Anda di halaman 1dari 18

2. AS POTENCIALIDADES DA FORMAO PARA PRTICA PROFISSIONAL 2.

1 A FORMAO PROFISSIONAL E DAS GRADES CURRICULARES DO SERVIO SOCIAL Para entendermos o processo de formao profissional, faz-se necessrio apresentar o percurso histrico da profisso e das grades curriculares do curso de Servio Social, pois este direcionamento encaminha para o entendimento de como o profissional atuou e atua nos dias atuais. Com a apresentao das principais caractersticas de cada perodo histrico para a profisso do servio social temos as fases mais expressivas, as quais influenciaram consideravelmente as grades curriculares. O estudo das grades curriculares faz-se necessrio para entendermos a presena ou no da temtica ambiental no processo de formao do assistente social. 2.1.1 Das origens ao Movimento de Reconceituao Segundo Netto (1992, p. 13) o surgimento do Servio Social como profisso, est vinculado emergncia da questo social, a qual conceituada como o conjunto de problemas polticos, sociais e econmicos decorrentes da relao capital trabalho no modelo de produo capitalista. Ainda para Netto (1992, p.14) sem esse entendimento histrico-social, a gnese do Servio Social, pode ser identificada como resultado do status scioocupacional das condutas filantrpicas e assistencialistas que convencionalmente se consideram as suas protoformas. Porm Netto (1992, p.14) ressalta que a gnese do Servio Social:
... no se esgota apenas com a emergncia da questo social se tomada abstratamente, mas especificamente ao momento histrico do capitalismo: a idade do monoplio, as conexes genticas do Servio Social profissional no se entretecem com a questo social, mas com suas peculiaridades no mbito da sociedade burguesa fundada na organizao monoplica.

Diante das questes apontadas, verificamos que o surgimento do servio social est ligado a necessidade do sistema capitalista, a qual expressa um conjunto de problemas polticos, sociais e econmicos, que atravs da filantropia, almejava-

se amenizar. Sabe-se que a filantropia teve grande influencia no servio social, atravs da ao da igreja catlica, mas tambm notvel que outras questes tambm estejam ligadas a esse surgimento. No Brasil, segundo Iamamoto (2004, p.18) o Servio Social surge no incio da dcada de 1930:
... atravs do movimento de reao catlica,e respaldado em uma vasta rede de organizaes difusoras de um projeto de recristalizao da ordem burguesa, sob o imperativo tico do comunitarismo cristo, exorcizando essa ordem de seu contedo liberal.

Segundo Omena (2007, p. 04) a Igreja atravs de suas aes em obras assistenciais:
... influi na fundao das primeiras escolas de Servio Social no pas, tendo inicialmente a influencia do Servio Social europeu e mais tarde do Servio Social norte-americano com uma base tica filosfica neotomista e princpios oriundos de uma moral religiosa, particularmente da Ao Catlica.

Segundo Almeida (2009, p.01) a Igreja Catlica torna-se fundamental na abertura das duas primeiras escolas de Servio Social, em So Paulo, em 1936 e no Rio de Janeiro, em 1937, sendo essas as pioneiras do Servio Social no Brasil. Para Aguiar (1984, p 29) um dos motivos bsicos para a fundao da escola de servio social foi necessidade sentida de uma melhor preparao para a ao social dos quadros militantes da Ao Catlica. Dessa forma, o surgimento do servio social, tem uma grande relao com a igreja catlica, sendo esta, uma grande influncia no surgimento das primeiras escolas de servio social no Brasil, por isso observamos que a igreja tambm atentava para os problemas, a qual segundo Iamamoto (2004, p.19)
...se prontificava em compartilhar da ao do Estado no que concerne s famlias atravs de sua ao doutrinaria e organizadora, com o objetivo de livrar o operariado das influncias da vanguarda socialista do movimento operrio e harmonizar as classes em conflitos a partir do comunitarismo cristo.

Dessa forma, o servio social nasce ligado atuao da Igreja Catlica, a servio de sua ideologia, a qual tambm era de manuteno e equilbrio do sistema capitalista.

A formao do assistente social, numa primeira fase era relacionada importncia da formao doutrinria e moral, o aspecto tcnico s passar a ter significao com a influncia norte-americana. Segundo S (1995, p. 73) j existia um currculo organizado desde 1936. A formao era baseada em critrios exigentes em termos da personalidade dos assistentes sociais. Sendo assim as matrias eram as seguintes:
Estudo do quadro da vida social abrangendo a Sociologia noes de Direito e Legislao; A vida econmica e suas perturbaes, com o estudo da Economia e Poltica Social; A vida fsica e suas perturbaes, em que so estudados os princpios de Higiene e Enfermagem; A vida mental e suas perturbaes, com o estudo da Psicologia, Pedagogia e elementos de Psiquiatria Servio social natureza, mtodos, processos, campos, rgos de Servio Social, moral profissional e sua aplicao ao servio social; Estgios, visitas domiciliares, visitas a obras sociais.

Mesmo havendo algumas questes que atualmente no so tratadas pelo servio social, nota-se que a base curricular muito parecida com a atual. Pois nos dias de hoje, a sociologia, o direito, economia, poltica social, psicologia, so disciplinas existentes nos currculos, porm sob outro foco. Na poca, estas disciplinas eram voltadas para a moral do ser humano para preservao do sistema. Tambm se percebe outros aspectos que eram considerados pertinentes, como os princpios de higiene e enfermagem. No ano de 1939 segundo S (apud YAZBEK, 1980, p.43) as disciplinas se apresentavam sob a seguinte configurao:
1 ano Economia; Sociologia; Psicologia; Higiene; Anatomia; Estatstica; Direito; Servio Social;Tcnica; Enfermagem; Portugus; Lgica; Moral. 2 ano Economia; Psicologia dos anormais; Higiene do trabalho; Puericultura; Estatstica; Direito do menor; Servio Social; Lgica; Psicotcnica; Higiene. 3 ano Psicologia; Servio Social; Lgica; Psicologia dos anormais.

As disciplinas eram voltadas para se trabalhar o ser humano desajustado, sendo ele o responsvel pelos seus desajustes. A idia era buscar reinseri-lo para buscar o equilbrio do sistema. Com base nas exigncias de ordem profissional, S (1995, p. 69-70) apontava o esboo do perfil do profissional que se pretendia formar:

... era necessrio preencher requisitos, como: Vocao (aptido para apreender os problemas sociais a seu alcance; vontade de dedicar sua atividade para conseguir melhoria de situao; capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos e a tcnica de servio social); Preparo tcnico e uma slida formao moral (formao intelectual com aquisio de conhecimento e formao de raciocnio; formao de convices, com uma filosofia de vida bem definida; formao prtica por meio de trabalhos de superviso; formao de mentalidade adequada, crist).

Ainda segundo S (1995, p. 70) era necessrio que os assistentes sociais tivessem:
... formao intelectual e boa vontade, capacidade pessoal de julgar, faculdade de dominar os problemas mais complicados e mais delicados, esprito cientifico, perfeio moral e espiritual, capacidade de conciliar a alta cincia universitria e a revelao de Cristo, ser, entre os demais, os melhores e mais competentes universitrios e diplomados, porque eram catlicos, ter esprito missionrio, fazer da carreira uma vocao, no apenas profisso; ter dever para Deus, para com o prximo e para si mesmo; ter deveres para com a ptria, no sentido de modelar as novas geraes brasileiras; fazer prevalecer formao do homem sobre a do profissional; ter a capacidade de formar a personalidade espiritual do homem e do cidado.

Assim, a formao ficou vinculada aos preceitos morais e religiosos para fins de manuteno da ordem vigente. Na formao do assistente social brasileiro e na organizao das escolas de servio social, foi preponderante a atuao da Associao Brasileira de Ensino em Servio Social ABESS, a qual se consolidou em 1946 e esteve presente nos diferentes momentos do servio social. Tendo em vista seus objetivos, de trocas de experincias e de garantir um padro no ensino, a ABESS exerceu um papel extremamente relevante no sentido de imprimir unidade no ensino nas escolas de servio social, nas discusses dos currculos e dos grandes temas. No decorrer das dcadas de 1950 e 1960, o assistente social como aponta Almeida (2009, p.) preparado como mo-de-obra capaz de colocar em prtica os programas sociais, com grande importncia na realizao do modelo desenvolvimentista assumido pelo pas. Para tanto so desenvolvidos vrios Encontros e Convenes para se discutir o perfil e a formao do assistente social.

Durante a II Conveno Nacional, como pontua S (1995, p. 79) no ano de 1952 em Recife, a estrutura formal do currculo de Servio Social abarcando os trs anos consecutivos tinha as seguintes matrias:
1 ano Sociologia; Psicologia; Moral; Higiene; Direito; Seminrios; Introduo ao Servio Social; Servio Social de casos; Visitas a Obras; Prticas de Casos. 2 ano Aspecto mdico-social das molstias; Higiene Mental; Nutrio; Puericultura; Sociologia; Servio Social Mdico; Cultura Religiosa; Servio Social Psiquitrico; Servio Social de menores; Servio Social de grupo; Atividades de grupo; Psicologia do adolescente; Educao popular; Seminrios sobre educao. 3 ano Direito do trabalho; Economia Social; Servio Social do trabalho; Seminrios; tica profissional; Pesquisa social; Estatstica; Organizao Social da comunidade; Administrao de obras.

O servio social neste perodo aparece agrupando aspectos segmentados, principalmente quando este divide-se em demandas, como observa-se o fato de trabalhar o servio social de casos ou de grupos. Verificando que cada caso que houvesse a se enfrentar deveria ser tratado de forma diferente, sendo para isso, necessrio um trabalho especifico para cada um. Tambm se destaca disciplinas do cunho higienista. Este perfil curricular possui influencias norte-americanas. Na III Conveno da ABESS, em 1953 discutiu-se a fundamentao para a necessidade de preparo de nvel superior para o servio, pela complexidade dos problemas que a profisso enfrentava e pela natureza dos recursos tcnicos e cientficos. Sendo assim, aps apresentar uma srie de dados estatsticos pleiteou-se:
1 Regulamentao federal, para a formao do ensino do Servio Social em grau nico e superior, para a formao de assistentes sociais; 2 Liberdade nos cursos para a formao dos auxiliares sociais, a fim de garantir a esses cursos a indispensvel flexibilidade.

Durante as discusses no ano de 1953 a importncia para que houvesse a regulamentao do ensino de servio social foi muito discutida, sendo um dos primeiros avanos da profisso para essa busca em atingir o xito. Diante disso, segundo S (1995, p. 94-95) no dia 13 de junho de 1953, foi aprovada a Lei n 1.889, regulamentando o ensino do Servio Social, em nvel superior, com a durao mnima de trs anos. O currculo mnimo ficou assim constitudo:

I Sociologia e Economia Social; Direito e Legislao Social; Higiene e Medicina Social; Psicologia e Higiene Mental; tica Geral e Profissional. II Introduo e Fundamentos do Servio Social; Mtodos do Servio Social; Servio Social de casos, de Grupo, Organizao Social da Comunidade; Servio Social em suas especializaes: Famlias, Menores, Trabalho, Mdico. III Pesquisa Social

A partir da aprovao da Lei n 1.889 que realmente a profisso consegue a sua regulamentao e atinge o atual objetivo em ter a profisso assegurada por lei. O currculo mnimo constitudo a partir de ento tambm se torna uma questo de suma importncia, garantindo assim, que o ensino em qualquer estado do pas tenha a mesma base de grade curricular. A lgica era voltada para o servio social de caso, grupo e comunidade como tambm para os segmentos sociais. Ainda segundo S (1995, p. 96) em 08 de Abril de 1954, a Lei n 1.889 foi regulamentada pelo decreto n 35.311 a qual especificou a finalidade do Servio Social:
I Prever a formao do pessoal tcnico habilitado para execuo de Servio Social. II Aperfeioar e propagar os conhecimentos e tcnicas relativas ao Servio Social. III Contribuir para criar ambiente esclarecido, que proporcione a soluo dos problemas sociais.

Outro ganho do servio social foi quando em 1954 o decreto n 35.311 especificou a finalidade do servio social. nesse perodo em que podemos perceber um avano da profisso, pois no fala-se mais tanto em religio, moral, vocao, entre outros aspectos pontuados antes para o perfil do profissional, mas sim fala-se de um profissional habilitado, aperfeioado, que vai propagar conhecimentos e contribuir nas solues dos problemas. O decreto 35.311 em seu artigo 3, como pontua S (1995, p. 95-96) faz distino entre o curso ordinrio e extraordinrio. A estrutura do currculo por matrias constitui-se dessa forma:
1 ano Sociologia; tica Geral; Psicologia; Estatstica; Noes de Direito; Higiene e Medicina Social; Introduo ao Servio Social; Servio Social de casos; Servio Social de grupo. 2 ano Obrigatrias: Economia Social; Legislao Social; tica profissional; Pesquisa social; Atividade de Grupo; Organizao Social da Comunidade. Optativas: Famlia; Menores; Mdico-Social; Trabalho. 3 ano Administrao de obras sociais; Organizao Social da comunidade; pesquisa social.

Esse decreto ainda apresenta as disciplinas do curso ordinrio como: Psicologia, Sociologia, tica, Introduo ao Servio Social, Servio Social de grupo e Organizao Social da comunidade como aponta S (1995, p. 97). Esta distino na graduao em servio social, nessa poca em curso extraordinrio e ordinrio, expressa aspectos obrigatrios na graduao extraordinrios e ordinrios, referentes as outras fases para o aperfeioamento do assistente social. Outro ponto importante, segundo Aguiar (1984, p. 89) foi no ano de 1956, quando a Organizao das Naes Unidas ONU definiu Desenvolvimento de Comunidade, tendo por base terica:
os conceitos de harmonia e equilbrio, com processo atravs do qual os esforos do prprio povo se unem aos das autoridades governamentais, com o fim de melhorar as condies econmicas, sociais e culturais das comunidades, integrar essas comunidades na vida nacional e capacit-las a contribuir plenamente para o progresso do pas.

O Desenvolvimento de Comunidade definido pela ONU em 1956 apresentavase como uma disciplina para o servio social, o qual em sua formao profissional e sua prtica profissional deveria desenvolver atividades pertinentes ao definido pela ONU, apontando a importncia da integrao entre populao e governo, com vistas ao equilbrio. Segundo Aguiar (1984, p. 38) ocorreu em 1959 a IX Conveno em Porto Alegre, a qual se discutia a renovao do currculo das escolas de servio social e estudos do programas de algumas cadeiras mais importantes no ensino de servio social. Ento, em 1960 como cita Aguiar (1984, p. 38) em Fortaleza, ocorreu a X Conveno para discutir a formao da personalidade do assistente social em todos os aspectos, sendo discutidos caractersticas quanto formao moral, espiritual e psicolgica. No inicio da formao profissional, um dos aspectos que definiam o perfil do assistente social era sua personalidade, sua moral, sua espiritualidade e seu psicolgico. As universidades objetivavam a formao de personalidades, ao invs de preparam o profissional de servio social, independente de personalidade, moral ou religio, entre outros.

Na dcada de 1960 tem-se que a proposta que o pas havia submetido o exerccio profissional do assistente social no estava sendo eficaz, por inmeras questes, por isso, surge o movimento de reconceituao, o qual vem para questionar os problemas estruturais da sociedade. Para Almeida (2009, p.) em meados da dcada de 1960, na Amrica Latina nota-se a ineficcia da proposta desenvolvimentista e comea a nascer proposta de transformao da sociedade, onde so questionados a metodologia, os objetivos e os contedos necessrios para a formao profissional. Como resultado, muitas escolas encontram-se em crise ideolgica, surge assim, o movimento de reconceituao, cujo objetivo da ao profissional do Servio Social seriam os problemas estruturais da sociedade, no apenas relacionados aos problemas individuais, grupais e comunitrios. Aguiar (1984, p. 90) afirma que at a dcada de 1960 o Servio Social possua basicamente a postura de desenvolver seu trabalho em plena consonncia com os governos que esto no poder. Dessa forma, os ganhos conseguidos pelo servio social no decorrer de suas lutas profissionais ficam a merc, visto que o profissional necessita desenvolver seu trabalho de acordo com os desejos do governo. A dcada de 1960 para Aguiar (1984, p. 98) foi considerada a Dcada do desenvolvimento, nesse momento que servio social assume a postura desenvolvimentista com clareza. Para Aguiar (1984, p. 103) em 1960 temos a introduo da nomenclatura Desenvolvimento e Organizao da Comunidade, consagrada no II Congresso Brasileiro de Servio Social, sendo a Escola de Servio Social da PUC do Rio de Janeiro a primeira a apropriar-se dessa expresso. O desenvolvimento de comunidade continua sendo foco de trabalho nos anos de 1960, at sendo amplamente discutida nos Congressos de Servio Social. Alm disso, a apropriao do termo em uma Escola de Servio Social com referncia nacional quanto a PUC - Rio de Janeiro tambm foi um marco para a temtica. Ainda Aguiar (1984, p. 98-99) aponta que o II Congresso Brasileiro de Servio Social em 1961 no Rio de Janeiro:
teve como tema central O Desenvolvimento Nacional para o bem-estar social, seus pontos de maior preocupao eram: A previdncia social para o desenvolvimento, o desenvolvimento e a organizao de comunidade no

setor urbano e rural; a formao e treinamento do pessoal para o desenvolvimento e organizao de comunidade, entre outros.

Pode-se perceber que a poca era de total preocupao com o Desenvolvimento Nacional, visto que o trabalho dos assistentes sociais eram voltados a tal problemtica e suas preocupaes tambm referiam-se a esses aspectos, por isso no II Congresso Brasileiro, todas as questes apresentadas como preocupaes eram pertinentes ao desenvolvimento da conjuntura atual. Segundo Aguiar (1984, p. 88) os participantes do II Congresso Brasileiro, insistiram muito na importncia da formao profissional do assistente social e de sua tarefa tendo em vista o processo de desenvolvimento por que passava o pas. S (1995, p.240) na XI Conveno de Servio Social da ABESS em 1961 afirmava-se a urgente necessidade de renovao:
das faculdades e Escolas de Servio Social, particularmente atravs de maior preocupao com a formao cientifica e no apenas com a formao profissional. Essa postura manifestava-se no currculo, agrupadas por reas de conhecimento, sendo: I Servio Social: Introduo ao Servio Social de Casos; Servio Social de Grupo; Desenvolvimento e organizao de comunidade; Administrao em Servio Social; Sntese do Servio Social II Cincias Sociais: Sociologia; Pesquisa Social; Economia Social e Desenvolvimento; Filosofia Social e Poltica Social; Ensinamento Social Cristo, Higiene e Medicina Social. III Cincias da Conduta: Psicologia; Psicologia Social; Psicologia Evolutiva; Higiene Mental e Psiquiatria. Em seguida Direito; tica e Cultura Religiosa.

Inicia-se a discusso em torno da renovao do ensino em servio social, o qual desde o seu surgimento visava uma formao moral, religiosa. Nas novas discusses, visa-se uma formao at mais cientifica, porm o currculo agrupava por conhecimentos, os quais distinguiam-se por matrias relacionadas ao servio social, as cincias sociais e as cincias da conduta. Por fim, era trabalho o Direito, a tica e a Cultura Religiosa. Mesmo havendo algumas evolues no currculo do servio social, devido a presena da disciplina de direito e tica, verifica-se que ainda haveria alguns aspectos a serem modificados, como o fato de ainda estudar-se as cincias da conduta e a cultura religiosa. Mais uma vez, fica perceptvel a preocupao dos assistentes sociais voltados para o desenvolvimento do pas, os quais buscam uma formao profissional voltada para atender as perspectivas do sistema da poca.

No ano de 1962 como aponta Aguiar (1984, p. 102-103) ocorreu em Petrpolis a XI Conferncia Internacional de Servio Social a qual:
abarcou o Desenvolvimento de Comunidades Urbanas e Rurais, este apresentou a ao do Servio Social na criao de Centros Sociais Urbanos junto s favelas, no intuito de remov-las ou transform-las, bem como continuam com os trabalhos junto aos menores, prostitutas, delinqentes.

A lgica era segmentada e de ajustamento, a novidade foi incluso da rea rural para a interveno profissional. Para Aguiar (1984, p. VER) em 1963 e 1964 realizaram-se encontros das Escolas de Servio Social do Nordeste. As colocaes e posies foram num sentido de maior comprometimento com as lutas do povo e a necessidade de reformulao do servio social em vista das novas exigncias. Os profissionais da dcada de 1960 estavam cada vez mais preocupados em atender as demandas atuais, objetivando continuamente reformulaes do servio social visando atender as exigncias da populao. O foco da ateno comea a se alterar saindo do cumprimento das exigncias governamentais para focarem-se na populao dentro de uma perspectiva crtica. Para S (1995, p. 274) a revoluo de 1964 tem um significado histrico importante para o Servio Social e a formao profissional:
pois veio bloquear as possibilidades de avano numa linha mais radical que se gestava especialmente entre os estudantes. Em pleno andamento do movimento de reconceituao na Amrica Latina, o Brasil ficou restrito ao nepotismo e ao cientificismo.

A partir do golpe de 1964, todos os avanos, as conquistas, e os objetivos dos assistentes conseguidos at agora, e objetivados para o futuro, ficam a merc dos ditames da ditadura a qual bloqueou os avanos na formao e na prtica profissional dos assistentes sociais. Confirmamos esse posicionamento, onde de acordo com Aguiar (1984, p. 103) em 1965 temos em So Paulo a realizao do seminrio A Dimenso Regional e o Processo de Desenvolvimento e a Presena do Servio Social o qual:
Tinha como tema principal As Faculdades de Servio Social e o processo de Desenvolvimento, enfatizaram que o servio social atravs de um de seus processos, ou seja, o servio social de comunidade tem importantssimo papel na atual conjuntura socioeconmica brasileira que caracteriza pelo

despertar nacional para o desenvolvimento, bem como salientam o papel preponderante das faculdades de servio social no preparo de tcnicos, com capacidade de darem sua contribuio do desenvolvimento nacional.

Neste seminrio organizado pelo Instituto de Servio Social no ano de 1965, tem-se a importncia do papel do servio social na conjuntura socioeconmica do pas, bem como a importncia das faculdades para preparar os profissionais para que estes estejam habilitados a contribuir para o desenvolvimento nacional. Confirmamos esse posicionamento, onde segundo Aguiar (1984, p. 103-104) em 1965 a realizao do seminrio sobre servio social face s mudanas sociais na America Latina, enfatizava:
a importncia da insero do servio social no processo de desenvolvimento e a necessidade de um servio social latino-americano, elencando pontos principais, como: 1- O servio social, pela sua natureza, deve atuar sobre as causas dos problemas sociais; 2- necessria a participao do servio social nas equipes governamentais de planejamento econmico e de bem-estar social; 3- O servio social deve preocupar-se com a mudana da mentalidade do cidado e maior aproximao entre povo e governo. 4- Os princpios de Servio Social e suas tcnicas so universais, mas sua aplicao prtica exige habilidade e adequao s situaes, o que precisa ser mais desenvolvido no servio social latino-americano.

Segundo Iamamoto (2005) em 1967 foi realizado o 1 Seminrio de Teorizao do Servio Social, em Arax (MG):
evento histrico no processo de "teorizao" e "reconceituao" do Servio Social brasileiro, que props aes profissionais mais vinculadas realidade social e poltica do pas. Organizado pelo Centro Brasileiro de Cooperao e Intercmbio de Servios Sociais, o evento reuniu 38 assistentes sociais de vrios estados brasileiros, produzindo o "Documento de Arax.

Para Oliveira (2004, p.07) apesar do Movimento de Reconceituao do Servio Social ter sido engendrado para romper com a perspectiva tradicional, no Brasil, somente:
a partir da dcada de 1970, perodo de distenso-abertura da ditadura militar (1974-1985), que alguns segmentos profissionais comearam a assumir a perspectiva marxista, inicialmente representada pela vertente do estruturalismo.

O profissional do Servio Social como cita Iamamoto (apud ALMEIDA, 2009, p.) busca no final da dcada de 1970 e incio da dcada de 1980, novas prticas para atender camadas populares. Iniciam-se novas discusses em relao formao profissional, currculo e a questo metodolgica. Na dcada de 1970 ocorre no servio social uma maior discusso sobre a perspectiva marxista, o que diferencia-se das posturas at ento adotadas, as quais possuam uma perspectiva funcional. Para S (1995, p.248) na proposta da Regio Centro-Leste encaminhada a XVIII Conveno da ABESS em 1973 que encontra-se:
uma relao teoria-prtica que mais se aproxima de uma perspectiva transformadora. Trata-se em termos de modelo de organizao curricular, de uma das mais bem elaboradas propostas alternativas na historia da formao profissional do assistente social.

Ainda para S (1994, p. 249-250) em 1973 a organizao do currculo do servio social segundo as cadeiras de servio social, em seus contedos bsicos, eram apresentados dessa forma:
I Aproximao da realidade social e profissional II Teoria Geral da profisso III e IV Fundamentos do Mtodo Profissional V e VI Estrutura e Dinmica do Mtodo; Tcnicas em Servio Social VI Sistematizao e Re-teorizao

De acordo com Oliveira (2004, p. 08) o Movimento de Reconceituao:


sob influncia do pensamento gramsciano, a partir de 1978, pautou-se numa perspectiva dialtica, no sentido de fortalecer a prtica institucional do Servio Social, articulada organizao dos movimentos populares, admitindo-se assim a contraposio dos objetivos profissionais com os institucionais.

Mais uma vez, a preocupao na organizao dos movimentos populares vem tona para a prtica dos assistentes sociais, porem sob nova perspectiva, ou seja, a dialtica, concebendo os sujeitos como protagonistas de suas histrias e o servio social como profisso capaz de fortalecer este processo. A partir de 1978 admite-se que os objetivos profissionais se contraponham aos objetivos da instituio onde o mesmo exercia sua funo. Confirmamos essa vertente com Oliveira (2004, p. 08) a qual nos coloca que

a formao profissional dos assistentes sociais tambm se constituiu, no perodo de 1975 a 1979:
como objeto de amplo debate no interior da categoria, tendo como eixo central a necessidade de novos pressupostos tericos e novas propostas de ao profissional comprometidas com os interesses populares, indicando a exigncia de um novo projeto de formao profissional.

Verifica-se no perodo de 1975 a 1979 a necessidade de um novo projeto de formao profissional, o qual ocorre pela necessidade observada pelos profissionais em atender a demanda dos interesses populares e esta seria o comprometimento profissional. Ainda para Oliveira (2004, p. 08-09) em mbito nacional, atravs de um quadro organizativo dos assistentes sociais, coordenado pelas diferentes entidades da categoria:
especialmente, pela Associao Brasileira de Ensino em Servio Social ABESS instituiu-se um frum de discusses sobre o projeto polticoacadmico do Servio Social, culminando na efetivao da proposta de um novo currculo mnimo, aprovada em 1979 na XXI Conveno Nacional da ABESS, e referendada pelo Conselho Federal de Educao (CFE) atravs do Parecer 412/82, ficando estabelecido para implantao do novo currculo em todas as unidades de ensino o prazo mximo de agosto de 1984.

O frum de discusses que culminou na efetivao de uma proposta para um novo currculo mnimo foi um marco para o Servio Social da poca, o qual refletiu nas conquistas posteriores. Principalmente pelo fato desse ganho ter sido referendado pelo Conselho Federal de Educao (CFE) sendo estabelecido o tempo mximo para que o currculo fosse implantado, o que seria at 1984. 2.1.2 Do Movimento de Reconceituao aos dias atuais Segundo Couto e Godoy (2010, p. 02) no ano de 1979 ocorreu o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais:
... conhecido como Congresso da Virada realizado nos dias 23 a 28 de setembro, promovido pelo Conselho Federal de Assistentes Sociais CFAS, conhecido hoje como CFESS (Conselho Federal de Servio Social) em So Paulo. A postura dos Assistentes Sociais mediante a esse congresso foi o que deu suporte para construir esse marco na histria do Servio Social, sendo assim o objetivo primordial do congresso no era muito favorvel ao

que os profissionais que ali estavam propuseram. Pois o objetivo do Congresso era que fosse discutida apenas a Poltica Social aos olhos do Servio Social de ento e no que nesse mesmo congresso os Assistentes Sociais se rebelassem, o que demarcou a sua importncia, contra suas prprias organizaes, cuja mesma era conservadora atendia apenas aos interesses das classes dominantes.

De acordo com Couto e Godoy (2010, p. 02-03) foi esse Congresso que marcou profundamente a categoria profissional:
... como um momento de grandes mudanas para a profisso, abrindo novos horizontes onde a luta fosse por um estado democrtico ao lado da classe trabalhadora e no mais sob o domnio conservador, constituindo-se uma nova forma de atuao, cuja direo era para as lutas sociais ao lado da classe trabalhadora, lutando pela defesa dos direitos humanos, da democracia, constituindo, uma nova frente, articulada diretamente com os movimentos sociais, reativando com isso alguns dos sindicatos, associaes.

Ainda para Couto e Godoy (2010, p.03) este congresso proporcionou embasamento para que houvesse uma nova viso da profisso como anteriormente o projeto profissional de ruptura props:
... olhando por outro ngulo o projeto tico poltico e suas novas propostas posteriores ao projeto de ruptura ocasionando, contudo uma viso direcionada a classe trabalhadora, delineando estrategicamente seus rumos. A partir desse congresso, marcado por grandes transformaes e mudanas no que lhe foi proposto anteriormente pelos prprios profissionais de Servio Social, no que diz respeito atuao do assistente social e a um novo projeto tico poltico da profisso, que vem sendo construdo historicamente com determinao e conhecimento, demarcando sua direo ao lado da classe trabalhadora e no mais atendendo apenas ao conservadorismo. Mediante a isso, o Assistente Social se posiciona de forma critica, podendo fazer seus questionamentos para que haja um rebatimento mais amplo de sua idia ao lado da classe trabalhadora, compartilhando seus conhecimentos e como conseqncia adquirindo-os.

A partir da dcada de 1970, novas discusses em torno da formao profissional, do currculo e das questes metodolgicas comearam a ser discutidas com mais freqncia. O Congresso da Virada em 1979 foi um marco para o servio social, representou um momento de mudanas para a profisso, a qual a luta pela classe trabalhadora se consolidou, tambm proporcionou a ruptura de uma viso conservadora que havia em torno da profisso desde o seu surgimento. De acordo com a ABEPSS o centro da reviso curricular de 1979/1982 foi conexo:

da formao com a realidade brasileira em um momento de redemocratizao e ascenso das lutas dos trabalhadores. Nesses termos, o currculo mnimo de 1982 significou, no mbito da formao, a afirmao de uma nova direo social hegemnica no seio acadmico-profissional.

O currculo mnimo de 1982 se configurou em um momento de conexo entre a formao da realidade brasileira e ascenso das lutas dos trabalhadores. Sendo um currculo que afirmou uma nova dimenso para a formao profissional. De acordo com o CFESS (1996, p. 176) em 1982, regulamentado o Currculo Mnimo para os cursos de Servio Social do pas, a partir da proposta discutida desde 1979. Essa nova proposta curricular:
representou, juntamente com o Cdigo de tica de 1986, uma profunda renovao profissional, signo daquelas conquistas polticas e tericas, cujo lastro de crtica visava recusa da base filosfica tradicional, predominantemente conservadora que informava o Servio Social.

A nova proposta curricular objetivava uma renovao profissional, adotando uma postura contrria a tradicional, conservadora, que o servio social apresentava desde o seu surgimento. A postura critica dialtica influenciou os currculos e os documentos regulatrios da profisso. Outro marco importante para a profisso, que altera na forma de atuao do assistente social, foi com a regulamentao da Constituio Federal de 1988, que segundo Almeida (2009,p.)
inicia-se um novo tempo em que a sociedade civil avana em busca da legitimao dos seus direitos e o assistente social deixa de ser um agente da caridade e caminha em direo execuo das polticas pblicas, atuando no desenvolvimento de prticas auxiliares como pesquisa, aconselhamentos, esclarecendo aos seus usurios os seus direitos e deveres.

Um novo momento marcante na histria do Servio Social ocorreu com as mudanas na ABESS na segunda metade da dcada de 1990:
com a mudana do seu nome para Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS), justificada em funo da defesa dos princpios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso e da articulao entre graduao e ps-graduao, aliada necessidade da explicitao da natureza cientfica da entidade, bem como a urgncia da organicidade da pesquisa no seu interior.

A mudana de ABESS para ABEPSS surge com uma justificativa muito apropriada, a qual no se separa ensino, pesquisa e extenso, como ocorria com a ABESS, a qual no tinha como cunho o trabalho com a pesquisa. Acompanhando as transformaes da sociedade brasileira, a profisso passou por mais mudanas, necessitando assim de mais regulamentaes para que houvesse ainda mais melhorias para o assistente social. No ano de 1993 ocorre implementao da Lei 8.962, referente regulamentao da profisso a qual dispe sobre a profisso de assistente social, e aponta alem de outras questes, as competncias, habilidades, atribuies e a quem fica a responsabilidade de disciplinar e defender o exerccio do assistente social no territrio brasileiro. Tambm em 1993 ocorre a implantao do novo cdigo de tica, o qual apresenta alguns princpios fundamentais do assistente social, competncias ao conselho federal de servio social, os direitos e deveres, as vedaes, as relaes com usurios, com os empregadores, com outros profissionais, com as entidades da categoria e demais organizaes da sociedade civil, o sigilo profissional e as relaes com a justia. Este cdigo traz uma perspectiva critica para a atuao profissional. Ainda no intuito de melhorias referentes formao profissional em 1996 as diretrizes curriculares apontam o perfil do bacharel em servio social, apresentando alm das competncias e habilidades, os princpios da formao profissional, a nova lgica curricular e os tpicos de estudo. Sua ltima atualizao foi no ano de 1999, a qual aponta o perfil dos assistentes sociais como:
- Profissional que atua nas expresses da questo social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de polticas sociais pblicas, empresariais, de organizaes da sociedade civil e movimentos sociais. - Profissional dotado de formao intelectual e cultural generalista crtica, competente em sua rea de desempenho, com capacidade de insero criativa e propositiva, no conjunto das relaes sociais e no mercado de trabalho. - Profissional comprometido com os valores e princpios norteadores do Cdigo de tica do Assistente Social. (ABEPSS, 1999, p.01)

De acordo com a ABEPSS a nova lgica curricular sustenta-se no trip dos conhecimentos constitudos pelos ncleos de fundamentao da formao profissional, quais sejam:
- Ncleo de fundamentos terico-metodolgicos da vida social, que compreende um conjunto de fundamentos terico-metodolgicos e ticopoltico para conhecer o ser social enquanto totalidade histrica, fornecendo os componentes fundamentais para a compreenso da sociedade burguesa, em seu movimento contraditrio; - Ncleo de fundamentos da formao scio-histrica da sociedade brasileira que remete compreenso dessa sociedade, resguardando as caractersticas histricas particulares que presidem a sua formao e desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais. Compreende ainda a anlise do significado do Servio Social em seu carter contraditrio, no bojo das relaes entre as classes e destas com o Estado, abrangendo as dinmicas institucionais nas esferas estatais e privadas; - Ncleo de fundamentos do trabalho profissional que compreende todos os elementos constitutivos do Servio Social como uma especializao do trabalho: sua trajetria histrica, terica, metodolgica e tcnica, os componentes ticos que envolvem o exerccio profissional, a pesquisa, o planejamento e a administrao em Servio Social e o estgio supervisionado. Tais elementos encontram-se articulados por meio da anlise dos fundamentos do Servio Social e dos processos de trabalho em que se insere, desdobrando-se em contedos necessrios para capacitar os profissionais ao exerccio de suas funes, resguardando as suas competncias especficas normatizadas por lei. (ABEPSS, 1999, p.03-04)

Ainda, a ABEPSS, aponta os tpicos de estudo necessrios formao de bacharis em Servio Social, sendo esses:
Sociologia; Teoria Poltica; Economia Poltica; Antropologia; Psicologia; Formao Scio-Histrica do Brasil; Direito e Legislao Social; Poltica; Desenvolvimento Capitalista e Questo Social; Classes e Movimentos Sociais; Fundamentos Histricos e Terico-metodolgicos do Servio Social; Trabalho e Sociabilidade; Servio Social e Processos de Trabalho; Administrao e Planejamento em Servio Social; Pesquisa em Servio Social; tica Profissional; Estgio Supervisionado; Trabalho de Concluso de Curso (TCC) e Atividades Complementares. (ABEPSS, 1999, p. 04-05-06-0708).

Atualmente o currculo do servio social abarca inmeras questes relevantes que foram sendo percebidas no decorrer do seu surgimento. De acordo com as demandas exigidas, o currculo foi se moldando para que se pudesse atender as prioridades que havia mais necessidade. Notou-se que no surgimento do servio social, as questes mais relevantes eram designadas pela igreja, posteriormente o Estado era quem ditava a importncia do trabalho do assistente social, e conseqentemente, como seria sua formao

profissional, at que a partir do movimento de reconceituao, algumas questes comearam a ser alteradas, e ento com a implementao da Constituio Federal em 1988, passou a haver um detalhamento maior nos estudos para que se pensasse de uma maneira diferenciada para se elaborar a grade curricular, a sociedade civil pode avanar na legitimao dos seus direitos, a qual verifica-se que a assistncia passa a caminhar em direo as polticas pblicas. Ento no ano de 1993, implementado a regulamentao da profisso e o novo cdigo de tica, garantindo dessa forma uma melhora no ensino do servio social brasileiro. Apesar de todos os avanos verificados na grade curricular do servio social no decorrer de sua histria no Brasil, nunca se ouviu falar da presena do meio ambiente no servio social. Portanto, esta uma questo extremamente recente. No ano de 1999 implementada a Lei de Educao Ambiental n 9.795 a qual em seu artigo 10 aponta que a educao ambiental ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada, contnua e permanente em todos os nveis e modalidades do ensino formal, porm, no para que isso comeasse a ocorrer ainda demorou um longo perodo, visto que havia e ainda h uma dificuldade enorme por parte das pessoas e dos profissionais em visualizar o elo servio social e meio ambiente/educao ambiental. Sendo esta, uma das questes mais relevantes a serem discutidas nesse novo perodo em que encontra-se o servio social brasileiro. Precisamos estar preparados para trabalhar com novas demandas, as quais se apresentam diariamente nas prticas do assistente social.

Anda mungkin juga menyukai