Anda di halaman 1dari 10

Curso Tecnolgico de Qumica Industrial e Ambiental Qumica Tecnolgica

Introduo terica
Uma reaco de sntese uma reaco qumica em que dois ou mais reagentes do origem a um s produto, contemplando a Lei de Conservao das Massas. Na presente actividade, ocorre uma reaco de sntese parcial, ou seja, os reagentes so substncias elementares e compostas, ou apenas substncias compostas. Exemplo: a Sntese do Sulfato de Tetraminocobre (II) monohidratado. Cu SO (aq) + 4 NH (aq) [Cu(NH ] SO . H O (aq)

Com base nas reaces de sntese executam-se snteses de compostos Um Sal Complexo um composto constitudo por um mais ies complexos e outros ies de carga elctrica oposta. A um composto deste gnero atribui-se tambm o nome de composto de coordenao, estes compostos so electricamente neutros. Relativamente s propriedades dos sais destacam-se algumas propriedades como a eflorescncia de sais hidratados que consiste na libertao de molculas de gua por exposio ao ar e a deliquescncia que se verifica quando os sais absorvem a humidade do ar dissolvendo-se nela, ou seja, estes absorvem tanta humidade que ficam molhados. Os sais complexos so caracterizados pelas suas cores vivas, essas mesmas cores, dependem de alguns factores, tais como: Do nmero de electres presentes nas orbitais d do io metlico central, do arranjo dos ligandos volta do io central ( geometria do complexo ), pois isso afecta a separao das orbitais, da natureza do ligando , j que diferentes ligados tm diferentes efeitos nas energias relativas das orbitais e das transies entre orbitais. Para realizar a sntese de um sal, necessrio ter em conta as condies em que tal feito, pois estas afectam significativamente o rendimento final. Rendimento uma espcie de comparao entre a quantidade de produto obtida experimentalmente e a quantidade obtida teoricamente. Porm, o valor de rendimento no pode nunca exceder os 100%, pois a quantidade de produto obtida nunca inferior que deveramos obter. O valor de rendimento calculado de acordo com a seguinte expresso:

n (%) =

valor real

x 100

valor terico

Objectivos
O objectivo desta actividade a obteno de um Sal Complexo (sntese de sulfato de cobre (II) monohidratado) mediante o uso da amnia como matria-prima, assim como o aperfeioamento de algumas tcnicas j aprendidas anteriormente. A experincia teve ainda como objectivo o respectivo clculo do rendimento da reaco de sntese.

Material utilizado
- Almofariz com pilo - Balana - Gobel - Vareta - Esptula - Filtro Liso - Proveta - Pipeta - Vidro de Relgio - Caixa de Petri - Funil - Erlennmeyer - Esguicho - Luvas

Procedimento da actividade experimental

1 Pem-se o vidro de relgio na balana e faz-se a respectiva tara. Com auxlio da esptula, coloca-se o sulfato de cobre (II) no vidro de relgio que est na balana. Pesa-se uma amostra. 2 Reduz-se a p, num almofariz com auxilio do pilo, a quantidade de sal pesado. 3 Com a pipeta, retira-se determinada quantidade da soluo de amnia e dilui-se o sal com auxlio da vareta, aps a juno de gua num gobel. 4 Mede-se o lcool etlico (Etanol), numa proveta e adiciona-se no gobel da soluo, com a ajuda da vareta. 5 Aps o passo anterior, coloca-se o vidro de relgio por sob o gobel e deixa-se de repouso. 6 Recorta-se o papel de filtro medida do Funil 7 Pesa-se o papel de filtro e coloca-se no funil que est apoiado no erlennmayer. 8 Abre-se a torneira e com auxlio da vareta, coloca-se a soluo preparada para se iniciar a separao entre os cristais e a fase lquida, esta ltima fica acumulada no erlennmayer, deixando os cristais no filtro. 9 De seguida, mede-se amonaco numa proveta e coloca-se no gobel,

lava-se o gobel e pem-se o amonaco sob os cristais que esto no papel de filtro. Repete-se este processo, com lcool etlico e volta-se a repetir com amonaco. 10 Prossegue-se a separao das duas fases, at constarem apenas os resduos slidos no filtro. Aps este passo, retira-se o papel de filtro com os respectivos resduos e coloca-se numa caixa de Petri. 11 Leva-se a caixa de Petri estufa, onde fica durante mais ou menos 12 minutos com temperaturas variantes entre 75C e 93C, com o objectivo de secar os cristais. 12 Retira-se os cristais da estufa e consequentemente da caixa de Petri, pesa-se os cristais (com o papel de filtro). 13 Prossegue-se aos clculos pedidos.

Reagentes
- Soluo de Amonaco
- Sulfato de Cobre (II) - lcool Etlico (Etanol) Nota: de referir uns pequenos cuidados a ter com reagentes utilizados: . O lcool facilmente inflamvel. Deve manter-se o recipiente bem fechado e afastado de qualquer fonte de calor. . O Sulfato de Cobre(II) penta-hidratado nocivo por ingesto. Deve evitar-se o contacto com a pele. . A amnia irritante para os olhos, vias respiratrias e pele.

Observaes

Depois de se efectuar a pesagem do sulfato de cobre penta-hidratado, num vidro de relgio, e de se colocar este no gobl, verificou-se que ficaram umas partculas no vidro de relgio assim como na transferncia do almofariz para o gobel e tambm na vareta. Quando se adiciona sulfato de cobre (II) penta-hidratado na soluo de amonaco (que incolor) no, verifica-se que a soluo tende para uma tonalidade de azul-escuro. Teve de se manter a soluo em repouso at aula seguinte (aps a realizao dos 3 primeiros passos do procedimento). Depois do repouso a soluo est ainda mais escura. A temperatura a que estiveram submetidos os cristais aps terem sido lavados e filtrados, na estufa foi importante para a cristalizao (para a absoro da gua adicionada). Os cristais obtidos tinham a cor azul.

Concluso e Crtica

Como concluso desta actividade verificamos que o objectivo foi cumprido, ou seja, o clculo do rendimento foi efectuando. O lcool etlico no teve uma influncia directa na reaco, atendo que tambm no figura na equao qumica global, este tem apenas a funo de tornar mais solvel a dita soluo. Os cristais foram finalizados numa estufa a temperaturas e obtiveram-se cristais que se observavam vista desarmada. Finaliza-se a aula prtica com a obteno de cristais azuis.

A experincia decorreu com normalidade, no tendo existindo assim nenhum tipo de contratempo, no havendo assim nada mais a registar. Quanto as criticas, no temos criticas a fazer, pois todo o trabalho foi positivo para todos os elementos do grupo, podendo assim enriquecer e aprofundar os nossos conhecimentos.

Anda mungkin juga menyukai