Anda di halaman 1dari 17

OACORDEVIOLENTO

BernardoAlmeida Contato:almeida.bernardo@gmail.com www.bernardoalmeida.jor.br

O ACORDE VIOLENTO
Entrou sorridente no nibus. Boa tarde, disse ao cobrador enquanto entregava-lhe o dinheiro da passagem. Passou pela catraca e sentou-se ao lado de uma mulher de aproximadamente quarenta anos que estava no fundo do coletivo. Inquieto, tirou da bolsa um cavaquinho e comeou a tocar o instrumento.

Os primeiros sons tirados faziam parte de uma composio de autoria prpria. Apenas melodia. Nada de canto. Parecia que estava esquentando-se para o grande espetculo que viria a fazer.

Aps uns trs minutos, iniciou a cantoria: ..meu vizinho jogou uma semente no seu quintal, de repente brotou um tremendo mat agal. uando algum lhe Q perguntava que mato esse que eu nunca conheo, isso nasceu a. i? Ele s respondia: no sei, no v

Com um sorriso estranho, mas, contagiante, puxou outro samba: ..e quem fala alto malandro, que conhece a barra pesada. Otrio s tem dois direitos: tomar tapa e no dizer nada..

Parou um pouco e olhou para alguns dos rostos ao redor. Nem todos entendiam aquela manifestao artstica. Alguns reprovavam a atitude do suposto sambista. Achavam que o homem iria pedir dinheiro aps a apresentao. Nada de graa e isto tambm provavelmente no seria. Um homem de bigode, cabelos grisalhos e uma opulenta pana chegou a comentar com o companheiro que sentava ao seu lado: por que este vagabundo no vai trabalhar?.

No entanto, outros admiravam a atitude do msico. Imaginavam-se na pele dele, simples e feliz, sem carregar na cabea grandes preocupaes alm da qualidade e honestidade de sua msica.

Por sua vez, o cantor levantou do banco que ocupava, ajeitou ligeiramente a bolsa cuja ala corria transversalmente parte do seu corpo - do ombro at perto da cintura e tocou mais uma: ..fofoca para mulher feio, para barbado pior, podes crer. Assim como ele fala de de mim pra oc. que fofoqueiro um v um safado. Cara a cara no voc para mim, ta mbm mete o malho

atraso de vida, no sujeito homem,

fala, s fala por trs.

Andou para a frente do nibus, em direo ao assento do motorista. Porm, parou no meio do caminho e voltou a virar-se para o fundo do coletivo. Percebeu um delicado rosto feminino no terceiro assento - contando a partir do local em que estagnara seu percurso.

Inspirado pela viso daquela deslumbrante morena de longos cabelos encaracolados, finalizou o espetculo cantarolando: ..jurei no amar ningum, mas oc eio chegando e eu fui c v v hegando tambm. Da, seu olhar no meu mesa de um bar, voc

olhar, depois, sua mo na minha mo. Na toalha de

desenhou um corao. Quem ama fica cego e nada .v Escuta mil verdades mas no cr. V na pessoa amada a imagem da maldade.. imagem pura da bondad e embora seja a

Fitou a mulher mais uma vez, deu um suspiro e encerrou a msica. Sentiu algo estranho tomar o seu corpo. Uma mistura de angstia, compaixo e raiva que o tornou, em segundos, deprimido e agressivo. Em tom tirnico, ordenou: para logo este nibus! No segue mais, no.

O motorista ficou perplexo demais com o que acabara de escutar. E, como no tivesse entendido a ordem do sujeito, continuou acelerando.

Com o olhar carregado e embriagado de dio, o cantor puxou de dentro da bolsa uma sub-metralhadora Mac-10, capaz de espalhar balas como um aerossol, disparando seiscentos tiros por minuto. Refez o pedido, agora de forma mais paciente: desculpe o meu modo... mas... o senhor poderia fazer o favor de parar esta porcaria de nibus?.

No entanto, o veculo tinha se deslocado tanto desde a primeira ordem que j

Este malandro est apaixonado, falou o cantor sorrindo para a moa que despertou a sua ateno momentos antes. Ningum o escutou. Havia gemidos de desespero por toda a parte. Porm, ele repetiu nervoso: este malandro est apaixonado, ouviram?.

A morena vislumbrou uma remota oportunidade de se livrar daquele pesadelo e arriscou um pedido, deixando escapar uma voz trmula e aflita: ento me salva, deixa eu ir... dei... deixa-me sair desse nibus, por favor. Os tiros escutados por todos deu o tom categrico da resposta.

Queria desejar a todos uma boa viagem, disse o cantor. Sem mais, atirou indiscriminadamente. Foi uma carnificina sem sobreviventes. Os gritos de desespero e horror eram tantos que se transformavam em uma forma de silncio. Anulavam-se na cabea de quem quer que ali estivesse. A agonia terminou rpido. O homem era, de fato, habilidoso.

O cantor guardou a arma na bolsa, voltou para o assento ocupado pela morena de cabelos encaracolados que o inspirou, levantou a blusa dela e a beijou no seio esquerdo. Fechou os olhos da garota e desceu pela porta da frente do coletivo. Atravessando a rua gritou: o malandro est apaixonado. Como uma assombrao, desapareceu rapidamente. O cantor conhecia as ruas com maestria. Sem grandes problemas, safou-se da cena do crime sem deixar vestgios. Aps a concluso da fuga, nem mesmo um mdium seria capaz de decifrar o seu paradeiro.

noite, a cidade inteira ficou chocada no momento em que a televiso noticiou o misterioso e sanguinolento crime. Todos os canais deram destaque chacina. Repetiram as cenas que mostravam o nibus com respingos de sangue em todas as janelas. Algumas emissoras optaram por mostrar tambm a parte interna do veculo. Um aougue. Transmitiram ainda entrevistas com

policiais

cidados

que

mostravam

indignao

repdio

quele

acontecimento desgraado e impiedoso.

O departamento de polcia local alegou no ter sequer uma suspeita da autoria do crime. Tampouco conseguiu oferecer alguma informao precisa sobre o significado daquela tragdia. Era apenas um assassinato miservel e cru, sem motivos aparentes. No havia indcios de que estavam diante de um ato de cunho vingativo. Roubo, nem pensar. Os objetos de valor permaneciam nos corpos das vtimas. Queima de arquivo tambm no se daria naquelas circunstncias.

O que parecia ser uma eventualidade passou a tornar-se um evento com data marcada. De quinze em quinze, o carniceiro do nibus - como a televiso o apelidou - escolhia uma linha para vitimar. Nunca repetia horrios nem roteiros. Sabia diversificar.

Houve ento um sexto ataque. O cantor estava cada vez mais frio e calmo, dava para perceber em seu olhar quando entrava no nibus. Estava se profissionalizando. Notava-se uma confiana, uma certeza de que nada poderia dar errado durante a sua mrbida manobra.

Estava satisfeito com o medo que injetava na alma da cidade. Os crimes que vinha cometendo era uma forma de recompensa. Por vezes, achava que estava cobrando uma dvida h muito esquecida ou negada. O cantor sentia-se de alma lavada ao trmino de cada ao. Apaixonado e vingado, como deveria ser.

Sentou, puxou o cavaco da bolsa, como de costume, e comeou a toc-lo. O repertrio era o mesmo, sempre. Os passageiros comearam a cochichar entre

si. O sorriso do sambista era enrgico. Inesperadamente passa diante dos olhos exaltados do msico uma jovem corpulenta que trajava um vestido ocre, cabelos ruivos e olhos castanhos claros. Ficou extasiado, no poderia se conter a partir daquele momento. Sabia disso. Estava ainda no meio da segunda cano quando resolveu interromper a sua performance precoce e inesperadamente.

Levantou-se e caminhou em direo ao assento da admirvel e bela jovem. Voltou o olhar para ela e comeou a cantar: .eu preciso de foras para . caminhar. Minhas pernas cansaram, j nem onde parar. Eu s peo feliz. Eu ajudei a todos que eu no posso andar. Eu no tenho rumo,

a Deus para me ajudar. Na ida, fiz tudo para ser v tanto quis. De repente, ao me er, me encontro v

s. E olhando no espelho, s ezes, tenho v ajudei a todos, ningum ajudou a mim.

d. ue fazer se j estou no fim. Eu Q

Dessa vez, no queria encerrar com uma cano de amor. No queria admitir a si mesmo, mas, percebia que ficava cada vez menos sensvel, menos amvel. Isso o irritava profundamente porque interferia na qualidade da sua msica e na profundidade das suas emoes.

Aproximou-se do motorista e deu ordem para que parasse o nibus. Antes mesmo que o veculo estacionasse por completo, liquidou o motorista cuja cabea repousou sobre o volante. Avisou a todos que estava apaixonado dando dois gritos desesperadamente rpidos. Olhou para a sua jovem musa ruiva e, logo em seguida, realizou os disparos. Parecia que seus crimes eram guiados por algum tipo de roteiro. Gostava de matar em uma sequencia pensada. No era chegado a improvisaes.

Repentinamente, fora atingido por um cansao. Em agonia, frieza e pressa resolveu terminar bruscamente com tudo aquilo. A cena era propcia. Havia um

pavor generalizado e, no mais do que doze pessoas, contando com o cobrador, permaneciam vivas no coletivo. Quer acreditassem ou no, estavam diante do carniceiro do nibus. O cantor desejou a todos uma boa noite e distribuiu a morte de forma igual para todos.

No entanto, durante a noite, a televiso noticiou a primeira grande novidade referente s sucessivas chacinas que vinham acontecendo nos transportes coletivos da cidade. Tal revelao finalmente daria um rumo concreto e definitivo s investigaes sobre o caso do carniceiro do nibus.

Sem excees, os canais mc40sID niacvel tiento edo pele

cumprimentaram. O assassino tocou um lti letra da cano falava sobre d.. tenha Depois o motorista parou o nibus e apaixonado, duas ees. Er vz

mo samba.. ele s tocou samba. A

d.. acho que era isso.. no sei bem.. ele o assassinou. Falou que estava

a espantoso escutar aquilo. Haveria amor naquele a jovem que o chamou a ateno. Em

homem violento? Assassinou ento

seguida, foi um grito de boa noite e tiros para tudo o que lado.

Muitos custaram a acreditar quando ela afirmou que o carniceiro do nibus falava em paixo e cantava sambas antes da matana. Inicialmente, as pessoas trataram essa informao como um devaneio sem prestgio. Talvez fosse um delrio qualquer alimentado por uma vtima perturbada. Porm, como ela era o nico elo entre os investigadores de polcia e o crime do acorde violento como repetia inmeras vezes a televiso fez-se necessrio crer nesta pista tambm.

Aps o relato da sobrevivente, a polcia passou a realizar batidas nos nibus que percorriam a cidade. Nenhuma linha foi poupada. Tal transtorno acabou por ser muito bem recebido pela populao. Naquele momento estavam todos fragilizados e amedrontados. Os sentimentos de impotncia, repdio e tenso tornaram-se presentes em qualquer homem ou mulher daquela cidade.

Outra consequncia do depoimento oferecido pela sobrevivente foi a adoo de uma poltica extrema de segurana. Uma arbitrariedade. Da noite para o dia, todos os msicos da cidade passaram a ser suspeitos, sem distines. Se algum estivesse em um nibus portando um instrumento musical qualquer, provavelmente seria preso - e at espancado durante as averiguaes policiais.

Ser msico se tornou crime a partir de ento. Portar instrumentos era uma ao ilegal. Os instrumentistas sofriam diariamente com as agresses e os abusos de autoridade. A polcia achava que aquela medida era necessria embora no admitisse que cometesse excessos nos mtodos adotados. Afirmava que aquele mal estar era passageiro.

Porm, no demorou mais do que alguns dias para que a populao passasse a evitar o estabelecimento de qualquer relao com a classe musical da cidade.

Um ms se passou. Os crimes pararam. No entanto, as investigaes continuavam em ritmo acelerado, frentico. Muitas prises ocorreram na cidade, mas, nenhuma que passasse de alarme falso. Os homens da lei comemoravam. Pensavam que, ao menos, tinham conseguido intimidar o carniceiro do nibus. No poderiam estar mais enganados.

Em meio ao falso clima de proteo e segurana oferecido pelas frequentes batidas policiais nos coletivos e nos estdios musicais, aconteceram dois novos crimes. Pela primeira vez, o carniceiro do nibus no respeitou o prazo que estabelecia para seus atos de violncia. Primeiro, passou um ms sumido e, depois, atacou dois nibus em um mesmo dia. Tal acontecimento parecia significar que ele estava zombando dos esforos das autoridades ou, quem sabe, dando uma resposta cidade - que comeava a duvidar do seu retorno.

Ainda nesta mesma semana, o cantor atacou mais uma vez. Estava ensandecido pelos seus feitos. Sentia-se bem, sentia-se um mito. Invencvel. Atacava e ganhava. Contudo, no dava para negar que todas essas emoes o cegavam pouco a pouco. No estava sendo to cuidadoso como antes, pois inspirava e expirava autoconfiana em demasia.

Mas a cidade estava excessivamente informada. Sabia como se processavam os crimes do carniceiro do nibus e, por isso mesmo, quando entrou no nibus e retirou o cavaquinho da bolsa para mais um espetculo, a suspeita foi unnime.

Um dos passageiros percebeu que no tinha mais nada a perder e resolveu arriscar um telefonema, atravs do celular, para alertar a polcia. As coordenadas foram passadas com xito. A msica comeou e o horror estampado nas faces era visvel at para o mais leviano dos observadores.

O batalho mais prximo foi acionado. Sem ultrapassar cinco minutos para quem estava no nibus foi uma eternidade a polcia interceptou o veculo no qual estava o carniceiro do nibus. O motorista parou de forma brusca. Sem esperar a abordagem de praxe da polcia, o der e m xio hoo. Oa Tdxg2c8742 Tw 0 -2pfosssta357 Twat-a2 85 3 573

Acho que no fui claro. Que desgraa! No estou aqui para perder mais tempo. O que acha que me impediria de matar no s esse moleque como tambm todo mundo que est neste nibus? Venho fazendo isso durante meses... Com a prtica, a gente se acostuma e pega gosto pela coisa. Manda o carro e a televiso, agora mesmo! O que melhor para mim, ser uma tragdia para vocs. Portanto, no me testem.

O negociador se dirigiu para perto das viaturas. Conversou e gesticulou

- Pode descer agora. Est tudo aqui disse o negociador.

O cantor arremessou para o lado a sacola com o cavaco e resolveu descer do nibus. Com a arma contra o peito da criana, que tremia e tinha o rosto cheio de lgrimas, deu o primeiro passo fora do veculo. O menino estava gelado. Um reprter aproximou-se do negociador junto com um cinegrafista. As imagens estavam no ar.

No vo estragar tudo agora, hein? Estou s avisando. No me importo em morrer. Pode ser amanh, pode ser depois. Sei o que fiz. Nada a perder... nada a perder vociferava o cantor.

E em tom de desdm e amargura, o carniceiro do nibus comeou a repetir pausadamente: no me importo, no me importo, no me importo... ouviram? No me importo!.

A presena da cmera o empolgou. Sentiu-se estimulado a continuar:

No fui reconhecido pelo que fiz de bom. Quem eu fui ou quem eu sou? Nem a mim interessa mais. Hoje, tenho fama graas ao mal, dor, ao horror e desgraa que proporcionei vida de muita gente. A morte e a tragdia me foram mais generosas em poucos meses do que a vida normal que carreguei nas costas durante anos. A desaprovao minha conduta violenta culminou com uma espcie de reverncia generalizada. Sou debatido nos noticirios de maior audincia da televiso, tenho retrato falado publicado em dezenas de jornais. Tambm no escapei das revistas e das emissoras de rdio. Criei at uma estrela secundria: a sobrevivente. Ela sabe que me deve uma. Atrevamse a perguntar o que ela prefere? A vida de annima que levava antes de mim?

Indo e vindo, indo e vindo. Desconhecida. Duvido! Sem mim, ela continuaria sendo s umazinha, sem graa, sem currculo. Incapaz de ser reconhecida por qualquer coisa boa que fizesse e, provavelmente, permaneceria assim at o fim dos seus dias. As frustraes que trago no so apenas minhas. Melhor do que eu, sabem vocs. Neste mundo, a falta de escrpulos revela talentos e a honestidade os encobre. Digam-me que mentira? No tm coragem, no tm coragem! Eis aqui o exemplo vivo da minha prpria verdade.

Um clima de tenso se estabeleceu. No se ouviam vozes at que um homem, de dentro do nibus berrou: mata logo esse animal, esse monstro. Com o susto, o cantor roou o dedo no gatilho que, de to sensvel, disparou contra o menino. O corpo amoleceu no mesmo instante.

Os policiais se aproximaram. O cantor sabia que tinha perdido qualquer chance de sair com vida daquele lugar. Estava cercado e no escaparia. Sob a mira das armas, comeou a cantar: .alei me Deus, o fim do nosso amor. v. Perdoa, por favor.. eu sei que o erro mudar de e, onde foi que eu errei, eu s vz que amei.. aconteceu mas no sei o que fez, tudo sei que amei, que amei, que amei,

A cano foi interrompida a tiros. Eram tantos que, pelo barulho e tempo que ficaram atirando, dava para confundir com os espetculos pirotcnicos das festas de comemorao do Ano Novo. A carreira do carniceiro do nibus encontrava o seu fim. A plateia - composta pelos passageiros do nibus e pelos curiosos que ali se aglomeraram aplaudia incansavelmente a ao da polcia.

Estavam extasiados pelo fantstico teatro da vida real. Alguns poderiam pensar, inclusive, que era ainda melhor do que na televiso ou no cinema. Sabiam que o abundante sangue que ali corria no era feito de ketchup ou

coisa parecida, no havia efeitos especiais, sonoplastia ou edio. Sabiam

ainda que as balas no eram de festim e os corpos que ali jaziam, no mais voltariam a atuar nem a integrar o elenco de nenhum outro espetculo.

Mas, de repente, o rdio de uma das viaturas tocou. Um policial que estava mais prximo do carro escutou o chamado e foi atend-lo. O qu?, falou o policial, no possvel... mas... como?. Com a voz embargada, cochichou no ouvido do delegado, que acompanhou todos os acontecimentos de longe: temos que ir urgentemente, temos que mover nosso pessoal daqui....

Mas por qu?, perguntou impaciente o delegado. A central acabou de receber informaes de que h dois nibus rendidos na cidade neste momento... e que nos apressemos porque... talvez... todos os passageiros... de ambos os veculo... j... j... estejam... mortos.

noite, a emissora TVL detentora dos maiores ndices de audincia da cidade resolveu transmitir um programa especial, com mais de duas horas de durao, sobre o carniceiro do nibus e o seu trgico fim.

No encerramento, a reprter concluiu:

Parece que o carniceir o do nibus deixou seguidores. Mesmo aps a sua execuo hoje, no incio da tarde, caractersticas dos crimes assemelhav carniceiro. Nada de furto ou ingana. v Todos os passageiros, incluindo os dois dois outros nibus sofreram ataques. As am-se s tticas empregadas pelo Matar por matar, e a sangue frio. motoristas e os dois cobradores foram

mortos. Totalizam-se, pelo menos, quarenta e nove caderes. Uma tragdia. v H quem diga que a mdia foi a cul sanguinrio uma espcie de dolo, de he pada, que fizemos de um monstro

ri. erdade ou mentira, isso no vem V ns iremos lidar com

ao caso agora. A preocupa o nesse momento : como

os frios seguidores do carniceiro? como objetivo oferecer uma resposta

No percam amanh um debate que ter populao para es ta pergunta, to

intrigante quanto assustadora. Boa noite!.

FIM

Anda mungkin juga menyukai