Anda di halaman 1dari 11

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA MARIA JOSE MARTINS, RU 637100 CLEILDA SOUZA RIBEIRO, RU 639140 ROSANA BATISTA DOS SONTOS,

RU 629327 RONILDA MONTEIRO DA SILVA, RU 639133

RELATRIO DE PESQUISA E PRTICA PROFISSIONAL RELAO ESCOLA E COMUNIDADE

SORRISO 2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA MARIA JOSE MARTINS, RU 637100 CLEILDA SOUZA RIBEIRO, RU 639140 ROSANA BATISTA DOS SANTOS, RU 629327 RONILDA MONTEIRO DA SILVA, RU 639133

RELATRIO DE PESQUISA E PRTICA PROFISSIONAL RELAO ESCOLA COMUNIDADE

Relatrio de Pesquisa apresentado como Atividade de Portflio referente disciplina Pesquisa e Prtica Profissional: Relao Escola Comunidade, no Curso de Pedagogia a Distncia da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER. Tutor Presidencial: LEIA CASTILHO Centro Associado: Sorriso - MT

SORRISO-MT 2011

INTRODUO A compreenso deste trabalho de pesquisa nos leva a pensar melhor sobre a relao entre escola e comunidade descobrindo a importncia de cada membro para o desenvolvimento escolar. Tenho por objetivo ampliar meus conhecimentos realizando investigao e conhecer a realidade entre teoria e prtica de nossa educao, Durante o desenvolvimento deste relatrio descobrimos a importncia da participao da comunidade na escola formando assim uma equipe, sendo fundamental que ambas sigam os mesmos princpios e critrios, bem como a mesma direo em relao s metas que desejam atingir. A educao como instrumento de participao poltica e incumbida da cidadania acarreta profundas modificaes scio-educacionais. um processo lento, complexo e profundo. O papel do educador neste processo o de atuar junto com os indivduos, na estrutura da sociedade, comprometido em acabar com as desigualdades sociais, injustias, pobreza poltica e ainda educar com cidados ativos, no sentido de serem capazes de participar nas decises coletivas e crticas para refletir sobre as mesmas, tornando-se assim, sujeitos histricos, conscientes do seu papel transformador na sociedade. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada um deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianas e jovens a um futuro melhor. O ideal que famlia e escola tracem as mesmas metas de forma simultnea, propiciando ao aluno uma segurana na aprendizagem, de forma que venha criar cidados crticos capazes de enfrentar a complexidade de situaes que surgem na sociedade. Quanto metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho, usamos os livros base das disciplinas e outras fontes, buscamos recursos que nos levou ao crescimento e desenvolvimento desta pesquisa tambm utilizemos explicaes das tele aulas.

2.1. ENTREVISTA COM OS PROFESSORES MANTEDORA: Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte MT Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida Avenida Amazonas S/N CEP: 78.578-000 CIDADE: Ipiranga do Norte UF: MT DECRETO DE CRIAO: 022/93 CRIAO: 23/04/93 AUTORIZAO: 157/96 RECONHECIMENTO DE 1 a 5 ano CURSO OFERECIDO PELO ESTABELECIMENTO DE ENSINO: EDUCAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL1 O regime de funcionamento da escola segue em dois turnos: Matutino e Vespertino, atendendo a clientela de ambos os gneros. de 25 e Maximo de 35 alunos.

A pesquisa na escola com os professores da EJA foi muito gratificante para ns que estamos fazendo o curso de pedagogia, saber qual a importncia deste estudo para esses alunos, o que pretende alcanar e qual seu objetivo.

trabalho do pedagogo, muito gratificante, temos que mostrar paixo pelo trabalho.

Portanto devemos contribuir com o nosso trabalho, sabemos que h inmeras mudanas ocorrendo na sociedade atual, de ordem econmica, poltica, social etc., como instituies de ensino e da prtica pedaggica enfrentaram muitos desafios que comprometem vrias aes frente s exigncias que surgem com o professores da EJA. A diversidade cultural manifesta-se no s nas diversas formas em que se expressa, enriquece e transmite o patrimnio cultural da humanidade mediante a variedade de expresses culturais, mas tambm atravs dos distintos modos de criao, produo, difuso, distribuio e desfrute artsticos, quaisquer que sejam os meios e tecnologias utilizados. Trabalhar igualmente essas diferenas no uma tarefa fcil para o professor, porque para lidar com elas necessrio compreender como a diversidade se manifesta e em que contexto. Portanto, pensar uma educao escolar que integre as questes tnico-raciais significa progredir na discusso a respeito das desigualdades sociais, das diferenas raciais e outros nveis e no direito de ser diferente, ampliando, assim, as propostas curriculares do pas, buscando uma educao mais democrtica. Embora saibamos que seja impossvel uma escola igual para todos, acreditamos que seja possvel a construo de uma escola que reconhea que os alunos so diferentes, que possuem uma cultura diversa e que repense o currculo, a partir da realidade existente dentro de uma lgica de igualdade e de direitos sociais. Assim, podemos deduzir que a excluso escolar no est relacionada somente com o fator econmico, ou seja, por ser um aluno de origem pobre, mas tambm pela sua origem tnico-racial. A proposta de uma educao voltada para a diversidade coloca todos ns, educadores, o grande desafio de estar atentos s diferenas econmicas, sociais e raciais e buscar o domnio de um saber crtico que permita interpretlas. Nessa proposta educacional ser preciso rever o saber escolar e tambm investir na formao do educador, possibilitando-lhe uma formao terica diferenciada da eurocntrica. O currculo mono cultural at hoje divulgado dever ser revisado e a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas. E a escola ter o dever de dialogar com tais culturas e reconhecer o pluralismo cultural brasileiro.

Talvez pensar o multiculturalismo fosse um dos caminhos para combater os preconceitos e discriminaes ligados raa, gnero, s deficincias, idade e cultura, constituindo uma nova ideologia para uma sociedade como a nossa que composta por diversas etnias, nas quais as marcas identitrias, como cor da pele, modos de falar, diversidade religiosa, fazem a diferena em nossa sociedade. E essas marcas so definidoras de mobilidade e posio social na sociedade. Ns, como educadores, temos a obrigao no s de conhecer os mecanismos da dominao cultural, econmica, social e poltica, ampliando os nossos conhecimentos antropolgicos, mas tambm de perceber as diferenas tnico-culturais sobre essa realidade cruel e desumana. Olhar a especificidade da diferena instig-la e v-la no plano da coletividade. Pensar numa escola pblica de qualidade pensar na perspectiva de uma educao inclusiva. questionar o cotidiano escolar, compreender e respeitar o jeito de ser negro, estudar a histria do negro e assumir que a nossa sociedade racista. Construir um currculo multicultural respeitar as diferenas raciais, culturais, tnicas, de gneros e outros. Pensar num currculo multicultural opor-se ao etnocentrismo e preservar valores bsicos de nossa sociedade. Se a educao est centrada na dominao cultural da elite branca, o multiculturalismo - por ser uma estratgia de orientao educacional para os problemas das diferenas culturais, na instituio escolar - reconhece a alteridade e o direito diferena dos grupos minoritrios, como negros, ndios, homossexuais, mulheres, deficientes fsicos e outros, que se sentem excludos do processo social. Portanto, deve ser uma teoria a ser propagada.

PORTFLIO

CONCEPO DIALGICA E INSTRUMENTAL DA EJA E SUA TRAJETRIA A educao de jovens e adultos (EJA) vista como uma forma de alfabetizar quem no teve oportunidade de estudar na infncia ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. Na decada de 1990 em diante possivel constatar no pas a existencia de um conjunto de programas voltado a EJA. A trajetoria bastante marcada por programas governamentais, campanhas e movimentos sociais, parcerias, organizao de espaos publicos para o debate em torno da EJA. A exemplo dos Enejas, dos foruns e encontros estaduais, entre tantas outras aes da sociedade civil e do poder publico publico. Concepo o ponto de partida que norteia o pensamento, um argumento, uma prtica. o que fundamenta a ao. Encontramos duas concepes que gardam relao com a marca tradicional na EJA. De um lado com a marca dialogica problematizadora de outro. So as abordagens tradicional sociocultural. A abordagem tradicional a realidade sera tranmitida a ele, existe a preocupao com a armazenagem de conhecimento, a educao restringe-se instruo e transmio de conteudos, os alunos so instruidos pelos professores. A concepo dialogica de educao defendida por Paulo Freire. Tal abordagem caracteriza-se pela busca de interao entre homen e o mundo, sendo o sujeito entendido como elaborador e criador de conhecimentos. O homen pensado e educado tendo como pressuposto a sua cultura, a sua pratica social. visto como sujeito que se constroi como tal medida que pensa o seu contexto. A metodologia caractiriza pela dialogicidade e pela problematizao dos conteudos escolares em relao aos conteudos do mundo da vida. So desenvolvidos processos de altoavaliao, de forma que o pranejamento de ensino, os conteudos a metodologia, a relao professor-alunos etc. Possa ser repensados continuamente. Na concepo dialogica problematizadora da educao da EJA existe uma preocupao com o desenvolvimento da conciencia politica. Mediante o trabalho coletivo e a valorizao da pratica social dos sujeitos do processo educativo.

O processo de educao no indivduo tem trs dimenses sendo estes: a individual, a profissional e a social. A primeira considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo. Na profissional, est includa a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em sua profisso, todos precisam se atualizar. No social (sendo este, a capacidade de viver em grupo), um cidado, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informaes e saber avaliar criticamente o que acontece. CONSTITUIO BRASILEIRA ARTS. 215, 216 O art.215, o Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. E proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para os diferentes segmentos tnicos nacionais. A lei estabelecer o Plano Nacional de Cultura, de durao plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do Pas e integrao das aes do poder pblico que conduzem defesa e valorizao do patrimnio cultural brasileiro. A formao de pessoal qualificado para a gesto da cultura em suas mltiplas dimenses. Art. 216. Constitui patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: As formas de expresso; os modos de criar, fazer e viver; as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros,

vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao. Cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quanta dela necessite. A lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais. Os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos, na forma da lei.

CONSIDERAES FINAIS Esperamos por meio desta pesquisa Mostramos a importncia de cada disciplina no ensino Fundamental e Mdio da EJA. Alem de tudo nos levou as reflexes e as mudanas que ocorrem na sociedade civil e a reivindicao dos movimentos por uma escola publica de qualidade. Durante este trabalho, podemos observar que cada disciplina nos dias de hoje ocorre varias mudanas, na educao como no currculo escolar e nas metodologias adotada. A Diversidade Cultural nos mostra desde os nossos antepassados, os pontos mais importantes que influenciam o povo com a sua cultura. O resultado de nosso trabalho foi que quanto mais nos dedicarmos educao de jovens e adultos com sua diferena, mais estaremos nos dedicando a um cotidiano problematizado, assim melhora a nossa prtica de ensinar e nossa percepo da diversidade cultural como educadora. Portanto, o nosso objetivo mostrar que todas as culturas e as diversidades e muito importantes na vida de cada ser humano, pois sem ela no saberamos definir a diversidade cultural de cada povo. E assim, nos adaptamos ao desenvolvimento dos mtodos, num processo de formao necessria para ns. Os problemas sociais decorrentes de desigualdades geradas no interior das sociedades onde a pobreza e a misria condenam milhares de pessoas a condies precrias de existncia dizem respeitos a nos, educadores, as diversas formas de organizao da sociedade devem ser discutidas e analisadas no espao escolar, com o objetivo de promover o dilogo entre educadores e alunos sobre sua realidade histrica. Reconhecendo as reivindicaes de diferentes grupos sociais e suas expresses culturais pensar o multiculturalismo como um caminho para combater os preconceitos, ligados raa, gnero, s deficincias, idade e cultura, constituindo uma ideologia para uma sociedade como a nossa que composta por diversas etnias, nas quais as marcas identitrias, como cor da pele, modos de falar, diversidade religiosa, fazem a diferena em nossa sociedade.

REFERNCIAS FREITAS, FTIMA E SILVA DE. A Diversidade cultural: como prtica na educao. 1 edio. Curitiba: IBPEX, 2011. MICHALISZYN, MARIO SERGIO. Educao e Diversidade. 1 edio. Curitiba: IBPEX, 2008. SOUZA, MARIA ANTNIA DE. Educao de Jovens e Adultos. 2 edio. Curitiba: IBPEX, 2011.

Anda mungkin juga menyukai