Anda di halaman 1dari 21

DENGUE

A dengue uma doena infecciosa febril aguda causada por um vrus da famlia Flavirdae transmitida, no Brasil, atravs do mosquito Aedes aegypti, tambm infectado pelo vrus.

Atualmente, a dengue considerada um dos principais problemas de sade pblica de todo o mundo

DENGUE
Possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4
A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes formas: Infeco Inaparente, Dengue Clssica, Febre Hemorrgica da Dengue, Sndrome de Choque da Dengue

VRUS DA DENGUE

DENGUE HEMORRGICA
Sinais de Alerta da Dengue Hemorrgica 1. Dor abdominal intensa e contnua (no cede com medicao usual); 2. Agitao ou letargia; 3. Vmitos persistentes; 4. Pulso rpido e fraco; 5. Hepatomegalia dolorosa; 6. Extremidades frias; 7. Derrames cavitrios; 8. Cianose; 9. Sangramentos expontneos; 10. Hipotenso arterial; 11. Sudorese profusa; 12. Hipotenso postural; 13. Aumento repentino do hematcrito; 14. Diminuio da diurese;

DENGUE
Alterao em 2 genes pode levar a dengue hemorrgica.
MICB, no cromossomo 6 atua no sistema de defesa do corpo contra ameaas

PLCE1, no cromossomo 10 - tendncia do corpo em permitir o vazamento de sangue dos vasos.

DENGUE
P R E V E N O
O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingesto de muito lquido, como gua, sucos naturais ou ch. No tratamento, tambm so usados medicamentos antitrmicos que devem recomendados por um mdico. No caso de dengue hemorrgica, a recomendao aplicao de soro e plasma. Em certos casos h a necessidade de transfuso de sangue

FEBRE AMARELA
A FEBRE AMARELA uma doena infecciosa febril aguda, de curta durao (no mximo 10 dias), causada pelo vrus flavivrus e que tem como hospedeiro natural os primatas no-humanos (macacos) que habitam as florestas tropicais.

Existem dois tipos de febre amarela: silvestre e urbana.

Silvestre Mosquito Haemagogus ou Sabethes Urbana Mosquito Aedes aegypti

FEBRE AMARELA
Os principais sintomas da Febre Amarela so: febre alta, mal-estar, dor de cabea, dor muscular muito forte, cansao, calafrios, vmito e diarria aparecem, em geral, de trs a seis dias aps a picada (perodo de incubao)

O tratamento indicado base de hidratao e do uso de antitrmicos, que no contenham cido acetilsaliclico.

vrus flavivrus

FEBRE AMARELA

HEPATITE

A hepatite uma inflamao aguda e crnica do fgado. Ela pode ser de origem viral (hepatite A, B, C, D e E), txica e medicamentosa, alcolica, bacteriana ou parasitria.

HEPATITE
Estatsticas sobre as hepatites - No Brasil, estima-se que somente no ano de 2005, cerca de 120 mil pessoas contraram a doena. - 2 a 3 milhes de brasileiros foram infectados pelo vrus da HEPATITE C. - As hepatites virais fazem cerca de um milho de mortes anualmente no mundo, segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS). [Julho de 2011] - A China possui o maior nmero de casos de HEPATITE B e o Egito, o maior nmero de casos de HEPATITE C, segundo a OMS. [Julho de 2011]

HEPATITE A
A hepatite A uma doena infecciosa aguda que atinge o fgado e causada pelo vrus da hepatite A (HAV). O HAV um picornavrus, cujo genoma de RNA e no possui envelope.

A principal forma de transmisso atravs do contato com alimentos ou gua contaminados em regies com saneamento bsico e medidas de higiene precrias. Por esse motivo, pases em desenvolvimento, sobretudo nas regies mais pobres, apresentam alta incidncia da doena.

HEPATITE A
Os sintomas mais comuns so dores abdominais, dores no corpo, nuseas, febre, dores de cabea e ictercia. No h tratamento especfico, sendo que as medidas teraputicas adotadas visam amenizar os sintomas. O controle da doena se d atravs de prticas de higiene como lavar os alimentos antes de ingeri-los e usar gua tratada.

HEPATITE A
A preveno da hepatite A se faz atravs da adoo de medidas higinicas, como:
- Lavar bem as mos antes de comer ou manipular alimentos; - Lavar os alimentos antes de com-los; - Usar gua potvel ou fervida para beber e cozinhar; - Saneamento bsico de qualidade, com tratamento de guas e esgotos; - Uso de vacinas com o vrus atenuado.

HEPATITE B
A hepatite B uma doena infecciosa freqentemente crnica que atinge o fgado e causada pelo vrus da hepatite B (HBV). Seu genoma um DNA de dupla fita e envelopado.
A TRANSMISSO do vrus HBV feita atravs de contato com fludos corporais ou sangue, e tambm durante a gravidez.

Os tratamentos atuais para a hepatite B na fase aguda focam na diminuio dos sintomas de nuseas, vmitos, coceiras e dores abdominais. Na fase crnica, o tratamento prioriza diminuir a replicao viral e este feito com interferon
A preveno feita com o uso de preservativos durante as relaes sexuais, bem como evitar o contato com sangue e fludos corporais. Em caso de hepatite B muito importante no beber lcool.

HEPATITE B

HEPATITE B
A PREVENO DA HEPATITE B SE D PELAS SEGUINTES PRTICAS:

-utilizao de preservativos em todas as relaes sexuais; -utilizao de seringas descartveis e esterilizadas;


-evitar usar talheres e outros objetos como copos e pratos compartilhados por outras pessoas;

-realizao de exames sorolgicos e de sangue antes de prticas como transfuso sangunea e hemodilise;
-imunizao prvia atravs da vacinao, disponvel em hospitais e postos de sade; - pea s manicures nos sales de beleza que desinfetem cada instrumento antes de utiliz-los.

HEPATITE C
A hepatite C uma doena infecciosa freqentemente crnica (mais de 70% dos casos) que atinge o fgado e provoca inflamao, essa hepatite viral causada pelo vrus da hepatite C (HCV). Seu genoma RNA e envelopado. Distinguimos a hepatite C aguda (minoria) se durar menos de 3 meses e, a hepatite C crnica (70% a 85% dos casos), se ela durar mais de 6 meses.

HEPATITE C
SINTOMAS

A maioria dos pacientes desenvolve doena lenta e crnica, sendo que cerca de 85-90% so assintomticos ou apresentam sintomas no especficos, como letargia, dores articulares, nuseas, cansao, dentre outros.
Cerca de 15% dos pacientes apresentam sintomas agudos que incluem ictercia, febre, dores abdominais, mal estar, diarria e fadiga. Aps alguns meses, esses pacientes se curam naturalmente Dos pacientes que apresentam doena crnica, 40% progridem rapidamente para cirrose e morte, 25% progridem lentamente para cirrose e morrem ao final de 10 anos e outros 35% morrem aps 20 anos. O cncer heptico surge aps cerca de 30 anos em 5% dos casos.

HEPATITE C
TRATAMENTO HEPATITE C As principais drogas usadas para a infeco crnica da hepatite C so o interferon alfa e ribavirina em esquema combinado.

A PREVENO pode ser feita: - Pelo rastreamento adequado de doadores de sangue nos bancos de sangue. - Alm disso, a melhor forma de preveno doena o combate ao uso compartilhado de seringas em drogas injetveis. - Tambm, recomenda-se o uso de preservativos durante as relaes sexuais.

Anda mungkin juga menyukai