Anda di halaman 1dari 75

ISSN 1983-0157

SIMAVE/PROEB
Volume III

Boletim Pedaggico da Escola

Lngua Portuguesa
9 ano do Ensino Fundamental

Ficha Catalogrfica
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educao. Boletim Pedaggico da Escola. SIMAVE/PROEB 2009 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educao, CAEd. v. 3 (jan/dez. 2009), Juiz de Fora, 2009 Anual ANDRADE, Adriana de Lourdes Ferreira de; FINAMORE, Rachel Garcia; MACHADO, Maika Som; MICARELO, Hilda Aparecida L da Silva; SILVA, Josiane Toledo Ferreira; TAVARES, Ana Letcia Duin. Contedo: 9 ano do Ensino Fundamental - Lngua Portuguesa ISSN 1983-0157 1. Ensino Fundamental - Avaliao - Peridicos CDU 373.3+373.5:371.26(05)

Governador do Estado de Minas Gerais Secretria de Estado da Educao Secretrio Adjunto da Educao Chefe de Gabinete Subsecretria de Informaes e Tecnologias Educacionais Superintendncia de Informaes Educacionais Diretoria de Avaliao Educacional

Acio Neves da Cunha Vanessa Guimares Pinto Joo Antnio Filocre Saraiva Felipe Estbili Moraes Snia Andre Cruz Juliana de Lucena Ruas Riani Maria Inez Barroso Simes

Diretoria de Avaliao Educacional Amazlis Letcia Drumond Lage Ana Silvria Nascimento Bicalho Carmelita Antnia Pereira Elza Soares do Couto Gislaine Aparecida da Conceio Maria Guadalupe Cordeiro Suely da Piedade Alves Marineide Costa de Almeida Toledo

Centro de Polticas Pblicas e Avaliao da Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora Coordenao Geral Lina Ktia Mesquita Oliveira Coordenao Tcnica Manuel Fernando Palcios da Cunha e Melo Coordenao de Pesquisa Tu Machado Soares Coordenao de Anlise e Divulgao de Resultados Anderson Crdova Pena Coordenao de Instrumentos de Avaliao Vernica Mendes Vieira Coordenao de Medidas Estatsticas Wellington Silva Coordenao de Produo Visual Hamilton Ferreira Equipe de Medidas Estatsticas Ailton Fonseca Galvo Clayton Vale Rafael Oliveira Equipe de Anlise e Divulgao dos Resultados Ana Paula Gomes de Souza Camila Fonseca Oliveira Carolina de Lima Gouva Daniel Aguiar de Leighton Brooke Fernanda dos Santos Rocha Glucia Fialho Fonseca Joo Paulo Costa Vasconcelos Jlio Srgio da Silva Jr. Leonardo Augusto Campos Lus Antnio Fajardo Pontes Michelle Sobreiro Pires Matheus Lacerda Rodrigo Coutinho Corra Rogrio Amorim Gomes Tatiana Casali Ribeiro

Equipe de Instrumentos de Avaliao Daniel Arajo Vignoli Janine Reis Ferreira Mayra da Silva Moreira Equipe de Lngua Portuguesa Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (Coord.) Josiane Toledo Ferreira Silva (Coord.) Adriana de Lourdes Ferreira de Andrade Ana Letcia Duin Tavares Edmon Neto de Oliveira Maika Som Machado Rachel Garcia Finamore Equipe de Matemtica Lina Ktia Mesquita Oliveira (Coord.) Bruno Rinco Dutra Pereira Denise Mansoldo Salazar Maringela de Assumpo de Castro Tatiane Gonalves de Moraes Equipe de editorao Bruno Carnaba Clarissa Aguiar Eduardo Castro Henrique Bedetti Marcela Zaghetto Marcelo Reis Raul Furiatti Moreira Vincius Peixoto Fotograa Gleice Lisboa Equipe de apoio fotogrco - Instituto de Artes e Design - UFJF Frederico Lopes Rabelo Eduardo Garcia Fotos gentilmente cedidas Projeto Escola Viva Comunidade Ativa

S
1 Introduo

umrio

7 2 Escola vista! 9

15 4 Competncias e Habilidades 23 5 Os Padres de Desempenho 37 6 Sugestes Pedaggicas vista! 63 7 Concluso 69


3 A Escala de Proficincia

SIMAVE/PROEB

Introduo
Estude, atentamente, as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em cada nvel da Escala, principalmente aqueles que se encontram nos nveis e padres inferiores de desempenho. Enfim, convidamos todos da escola a estudar as informaes trazidas neste boletim para que, juntos, cumpramos a meta de elevar os ndices educacionais de nossa rede de ensino e proporcionar uma educao mais justa e de qualidade a todos de Minas Gerais.

Voc est recebendo o Volume III da Coleo SIMAVE/PROEB 2009, o Boletim Pedaggico da Escola. Neste Boletim, voc conhecer os resultados do 9 ano do Ensino Fundamental em Lngua Portuguesa. A interpretao desses resultados, por meio da Escala de Proficincia, fundamental para (re)direcionar as aes pedaggicas, bem como para planejar intervenes educativas mais eficazes, que corrijam os problemas detectados. Por isso, essa escala deve ser interpretada de duas formas diferentes: por meio dos domnios e competncias da escala e por meio dos padres de desempenho definidos para o programa.

Escola Vista!

SIMAVE/PROEB

11

Resultados de sua escola


Para melhor interpretao, nas prximas pginas, os resultados desta escola so apresentados, considerando quatro aspectos.

Apresenta a proficincia mdia das redes Estadual e Municipal avaliadas na Prova Brasil 2007 e no SIMAVE/PROEB 2009, alm dos resultados alcanados por esta escola. Como os resultados so construdos tendo por base a mesma escala do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB), voc pode comparar a proficincia da sua escola com as mdias do Brasil, do Estado, da sua Superintendncia Regional de Ensino SRE e do seu municpio. O objetivo proporcionar uma viso das proficincias mdias e posicionar sua escola em relao a essas mdias.

Proficincia Mdia

Permite que voc acompanhe a evoluo do percentual de estudantes nos padres de desempenho das avaliaes realizadas pelo SIMAVE/PROEB, nos diferentes anos de avaliao do programa.

3 4

Evoluo do percentual de estudantes por padro de desempenho

Percentual de estudantes por nvel de proficincia e padro de desempenho

Informa o nmero previsto de estudantes para a realizao do teste e quantos, efetivamente, participaram da avaliao no Estado, na sua SRE, no seu municpio e em sua escola.

Participao

Apresenta a distribuio dos estudantes ao longo dos intervalos de proficincia da Escala. Esses grficos permitem que voc identifique a quantidade de estudantes que esto nos padres de desempenho Baixo, Intermedirio e Recomendado. Isso ser fundamental para planejar intervenes pedaggicas voltadas melhoria do processo de ensino e promoo da equidade escolar.

Analise bem os resultados apresentados. Por meio deles possvel detectar em quais aspectos sero necessrias intervenes pedaggicas com vistas melhoria do processo educativo de sua escola.

A Escala de Proficincia

SIMAVE/PROEB

17

A Escala de Proficincia
Aps a aplicao dos testes, as respostas de cada estudante a cada item do teste so processadas de forma a constituir uma base de dados. Por meio desta base de dados e da utilizao da Teoria da Resposta ao Item, a TRI, so calculados os parmetros dos itens e as proficincias dos estudantes. Em seguida, so realizados procedimentos matemticos, denominados equalizaes, cujo objetivo apresentar, na mesma escala do SAEB, as proficincias e parmetros dos itens que foram utilizados nos testes do SIMAVE/PROEB.
A escala nica para a Educao Bsica, o que significa que estudantes posicionados em nveis mais altos na escala demonstram ter desenvolvido, tambm, as habilidades dos nveis anteriores. A Escala do SIMAVE/PROEB semelhante a uma rgua, variando de 0 a 500 pontos divididos em intervalos de 25 pontos. Com a utilizao da TRI, conseguimos calcular mdias e variaes das grandezas avaliadas no SIMAVE/PROEB com o objetivo de diagnosticar o desempenho dos estudantes. Por meio da escala possvel qualificar os resultados de proficincia e dot-los de significado pedaggico. Por exemplo: uma escola que apresenta proficincia mdia de 260 pontos em Lngua Portuguesa no 9 ano do Ensino Fundamental tem proficincia maior que outra escola com mdia de 230. Mas em termos de habilidades desenvolvidas, o que significa uma proficincia de 230 ou 260? Como identificar os estudantes a partir de seus resultados de desempenho? Nesse sentido, a Escala de Proficincia fundamental, pois, por meio dela, os nmeros ganham significado e passam a representar as habilidades desenvolvidas pelos estudantes.

Veremos, a seguir, a Escala de Proficincia em Lngua Portuguesa, sua relao com a Matriz de Referncia para Avaliao e as duas formas de interpretao da escala.

18

Boletim Pedaggico da Escola

SIMAVE/PROEB

19

A relao entre

a Escala de Proficincia e a Matriz de Referncia


Como voc viu, a Escala de Proficincia em Lngua Portuguesa composta por trs domnios: Apropriao do Sistema de Escrita, Estratgias de Leitura e Processamento do Texto. Vejamos, no quadro abaixo as competncias e as habilidades presentes nos domnios da Escala de Proficincia e sua relao com os descritores da Matriz de Referncia.
DOMNIO
Identifica letras. APROPRIAO DO SISTEMA DE ESCRITA Reconhece convenes grficas. Manifesta conscincia fonolgica. L palavras. Localiza informao. ESTRATGIAS DE LEITURA Identifica tema. Realiza Inferncia. Identifica gnero, funo e destinatrio de um texto. Estabelece relaes lgico-discursivas. Identifica elementos de um texto narrativo. PROCESSAMENTO DO TEXTO Estabelece relaes entre textos. Distingue posicionamentos. Identifica marcas lingusticas. * As habilidades relativas a essas competncias so avaliadas nas sries iniciais do Ensino Fundamental. D2 D1 D3, D5, D8, D21, D23, D25 e D28 D6 e D7 D11, D12, D15, D16 e D27 D19 D20 D10, D14, D18 e D26 D13 *

COMPETNCIAS

DESCRITORES

Para extrair o mximo das informaes oferecidas pela Escala de Proficincia preciso interpret-la. A seguir, estudaremos a sua interpretao.

20

Boletim Pedaggico da Escola

A Interpretao

da Escala de Proficincia
A interpretao da escala permite traduzir as medidas de proficincia desta escola em diagnsticos qualitativos do desempenho escolar. De posse desse diagnstico, as intervenes tornam-se mais eficazes e com maiores probabilidades de corrigir os problemas na aprendizagem dos estudantes. Assim, propomos a interpretao da escala por dois caminhos distintos, mas complementares e interdependentes. So eles:

Domnios e competncias da escala


Cada um dos domnios da escala se divide em competncias que, por sua vez, renem um conjunto de habilidades. As cores, que vo do amarelo ao vermelho, representam a gradao das habilidades desenvolvidas, pertinentes a cada competncia apresentada na escala. Assim, por exemplo, a cor amarela indica o primeiro nvel de complexidade da habilidade, passando pelo laranja e indo at o nvel mais complexo, representado pela cor vermelha. Ao posicionar a mdia de sua escola na escala, voc ter um diagnstico pedaggico do nvel de desenvolvimento das habilidades avaliadas, o que de extrema importncia para a implementao das suas aes pedaggicas. Ou seja, essa primeira interpretao enfoca o detalhamento dos nveis de complexidade das habilidades, priorizando a descrio do desenvolvimento cognitivo ao longo do processo de escolarizao. Essas informaes so muito importantes para o planejamento pedaggico dos professores, bem como para intervenes em sala de aula.

Padres de desempenho (Baixo, Intermedirio e Recomendado)


Nessa segunda forma de interpretao da escala so apresentadas as habilidades pertinentes a cada um dos intervalos de 25 pontos da escala. Esses intervalos foram, ento, agrupados para compor os padres de desempenho definidos pela SRE para o SIMAVE/PROEB. Os padres representam a busca por uma educao de qualidade e promoo da equidade, pois devem ser entendidos como uma grande meta a ser perseguida por todos os educadores de nosso Estado. Aqui tambm so apresentadas as anlises pedaggicas de alguns itens que compuseram o teste para que voc veja com mais clareza quais tarefas os estudantes realizam em cada intervalo e padro de desempenho. A interpretao da escala, por meio dos intervalos de proficincia agrupados em padres de desempenho, oferece escola os subsdios necessrios para a elaborao de metas coletivas. Assim, ao relacionar a descrio das habilidades e padres de desempenho com o percentual de estudantes em cada intervalo da escala, a escola pode elaborar o Projeto Pedaggico com propostas mais concisas e eficazes, capazes de trazer modificaes substantivas para o aprendizado dos estudantes.

SIMAVE/PROEB As intervenes em sala de aula tornam-se descontextualizadas se no estiverem imersas em uma proposta coletiva maior, ao mesmo tempo em que qualquer planejamento da equipe escolar corre o risco de se perder caso no haja uma parcela de trabalho de cada professor em sala de aula. Por isso dissemos que as duas formas de interpretao da escala so complementares e interdependentes. A seguir, detalhamos cada uma dessas formas.

21

Competncias e Habilidades

SIMAVE/PROEB

25

Domnios e Competncias da Escala


DOMNIO: APROPRIAO DO SISTEMA DE ESCRITA
Professor, a apropriao do sistema de escrita condio para que o estudante leia com compreenso e de forma autnoma. Essa apropriao o foco do trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao longo dos quais se espera que o estudante avance em suas hipteses sobre a lngua escrita. Nesse domnio, encontram-se reunidas quatro competncias que envolvem percepes acerca dos sinais grficos que utilizamos na escrita as letras e sua organizao na pgina e aquelas referentes a correspondncias entre som e grafia. O conjunto dessas competncias permite ao alfabetizando ler com compreenso. COMPETNCIA: Identifica letras.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Identifica letras

Uma das primeiras hipteses que a criana formula com relao lngua escrita a de que escrita e desenho so uma mesma coisa. Sendo assim, quando solicitada a escrever, por exemplo, casa, a criana pode simplesmente desenhar uma casa. Quando comea a ter contatos mais sistemticos com textos escritos, observando-os e vendo-os ser utilizados por outras pessoas, a criana comea a perceber que escrita e desenho so coisas diferentes, reconhecendo as letras como os sinais que se deve utilizar para escrever. Para chegar a essa percepo, a criana dever, inicialmente, diferenciar as letras de outros smbolos grficos, como os nmeros, por exemplo. Uma vez percebendo essa diferenciao, um prximo passo ser o de identificar as letras do alfabeto, nomeando-as e sabendo identific-las mesmo quando escritas em diferentes padres. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Estudantes que se encontram em nveis de proficincia entre 75 e 100 pontos so capazes de diferenciar letras de outros rabiscos, desenhos e/ou outros sinais grficos tambm utilizados na escrita. Esse um nvel bsico de desenvolvimento desta competncia, representado na escala pelo amarelo-claro. Estudantes com proficincia entre 100 e 125 pontos so capazes de identificar as letras do alfabeto. Esse novo nvel de complexidade desta competncia indicado, na escala, pelo amarelo-escuro. Estudantes com nvel de proficincia acima de 125 pontos diferenciam as letras de outros sinais grficos e identificam as letras do alfabeto, mesmo quando escritas em diferentes padres grficos. Esse dado est indicado na Escala de Proficincia pela cor vermelha.

26

Boletim Pedaggico da Escola


COMPETNCIA: Reconhece convenes grficas.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Reconhece convenes grficas

Mesmo quando ainda bem pequenas, muitas crianas que tm contatos frequentes com situaes de leitura imitam gestos leitores dos adultos. Fazem de conta, por exemplo, que leem um livro, folheando-o e olhando suas pginas. Esse um primeiro indcio de reconhecimento das convenes grficas. Essas convenes incluem saber que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo ou, ainda, que, diferentemente da fala, que se apresenta num fluxo contnuo, na escrita, necessrio deixar espaos entre as palavras. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Estudantes que se encontram em nveis de proficincia de 75 a 100 pontos reconhecem que o texto organizado na pgina escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo. Esse fato representado na escala pelo amarelo-claro. COMPETNCIA: Manifesta conscincia fonolgica.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

Estudantes com proficincia acima de 100 pontos, alm de reconhecerem as direes da esquerda para a direita e de cima para baixo na organizao da pgina escrita, tambm identificam os espaamentos adequados entre palavras na construo do texto. Na escala, esse novo nvel de complexidade da competncia est representado pela cor vermelha.

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Manifesta conscincia fonolgica

A conscincia fonolgica se desenvolve quando o sujeito percebe que a palavra composta de unidades menores que ela prpria. Essas unidades podem ser a slaba ou o fonema. As habilidades relacionadas a essa competncia so importantes para que o estudante seja capaz de compreender que existe correspondncia entre o que se fala e o que se escreve. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes que se encontram em nveis de proficincia entre 75 e 100 pontos identificam rimas e slabas que se repetem em incio ou fim de palavra. Ouvir e recitar poesias, alm de participar de jogos e brincadeiras que explorem a sonoridade das palavras contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades. Estudantes com proficincia entre 100 e 125 pontos contam slabas de uma palavra lida ou ditada. Esse novo nvel de complexidade da competncia est representado na escala pelo amarelo-escuro. Estudantes com proficincia acima de 125 pontos j consolidaram essa competncia e esse fato est representado na Escala de Proficincia pela cor vermelha.

SIMAVE/PROEB
COMPETNCIA: L palavras.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

27

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

L palavras

Para ler palavras com compreenso, o alfabetizando precisa desenvolver algumas habilidades. Uma delas, bastante elementar, a de identificar as direes da escrita: de cima para baixo e da esquerda para direita. Em geral, ao iniciar o processo de alfabetizao, o alfabetizando l com maior facilidade as palavras formadas por slabas no padro consoante/vogal, isso porque, quando esto se apropriando da base alfabtica, as crianas constroem uma hiptese inicial de que todas as slabas so formadas por esse padro. Posteriormente, em funo de sua exposio a um vocabulrio mais amplo e a atividades nas quais so solicitadas a refletir sobre a lngua escrita, tornam-se hbeis na leitura de palavras compostas por outros padres silbicos. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 75 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Na escala de proficincia, o amarelo-claro indica que os estudantes que apresentam nveis de proficincia de entre 75 e 100 pontos so capazes de ler palavras formadas por slabas no padro consoante-vogal, o mais simples, e que, geralmente, objeto de ensino nas etapas iniciais da alfabetizao. O amarelo-escuro indica, na escala, que alunos com proficincia entre 100 e 125 pontos alcanaram um novo nvel de complexidade da competncia de ler palavras: a leitura de palavra formadas por slabas com padro diferente do padro consoante/vogal. A cor vermelha indica que estudantes com proficincia acima de 125 pontos j consolidaram as habilidades que concorrem para a construo da competncia de ler palavras.

28

Boletim Pedaggico da Escola

DOMNIO: ESTRATGIAS DE LEITURA


A concepo de linguagem que fundamenta o trabalho com a lngua materna no Ensino Fundamental a de que a linguagem uma forma de interao entre os falantes. Consequentemente, o texto deve ser o foco do ensino da lngua, uma vez que as interaes entre os sujeitos, mediadas pela linguagem, se materializam na forma de textos de diferentes gneros. O domnio Estratgias de Leitura rene as competncias que possibilitam ao leitor utilizar recursos variados para ler com compreenso textos de diferentes gneros. COMPETNCIA: Localiza informao.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Localiza informao

A competncia de localizar informao explcita em textos pode ser considerada uma das mais elementares. Com o seu desenvolvimento o leitor pode recorrer a textos de diversos gneros, buscando neles informaes de que possa necessitar. Essa competncia pode apresentar diferentes nveis de complexidade - desde localizar informaes em frases, por exemplo, at fazer essa localizao em textos mais extensos - e se consolida a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades que devem ser objeto de trabalho do professor em cada perodo de escolarizao. Isso est indicado, na Escala de Proficincia, pela gradao de cores. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 100 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Estudantes que se encontram em um nvel de proficincia entre 100 e 125 pontos localizam informaes em frases, pequenos avisos, bilhetes curtos, um verso. Essa uma habilidade importante porque mostra que o leitor consegue estabelecer nexos entre as palavras que compem uma sentena, produzindo sentido para o todo e no apenas para as palavras isoladamente. Na Escala de Proficincia, o desenvolvimento dessa habilidade est indicado pelo amarelo-claro. Os estudantes que apresentam proficincia entre 125 e 175 pontos localizam informaes em textos curtos, de gnero familiar e com poucas informaes. Esses leitores conseguem, por exemplo, a partir da leitura de um convite, localizar o lugar onde a festa acontecer ou ainda, a partir da leitura de uma fbula, localizar uma informao relativa caracterizao de um dos personagens. Essa habilidade est indicada, na Escala, pelo amarelo-escuro. Os estudantes com proficincia entre 175 e 225 pontos localizam informaes em textos mais extensos, desde que o texto se apresente em gnero que lhes seja familiar. Esses leitores selecionam, dentre as vrias informaes apresentadas pelo texto, aquela(s) que lhes interessa(m). Na Escala de Proficincia, o laranja-claro indica o desenvolvimento dessa habilidade. Os estudantes com proficincia entre 225 e 250 pontos alm de localizar informaes em textos mais extensos, conseguem localiz-las, mesmo quando o gnero e o tipo textual lhe so menos familiares. Isso est indicado, na Escala de Proficincia, pelo laranja-escuro. A partir de 250 pontos, encontram-se os estudantes que localizam informaes explcitas, mesmo quando essas se encontram sob a forma de parfrases. Esses estudantes j consolidaram a habilidade de localizar informaes explcitas, o que est indicado, na Escala de Proficincia, pela cor vermelha.

SIMAVE/PROEB
COMPETNCIA: Identifica tema.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

29

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Identifica tema

A competncia de identificar tema se constri pelo desenvolvimento de um conjunto de habilidades que permitem ao leitor perceber o texto como um todo significativo pela articulao entre suas partes. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 150 pontos ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Estudantes que apresentam um nvel de proficincia entre 150 e 175 pontos identificam o tema de um texto desde que esse venha indicado no ttulo, como no caso de textos informativos curtos, notcias de jornal ou revista e textos instrucionais. Esses estudantes comeam a desenvolver a competncia de identificar tema de um texto, fato indicado, na Escala de Proficincia, pelo amarelo-claro. Estudantes com proficincia entre 175 e 225 pontos, fazem a identificao do tema de um texto valendo-se de pistas textuais. Na Escala de Proficincia, o amarelo-escuro indica esse nvel mais complexo de desenvolvimento da competncia de identificar tema de um texto. Estudantes com proficincia entre 225 e 275 pontos identificam o tema de um texto mesmo quando esse tema no est marcado apenas por pistas textuais, mas inferido a partir da conjugao dessas pistas com a experincia de mundo do leitor. Justamente por mobilizar intensamente a experincia de mundo, estudantes com esse nvel de proficincia conseguem identificar o tema em textos que exijam inferncias, desde que os mesmos sejam de gnero e tipo familiares. O laranja-claro indica este nvel de complexidade mais elevado da competncia. J os estudantes com nvel de proficincia a partir de 275 pontos identificam o tema em textos de tipo e gnero menos familiares que exijam a realizao de inferncias nesse processo. Esses estudantes j consolidaram a competncia de identificar tema em textos, o que est indicado na Escala de Proficincia pela cor vermelha.

30

Boletim Pedaggico da Escola


COMPETNCIA: Realiza inferncias.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Realiza inferncia

Fazer inferncias uma competncia bastante ampla e que caracteriza leitores mais experientes, que conseguem ir alm daquelas informaes que se encontram na superfcie textual, atingindo camadas mais profundas de significao. Para realizar inferncias, o leitor deve conjugar, no processo de produo de sentidos para o que l, as pistas oferecidas pelo texto aos seus conhecimentos prvios, sua experincia de mundo. Esto envolvidas na construo da competncia de fazer inferncias as habilidades de: inferir o sentido de uma palavra ou expresso a partir do contexto no qual ela aparece; inferir o sentido de sinais de pontuao ou outros recursos morfossintticos; inferir uma informao a partir de outras que o texto apresenta ou, ainda, o efeito de humor ou ironia em um texto. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. O nvel de complexidade dessa competncia tambm pode variar em funo de alguns fatores: se o texto apresenta linguagem no-verbal, verbal ou mista; se o vocabulrio mais ou menos complexo; se o gnero textual e a temtica abordada so mais ou menos familiares ao leitor, dentre outros. Estudantes com proficincia entre 125 e 175 pontos apresentam um nvel bsico de construo dessa competncia, podendo realizar inferncias em textos no-verbais como, por exemplo, tirinhas ou histrias sem texto verbal, e, ainda, inferir o sentido de palavras ou expresses a partir do contexto em que elas se apresentam. Na Escala de Proficincia, o amareloclaro indica essa etapa inicial de desenvolvimento da competncia de realizar inferncias. Aqueles estudantes que apresentam proficincia entre 175 e 225 pontos inferem informaes em textos no-verbais e de linguagem mista desde que a temtica desenvolvida e o vocabulrio empregado lhes sejam familiares. Esses estudantes conseguem, ainda, inferir o efeito de sentido produzido por sinais de pontuao e o efeito de humor em textos como piadas e tirinhas. Na Escala de Proficincia o desenvolvimento dessas habilidades pelos estudantes est indicado pelo amarelo-escuro. Estudantes com proficincia entre 225 e 275 pontos realizam tarefas mais sofisticadas como inferir o sentido de uma expresso metafrica ou efeito de sentido de uma onomatopeia; inferir o efeito de sentido produzido pelo uso de uma palavra em sentido conotativo e pelo uso de notaes grficas e, ainda, o efeito de sentido produzido pelo uso de determinadas expresses em textos pouco familiares e/ou com vocabulrio mais complexo. Na Escala de Proficincia o desenvolvimento dessas habilidades est indicado pelo laranja-claro. Estudantes com proficincia a partir de 275 pontos j consolidaram a habilidade de realizar inferncias, pois, alm das habilidades relacionadas aos nveis anteriores da Escala, inferem informaes em textos de vocabulrio mais complexo e temtica pouco familiar, valendo-se das pistas textuais, de sua experincia de mundo e de leitor e, ainda, de inferir o efeito de ironia em textos diversos. A consolidao das habilidades relacionadas a essa competncia est indicada na Escala de Proficincia pela cor vermelha.

SIMAVE/PROEB
COMPETNCIA: Identifica gnero, funo e destinatrio de textos de diferentes gneros.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

31

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Identifica gnero, funo e destinatrio de um texto

A competncia de identificar gnero, funo ou destinatrio de um texto envolve habilidades cujo desenvolvimento permite ao leitor uma participao mais ativa em situaes sociais diversas, nas quais o texto escrito utilizado com funes comunicativas reais. Essas habilidades vo desde a identificao da finalidade com que um texto foi produzido at a percepo de a quem ele se dirige. O nvel de complexidade que essa competncia pode apresentar depender da familiaridade do leitor com o gnero textual, portanto, quanto mais amplo for o repertrio de gneros de que o estudante dispuser, maiores suas possibilidades de perceber a finalidade dos textos que l. importante destacar que o repertrio de gneros textuais se amplia medida que os estudantes tm possibilidades de participar de situaes variadas, nas quais a leitura e a escrita tenham funes reais e atendam a propsitos comunicativos concretos. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 100 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Estudantes que apresentam um nvel de proficincia de 100 a 175 pontos identificam a finalidade de textos de gnero familiar como receitas culinrias, bilhetes, poesias. Essa identificao pode se fazer em funo da forma do texto, quando ele se apresenta na forma estvel em que o gnero geralmente se encontra em situaes da vida cotidiana. Por exemplo, no caso da receita culinria, quando ela traz inicialmente os ingredientes, seguidos do modo de preparo dos mesmos. Na Escala de Proficincia, esse incio de desenvolvimento da competncia est indicado pelo amarelo-claro. Aqueles estudantes com proficincia de 175 a 250 pontos identificam o gnero e o destinatrio de textos de ampla circulao na sociedade, valendose das pistas oferecidas pelo texto, tais como: o tipo de linguagem e o apelo que faz a seus leitores em potencial. Na Escala de Proficincia, a maior complexidade dessa competncia est indicada pelo amarelo-escuro. Os estudantes que apresentam proficincia a partir de 250 pontos j consolidaram a competncia de identificar gnero, funo e destinatrio de textos, ainda que estes se apresentem em gnero pouco familiar e com vocabulrio mais complexo. Esse fato est representado na Escala de Proficincia pela cor vermelha.

32

Boletim Pedaggico da Escola

DOMNIO: PROCESSAMENTO DO TEXTO


Nesse domnio esto agrupadas competncias cujo desenvolvimento tem incio nas sries iniciais do Ensino Fundamental, progredindo em grau de complexidade at o final do Ensino Mdio. Para melhor compreendermos o desenvolvimento dessas competncias, precisamos lembrar que a avaliao tem como foco a leitura, no se fixando em nenhum contedo especfico. Na verdade, diversos contedos trabalhados no decorrer de todo o perodo de escolarizao contribuem para o desenvolvimento das competncias e habilidades associadas a esse domnio. Chamamos de processamento do texto as estratgias utilizadas na sua constituio e sua utilizao na e para a construo do sentido do texto. Nesse domnio, encontramos cinco competncias, as quais sero detalhadas a seguir, considerando que as cores apresentadas na Escala indicam o incio do desenvolvimento da habilidade, as gradaes de dificuldade e sua consequente consolidao. COMPETNCIA: Estabelece relaes lgico-discursivas entre partes de um texto.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Estabelece relaes lgico-discursivas

A competncia de estabelecer relaes lgico-discursivas envolve habilidades necessrias para que o leitor estabelea relaes que contribuem para a continuidade, progresso do texto, garantindo sua coeso e coerncia. Essas habilidades relacionam-se, por exemplo, ao reconhecimento de relaes semnticas indicadas por conjunes, preposies, advrbios ou verbos. Ainda podemos indicar a capacidade de o estudante reconhecer as relaes anafricas marcadas pelos diversos tipos de pronome. O grau de complexidade das habilidades associadas a essa competncia est diretamente associado a dois fatores: a presena dos elementos lingusticos que estabelecem a relao e o posicionamento desses elementos dentro do texto, por exemplo, se um pronome est mais prximo ou mais distante do termo a que ele se refere. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 150 pontos ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes que se encontram no intervalo amarelo-claro, de 150 a 200, comeam a desenvolver a habilidade de perceber relaes de causa e consequncia em texto no-verbal e em texto com linguagem mista, alm de perceberem aquelas relaes expressas por meio de advrbios ou locues adverbiais como, por exemplo, de tempo, lugar e modo. No intervalo de 200 a 250, indicado pelo amareloescuro, os estudantes j conseguem realizar tarefas mais complexas como estabelecer relaes anafricas por meio do uso de pronomes pessoais retos, e por meio de substituies lexicais. Acrescente-se que j comeam a estabelecer relaes semnticas pelo uso de conjunes, como as comparativas. No laranja-claro, intervalo de 250 a 300 pontos na Escala, os estudantes atingem um nvel maior de abstrao na construo dos elos que do continuidade ao texto, pois reconhecem relaes de causa e consequncia sem que haja marcas textuais explcitas indicando essa relao semntica. Esses estudantes tambm reconhecem, na estrutura textual, os termos retomados por pronomes pessoais oblquos e por pronomes demonstrativos. Os estudantes com proficincia acima de 300 pontos na Escala estabelecem relaes lgicosemnticas mais complexas, pelo uso de conectivos menos comuns ou mesmo pela ausncia de conectores. A cor vermelha indica a consolidao das habilidades associadas a essa competncia. importante ressaltar que o trabalho com elementos de coeso e coerncia do texto deve ser algo que promova a compreenso de que os elementos lingusticos que constroem uma estrutura sinttica estabelecem entre si uma rede de sentido, o qual deve ser construdo pelo leitor.

SIMAVE/PROEB
COMPETNCIA: Identifica elementos de um texto narrativo.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

33

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Identifica elementos de um texto narrativo

Os textos com sequncias narrativas so os primeiros com os quais todos ns entramos em contato e com os quais mantemos maior contato, tanto na oralidade quanto na escrita. Da, observarmos a consolidao das habilidades associadas a essa competncia em nveis mais baixos da Escala de Proficincia, ao contrrio do que foi visto na competncia anterior. Identificar os elementos estruturadores de uma narrativa significa conseguir dizer onde, quando e com quem os fatos ocorrem, bem como sob que ponto de vista a histria narrada. Essa competncia envolve, ainda, a habilidade de reconhecer o fato que deu origem histria (conflito ou fato gerador), o clmax e o desfecho da narrativa. Esses elementos dizem respeito tanto s narrativas literrias (contos, fbulas, crnicas, romances...) como a narrativas de carter no-literrio, uma notcia, por exemplo. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 150 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes cuja proficincia se encontra entre 150 e 175 pontos na Escala nvel marcado pelo amarelo-claro, esto comeando a desenvolver essa competncia. Esses estudantes identificam o fato gerador de uma narrativa curta e simples, bem como reconhecem o espao em que transcorrem os fatos narrados. Entre 175 e 200 pontos na Escala, h um segundo nvel de complexidade, marcado pelo amarelo-escuro. Nesse nvel, os estudantes reconhecem, por exemplo, a ordem em que os fatos so narrados. A partir de 200 pontos, os estudantes agregam a essa competncia mais duas habilidades: o reconhecimento da soluo de conflitos e do tempo em que os fatos ocorrem. Nessa ltima habilidade, isso pode ocorrer sem que haja marcas explcitas, ou seja, pode ser necessrio fazer uma inferncia. A faixa vermelha indica a consolidao das habilidades envolvidas nessa competncia.

34

Boletim Pedaggico da Escola


COMPETNCIA: Estabelece relaes entre textos.
INTERVALOS
COMPETNCIAS
Estabelece relaes entre textos

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Essa competncia diz respeito ao estabelecimento de relaes intertextuais, as quais podem ocorrer dentro de um texto ou entre textos diferentes. importante lembrar, tambm, que a intertextualidade um fator importante para o estabelecimento dos tipos e dos gneros, na medida em que os relaciona e os distingue. As habilidades envolvidas nessa competncia comeam a ser desenvolvidas em nveis mais altos da Escala de Proficincia, revelando, portanto, tratar-se de habilidades mais complexas, que exigem do leitor uma maior experincia de leitura. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 225 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes que se encontram entre 225 e 275 pontos na Escala, marcado pelo amareloclaro, comeam a desenvolver as habilidades dessa competncia. Esses estudantes reconhecem diferenas e semelhanas no tratamento dado ao mesmo tema em textos distintos, alm de identificar um tema comum na comparao entre diferentes textos informativos. COMPETNCIA: Distingue posicionamentos.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

O amarelo-escuro, 275 a 325 pontos, indica que os estudantes com uma proficincia que se encontra nesse intervalo j conseguem realizar tarefas mais complexas ao comparar textos, como, por exemplo, reconhecer, na comparao entre textos, posies contrrias acerca de um determinado assunto. A partir de 325 pontos, temos o vermelho que indica a consolidao das habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes que ultrapassam esse nvel na Escala de Proficincia so considerados leitores proficientes.

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Distingue posicionamentos

Distinguir posicionamentos est diretamente associado a uma relao mais dinmica entre o leitor e o texto. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 200 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Essa competncia comea a se desenvolver entre 200 e 225 pontos na Escala de Proficincia. Os estudantes que se encontram no nvel indicado pelo amarelo-claro, distinguem fato de opinio em um texto narrativo, por exemplo. No amarelo-escuro, de 225 a 275 pontos, encontram-se os estudantes que j se relacionam com o texto de modo mais avanado. Nesse nvel de proficincia, encontram-se as habilidades de identificar trechos de textos em que est expressa uma opinio e a tese de um texto. O laranja-claro, 275 a 325 pontos, indica uma nova gradao de complexidade das habilidades associadas a essa competncia. Os estudantes cujo desempenho se localiza nesse intervalo da Escala de Proficincia conseguem reconhecer, na comparao entre textos, posies contrrias acerca de um determinado assunto. O vermelho, acima do nvel 325, indica a consolidao das habilidades envolvidas nessa competncia.

SIMAVE/PROEB
COMPETNCIA: Identifica marcas lingusticas.
INTERVALOS
COMPETNCIAS

35

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Identifica marcas lingusticas

Essa competncia relaciona-se ao reconhecimento de que a lngua no imutvel e faz parte do patrimnio social e cultural de uma sociedade. Assim, identificar marcas lingusticas significa reconhecer as variaes que uma lngua apresenta, de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada. Essa competncia envolve as habilidades de reconhecer, por exemplo, marcas de coloquialidade ou formalidade de uma forma lingustica e identificar o locutor ou interlocutor por meio de marcas lingusticas. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 a 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes que se encontram no intervalo amarelo-claro, de 125 a 175 pontos na Escala, comeam a desenvolver essa competncia ao reconhecer expresses prprias da oralidade. No intervalo de 175 a 225, amarelo-escuro, os estudantes j conseguem identificar marcas lingusticas que diferenciam o estilo de linguagem em textos de gneros distintos. No intervalo de 225 a 275, laranja-claro, os estudantes apresentam a habilidade de reconhecer marcas de formalidade ou de regionalismos. Os estudantes que apresentam uma proficincia de 275 a 325 pontos, laranja-escuro, identificam marcas de coloquialidade que evidenciam o locutor e o interlocutor, as quais so indicadas por expresses idiomticas. A faixa vermelha, a partir do nvel 325 da Escala de Proficincia, indica a consolidao das habilidades associadas a essa competncia. O desenvolvimento dessas habilidades muito importante, pois implica a capacidade de realizar uma reflexo metalingustica.

Os Padres de Desempenho

SIMAVE/PROEB

39

Os Padres de Desempenho
Para compor os padres de desempenho, os nveis de proficincia da escala foram agrupados. Esses padres so referncias importantes para o entendimento do ponto em que sua escola se encontra em relao ao desempenho acadmico. Observe, no quadro, o detalhamento dos padres de desempenho e seus respectivos nveis de proficincia. Para o 9 ano do Ensino Fundamental esses padres so os seguintes:
Padro de desempenho Interpretao
Os alunos que apresentam esse padro de desempenho revelam ter desenvolvido competncias e habilidades muito aqum do que seria esperado para o perodo de escolarizao em que se encontram. Esses alunos so capazes de localizar informaes e identificar o tema em textos curtos, com assunto e linguagem compatveis srie em que se encontram, bem como inferir o sentido de palavra ou expresso. Esse grupo de alunos necessita de uma interveno focalizada de modo a progredirem com sucesso em seu processo de escolarizao. Os alunos que apresentam esse padro de desempenho demonstram ter ampliado o leque de habilidades tanto no que diz respeito quantidade quanto no que se refere complexidade dessas habilidades, as quais exigem um maior refinamento dos processos cognitivos nelas envolvidos. Alm das habilidades apresentadas no padro de desempenho anterior, esses alunos desenvolveram algumas habilidades que lhe permitem estabelecer relaes entre partes de um texto, como recuperar informao por meio de pronomes pessoais retos e de substituies lexicais. Conseguem, ainda, inferir o sentido de uma expresso metafrica, reconhecer o efeito de sentido de certas notaes, identificam gnero, funo e destinatrio de textos diversos comeam a desenvolver outras que lhes permitiro estabelecer relaes entre textos. Contudo, tambm para esse grupo de alunos, importante o investimento de esforos para que possam desenvolver habilidades de leitura mais elaboradas, associadas, por exemplo, realizao de inferncias mais sofisticadas e comparao de textos. Os alunos que apresentam esse padro de desempenho revelam ser capazes de realizar tarefas que exigem habilidades de leitura mais sofisticadas como, por exemplo, identificam tema de um texto mais complexo e menos familiar, tanto no que diz respeito ao gnero quanto linguagem, recuperam termos por meio do emprego de pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos, bem como reconhecem, na comparao de textos, posicionamentos a respeito de um determinado assunto.

Nvel de proficincia

Baixo

At 200

Intermedirio

De 200 a 275

Recomendado

Acima de 275

40

Boletim Pedaggico da Escola


Veja, a seguir, o detalhamento das habilidades presentes nos nveis de proficincia que constituem cada um dos padres de desempenho. A fim de exemplificar quais tarefas os estudantes realizam nesses nveis, apresentamos, tambm, alguns itens que compuseram o teste de 2009 do SIMAVE/PROEB. Esses itens esto alocados nos nveis de proficincia da Escala de acordo com o comportamento apresentado no teste. A anlise pedaggica dos itens compreende, como voc ver, o percentual geral de resposta dos alunos para cada alternativa de resposta, alm de hipteses mais provveis sobre estratgias cognitivas das quais os estudantes se valeram ao optar pela alternativa em questo. Em cada item, o gabarito encontra-se destacado.

SIMAVE/PROEB

41

Detalhamento das habilidades

presentes nos nveis de proficincia


At 125 pontos
Baixo
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Reconhecem letras diferenciando-as de outros sinais grficos. Reconhecem letras do alfabeto. Reconhecem diferentes formas de grafar uma mesma letra. Identificam rimas. Contam slabas de uma palavra. Identificam slabas no incio de palavra. Identificam slabas no meio e no fim de palavras. Identificam slabas de palavra ouvida. Identificam as direes da escrita. Estabelecem relao grafema-fonema. Leem palavras no padro consoante-vogal. Identificam o espaamento entre palavras na segmentao da escrita. Leem frases. Localizam informaes em frases. Identificam o gnero e a finalidade de textos familiares.

De 125 at 150 pontos


Baixo
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Localizam informaes explcitas que completam literalmente o enunciado da questo. Inferem informaes implcitas. Reconhecem elementos como o personagem principal. Interpretam o texto com auxlio de elementos no-verbais. Identificam a finalidade do texto. Estabelecem relao de causa e consequncia, em textos verbais e no-verbais. Conhecem expresses prprias da linguagem coloquial.

42

Boletim Pedaggico da Escola

De 150 at 175 pontos


Baixo
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Localizam informaes explcitas em anncios que contenham informao verbal e no-verbal. Localizam informaes explcitas em textos narrativos mais longos, em textos poticos, informativos e em anncio de classificados. Localizam informaes explcitas em situaes mais complexas, por exemplo, requerendo a seleo e a comparao de dados do texto. Inferem o sentido de palavra em texto potico (cantiga popular). Inferem informaes, identificando o comportamento e os traos de personalidade de uma determinada personagem, a partir de texto do gnero conto de mdia extenso, de texto no-verbal ou expositivo curto. Identificam o tema de um texto expositivo longo e de um texto informativo simples. Identificam o conflito gerador de um conto de mdia extenso. Identificam, em uma histria em quadrinhos, o espao ou o cenrio em que ocorre a narrativa. Identificam marcas lingusticas que evidenciam os elementos que compem uma narrativa (conto de longa extenso). Interpretam textos com material grfico diverso e com auxlio de elementos no-verbais em histrias em quadrinhos, tirinhas e poemas, identificando caractersticas e aes dos personagens.

Nesse nvel, quais itens os estudantes resolvem?

SIMAVE/PROEB
Item P04284SI
Leia o texto abaixo.

43

SOUZA, Maurcio de. Almanaque da Mnica, n. 154, ago. 1999.

(P04284SI)

Depois que o galho quebrou, o menino cou

A) cansado. B) nervoso. C) tonto. D) alegre.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 1,6% B 18,3%

Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e no-verbal.

Hiptese Os alunos que marcaram essa alternativa desconsideraram os elementos no-verbais do ltimo quadrinho, como a expresso no rosto do menino, as estrelinhas, as nuvens e as espirais presentes sobre sua cabea. Esses alunos entenderam que o tombo e suas consequncias teriam cansado o menino, realizando, assim, uma inferncia equivocada. Os alunos que optaram por essa alternativa entenderam que o menino cara nervoso pelo fato do galho ter quebrado e cado na sua cabea. Essa seria uma resposta possvel em um outro contexto, contudo uma leitura atenta, observando os aspectos no-verbais, no autoriza essa inferncia. Os alunos que escolheram essa alternativa demonstraram j terem consolidado essa habilidade, uma vez que conseguiram identicar, por meio da expresso facial do menino e dos elementos grcos (as estrelinhas, as nuvens e as espirais presentes sobre a cabea), que o menino cou tonto quando o galho quebrou. Os alunos que assinalaram essa alternativa se detiveram apenas na expresso do menino no segundo quadrinho, antes do galho quebrar, no tendo observando o restante da histria. Esses alunos, assim como aqueles que escolheram as alternativas A e B, ainda so desenvolveram a habilidade avaliada. Brancos e Nulos: 0,5%

C
73,3% D 6,3%

44

Boletim Pedaggico da Escola


Item P04350SI
Leia o texto abaixo.

SOUZA, Mauricio de. Revista Cebolinha. So Paulo: Globo. n. 89, p. 66.

(P04350SI) De

acordo com esse texto, a menina

A) est aprendendo a falar. B) fala uma lngua estrangeira. C) est sentindo muita fome. D) gosta de conversar com todos.

Habilidade Avaliada % de Resposta

Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e no-verbal.

Hiptese Os alunos que assinalaram essa alternativa revelaram j ter desenvolvido a habilidade avaliada, pois conseguiram articular os elementos verbais e no-verbais para chegar resposta correta. Os alunos que optaram por essa alternativa tomaram a interjeio feita pela menininha, no ltimo quadrinho, como uma palavra estrangeira. Os alunos que marcaram essa alternativa consideraram que a menina, ao dizer Pap, estaria pedindo comida. Os alunos que escolheram essa alternativa guiaram-se pelo fato de a menininha interagir com uma pessoa diferente em cada um dos quadrinhos. Esses alunos desconsideraram os demais elementos constitutivos da cena para responder esse item. Brancos e Nulos: 0,9%

A
81,7% B 3,1% C 12,0% D 2,3%

SIMAVE/PROEB

45

De 175 at 200 pontos


Baixo
Neste nvel, os estudantes da 4 do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Inferem informaes implcitas, a partir do seu sentido global. Localizam informaes explcitas, a partir da reproduo das idias de um trecho do texto. Localizam informaes explcitas em textos curtos anedticos, ficcionais e poticos, alm de identificar informaes a partir da comparao entre anncios classificados e pela associao entre imagem e linguagem verbal, em histrias em quadrinhos. Localizam informaes explcitas, identificando as diferenas entre textos da mesma tipologia (convite). Inferem o sentido de uma expresso, mesmo na ausncia do discurso direto. Inferem informaes que tratam, por exemplo, de sentimentos, impresses e caractersticas pessoais das personagens, em textos verbais e no-verbais. Interpretam textos com auxlio de elementos no-verbais e verbais em histrias em quadrinhos, tirinhas, identificando caractersticas, estados psicolgicos e aes dos personagens. Interpretam histrias em quadrinhos de maior complexidade temtica, reconhecendo a ordem em que os fatos so narrados. Identificam a finalidade de um texto jornalstico. Reconhecem elementos que compem uma narrativa com temtica e vocabulrio complexos (a soluo do conflito e o narrador). Identificam o efeito de sentido produzido pelo uso da pontuao. Distinguem efeitos de humor e o significado de uma palavra pouco usual. Identificam o emprego adequado de homonmias. Identificam as marcas lingusticas que diferenciam o estilo de linguagem em textos de gneros distintos. Estabelecem relaes entre partes de um texto identificando substituies por pronomes pessoais que retomam um antecedente. Reconhecem as relaes semnticas expressas por advrbios ou locues adverbiais e por verbos. Estabelecem relao de causa e consequncia entre partes e elementos de uma fbula. Identificam o tema de um texto potico a partir de pistas evidenciadas nos versos.

Nesse nvel, quais itens os estudantes resolvem?

46

Boletim Pedaggico da Escola


Item PALP04144MS
Leia o texto abaixo. O sbio Havia um pai que morava com suas duas jovens lhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Suas lhas sempre lhe faziam muitas perguntas. Algumas, ele sabia responder. Outras, no fazia a mnima ideia da resposta. Como pretendia oferecer a melhor educao para as suas lhas, as enviou para passar as frias com um velho sbio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar. J muito impacientes com essa situao, pois constataram que o tal velho era realmente sbio, resolveram inventar uma pergunta que o sbio no saberia responder. Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irm: Dessa vez o sbio no vai saber a resposta! O que voc vai fazer? Perguntou a outra menina. Tenho uma borboleta azul em minhas mos. Vou perguntar ao sbio se a borboleta est viva ou est morta. Se ele disser que ela est viva, vou apert-la rapidamente, esmag-la e, assim, mat-la. Como consequncia, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada. As duas meninas foram, ento, ao encontro do sbio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou: Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sbio, ela est viva ou morta? Calmamente, o sbio sorriu e respondeu: Depende de voc... Ela est em suas mos.
Enviado por Josefa Prieto Andres. *Adaptado: Reforma Ortogrca.

(PALP04144MS)

O velho da histria era

A) curioso. B) impaciente. C) calmo. D) inteligente.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 2,3% B 4,5% C 21,1%

Inferir informaes implcitas em um texto. Hiptese Os alunos que assinalaram essa alternativa no conseguiram articular as informaes presentes no texto para realizar o que lhes foi solicitado pelo item, visto que consideraram como resposta correta uma caracterstica atribuda s meninas. Os alunos que marcaram essa alternativa realizaram um raciocnio semelhante aos alunos que optaram pela letra A, pois impaciente um adjetivo associado s meninas, o que se constata no quarto pargrafo. Aqueles alunos que escolheram essa alternativa detiveram-se na informao presente no penltimo pargrafo Calmamente, o sbio sorriu e respondeu. Contudo, equivocaramse, pois calmamente indica o modo como o sbio agiu e no indica uma caracterstica que possa lhe ser atribuda. Aqueles alunos que optaram por essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram articular informaes como o ttulo do texto as atitudes do homem para deduzir que ele era inteligente. Brancos e Nulos: 2,0%

D
70,1%

SIMAVE/PROEB

47

De 200 at 225 pontos


Intermedirio
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Selecionam, entre informaes explcitas e implcitas, as correspondentes a um personagem. Inferem o sentido de uma expresso metafrica e o efeito de sentido de uma onomatopeia. Inferem a inteno implcita na fala de personagens, identificando o desfecho do conflito, a organizao temporal da narrativa e o tema de um poema. Identificam, em fbulas e histrias em quadrinhos, o conflito gerador de um enredo, sua soluo, e o tempo em que ocorre um determinado fato. Distinguem o fato da opinio relativa a ele em texto narrativo. Estabelecem relaes entre partes de um texto pela identificao de substituies pronominais ou lexicais. Identificam palavras sinnimas que estabelecem a coeso lexical entre partes distantes de um texto narrativo. Estabelecem relaes lgico-discursivas em textos narrativos atravs do uso de expresso adverbial. Estabelecem relao de causa e consequncia explcita entre partes e elementos em textos verbais e no-verbais de diferentes gneros. Reconhecem o tema de textos informativos que contm vocabulrio tcnico simplificado. Reconhecem diferenas no tratamento dado ao mesmo tema em textos distintos. Identificam marcas lingusticas referentes a interlocutores, de acordo com a faixa etria. Identificam os efeitos de sentido de humor decorrentes do uso dos sentidos literal e conotativo das palavras e de notaes grficas. Identificam a finalidade de um texto informativo longo e de estrutura complexa, caracterstico de publicaes didticas. Compreendem textos que associam linguagem verbal e no-verbal (textos multisemiticos), tendo como base informaes explcitas. Reconhecem, com base em informaes implcitas, no s caractersticas dos personagens de uma narrativa, mas tambm as intenes pretendidas com uma ao particular. Os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental ainda: Localizam, em lendas e em poemas narrativos, determinada informao explcita entre vrias outras de igual relevncia para o sentido global do texto. Identificam o que causou ou provocou determinadas aes da narrativa. Percebem que o ponto de exclamao tambm tem a funo de realar determinados sentidos.

Nesse nvel, quais itens os estudantes resolvem?

48

Boletim Pedaggico da Escola


Item PALP08067AC
Leia o texto abaixo. Hein?... H?... Como?... ... Apareceu uma velhinha, bem velhinha, toda enrugada, vestida de preto, com uma vela na mo. O autor se apresentou: Boa noite, minha senhora. Desculpe invadir sua casa. que eu bati na porta e ningum atendeu. Como ela estava aberta ... Como? disse a velha com a mo no ouvido. Desculpe entrar assim sem pedir licena... Doena? No, no licena? Mas... quem est doente? No sorriu o homem , a senhora entendeu errado... Resfriado??? Ora... quer dizer... bem, eu estava l fora e... Chi! Catapora? Senhora, por favor, no confunda... Caxumba!!! Cuidado, menino, isso perigoso... Sabe, eu sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba... Minha senhora... Se demora? Nada. Fao num minutinho. Puxa! Eu s queria falar com a moa que entrou aqui, ora essa... Qu? Est com pressa? pena. No faz mal. Olhe: v para a casa, vitamina C e cama. Mas no isso! A senhora est ouvindo mal! H? ... Ah! Tchau, tchau disse a velhinha, sorrindo com um lencinho branco na mo. O escritor foi embora chateado.
AZEVEDO, Ricardo. Um Homem no sto. Fragmento. (PALP08067AC) O

dilogo entre a velhinha e o homem foi difcil porque

A) a velhinha era mope. B) o homem perguntava demais. C) o homem falava baixo. D) a velhinha era surda.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 12,1% B 5,3% C 5,3%

Estabelecer a relao de causa e consequncia entre partes e elementos do texto. Hiptese Os alunos que escolheram essa alternativa entenderam que, pelo fato de o narrador enfatizar que a velhinha era muito velha e utiliza uma vela para se guiar, ela seria mope. Essa uma inferncia equivocada e que no se constitui como causa do fato indicado no comando para resposta. Os alunos que optaram por essa alternativa revelaram diculdade em seguir a progresso textual, visto que as muitas perguntas foram feitas pela velhinha. Portanto, esses alunos ainda no desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. Aqueles alunos que marcaram essa alternativa consideraram que, pelo fato de a velhinha colocar a mo no ouvido, conforme informao presente no terceiro pargrafo e de haver sempre uma pergunta aps a fala do homem, esse poderia estar falando baixo. Contudo, esse foi um raciocnio equivocado e que no pode ser tomado como a causa da diculdade de dilogo entre a velhinha e o homem. Os alunos que assinalaram essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram conjugar as informaes presentes no texto e inferir que a velhinha era surda, fato que dicultou o dilogo entre ela e o homem. Brancos e Nulos: 2,2%

D
75,1%

SIMAVE/PROEB
Item P04390SI
Leia o texto abaixo. BOMBABOA, A BOMBA QUE TINHA CORAO Esta a histria de Bombaboa, a bomba que tinha corao. Um dia, Bombaboa foi levada por um avio, para destruir uma cidade. De repente, ela sentiu que estava caindo, caindo, caindo. Bombaboa fez ento um grande esforo e conseguiu se desviar do alvo, indo cair sobre um monte de feno, numa fazendinha. Como o feno era macio, ela no explodiu: e o cansao foi tanto, que ela adormeceu... E sonhou. Era um sonho lindo! Estava cercada de crianas que lhe pediam para brincar. Mas o sonho durou pouco... Por outras mos ela foi levada. No demorou muito e Bombaboa viu que estava sobre outra cidade. E novamente sentiu que deveria matar e destruir. Fez um grande esforo para se desviar do alvo. De nada adiantou. EXPLODIU! Mas em lugar de morte e destruio, ela cobriu o cu de ores, numa exploso de alegria. Naquele dia, os moradores da cidade cantaram e danaram, comemorando o milagre orido.
LUZ, Ivam. Bombaboa, a bomba que tinha corao. Belo Horizonte: Editora L, 1994. (P04390SI) No

49

trecho Era um sonho lindo! o ponto de exclamao indica

A) susto. B) admirao. C) medo. D) dvida.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 6,9%

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuao e de outras notaes.

Hiptese Os alunos que marcaram essa alternativa no conseguiram perceber que, no contexto em questo, susto no poderia ser o efeito provocado pelo uso do ponto de exclamao. Aqueles alunos que escolheram essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram inferir que a exclamao, no trecho indicado no comando para resposta, tem uma conotao positiva, indicando admirao. Medo um dos efeitos possveis de serem indicados pelo uso do ponto de exclamao, contudo essencial a observao do contexto do uso da pontuao. Os alunos que optaram por essa alternativa no conseguiram perceber o real efeito dessa exclamao. Os alunos que assinalaram essa alternativa, assim como aqueles que marcaram as letras A e C, ainda no desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois no conseguiram articular o contexto ao emprego do ponto de exclamao para inferir o efeito de sentido adequado situao. Brancos e Nulos: 0,6%

B
81,1% C 6,4% D 5,0%

50

Boletim Pedaggico da Escola

De 225 at 250 pontos


Intermedirio
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Localizam a informao principal. Localizam informaes explcitas em uma bula de remdio com vocabulrio tcnico simplificado. Localizam informao em texto instrucional de vocabulrio complexo. Identificam a finalidade de um texto instrucional, com linguagem pouco usual e com a presena de imagens associadas escrita, assim como de texto narrativo que tem o propsito de convencer o leitor. Inferem o sentido de uma expresso em textos longos com estruturas temtica e lexical complexas (carta e histria em quadrinhos). Distinguem o sentido metafrico do literal de uma expresso. Identificam, em histria em quadrinhos e em narrativa literria simples, o conflito central do enredo. Identificam, em anedotas, fbulas e quadrinhos, um trecho ou um detalhe do texto que provocam efeito de humor. Interpretam sentidos do texto a partir de configuraes do material grfico, como por exemplo, formato e disposio das letras. Identificam o tema de um conjunto de informaes distribudas em uma tabela, alm de identificar um tema comum na comparao entre diferentes textos informativos. Estabelecem relao entre as partes de um texto, pelo uso do porque como conjuno causal em texto no-verbal e em narrativa simples. Identificam a relao lgico-discursiva marcada por locuo adverbial ou conjuno comparativa. Estabelecem relaes entre partes de um texto pela identificao de substituies pronominais ou de palavras de sentido equivalente em textos poticos e de fico. Detectam o efeito de sentido decorrente do emprego de sinais de pontuao, tais como reticncias para expressar continuidade e ponto de interrogao como recurso para expressar dvida.

Os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental, ainda: Localizam informaes em textos narrativos com traos descritivos que expressam sentimentos subjetivos e opinio. Identificam o tema de textos narrativos, argumentativos e poticos de contedo complexo. Identificam a tese e os argumentos que a defendem em textos argumentativos. Identificam, entre fragmentos de um texto, qual expressa o modo como um fato ocorreu. Identificam, em um contexto prximo, a palavra qual um pronome pessoal ou um pronome indefinido se referem. Depreendem o sentido de uma palavra ou expresso de acordo com seu emprego no texto.

Nesse nvel, quais itens os estudantes resolvem?

SIMAVE/PROEB
Item PALP08181MS
Leia o texto abaixo.

51

Na Europa, com Lulu


Para quem no sabe: hotis de luxo aceitam, sim, bichinhos de estimao. E os enchem de agrados

essoas que viajam e no aguentam car longe de seu animal de estimao tm mo uma soluo cara, mas amplamente difundida: hospedar-se em hotis cinco-estrelas, palcios de mordomias que, em sua maioria, no s deixam o dono car com seu bichinho no quarto como recebem a ambos como reis. Quanto mais luxo, mais os bichinhos so bem tratados. No comeo do ms, o Trianon Palace (dirias: 340 a 470 dlares o casal), de Versalles, anunciou que a partir de outubro, por preo ainda no xado, oferecer um pacote para ces, que consistir de acomodao de primeira (cesto e cobertor de grife), servio de quarto e uma caixinha de, digamos, cosmticos --- lenos umedecidos, xampu, perfume etc. Na mesma linha, a Starwood Hotels and Resorts, empresa americana dona dos Sheraton, Westin (a rede do Trianon) e W, anunciou em agosto que

todos os hotis desses nomes nos Estados Unidos e no Canad passariam a aceitar hspedes acompanhados de ces de estimao, com direitos a agrados variados. Nos cinco W de Nova York, os lulus podem desfrutar de massagem de uma hora (125 dlares) com terapeuta especializada em animais. Donos de cachorros so nicho de mercado muito mal servido pela indstria de turismo, justica o comunicado anunciando o novo servio.

VEJA, 17 de setembro de 2003. p. 116. * Adaptado: Reforma Ortogrca. (PALP08181MS) No trecho a partir de outubro, por preo ainda no xado, oferecer um pacote para ces..., a palavra grifada tem o sentido de

A) presente irrecusvel. B) conjunto de servios. C) complemento alimentar. D) atendimento gratuito.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 13,4%

Inferir o sentido de uma palavra ou expresso. Hiptese Os alunos que assinalaram essa alternativa relacionaram a palavra pacote ideia de embrulho de presente, inferindo, equivocadamente, o sentido da palavra destacada no comando para resposta. Essa escolha revela uma forte inuncia do conhecimento de mundo dos alunos em detrimento dos aspectos textuais. Os alunos que marcaram essa alternativa revelam j terem desenvolvido a habilidade avaliada, pois conseguiram relacionar adequadamente os elementos textuais - orao subordinada adjetiva explicativa subsequente ao termo em destaque - e seu conhecimento de mundo, para chegar ao signicado do termo pacote no contexto. Aqueles alunos que optaram por essa alternativa entenderam que pacote se relacionava a alimento. A escolha dessa alternativa com sendo a resposta correta revela uma diculdade em percorrer as informaes do texto e relacion-las ao conhecimento de mundo, a m de chegar ao signicado da palavra no texto em questo. Os alunos que escolheram essa alternativa associaram o verbo oferecer ao termo pacote, inferindo, equivocadamente, que, por ser uma oferta, o servio seria gratuito. Brancos e Nulos: 0,7%

B
65,8% C 8,9% D 11,2%

52

Boletim Pedaggico da Escola


Item PALP04147MS
Leia o texto abaixo. O sbio Havia um pai que morava com suas duas jovens lhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Suas lhas sempre lhe faziam muitas perguntas. Algumas, ele sabia responder. Outras, no fazia a mnima ideia da resposta. Como pretendia oferecer a melhor educao para as suas lhas, as enviou para passar as frias com um velho sbio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar. J muito impacientes com essa situao, pois constataram que o tal velho era realmente sbio, resolveram inventar uma pergunta que o sbio no saberia responder. Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irm: Dessa vez o sbio no vai saber a resposta! O que voc vai fazer? Perguntou a outra menina. Tenho uma borboleta azul em minhas mos. Vou perguntar ao sbio se a borboleta est viva ou est morta. Se ele disser que ela est viva, vou apert-la rapidamente, esmag-la e, assim, mat-la. Como consequncia, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada. As duas meninas foram, ento, ao encontro do sbio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou: Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sbio, ela est viva ou morta? Calmamente, o sbio sorriu e respondeu: Depende de voc... Ela est em suas mos.
Enviado por Josefa Prieto Andres. *Adaptado: Reforma Ortogrca. (PALP04147MS)

O tema desse texto a

A) curiosidade. B) educao. C) impacincia. D) sabedoria.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 17,6% B 9,2%

Identicar o tema ou o sentido global de um texto. Hiptese Os alunos que escolheram essa alternativa ainda no desenvolveram a habilidade avaliada, pois consideraram uma informao inicial, relativa s personagens (meninas muito curiosas), como sendo o tema desse texto. Aqueles alunos que marcaram essa alternativa detiveram-se na informao relativa ao desejo do pai dar a melhor educao para as lhas, associando-a ao fato de t-las enviado para passar uma temporada com um sbio. Os alunos que optaram por essa alternativa foram inuenciados pela passagem em que o narrador refere-se impacincia da meninas com o fato de terem percebido que o homem era realmente sbio J muito impacientes com essa situao, pois constataram que o tal velho era sbio mesmo. Esses alunos, assim como aqueles que marcaram as alternativas A e B, ainda no desenvolveram essa habilidade, pois no conseguiram articular as partes do texto de modo a identicar qual o seu ncleo temtico. Os alunos que assinalaram essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada, pois conseguiram identicar o ncleo temtico do texto em questo. Para isso, esses alunos consideraram o ttulo O sbio e as pistas referentes atitude do homem para com as jovens e o desfecho da narrativa. Brancos e Nulos: 1,7%

C 2,3%

D
69,2%

SIMAVE/PROEB
Item P04038MG
Leia o texto abaixo.

53

A verdade do 1o de abril Todos os anos, meu pai arranja um jeito de pegar minha me na mentirinha de 1o de abril. Porm, no ano passado, o que era mentira virou verdade. Logo cedo, ao voltar do curral, ele disse: Uma vaca pariu gmeos! timo, logo, logo, tirarei uma foto!, respondeu ela. No precisa, pois hoje 1o de
(P04038MG) Leia

abril, ele completou. S que cinco dias depois, nasceu na Fazenda Santo Antnio, em Ilhus, BA, um belo casal que recebeu os nomes de Mineiro e Mineirinha, j que a me apelidada de Mineira.
Franciane e Raphael Madureira Itabuna, BA Globo Rural, julho 2000

novamente a frase abaixo.

S que cinco dias depois, nasceu na Fazenda Santo Antnio, em Ilhus, BA, um belo casal... A expresso sublinhada pode ser substituda por A) porque. B) por isso. C) mas. D) quando.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 8,2% B 7,9%

Reconhecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, etc. Hiptese Os alunos que assinalaram essa alternativa no conseguiram perceber que porque, ao ser colocado no fragmento indicado no comando para resposta, no manteria o sentido original do texto. Os alunos que marcaram essa alternativa no conseguiram diferenciar uma expresso indicadora de oposio (S que) de uma que introduz uma ideia de concluso (por isso). Aqueles que escolheram essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram perceber que a expresso em destaque no comando introduz uma oposio e, assim, apenas o mas manteria o sentido expresso pelo fragmento no contexto em que aparece. Os alunos que optaram por essa alternativa ainda no conseguem diferenciar a ideia de tempo, indicada pela conjuno quando da ideia de oposio, presente no fragmento em destaque no comando para resposta. Brancos e Nulos: 0,4%

C
76,7% D 6,8%

54

Boletim Pedaggico da Escola

De 250 at 275 pontos


Intermedirio
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Reconhecem o sentido de expresses prprias de bulas de remdio e de textos de divulgao cientfica. Interpretam dados e informaes apresentados em tabelas, grficos e figuras. Localizam informaes em parfrases, a partir de texto expositivo extenso e com elevada complexidade vocabular. Identificam a inteno do autor em uma histria em quadrinhos. Depreendem relaes de causa e consequncia implcitas no texto. Identificam a finalidade de uma fbula, demonstrando apurada capacidade de sntese. Identificam a finalidade de textos humorsticos (anedotas), distinguindo efeitos de humor mais sutis. Estabelecem relao de sinonmia entre uma expresso vocabular e uma palavra. Identificam relao lgico-discursiva marcada por locuo adverbial de lugar, conjuno temporal ou advrbio de negao, em contos. Os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental, ainda: Localizam uma informao explcita em um texto potico ou informativo apoiando-se na equivalncia de sentido entre duas palavras ou expresses distintas. Inferem informao a partir de um julgamento em textos narrativos longos. Identificam as diferentes intenes em textos de uma mesma tipologia e que tratam do mesmo tema. Reconhecem o tema de fbulas e de textos dissertativo-argumentativos simples e o sentido global de um texto narrativo em quadrinhos a partir de elementos verbais e no-verbais. Identificam a tese de textos argumentativos, com linguagem informal e insero de trechos narrativos. Identificam a relao entre um pronome oblquo ou demonstrativo e uma ideia. Localizam uma informao que foi explicitada anteriormente, em pontos diferentes do texto, e retomada mais adiante sob a forma de uma elipse. Estabelecem relao de causa e consequncia entre informaes explcitas de um texto narrativo de complexidade mediana. Localizam informaes explcitas de um texto narrativo de complexidade mediana. Reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de recursos morfossintticos. Identificam, em textos informativos ou literrios, o valor semntico de advrbios, expresses adverbiais ou conjunes. Associam, em histrias em quadrinho de natureza instrucional, os elementos grficos, lingusticos (metafricos ou no) e de conhecimento de mundo que, em conjunto, provocam efeitos de humor. Reconhecem, em textos distintos, semelhanas e diferenas no tratamento de um mesmo tema. Restabelecem a articulao de sentido de um trecho associando partes descontnuas de uma mesma informao.

Nesse nvel, quais itens os estudantes resolvem?

SIMAVE/PROEB
Item PALP04143MS
Leia o texto abaixo. O sbio Havia um pai que morava com suas duas jovens lhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Suas lhas sempre lhe faziam muitas perguntas. Algumas, ele sabia responder. Outras, no fazia a mnima ideia da resposta. Como pretendia oferecer a melhor educao para as suas lhas, as enviou para passar as frias com um velho sbio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar. J muito impacientes com essa situao, pois constataram que o tal velho era realmente sbio, resolveram inventar uma pergunta que o sbio no saberia responder. Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irm: Dessa vez o sbio no vai saber a resposta! O que voc vai fazer? Perguntou a outra menina. Tenho uma borboleta azul em minhas mos. Vou perguntar ao sbio se a borboleta est viva ou est morta. Se ele disser que ela est viva, vou apert-la rapidamente, esmag-la e, assim, mat-la. Como consequncia, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada. As duas meninas foram, ento, ao encontro do sbio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou: Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sbio, ela est viva ou morta? Calmamente, o sbio sorriu e respondeu: Depende de voc... Ela est em suas mos.
Enviado por Josefa Prieto Andres. *Adaptado: Reforma Ortogrca. (PALP04143MS)

55

O pai pretendia

A) mandar as duas lhas embora. B) enviar as lhas para morar com o velho. C) educar bem as duas lhas. D) acabar com as curiosidades das lhas.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 1,3% B 5,4%

Localizar informaes explcitas em um texto.

Hiptese Os alunos que marcaram essa alternativa entenderam que, pelo fato de ter enviado as lhas para passar um tempo com um velho sbio, o pai tinha a inteno mand-las embora. Contudo, essa uma inferncia equivocada, no podendo se constituir como sendo a informao solicitada pelo comando para resposta. Aqueles alunos que escolheram essa alternativa detiveram-se ao terceiro pargrafo do texto, realizando uma inferncia no autorizada pelo texto, a qual no completa a informao solicitada. Os alunos que optaram por essa alternativa revelaram j ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram acompanhar a progresso textual e perceber que a informao solicitada encontrava-se na alternativa sob a forma de parfrase. Isto , conseguiram perceber que pretendia oferecer a melhor educao para suas lhas era o mesmo que pretendia educar bem suas lhas. Os alunos que assinalaram essa alternativa entenderam que, pelo fato de as meninas serem curiosas e nem sempre ter respostas para as perguntas feitas pelas lhas, o pai pretendia acabar com a curiosidade das lhas. Esses alunos realizaram uma inferncia que no autorizada pelo texto nem se constitui como a informao que completa o comando para resposta. Brancos e Nulos: 1,2%

C
65,2%

D 26,9%

56

Boletim Pedaggico da Escola


Item P06118SI
Leia o texto abaixo.
H DIAS EM QUE NO ESTAMOS MUITO PRODUTIVOS. AS COISAS SE ARRASTAM. E COMEAMOS A MIGRAR PARA OUTROS AMBIENTES... E PERCEBEMOS QUE GOSTARAMOS DE PODER FAZER ISSO TODOS OS DIAS.

Jornal Estado de Minas. Belo Horizonte. 22 jun. 2005.

(P06118SI)

Qual o assunto tratado nesse texto?

A) Sonho. B) Preguia. C) Migrao. D) Ambiente.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 11,6%

Identicar o tema ou o sentido global de um texto.

Hiptese Os alunos que escolheram essa alternativa guiaram-se apenas por pistas no-verbais, tendo-se detido no ltimo quadrinho, no qual o balo indica que a personagem estava comeando a dormir. Os alunos que marcaram essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada, pois conseguiram articular todos os elementos textuais, verbais e no-verbais, para identicar qual seu ncleo temtico. Os alunos que assinalaram essa alternativa apoiaram-se apenas na fala da personagem, no terceiro quadrinho, na qual encontra-se o verbo migrar. Os alunos que assinalaram essa alternativa apoiaram-se apenas na fala da personagem, no terceiro quadrinho, na qual encontra-se o substantivo ambiente. Esses alunos, assim como aqueles que optaram pelas letras A e B, ainda no desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. Brancos e Nulos: 0,8%

B
63,5% C 16,4% D 7,7%

SIMAVE/PROEB

57

De 275 at 300 pontos


Recomendado
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Inferem o sentido de uma palavra ou expresso por meio de associaes semnticas. Estabelecem relao de causa consequncia implcita entre partes de uma histria em quadrinhos. Identificam marcas lingusticas da linguagem informal em uma narrativa ficcional em forma de carta. Identificam relao lgico-discursiva marcada por locuo adverbial de lugar, advrbio de tempo ou termos comparativos em textos narrativos longos, com temtica e vocabulrio complexos. Diferenciam a parte principal das secundrias em texto informativo que recorre exemplificao. Os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental, ainda: Localizam informaes explcitas distribudas ao longo de textos informativo-argumentativos, por meio de associao ao tema ou a outra informao. Inferem informaes implcitas em textos poticos subjetivos, textos argumentativos com inteno irnica, fragmento de narrativa literria clssica, verso modernizada de fbula e histrias em quadrinhos. Interpretam textos com linguagem verbal e no-verbal, inferindo informaes marcadas por metforas. Reconhecem diferentes opinies sobre um fato, em um mesmo texto. Localizam trechos que expressam a sntese de um texto informativo-argumentativo. Identificam a tese com base na compreenso global de artigo jornalstico cujo ttulo, em forma de pergunta, aponta para a tese. Identificam opinies expressas por adjetivos em textos informativos e opinio de personagem em crnica narrativa de memrias. Identificam diferentes estratgias que contribuem para a continuidade do texto (ex.: anforas ou pronomes relativos, demonstrativos ou oblquos distanciados de seus referentes). Reconhecem a parfrase de uma relao lgico-discursiva. Reconhecem o efeito de sentido da utilizao de um campo semntico composto por adjetivos em gradao, com funo argumentativa. Reconhecem o efeito de sentido do uso de recursos ortogrficos (ex.: sufixo diminutivo). Estabelecem, em textos literrios, a continuidade promovida pela relao entre um trecho anteriormente enunciado e sua substituio por uma determinada expresso. Discernem a causa de um determinado efeito mencionado em textos literrios. Discernem, entre antecedentes com grande probabilidade de adequao ao sentido do texto, aquele que, de fato, o antecedente de um pronome indefinido ou de um pronome pessoal do caso oblquo.

Nesse nvel, quais itens os estudantes resolvem?

58

Boletim Pedaggico da Escola


Item P090100A8
Leia o texto abaixo. Encontro de ansiedades O pai Irineu, a me Florinda e os lhos Lcia, Eliana e Ronaldo (...) tiveram uma experincia bastante inusitada. A famlia de ndios Guarani, do Pontal do Paran, litoral do Estado, foi convidada para visitar os alunos da Escola Atuao em Curitiba. Foi um encontro de ansiedades: de um lado, as crianas indgenas amedrontadas com tanta gente para receb-las no ginsio da escola; de outro, os alunos curiosos e inquietos com a presena de novos visitantes. No m das contas, tudo terminou bem: as crianas ndias no falam portugus, mas receberam toda a ateno dos novos amigos e voltaram para a sua aldeia com muitas cestas de frutas e outros presentes. A turminha da escola adorou a experincia e garante que aprendeu muito com a atividade. A troca de ansiedades acabou se tornando troca de carinhos.
Gazeta do Povo. Curitiba, 29 abr. 2000. Gazetinha, p.5. (P090100A8) A principal

informao desse texto est expressa

A) na iniciativa de uma famlia de Curitiba. B) na aceitao do convite pela famlia guarani. C) no resultado do encontro dos dois grupos. D) no grau de ansiedade dos dois grupos.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 9,5% B 13,5%

Diferenciar as partes principais das secundrias em um texto.

Hiptese Os alunos que marcaram essa alternativa ainda no desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois entenderam que a informao principal do texto era aquela presente logo no seu incio. Alm disso, esses alunos confundiram o fato de a famlia ter sido convidada como sendo iniciativa da famlia. Os alunos que escolheram essa alternativa consideraram uma informao que corrobora para o desenvolvimento do texto como sendo sua informao principal. Os alunos que optaram por essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram distinguir, dentre as informaes apresentadas nas alternativas, aquela que trazia a principal informao do texto. Os alunos que assinalaram essa alternativa revelaram ter considerado, principalmente, o ttulo do texto. Esses alunos ainda no desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. Brancos e Nulos: 1,0%

C
50,8% D 25,2%

SIMAVE/PROEB
Item P090064A8
Leia o texto abaixo. Aleijadinho Antnio Francisco Lisboa nasceu em 1730 em Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais e viveu 84 anos. Filho de Manoel Francisco Lisboa, portugus e de uma escrava deste, africana, de nome Izabel, tornou-se o maior escultor do Brasil, tendo trabalhado at as vsperas de sua morte. Deixou uma obra vastssima e de grande valor artstico. Sua formao se deu no prprio meio familiar, aprendendo com o pai, que era, junto com o irmo, mestre na arte em cantaria e na talha do estilo Barroco. Sua vida muda completamente a partir do momento em que uma grave doena deformante o acomete. A doena se agrava com o correr do tempo, a ponto de carem-lhe os dedos das mos. Da o apelido de Aleijadinho.[...]
COELHO, Ronaldo Simes. Prola torta. Dimenso. Fragmento. (P090064A8) O

59

trecho que expressa uma opinio

A) ... nasceu em 1730 em Vila Rica, Minas Gerais. B) Deixou uma obra de grande valor artstico.. C) Sua formao se deu no prprio meio familiar,. D) A doena se agrava com o correr do tempo,.

Habilidade Avaliada % de Resposta A 10,4%

Distinguir um fato da opinio relativa a esse fato.

Hiptese Os alunos que optaram por essa alternativa detiveram-se na primeira informao a respeito de Aleijadinho a qual construiu, tambm, a primeira alternativa do item. Os alunos que marcaram essa alternativa j desenvolveram a habilidade avaliada, pois conseguiram perceber que a opinio estava expressa no uso do adjetivo grande que qualicava a obra do escultor mineiro. Os alunos que escolheram essa alternativa no perceberam que no fragmento em questo havia to somente um fato relativo vida de Aleijadinho. Os alunos que assinalaram essa alternativa consideraram que a forma verbal agravaram poderia indicar uma opinio. Esses alunos, assim como aqueles que marcaram as letras A e C, ainda no conseguem distinguir fatos de opinies. Brancos e Nulos: 1,0%

B
44,3% C 26,3% D 18,0%

60

Boletim Pedaggico da Escola

De 300 at 325 pontos


Recomendado
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Identificam marcas lingusticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto, caracterizadas por expresses idiomticas. Percebem traos de ironia em fbulas, crnicas e anedotas simples. Identificam, em uma poesia, o uso de grias como marca da linguagem informal. Os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental, ainda: Reconhecem o efeito de sentido causado pelo uso de recursos grficos em textos poticos de organizao sinttica complexa. Identificam efeitos de sentido decorrentes do uso de aspas. Identificam o genro e a finalidade de textos argumentativos, publicitrios, informativos e instrucionais simples. Identificam, em textos com narrativa fantstica, o ponto de vista do autor. Reconhecem as intenes do uso de grias e expresses coloquiais. Reconhecem relaes entre partes de um texto pela substituio de termos e expresses por palavras pouco comuns. Reconhecem o efeito de nfase provocado pela repetio de uma palavra ou de um segmento. Identificam a tese de textos informativos e argumentativos que defendem o senso comum com funo metalingustica. Identificam, em reportagem, argumento que justifica a tese contrria ao senso comum. Reconhecem, na comparao entre dois textos, posies contrrias acerca de um determinado assunto ou tratamento distinto de um mesmo tema. Reconhecem relaes de causa e consequncia em textos com termos e padres sintticos pouco usuais. Reconhecem o valor semntico (intensidade, alternncia, possibilidade, explicao e lugar) de uma conjuno ou expresso adverbial pouco usuais. Identificam efeito de humor provocado por ambiguidade de sentido de palavra ou expresso em textos com linguagem verbal e no-verbal e em narrativas humorsticas. Identificam os recursos morfossintticos que agregam musicalidade a um texto potico. Identificam a que se referem os pronomes demonstrativos isso, isto, quando eles retomam um trecho anterior do texto.

SIMAVE/PROEB

61

De 325 at 350 pontos


Recomendado
Neste nvel, os estudantes do 5 ano e 9 ano do Ensino Fundamental: Interpretam a hierarquia entre as ideias e os elementos no texto humorstico verbal e no-verbal. Neste nvel, os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental: Identificam informaes explcitas em texto dissertativo argumentativo, com alta complexidade lingustica e em textos com linguagem figurada, a partir da equivalncia de sentido entre determinada sntese e o segmento correspondente no texto. Inferem o sentido de uma palavra ou expresso em texto jornalstico de divulgao cientfica, em texto literrio e em texto publicitrio. Inferem o sentido de uma expresso em texto informativo com estrutura sinttica no subjuntivo e vocbulo no-usual. Depreendem uma informao implcita cujo entendimento depende da compreenso global de textos de filosofia ou artigos jornalsticos. Identificam a opinio de um entre vrios personagens, expressa por meio de adjetivos, em textos narrativos. Identificam opinies distintas relativas ao mesmo fato em textos informativos complexos. Identificam opinies em textos que misturam descries, anlises e opinies. Interpretam tabela a partir da comparao entre informaes. Reconhecem, por inferncia, a relao de causa e consequncia entre as partes de um texto e outras relaes de sentido entre oraes, como comparao, adio, tempo e finalidade, com apoio de conectores e formulaes pouco usuais na linguagem dos adolescentes. Reconhecem a relao lgico-discursiva estabelecida por conjunes e preposies argumentativas. Reconhecem o antecedente de um pronome relativo. Identificam a tese de textos argumentativos com temtica muito prxima da realidade dos estudantes, o que exige um distanciamento entre a posio do autor e a do leitor. Reconhecem formas lingusticas tpicas da linguagem formal ou da linguagem informal a partir de uma estrutura morfossinttica e da escolha de uma palavra no texto. Identificam marcas de coloquialidade em textos literrios que usam a variao lingustica como recurso estilstico. Reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de gria, de linguagem figurada e outras expresses em textos argumentativos e de linguagem culta. Reconhecem o efeito de humor provocado pelo jogo de palavras com duplo sentido. Reconhecem o efeito potico provocado pela associao entre duas expresses vizinhas que tm sentidos opostos (por exemplo: um contentamento descontente). Depreendem o sentido de uma expresso metafrica de acordo com seu emprego em textos literrios, jornalsticos e publicitrios.

62

Boletim Pedaggico da Escola

De 350 at 375 pontos


Recomendado
Neste nvel, os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental: Recuperam o referente do pronome demonstrativo isso, a partir de um enunciado com nvel relativamente alto de complexidade. Identificam a tese de um texto argumentativo de tema e vocabulrio complexos. Estabelecem relao entre uma tese e o argumento que a sustenta. Identificam, entre vrias opinies, aquela que atribuda a uma determinada personagem. Reconhecem a funo textual da utilizao de travesses. Reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de certos recursos morfossintticos, como por exemplo, frases curtas.

Acima de 375 pontos


Recomendado
Neste nvel, os estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental: Recuperam o referente de um pronome oblquo de terceira pessoa (lo, por exemplo), num contexto de dilogo em que esse referente o interlocutor. Reconhecem aspectos comuns no tratamento de um mesmo tema por textos diferentes.

Sugestes Pedaggicas vista!

SIMAVE/PROEB

65

Sugestes de Prticas Pedaggicas


Professor, Voc aprendeu, neste boletim, a interpretar o significado pedaggico da medida de proficincia resultante da aplicao, em sua escola, dos testes de Lngua Portuguesa do 9 ano do Ensino Fundamental. Nossa proposta agora que voc reflita sobre algumas sugestes de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula, com o propsito de desenvolver habilidades importantes para que os estudantes, nesse nvel de ensino, prossigam em seu processo de escolarizao.

Apropriao do Sistema da Escrita


Embora a leitura seja sempre produo de sentidos, ela comporta tambm a dimenso da decifrao do princpio alfabtico que organiza a Lngua Portuguesa. Portanto, os estudantes precisam aprender o que a linguagem escrita representa e como ela representa, compreendendo como se do as relaes entre fonemas e grafemas. Espera-se que os estudantes, ao terminarem as sries iniciais do Ensino Fundamental, j tenham desenvolvido amplamente as habilidades agrupadas nesse domnio. Entretanto, caso isso ainda no tenha acontecido, fundamental um esforo concentrado por parte de todos os professores que trabalham com esses estudantes para que eles adquiram a alfabetizao plena.

A seguir, veremos algumas atividades que podem contribuir para essa alfabetizao.
Explorar textos que sejam do interesse dos estudantes como, por exemplo, manchetes de jornais, tirinhas, charges, matrias de revistas voltadas ao pblico jovem e, a partir deles, trabalhar no apenas o contedo das mensagens, mas realizar uma reflexo sobre a escrita das palavras. Solicitar que contem as letras que compem uma palavra, que localizem uma determinada slaba em outras palavras, que pesquisem palavras que apresentem semelhanas entre sons iniciais e/ou finais, dentre outras. Trabalhar com letras de msicas explorando as rimas, de modo que os estudantes percebam o que se repete tanto na pauta sonora quanto na escrita das palavras. Oferecer modelos de leitura para esse estudante, lendo para ele em voz alta a fim de que ele consiga perceber a importncia de diferentes entonaes e as paradas prprias aos sinais de pontuao. Realizar atividades mais prazerosas, tais como bingos de slabas, caa-palavras, palavras cruzadas, dentre outras. importante lembrar que um estudante com cinco anos de escolarizao sem estar alfabetizado no apresenta mais as caractersticas de uma criana que ingressa no Ensino Fundamental, seja em termos de seus interesses, seja no que se refere sua experincia de mundo. Por isso, o investimento na alfabetizao desses estudantes deve buscar, antes de qualquer coisa, despertar neles o interesse e o desejo pela leitura.

66

Boletim Pedaggico da Escola Estratgias de Leitura


Neste domnio esto agrupadas as competncias de localizao de informaes, identificao de tema, realizao de inferncias e identificao de gneros textuais, sua finalidade e destinatrio, exigindo do leitor habilidades mais bsicas e outras mais sofisticadas em sua interao com os textos. Portanto, as intervenes do professor para que tais competncias e suas respectivas habilidades sejam desenvolvidas devem se dar no sentido de favorecer o contato com textos de gneros variados, promovendo situaes nas quais os estudantes recorram a eles com objetivos reais.

Tais intervenes podem se constituir em:


Criar, por exemplo, um varal de contos ou poesias, organizado pelo professor e pela turma, e um momento na rotina diria para que os estudantes recorram ao varal para ler e expor o que leram turma. Manter uma biblioteca de sala de aula que pode reunir livros, revistas, jornais e gibis. Utilizar, alm do livro didtico, revistas de curiosidades cientficas voltadas ao pblico jovem para manter um mural de Curiosidades cientficas, responsabilizando grupos de estudantes pela manuteno e atualizao do mural. Desenvolver atividades de interpretao de texto a partir de histrias em quadrinhos, charges e tirinhas. Esses textos podem servir abordagem de contedos de diferentes disciplinas. Escrever, ler e discutir com a turma os textos que circulam na escola e que se destinam comunicao com as famlias, tais como circulares, bilhetes, avisos, dentre outros, ao invs de simplesmente entreg-los. Ler e discutir com a turma matrias jornalsticas que estejam mobilizando o grupo, incentivando um posicionamento crtico dos estudantes com relao a elas. Realizar debates sobre as temticas lidas. Solicitar aos estudantes que formulem hipteses com relao ao texto antes de l-lo, baseando-se em pistas tais como: suporte de onde foi extrado (Livro? Panfleto? Revista? Jornal?), ttulo do texto, diagramao na pgina, dentre outras possveis. Aps a leitura, comparar as concluses a que se pode chegar s hipteses levantadas inicialmente. Discutir com os estudantes as interpretaes possveis para textos que conjugam linguagem verbal e no-verbal como, por exemplo, textos de propaganda, tirinhas, etc. Explorar o contedo implcito de textos como propagandas, charges e outros nos quais a imagem um fator que complementa ou mesmo contradiz o que est escrito. Mesmo quando um texto que ser explorado com os estudantes for reproduzido em cartaz ou cpia xrox, o professor deve trazer para a sala o suporte original de onde o texto foi retirado livro, jornal, revistas ou outro - para que os estudantes percebam a relao entre o suporte e o tipo de texto que ele veicula. Criar um jornal para circulao na escola, responsabilizando diferentes turmas e/ou sries por sees do jornal, de acordo com o gnero textual que mais se adequado s especificidades de cada faixa etria dos estudantes. Questionar os estudantes quanto finalidade dos textos que leem, ao pblico ao qual se dirigem, linguagem utilizada, levando-os a observar a forma do texto e de que modo ela pode contribuir para a interpretao de seu contedo.

SIMAVE/PROEB Processamento do Texto


Os resultados das avaliaes educacionais em larga escala revelam que algumas habilidades de leitura se mostram mais complexas para alunos que se encontram nesse perodo de escolaridade, as quais esto associadas a competncias do Domnio Processamento do Texto. Em funo disso, em sala de aula, podem ser realizadas algumas atividades que contribuem para que os alunos possam desenvolver habilidades relacionadas s competncias de Estabelecer relaes entre textos, Distinguir posicionamentos e Identificar marcas lingusticas. Pensando nisso, sugerimos as seguintes atividades que podem ser implementadas nas aulas de Lngua Portuguesa ao final do 9 ano do Ensino Fundamental.

67

Para desenvolver habilidades relativas competncia Distinguir posicionamentos, pode-se utilizar as seguintes estratgias:
Os textos de sequncias argumentativas podem e devem ser introduzidos nessa etapa de escolarizao. Contudo, antes de se trabalh-los na forma escrita, pode-se organizar um debate sobre algum tema que permita a defesa de posicionamentos diferentes. Para isso, os alunos devem ser divididos em grupos que defendero posicionamentos distintos (Grupo A: Concorda; Grupo B: Discorda, por exemplo) e deve-se utilizar a figura de um mediador. A preparao para o debate requer uma pesquisa sobre o tema e a elaborao de uma tese e de argumentos para sustent-la, bem como a antecipao de argumentos contrrios tese defendida pelo grupo. Ao final do debate e a partir dele, deve-se apresentar a composio e as caractersticas dos diferentes textos expositivo-argumentativos, como artigo de opinio, editorial, e, em seguida, trabalhar a produo desses gneros.

Para desenvolver habilidades de leitura relativas Competncia de Estabelecer relaes entre textos, voc, professor, pode desenvolver a seguinte atividade, a fim de levar seus alunos a serem leitores mais crticos:
Confrontar textos de linguagens diferentes (um texto verbal e um texto no-verbal, por exemplo), a explorar a parfrase e a pardia. Para isso, pode-se solicitar aos alunos a elaborao de pardias bem humoradas com msicas ou textos de temas que lhes sejam familiares e, posteriormente, trabalhar com a apresentao da composio desse tipo de relao intertextual. Ou ainda, a explorao de um texto informativo de um determinado tema, por exemplo, a seca, associado a uma fotografia ou a uma tela que retrate a mesma situao e, depois de fazer a comparao entre os textos, pedir para que os alunos escrevam suas impresses a respeito do assunto e a forma como foram abordados nos textos.

Com relao ao desenvolvimento de habilidades relacionadas identificao de marcas lingusticas, possvel explorar, por exemplo:
Atividades de seminrio ou de exposio oral, em situaes de simulao de certos contextos sciocomunicativos, para que os alunos possam perceber a necessidade da adequao de sua fala s diversas situaes do cotidiano. Uma outra sugesto de atividade para o trabalho com a variao lingustica a realizao de entrevistas com pessoas de profisses, idades, sexos, classes sociais diferentes. Assim, os alunos gravam essas entrevistas para que depois, junto turma, identifiquem as marcas do interlocutor e levantem hipteses sobre quem o emissor em questo. Esse um momento propcio para que voc, professor, discuta a questo do preconceito lingustico.

68

Boletim Pedaggico da Escola


A seguir apresentamos outras sugestes de atividades para o desenvolvimento das habilidades do Domnio Processamento do Texto.
Relacionar os fatos apresentados no texto s suas causas. Os textos jornalsticos so especialmente adequados a esse tipo de trabalho. Produzir uma narrativa a partir de um conflito gerador, para o qual o estudante dever elaborar um desenvolvimento e um desfecho. Identificar, num texto de comunicao cientfica, os argumentos que o autor utiliza para sustentar suas afirmaes construindo, por exemplo, um esquema a partir de um texto informativo. Propor atividades nas quais os estudantes devam recuperar os referentes de elementos de coeso tais como pronomes, elipses, substituies lexicais, sinonmias, hiperonmias, dentre outros. Essas atividades devem ser propostas a partir de textos de diferentes gneros poesias, textos de divulgao cientfica, histrias. Incentivar a comparao entre textos de diferentes gneros que abordam uma mesma temtica. Por exemplo, a questo sobre avanos da medicina pode ser abordada por um texto legal, por um texto jornalstico e um pequeno artigo. Ler, discutir e comparar a forma como esses diferentes textos tratam da temtica um importante exerccio de leitura e interpretao. Montar juntamente com seus estudantes uma pequena pea de teatro, pedindo para que cada estudante represente algum que tem caractersticas especficas na sua forma de falar. Por exemplo: um senhor de idade, um adolescente, um pai, uma me, etc. Pedir aos estudantes que se dividam em dois grupos. Um grupo fica responsvel em registrar por meio de gravaes ou textos um tipo de linguagem monitorada, aquela em que a pessoa fala ou escreve utilizando a forma adequada do uso da lngua naquela situao. Por exemplo, um telejornal, um artigo cientfico, etc. O segundo grupo fica responsvel pela gravao ou registro de textos que estejam na forma no monitorada, situaes em que o falante utiliza a lngua na forma no padro. Por exemplo, um programa de rdio destinado a um pblico jovem, revistas para adolescentes, etc. Aps isso, voc pode intervir mostrando o porqu e como a lngua foi utilizada nas diferentes formas e qual foi o propsito comunicativo dos exemplos que os estudantes mostraro.

Bom trabalho!

Concluso

SIMAVE/PROEB

71

Concluso
Voc observou, neste Boletim, o desempenho de sua escola nos testes de proficincia, comparou dados, analisou informaes sobre o SIMAVE/PROEB. De posse desse material, voc j sabe o que est indo bem e o que ainda precisa (e pode) ser melhorado na sala de aula e na escola. Enfim, voc e toda a sua comunidade escolar tm dados concretos sobre o processo de desenvolvimento das habilidades e competncias bsicas dos estudantes avaliados. Nos aspectos em que seus estudantes foram bem sucedidos, voc pode manter e at intensificar as suas prticas. Por outro lado, no desanime se os resultados que voc recebeu no foram satisfatrios. Eles podero ser melhorados. Temos certeza de que voc e todos da escola esto preocupados e desenvolvero estratgias para reverter essa situao. A coleo de publicaes sobre o SIMAVE/PROEB que a escola est recebendo no deve ficar guardada na estante ou na gaveta. Ela dever nortear a discusso das reunies na escola (equipe gestora, professores, comunidade) e nos encontros de formao continuada. Ou seja, a partir das informaes trazidas por essas publicaes, ser possvel aplicar em sua prtica pedaggica, as sugestes oferecidas.

Acreditamos que os dados do SIMAVE/PROEB podem contribuir para uma prtica reflexiva capaz de transformar a escola em uma instncia na qual a equidade de oportunidades seja, efetivamente, um instrumento de promoo dos estudantes.

Anda mungkin juga menyukai