Anda di halaman 1dari 6

Tipos de Personalidades Traos de Personalidade Perfil de Personalidade para o cargo de Gerente e Staff Introduo O principal objetivo deste trabalho

realizar um estudo de personalidade e seus traos, pois neste novo mundo contemporneo precisamos conhecer e entender os diversos tipos de pessoas, para que possamos obter resultados positivos ao conviver nas organizaes corporativas e at pessoal. O resultado de nossa pesquisa mostrar o quo importante a flexibilidade no processo de liderana ao posso que conhecemos os tipos de traos de personalidade, para chegar a uma conquista positiva. Ainda permitir aos gestores que compare os diversos tipos e verifique em qual se encaixe e veja s pontos a serem aprimorados para que evolua com conhecimento e comportamentos adequados para os cargos de Gerencia e Staff.

Desenvolvimento Personalidade o conjunto de caractersticas psicolgicas que determinam os padres de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de uma pessoa. A personalidade o agente organizador e administrador do individuo. Sua funo a de integrar os conflitos e presses a que o individuo est exposto, de modo a satisfazer necessidades e a permitir que o individuo atinja objetivos futuros. A definio de personalidade mais freqentemente utilizada foi criada por Gordon Allport h mais de 70 anos. Ele disse que a personalidade "a organizao dinmica interna daqueles sistemas psicolgicos do individuo que determina o seu ajuste individual ao ambiente" Existe alguns determinantes da nossa personalidade, como: A hereditariedade que argumenta que a explicao definitiva para a personalidade de um individuo est na estrutura molecular de seus genes, localizada nos cromossomos.

~2~

Trs diferentes ramos de pesquisa do algum credito ao argumento de que a hereditariedade tem um papel importante na determinao da personalidade de uma pessoa. O primeiro deles estuda os fundamentos genticos do comportamento e temperamento humano entre crianas pequenas. O segundo estuda irmos gmeos separados no nascimento. O terceiro, a coerncia na satisfao com o trabalho no decorrer do tempo e em diferentes situaes. O ambiente influencia nossa formao de personalidades nos momentos que sofremos presso positivas ou negativas, de onde e como fomos criados, nossa cultura, crenas, religio, nossos amigos e grupos sociais. Lembrando que a hereditariedade determina os parmetros ou limites, mas o potencial total de um individuo ser determinado pelo seu ajuste s demandas e exigncias do ambiente. A situao um terceiro fator, embora uma pessoa seja coerente e estvel na maneira de agir, dependo da situao que esteja ser necessrio apresentar outra postura neste momento. Por esta razo, no devemos avaliar os padres de personalidade de modo isolado. Tipos de Personalidades Realista: Prefere atividades concretas e que podem ser realizadas com ferramentas, instrumentos e/ou maquinas de qualquer tipo. Que exija habilidade, fora e coordenao. Procura evitar ser o centro das atenes. Investigativo: Preferem atividades que envolvam raciocnio, organizao e entendimento e estudos profundos, com a finalidade de entend-los e at colaborar para que outras pessoas possam entend-lo. Procura evitar contatos afetivoemotivos. Social/Democrtico/Paternal: Constri laos fraternais, coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar. Este estilo considera que a equipe tem maturidade e conhecimento para poder participar. Prefere atividades que envolvam o auxilio e o desenvolvimento de outras pessoas. Procura evitar tarefas que exijam manipulao de ferramentas e maquinas. Convencional: Prefere atividades normatizadas, ordenadas e sem ambigidade, suas aes esto sempre dentro das leis e normas. Procura evitar tarefas que no so bem definidas ou organizadas.

~3~

Empreendedor/Inspirador/Bem Sucedido: Prefere atividades verbais, que oferecem oportunidade de influenciar pessoas e conquistar poder. Vem o mundo como um desafio organizado e eficiente, no h obstculos que os impea de alcanar seus objetivos. Serve de exemplo para os funcionrios, raramente d ordens, cada um sabe o que fazer e aonde ir, encaixa em equipes muito motivadas. Procura evitar atividades muito metdicas que dependam de observaes meticulosas.

Artstico/Visionrio: Prefere atividades no sistemticas e ambguas, que permitam a expresso criativa, gosta de manifestar suas idias e sentimentos atravs da escrita, da musica, do teatro e outros. Cria projetos em longos prazos construtivos e atraentes para a organizao, liderana capaz de reconhecer talentos com facilidade, capta informaes necessrias e reconstri a situao de acordo com sua tica e tambm so individualistas. Procura evitar tarefas muito ordenadas e rotineiras e tem dificuldades para manter a equipe motivada.

Autoritrio/Individualista: Comanda com firmeza, provoca mudanas na equipe, est frente, mobiliza as pessoas para um ideal. do tipo que motiva as pessoas a fazerem algo juntamente com ele. Procura evitar elogios e muito critico com quem no apresenta resultados.

Marcador de ritmo: de alto desempenho, do tipo que lidera pelo exemplo, voltado a resultados rpidos. Ponto fraco que impaciente com pessoas de ritmo lento.

Treinador: Costuma desenvolver muito bem as pessoas, lder de muita ao. Ponto fraco que geralmente alega falta de tempo e acredita que tudo se resolve numa sala de treinamento.

Centralizador/Prestativo: As decises normalmente so tomadas pelo lder, este perfil til em processo onde a pessoa no tem maturidade para caminhar sozinhas, no gostam de assumir liderana, por isso apia as pessoas que as tem, manipula atravs da empatia. E pode se tornar hostil caso tenha a afeio e a aprovao das pessoas.

Liberal: O lder delega poderes para um ou mais membros da equipe e fica a disposio para o que for necessrio. Este perfil pode funcionar bem quando os seguidores so instrudos e maduros. Ponto Fraco que sem o acompanhamento

~4~

constante do lder no monitoramento das atividades a equipe pode ficar perdida e o projeto final comprometido. O Epicurista/Sonhador: Possui elevado grau de energia, motivao e intuitivo, volvel e evita responsabilidades, sempre aberto a coisas novas, busca projetos interessantes para se envolver, porem tem dificuldade de lev-los adiante. Traos de Personalidade Caractersticas amplamente difundidas incluem timidez, agressividade, submisso, preguia, ambio, lealdade e acanhamento. Estas caractersticas quando exibidas em um grande numero de situaes, so chamadas de traos de personalidade. H muito tempo, os pesquisadores acreditam que podem ajudar na seleo de funcionrios, na adequao das pessoas ao trabalho e na orientao para o desenvolvimento da carreira de cada pessoa. Nos anos recentes, um numero considervel de pesquisadores indica que cinco dimenses bsicas do a base para todas as outras e englobam as variaes mais significativas na personalidade humana. Extroverso: Esta dimenso se refere ao nvel de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos. Os extrovertidos costumam se juntar momentaneamente em grupo perdendo suas caractersticas individuais, so afirmativos e sociveis. Os introvertidos costumam ser reservados, tmidos e quietos. Amabilidade: Esta dimenso refere-se tendncia de um indivduo em acatar as idias dos outros. As pessoas muito amveis so cooperativas, receptivas e confiantes. As pessoas que tm baixa pontuao nesta dimenso so frias, desagradveis e confrontadoras. Conscincia: Esta dimenso uma medida de confiabilidade. Uma pessoa altamente consciente responsvel, organizada, confivel e persistente. Aqueles que tm baixa pontuao nesta dimenso so facilmente distrados,

desorganizados e pouco confiveis. Estabilidade emocional: Esta dimenso se refere capacidade de uma pessoa enfrentar o estresse. As pessoas com estabilidade emocional positiva costumam

~5~

ser calmas, autoconfiantes e seguras. Aquelas com pontuao negativa tendem a serem nervosos, ansiosos, deprimidos e inseguros. Aberta para experincias: A ultima dimenso se refere aos interesses de uma pessoa a seu fascnio por novidades. Pessoas extremamente abertas so criativas, curiosas e sensveis artisticamente. Os que ficam na outra ponta desta dimenso tendem a ser convencionais e sentem melhores com o que lhe familiar. Alm de proporcionar uma estrutura unificada da personalidade, a pesquisa sobre essas cinco dimenses tambm encontrou importantes relaes entre elas e o desempenho no trabalho. Perfil de Personalidade para o cargo de Gerente e Staff Os ltimos 20 anos foram fundamentais para difundir a importncia de buscar funcionrios com alto grau de conscincia. Da mesma forma ao buscar pessoas para funes de gerencias, liderana e staff seriam bons identificar aquelas com personalidade empreendedora, social investigadora e traos de extroverso. Em termos de dedicao ao trabalho, existem muitas evidencias de que as pessoas conscienciosas, extrovertidas e emocionalmente estveis costumam ser funcionrios altamente motivados. claro que devemos levar em conta fatores situacionais. Fatores como demandas das funes, a necessidade de interao com os demais e a cultura organizacional so exemplos de variveis situacionais que moderam a relao entre personalidade e desempenho no trabalho. preciso, portanto, considerar a funo, o grupo de trabalho e a organizao para poder determinar a adequao tima da personalidade e traos. No existe um estilo nico como podemos observar o importante so os resultados atingidos dentro dos padres ticos da empresa. Isso importante entender quando avaliamos os chefes e colegas, principalmente nas avaliaes de 360 muito comum nas empresas atualmente. No devemos deixar o nosso estilo de liderana interferir nas avaliaes, cada um tem um estilo. Consideraes Finais Neste trabalho, foi possvel expressar diversas fontes de pesquisa e a concluso que o grupo chegou.

~6~

Ao conhecer e entender os diversos tipos de personalidades e seus traos ter um desempenho satisfatrio ao entrar em contato com diversos tipos de pessoa e em qual tipo de situao. Pois teremos ferramentas para liderar uma empresa com sua equipe, sabemos que respeitando e lidando com a diversidade conseguimos administrar nossas falhas, as dos funcionrios e superiores, dando mais valor as qualidades de todos e alcanando nossas metas no prazo. Referencias Bibliogrficas Livro: Comportamento Organizacional; 11 Edio; Autor do Best-Seller Mundial Stephen P. Robbins (1943-); Traduo tcnica Reynaldo Marcondes - So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 http://www.efagundes.com/artigos/A_Personalidade_do_Lider.htm (11/03/2012 as 16:11) http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/conheca-os-10-perfisde-... (13/03/2012) http://4.bp.blogspot.com/_3y4Dphy6nsg/S8zbtpSPCZI/AAAAAAAABKo/L39ARIw07 Ks/s1600/foto_eneagrama.jpg ( 03 de maro de 2012 as 19:06) http://www.ea.ufrgs.br/professores/hfreitas/files/artigos/1996/1996_043_rev_sh.pdf (11/03/12 as 16:17) http://www.moityca.com.br/pdfs/Perspararh.pdf ( 03 de maro de 2012 as 18:55) http://analisecomportament.forumeiros.com/t46-os-tipos-de-personalidade-humanae-o-trabalho-em-equipe#bottom (11-03-12 as 15:19)

1 Ano: Turma de Tecnlogos 2012 - Faculdade Anhanguera

~7~

Anda mungkin juga menyukai