Anda di halaman 1dari 8

INTERPRETAO DE SONHOS: UMA VISO PSICANALTICA Rosa Beatriz Santoro Squeff

Os sonhos sempre despertaram muito interesse dos homens. Na antiguidade, os reis da Grcia e os faras do Egito escutavam com muito crdito aqueles que diziam saber interpretar os sonhos. Naquela poca, os sonhos possuam um carter mstico, eram considerados revelaes de deuses e demnios e os antigos acreditavam que previam o futuro. Essa ideia estava de acordo com a concepo que os povos tinham do universo, onde os processos psquicos eram projetados no mundo exterior. Na idade mdia, os sonhos passaram a ser desacreditados, em funo de que estava iniciando um movimento para um pensamento cientfico e como os sonhos se encontravam no campo da superstio, foram desconsiderados. Somente as camadas mais incultas da civilizao continuaram a valoriz-los. Herclito e Aristteles foram os primeiros a escrever sobre sonhos numa concepo diferente, em que afirmavam que no eram produto do divino, do sobrenatural e sim que faziam parte do esprito humano, sendo uma atividade mental de quem dorme. Essa ideia vigente at hoje, pois na psicanlise no se entende que os sonhos signifiquem revelaes futuras. Todo o contedo do sonho faz parte da experincia de cada um. O sonho foi reproduzido ou lembrado, mesmo que em estado de viglia a pessoa no consiga ligar o sonho com parte de sua vida. Inmeros pensadores escreveram sobre os sonhos, mas quem mais se dedicou a eles foi Sigmund Freud. Desde 1889, ele j estava organizando seus pensamentos sobre o tema e, em 1900, surgiu sua primeira publicao : A Interpretao dos Sonhos. Essa obra considerada uma das mais importantes da psicanlise, pois alm de discorrer sobre a natureza e interpretao dos sonhos, tambm contm a autoanlise de Freud e sua concepo da formao do aparelho psquico. Sendo assim, impossvel ser um psicanalista sem penetrar nos segredos dos sonhos e o fascinante da interpretao que sempre uma nova possibilidade que se abre, cada sonho nos remete a um enigma daquela pessoa. O sonho nico e individual, peculiar da histria e vivncia de cada um. O que so os sonhos ? Os sonhos so atos psquicos to importantes quanto quaisquer outros e ocorrem com todas as pessoas e, provavelmente, todas as noites. So uma espcie de substitutos dos processos do pensamento, repletos de significado e afeto. Os sonhos no possuem uma capacidade de produo independente. Todo seu contedo derivado da experincia, ou seja, foi reproduzido ou lembrado, mesmo que na vida de viglia no consiga ligar com alguma parte de sua vida. Essa vida a infantil, nos seus primeiros anos. Contedo latente e Contedo manifesto Contedo latente a produo do inconsciente a que se chega, aps analisar um sonho. So os contedos recalcados, os desejos sexuais infantis. O analista nunca descobre tudo, o que Freud chama de umbigo do sonho.

Contedo manifesto o sonho como ele se apresenta. A transformao do contedo latente em contedo manifesto chama-se de Trabalho do Sonho. O trabalho de anlise o inverso: do contedo manifesto chega-se ao contedo latente, atravs das associaes do paciente. Tipos de Sonhos: 1-Sonhos inteligveis: so os que fazem sentido e no oferecem grande dificuldade para seu entendimento. Aqui esto includos os sonhos de criana, que no so enigmticos e representam indisfaradas realizaes de desejo. Alguns sonhos de adultos tambm podem ser assim. 2-Sonhos com sentido, mas com efeito desconcertantes. 3-Sonhos destitudos de sentido, desconexos e confusos. Porque a distoro onrica ? Para que um sonho se constitua ele passa pela censura onrica que exige um disfarce para que chegue conscincia. muito raro sonhar-se com uma realizao direta do desejo. Caso isso acontea, o indivduo acorda, devido angstia que provoca. Porque toda a realizao de desejo causa prazer para uma instncia e desprazer para outra. Fonte dos sonhos Freud enumera 4 fontes: 1-excitaes sensoriais externas 2-excitaes sensoriais internas 3-estmulos somticos internos 4-restos diurnos Regresso um retorno em sentido inverso de um ponto j atingido at outro situado antes desse. uma caracterstica essencial do sonho. Os pensamentos do sonho apresentam-se sob a forma de imagens visuais, em geral, que se impe ao sujeito de forma quase alucinatria. Formao do aparelho psquico O aparelho psquico formado por sistemas ou instncias. A atividade psquica inicia por estmulos externos ou internos e termina em inervaes. Inicia numa extremidade sensorial e descarregada atravs de uma extremidade motora. tipo um aparelho reflexo. NA EXTREMIDADE SENSORIAL ENCONTRA-SE O Sistema Perceptivo. NA EXTREMIDADE MOTORA est o Sistema Motor.

As percepes que incidem no aparelho vo formar os traos mnmicos que constituem o SISTEMA MNMICO. INSTNCIA CRTICA a que dirige a vida de viglia. uma tela entre o consciente e o inconsciente. Os pensamentos onricos so barrados durante o dia pela instncia crtica, mas noite eles tm acesso conscincia porque h uma diminuio da resistncia; a instncia crtica torna-se mais tnue.

CONDENSAO E DESLOCAMENTO Condensao o mecanismo psquico pelo qual o contedo manifesto do sonho aparece numa verso abreviada dos pensamentos latentes. O contedo manifesto sempre menor do que o contedo latente. A condensao d-se de trs maneiras: 1-Omitindo determinados elementos dos pensamentos latentes; 2-Permitindo que apenas um fragmento do contedo latente aparea no sonho manifesto; 3-Combinando vrios elementos do contedo latente que possuem algo em comum num nico elemento do contedo manifesto. Exemplo : Uma pessoa do contedo manifesto pode representar vrias do contedo latente e vice-versa. Deslocamento efeito da censura onrica e opera de duas maneira: 1-Pela substituio de um elemento latente por outro mais remoto que funcione em relao ao primeiro como simples aluso; 2-Mudando a nfase de um elemento importante para outro sem importncia. ELABORAO SECUNDRIA A elaborao secundria dos sonhos pode ser identificada como uma atividade do pensamento de viglia, ou seja, estabelece ordem no material e estrutura relaes. Garcia-Roza (1991) coloca que uma modificao imposta ao sonho, pelo sonhador, a fim de que aparea sob a forma de uma histria coerente. A finalidade fazer com que o sonho perca a aparncia absurda. uma espcie de interpretao anterior interpretao que se realiza aps o despertar, tendo o efeito de distorcer os pensamentos latentes. Nem sempre a elaborao secundria tem sucesso. ESQUECIMENTO DOS SONHOS Ao interpretar-se um sonho no se tem nenhuma garantia de que o que se conhece dele realmente o que aconteceu. O contedo lembrado j foi mutilado pela infidelidade da memria e pode ter perdido as partes mais importantes. Analisa-se mesmo assim, os pormenores, mesmo que paream sem importncia.

O esquecimento dos sonhos tendencioso e serve aos propsitos da resistncia, mas, segundo Freud, pode-se recuperar as partes esquecidas, com a ajuda das associaes do paciente. um trabalho de construo, que comea com poucos elementos e chega-se ao contedo latente, medida que a resistncia superada. Ao acordarmos, a instncia crtica retoma sua fora e faz com que o sonho seja esquecido, total ou parcial.

REALIZAO DE DESEJOS Os sonhos no passam de realizaes de desejos (Freud). Mesmos havendo outros atos psquicos durante o sonho a realizao de desejos o ponto central de todo seu trabalho. Freud apresenta 4 possibilidades acerca da origem dos desejos que se realizam no sonho: 1234Desejo despertado durante o dia e por motivos exteriores no ter sido satisfeito e assim adiado para a noite. Desejo surgido durante o dia e repudiado para o pr-consciente. Desejo que no tem ligao com a vida de viglia e se torna ativo durante a noite. Desejos como fome, sede e sexuais.

No qualquer desejo que tem o poder de suscitar um sonho, numa pessoa adulta. Um desejo diurno que permaneceu insatisfeito pode contribuir, mas ele s no pode formar um sonho. necessrio que ele receba um reforo do inconsciente do mesmo teor. Os desejos inconscientes, mantidos sob recalcamento, so de origem infantil e esto sempre em estado de alerta, prontos para a qualquer momento serem satisfeitos de forma simblica. Esses desejos infantis so indestrutveis, pois jamais sero plenamente satisfeitos, sua satisfao ser sempre parcial e por isso seu infindvel retorno. NO SONHO EXISTEM OS DESEJOS INCONSCIENTES E O DESEJO CONSCIENTE DE DORMIR, SENDO O SONHO O GUARDIO DO SONO.

RESTOS DIURNOS

Podem ser tarefas no resolvidas, impresses recebidas, problemas sem soluo, pensamentos rejeitados ou encontros casuais. SONHOS DESPRAZEROSOS Mesmo esses sonhos obedecem ao preceito de ser uma realizao de desejo. um sonho que realiza o desejo de uma parte da mente do sonhador e para outra parte causa desprazer (id, ego, superego). Ou um sonho aflitivo porque escapou, em parte, da censura onrica. SONHOS DE PUNIO So do mesmo teor dos anteriores, correspondem tambm realizao de desejos, ou seja, h o desejo do sonhador de se punir por ter um desejo proibido. SONHOS DE NEUROSE TRAUMTICA Essa a nica exceo que Freud admite em relao realizao de desejos. Esses sonhos conduzem de volta situao em que o trauma ocorreu e executam a tarefa de dominar, retrospectivamente, o estmulo, desenvolvendo a angstia, cuja omisso, constituiu a causa da neurose traumtica. PROCESSO PRIMRIO E PROCESSO SECUNDRIO

So dois modos de funcionamento do aparelho psquico que diz respeito s representaes e etapas na evoluo desse aparelho. O processo primrio caracteriza o sistema inconsciente e o processo secundrio o sistema pr-consc/consciente. No processo primrio a energia escoa-se livremente, passando sem barreiras de uma representao a outra, segundo os mecanismos de deslocamento e condensao, procurando reinvestir plenamente as representaes ligadas s vivncias de satisfao constitutivas do desejo. No processo secundrio, a energia comea por estar ligada, antes de se escoar de forma controlada. As representaes so investidas de forma estvel, a satisfao adiada, permitindo experincias mentais que pem prova os vrios caminhos possveis de satisfao. A oposio que existe entre processo primrio e processo secundrio a mesma que existe entre princpio de prazer e princpio de realidade. O funcionamento do aparelho psquico determinado pela experincia de satisfao, que se constitui como modelo para as repeties posteriores. EXPERINCIA DE SATISFAO a primeira mamada do beb uma experincia de satisfao. Depois dela, a criana estar sempre buscando uma AO ESPECFICA para reencontrar o objeto que originalmente produziu prazer.

Quando se d uma EXPERINCIA DE SATISFAO, estabelecem-se caminhos facilitadores, ficando a satisfao ligada tanto imagem do objeto como imagem da descarga. Quando reaparece a necessidade, ambas as imagens so reinvestidas, produzindo a alucinao. Freud coloca que o P. Primrio encontra-se presente no aparelho psquico desde o comeo, ao passo que o P. Secundrio somente no decorrer da vida ele vai se instalar, inibindo o P. Primrio. Com o estabelecimento do RECALCAMENTO, os desejos inconscientes (processo primrio) s tero acesso ao consciente atravs dos seus representantes: sonhos, sintomas, atos falhos e lapsos de linguagem. FUNES DO SONHO Numa perspectiva atual, os sonhos so entendidos: -Como um meio de descarga pulsional -Como recurso de realizao de desejos -Como recurso de elaborar situaes traumticas -Como funo integradora e adaptativa do ego -Como forma de linguagem e comunicao (experincias primitivas sem nome so expressas atravs das imagens dos sonhos, numa linguagem no-verbal) -Como funo elaborativa (Ferenczi diz que o sonho busca a soluo de problemas)_ -Como um processo criativo, gerador de sentidos e novos significados -Como indicativo de uma doena grave -Como forma de confundir o analista, ao trazer sonhos em abundncia -Como forma do analista avaliar as mudanas no psiquismo do paciente (sonhos mais ricos) TCNICA DA INTERPRETAO DOS SONHOS Interpretar um sonho descobrir o contedo latente que est por trs do contedo manifesto e s possvel atravs das associaes do paciente. O sonhador sabe o contedo inconsciente, mas no sabe que sabe. Pode-se iniciar a anlise de um sonho perguntando-se ao indivduo sobre os restos diurnos, ou seja, que fatos ocorreram no dia anterior ao sonho. Outra forma de iniciar solicitando ao sonhador que refira tudo o que lhe ocorre com relao a cada parte do sonho. O terceiro rumo seria dizer ao paciente que fale sobre o contedo do sonho que lhe chamou mais ateno. Freud diz que no faz diferena qual desses caminhos utilizar.

Quando a resistncia do paciente for muito intensa as associaes no iro se aprofundar e somente expandir-se. As associaes do sonhador tm relao com o contedo do sonho, preenchem lacunas e tornam inteligveis as partes confusas, no entanto elas no so os pensamentos onricos latentes. Nem todos os sonhos podem ser interpretados, depende da intensidade da resistncia do paciente. HOJE NO SE BUSCA UM SIMBOLISMO UNIVERSAL EM CADA IMAGEM VISUAL DO SONHO OS SONHOS HOJE NO SO ENTENDIDOS COMO EXPRESSANDO SOMENTE AS REPRESSES LIGADAS AO CONFLITO EDPICO. OS SONHOS HOJE SO ENTENDIDOS COMO UMA EXPRESSO VINCULAR VNCULO TRANSFERENCIAL. A ANLISE DE UM SONHO DEVE SER FEITA EM CONJUNTO: ANALISTA E PACIENTE SONHOS PARA MELANIE KLEIN Melanie no dedicou nenhum trabalho terico sobre sonhos durante sua vida, mas eles ocupavam para ela um lugar central no entendimento psicanaltico, trazendo com freqncia no seu material clnico. Segundo Grassano(1995), ela no escreveu nada porque dizia que seguia os fundamentos freudianos em relao teoria dos sonhos. Em relao aos sonhos de crianas, comenta que percebia que estavam presentes no somente os desejos, mas tambm as influncias do superego. No mais simples sonho est presente um sentimento de culpa, diz ela. Os mecanismos do sonho so os mesmos mecanismos do brinquedo infantil, constata Melanie. Sendo assim, tanto o jogo quanto o sonho so vias de acesso ao inconsciente. Completa ainda, que sonhos so um registro de cenas destacadas do mundo interno, dos dramas vinculares bsicos e dos recursos ou estratgias que so usados para elabor-los. Melanie usa a fantasia inconsciente para explicar o funcionamento mental. Sendo que ela constitui um modo de pensamento elaborativo, presente durante a viglia e no sono. No sono, o sonhar sua manifestao. Seu motor e sua funo modular a angstia. O fracasso do processo onrico sua deteno, sua pobreza ou sua falta - est em relao direta com montantes de dor intolervel, frente a qual o ego apela para a negao da realidade psquica como defesa extrema. Explica Melanie que a ausncia de sonhos em pessoas que tem faculdade para tal um indcio de endurecimento das defesas ante ansiedades imanejveis do ego. uma alternativa para evitar a dor.

Os graus de desenvolvimento da funo simbolizante se expressa diretamente na criatividade mostrada no sonho. Para ela o sonho s adquire sentido e significado se o contextua no marco da transferncia.

SONHOS PARA W. BION Pensamentos de viglia e pensamentos onricos so emergentes de um mesmo processo de transformao mental, e, portanto, sua qualidade simbolizante coincide. OS SONHOS TM PARA BION O STATUS DE PENSAMENTO. Tm a funo de apreender problemas emocionais, tolerar suas verdades, elaborar a dor e desenvolver transformaes elaborativas. O fato de se construir um sonho mostra que h no aparato mental uma diferena adequada entre funcionamento consciente e inconsciente. Para Bion, as experincias emocionais durante o sono, que so transformadas em imagens visuais e registradas (sonho), passaram pela funo alfa.O sonho precisa cumprir certos requisitos simblicos que dependem no tanto de seu contedo ou existncia mas de sua funcionalidade : que faz a mente com seu sonho ? que faz a mente com seu pensamento ? Esse seu foco de observao central.

Anda mungkin juga menyukai