sedimentao e de formao das rochas. As caractersticas consideradas constituem a fcies da rocha. FSSEIS DE FCIES So fsseis que permitem, muitas vezes, reconstituir os ambientes em que, no passado, as rochas que os contm foram geradas. Tm particular importncia como fosseis de fcies os fsseis de organismos que viveram apenas em condies muito restritas.

42

43

MAGMATISMO ROCHAS MAGMTICAS DIVERSIDADE DE MAGMAS A formao de rochas magmticas est em grande parte relacionada com a mobilidade da litosfera e ocorre, em regra, nos limites convergentes e divergentes das rochas litosfricas. Rochas intrusivas (ou plutonitos) quando o magma consolida no interior da Terra; Rochas extrusivas (ou vulcanitos) quando o magma consolida superfcie. Vulcanismo manifestao do magmatismo mais comum nos limites de placas riftes, mas pode tambm ocorrer nas zonas de subduco (fossas). TIPOS DE MAGMAS Magma basltico (bsico) contm cerca de 50% de slica e uma pequena quantidade de gases. BASALTO (arrefecimento superfcie) e o GRABRO (arrefecimento em profundidade); Magma andestico contm cerca de 60% de slica e bastantes gases dissolvidos. ANDESITO (arrefecimento superfcie) e DIORITO (arrefecimento em profundidade); Magma rioltico contm cerca de 70% de slica e uma elevada quantidade de gases. RILITO (arrefecimento superfcie) e GRANITO (arrefecimento em profundidade);

Magmas baslticos so os magmas que por consolidao do origem aos fundos ocenicos. Estes magmas so expelidos ao longo dos pontos quentes, tendo-se originado a partir de rochas do manto. Se a ascenso muito rpida, pode no haver tempo para a cristalizao e, ento, formam-se rochas com textura vtrea, ou mistura amorfa, ou seja, no houve tempo para a formao e organizao dos cristais. Magmas andesticos - formam-se em especial nas zonas de subduco e relacionam-se com zonas altamente vulcnicas. Magmas riolticos os magmas riolticos parecem formar-se a partir da fuso parcial das rochas constituintes da crosta continental. Estes magmas tendem a ser muito ricos em gases, porque resultam da fuso das rochas da crosta continental, muito rica em gua e dixido de carbono. Durante a fuso os gases concentram-se no magma. A presena de gua faz baixar o ponto de fuso dos minerais. No entanto, esse efeito deixa de se verificar a baixas presses. Para constiturem um rilito, esses magmas devem atingir a superfcie com uma temperatura de cerca de 800C. As zonas da Terra onde parece verificar-se estas condies, situa-se na crosta terrestre e em locais onde se d a formao de grandes cadeias montanhosas, devido ao choque entre placas.

44

CRISTAIS Os principais factores que afectam a cristalizao so: Ou seja, quanto mais calmo estiver o meio, quanto mais lento for o processo e quanto maior o espao disponvel, mais desenvolvidos e perfeitos os cristais so. As formas dos cristais, contudo, no dependem apenas das condies externas que determinam a sua gnese. So tambm factores internos que contribuem para a sua organizao espacial interna e, consequentemente, para as formas que assumem. A estrutura cristalina implica uma disposio ordenada dos tomos ou ies, que formam uma rede tridimensional que segue um modelo geomtrico caracterstico de cada espcie mineral. A rede constituda por unidades de forma paralelepipdica que constituem a malha elementar ou motivo cristalino, que se repetem. Num cristal, os ns correspondem s partculas elementares, as fiadas so alinhamentos de partculas e os planos reticulares so planos definidos por duas fiadas no paralelas. Por vezes, as partculas no chegam a atingir o estado cristalino. A textura fica desordenada, designando-se a matria, nestas condies, por textura amorfa ou vtrea. SILICATOS PRINCIPAIS CONSTITUINTES DAS ROCHAS Aproximadamente 95% do peso e do volume da crosta terrestre so formados por minerais pertencentes ao grupo dos silicatos. A estrutura mais comum dos silicatos o tetraedro (SiO4)4ISOMORFISMO E POLIMORFISMO Isomorfismo existem substncias que, embora quimicamente diferentes, apresentam a estrutura interna idntica e formas externas semelhantes, designando-se assim por substncias isomorfas. Em casos de substncias isomorfas, pode ocorrer a substituio, na rede estrutural, de um tipo de io por outro diferente. Esta substituio s possvel se houver afinidade qumica entre essas partculas e os raios dos ies intersubstituiveis forem semelhantes. A conjuntos de minerais como estes, que mantendo a estrutura interna, variam de composio, chama-se srie isomorfa ou soluo slida, e os cristais constitudos designam-se por cristais de misturas, misturas slidas ou misturas isomorfas. o caso, por exemplo das plagiclases, que so silicatos em que o Na+ e o Ca+ se podem intersubstituir. A agitao do meio; O tempo; O espao disponvel; A temperatura.

45

Polimorfismo pode ainda ocorrer na natureza minerais que, apesar de terem a mesma composio qumica, apresentam redes cristalinas diferentes polimorfismo. O carbonato de clcio pode formar dois minerais diferentes, a calcite e a aragonite, tambm o carbono pode cristalizar em dois minerais diferentes, o diamante a grafite. DIFERENCIAAO MAGMTICA Um s magma pode originar diversos tipos de rochas, visto ser constitudo por uma mistura complexa que ao solidificar origina diferentes associaes de minerais. Como a cristalizao desses minerais ocorre a temperaturas diferentes, formam-se durante o processo diferentes associaes de cristais e um magma residual. A composio do magma residual vai mudando conforme a temperatura vai baixando, podendo originar rochas diferentes do magma original. Pode, ento, afirmar-se que existe uma diferenciao magmtica por , isto , realizada em tempos diferentes.

46

Segundo Bowen, existem duas sries de reaces que se designam respectivamente, por srie dos minerais ferromagnesianos ou srie descontnua e srie das plagiclases ou srie continua. Estas sries reflectem fenmenos que ocorrem simultaneamente medida que a temperatura do magma vai baixando, se no houver separao dos minerais que se vo formando.

Durante o arrefecimento do magma, na srie descontnua, primeiro formam-se as olivinas, cujo ponto de fuso mais elevado. Posteriormente cristalizam as piroxenas, depois as anfbolas e, por fim, a biotite. Se, porm, estes minerais no se separarem do banho magmtico, podem reagir com ele produzindo outros. Por exemplo, se a reaco da olivina leva formao de piroxenas, que, por sua vez, reagindo com o magma envolvente originam as anfbolas, as quais seguidamente podem originar a biotite. Simultaneamente, com a cristalizao da olivina forma-se a anortite (rica em Ca) da srie contnua. medida que a temperatura vai descendo na rede cristalina da anortite o clcio vai sendo, progressivamente substitudo por sdio em todas as propores, originando a srie de plagiclases sucessivamente mais ricas em sdio (albite rica em Na). Essa substituio faz-se de forma contnua, dependendo da composio do magma inicial. A temperaturas mais baixas o magma residual formar feldspato potssico, moscovite e finalmente quartzo, que cristaliza entre os cristais j formados. Se, durante a consolidao, os cristais se forem separando do lquido remanescente, um mesmo magma original pode dar origem a rochas diferentes. So vrias a formas pelas quais os cristais podem ser separados do magma residual: Compresso do local onde se formam os cristais se o local onde se formam os cristais for comprimido, o liquido residual tende a escapar por pequenas fendas, enquanto os cristais ficam no local da sua gnese. Diferenciao gravtica se os cristais so mais densos ou menos densos do que o liquido residual, eles deslocam-se para o fundo ou para o cimo da cmara magmtica, respectivamente. Eles tendem a acumular-se por ordem da sua formao e por ordem das suas densidades.

Suponhamos que os cristais de olivina, piroxenas e algumas plagiclases calcossdicas se separam do restante magma, formando uma rocha - o gabro. O magma residual fica ento bastante rico em slica, alumnio e potssio, porque a maioria do ferro, clcio e magnsio j se esgotou. Este magma residual pode migrar para um contexto diferente daquele em que se geraram os primeiros cristais de olivina, piroxenas e plagiclases calcossdicas. O resultado pode ser a formao de uma rocha como o granito, composto essencialmente por quartzo, moscovite e feldspato potssico. Nesta situao o magma que originou o granito foi o resultado da diferenciao magmtica operada num magma de natureza basltica.
47

DIVERSIDADE DE ROCHAS MAGMTICAS Composio mineralgica Uma das propriedades que pode dar a ideia da composio das rochas a tonalidade geral que apresentam. Minerais como o quartzo, feldspatos (ortclase e plagiclases) e a moscovite so minerais de cores claras e pouco densos, chamados minerais flsicos. A biotite, as piroxenas, as anfbolas e a olivina pelo facto de serem ricas em ferro e magnsio, apresentam cores escuras e so designadas por minerais mficos. Quando os minerais predominantes so flsicos, como no caso das rochas cidas, essas rochas so claras e denominam-se leucocratas. Se os minerais predominantes so mficos, o que acontece nas rochas bsicas, as rochas resultantes designam-se melanocratas. Se as rochas apresentam colorao intermdia, designam-se mesocratas. Textura o aspecto geral da rocha resultante das dimenses, da forma e do arranjo dos minerais constituintes. A viscosidade e o tempo de arrefecimento dos magmas so factores que interferem no tamanho dos cristais que as rochas apresentam. As texturas podem ser: Granular as dimenses dos cristais tm, em geral, 1mm ou mais de dimetro. Isto acontece porque durante o arrefecimento do magma, a matria organiza-se formando cristais relativamente desenvolvidos e visveis a olho nu. Este tipo de textura caracterstico das rochas intrusivas; Agranular a maioria destes cristais tm dimenses microscpicas, podendo existir pequenas pores de uma espcie de vidro em que os tomos no se organizam em minerais individualizados. Neste tipo de rochas o aspecto mais ou menos homogneo. Esta textura caracterstica das rochas resultantes de magmas que ascendem rapidamente superfcie.

FAMILIAS DE ROCHAS MAGMTICAS As plagiclases encontram-se em todas as rochas magmticas, embora se verifique um predomnio dos termos mais sdicos na leucocratas, sendo substitudos pelos mais ricos em clcio nas melanocratas. A tonalidade geral das rochas tambm vai variando, pois est relacionada com a composio qumica. Quanto mais abundantes forem os minerais ferromagnesianos, mais escuras so as rochas. Deste modo, os basaltos e os gabros so rochas mais escuras.

48

DEFORMAES NAS ROCHAS a mobilidade da litosfera e o peso das camadas suprajacentes que provocam, ao longo dos tempos, tenses, ou seja, foras aplicadas por unidade de rea que vo originar deformaes nas rochas. Na maior parte dos casos correspondem a alteraes da forma e do volume simultaneamente. As rochas no so elsticas, so mais plsticas por isso no voltam posio inicial. MECANISMOS DE DEFORMAO Foras compressivas Provocam: Dobras; Falhas compressivas.

Foras distensivas Provocam: Estiramento; Falhas distensivas.

Foras de cisalhamento Provocam: Cisalhamento; Falha de desligamento.

Tenses de compresso actuam sobre a rocha e tendem a reduzir o seu volume, podendo originar a sua fractura. Tenses de distenso ou de traco as foras aplicadas tendem a alongar ou fracturar a rocha. Tenses de Cisalhamento provocam movimentos paralelos em sentidos opostos.

49

Deformao elstica a deformao reversvel e proporcional ao esforo aplicado. Quando cessa a fora deformadora, o material recupera o estado primitivo. Como exemplo, temo o comportamento de uma mola elstica, qual se aplica um dado esforo que no ultrapasse determinado limite, limite de elasticidade. O campo de deformao elstica nas rochas , geralmente, muito limitado, e, quando ultrapassado o limite de elasticidade as rochas adquirem um comportamento plstico ou entram em rotura. Deformao plstica acima do limite de elasticidade, o material fica deformado permanentemente sem rotura se no for ultrapassado o limite de plasticidade. Esta deformao pode ser evidenciada em plasticina ou em barro que, quando modelados, conservam a deformao. A deformao chamada deformao contnua, quando no se verificam descontinuidades entre as partes contguas do material deformado. Ex: dobras. Deformao por rotura quando ultrapassado o limite de plasticidade, a rocha cede e entra em rotura. Essas deformaes podem ser consideradas deformaes contnuas. Ex: falhas. As rochas podem ter um comportamento frgil, quando sob aces de tenso entram facilmente em rotura, ou um comportamento dctil, se experimentam deformaes permanentes, entrando contudo mais dificilmente em rotura. Em geral as rochas so materiais pouco plsticos, que entram facilmente em rotura, isto , manifestam um comportamento frgil. A rotura ocorre principalmente quando esto prximas da superfcie. A profundidades elevadas e sob a aco de grandes tenses e temperaturas, as rochas entram em rotura mais dificilmente, revelando ento um comportamento dctil.

INFLUNCIA DE FACTORES AMBIENTAIS NA DEFORMAO DAS ROCHAS

Tenso confinante ou litosttica a tenso resultante do peso das camadas suprajacentes. Esta tenso aumenta a ductilidade da rocha, aumentando o campo de plasticidade e, consequentemente, a resistncia rotura. Tenso no litosttica ou dirigida ocorre quando um corpo est sujeito a foras de intensidade diferente nas diversas direces. Temperatura aumenta tambm a plasticidade. Por exemplo, um vidro que se partiu temperatura ambiente pode ser reciclado, porque os bocados resultantes podem ser aquecidos tornando-se moldveis. Do mesmo modo que a presso, a temperatura aumenta tambm com a profundidade e, consequentemente, aumenta o limite de plasticidade das rochas.

50

Contedo em fluidos de um modo geral, faz tambm aumenta a plasticidade das rochas. uma situao anloga que se verifica num ramo hmido de uma rvore que flecte mais facilmente que um ramo seco. Tempo de actuao em regra faz com as rochas seja mais plsticas rompendo com mais dificuldade. Composio e estrutura das rochas certos aspectos estruturais como a xistosidade, fazem aumentar a plasticidade.

DEFORMAES MAIS FREQUENTES Dobras (deformaes contnuas) so deformaes que se traduzem pelo arqueamento das camadas. Podem existir a nvel microscpico e macroscpico.

Charneiras

Flancos as vertentes da dobra. Charneira zona de convergncia das camadas de cada flanco. Ncleo conjunto de camadas mais internas da dobra. Plano axial plano que contm as charneiras dos diferentes estratos dobrados. o plano bissector do ngulo formado pelos dois flancos. Eixo interseco do plano axial com as charneiras.

51

Antiforma uma dobra cuja concavidade, ou abertura, est voltada para baixo. Sinforma uma dobra cuja concavidade est voltada para cima. Sempre que seja possvel determinar a idade das camadas e se verificar que o ncleo de uma antiforma contm os terrenos mais antigos trata-se de uma anticlinal; Se o ncleo de uma sinforma contm os terrenos mais novos designa-se sinclinal. No caso de a dobra ter o eixo vertical designa-se por dobra neutra. Nas dobras neutras, a abertura orienta-se lateralmente. A atitude das camadas, ou seja a sua posio, pode ser definida pela direco e pela inclinao das referidas camadas. Direco da camada a interseco do plano da camada com um plano horizontal define uma linha horizontal, a directriz. O ngulo formado pela directriz com a direco N-S geogrfica dada pela bssola constitui a direco da camada. Supondo, por exemplo que esse ngulo igual a 30 E, pode representar-se a direco por, N 30 E. Inclinao dos estratos o ngulo formado pela pendente (linha de maior declive) com o plano horizontal. A linha de maior declive pode ser facilmente determinada, vertendo um pouco de gua sobre o flanco da dobra. A gua percorre a linha de maior declive. Sinclinal

Anticlinal

52

FALHAS deformaes contnuas em que se verifica a fractura da rocha acompanhada do deslocamento dos blocos fracturados, um em relao ao outro. Ocorrem quando ultrapassado o limite de plasticidade dos materiais rochosos.

Lbio levantado

Os elementos constituintes de uma falha so: Plano de falha superfcie de fractura; Lbios da falha os dois blocos deslocados. O que fica a um nvel superior chama-se lbio levantado. Ao que fica num plano inferior designa-se por lbio descado; segundo a posio dos lbios relativamente ao plano da falha, aquele que sobrepe o plano da falha chama-se tecto e o que se situa por debaixo do plano da falha designase por muro. Rejecto a menor distncia entre dois pontos que estavam juntos antes da fractura e do respectivo deslocamento. Escarpa de falha ressalto topogrfico produzido pela falha.

TIPOS DE FALHAS: Falha normal ou distensiva um dos blocos (lbios) apresenta-se descado relativamente ao outro. Falha inversa ou compressiva o bloco descado situa-se por baixo do plano de falha. Os dois lbios formam entre si um ngulo agudo. Falha de desligamento os movimentos dos blocos so horizontais e a falha classificase de direita ou esquerda, conforme o observador situado no plano de falha veja avanar o bloco da sua esquerda ou o bloco da sua direita.
53

As falhas podem surgir associadas e com configuraes geogrficas designadas por fossas tectnicas ou grabens e macios tectnicos ou horsts.

Os grabens so blocos rebaixados, geralmente com um comprimento maior que a largura, e delimitados por sistemas de falhas convergentes para o interior. Os horsts so blocos tambm de forma linear, delimitados por falhas divergentes para o interior, e que exibem, com frequncia, uma altitude maior que as reas contguas que so muitas vezes constitudas por grabens. METAMORFISMO Metamorfismo um conjunto de transformaes mineralgicas, qumicas e texturais que ocorrem no estado slido, em determinadas rochas preexistentes quando so sujeitas a determinados factores, como, por exemplo, condies de tenso e temperatura elevadas. Metamorfismo provoca nas rochas um comportamento dctil. A maior parte destas rochas formada a profundidades compreendidas entre os 10 e os 30 km. A deformao que certas rochas metamrficas exibem sugere que a sua origem ocorreu sob influncia de tenses de origem tectnica muito intensas. Factores de metamorfismo: Calor afecta de forma significativa a mineralogia e textura de uma rocha.

Como se sabe, existe um aumento de temperatura com a profundidade. Numa zona de convergncia de placas, os sedimentos e as rochas superficiais, durante o processo de subduco, vo aprofundando no interior da Terra. Os materiais litolgicos nesses nveis ficam sujeitos a temperaturas elevadas, que, mesmo no sendo suficientes para o fundir, provocam alteraes importantes nos seus constituintes. Deste modo, a rocha ajusta-se
54

aos novos domnios de temperatura, estabelecendo-se novas ligaes atmicas, surgindo novas redes cristalinas e, consequentemente novos minerais. Outra fonte de calor pode ser proveniente do calor das intruses magmticas. Por exemplo, quando um magma ascende na crosta e se instala nas rochas e se instala nas rochas crostais suprajacentes, vai sobreaquec-las, originando tambm um processo metamrfico caracterstico. Tenso o metamorfismo um processo de geodinmica interna e as rochas resultantes dos processos metamrficos so formadas a diferentes profundidades.

As rochas medida que vo sendo afundadas na crosta terrestre, so sujeitas a tenses quer devidas ao peso exercido pela coluna de rocha suprajacente, quer a tenses de origem tectnica. As rochas em profundidade so sujeitas a tenses que modificam no s a sua composio mineralgica como tambm o arranjo dos minerais. As rochas em profundidade podem experimentar dois tipos de tenses: Tenso litosttica; Tenso no litosttica.

A tenso litosttica criada devido ao peso das camadas rochosas suprajacentes, geralmente aplica de igual modo e todas as direces. Estas tenses no produzem uma orientao preferencial dos minerais. Tenso no litosttica quando um corpo fica sujeito a qualquer tenso, por exemplo, do tipo compressivo como no caso de uma bola de argila comprimida entre o dedo polegar e o indicador, cria-se uma situao anloga da tenso no litosttica. Este tipo de tenses no litostticas (ou dirigidas) podem originar deformaes, como, por exemplo, dobras ou falhas. Deste modo as rochas sujeitas a este tipo de presses podem ser comprimidas ou alongadas consoante a tenso actuante for do tipo compressivo ou distensivo. Estas tenses produzem orientao preferencial de certos minerais. Fluidos muitas das alteraes qumicas e mineralgicas que ocorrem durante o processo metamrfico so devidas a fluidos que circulam nas rochas que esto sujeitas a estes processos.

Entre os fluidos pode considerar-se a gua aquecida a elevadas presses que transporta diversas substncias dissolvidas. Estas solues vo reagir com as rochas em que penetram, alterando a sua composio qumica e mineralgica. Por vezes, a aco deste tipo de fluidos pode levar substituio

55

completa de um mineral por outro, alterando deste modo, a composio e o arranjo riginal da rocha. Tempo os fenmenos relacionados com o metamorfismo so extremamente lentos, sendo, por isso, tambm de considerar o tempo como um dos factores relevantes para a formao de uma rocha metamrfica.

MINERALOGIA DO METAMORFISMO Os minerais que constituem as rochas so mais estveis em ambientes semelhantes queles em que estiveram presentes durante a sua formao. Quando essas condies se alteram os minerais podem experimentar alteraes. A composio mineralgica e o arranjo nos materiais rochosos preexistentes, quando sujeitos aco de metamorfismo, podem ser alterados pela formao de novos minerais, devido a novos arranjos de partculas, ocorrendo assim, recristalizao. Uma forma de distinguirmos as rochas metamrficas de outro tipo de rochas atravs da sua mineralogia tpica. Alguns minerais so especficos de ambientes metamrficos e podem mesmo caracterizar as condies presentes num determinado contexto metamrfico.

56

As partculas que originam o aluminosilicato (Al2SiO5) podem, sob determinadas condies ordenar-se de modos diferentes, constituindo minerais com estrutura atmica diferente, como sejam, a andaluzite, a cianite e a silimanite. Assim a andaluzite forma-se em condies de presso moderada e de temperaturas variadas. A cianite formada em condies de presses mais elevadas (que a andaluzite) e temperaturas variveis. A silimanite forma-se a presses variadas, no entanto, dos trs minerais polimorfos, o que pode ter na sua gnese condies de temperatura mais elevadas. Deste modo possvel identificar os diferentes graus de metamorfismo pela presena de minerais caractersticos, designados por minerais-ndice. Este minerais definem, portanto, limites de presso e temperatura em que a rocha que os contm foi gerada, funcionando assim como paleotermmetros e como paleobarmetros. De acordo com o tipo de minerais que podem constituir uma determinada rocha metamrfica, , pois, possvel inferir das condies que presidiram sua gnese, e assim, determinar o grau de metamorfismo, que pode ser classificado como: Metamorfismo de baixo grau; Metamorfismo de mdio grau; Metamorfismo de alto grau.

Um aumento da intensidade do metamorfismo geralmente acompanhado pelo aumento da granularidade da rocha devido intensificao dos fenmenos de cristalizao. As diferentes zonas metamrficas so delimitadas por superfcies de igual grau de metamorfismo, chamadas isgradas, definidas pelos pontos onde ocorrem pela primeira vez esses minerais-ndice.

57

TIPOS DE METAMORFISMO: Metamorfismo regional; Metamorfismo de contacto.

Metamorfismo regional afecta grandes reas da superfcie terrestre, pode estar associado a zonas de convergncia de placas, por exemplo, zonas de subduco. Durante estes processos metamrficos, o efeito das tenses no litostticas (ou direccionadas) muito importante, originando nas rochas, por exemplo, estruturas de deformao. Exemplos de rochas resultantes de metamorfismo regional: Ardsia; Filito; Micaxisto; Gnaisse.

Metamorfismo de contacto afecta pequenas extenses da superfcie terrestre. Neste tipo de metamorfismo predominam as temperaturas elevadas, nomeadamente nas zonas prximas das intruses magmticas, uma vez que o calor, ao propagar-se s rochas encaixantes da intruso, vai alterar minerais existentes nessas rochas. As rochas originadas atravs deste tipo de metamorfismo apresentam, muitas vezes, recristalizao, como resposta ao aumento significativo de temperatura. Os mecanismos de deformao so fracos, ou mesmo ausentes. As rochas que se encontram junto intruso so fortemente aquecidas e so, deste modo, metamorfisadas, desenvolvendo-se assim uma zona de rochas alteradas pelo contacto com a massa em fuso designada aurola de metamorfismo. A extenso da aurola de contacto depende do tamanho da intruso, bem como da quantidade de gua existente nas rochas preexistentes. Tambm a quantidade de fluidos que so libertados durante a solidificao desta intruso importante na extenso da aurola de metamorfismo. Por exemplo, numa pequena intruso, com poucos metros de espessura e, na ausncia de fluidos, a aurola de metamorfismo poder ter apenas alguns centmetros de espessura. Pode concluir-se que a variedade de rochas resultantes do metamorfismo de contacto depende: Do tipo de rocha encaixante; Da quantidade de fluidos que vo circular nessa rocha; Da temperatura resultante da instalao da intruso magmtica.

58

TEXTURAS CARACTERISTICAS DAS ROCHAS METAMRFICAS Durante o processo de metamorfismo so produzidos novos arranjos mineralgicos, podendo haver alterao qumica das rochas iniciais. A textura das rochas metamrficas determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais que as constituem. Tambm o tamanho dos gros pode ser um aspecto importante na textura de uma rocha metamrfica. Em geral, o tamanho dos gros aumenta medida que o grau de metamorfismo tambm aumenta. Um dos tipos de textura mais importante nas rochas metamrficas a foliao. Foliao qualquer estrutura planar de uma rocha que pode ser originada durante os processos de metamorfismo e resultante, quer de um alinhamento preferencial de certos minerais anteriores ao metamorfismo, como, por exemplo, as micas, quer da orientao de novos minerais formados durante o processo de recristalizao. medida que o grau de metamorfismo aumenta, a propriedade de certas rochas se dividirem em lminas (fissilidade), segundo planos de foliao, torna-se menos evidente. FOLIAO NAS ROCHAS METAMRFICAS

Certas rochas sedimentares por aco dos factores de metamorfismo so transformadas progressivamente em rochas metamrficas, evidenciando estruturas tpicas, como, por exemplo, a foliao.
3

A textura foliadas caracterstica de certo tipo de rochas metamrficas resulta da orientao preferencial de certos minerais.

A foliao resulta da aco de tenses orientadas (ou no litostticas)


5

As rochas metamrficas foliadas so classificadas de acordo com o grau de foliao. Assim pode falar-se em: Clivagem xistenta; Xistosidade; Bandado gnaissico

Os minerais com hbito tubular (achatado), como as micas, tendem a crescer devido a fenmenos de recristalizao segundo um plano perpendicular direco da tenso compressiva.

Correspondendo estes tipos de foliao a diferentes graus de metamorfismo.

59

Clivagem xistenta uma estrutura planar, tpica de rochas metamrficas de baixo grau, como a ardsia e o filito. Os planos de clivagem so o resultado de um arranjo paralelo de minerais tubulares. O plano de clivagem corresponde ao plano onde ocorre uma orientao preferencial de tais minerais, o que pode levar a concluir que a orientao destes o resultado de tenses orientadas de origem tectnica. As superfcies de clivagem numa rocha como o filito, devido a uma granulometria mais grosseira do que na ardsia, conferem a esta rocha um brilho lustroso sedoso na superfcie de foliao. Xistosidade o aumento do grau de metamorfismo permite a existncia de fenmenos muito importantes de recristalizao, verificando-se um maior desenvolvimento de cristais, como, micas, quartzo e feldspatos. A xistosidade corresponde a foliao bem desenvolvida, quer pela orientao preferencial de certos minerais lamelares, quer pelo desenvolvimento de novos minerais, o que traduz na rocha pela existncia de maior granularidade. Este tipo de foliao evidente em rochas metamrficas de mdio grau como o micaxisto, o que origina menor fissilidade (quanto maior o grau de metamorfismo menor a fissilidade). Estes minerais podem ser distinguidos vista desarmada. Bandado gnaissico no caso do gnaisse, a fissilidade ainda menos evidente. Face ao elevado grau de metamorfismo a que est sujeita esta rocha, verificam-se intensos fenmenos de recristalizao, nomeadamente de minerais no lamelares como o quartzo e o feldspato. Estes minerais so separados de outros, como a biotite e as anfbolas (minerais escuros), formando-se bandas alternadas, que constituem o bandado gnaissico ou gnaissosidade Um outro tipo de textura que tambm pode ocorrer em rochas metamrficas a textura no foliada, tambm chamada granoblstica. As rochas com este tipo de textura so constitudas, essencialmente, por minerais com formas semelhantes a grnulos em vez de formas tubulares ou alongadas. Estas rochas so resultantes de um tipo de metamorfismo em que a deformao est, praticamente, ausente, como, por exemplo, no caso do metamorfismo de contacto. Exemplos de rochas te textura no foliada: corneanas, quartzitos e os mrmores.

60

Anda mungkin juga menyukai