Anda di halaman 1dari 15

AS INTERAES SOCIAS E O BRINCAR DA CRIANA COM SNDROME DE DOWN

SANTOS, Talita Rocha dos. UEL tia_palita@hotmail.com OLIVEIRA, Francismara Neves de. UEL francismara @sercomtel.com.br rea Temtica: Teorias, Metodologias e Prticas Agncia Financiadora: no contou com financiamento Resumo Partindo das indicaes da literatura especializada sobre as interaes de vrios ambientes ou sistemas no desenvolvimento da criana objetivou-se discutir nesse trabalho as interaes familiares e escolares da criana com Sndrome de Down. Como problematizao nos perguntamos se o brincar poderia se constituir possibilidade de interveno no desenvolvimento scio-afetivo da criana, em suas interaes cotidianas. A modalidade de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso descritivo, de metodologia qualitativa. Participaram do estudo, seis adultos sendo trs mes e trs professoras de trs crianas portadoras da Sndrome de Down. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as mes e professoras enfatizando as interaes familiares e escolares da criana, focalizando as caractersticas comportamentais, o processo de incluso na escola regular e o brincar. A anlise dos dados apontou que as crianas possuem caractersticas prprias, distintas entre si e que as suas interaes familiares e escolares revelam-se to imprescindveis ao desenvolvimento quanto no caso das crianas ditas normais. Sobre o processo de incluso escolar, prevaleceu a dimenso da aceitao por parte dos colegas e dos professores, baseados na caracterstica de temperamento dcil. O brincar da criana com Sndrome de Down indica significativas possibilidades de interaes favorecedoras ao seu desenvolvimento e portanto devem constituir-se em instrumento de interveno na prtica educativa dessas crianas. Os resultados do presente estudo ressaltaram ainda a necessidade de um trabalho com os pais de crianas portadoras da Sndrome de Down desde o nascimento e recebimento do diagnstico e durante a insero da criana em ambiente de escolarizao, oportunizando um espao de escuta e de acompanhamento diante das demandas de desenvolvimento e aprendizagem da criana. Palavras-chave: Educao infantil; Criana Sndrome de Down; Brincar; Interaes sociais e cognitivas. Sndrome de Down Caractersticas Desenvolvimentais Para algumas pessoas ela conhecida como Mongolismo ou Mongol, para outras como Sndrome de Down, sendo esse o termo mais usado atualmente. A principal conseqncia dessa

2103

sndrome a deficincia mental. Existem muitos registros antigos a respeito da Sndrome de Down, no entanto, nenhum relatrio documentado sobre os portadores da Sndrome de Down foi publicado antes do sculo XIX. A primeira descrio de uma criana, presumidamente portadora da Sndrome de Down, foi dada por Jean Esquirol em 1838. Porm, seu reconhecimento como uma manifestao clnica, foi descrito por John Langdon Down, no ano de 1866, em um trabalho publicado, onde descreveu algumas caractersticas dos portadores da Sndrome de Down, conforme lembra PUESCHEL, 1998, p.48: O cabelo no preto, como o cabelo de um verdadeiro mongol, mas de cor castanha, liso e escasso. O rosto achatado e largo. Os olhos posicionados em linha oblqua. O nariz pequeno. Estas crianas tm um poder considervel para a imitao. Somente em 1959, o Dr. Jerome Lejeune e Patrcia A. Jacobs e seus respectivos colaboradores descobriram que a sndrome estava relacionada a um erro na distribuio dos cromossomos das clulas. Percebendo que havia a existncia de um cromossomo extra, ou seja, que os portadores da Sndrome de Down possuem um cromossomo extra no par cromossmico 21. Quando h a perda ou acrscimo nos cromossomos, o funcionamento do organismo pode ser afetado. Em relao Sndrome de Down, acontece a trissomia do cromossomo 21, isto , a existncia de trs conjuntos de cromossomos 21. E as caractersticas dos portadores da Sndrome de Down, so geradas a partir desse cromossomo a mais. As causas da Sndrome de Down podem estar relacionadas a vrios fatores. Uma possvel causa da Sndrome de Down est relacionada idade da me, pois desde o nascimento as mulheres tm uma quantidade certa de vulos que envelhecem medida que elas vo envelhecendo. Portanto, se a me tiver uma idade avanada maior ser o risco de nascer uma criana com Sndrome de Down. No apenas a idade avanada da me pode ser um fator de incidncia, mas tambm a idade do pai. Se o pai tiver de 45 a 50 anos ou mais, pode haver um risco da criana nascer com Sndrome de Down. A Sndrome de Down pode ser identificada na criana ao nascimento ou logo aps pela presena de vrias caractersticas fsicas. Sua caracterizao deve ser comprovada por uma anlise citogentica (exame do caritipo) que poder indicar no portador qual dentre os trs tipos da Sndrome de Down ele possui: trissomia simples ou livre; trissomia por translocao e mosaicismo.

2104

Os portadores da Sndrome de Down tm caractersticas fsicas tpicas, e se parecem um pouco entre si. Contudo, algumas pessoas portadoras da sndrome apresentam caractersticas ou condies, enquanto outras no. Uma concepo equivocada, ainda presente em relao aos portadores da Sndrome de Down e suas caractersticas, que todos se desenvolvem da mesma forma, apresentando as mesmas caractersticas, incapacidades e limitaes orgnicas, motoras e cognitivas. Portanto podem apresentar diferenas entre si, como: cor dos cabelos e olhos, estrutura corporal, padres de desenvolvimento, temperamentos, dentre outras (MUSTACCHI; ROZONE, 1990; MOELLER, 2006 apud SILVA; KLEINHANS, 2006, p. 125). O sistema nervoso da pessoa com Sndrome de Down apresenta anormalidades estruturais e funcionais, que determinam algumas caractersticas como atraso em seu crescimento e desenvolvimento tanto motor quanto mental. Assim, necessrio que ele passe por um processo de estmulos, denominado por alguns autores como estimulao precoce, que o ajudar em seu desenvolvimento, diminuindo o atraso provocado. Conforme Franco (1995, p. 3 apud SAAD, 2003, p.126) trata de uma orientao que visa: proporcionar criana experincias de carter bio-psico-sociais e educativas, que permitem minorar os seus dficits e auxili-las no desenvolvimento de suas capacidades nos primeiros anos de vida. A estimulao precoce deve comear desde os primeiros meses de vida do portador da Sndrome de Down. Profissionais como fisioterapeutas, fonoaudilogos e terapeutas ocupacionais ajudam as crianas com Sndrome de Down a fazer exerccios que estimulam o seu desenvolvimento. A convivncia saudvel com o portador da Sndrome de Down e a estimulao sendo realizada de maneira apropriada, respeitando o ritmo de desenvolvimento particular de cada indivduo, poder promover importantes alteraes qualitativas em seu desenvolvimento global. Para alguns autores como, Feuertein (1980), Mantoan (1997) e Vygostsky (1991) (apud SILVA e KLEINHANS, 2006), o desenvolvimento cognitivo decorre da interao da criana com o ambiente familiar e social. O meio como mediador da aprendizagem visa um desenvolvimento significativo. Isso pode ser comprovado em um estudo, realizado por Niccols; Atkinson; Pepler (2003, apud SILVA; KLEINHANS, 2006) que verificou a capacidade das crianas em solucionar problemas cotidianos quando o ambiente familiar e escolar se mostrava acolhedor e promovia estimulao adequada das funes cognitivas.

2105

O processo de aprendizagem implica respostas que podem ser de ordem motora, verbal ou grfica. Por apresentarem limitaes em seu desenvolvimento, os portadores da Sndrome de Down podem apresentar dificuldades no processo de aprendizagem, dificultando funes como: habilidade para usar conceitos abstratos; memria; percepo geral; imaginao; relaes espaciais; esquema corporal; raciocnio e transferncia na aprendizagem. Apesar disso, a possibilidade de ampliar e determinar certas respostas estaro condicionadas influncia do meio. Tambm preciso que as aes educacionais compreendam que cada portador da Sndrome de Down possui, como j assinalado, um processo de desenvolvimento particular, fruto de condies genticas, sociais e histricas prprias. H de ser ressaltado que essas dificuldades no se assinalam como impossibilidades para a pessoa com Sndrome de Down aprender, podendo esta apresentar possibilidades de se desenvolver e executar atividades dirias. Os atributos como amabilidade, docilidade, obedincia e sensibilidade so considerados inerentes aos portadores da Sndrome de Down. Tais caractersticas so vistas como normas existentes para o convvio social e por essa razo so apreciadas e valorizadas pelas mes e pela sociedade. Entretanto, as pessoas com Sndrome de Down podem apresentar variaes em sua personalidade e temperamento. Nesse sentido, pode-se afirmar que os portadores da Sndrome de Down so distintos entre si em todos os aspectos, assim como prprio ao desenvolvimento de qualquer ser humano. Conforme Chevallier (1993 apud SERRO, 2006), o comportamento social da pessoa com Sndrome de Down influenciado pelo ambiente, onde os resultados dessa interao podem limitar ou ampliar as oportunidades do seu desenvolvimento e de suas possibilidades de integrao social. Os problemas de comportamento apresentados por alguns portadores da Sndrome de Down podem ser amenizados a partir da atuao conjunta entre psiclogo, educador e famlia, em uma perspectiva de processo de estimulao. Normalmente esses problemas resultam no isolamento, como uma resposta a situaes que causam desconforto, e no falar sozinho. Tanto para o adolescente quanto para o adulto com Sndrome de Down, o espao teraputico pode diminuir o isolamento e propiciar um espao em que ele possa se expressar.

2106

Interaes Familiares e Escolares em portadores da Sndrome de Down Partindo do pressuposto de que tanto a famlia como a escola, so importantes espaos de desenvolvimento a todo e qualquer indivduo, enfatizamos a importncia das interaes familiares e escolares para o portador da Sndrome de Down. A famlia a primeira base do indivduo; a partir dela que as primeiras relaes sociais da criana so construdas. Neste sentido a famlia constitui o primeiro agente de socializao da criana, sendo a mediadora das relaes da mesma com seus diversos ambientes. Para Rodrigo e Palcios (1998 apud VOIVODIC; STORER, 2002), o desenvolvimento de crianas que apresentam deficincia mental no depende apenas do grau em que so afetadas intelectualmente, pois em uma viso mais sistmica consideram-se diversos fatores afetando o desenvolvimento, dos quais o principal o ambiente familiar. fato que o nascimento de um filho sempre esperado com muita expectativa. Porm, a chegada de um filho diferente do esperado, que apresenta alguma deficincia fsica ou mental, se torna um momento difcil para a famlia e afeta toda a sua estrutura familiar. O momento em que os pais recebem o diagnstico comumente nomeado pela literatura especializada como uma fase de luto, em que as famlias, em especial a me, passam por algumas reaes impactantes nos primeiros dias de vida de seu filho. Em alguns casos h a negao da deficincia, como se esperassem por um erro no diagnstico mdico. Em outros, h a ambivalncia de sentimentos e aos poucos os pais vo compreendendo e comprovando que seu filho tem algumas limitaes, mas que no to diferente ou estranho como imaginavam. Segundo Voivodic e Storer (2002) as atividades da vida cotidiana na famlia possibilitaro criana dita normal, portadora da Sndrome de Down ou de qualquer outra deficincia, oportunidades para aprender e se desenvolver por meio do modelo, da participao conjunta, da realizao assistida e de tantas outras formas de mediar a aprendizagem. No que concerne interao entre pais e filhos, sua qualidade produz importantes efeitos no desenvolvimento cognitivo, lingstico e socioemocional da criana dita normal ou portadora de alguma deficincia. Em relao ao portador da Sndrome de Down, a estrutura familiar, as relaes e o tipo de interao existente entre os membros de sua famlia podem ter grande influncia em seu desenvolvimento e comportamento. Nesse sentido, o portador da

2107

Sndrome de Down deve ter um papel ativo e uma funo para si mesmo no ambiente em que vive, o que pode proporcionar benefcios ao seu desenvolvimento. O papel da famlia na vida da pessoa portadora da Sndrome de Down muito importante, pois ela que proporciona atravs do carinho, da estimulao e do respeito, as estruturas para que ele possa se inserir no ambiente social e escolar. Conforme analisa RODRIGUEZ (2006 p. 19):

(...) podemos dizer que a incluso comea em casa, seja em relao aos pais que tm filhos com Sndrome de Down, seja com pais que tm filhos sem nenhum tipo de sndrome e que permitem que seus filhos conheam, se aproximem e convivam com as diferenas. Todos ns estamos includos nesta histria e enquanto as pessoas no se derem conta disso, apenas os que sofrem o preconceito sero capazes de pensar em alternativas para a transformao social.

O processo educativo realizado tanto com a criana dita normal como com a criana portadora de deficincia, e em especial a Sndrome de Down, deve basear-se no contato e interao com o outro, nas relaes estabelecidas nesse meio, uma vez que estas interaes possibilitam a criana com Sndrome de Down desenvolver atividades fsicas, emocionais e cognitivas que favorecem seu processo de aprendizagem. A educao que as crianas sem deficincia recebem pode ser a mesma para as crianas com Sndrome de Down, haja visto que recebendo a educao semelhante, com as modificaes necessrias, podem superar ou melhorar suas limitaes. Entretanto, esse processo educativo difere apenas na maneira de apresentar a informao s crianas com Sndrome de Down, atendendo suas especificidades. Pueschel (2000, p. 4 apud SAAD, 2003, p. 128) afirma que todas as crianas com desenvolvimento tpico ou atpico tem capacidade para aprender e por freqentarem classes regulares com o apoio de que necessitam, se beneficiaro. A adaptao dos portadores da Sndrome de Down ou com alguma outra deficincia, ao ambiente escolar fundamental para o seu desenvolvimento, alm dessa adaptao favorecer o processo de incluso. Por isso, mesmo com essas dificuldades a criana com deficincia mental deve ser inserida no ensino regular, atendendo suas necessidades especiais, igualando suas atividades escolares em sala de aula com modificaes e adaptaes necessrias para sua aprendizagem, sem afast-la do convvio com outras crianas ditas normais. Segundo Silva

2108

(2005 apud SILVA e MARTINS, 2007) o conhecimento se constitui a partir das relaes que estabelece com o meio e com o outro. Assim como a famlia, a escola tambm exerce um papel relevante no desenvolvimento do indivduo. Sendo a segunda instituio social de grande importncia tanto para as crianas em idade escolar com desenvolvimento tpico como para as crianas com desenvolvimento atpico, especialmente no que se refere sua caracterstica de estimuladora de funes cognitivas e sociais. Considerada como espao de socializao e formao, e como ambiente principal de transmisso do conhecimento construdo socialmente e sistematizado, influi em todos os aspectos relativos aos processos de socializao e individualizao da criana, assim como no desenvolvimento das relaes afetivas, na habilidade de participar em situaes sociais, na aquisio de exerccios relacionados com a competncia comunicativa, o desenvolvimento do papel sexual, das condutas pr-sociais e da prpria identidade pessoal: autoconceito, auto-estima, autonomia. Segundo Ferreira (1999, p. 13 apud SAAD, 2003, p.142) a escolarizao orientada para a ampliao do mundo de significados contribui para o desenvolvimento integral da pessoa com deficincia, uma vez que, atendendo aos objetivos educacionais, proporciona a realizao de suas capacidades e desenvolvimento de funes mais superiores, requeridas pela interao social. Assim, consideramos a importncia da escolarizao para ampliao dos contextos de socializao externos ao ambiente familiar. Para as crianas com alguma deficincia, o convvio com outras crianas pode facilitar o desenvolvimento e a aprendizagem, o que favorece a formao de vnculos afetivos e sociais entre elas. Nesse sentido Silva e Martins (2007) afirmam que quanto mais cedo a criana com ou sem deficincia entrar na escola, maior ser seu desenvolvimento, j que esse depende da convivncia que estabelece com os outros membros do grupo. A convivncia em ambientes comum entre crianas ditas normais e crianas com desenvolvimento atpico, proporciona interaes significativas, j que as crianas desenvolvem a amizade, aprendem a trabalhar em grupo, a compreender, a respeitar e a conviver com as semelhanas e as diferenas individuais de seus pares (SILVA E MARTINS, 2007).

2109

Situaes de interaes ldicas e a criana Sndrome de Down O brincar uma atividade inerente ao ser humano, faz parte de sua natureza humana, e favorece tanto o desenvolvimento da criana dita normal como da criana portadora de alguma deficincia. No processo de desenvolvimento infantil, tanto no aspecto cognitivo como no afetivo-emocional o brincar considerado por muitos estudiosos entre eles Vygotsky, Piaget, Wallon (apud ANCINELO, 2006), como parte essencial ao desenvolvimento da criana dita normal ou com deficincia fsica ou mental. Como relata SANTOS (2000 apud COSTA; BENTES, 2001), partindo do pressuposto de que toda a criana um ser social e que a apropriao do conhecimento se d desde que ela nasce, o seu desenvolvimento se d num espao e tempo compartilhados com o outro. O brincar por sua constituio, a principal alternativa favorecedora do desenvolvimento scio-afetivo e cognitivo. Para Kishimoto (1997, p.36 apud SAAD, 2003) as atividades ldicas com brinquedos e jogos envolvem o indivduo como um todo cognio, afetividade, corpo e interaes sociais promovendo seu desenvolvimento. Nesse caso as situaes ldicas para a criana Sndrome de Down facilitaro seu desenvolvimento. A atividade ldica facilita o processo de aprendizagem da criana, criando condies para que a mesma explore seus movimentos, manipule materiais, interaja com seus pares e resolva situaes-problemas. Por meio das brincadeiras, as crianas podem manifestar certas habilidades que no seriam esperadas para a sua idade. Segundo Vygotsky (apud ANCINELO, 2006) a partir dessa manifestao de habilidades cria-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal que consiste na distncia entre aquilo que a criana consegue e sabe fazer sem o auxlio de um adulto e o que capaz de realizar com ajuda de um adulto ou uma criana mais velha, que depois realizar sozinha. nesse contexto que o jogo pode ser considerado um excelente recurso a ser usado quando a criana entra na escola, j que parte essencial de sua natureza, podendo favorecer tanto os processos que esto em formao, como outros que sero completados. Em relao criana com deficincia mental, em especial a Sndrome de Down, o jogo vivido pela criana permite a reduo dessa distncia (RIBEIRO apud KISHIMOTO, 2007). Para Brougre (2004 apud OLIVEIRA, 2006), o brincar est estritamente ligado ao fator social, a criana inicia sua brincadeira a partir das relaes estabelecidas com o adulto e outras

2110

crianas, atravs da imitao promovendo seu convvio social. Nesse sentido a brincadeira concebida como um meio utilizado pela criana para que possa se relacionar com o ambiente fsico e social no qual est inserida, despertando assim sua curiosidade e ampliando seus conhecimentos e habilidades motoras, cognitivas ou lingsticas, alm de permitir expressar as diferentes impresses vivenciadas em seu contexto familiar e social. O brincar alm de ser essencial ao processo de ensino e aprendizagem, como j mencionado, tambm proporciona criana com deficincia mental, vivncias positivas por ser significativo, j que, ligado satisfao e ao xito, desperta sentimentos de auto-estima e autoconhecimento (IDE, 1997, p. 96 apud SAAD, 2003). Os brinquedos utilizados na estimulao das crianas portadoras da Sndrome de Down devem ser adequados as suas necessidades e ao seu nvel de desempenho, a fim de proporcionar experincias positivas e fortalecer o autoconceito. Ressaltamos, portanto, a importncia do brincar no desenvolvimento da criana com desenvolvimento tpico ou portadora de alguma deficincia mental, em especial, a Sndrome de Down. na brincadeira que a criana poder desenvolver e aprimorar seus aspectos afetivos, motor, cognitivo e social. Caracterizao da Pesquisa A modalidade de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso descritivo (YIN, 2005; MARTINS, 2006), de metodologia qualitativa. Nessa modalidade de pesquisa, os dados so estudados evidenciando-se suas especificidades e ressaltando traos relevantes que visam confirmar o estudo terico realizado. A escolha dos participantes para esse estudo ocorreu de modo natural. No determinamos previamente idade, sexo, condio social ou pertencimento classe especial. Enfim, os participantes surgiram de contatos no estruturados. Um deles por relacionamento estabelecido dentro do nibus e os outros dois por indicao. Os participantes do presente estudo foram trs crianas portadoras da Sndrome de Down, sendo um menino de 09 anos e duas meninas, uma com 04 anos e outra com 05 anos de idade; trs mes, identificadas como cuidadoras das crianas e quatro professoras. Todas as crianas, coincidentemente freqentam a mesma instituio especializada no atendimento a pessoas com Sndrome de Down no municpio de Londrina (APS Down). Para a coleta de dados elaboramos

2111

um roteiro semi-estruturado para entrevista com as mes. Na conversa com as mes surgiram dados que nos remeteram conversa com as respectivas professoras dessas crianas. O ambiente utilizado para a coleta de dados foi a casa da criana para entrevista com as mes e a escola para a entrevista com as professoras. Assim, estivemos em 03 casas e em 03 escolas diferentes para a composio de nossos dados. A coleta de dados com as mes, a partir das entrevistas, consistiu na obteno de informaes sobre a histria de vida da criana o diagnstico, as interaes familiares e sociais, o convvio familiar, as caractersticas comportamentais e emocionais e as expectativas das mes em relao ao seu filho / filha. Com relao s professoras, as entrevistas buscaram dados a respeito das interaes da criana com os outros alunos e com a professora, acerca do trabalho pedaggico desenvolvido com a criana e o processo de incluso escolar. Destas entrevistas surgiram alguns eixos de anlise os quais sintetizamos a seguir. A respeito da idade dos pais como fator teratognico tal como indica a literatura especializada verificou-se que apenas a M.1 e o PA.1 tinham idade acima de trinta e cinco anos quando a C.1 nasceu, os demais pais tinham entre 21 e 22 anos de idade, por ocasio do nascimento da criana. Este dado nos mostra a tendncia atual nas concepes sobre desenvolvimento humano - a constatao de que nenhum fator isoladamente determinante, mas constitui um contexto, favorvel ou desfavorvel para uma especfica manifestao. Foi ressaltado na fala dos participantes desse estudo, como caracterstica das crianas portadoras da Sndrome, alm da amabilidade e docilidade do temperamento, uma capacidade acentuada de ouvir e reproduzir os sons, assim como de observar passos coreografados de uma dana e reproduzi-los. Sobre essa competncia discutiu DOWN (apud, PUESCHEL, 1998, 48) estas crianas tm um poder considervel para a imitao. Questionamos s mes, sujeitos da pesquisa sobre o momento em que receberam do mdico o diagnstico, por ocasio do nascimento da criana. As respostas das mes foram diferentes entre si e revelam essas possibilidades diferenciadas de reao e ambivalncias de sentimentos diante do diagnstico. Por outro lado foram unnimes em ressaltar que o modo como a notcia dada colabora para a ansiedade que se instala. As mes nos relataram durante a entrevista que alguns mdicos quando vo dar o diagnstico, dizem: seu filho tem Sndrome de Down, mongol e passam a descrever as

2112

incapacidades da criana com as quais as mes tero de lidar. Assim, descrevem: seu filho no vai se sentar, andar e falar como as demais crianas ou vai demorar muito atingir esse desenvolvimento.Uma frase dos mdicos recorrentemente marcada na entrevista com as mes: seu filho vai ser uma criana para o resto da vida. Essa preocupao com o que considerado incapacitante ocupa o lugar da informao sobre a sndrome, informao sobre a existncia de instituies especializadas para o atendimento, alm de ocupar o lugar de escuta sobre o impacto da notcia aos pais. Pereira-Silva e Dessen (2001), ressaltam a necessidade de mais orientao para as famlias de crianas com deficincia mental e implicaes para o desenvolvimento da criana, assim como dos recursos necessrios para favorec-lo. A respeito do convvio da criana com sua cuidadora, as mes afirmaram que o vnculo entre elas e a criana era de companheirismo. Tais respostas permitiram desencadear outras reflexes importantes. A descrio de companheirismo na fala das mes pde ser entendida de certa forma como um vnculo de dependncia mtua entre elas e seus filhos. As mes acabam deixando de praticar suas prprias atividades, dedicando-se exclusivamente ao filho (a). Passam a viver em funo do filho, so deixadas por seus companheiros e a criana ocupa todos os espaos da me. Sendo assim, acabam por transferir para a criana, funes que no seriam propriamente delas. Por outro lado, as crianas acabam criando laos intensos de dependncia com suas cuidadoras que podem interferir no processo de desenvolvimento de sua autonomia. Em relao s expectativas das mes para o futuro de seu filho / filha, percebemos de um modo geral que suas expectativas so de que o filho / filha se torne adulto independente, estude e tenha uma profisso, muito embora paream sinalizar que elas mesmas (mes) no se permitem esperar muito dessas crianas. como se j estabelecessem um nvel mximo de conquista acadmica e profissional para seus filhos. Podemos perceber que h um contra-senso, uma vez que elas esperam que seus filhos sejam independentes, mas ao mesmo tempo estabelecem um vnculo de dependncia entre elas e as crianas, vem as crianas como frgeis e tm poucas expectativas de superao para elas. Sobre o processo de incluso da criana na escola, buscamos informaes tanto sobre aspectos cognitivos e pedaggicos quanto scio-afetivos. Nessa questo, as respostas tanto das mes quanto das professoras se restringiram aceitao da criana e no avanaram para

2113

elementos mais complexos da incluso. As mes em suas respostas afirmaram que ocorreu bem, pois todos na escola aceitaram muito bem as crianas. A partir das respostas das professoras podemos perceber que o processo de incluso para ter ocorrido de forma satisfatria dependeu da criana. como se o temperamento, o tipo de humor freqente na criana, a docilidade fossem condies suficientes para um processo de incluso mais satisfatrio. Nos perguntamos: e a incluso das crianas cujo comportamento difere desse padro? Entendemos assim que esse processo no deve depender apenas do temperamento fcil ou difcil da criana a ser includa, mas da inter-relao entre os diferentes aspectos envolvidos. A escola deve se transformar, se (re) construir para poder atender as especificidades da criana, possibilitando seu desenvolvimento, bem como o direito de aprender. Em relao ao brincar da criana com Sndrome de Down, percebemos, a partir das respostas das mes, que as trs crianas brincam a partir das relaes estabelecidas com o outro e com objetos, e de situaes vivenciadas em seu meio social, expressando as diversas impresses do seu contexto familiar e social. As situaes ldicas apresentadas pelas crianas se

caracterizam pela brincadeira do faz-de-conta brincar de casinha, com bonecas, de mdico. Conforme literatura especializada, assim a criana exercita papis sociais, transforma as coisas, realiza desejos, resolve tenses, enfim, o brincar permite criana criar, conhecer e recriar (COSTA; BENTES, 2001). Uma outra caracterstica apontada nas respostas tanto das mes quanto das trs professoras, que as crianas dificilmente se isolam, no gostam de brincar sozinhos, esto sempre brincando na companhia de algum. As respostas das professoras nos mostraram que o brincar utilizado como recurso no trabalho pedaggico, tanto na funo educativa como complemento ao processo de aprendizagem, quanto na socializao com o outro, facilitando a interao social entre seus pares. Consideraes Finais Ao finalizar, fazem-se necessrias algumas consideraes sobre os dados apresentados. Os resultados encontrados que no so passveis de generalizao, tendem a apontar alguns elementos significativos de anlise. Evidenciaram que mesmo no caso da Sndrome de Down que

2114

tem forte base gentica, nenhum fator isoladamente definitivo para determinar e/ou padronizar caractersticas de desenvolvimento, mas constitui um contexto favorvel ou desfavorvel para uma especfica manifestao. Assim sendo, outros fatores convergem para um sistema favorvel ou no ao aprender, ao desenvolver. Uma concepo equivocada ainda presente em relao s caractersticas das pessoas com Sndrome de Down, que todas tm o mesmo temperamento, tipo de humor e o comportamento. Um processo de incluso que se guie por essa premissa (como indicado na fala de nossos entrevistados quanto ao fato de ter sido fcil porque so crianas dceis.) no mnimo um processo excludente para outras crianas, com outras caractersticas de desenvolvimento que no atendam a esse atributo da docilidade presumida. Nossos dados provocaram reflexes quanto ao momento de recebimento do diagnstico por parte dos mdicos. Todas as mes envolvidas na pesquisa mostraram sentimentos diferentes diante do diagnstico. Assim, fica evidente a necessidade de mais orientaes e um apoio psicolgico a essas famlias. Ao se tratar de crianas com Sndrome de Down tanto a famlia quanto a escola exercem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e scio-afetivo da criana, alm de se constituir como espao de socializao. A partir do brincar, a criana expressa suas impresses vivenciadas na relao com o outro em seu ambiente familiar ou escolar, amplia seus conhecimentos e suas habilidades, sejam elas motoras, cognitivas ou lingsticas. H de ser ressaltado que a superao das limitaes apresentadas pela criana com Sndrome de Down depende das interaes estabelecidas em seu ambiente familiar, de um processo de estimulao adequado e da proposta educativa a ela oferecida. Assim, consideramos fundamentais e enriquecedoras as situaes de interaes ldicas para o desenvolvimento de todo e qualquer indivduo. REFERNCIAS ANCINELO, Patrcia R. O papel dos jogos ldicos na educao contempornea. In: JORNADA DE EDUCAO, 12., 2006, So Paulo.... So Paulo: UNIFRA, 2006. Disponvel em: <http://www.unifra.br/eventos/jornadadaeducacao2006/pdf/artigo/pedagogia>. Acesso em: 7 dez. 2007.

2115

BISSOTO, Maria Luisa. O desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de Sndrome de Down: revendo concepes e perspectivas educacionais. Cincias & Cognio, v. 4, n. 2, p. 80-88, mar. 2005. Disponvel em:<http://www.cienciasecognicao.org>. Acesso em: 15 nov. 2007. BRESSAN, Fernanda Grosse. A vida por trs de olhos amendoados: um livro reportagem sobre os portadores da Sndrome de Down. Londrina-PR: EDUEL, 2002. COSTA, Edilene; BENTES, Krina. A importncia do brincar no desenvolvimento de crianas de 03 a 05 anos portadoras de necessidades educativas especiais (d. m.) na educao infantil. 2001. 53 p. Monografia (Graduao em Pedagogia - habilitao em Superviso Escolar) Centro Cincias Humanas e Educao da UNAMA, Universidade da Amaznia, Belm PA. Disponvel em:<http://www.nead.unama.br>. Acesso em: 7 fev. 2008. FALKENBACH, Atos Prinz; MARSTICA, Joseane; RUSCHEL, Fernanda. O comportamento ldico de crianas com portadoras de sndrome de Down: abordagem da psicomotricidade relacional., v. 9, n 1, 2002. Disponvel em:<http://www.univates.br>. Acesso em: 7 fev. 2008. MARTINS, Gilberto Andrade. Estudo de caso: uma estratgia de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, Sonia C. Ludicidade e adolescncia. Mato Grosso, 2006. Disponvel em: <http://www.escoladegoverno.mt.gov.br/arquivos/trabalhos/arquivo11.doc>. Acesso em: 7 fev. 2008. PEREIRA-SILVA, N. L; DESSEN, M. A Deficincia mental e famlia: implicaes para o desenvolvimento da criana. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 133-141, mai./ago. 2001. PUESCHEL, Siegfried M. (org.). Sndrome de Down: Guia para pais e educadores. 3. ed. Campinas, SP: Papirus,1998. ( Srie Educao Especial). RIBEIRO, Maria Luisa S. O jogo na organizao curricular para deficientes mentais. In: KISHIMOTO, Tizuko M.(Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educao. 10. ed., So Paulo, Cortez, 2007. RODRIGUEZ, Fernanda T. Sndrome de Down e incluso familiar. Revista Cincia & Sade, 2006. Disponvel em: <http://www.opovo.com.br/opovo/cienciaesaude/html>. Acesso em: 18 set. 2007. SAAD, Suad N. Preparando o caminho da incluso: dissolvendo mitos e preconceito em relao pessoa com Sndrome de Down. So Paulo: Vetor, 2003. SCHWARTZMAN, Jos S. et.al. Sndrome de Down. So Paulo: Mackenzie: Memnon, 1999.

2116

SERRO, Maria do C. P. N. Sndrome de Down: uma abordagem psicossocial. 2006. 86 p. Dissertao (Ps-graduao em Enfermagem) - Centro de Cincias da Sade, Universidade Federal da Paraba, Paraba. Disponvel em: <http://www.ufpb.br/150.165.241.35/biblioteca>. Acesso em: 3 ago. 2007. SIGAUD, C. H.de S.; REIS, A. O. A. A representao social da me acerca da criana com Sndrome de Down. Revista da Escola Enfermagem da USP, v.33, n. 2, p. 148-156, jun.1999. Disponvel em:<http://www.ee.usp.br>. Acesso em: 9 ago. 2007. SILVA, Katiene S. de Brito P.; MARTINS, Lcia de Arajo R. Analisando os relacionamentos interpessoais entre as crianas: evidencias de uma pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAO ESPECIAL, 4., 2007, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2007. SILVA, M. F. M. C.; KLEINHANS, A. C. S. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na Sndrome de Down. Revista Brasileira de Educao Especial, v. 12, n. 1, p. 123-138, abril, 2006. SILVA, Roberta Nascimento Antunes. A educao especial da criana com Sndrome de Down. In: BELLO, Jos Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2002. Disponvel em: <http: //www.pedagogiaemfoco.pro.br/spdslx07.htm>. Acesso em: 11 fev. 2008. VOIVODIC, Maria Antonieta M. A.; STORER, Mrcia Regina de S. O desenvolvimento cognitivo das crianas com Sndrome de Down a luz das relaes familiares. Psicologia: Teoria e Prtica, v. 4, n. 2, p.31-40, jul./ago. 2002. Disponvel em:<http://www.mackenzie.br>. Acesso em: 15 dez. 2007. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. Trad. Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2005.

Anda mungkin juga menyukai