Anda di halaman 1dari 5

ACTIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO

Definio Segundo Soares Martini actividade financeira do estado uma actividade que o estado desenvolve para a obteno dos meios econmicos que assegurem a satisfao das necessidades pblicas. Segundo o Teodor watey , actividade financeira do estado pode ser definido como sendo um conjunto de actos voltados para a obteno, gesto e aplicao de recursos pecunirios, nos fins perseguidos pelo poder poltico.

O corrente emprego dos meios obtidos e a coordenao entre os meios e as necessidades pblicas a satisfazer. Os meios obtidos por um estado e depois usados para a satisfao das necessidades pblicas tem designao de receitas pblicas. As receitas pblicas so geralmente de natureza muito diversa com classificao por vezes complexa, a actividade Financeira pode ser exercida por entidades pblicas ou privada. As entidades pblicas nascem do estado, autarquias ou pessoas colectivas do direito pblico, so as que exercem actividades tendentes a satisfazer as necessidades pblicas. A actividade financeira pblica complexa, heterognea e tem especificidades advindas da circunstncia de suas necessidades que visam suprir no se situaram nos planos de livres opes no obedecem as expresses do mercado que requer o equilbrio entre o custo e a utilidade econmica dos bens e servios. A actividade financeira construda por fenmenos que se situam no plano de obteno e emprego dos meios econmicos e determinadas por uma vontade poltica, para a prossecuo de resultados polticos e de natureza pblica. As exigncias de satisfao das necessidades de carcter pblico e obteno de meios indispensveis a respectiva cobertura impem ao estado e as outras entidades pblicas uma actividade econmica com caracterstica prprias a actividade financeira.

As particularidades especficas da actividade resultam fundamentalmente da circunstncia das necessidades pblicas no implicarem na procura prvia individual e consequentemente, ao contrrio do que acontece com as entidades privadas a cobertura do seu custo no se situar no plano das livres opes individuais. A actividade financeira abrange a aquisio de meios econmicos, o emprego destes meios obtidos e das utilidades a realizar.

A actividade

financeira apresenta- se,

assim

como

extremamente complexa, pela

heterogeneidade dos fenmenos que abrangem. Para que o estado consiga as receitas ele serve-se de vrios meios para a arrecadao das mesmas, ela no tem uma nica forma para conseguir os meios.todas as realizaes de despesas orientadas para aquisio de bens e servios destinados a satisfazer as necessidades pblicas se integram na actividade financeira. Para que as entidades pblicas possam realizar essas despesas tende obter receitas adequadas, as quais no correspondes a uma massa homognea. No obstante a heterogeneidade dos fenmenos que se integram na actividades financeira, todos se situam no plano de obteno e do emprego de bens econmicos adequados a satisfao de necessidades publicas, todos tem uma natureza econmica ou seja, so fenmenos econmicos e uma vez determinados por uma vontade politica. Porque so orientados por uma vontade poltica. Por serem orientados para os resultados polticos, tambm aos fenmenos financeiros devera atribuir - se na natureza politica. O estado ao prosseguir os seus fins tem naturalmente necessidades econmicas cuja satisfao implica despesas no importa o regime politico prosseguido, qualquer estado, quer siga forma de desenvolvimento do tipo capitalista ou do tipo socialista necessita de realizar despesas com as diversas necessidades colectivas que prosseguem como a sade, educao, defesa da soberania etc.

RECEITA PBLICA MAIS FREQUENTE EM MOAMBIQUE

Receitas patrimoniais provm do rendimento do patrimnio que o estado dispe quer seja de domnio privado as receitas que provm do rendimento do patrimnio assemelham se as receitas particulares, como o caso de lucros ou dividendos, rendas, juros.

ALGUMAS RESPONSABILIDADES ESTATAIS QUE DEMANDAM RECURSOS PECUNIRIOS: Manuteno da ordem, Soluo de litgios, Fiscalizao das actividades, Realizaes de aces sociais nos campos da Sade e educao, Prestao de outros servios de qualidade

OBJECTIVOS FUNDAMENTAIS DO ESTADO NA ACTIVIDADE FINANCEIRA.

Construo de uma sociedade justa e solidria; Desenvolvimento nacional; Erradicao da pobreza e marginalizao; Reduo das desigualdades sociais e regionais; Promoo do bem-estar da colectividade;

SERVIO PBLICO E GESTO FINANCEIRA

A execuo das actividades estatais implica em:

Utilizao do pessoal (funcionrios pblicos, autnomos) Aquisio de bens (veculos, materiais, imveis mobilirio etc); Realizao de outros investimentos (estradas, hospitais, escolas etc). Manuseio de valores atinentes a receitas, despesas; Elaborao de oramentos.

NECESSIDADE PBLICA, SERVIO PBLICO E GESTO FINANCEIRA Visa satisfazer as necessidades pblicas; As necessidades pblicas tm um interesse geral em determinado grupo social e satisfeita pelo processo de servio pblico; Prestao de servios pblicos demanda de recursos; No exerccio de sua soberania, o estado exige dos indivduos os recursos o para a prestao dos servios pblicos, Poder de tributar, todavia, conhece limitaes.

BIBLIOGRAFIA

WATEY, Teodor introduo a finanas pblicas e direito fiscal, Maputo, Porto editora 2004, pg. 21 SOARES, Martinez introduo ao estudo das Finanas, 1967.

Anda mungkin juga menyukai