Anda di halaman 1dari 34

Contratos

Mercantis
Compra e Venda

Compra e Venda no Direito Brasileiro

Contrato pelo qual algum se obriga a transferir o domnio de uma coisa a outro, mediante o pagamento de certo preo em dinheiro (CC, art. 481).

A compra e venda por si s no transfere o domnio, apenas gera uma obrigao de dar, a transferncia do domnio uma consequncia do contrato.

A propriedade da coisa somente se tranfere, pela tradio quando for bem mvel (CC, art. 1.267) e, pelo registro do Etulo de transferncia no Registro de Imveis (CC. art. 1.245).

Quali4icao
A compra e venda contrato consensual, bilateral ou sinalagmKco (nascem obrigaes recprocas) , oneroso e, em princpio, comutaKvo ( possvel as partes vericarem a existncia de equivalncia das prestaes) , dado possa ser, eventualmente, aleatrio, engendrando efeitos obrigacionais na rbita jurdica.

Elementos Essenciais
O ConsenKmento (livre de coao, dolo, etc) A Coisa (certa ou incerta, presente ou futura, etc) O preo (certo: determinado ou a determinar)

Modalidades
A vista A prazo (crdito)

Venda ad copus e ad mensuram


Ad corpus: venda em funo da rea; Ad mensuram: a rea j vem delimitado.

Obrigaes do comprador e vendedor


Entragar a coisa no prazo e no modo combinado. Fazer boa a coisa vendida. Responder pelos riscos decorrentes da evico e pelo vicius oculta.

Modalidades de Contratos de Compra e Venda


Venda sob amostras (modelo ou protBpo): A coisa entregue dever ser conforme em tudo e por tudo com o apresentado ou descrito no contrato (CC, art. 484), efeKvando a venda com a aceitao do comprador.

Venda condicional: Ocorrendo a condio resoluKva, o contrato desfaz-se, caso no ocorra, o contrato ca suspendo.

Venda a contento e sujeita a prova (CC, art. 509 a 512): Ambas so modalidades de vendas condicionais. Na venda a contento, o comprador tem o direito de examinar a coisa. Na venda sujeita a prova, a venda somente se aperfeioa depois que o comprador tenha provado a mercadoria e concordado que tem a qualidade requerida.

A Retrovenda
um pacto adjeto, congurando uma clusula resoluKva expressa, mediante o qual o vendeor reserva-se o direito de reaver a coisa vendida dentro de certo prazo, resKtuindo o preo recebido, mais as despesas que acresceram (CC, art. 505).

A retrovenda s pode ter por bem imvel e o prazo mximo para o seu exerccio, de trs anos (a contar da venda), como estabelecido na norma deste arKgo, de decadncia.

O contrato ca submeKdo a uma clusula resoluKva, uma vez comunicado o comprador que o vendedor pretende reaver o imvel, este obrigado a devolv-lo, recebendo o que pagou e as despesas efetuadas com aquisio, manuteno e melhoramento do imvel (benfeitorias no necessrias dependem da concordncia do vendedor).

O terceiro adquirente ca igualmente obrigado a respeitar o direito de exerccio de retrato do vendedor (CC, art. 507).

O Pacto de preempo (preferncia)


um pacto acessrio ao negcio compra e venda. O comprador compromete-se, caso venha a revender o imvel comprado, a preferir o vendedor original.

Venda com reserva de domnio


Nesta modalidade, embora o comprador se invista na posse desde o momento da feitura do contrato, somente adquire a propriedade da coisa (sempre bem mvel) quando do pagamento do total do preo ajustado (CC, art. 524).

O CPC, nos arKgos 1.070 e 1.071, estabelece procedimento especial, atravs de pedido liminar independente de audincia para reaver a coisa. O comprador poder reav-la se depositar 40% do saldo e o restante em 30 dias concedidos pelo Juiz.

Contrato de Fornecimento
Nesta modalidade as partes acordam a entrega, fonecimento, por parte do devedor, de certa mercadoria, num prazo determinado, peridico ou no, mediante o pagamento de certo preo, o qual pode ser estabelecido para todas as entregas ou para cada entrega parcial (podendo ocorrer a prestao de determinados servios), como comida pronta, matria prima, luz, jornais, etc.

Venda em consignao (contrato estimatrio)


uma modalidade de compra e venda (CC, art. 534), onde o consignatrio recebe um bem mvel para vender, dentro de certo prazo, pagando o preo ajustado se no o devolver dentro do lapso temporal acordado.

Venda sob documentos


Modalidade especial de compra e venda: Atualmente voltada para os CerKcados de Depsito e de Transportes e no Crdito documentrio.

O Conhecimento de Transporte e de Depsito, so Etulos de crdito imprprios, causais e transmissveis a ordem, que consubstanciam u m a p r o m e s s a d e d a r m e r c a d o r i a s depositadas ou transportadas.

A entrega do documento (conhecimento) transfere a propriedade da mercadoria depositada ou transportada.

Conhecimento de frete ou de transporte: O conhecimento de frete ou transporte c o m p r o v a o c o n t r a t o d e t r a n s p o r t e (representa as mercadorias podendo ser negociado em seu lugar) e representa a contraprestao do transportador pelos servios prestados.

O pagamento pode ocorrer tanto quando da entrega do documento quanto do recebimento da mercadoria, bastando, para tanto, exibir o conhecimento de transporte.

Conhecimento de depsito: O conhecimento de depsito tambm um substrato do contrato de depsito feito entre o proprietrio da mercadoria e o administrador dos armazns gerais (ou alfandegrios quando for mercadoria recolhida Dec. 1.102/1903, art. 2o. e 15).

WARRANT O c o n h e c i m e n t o d e d e p s i t o v e m acompanhado de um documento acoplado o warrant , o qual representa um direito de penhor sobe a mercadoria depositada, enquanto o conhecimento consubstancia a mercadoria depositada ou recolhida.

Ambos os documentos podem circular separadamente, mas o portador do conhecimento somente poder reKrar a mercadoria se demonstrar inexisKr qualquer nus sobre ela (apresentando conjuntamente o warrant), estar o penhor quitado ou consignar perante o armazm a importncia devida.

Contrato de Crdito Documentrio


Aplica-se precipuamente s vendas internacionais a nalidade garanKr que o devedor receba o pagamento ajustado e que o comprador no corra o risco de pagar antes de receber o encomendado na forma e no modo convencionado.

um acordo, pelo qual um banco (emitente), agindo em nome e por conta de um cliente (o o r d e n a n t e ) , o q u a l n o n e c e s s i t a obrigatoriamente ser correnKsta do banco e m i t e n t e , e n c a r r e g a d o ( m e d i a n t e a apresentao de determinados documentos), de efetuar o pagamento a um terceiro (credor/ benecirio) ou a sua ordem, ou negociar Etulos sacados pelo benecirio, ou ainda a autorizar que estes Etulos sejam pagos, aceitos ou negociados por outro banco seu correspondente ou lial.

Cdula de produto rural


Etulo imprprio (Lei n. 8.829/91), quando no seja objeto de liquidao nanceira, mas sim, em espcie, pois naquele caso qualicada como valor mobilirio.

Esse Etulo no necessita mencionar valor pecunirio, pois um Etulo lquido, certo e exigvel pela quanKdade e qualidade do produto, submeKdo a regras para a entrega de coisa incerta, porm, necessrio a inscrio da cdula no registro de imveis do domicilio do devedor.

A entrega do Etulo, da mesma forma que os anteriores, equivale a entrega da mercadoria e o pagamento feito contra a entrega do documento.

Anda mungkin juga menyukai