Anda di halaman 1dari 20

1

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO-UnC CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO

EVERTON LUS HERBST PAULO VINICIUS DE LIMA ROBLES RICARDO OSTROSKY

PLANEJAMENTO E CONTROLE DO PRODUTO

CANOINHAS 2011

EVERTON LUS HERBST PAULO VINICIUS DE LIMA ROBLES RICARDO OSTROSKY

PLANEJAMENTO E CONTROLE DO PRODUTO


Trabalho apresentado para disciplina de Planejamento e Controle do Produto, no 2 semestre de 2011, do curso de Engenharia De Produo, ministrado pela Universidade do Contestado campos Canoinhas, sob a Orientao do professor Vilmar Araujo Lopes.

CANOINHAS 2011

RESUMO Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar a viabilidade de um empreendimento partindo do pressuposto de que na atual situao econmica do pas, e pelas oportunidades no mercado atual. fato que no basta vontade de ter um negcio prprio (ser seu prprio chefe), mas, tambm fundamental analisar as possibilidades de sucesso ou no do empreendimento. Por esta razo, buscou-se neste trabalho estudar e analisar os fatores determinantes na avaliao das reais chances de sucesso baseadas na elaborao de um plano de negcios para a montagem de um bar, onde, em um primeiro momento sero apresentadas informaes sobre um plano de negcios como, entre outras coisas o conceito, a importncia e composio de um plano de negcios. O empreendimento em estudo encontra-se na fase inicial, onde esto sendo coletadas informaes de cunho financeiro e econmico que serviram de base para a construo do plano de negcios, bem como para as anlises e projees de seu investimento inicial, ponto de equilbrio, projeo de venda, de lucros e retorno do capital investido.

SUMRIO CAPTULO 1 ......................................................................................................................................... 7 1.1O TEMA EM ESTUDO ......................................................................................................................................... 7 1.2 JUSTIFICATIVA ......................................................................................................................................... 7 1.3 FORMULAO DO PROBLEMA ......................................................................................................................................... 7 1.3.1 HIPTESES ......................................................................................................................................... 7 1.4 OBJETIVOS ......................................................................................................................................... 7 1.4.1 GERAL ......................................................................................................................................... 7 1.4.2 ESPECFICOS ......................................................................................................................................... 8 1.5 METODOLOGIA ......................................................................................................................................... 8 1.5.1 TIPO DE ESTUDO ......................................................................................................................................... 8 1.5.1.1 Pesquisa Bibliogrfica ......................................................................................................................................... 8 1.5.1.2 Estudo de caso ......................................................................................................................................... 8 1.5.2 FONTES DE INFORMAES ......................................................................................................................................... 8 1.5.3 COLETA DE DADOS E INSTRUMENTOS ......................................................................................................................................... 8 1.6 BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................................................... 8 CAPTULO 2 ELABORAO DO PLANO DE NEGCIOS

......................................................................................................................................... 8 2.1 Consideraes iniciais sobre o empreendimento ......................................................................................................................................... 8 2.1.1Qual o tipo de empreendimento? ......................................................................................................................................... 8 2.1.2 Qual o pblico alvo? ......................................................................................................................................... 8 2.1.3 Qual a situao do empreendimento? ......................................................................................................................................... 9 2.1.4 Qual o perfil do empreendimento? ......................................................................................................................................... 9 2.1.5 Qual a fonte de recursos? ......................................................................................................................................... 9 1. SUMRIO EXECUTIVO ......................................................................................................................................... 10 2. DESCRIO DA EMPRESA ......................................................................................................................................... 10 3. PLANO ESTRATGICO ......................................................................................................................................... 10 4. PRODUTOS E SERVIOS ......................................................................................................................................... 11 5. ANLISE DE MERCADO ......................................................................................................................................... 11 6. PLANO DE MARKETING ......................................................................................................................................... 11 7. PLANO FINANCEIRO ......................................................................................................................................... 12 8. PONTO DE EQUILBRIO ......................................................................................................................................... 17 9. CONCLUSO........................................................................................................ 20

INTRODUO Esse trabalho visa estudar a viabilidade de implementao de um empreendimento destinado s classes sociais A e B. Trata-se de um clube voltado ao sexo masculino, maiores de idade, executivos e empresrios de toda a regio, mas no privando a entrada de mulheres ou casais, enfim pessoas que procuram diverso e prazer.

CAPTULO 1 1.1- O TEMA EM ESTUDO Estudo de viabilidade de pequenos empreendimentos: Montagem de um bar executivo. 1.2 - JUSTIFICATIVA Atualmente nota-se que uma quantidade relevante de pessoas que passam a assumir os riscos da atividade empresarial. O nmero de surgimento de pequenos empreendimentos como bares, lanchonetes, vdeo-locadoras, etc., porm, chama a ateno o no surgimento de grandes empreendimentos. Estudar a viabilidade desses empreendimentos torna-se importante para que o empreendedor sobreviva ou no no mercado. Para o contador uma oportunidade de fazer uso de suas tcnicas, adequando-as ao nvel do empreendimento, e desse modo se mostrar verstil nessa nova realidade da economia. 1.3 - FORMULAES DO PROBLEMA Considerando o fato de que a atitude de montar um pequeno empreendimento caracteriza o risco empresarial e que muitos dos pequenos empreendimentos no conseguem sobreviver, torna-se interessante pesquisar sobre a viabilidade dos mesmos, de modo a mostrar para o pequeno empreendedor as suas reais chances no mercado. Isto nos leva a pesquisar sobre a viabilidade dos mesmos atravs de um planejamento que ter como base um plano de negcios do empreendimento bar executivo visando o sucesso ou no do mesmo. 1.3.1 HIPTESES Partindo-se do pressuposto de que empreendimentos so feitos por pessoas sem experincia administrativa, apresentamos as seguintes hipteses: - Falta de experincia no ramo; - M avaliao de custo dos produtos ofertados; - Escolha do ramo de atuao feita de forma aleatria, intuitiva.

1.4 OBJETIVOS 1.4.1 GERAL Apresenta um estudo sobre a viabilidade de um empreendimento, no caso, a montagem de um bar executivo, baseado em um plano de negcios, para determinao de seu xito. 1.4.2 - ESPECFICOS

Mostrar se a falta de experincia no ramo determinante no caso de no alcance de xito; Demonstrar como se fazer uma adequada avaliao dos custos dos produtos ofertados; Levar o empreendedor a adotar critrios na escolha do ramo de atuao.

1.5 METODOLOGIA 1.5.1 TIPO DE ESTUDO 1.5.1.1 Pesquisa Bibliogrfica A presente pesquisa ser realizada atravs de um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas especializadas e jornais. 1.5.1.2 Estudo de caso Ser do tipo estudo de caso, pois pretende avaliar a viabilidade de um empreendimento dentro do contexto atual. 1.5.2 FONTES DE INFORMAES Sero coletadas informaes de fornecedores de produtos, que comporo o produto final ofertado no empreendimento em estudo, bem como oramentos e outros instrumentos necessrios mensurao do investimento. 1.5.3 COLETA DE DADOS E INSTRUMENTOS A coleta de dados ser feita atravs da pesquisa de preo dos itens que comporo o produto ofertado no empreendimento. CAPTULO 2 ELABORAO DO PLANO DE NEGCIOS 2.1 Consideraes iniciais sobre o empreendimento 2.1.1- Qual o tipo de empreendimento?

O negcio em pauta um bar executivo, o qual pretende se mostrar como alternativa de lazer e descontrao para o pblico adulto. 2.1.2 Qual o pblico alvo? O empreendimento pretende atingir o pblico adulto na faixa de 18 anos em diante, obedecendo as normas para venda de bebidas alcolicas e shows erticos, pertencentes s classes sociais B em diante, observados o nvel social das pessoas que moram no domiclio do empreendimento, bem como na regio em, num raio de 150 km, onde est localizado o empreendimento. 2.1.3 Qual a situao do empreendimento? O empreendimento encontra-se em fase de planejamento e coleta de dados para a mensurao de seu investimento. 2.1.4 Qual o perfil do empreendimento? Trata-se de uma sociedade do tipo empresrio, definido segundo o novo Cdigo Civil Brasileiro como a pessoa fsica que exerce profissionalmente a atividade econmica organizada para a produo ou comercializao de bens ou servios. 2.1.5 Qual a fonte de recursos? Os recursos necessrios implantao do empreendimento sero de carter prprio, com porcentagem igual entre os scios, e financiamento do restante do montante total.

10

PLANO DE NEGCIOS DELIRIUS CLUB 1. SUMRIO EXECUTIVO Este Plano de Negcios tem por objetivo dar suporte tcnico ao empreendedor na tomada de deciso sobre a montagem de uma empresa no segmento de BAR. A empresa se chamar DELIRIUS CLUB, instalado no endereo, BR 280 km 231, sitio Delirius, distrito de Canoinhas, uma casa de shows especializada em atender s necessidades de seu pblico e para isso prioriza a qualidade dos produtos e servios que oferece. Esta preocupao est expressa no conforto das instalaes, na segurana do ambiente, na variedade de seus servios e no treinamento constante de seus funcionrios para satisfazer plenamente a necessidade de todo nossos clientes. A criatividade e a inovao dos shows de strip-tease e performances apresentadas por lindas mulheres todas s noites so um espetculo de beleza e sensualidade aos seus clientes pertencentes s classes sociais B em diante. O Delirius Bar est em fase inicial e tem por objetivo a sua consolidao no segmento de mercado, proporcionando sustentabilidade ao seu empreendedor, uma vez que se apresenta como fonte de renda. Seu produto principal foi selecionado mediante uma pesquisa sobre a preferncia da populao de Canoinhas e regio sobre cervejas, doses e energticos na qual se destacaram Bohemia, Heineken, Skol, Itaipava, Ballantines, Johnnie Walk, Chivas, Jack Daniels, Red Bull, Monster e Bad Boy sendo estas as oferecidas pelo bar. Com base nas projees do Plano financeiro possvel perceber que o empreendimento tem tendncia de alcanar seu objetivo do 3 ano em diante, porm, o que chama a ateno o retorno do investimento no 1 ano. Os proprietrios esto relacionados em partes iguais no empreendimento, cada qual entrar com parte igual no investimento inicial, apesar de j terem um pouco de experincia no ramo de comercio, os trs scios esto se aprofundando nos detalhes do empreendimento atravs de cursos e palestras. A Misso da Delirius Club: Proporcionar noites de glamour, satisfazer os anseios dos clientes e seus desejos mais ardentes e secretos. 2. DESCRIO DA EMPRESA O empreendimento chama-se Delirius Club e pretende oferecer aos seus clientes os produtos e servios do ramo de bar, ou seja, um ambiente agradvel onde os clientes podero encontrar a maior concentrao de mulheres bonitas por

11

metro quadrado, se divertir, realizar suas fantasias e viver o melhor programa da noite, conversarem, tomar bebidas geladas ou quentes, acompanhado de degustaes, etc. O Delirius Club ter seu endereo BR 280 km 231, prximo aos principais motis da cidade, no stio Delirius, com uma rea de 10.000 m 2, e sua estrutura com rea construda de 500 m2, tendo oito sutes para locao com varias decoraes, estacionamento coberto de aproximadamente 200 m2, e uma rea de paisagismo. Onde tem por objetivo se consolidar como alternativa de momentos de descontrao e prazer para seus clientes, que na maioria so das classes B em diante. Por esta razo, ser um bar sofisticado, um empreendimento que procura consolidar-se no segmento, com vistas a agregar um bom nmero de clientes e tornar-se referncia entre as casas do gnero na regio. 3. PLANO ESTRATGICO O empreendimento Delirius Club encontra-se em fase inicial de planejamento e tem por objetivo se consolidar como alternativa no segmento, procurando agregar clientes das classes B e A, com atendimento e produtos de qualidade, descrio e conforto. O empreendedor foca principalmente em um cunho ertico onde h pessoas de bem com a vida e esto procura de muita diverso, homens, mulheres, casais, e muito mais, onde o preconceito no tem vez. Tambm apostando em bebidas tanto geladas como quentes, pois um clima quente no vero, no s da regio, mas de todo o pas, e temperaturas mais baixas no inverno, o qual visto como mercado em potencial pelos grandes fabricantes de bebidas, em geral favorece um alto grau de consumo desses produtos. Vale ressaltar tambm o tradicional costume da populao em procurar, aps a jornada de trabalho, festas e eventos, lugares agradveis onde possam desfrutar de momentos de descontrao, distrao e prazer. 4. PRODUTOS E SERVIOS Os produtos e servios oferecidos tem como base uma pesquisa que procurou observar os tipos de produtos consumidos desse segmento de mercado, em especial os que se encaixam no perfil do empreendimento. Tendo como atraes: striper, encenaes, danas sensuais em geral, noites de glamour, convidadas especiais e lindas garotas, sendo rodizio quinzenal. Diversas acomodaes com decoraes que mexem com a imaginao e libido do cliente, proporcionando momentos de puro prazer, realizando suas fantasias, tornando-se uma de suas noites inesquecveis. Com coffe/brack vero (petiscos em geral) e inverno (sopas quentes), cortesia da casa. 5. ANLISE DE MERCADO No mercado de cerveja, o Brasil s perde, em volumo, para os Estados Unidos (23,6 bilhes de litros/ano), China (15,6 bilhes/ano) e Alemanha (11,7 bilhes de litros/ano). O consumo de bebida, em 2003, foi de 2,5% superior ao do ano anterior,

12

totalizando 8,45 bilhes de litros, segundo estimativas do Sindicerv baseada no recolhimento de tributos pelo setor. Em relao ao consumo percapta, no entanto, o Brasil, com uma mdia de 50,3 litros/ano por habitante, est abaixo do total registrado por pases como Mxico (52 litros/ano) e Japo (57 litros/Ano). Com esses dados possvel perceber que a pesquisa sobre o consumo de bebida do tipo cerveja baseada apenas nos volumes produzidos por cada pas. Isto torna difcil mensurar com exatido o quantitativo de pessoas que consomem cerveja, no entanto a informao de o brasileiro consome 50,3 litros de cerveja por ano, nos d base para trabalhar com uma estimativa de consumo de 06 (seis) cervejas por cliente. Em uma analise regional, num raio de 150 km, foi observado que o mercado esta carente de um empreendimento nesse seguimento. Pois tendo em vista a ampliao de empresas na regio, com um aumento de executivos e equipes de tcnicos/engenheiros, e essa linha de entretenimento e lazer, vem de encontro com seus anseios e perspectivas. 6. PLANO DE MARKETING O Delirius Club, como j mencionado, tem a pretenso de ser um grande empreendimento do segmento. Partindo desse ponto, poder investir maciamente em publicidade para sua inaugurao. As estratgias utilizadas pelo Bar tambm sero baseadas na propaganda direcionadas a maiores de idade, de ambos os sexos. Pela internet, boca-a-boca, onde seus clientes iniciais recomendaro a outras pessoas o espao do empreendimento, bem como os seus produtos e atendimento, folders, carto, outdoor, mdia falada (Rdios: Trans. Amrica, Band FM), mdia escritas (jornais locais/classifacil). Podero tambm ser adotadas promoes iniciais, sugerindo um desconto quando o cliente alcanar determinada quantidade de cerveja consumida, desconto para clientes fiis, enfim, estratgias que visem agregar clientes, atravs de bom atendimento e preos adequados aos padres do empreendimento, uma rotatividade de danarinas e estripes, para manter fidelidades de clientes. Outro ponto estratgico um acordo firmado entre o Bar Delirius Club e locadoras de veculos, para clientes que preciso de sigilo e discrio. 7. PLANO FINANCEIRO Comearemos o plano financeiro com o levantamento do investimento inicial do empreendimento, levando em considerao a aplicao dos recursos em ativo fixo, ativo circulante, despesas pr-operacionais e fixas, tendo por base preos coletados em pesquisa de mercado de todos os itens apresentados.

13

7.1- Investimentos Iniciais Oramento dos investimentos do ativo permanente Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Total Descrio Freezer 04 tampas * Freezer vertical Iluminao Decorao Copo tipo Chopp Copo tipo Taa Colher Porta leno Prato Loua Bandeja Alumnio Baldes para gelo Ps para gelo Copos dosadores Abridores de vinho Chopeiras de mesa Terreno rea construda Estacionamento coberto Paisagismo (entrada/sada) Unid. Valor. Unit Quant Unid. 1.200,00 2 Unid. 2 Unid. 25.000,00 1 Unid. 10.000,00 4 Unid. 1,90 100 Unid. 2,10 100 Unid. 1,50 100 Unid. 3,50 20 Unid. 2,00 50 Unid. 12,00 20 Unid. 20,00 20 Unid. 3,50 20 Unid. 4,50 50 Unid. 2,50 10 Unid. 150,00 20 2 m 40,00 10.000 2 m 1.000,00 500 2 m 150,00 200 Valor Total 2.400,00 0,00 25.000,00 40.000,00 190,00 210,00 150,00 70,00 100,00 240,00 400,00 70,00 225,00 25,00 3.000,00 400.000,00 500.000,00 30.000,00 20.000,00 1.062.080,00

* Cortesia do Fornecedor da cerveja Oramento de Marketing

14

Item 01 02 03 04 05 06 Total

Descrio Internet Folders Outdoor Carto personalizado Mdia falada Mdia escrita

Unid. Unid. Unid. Unid. Mil Ms Ms

Valor Unit. 4.5000,00 2,00 3.000,00 150,00 1.400,00 500,00

Quant. 1 1.000 8 3 3 3

Valor Total 4.500,00 2.000,00 24.000,00 450,00 4.200,00 1.500,00


36.650,00

Oramento do estoque de mercadorias

Item 01 02 03 04 05 06 07 07 08 09 10 11 Total

Descrio Cerveja Pilsen 600 ml Run Montila Vodka Orloff Martine Bianco/Rose Campari Whisk de baixo custo Whisk de alto custo Conhaque Vinho Cantina da Serra Aguardente gua Mineral 300 ml Refrigerante Lata 355 ml

Unid. Eng. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid.

Valor. Unit 30,00 8,50 12,00 8,00 16,00 27,00 80,00 7,00 4,50 3,20 0,30 12,00

Quant 25 6 6 12 12 6 10 6 6 6 80 50

Valor Total 750,00 51,00 72,00 96,00 192,00 162,00 800,00 42,00 27,00 19,20 24,00 600,00 2.835,20

Consideramos os itens acima como estoque de produtos, pois os mesmos no agregam custos de transformao, portanto prontos para a venda. Tambm ressaltamos que alguns produtos possuem alta rotatividade de estoque (como o caso da cerveja e do refrigerante), e outros uma renovao de estoques mais lenta (bebidas quentes em geral), portanto, optamos por elaborar um oramento baseado na renovao de estoques em torno de 01(uma) semana para bebidas geladas e 01(um) ms para bebidas quentes. O Bar Delirius Club oferecer aos seus clientes degustaes para acompanhamentos de bebidas geladas ou quentes. Os itens a seguir foram orados conforme oferta de produtos mais comuns encontrados nos bares em geral e levando em considerao uma renovao de estoque de 01 (uma) semana.

Oramento dos custos diretos de produtos Item Descrio 01 Linguia tipo calabresa 02 Queijo Tipo prato Unid. Kg Kg Valor. Unit 4,80 6,00 Quant 10 5 Valor Total
48,00 30,00

15

03 04 05 06 07 08 09 Total

Acar Limo Molho ingls 500 ml Palmito em conserva Camaro Azeitonas Bolinho de Bacalhau

Kg Kg Unid. Unid. Kg. Unid. Kg.

1,30 1,50 3,80 8,50 28,00 10,00 15,00

20 5 5 5 3 3 4

26,00 7,50 19,00 42,50 84,00 30,00 60,00 347,00

Os oramentos a seguir referem-se a despesas operacionais e despesas properacionais necessrias implantao e funcionamento do empreendimento. Neste caso a inteno foi de mensurar o total de desembolsos que ocorrero mensalmente em decorrncia de sua operacionalizao e o desembolso inicial necessrios sua legalizao.

Oramentos dos custos/despesas indiretas Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Total Descrio Palito de dente Leno de papel c/50 Toalha de papel c/2 Saco p/ lixo 30l Detergente loua Papel higinico c/4 Sabonete Liquido Desinfetante 750 ml Detergente p 1000g Unid. Unid. Unid. Unid. Pct. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Valor Unit. 0,90 4.90 3,20 0,90 1,80 11,60 2,50 3,70 5,90 Quant Valor total 20 18,00 7 34,30 40 128,00 10 9,00 4 7,20 5 58,00 10 25,00 5 18,50 2 11,80 309,80

Oramento das Despesas pr-operacionais Item Descrio Unid. Valor Unit. Quant Valor total 01 * Alvars/Licenas Unid. 5.000,00 1 5.000,00 02 Legalizao da Empresa Unid. 650,00 1 650,00 Total 5.650,00 * Despesas com Funrebom (Bombeiros), Prefeitura, Policia, Contabilidade, etc. Oramento das Despesas Fixas Item 01 02 03 04 05 06 Descrio gua Energia Eltrica *Salrios Barwomam *Salrios Danarinas *Salrios Atendentes Pr-labores scios Unid. m3 KW Unid. Unid. Unid. Unid. Valor Unit. 19,50 0,31258 800,00 1.000,00 700,00 5.000,00 Quant Valor total 195,00 10 1.094,00 3500 2.400,00 3 12 12.000,00 3.500,00 5 3 15.000,00

16

07 *Seguranas 08 *Manobristas Total

Unid. Unid.

1.200,00 900,00

7 2

8.400,00 1.800,00 44.389,00

* Forma de regulamentao dos funcionrios ser por contrato temporrio no incidindo impostos. Reserva p/ contingncias = 20.000,00 Total Oramento = 1.152.261,00 O total orado refere-se ao custo de implantao do empreendimento, onde levamos em considerao que o empreendedor no ter despesas com aluguel, j que o Bar funcionar em dependncia prpria. Tratando-se, de um empreendimento de carter lazer voltado ao publico adulto de ambos os sexos, de classe social A e B. Tendo por base os oramentos necessrios ao incio do empreendimento, apresentamos a projeo do Balano Inicial, onde evidenciamos as origens e aplicaes dos recursos. ATIVOS Caixa Reserva contingencia Estoque Bebidas Estoque Mercadorias Moveis e Utenslios Deferido Gastos properacionais Marketing Total 44.389,00 Fornecedores 20.000,00 Permanente 2.835,20 Despesas Fixas 656,80 Marketing Pr-operacionais 1.062.080,00 Impostos Capital Social 5.650,00 36.650,00 1.172.261,00 Total 1.172.261,00 PASSIVOS 3.492,00 1.062.080,00 44.389,00 36.650,00 5.650,00 2.664,00 17.336,00

O Balano Inicial apresentado foi baseado no plano de investimento onde foram orados, a preo de mercado, os itens necessrios ao funcionamento do empreendimento tais como bebidas geladas, bebidas quentes, material para a produo das degustaes, aquisio do terreno e construo predial, etc. Foi tambm levado em considerao o marketing, fornecimento de freezers horizontais por parte dos fornecedores de cerveja, razo pela qual no foram orados os preos desses itens no oramento inicial.

17

Estimativa de Faturamento mensal Produto/Servio Cerveja Pilsen lata 365ml Run Montila Vodka Orloff Martine Bianco/Rose Campari Whisk de baixo custo Whisk de alto custo Conhaque Aguardente Vinho Cantina da Serra gua Mineral 300 ml Refrigerante Lata 355 ml Entrada Locao Sute Total Quantidade (Estimada de venda) 960 5 5 10 10 10 20 8 5 4 70 40 240 192 Preo de Venda Unitrio (em R$) 15,00 45,00 72,00 45,00 90,00 135,00 225,00 45,00 75,00 45,00 2,00 4,00 100,00 100,00 Faturamento = = = = = = = = = = = = = = = Total 14.400,00 225,00 360,00 450,00 900,00 1.350,00 4.500,00 360,00 375,00 180,00 140,00 160,00 24.000,00 19.200,00 66.600,00

x x x x x x x x x x x x x x x

Demonstrativo de resultados 1. 2. 3. 4. 5. Receita total Custo Varivel total Margem de contribuio (1 2) (-) Custo Fixo Total Resultados Operacionais (Lucros/Prejuzos) (3 - 4) 66.600,00 5.846,20 60.753,80 44.389,00 16.364,80 100% 8,8% 91,2% 66.6% 24,57%

Ponto de Equilbrio PE = _______Custo Fixo Total_______ ndice Margem de contribuio ndice Margem de contribuio = ___Margem de contribuio___ Receita total

18

IMC = ___60.753,80___ = 0,91 66.600,00 PE = __44.389,00__ = R$ 48.779,12 0,91 Venda mensal necessria de R$ 48.779,12 Lucratividade: Lucratividade = ___Lucro Liquido___ x 100 Receita Total Lu = ___16.364,80___ x 100 = 24,57% 66.600,00 Estima-se uma lucratividade de 24,57% mensal. Rentabilidade Rentabilidade = ___Lucro Liquido___ x 100 Investimento Total Re = ___16.364,80 ___ x 100 = 1,40% 1.172.261,00 O empreendimento ter uma rentabilidade de 1,40% mensal, sendo 16.8% anual. Prazo de retorno dos investimentos. Prazo de retorno dos investimentos = ___Investimento Total__ Lucro Lquido PRI = ___1.172.261,00___ = 71,6 meses 16.364,80 Aps o incio das atividades do empreendimento, o empreendedor ter recuperado um prazo de 71,6 meses sob a forma de lucro, tudo o seu investimento.

Construo de cenrios: Descrio Cenrio Prov. Cenrio Pes. Cenrio Otim.

19

1. Receita total 2. Custo Varivel Total Custo c/ Materiais Imposto sobre Vendas 3. Margem Contribuio (1-2) 4. Custo fixo total 5. Lucros / Prejuzo (3-4)

Valor R$ 66.600,00 5.846,20 3.182,20 2.664,00 60.753,80 44.389,00 16.364,80

% 100% 8,8% 4,8% 4,0% 91,2% 66,6% 24,6%

Valor R$ 53.280,00 4.666.96 2.545,76 2.131,20 48.613,04 44.389,00 4.224,04

% 100% 8,8% 4,8% 4,0% 91,2% 83,3% 7,8%

Valor R$ 79.920,00 7.015,44 3.818,64 3.196,80 72.904,56 44.389,00 28.515,56

% 100% 8,8% 4,8% 4,0% 91,2% 55,5% 35,7%

O Cenrio Pessimista foi calculado com uma margem de 20% tendo em vista que essa margem seria o mnimo para se trabalhar sendo a baixo disto no se teria interesse em manter o empreendimento. Para retomar o cenrio adequado, teramos que investir mais em Marketing e produto. O Cenrio Otimista foi calculado com uma margem de 20% tendo em vista que essa margem pode ser bem acima, pois um empreendimento desse segmento e porte, no se tem um raio de 180 km, e tendo em vista as ampliaes de empresas de grande porte da regio, e uma localizao privilegiada.

20

CONCLUSO Pudemos observar que o investimento inicial para esse segmento do mercado alto, mas com uma rentabilidade boa e recuperao do investimento em um tempo razovel. Um ponto de vista importante o aumento de pessoas (com as ampliaes industriais na regio), com perfil social compatvel, que podero alavancar os negcios do empreendimento, em seu inicio, auxiliando sua solidificao e tornando conhecido em toda regio. Tambm temos conscincia que uma parcela da populao Canoinhense (os mais conservadores), sero contra e vo expor suas opinies contra o empreendimento, mas um obstculo que teremos de ultrapassar.

Anda mungkin juga menyukai