Anda di halaman 1dari 24

Panorama do ensino de Cartografia em Santa Catarina:

os saberes e as dificuldades dos professores de Geografia


Ruth Emilia Nogueira Loch * Marcus Andre Fuckner **

Resumo
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo verificar a situao atual do ensino de Cartografia, considerando para tanto a opinio dos professores de Geografia da Educao Bsica de escolas dos ensinos fundamental e mdio da rede pblica estadual catarinense, inclusive a Educao de Jovens e Adultos, distribudas em 145 municpios. Os dados obtidos a partir de questionrios aplicados a 450 professores foram organizados em um Sistema de Informaes Geogrficas com vistas a apresentar sua distribuio espacial pelas vinte microrregies geogrficas catarinenses. Verificou-se que a Cartografia , o que se chama de o calcanhar de Aquiles dos professores de Geografia, tanto no que diz respeito aos seus contedos, quanto ao ensino do Mapa ou com o Mapa. Os resultados permitiram quebrar o mito de que os professores formados em Geografia apresentam dificuldades com contedos cartogrficos em nvel inferior queles titulados em outras reas do conhecimento. Esse e outros resultados so explanados neste artigo ilustrado com grficos e mapas temticos, os quais visam a melhor compreenso do leitor. Palavras-Chave: Cartografia, ensino, Geografia.
*

**

Professora Doutora do Departamento de Geocincias da UFSC, Coordenadora do Laboratrio de Cartografia e do Grupo de Pesquisa em Cartografia Escolar (renloch@cfh.ufsc.br). Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFSC e mestrando do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE.

Geosul, Florianpolis, v. 20, n. 40, p 105-128, jul./dez. 2005

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Abstract
This paper presents some results of a research, which aimed on registering how teaching at Cartography is going on, and the teachers opinions were the parameters for these results. They were teachers of Basic Education at Geography from primary and high schools of Catarinense State Public Schools, including Young and Adult Education. These schools were chosen among 145 municipallities. Four hundred and fifty teachers answered some questionnaires and these data were organized in a system of Geographic Information in order to show its spacial distribution by the twenty small regions from Santa Catarina. It was observed that Cartography is the fragile point of Geography teachers not only regarding its contents, but also when teaching the Map and with it. This research allowed to break up a mith that teachers, whose background was in Geography, had a lower level of difficulty when compared with those ones from other areas. Some of these and others results are shown by graphics, specific maps, used to give a better comprehension to the reader. Key words: Cartography, teaching, Geography.

Introduo
A curiosidade, a busca do desconhecido e o registro das descobertas ocuparam desde sempre a mente humana. Antes mesmo da inveno das letras e da escrita, medida que ampliava o conhecimento do mundo que o rodeava, o homem tentava representar os lugares conhecidos em mapas primitivos ao utilizar o material existente no ambiente como conchas, palhetas de palmeiras, couro de animais, argila, etc. Com o passar do tempo, tudo que se registrava referente ao mundo, aos pases, ou s regies convencionou-se, de modo geral, estar relacionado a uma rea especfica denominada de Geografia (CARVALHO, 1998) e os mapas, sendo representaes espaciais, sempre estiveram intimamente ligados a esta cincia.

106

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

A Cartografia no sculo XXI encontra-se estruturada como cincia indispensvel alfabetizao do educando e formao completa do cidado para o mundo. Num modelo de ensino tradicional, a Cartografia se insere no ato de ensinar com o mapa, o qual visto como um recurso didtico. Numa perspectiva de trabalho inovadora, a Cartografia torna-se um contedo especfico. Considerada essencial para o ensino da Geografia, a Cartografia tornou-se importante na educao contempornea para que o aluno atenda s necessidades que aparecero no seu cotidiano e tambm para estudar o meio ambiente (GENTILE, 2002). A importncia de se ensinar Cartografia na educao formal atestada pelos Parmetros Curriculares Nacionais - PCN e tambm pela Proposta Curricular Estadual (SANTA CATARINA, 1998). Nos PCN, o trabalho com a Cartografia proposto j nas sries iniciais, nos 1 e 2 ciclos (1 a 4 sries do ensino fundamental), para desenvolver as capacidades de ler, interpretar e representar o espao por meio de mapas simples, e representar e interpretar informaes sobre diferentes paisagens utilizando procedimentos convencionais da linguagem cartogrfica (BRASIL, 1997:137, 151). Em que pese tais constataes, Santos (2002) acredita que a Cartografia est muito distante das escolas brasileiras, pois grande parte das habilidades de leitura, escrita e visualizao pelos meios grficos so desconhecidas dos professores e, conseqentemente dos alunos. Pereira e Carvalho (1993) comentavam as dificuldades que os professores de Geografia tm em lidar com mapas, preferindo deix-los de lado, ou ento, segundo Passini (1998), quando eles so usados, servem de mera ilustrao ou apenas para localizar fenmenos. Schaffer et al. (2003) consideram difcil que um professor consiga trabalhar as noes preliminares da forma e posio da Terra no espao sem ter um globo em mos. Como ele pode ensinar questes fundamentais para o entendimento de diversos fenmenos que nos afetam diariamente, como a alterao da luz e calor ou o deslocamento das massas de ar sem esse objeto? Por

107

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

outro lado, Castellar (1996) considera que desde as sries iniciais, a Geografia deve ser compreendida como parte do processo de alfabetizao, para a criana entender as informaes do lugar e do grupo social nos quais se insere. Neste contexto, afirma a autora, a linguagem cartogrfica torna o ensino da Geografia mais significativo, pois so criadas condies para a criana representar graficamente a leitura que faz do mundo, assim como interpretar seus prprios mapas, explorando o conhecimento que tem da realidade. Trabalhando com o ensino de Cartografia no Curso de Geografia da UFSC desde 1992, tem-se observado a dificuldade apresentada pelos alunos no que concerne Cartografia. Para a maioria, o nico contato com mapas, quando houve, foi um olhar sobre um mapa geogrfico de parede. Contatos com outras universidades do Estado de Santa Catarina onde existe o curso de Geografia tm mostrado uma realidade semelhante ou ainda menos favorvel para desenvolver conhecimentos que deveriam vir com os alunos do ensino fundamental. Afinal, conforme afirma Gentile (2002).
Saber interpretar cartas geogrficas e ser capaz de produzir representaes prprias, do espao, so habilidades que todo o aluno que terminou o ensino fundamental deveria ter. No entanto, para realizar tais tarefas com desenvoltura necessria uma srie de conhecimentos que s so adquiridos num processo de alfabetizao que envolve linhas, cores e formas (...).

Acrescentaramos ainda, que sabe ler mapas apenas quem faz mapas. O entendimento de toda essa conjuntura formou a base da pesquisa a qual se est relatando os resultados neste artigo. Esta pesquisa foi desenvolvida nos anos de 2003 e 2004 no Estado de Santa Catarina com o objetivo de obter um panorama de como os professores de Geografia entendem e ensinam Cartografia, como usam mapas em suas aulas de Geografia e suas dificuldades neste contexto.

108

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Metodologia
O levantamento dos dados referentes ao ensino de Cartografia nas disciplinas de Geografia foi efetuado por um questionrio aplicado aos professores de Geografia istribudos em 145 municpios do estado, correspondente a 49,5 % do total de municpios. A escolha dos municpios foi feita aleatoriamente, considerando cada regio geogrfica, de forma que todas fossem proporcionalmente representadas. Para a definio do nmero de amostras (nmero de professores necessrios para ser representativo estatisticamente), foi necessrio conhecer a quantidade de professores de Geografia existentes em Santa Catarina. A partir dos dados obtidos junto Secretaria de Estado da Educao e Inovao, estimou-se que existiam por volta de 2000 professores de Geografia 1 . Portanto, a aplicao de 450 questionrios (que foram efetivamente respondidos pelos professores que lecionam a partir da 5 srie) atendeu muito alm do tamanho estatstico de amostras e aumentou a segurana para traar um perfil do ensino de Cartografia na Educao Bsica de Santa Catarina. De posse dos questionrios respondidos, foram procedidos a tabulao, a organizao e o tratamento destes dados de forma que pudessem ser utilizados para representaes grficas e cartogrficas. Esta tarefa consistiu na interpretao das respostas dos questionrios e agrupamento dos dados segundo o Tema, a qual criou um banco de dados digital no Microsoft Excel para que pudesse ser utilizado nas anlises tabulares e grficas via software de banco de dados ou em um Sistema de Informaes Geogrficas. Visando a anlise espacial dos dados gerou-se uma base cartogrfica em meio digital a partir da generalizao cartogrfica do Mapa do Estado de Santa Catarina, em que foram delineadas as regies geogrficas. Tal base cartogrfica deu origem ao
1

Consideraram-se professores efetivos e os contratados temporariamente nas Escolas de Educao Bsica, Escolas de Ensino Fundamental, Escolas de Ensino Mdio, Centros de Educao de Jovens e Adultos e os Ncleos Avanados de Ensino Supletivo.

109

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

georreferenciamento dos dados alfanumricos do banco de dados composto a partir das respostas dos questionrios e aos Mapas Temticos diversos obtidos na anlise dos dados via software ArcView. Alguns mapas foram gerados com o auxlio de tabelas de dados e do software FreeHand. Finalmente, com todos os dados tratados geraram-se os grficos e os mapas para se proceder a anlise e discutir os resultados observados e confront-los com bibliografia pertinente quando necessrio.

Perfil dos professores pesquisados


Qual a formao do professor que tem como tarefa levar o aluno a dominar conceitos espaciais e sua representao? Este foi um questionamento importante para se verificar se haveria ou no alguma influncia da formao docente na habilidade de tratar tais contedos na sala de aula. Os resultados da pesquisa surpreenderam quanto formao dos professores que ensinam Geografia em Santa Catarina. Do total pesquisado, verificou-se que pouco mais da metade, 62 %, formado em Geografia, outros 12 % so formados na Licenciatura Curta em Estudos Sociais e 8 % em Histria. Ao analisar os mapas da Figura 1, verifica-se que em determinadas microrregies, acima de 70 % dos professores so formados em Geografia, o que no se verifica com tanta intensidade em outras microrregies. Por outro lado, nas microrregies de Cricima e de Ararangu existe uma parcela significativa de professores formados em licenciatura curta em Estudos Sociais. Nas microrregies de Joaaba, Curitibanos e Ituporanga esto os maiores percentuais de professores de Geografia que so formados em outras reas ou ainda no concluram sua habilitao, agrupados na categoria outros. O maior nmero de professores que est cursando Geografia leciona em municpios que tm carncia de professores nesta disciplina e esto prximos de Florianpolis, onde h dois cursos superiores de Geografia: um na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e outro na Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

110

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Erro!

111

Figura 1: Formao dos professores que ensinam Geografia em Santa Catarina

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Os professores das sries iniciais no tm, com poucas excees, formao em Geografia. Em sua maioria, os professores deste nvel so formados em Pedagogia, curso que prepara professores para lecionar diversas disciplinas e no somente Geografia. Por outro lado, se for pensado que a partir da 5 srie a formao diferenciada do professor exclui problemas com relao Cartografia, se estar cometendo um grande equvoco. Na microrregio Campos de Lages, por exemplo, o nmero de professores formados em Geografia baixo, apenas 39 %. Nesta microrregio, o maior percentual de professores com licenciatura curta em Cincias Sociais, 30 %, que a cursaram na Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC. O menor percentual de professores formados em Geografia do Estado, que corresponde a 24 %, encontra-se na microrregio de Ararangu, onde no h curso superior de Geografia. interessante comparar a distribuio dos professores formados em Geografia com a localizao dos dez cursos de graduao na rea, em nove instituies de ensino superior no Estado (Figura 2). Dentre quatrocentos e cinqenta participantes da pesquisa, 6 % lecionam em escolas particulares alm da escola pblica, o que mostra ser esta prtica pouco comum entre os professores das escolas estaduais. No entanto, escolas particulares que atendem o nvel mdio do ensino, por exemplo, existem em apenas 36 % dos municpios catarinenses. Os professores que esto lecionando Geografia a menos de quatro anos representam um percentual considervel de 31 % (Figura 3). Vinte e dois por cento o percentual de docentes que rabalharam de cinco a nove anos. Quarenta e sete por cento tm mais de dez anos de experincia na docncia de Geografia, e h inclusive casos de professores j aposentados que reingressaram sala de aula.

112

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

113

Figura. 2: Localizao dos Cursos de Geografia em Santa Catarina

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Figura 3: Experincia dos professores catarinenses no ensino da Geografia Com relao aos nveis de ensino nos quais os professores trabalham, verificou-se que 80 % deles lecionam Geografia para alunos de 5 a 8 sries do ensino fundamental, 70 % para o ensino mdio e um percentual significativo de 11 % trabalha com jovens e adultos no ensino supletivo, nos CEJA Centro de Educao de Jovens e Adultos ou em NAES Ncleo Avanado de Ensino Supletivo. Como possvel perceber pelos percentuais prximos, boa parte dos professores leciona tanto no ensino fundamental quanto no ensino mdio por opo, ou para preenchimento da carga horria. No Estado de Santa Catarina, dentre os professores de Geografia, 22 % no possuem acesso Internet, seja ele na escola, na prpria casa ou em qualquer outro local. A microrregio com menor ndice de professores com acesso a do Tabuleiro, com somente 25% e as de maior ndice so Blumenau e Cricima, 100 % dos participantes. Foi surpreendente o fato de 46 % possurem acesso Internet nas escolas, nmero extremamente positivo para a realidade atual.

114

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Panorama geral do ensino de Cartografia


Srie mais propcia para iniciar estudos de Cartografia A pesquisa procurou saber a opinio dos professores sobre a srie ideal para comear a ensinar Cartografia (Figura 4). O maior percentual, 28 %, respondeu serem as Sries Iniciais. Entretanto, esta resposta no to clara porque pode ser classificada como 1, 2, 3 ou 4 srie. Independente de os professores serem formados em Geografia ou no, as opinies no foram divergentes. Alguns colocaram, inclusive, que o Pr-escolar o nvel de ensino adequado para o incio do trabalho. Na prtica, a maioria dos alunos comea a estudar Cartografia somente na 5 srie. Quinze por cento dos professores concordam com tal prtica. Sob um ponto de vista oposto, h professores que vem a 5 srie como cedo demais para introduzir a Cartografia no ensino.

Figura 4: Opinio acerca da srie ideal para iniciar o ensino de Cartografia Tais opinies podem evidenciar que, conhecendo a forma complexa como vm sendo tratados os contedos cartogrficos nos 115

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

livros, seja necessrio o ensino de Cartografia iniciar em uma etapa mais adiantada da formao educacional. primeira vista, a Cartografia realmente parece ser complexa e um contedo muito abstrato para ser trabalhado nas sries iniciais. A impresso que se tem, quando so analisados os contedos de Cartografia propostos nos contedos programticos da 5 srie, a de que uma criana em etapa anterior escolarizao no conseguiria compreend-los. Ento, como ensin-los para outras sries, nas quais cursam alunos ainda mais novos? O segredo est na forma de ensinar, que deve ocorrer adaptada faixa etria e numa perspectiva de alfabetizao cartogrfica. Assim como a criana aprende a escrever e a contar pode aprender a representar o espao vivido desde as sries iniciais; evoluir na representao medida que evolui sua concepo de espao e chegar adolescncia capaz de fazer representaes semelhantes aos mapas de adultos, alm de ler e interpretar mapas. Materiais auxiliares no ensino da Cartografia Para ensinar Cartografia, independente da srie, importante contar com o auxlio de recursos cartogrficos (Figura 5) tais como mapas, Atlas e globos. Estes materiais so de tamanha importncia para os educadores que um(a) professor(a) de uma Escola de Educao Bsica do municpio de Tijucas considerou que o Atlas deveria ser obrigatrio, assim como so os dicionrios de portugus e ingls. Foi observado que nem todos os professores contam com o apoio de recursos de cartografia e poucos deles dispem de algum outro tipo de recurso didtico. Noventa e oito por cento dos professores contam com mapas em suas escolas; um percentual um pouco menor com globos e somente 90 % com Atlas. Outros materiais, dentre eles, bssola, vdeos, cartas topogrficas, que foram citados, esto disponveis somente para 2 % deles.

116

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Figura 5: Recursos de Cartografia disponveis aos professores nas escolas Como apresentado na Figura 5, apenas 5,3 % dos professores contam com Atlas Digitais em suas escolas para auxiliar no ensino de Geografia ou de Cartografia. Considerando que a Informtica uma importante ferramenta da atualidade, os educadores precisam dispor dela. Nem todas as unidades escolares do governo esto equipadas com microcomputadores a serem utilizados nas aulas de Informtica e outras disciplinas. Muitas escolas catarinenses, em sua maioria que atendem ao Ensino Mdio, receberam computadores e outros recursos de informtica para equiparem uma sala de aula, mas, para colocarem-na em funcionamento, depararam-se com outros problemas, tais como a inexistncia de recursos humanos em seu quadro de profissionais capacitados para trabalhar com esta rea do conhecimento, ou ento, para administrar a sala de Informtica. Os nicos materiais que esto acessveis a todos os professores so os livros didticos. Contudo, no de hoje que os professores apresentam uma relao conturbada com eles. Um(a) professor(a) do municpio de Guatambu, microrregio de Chapec afirmou de maneira enftica: Sou contra o livro didtico. No

117

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

caso do ensino fundamental, o Ministrio da Educao distribui livros gratuitamente para os alunos. No ensino mdio, no h este privilgio. Coloca-se como privilgio ter o livro didtico porque, ainda que ele contenha informaes erradas e outros problemas no interessante aqui discutirmos extensivamente a questo do livro didtico conforme muito bem colocaram trs professoras de So Miguel do Oeste, para muitos alunos, o livro didtico oferecido a eles pelo PNLD Programa Nacional do Livro Didtico do MEC o nico meio de informao e leitura. por esta razo que tais professoras consideram bom o livro que utilizam, e no somente elas, 48 % do total concordam com tal critrio. O mesmo percentual de professores classificou o livro como regular, e somente 4 % como sendo um livro ruim. Em decorrncia da variedade de livros didticos existentes no total os professores utilizam 60 livros e/ou colees de livros diferentes h diversas possibilidades de abordagem de um mesmo contedo. Partindo dessas consideraes, os professores foram questionados se consideram adequado o contedo cartogrfico do livro didtico que utilizam, se ele apropriado faixa etria dos alunos das sries s quais o(s) livro(s) se destina(m), ou, por outro lado, se o consideram insuficiente ou pouco esclarecedor (Fig. 6). Mais de trinta e cinco por cento dos docentes responderam que o livro utilizado possui contedo insuficiente. Um percentual um pouco menor respondeu que o contedo no est bem esclarecido e isto dificulta sua compreenso. Apesar de boa parte dos professores considerar o contedo do livro insuficiente, preciso lembrar que em hiptese alguma um livro tem a pretenso de esgotar o assunto sobre um tema. Em geral, ele traa apenas algumas consideraes e traz informaes bsicas que so suficientes. A partir delas, caso o professor perceba ser necessrio e adequado, outras informaes podem ser pesquisadas e trazidas para a sala de aula.

118

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Figura 6: Classificao do contedo cartogrfico do livro utilizado Como os mapas so usados na sala de aula Os mapas deveriam ser companheiros inseparveis dos professores de Geografia e serem realmente utilizados e explorados como um valioso instrumento de ensino. Isto significa comear pelo ensino de como se fazem mapas e assim evoluir para o ensino com os mapas. A experincia tem demonstrado que, sabem usar mapas aqueles que aprenderam a faz-los. Se no so propostas atividades a partir dos mapas, eles podem estar sendo utilizados nas aulas apenas como figuras, servindo como meras ilustraes e, desta forma, os dois eixos de trabalho da linguagem cartogrfica - a codificao e a decodificao - podem estar sendo negligenciados. Com tal preocupao em mente, investigou-se como os professores esto usando os mapas em sala de aula. Desta feita, os resultados esto sumarizados na figura 7 e discutidos na seqncia. As forma de utilizao mais freqentes de mapas (para aproximadamente 80% % dos professores) Mostrando Mapas e

119

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Analisando e Interpretando Mapas. A Pintura de Mapas, embora possa parecer uma atividade eficaz, h que se considerar como ela desenvolvida, que tipos de questionamentos esto ligados a ela e tambm, que os alunos precisam avanar para a confeco e interpretao de mapas. Ao serem solicitados a justificar porque acreditam que importante ensinar Cartografia e utilizar mapas na disciplina de Geografia, 37 % dos educadores responderam que importante para localizao. Concorda-se com tal afirmativa, porm, alm de serem importantes para localizar onde est situado determinado pas, regio ou localizar-se no espao geogrfico preciso enfatizar que esta no a nica funo dos mapas no ensino. A funo destes vai muito alm: os mapas deveriam ser utilizados para anlise, sntese e para relacionar diferentes fenmenos que ocorrem no espao geogrfico. Apenas mostrar mapas no o suficiente para que o aluno entenda o que um mapa e o que ele contm. Por outro lado, no basta apenas confeccionar mapas, necessrio interpret-los.

Figura 7: Formas de uso dos mapas nas salas de aula em Santa Catarina

120

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

Dificuldades em ensinar Cartografia Verificou-se que, boa parte dos professores do Estado de Santa Catarina, com quem se entrou em contato para a realizao da pesquisa, afirmou que os contedos de Cartografia so os mais problemticos da grade curricular da disciplina de Geografia. Os argumentos para tal afirmao foram diversos e semelhantes queles apontados por Almeida e Passini (1989), Bovo e Passini (2001) e Perrenoud (1997). Segundo tais autores, as dificuldades vivenciadas tm como causas: (a) as incoerncias existentes nos livros didticos, (b) a forma como os mesmos expem os contedos cartogrficos e comunicam dados nas representaes cartogrficas contedos complexos so expostos em desacordo com o nvel de ensino a que se destinam, e (c) professores pouco aprendem em seu curso de formao que os habilitem a desenvolver um programa de ensino/aprendizagem de conceitos espaciais e sua representao. Alm disso, 54 % dos professores disseram ter dificuldades para ensinar porque no foram alfabetizados em Cartografia. Outros 37 % afirmaram que a falta do trabalho efetivo com a representao do espao nas sries iniciais um fator condicionante das dificuldades em se trabalhar com os alunos a Cartografia a partir da 5 srie. De fato, os professores tm razo quanto ao desconhecimento da representao do espao vivido por parte dos alunos nas sries iniciais, pois, apesar da disciplina de Estudos Sociais trabalhar o espao vivido como a casa, a escola, o bairro e o municpio, a representao desses espaos uma prtica quase inexistente nas escolas. E quando feito, geralmente conduzido de forma inadequada. Se a alfabetizao cartogrfica for efetuada nas sries iniciais ser mais fcil para os alunos que esto no 3 e no 4 ciclos do ensino fundamental (5 a 8 sries) compreenderem os contedos cartogrficos, em virtude do preparo e dos trabalhos prticos desenvolvidos anteriormente. A representao do espao includa no currculo das sries iniciais (BRASIL, 1997), mas, na prtica, nem sempre trabalhada por desconhecimento de como

121

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

faz-lo por parte dos docentes e, assim forma-se um ciclo vicioso e problemtico no ensino - aprendizagem da Cartografia. Alguns aspectos importantes relatados pelos professores ultrapassam a questo do ensino da Cartografia; constituem, na verdade, um problema inerente educao formal. A maioria dos professores (57 %) coloca a falta de integrao entre as reas de ensino como o maior problema existente. Entende-se tal posio dos professores porque se observa que tanto na educao bsica como na universitria notvel a ausncia de construes coletivas do saber, envolvendo professores de diferentes disciplinas. A to apregoada interdisciplinaridade como meio de promover o intercmbio do conhecimento e coibir o individualismo permanece nos escritos e longe das prticas escolares. De acordo com Hernndez (1998), esses ltimos constituem barreiras ao sucesso no desenvolvimento de atividades propostas e a melhoria da qualidade de ensino. Por outro lado, as dificuldades especficas em ensinar Cartografia podem ocorrer devido falta de conhecimento dos professores, tanto do aspecto terico quanto da parte prtica desta disciplina. Um percentual significativo de professores (9 %) nunca estudou Cartografia. Dezessete por cento desses so formados em Geografia e 31 %, em Estudos Sociais. Conseqentemente, nestes casos, os professores no compreendem os contedos e no sabem como ensin-los. O percentual de professores formados em Geografia que mencionou falta de domnio de algum contedo alcanou 72 %. Na Figura 8 encontra-se o grau de dificuldade dos professores, formados ou no em Geografia, com contedos especficos da Cartografia. Os resultados finais da pesquisa no Estado de Santa Catarina apontaram que as dificuldades em ensinar Cartografia no so exclusivas dos educadores que no tm formao especfica em Geografia; aqueles formados tm dificuldades semelhantes. As projees cartogrficas aparecem como o maior problema para mais da metade dos professores. Isto pode ser decorrente da forma como tratado este assunto. Por mais

122

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

abstrato que ele seja, necessrio um cuidado ainda maior com sua transposio didtica, principalmente para o 3 ciclo do ensino fundamental (5 e 6 sries). A forma como os contedos de cartografia so apresentados nos livros didticos um captulo parte, e depois totalmente esquecidos dificulta sua compreenso, fato que colabora para aumentar as dificuldades dos alunos na aprendizagem.

Figura 8: Dificuldades na compreenso dos contedos cartogrficos de acordo com a formao do professor Uma mdia de 30 % dos professores confessou que no dominam problemas relativos escala, enquanto 7 % disseram no 123

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

saber usar simbologia em mapas. A nica diferena em relao ao domnio de contedo pelos formados em Geografia em relao aos no formados foi na questo de Coordenadas Geogrficas, em que os primeiros so em torno de 12 % que tm dificuldades nesta questo, enquanto os outros so 20 %. Mas, pelas conversas durante as visitas s escolas pudemos constatar que os problemas em Cartografia so bem maiores que aqueles respondidos no questionrio. Na verdade, os professores no tm conscincia de que no sabem a gramtica cartogrfica e por isso est tudo bem com seus mapas (que esto errados na maioria das vezes).

Consideraes finais
O desenvolvimento desta pesquisa permitiu conhecer a realidade dos saberes de Cartografia dos professores nos ensinos fundamental e mdio das escolas catarinenses. Obteve-se um perfil dos professores que ensinam Geografia em Santa Catarina, um quadro geral das dificuldades destes com respeito ao seu prprio conhecimento terico e prtico de Cartografia, quanto ao ensino deste contedo e ao uso de mapas na sala de aula. Os resultados alcanados no levantamento de dados, embasados nos questionrios respondidos pelos professores, demonstraram que 62 % dos professores que ensinam Geografia so licenciados nesta habilitao, enquanto o restante tem diversas formaes. Independente da formao, tanto aqueles que esto lecionando h poucos anos quanto os que trabalham h mais de uma dcada apresentam srias dificuldades em relao Cartografia, no apenas em contedos, mas tambm e conseqentemente em ensin-la. A experincia de ensino ao lado da formao no foram fatores relevantes para determinar qual grupo de professores est mais propenso a ter dificuldades: se aqueles recm formados ou no, que esto ingressando na carreira ou, aqueles formados ou no, que j tm maior experincia. As microrregies geogrficas onde se verificou maior percentual de professores com problemas em contedos cartogrficos foram Chapec e a Grande Florianpolis, que vem logo em seguida. Este

124

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

fato era inesperado, uma vez que nestas duas microrregies existem a Unochapec (em Chapec) e a UFSC e UDESC (em Florianpolis) com Cursos Superiores de Licenciatura em Geografia. Os professores apontaram principalmente dois contedos de Cartografia que precisam ser aprendidos por eles mesmos: as Projees Cartogrficas e a Escala. Entretanto, aparentemente no tm dificuldades maiores em ensinar a fazer mapas pintando, analisando ou criando mapas com seus alunos. Desta contradio pergunta-se: como se pode ensinar o que no se sabe? preciso que o professor domine contedos de cartografia, mas, ele precisa tambm estar habilitado a desenvolver um programa que objetive levar o aluno a dominar conceitos espaciais e sua representao. Em contrapartida, os professores mostraram-se muito interessados em aprender como ensinar crianas a fazerem e usarem mapas. A maioria concorda que a alfabetizao cartogrfica deveria comear nas sries iniciais do ensino fundamental. Tambm mostraram interesse em ter um curso de Capacitao em Cartografia para aprenderem contedos e discutirem prticas de como desenvolver a alfabetizao cartogrfica. Entre as dificuldades apontadas pelos professores com respeito ao ensino verificou-se que elas passam por questes mais amplas; esto nas prprias aes educativas que o processo de escolarizao precisa dar conta perante diferentes realidades educacionais. Tarefas como atender necessidades sociais estabelecendo conexes das realidades escolares com a vida cotidiana de seus alunos, reconhecer diferentes prticas culturais e fortalecer o exerccio de cidadania junto a um grande nmero de estudantes crianas e jovens. Interligado a isso observam a carncia de recursos para o ensino e o descaso do poder pblico com o prprio professor que mal remunerado. Considerando o panorama obtido na pesquisa, pode-se questionar: qual a situao dos cursos que formam o educador para trabalhar a Geografia no Ensino Fundamental? Qual ,

125

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

conseqentemente, a relevncia de preparar o professor para trabalhar com mapas? Ser que a deficincia est nas disciplinas de enfoque pedaggico, que no trabalham a questo da transposio didtica do saber universitrio (acadmico) para o saber escolar? Ou ser que as prprias disciplinas curriculares, que trabalham contedos especficos da Geografia no deveriam apresentar uma abordagem voltada para como ensinar estes contedos para crianas e adolescentes, por conseguinte no deixar toda a responsabilidade sobre a disciplina de Metodologia de Ensino? As prprias disciplinas de Cartografia e Fotointerpretao negligenciam tal abordagem, pois, em muitos cursos, as mesmas aulas so oferecidas tanto para os alunos da licenciatura quanto do bacharelado. Por esta razo, tambm so necessrias mudanas no currculo e na prtica de ensino da Cartografia nos cursos superiores de Geografia. Neste sentido, esta pesquisa contribuiu para que, na UFSC, se criasse uma disciplina de Ensino de Cartografia (atualmente como optativa, mas que deve ser includa no novo currculo como obrigatria), acreditando-se ser este um avano para mudar o quadro encontrado principalmente na regio da Grande Florianpolis. Outro resultado importante desta pesquisa foi a solidificao de um grupo de pesquisa em Cartografia Escolar na UFSC, o qual espera agregar professores de outras instituies de ensino superior em Geografia para disseminar a alfabetizao cartogrfica para os professores de Geografia. Este grupo vem dando continuidade pesquisa (prevista para durar mais oito anos) e prope que grupos de professores de escolas interessadas no processo de alfabetizao cartogrfica participem do projeto. Neste ano de 2005, trs escolas de Florianpolis engajaram-se nesse processo que consta da capacitao atravs de um curso de Cartografia e acompanhamento, por parte do grupo de pesquisa e extenso da UFSC, das atividades a serem desenvolvidas na sala de aula em cada srie, o qual considera os professores das sries iniciais (1 a 4 sries). Pretende-se avanar com esta metodologia de

126

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

capacitao e acompanhamento at os professores da 8 srie, de forma a completar a alfabetizao cartogrfica dos alunos que iniciaram na 1 srie. Para tanto, a cada novo ano dever ser includa uma nova srie. Agradecimentos importante agradecer ao FUNPESQUISA 2002 e 2003 da UFSC e ao PIBIC/CNPq, destes mesmos anos, pelo apoio financeiro para a realizao desta pesquisa. Igualmente importante foi a participao da Secretaria de Estado da Educao e Inovao de Santa Catarina e dos PROFESSORES, aos quais esperamos que chegue este artigo para tomarem conhecimento dos resultados da pesquisa. Muito obrigado a todos.

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E.Y. Espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 1989. 90p. BOVO, M. C. e PASSINI, E Y. A Cartografia do professor. Boletin de Geografia. n.2, 2001, p. 320-325. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Histria, Geografia. Braslia: MEC/SEF, 1997. 166p. CARVALHO, M. S. de. Apresentao. In. Cartografia. Carvalho, M. S. (org.). Para quem ensina Geografia. Londrina: Ed. UEL, 1998. 115p. CASTELLAR, S. M. Noo de Espao e Representao Cartogrfica: ensino de Geografia nas sries iniciais. So Paulo, 1996, Tese (Doutorado em Educao). Faculdade de Educao USP, 1996. GENTILE, P. O esouro dos mapas. In: Nova Escola, v. 17, n. 150, pg. 26-29. Mar. 2002.

127

LOCH, R.E.N. & FUCKNER, M.A. Panorama do ensino...

Geosul, v.20, n.40, 2005

HERNNDEZ, F. Repensar a funo da escola a partir dos projetos de trabalho. In: Ptio, Ano 2, n. 6, pg. 27-31. Ago/Out. 1998. PASSINI, Elza Y. A importncia das representaes grficas no ensino da Geografia. In: SCFFER, N. O. e outros. Ensinar e Aprender Geografia. Porto Alegre: AGB, 1998. p.47-55. PERRENOUD, Philippe. Prticas pedaggicas, profisso docente e formao: perspectivas sociolgicas. 2 ed. Lisboa, Portugal: Publicaes Dom Quixote Instituto de Inovao Educacional, 1997. 207p. PEREIRA, D.; SANTOS, D. e CARVALHO M. de. Geografia: Cincia do Espao. 1. ed. So Paulo: Atual 1993. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educao e do Desporto. Proposta curricular de Santa Catarina: Educao infantil, ensino fundamental e mdio: Formao docente para educao infantil e sries iniciais. Florianpolis: COGEN, 1998. 156p. SANTOS, C. Cartografia e Ensino da Geografia: uma abordagem terica metodolgica. Esboo: Revista do Centro Universitrio Moura Lacerda. N.9, 2002, p. 3-38. SCHAFFER, et al. Um globo em suas mos: prticas para a sala de aula. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ Ncleo de Integrao Universidade& Escola da PROREXT/UFRGS, 2003. 160p.

Recebido em abril de 2005 Aceito em agosto de 2005

128

Anda mungkin juga menyukai